O 29° Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” arrancou na tarde deste sábado, 15 de fevereiro, em Santa Eulália.
Esta ronda inaugural da prova juntou no Campo de Futebol Picão Caldeira um total de 68 jogadores, distribuídos pelos escalões de seniores masculinos, veteranos, femininos e sub-13.
O vereador Hermenegildo Rodrigues marcou presença em Santa Eulália, acompanhado de José Chícharo e António Mansos, do executivo da Junta de Freguesia local.
O Torneio da Malha é uma iniciativa do Município de Elvas em colaboração com a Associação Recreativa, Desportiva e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa; e conta com os apoios das Juntas de Freguesia do concelho e da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.
A segunda jornada da competição está agendada para a Terrugem na tarde do próximo sábado, 22 de fevereiro.
O Município de Vila Viçosa procedeu, na passada terça-feira, 11 de fevereiro, à entrega de apoio pecuniário a quatro famílias do concelho de Vila Viçosa, no âmbito do programa de apoio à natalidade.
Este programa tem como objetivo contribuir para a fixação e atração de jovens ao concelho de Vila Viçosa, bem como o aumento da taxa de natalidade.
Este apoio é atribuído de acordo com o regulamento em vigor, que prevê 750 euros para o primeiro filho, mil euros para o segundo e 1.250 euros para o terceiro.
A 17ª edição do Duatlo de Arronches teve lugar na tarde deste sábado, dia 15 de fevereiro. A prova masculina iniciou-se às 15h e teve como vencedor Miguel Arraiolos. Já na prova feminina a primeira a corta a linha da meta foi Sara Neto.
João Crespo, presidente do Município de Arronches, revela que a edição deste ano contou “com cerca de 300 atletas”, número de participantes “que aumentou face ao ano passado”. Sendo este “um grande fim-de-semana para Arronches” para além de atrair a atividade desportiva “dá também uma dinâmica económica diferente à vila, nomeadamente, na restauração e na hotelaria”.
O vencedor masculino Miguel Arraiolos, quando questionado sobre a sensação de vencer, o atleta, descreve a prova “como espetacular”, acrescentando que “tinha feito a prova duas ou três vezes em Arronches, mas tinha ficado sempre em segundo lugar. Hoje, consegui ganhar e por isso estou muito feliz”.
Já Sara Neto, vencedora feminina, revela que “a sensação de vencer é muito boa. O objetivo principal de participar era ganhar, fiz uma preparação muito sólida e no final fiquei com uma sensação do esforço recompensado”, concluiu.
Para além da prova masculina e feminina, também teve lugar, no Duatlo de Arronches, a prova aberta. Veja aqui a nossa foto reportagem:
O filme de terror “Conversas com o Diabo”, para maiores de 14 anos, vai estar em exibição, na noite deste sábado, 15 de fevereiro, no Centro Cultural de Campo Maior.
A sessão tem início às 21h30, sendo que os bilhetes, com um custo de 3,50 euros, podem ser adquiridos na Ticketline ou no Centro Culltural.
Sinopse do filme: “31 de outubro de 1977. Jack Delroy, apresenta o talk show ‘Noctívagos’, que há muito faz companhia aos sofredores de insónias de todo o país. Um ano após a trágica morte da mulher de Jack, as audiências estão a cair a pique. Desesperado para mudar a sua sorte, Jack planeia um programa especial de Halloween como nunca se viu, sem saber que está prestes a libertar o mal nas salas de estar dos Estados Unidos”.
A Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa celebrou, na passada terça-feira, dia 11de fevereiro, o seu 17º aniversário.
O evento de celebração teve lugar no Cineteatro Florbela Espanca e incluiu uma aula de Zumba e um momento de convívio, assinalado pelo tradicional “cantar de parabéns” e bolo de aniversário.
A comemoração reuniu alunos, professores, bem como o executivo Municipal – presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, o vice-presidente Tiago Salgueiro e a vereadora Mónica Lobo – e a coordenadora da Universidade, Beatriz Borrões.
A Universidade Sénior tem como objetivos centrais promover um envelhecimento ativo aos seniores, através de uma educação não formal e uma aprendizagem contínua, centrada nas mais diversas atividades e áreas, que se consideram enriquecedoras e promotoras de uma participação ativa na comunidade.
O Município de Vila Viçosa “agradece a todos os presentes e às entidades com quem a Universidade Sénior tem vindo a desenvolver parcerias, perspetivando esse contínuo crescimento e o bem-estar emocional e pessoal dos alunos”.
O presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio e a vice-presidente, Sónia Caldeira, continuam com a entrega de cheques de Incentivo à Natalidade, tendo sido, esta semana, contempladas mais 14 famílias estremocenses elegíveis no referido programa.
Este apoio é atribuído de acordo com o regulamento em vigor, tendo sido entregues mil euros a cada criança, sendo que metade deste valor deverá ser gasto em Estremoz.
Uma caminhada pelos Caminhos de Santiago, com o Grupo Caminheiros de Évora, que percorre a Ecopista Atoleiros- Sulfúrea, em Fronteira, vai ter lugar este domingo, dia 16 de fevereiro, com concentração às 9h, na antiga estação ferroviária.
A caminhada tem uma distância de aproximadamente 14km. O regresso é assegurado pelo Município de Fronteira.
O filme de animação “Paddington na Amazónia”, para maiores de seis anos, é apresentado este domingo, 16 de fevereiro, no Auditório São Mateus, em Elvas, a partir das 16 horas.
Quando Paddington descobre que a sua amada tia Lucy desapareceu do Lar para Ursos Reformados, ele e a família Brown viajam para a selva do Peru para a procurar, sendo que a única pista sobre o seu paradeiro é um local assinalado num mapa enigmático.
Os bilhetes, com um custo de cinco euros, podem ser adquiridos na Ticketline ou meia hora antes do início da sessão, no Auditório São Mateus.
No âmbito da “Cidade do Vinho 2025”, os Município de Estremoz, Borba, Redondo, Vila Viçosa e Alandroal, com o lema “Vinhos da Serra D’Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!”, vão contribuir com uma série de eventos de forma a valorizarem a riqueza, a diversidade e as características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, na paisagem, na economia, na gastronomia e no património.
Para tal, a cidade de Estremoz recebe o concerto de abertura, que estará a cargo do fadista José Geadas, na noite deste sábado, dia 15 de fevereiro, pelas 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro. Neste espetáculo, o fadista irá apresentar ao público os temas do seu recente álbum “Outros Amores”.
Este concerto, para além de integrar a agenda cultural da “Cidade do Vinho 2025”, também está inserido nas comemorações do Dia dos Namorados, através da iniciativa “Namorar em Estremoz”, em que o Município oferece um bilhete a um dos membros do casal. Os participantes terão ainda a oportunidade de realizar uma prova de vinhos.
Os bilhetes, com um custo de dez euros, estão disponíveis no Posto de Turismo de Estremoz e no Teatro Bernardim Ribeiro.
A 33ª Meia Maratona Internacional Badajoz-Elvas corre-se este domingo, dia 16 de fevereiro, com partida da Avenida de Huelva, em Badajoz, às 9h30 (hora portuguesa).
O percurso, com uma extensão de 21,098 quilómetros, terminará no Estádio Municipal de Atletismo, onde, durante a tarde, será feita a entrega de prémios aos melhores classificados.
A prova, que antigamente se realizava no mês de outubro, é promovida pela Câmara Municipal de Elvas, com o apoio da Fundação Municipal de Desportos do Município de Badajoz, do Clube Elvense de Natação e da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.
O itinerário da prova é o seguinte: Av. de Huelva, Av. Villanueva, Cruzamento com N-V, Av. Maria Auxiliadora, Padre Tomas, Glorieta de San Juan Bosco, Tomas Romero de Castilla, Av. del Peru, Av. del Guadiana, Paseo Fluvial, Puente de la Universidad, Av. Diaz Ambrona, Nacional V, Caia, Estrada paralela a A6 (lado esquerdo sentido Badajoz-Elvas), Av. do Dia de Portugal, Rotunda do Forte de Santa Luzia, Rotunda do Bombeiro, Portas de Olivença, Rotunda do Combatente, Rotunda do Estádio de Atletismo, Portão de entrada para a Pista de Atletismo, uma volta a Pista pelo corredor nº 6 até a meta.
Campo Maior está representado na 26ª Feira dos Mayores que decorre nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, até este domingo, dia 16 de fevereiro. No stand da vila, as flores de papel estão em destaque, como forma de caracterizar as festas do povo.
Mariana Ginga, da Oficina da Flor de Campo Maior, está a ensinar no evento como se faz as emblemáticas flores de papel “pelo segundo ano consecutivo”. “As flores de Campo Maior é para dar um incentivo às festas do povo, nós (campomaiorenses) queremos que sim, mas o povo é que decide”.
A representar a Oficina da Flor, em Campo Maior, no Museu Aberto, Mariana Ginga adianta que na Feira dos Mayores “o povo vem ver as flores de papel e experimenta fazer a sua própria flor de papel”.
A programação (todas as atividades no fuso horário de Espanhol) da 26ª edição da Feira dos Mayores para este sábado, dia 15 de fevereiro, conta: às 11h, na Pista de Baile, vai ter lugar a Clase de Pilates da IMSS; às 12h, também na Pista de Baile, a atuação de La Tuna “Ciudad De Badajoz” da IMSS; às 12h30, no auditório da IFEBA, a atuação musical da CM Castuera Asociación Musical, Boleros, Pasodobles e Música Popular; às 12h30, na Pista de Baile, o teatro Dario Salsa, Bailes Latinos; às 13h, também na Pista de Baile, vai ter lugar o Suso Sánchez-Royal Band; à mesma hora, no auditório da IFEBA, vão atuar o coro CM Villanueva De La Serena, o coro Conquistadores com Canciones de Siempre; às 16h, também no auditório da IFEBA, vai entrar em palco o teatro da CM Quintana de La Serena com “Los Pedigüenos”; às 17h, vão atuar Los Mustang; às 17h15, no auditório da IFEBA, vão subir a palco o coro CM de Olivenza, o coro Amigos De La Música com música tradicional folclórica oliventina e de toda Extremadura; às 18h, também no auditório da IFEBA, vai ter lugar o teatro da CM El Calvario de Mérida “Las Alas Del Alma” e “La Tierra de Jaula”; também às 18h, na Pista de Baile, vão continuar a atuar o suso Sánchez- Royal Band, e, por fim, às 18h20, no auditório da IFEBA, vai subir a palco o coro CAUPI com “Concierto De La Ilusión” e o Grupo Social Once.
A Câmara Municipal de Elvas prevê apresentar, já em março, as candidaturas para as obras de requalificação a levar a cabo no Ciclo da Boa-Fé e na Escola Integrada de Vila Boim
Em causa estão dois milhões de euros de investimento em cada um dos estabelecimentos de ensino, sendo que, garante o presidente Rondão Almeida, o objetivo é que as obras tenham início “muito rapidamente”. “Está prevista uma candidatura, a entrar em março – esperemos bem que o Governo cumpre com aquilo que disse – e, nessa altura, apresentaremos a candidatura para a requalificação total dessas duas grandes escolas”, revela.
Requalificar todas escolas de primeiro ciclo do concelho, com recurso a fundos próprios da autarquia, é outro dos objetivos do Município de Elvas. “Ainda temos escolas do primeiro ciclo em que as janelas, os pisos e as casas de banho são dos anos 50 e precisamos também aí fazer um grande investimento naquilo que é a requalificação total do primeiro ciclo, desde as próprias coberturas, que também são dos anos 50”, assegura Rondão Almeida.
O autarca lembra ainda que a atual estratégia política da Câmara de Elvas acaba por ultrapassar o mandato em vigor, dado que várias obras, como estas das escolas, irão muito para lá de setembro. “Estamos a falar de projetos que se irão iniciar neste mandato, mas que irão ocupar os próximos dois anos do mandato que vem. E é assim que se deve fazer: devemos ter uma estratégia não para uma legislatura, mas para resolver os problemas, independentemente do tempo da legislatura”, diz ainda o autarca.