Inaugurada na passada sexta-feira, dia 14 de fevereiro, a exposição “Fernando Pessoa, de Pessoa em Pessoas” estará patente na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Monforte até ao dia 30 de abril. Esta mostra que reúne 17 trabalhos de pintura da autoria de Patico, nome artístico de Francisco Alberto, natural de Monforte, onde nasceu em 1971, e residente em Lagoa.
Esta exposição na sua terra de origem, vai ao encontro da celebração dos seus 28 anos de carreira como autodidata na pintura, no desenho e na escrita, dando sempre primazia à liberdade do seu traço, da sua paleta e da escolha dos materiais.
Este artista que conta com mais de cem exposições individuais e coletivas, tendo dois livros editados, de poesia, desenho e pintura e outros na forja. Para além da literatura, também foi o autor dos painéis de azulejos colocados em quatro monumentos erigidos na vila de Monforte.
Esta exposição gratuita poderá ser visitada de segunda a sexta-feira das 9 às 16 horas.
O jantar de comemoração do 97.º aniversário do clube União Futebol de Degolados decorreu este sábado, dia 15 de fevereiro. O clube celebrou os seus 97 anos no passado dia 5 de fevereiro. No jantar estiveram presentes sócios e o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha.
Durante o evento o presidente da UFD, Florival Cirilo, e os restantes membros da direção procederam à entrega de pins aos sócios com 25 anos de ligação ao clube e também homenagearam a primeira equipa da UFD a disputar o campeonato distrital de futebol sénior em 1998/99.
Nelson Caldeira subiu ao palco e animou esta noite junto de todo o público onde se cantou os parabéns por mais um ano de desporto em Degolados.
Os vereadores Paulo Pinheiro e Fátima Vitorino, o executivo da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, Olga Madeira e Bruno Marques, e o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Hugo Rodrigo, marcaram presença no evento.
”O Elvas” venceu esta tarde na Marinha Grande, a equipa local por 2-0, com golos de Lucão, aos 17 minutos e Rúben Cardoso aos 64.
Com esta excelente vitória, os azul e ouro somaram 46 pontos, mantendo a liderança e a distância para o Arronches e Benfica que venceu em Peniche por 2-1 e o Fátima que venceu pelo mesmo resultado em Coimbra.
O Município de Vila Viçosa deu já por concluída a obra de reparação de arruamentos nos perímetros urbanos da freguesia de Pardais.
A intervenção, levada a cabo na Rua da Igreja e na Rua dos Covões, “de modo geral consistiu em proceder à pavimentação com reforço de uma camada de desgaste, alteamento de caixas de visitas e sumidouros”, explica a Câmara Municipal de Vila Viçosa
Esta é apenas uma das intervenções que a autarquia tem vindo a realizar, quer na sede concelho, quer nas freguesias rurais do concelho.
O Salão dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior recebeu o Festival das Sopas, um evento cujas receitas reverteram a favor da viagem a Roma para os jovens campomaiorenses que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
Para além de alguns restaurantes do concelho terem aderido a esta iniciativa, o início da noite foi animado por João Caçoilas e pelo Grupo de Cantares “O Despertar Alentejano”.
O deputado da Assembleia da República, Ricardo Pinheiro, e a vereadora São Silveirinha marcaram presença neste evento solidário.
A Câmara Municipal de Elvas vai investir mais de quatro milhões de euros na requalificação de 132 fogos no bairro da Boa-Fé.
O projeto, cujas obras terão início já no decurso da próxima semana, passa pela impermeabilização de coberturas, substituição de caixilharias de portas e janelas, instalação de estores térmicos, paredes exteriores reforçadas, substituição de cozinhas novas e ar condicionado em todos os imóveis.
Para dar a conhecer o projeto e os procedimentos que irão ser realizados ao longo desta empreitada, que se prevê estar concluída no decurso do próximo ano, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, reuniu na tarde da passada quinta-feira, dia 13 de fevereiro, com os moradores destes fogos, nas instalações do Centro de Recreio Popular da Boa-Fé.
Esta intervenção, muito necessária para a melhoria das condições de habitabilidade destes fogos, vai de encontro à reivindicação dos residentes, para colmatar as situações existentes, como humidade nas casas, dotando-as de todas as condições na área da eficiência energética.
A obra, que será consignada na segunda-feira, foi adjudicada à empresa elvense Construserv, e iniciar-se-á pelos 30 fogos, terminando com as habitações dos 102 fogos, sendo apoiada por fundos comunitários.
No final, e depois de prestados todos os esclarecimentos, os moradores mostraram-se satisfeitos pela obra avançar e assinaram uma declaração onde concordam com a realização da intervenção e declaram respeitar as regras de execução da mesma.
A 33ª Meia Maratona Internacional Badajoz-Elvas correu-se na manhã deste domingo, dia 16 de fevereiro, com partida da Avenida de Huelva, na vizinha cidade espanhola, e chegada no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas. Esta edição contou com a presença de 350 atletas.
Esta iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Elvas, em coorganização com a Fundação Municipal de Desportos do Município de Badajoz e o Clube Elvense de Natação, e contando com o apoio técnico da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.
Hermenegildo Rodrigues, vereador da Câmara Municipal, pensa que nesta 33ª edição “foi finalmente encontrado um caminho”. “Estamos em franca recuperação, do número de participantes”, assegura.
“Foi preciso um grande apoio do Município de Badajoz, na pessoa de Juan Parejo, do Clube Elvense da Natação, a quem deixo um profundo reconhecimento por tudo aquilo que fez, e claro, a todos os clubes de Badajoz e Portugal”, realça o autarca.
O objetivo, aquando da apresentação da prova, no final do mês passado, era chegar aos 500 participantes. No entanto, este ano, a meia maratona, contou com 350 atletas. “Obviamente quando nós partimos para os objetivos, os mesmos têm que ser altos, se não não vale a pena, e esse sim foi um objetivo alto (o de chegar aos 500 atletas nesta edição). Eu diria que nas últimas edições tivemos menos que um terço dos participantes que tivemos nesta edição. Partiram nesta edição 350 atletas”, conclui Hermenegildo Rodrigues.
Já Juan Parejo, vereador no Município de Badajoz, mostrou-se “muito feliz por a prova que une as duas cidades fronteiriças voltar acontecer passado três anos sem se realizar”.
Após a prova parecer “estar condenada a desaparecer”, no tempo em que não foi realizada, José Caldes, presidente do Clube Elvense de Natação, diz ser “uma sensação muito boa e de missão cumprida” ver a Meia Maratona voltar a Badajoz e Elvas.
Numa extensão de 21 quilómetros, Carlos Gazapo, do Club de Atletismo de Valencia de Alcántara, foi o primeiro atleta atravessar a meta. Depois de “muitos anos” sem participar na prova, Carlos Gazapo descreve o sentimento de ganhar “como muito bom”. Já Raquel Cabaço, em representação do clube que ostenta o seu nome, foi a primeira atleta, da prova feminina, a chegar à meta. Apesar “do percurso ser muito duro, principalmente, nos últimos quilómetros que são só a subir”, a atleta, refere que a sensação de vencer, por sua vez, “é muito boa, é uma sensação de superação”.
A freguesia de Orada, em Borba, vai ter sofrer uma intervenção na rede de abastecimento esta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, havendo por isso necessidade de interromper o fornecimento de água ma Horta do Cego.
O Município de Vila Viçosa assinou na passada quinta-feira, dia 13 de fevereiro, três novos contratos de trabalho, por tempo indeterminado.
Foram assinados um contrato na categoria de assistente operacional, na área de jardineiro, e dois contratos para regularização extraordinária de vínculos precários: um na categoria de assisteente operacional, na área de nadador salvador, e outro na categoria de técnico superior, na área de desporto.
O executivo municipal pretende inverter o sistema de contratação dos seus colaboradores, com o objetivo de eliminar a precariedade laboral e de permitir o acesso a melhores condições laborais.
O CLDS, o Contrato Local de Desenvolvimento Social, de Monforte agora com a 5ª Geração, ao longo de quatro anos, pretende reforçar as políticas de inclusão social e de combate à pobreza no concelho, através de três eixos fundamentais.
Helena Correia, coordenadora do CLDS 5G, começa por explicar que a operação entre a geração anterior, 4G, e a mais recente 5G “mudou de nome, uma vez que a entidade coordenadora local de parceria foi modificada (atualmente a Câmara Municipal de Monforte), passando agora a ser denominada de IUPI- Integração: Unidos Promovemos a Inclusão 5G Monforte”.
A “IUPI 5G Monforte” vai intervir em três eixos fundamentais, sendo o primeiro dedicado ao emprego, formação e qualificação, no qual “serão desenvolvidas atividades de promoção de empregabilidade e qualificação, como, sessões individuais de apoio destinadas à criação de currículos e workshops que visam a capacitar os participantes e desenvolver atitudes pró-ativas na procura da atividade de emprego”, refere Helena Correia.
O CLDS 5G Monforte, adianta ainda a coordenadora responsável, vai desenvolver atividades com vista a promover a inclusão “dirigidas à população residente e aos migrantes, de modo a aumentar as oportunidades de emprego e promover o apoio comunitário”.
“Acompanhar as crianças e jovens através do estudo à infância vai ser uma das grandes novidades deste programa 5G, inserido no eixo dois: Combate à Pobreza e à Exclusão Social das Crianças e dos Jovens”, realça Helena Correia. Segundo a coordenadora responsável, será ainda desenvolvido um projeto “para impulsionar competências sociais, onde será promovida a comunicação, a resolução de conflitos, a autoconfiança e a tomada de decisões responsáveis”.
Helena Correia indica que “a grande novidade do CLDS Monforte é o eixo quatro”, intitulado de “Intervenção em Contextos de Emergência Social e de Cenários de Exceção”. O foco de atuação do eixo quatro “está no apoio às populações de vulnerabilidade extrema a partir de respostas rápidas e eficazes”.
CLDS 5G Monforte pretende reforçar as políticas de inclusão social e de combate à pobreza através de três eixos fundamentais.
Integrada na programação da “Cidade do Vinho 2025”, encontra-se patente, desde ontem, 15 de fevereiro, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, a exposição “A Vinha e o Vinho – Na documentação do Arquivo Municipal de Estremoz”.
Desde a época dos romanos que a cultura do vinho está ligada ao concelho de Estremoz. Através da iniciativa, os visitantes terão a oportunidade de contactar com memórias associadas a um dos maiores símbolos de reconhecimento e setor com maior peso económico do concelho.
A 26ª Feira dos Mayores está a decorrer, até este domingo, dia 16 de feveiro, nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz.
Nesta feira dedicada ao público sénior, são várias as atividades desenvolvidas, tanto para os idosos, como para os profissionais da área. O certame conta com diferentes workshops, muita animação e degustações gastronómicas, que aliam a tradição ao exercício físico e a mente, através da inovação.
A programação (todas as atividades no fuso horário de Espanhol) da 26ª edição da Feira dos Mayores para este domingo, dia 16 de fevereiro, conta: às 11h, na Pista de Baile, vai atuar o suso Sánchez-Royal Band; às 11h30, também na Pista de Baile, vai ter ligar “Exhibición De Las Unidades Especializadas De La Policía Nacional: Tedax, Guías Caninos e Unidad Motorizada”; às 12h, na Pista de Baile, vai ter lugar Abuelos e Nietos com zumba da IMSS; às 12h30, na Pista de Baile, vai ter lugar a atuação de Baile Infantil e juvenil da Escuela Blackstars Ryadance; também às 12h30, no auditório da IFEBA, vai subir a palco o teatro da La Porciúncula com “La Comedia De Los Enredos de William Shakespeare” e o Grupo Social Once”; já às 13h, na Pista de Baile, vai atuar o Taller De Flamenco Intergeneracional con Sandra, e, por fim, às 13h30, também na Pista de Baile, o suso Sánchez-Royal Band vai continuar com o baile.
O espaço.arte, em Campo Maior, recebe mais um workshop, para o público escolar, no âmbito da iniciativa “Conversa de Artista”, esta segunda-feira, 17 de fevereiro. Desta vez, será Catarina Pinto Leite, artista plástica e autora da exposição “Não são só Flores”, patente até ao próximo dia 20 de abril, a responsável pela sessão.
As técnicas utilizadas, assim como os motivos de inspiração da pintora serão alguns dos temas a trabalhar, no decorrer da iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Campo Maior.
Esta “Conversa de Artista”, esta segunda-feira, conta com duas sessões: a primeira às 10h30 e a segunda às 14h30.
Elvas vai passar, em breve, a contar com um parque oficial de autocaravanismo.
“Para mim, é uma felicidade saber que, desde a semana passada, há já um alvará de licenciamento de um parque de caravanas, que fica no parque de campismo e quero felicitar o investidor”, começa por dizer o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida.
Agora, o município irá “analisar as questões relacionadas com os atuais locais onde as autocaravanas param”. Nesse sentido, o autarca explica que, e depois de uma “auscultação feita aos membros da Assembleia Municipal”, será “muito natural que surjam sinais de proibição de viaturas” junto ao Aqueduto da Amoreira.
Por outro lado, o município irá “tentar sinalizar um elemento muito importante, que é a existência de um parque oficial de caravanismo”. “E isso assume a Câmara Municipal. Estou convencido que a Comissão de Trânsito irá analisar isso muito brevemente, para trazermos à reunião de Câmara e à Assembleia Municipal”, remata Rondão Almeida.