Politécnico de Portalegre atribui Honoris Causa a António Cachola

O comendador António Cachola receberá o Doutoramento Honoris Causa, pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), no próximo dia 28 de fevereiro.

O título de doutor Honoris Causa será concedido a António Cachola por proposta do Conselho Académico do IPP, sendo que a cerimónia terá lugar no Auditório Dr. Francisco Tomatas do Campus Politécnico, pelas 14h30.

O patrono do doutoramento Honoris Causa de António Cachola será Paulo Macedo, CEO da Caixa Geral de Depósitos, e o elogiador Albano Silva, professor emérito do IPP.

No final da cerimónia, informa o IPP, será servido um Portalegre de Honra.

António Manuel Raleira Cachola nasceu em Elvas, em 1954. Após terminar a licenciatura em Economia no ISEG, Universidade Técnica de Lisboa (1979), iniciou uma carreira ligada à gestão, com funções de direção executiva, nas áreas administrativa e financeira. Em fevereiro de 1981, integrou a empresa DELTA-Cafés, na qual permaneceu como diretor financeiro, até 2020, e onde, apesar da responsabilidade na direção financeira da empresa, abordava todas as áreas funcionais com o empresário Rui Nabeiro, de quem foi o adjunto próximo e de confiança.

A par da sua carreira profissional como gestor financeiro, António Cachola sempre revelou uma enorme sensibilidade e gosto pelas artes moderna e contemporânea, iniciando, em 1990, uma intensa atividade cultural enquanto colecionador de arte contemporânea, com a primeira exposição pública da coleção a ter lugar, em 1999, no MEIAC (Museu Estremenho e Ibero-Americano de Arte Contemporânea), em Badajoz, com peças adquiridas a vários artistas portugueses. No seguimento do impacto público que a exposição teve junto de artistas, colecionadores e amantes de arte, António Cachola valida a ideia que daria mais tarde lugar à criação de um Museu de Arte Contemporânea, em Elvas, que viria a abrir portas, em 2007.

Desde então, António Cachola tem assumido diversos cargos em instituições da área cultural; como membro do Conselho de Curadores da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., membro da Comissão de Aquisições de Obras de Arte para a Coleção da CGD, membro do Conselho de Patronos da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, entre outros. Paralelamente, tem sido agraciado com vários prémios e homenagens, de entre os quais se podem destacar o Prémio “A” ao Colecionismo Privado da Fundação ARCOmadrid, no ano de 2016, e a homenagem e condecoração concedida pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na cerimónia oficial das comemorações do Dia de Portugal de 2013, tendo recebido a Comenda da Ordem do Mérito Civil, como reconhecimento do seu trabalho, no país, em prol da cultura, em geral, e das artes visuais, em especial.

“Ainda Estou Aqui” em exibição esta sexta-feira no Auditório São Mateus

O filme “Ainda Estou Aqui” vai estar em exibição, esta sexta-feira, 7 de fevereiro, no Auditório São Mateus, em Elvas, a partir das 21h30.

O filme, que tem o Rio de Janeiro como pano de fundo, remonta aos anos 70, quando o Brasil enfrenta a dureza cada vez maior de uma ditadura militar.

Rubens Paiva é um deputado do regime deposto, casado, pai de cinco filhos, engenheiro de profissão. Em janeiro de 1971, homens armados entram na sua casa e levam-no para interrogatório. Nunca regressou, sendo oficialmente considerado como “desaparecido”. “Ainda Estou Aqui” é a história da sua família. A história de Eunice, uma mãe que procura incessantemente o marido desaparecido, empenhada em descobrir a verdade por detrás do “desaparecimento”, enquanto tudo faz para que a família tenha uma vida normal. A busca duraria 30 longos anos.

O filme conta com Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro nos principais papéis.

Os bilhetes, com um custo de cinco euros, podem ser adquiridos na Tickteline, ou meia hora antes da sessão, no Auditório São Mateus.

Elvas “no topo” da Medicina Interna

O Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas acolhe, até sábado, dia 8 de fevereiro, a 17ª edição das Jornadas Transfronteiriças Luso-Espanholas de Medicina Interna e o 2º Encontro Transfronteiriço de Enfermagem de Medicina.

O diretor do Serviço de Medicina Interna do Hospital de Santa Luzia e presidente do Comité e do Núcleo Transfronteiriço de Medicina Interna, Juan Manuel Urbano, explica que o evento “tem como objetivo juntar a comunidade médica, colocando em contato os dois países, com o intuito de se aprofundarem os temas que mais estão em foco na medicina interna, a nível nacional e internacional”.

Apesar da forte adesão a estas jornadas, contando com mais de 150 inscritos e cerca de 120 trabalhos recebidos de toda a parte de Portugal e da região da Extremadura espanhola, Juan Manuel Urbano sublinha que o fator menos positivo no meio de todo este sucesso é “a falta de colaboração por parte da indústria farmacêutica”.

Debruçando-se estas jornadas sobre os temas mais abrangentes e preponderantes da medicina interna sendo eles: gestão de cuidados em enfermagem, doenças autoimunes, risco cardiovascular, avanços tecnológicos na enfermagem, diabetes / obesidade e um curso de ventilação não-invasiva, a organização admite que é de extrema importância a “delineação de um programa atrativo, para que os profissionais tenham interesse em comparecer e que possam aprofundar os seus conhecimentos nos mais diversos assuntos”, afirma Juan Manuel Urbano.

Ainda dentro das jornadas será realizado o 2º Encontro Transfronteiriço de Enfermagem de Medicina que contará com duas mesas de debate, onde diversos temas inerentes a esta profissão serão aprofundados de uma forma ampla, como o tratamento de feridas, a tensão e a reabilitação dos doentes.

Contando com inscrições de norte a sul do país e de toda a Extremadura, a organização salienta que “este evento é de uma extrema importância para a cidade, colocando Elvas no topo do país, sendo o segundo evento a nível de medicina interna com maior adesão quer ao nível de participações, quer em trabalho apresentados”, sublinha o organizador Juan Manuel Urbano.

Neste primeiro dia das jornadas, os vários profissionais de Saúde presentes participaram num curso de ventilação não-invasiva, lecionado pelo enfermeiro Nelson Nabais, especialista em cuidados intensivos, com o objetivo de “aprenderem, segundo o ponto de vista técnico, os avanços tecnológicos na área dos ventiladores, através das máscaras, dos circuitos e dos acessórios. É importante estar muito consciente daquilo que são as boas práticas no manuseio e gerir as complicações que um doente sujeito a esta técnica pode ter”, detalha o formador.

A 17ª edição das Jornadas Transfronteiriças Luso-Espanholas de Medicina Interna e o 2º Encontro Transfronteiriço de Enfermagem de Medicina, demonstram assim a importância que Elvas tem no panorama nacional e internacional da medicina.

MACE: “Horizonte” de Joana da Conceição é a Peça do Mês

“Horizonte”, de Joana da Conceição é a Peça do Mês no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE). Produzida em 2015, a peça resulta de uma pintura de tinta acrílica sobre tela (com 125x184x30cm).

Joana da Conceição nasceu em Rebordões em 1981. Vive e trabalha em Lisboa. Concluiu a Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura em 2004, e o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas em 2008, ambos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Foi distinguida com o Prémio Anteciparte Millenium BCP (2005), viveu durante um ano no Rio de Janeiro (2010-2011), trabalhando no Capacete Residências Artísticas com uma bolsa Inov-art. De volta a Lisboa, participou nas Residências da ZDB (2011) e na Residência Artística Lagamas, promovida pela Cournelius Foundation (2013).

Com André Abel, Joana da Conceição forma a Tropa Macaca, um duo de composição eletrónica contemporânea.

Concelho de Elvas volta a jogar à malha de 15 de fevereiro a 25 de abril

O 29º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” arranca no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 14h30, em Santa Eulália, no recinto do Campo Picão Caldeira.

O torneio será disputado ao longo de dez jornadas, entre 15 de fevereiro e 25 de abril, numa organização da Câmara Municipal de Elvas e da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

As jornadas vão ter lugar nos locais e datas seguintes: Santa Eulália (15 de fevereiro), Terrugem (22 de fevereiro), Barbacena (8 de março), Vila Fernando (15 de março), São Vicente e Ventosa (22 de março), Vila Boim (29 de março), São Brás e São Lourenço (5 de abril), Caia, São Pedro e Alcáçova (12 de abril), Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso (19 de abril) e Praça da República (25 de abril, feriado nacional). Todas as jornadas têm início às 14.30 horas, exceto a da Praça da República, que está marcada para as 9 horas.

O Torneio da Malha está dividido em quatro escalões: seniores masculinos, para idades entre os 16 e os 69 anos; seniores femininos, para idades iguais ou acima de 16 anos; sub-15, para idades até aos 15 anos; e veteranos masculinos, para idades iguais ou acima de 70 anos.

O Município de Elvas vai proporcionar, à semelhança dos anos anteriores, transporte de ida e regresso aos participantes.

CIMAA e Governo garantem que Barragem do Pisão “é para continuar”

“Que não restem dúvidas: o Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão é uma prioridade para os autarcas do Alto Alentejo e para o Governo de Portugal”, garante a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) em comunicado.

A Comunidade Intermunicipal e os autarcas do Alto Alentejo estiveram reunidos esta quinta-feira, 6 de fevereiro, com o secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, no auditório da CIMAA, “reafirmando-se o compromisso do secretário de Estado e o do Governo de Portugal na continuidade do projeto, classificando-o como estruturante para o desenvolvimento do país e em particular do Alto Alentejo”.

A reprogramação do PRR motivou “uma mudança de financiamento, sustentada por orientações da União Europeia, e que em nada compromete o desenvolvimento do Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, estando assim a CIMAA, legalmente mandatada para o executar conforme o planeamento existente e com a maior celeridade possível, reiterou o Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis. A CIMAA e os autarcas presentes registaram este novo enquadramento e solicitaram a devida e necessária formalização deste compromisso”.

“Nem a CIMAA, nem os 15 autarcas do Alto Alentejo têm quaisquer responsabilidades diretas no atraso do projeto que, pela sua importância, dimensão e complexidade foi sempre conduzido com profissionalismo e competência quer pela estrutura política, quer pela estrutura técnica da nossa Comunidade Intermunicipal, bem como por todas as entidades parceiras”.

Este desígnio assumido pela CIMAA “com inequívoco compromisso para desenvolver de forma sustentável o território e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações, atuais e futuras, do Alto Alentejo, que passa obrigatoriamente pela edificação e capitalização do potencial do Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, classificado como empreendimento de interesse público nacional, no Decreto-Lei n.º 62/2022, de 26 de setembro”.

Campo da Feira de Campo Maior acolhe Mercado Mensal no sábado

No sábado, dia 8 de janeiro, realiza-se mais um mercado municipal em Campo Maior.

O mercado realiza-se, como habitualmente, no Campo da Feira, pelo que a Câmara Municipal solicita aos utentes da Bolsa de Estacionamento para que retirem as suas viaturas desse local, até às 18 horas de amanhã, sexta-feira, dia 7.

De relembrar que o Mercado Municipal decorre nos segundos sábados de cada mês.

Universidade de Évora vai ter licenciatura em Engenharia Aeroespacial

A Licenciatura em Engenharia Aeroespacial, acreditada pela A3ES por seis anos, vai entrar em funcionamento em 2025/26.  Para a reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, este novo ciclo de estudos representa “não só uma conquista para a instituição, mas também para a região do Alentejo. A aposta nesta licenciatura vai valorizar a nossa oferta formativa e, ao mesmo tempo, contribuir para a afirmação do Alentejo como um centro de excelência na área aeroespacial”.

De acordo com o Relatório de Avaliação da Comissão de Avaliação Externa da A3ES, a proposta da nova licenciatura “reúne as condições para garantir o ensino de qualidade do ciclo de estudos conducente ao grau de Licenciado em Engenharia Aeroespacial”, evidenciando o compromisso da Universidade de Évora em ministrar um ensino de excelência.

Refira-se que, em 2021, foi constituída a Cátedra CEiiA de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, uma colaboração entre a UÉVORA e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), com vista a suscitar a investigação e o desenvolvimento de materiais e de sistemas inovadores para a indústria aeronáutica, para a robotização e automação, assim como a certificação de processos e integração de sistemas. Esta cátedra permite à UÉVORA cumprir uma das suas missões fundamentais ao nível de transferência de conhecimento e tecnologia, sedimentando o seu papel como motor de desenvolvimento da região, e potenciando o cluster aeronáutico que se tem vindo a instalar na região Alentejo nos últimos anos.

Para a reitora da Universidade de Évora, a nova licenciatura não vai apenas beneficiar a região Alentejo. “A Engenharia Aeroespacial é uma das áreas do Plano de Desenvolvimento Estratégico da UÉVORA para 2023-2026 e, por isso, este novo ciclo de estudos será fundamental para atrair talento e consolidar conhecimento especializado. Por outro lado, vai abrir novas perspetivas para a investigação e inovação, fortalecendo parcerias com empresas e centros tecnológicos, tanto a nível nacional como internacional”.

Biblioteca de Elvas presente em reunião da RIBAA em Campo Maior

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo esteve presente na reunião da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Alto Alentejo (RIBAA), que decorreu a 31 de janeiro, em Campo Maior.

A reunião de trabalho contou com a presença dos técnicos bibliotecários dos municípios do Alto Alentejo e de um técnico da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, com vista à explanação do ponto da situação dos PRR, análise da implantação do novo serviço BiblioLED – Plataforma de Empréstimo de Livros Eletrónicos e à concretização de atividades para 2025.

A RIBAA é constituída pelas 15 bibliotecas da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e tem como objetivos a promoção da melhoria de competências de literacia das populações, a partilha de recursos e serviços, a criação de programas de promoção de leitura e formação continuada, bem como a promoção do território através do espólio bibliográfico de autores concelhios, património literário e imaterial da região.

Município de Vila Viçosa prepara calendário de eventos de 2025 com associações e juntas de freguesia

O Município de Vila Viçosa reuniu, na passada segunda-feira, 3 de fevereiro, com as associações e as Juntas de Freguesia do concelho, no Cineteatro Florbela Espanca.

A reunião teve como objetivos fechar o calendário de eventos para o ano 2025 (de forma a evitar sobreposições de eventos), permitir o correto planeamento dos serviços e agenda cultural; e sensibilizar para o cumprimento do regulamento municipal do associativismo.

Seis obras apoiadas pelo programa “Europa Criativa” na corrida aos Óscares

São seis as obras apoiadas pelo programa “Europa Criativa” que se encontram na corrida aos Óscares, que tem a cerimónia de entrega dos prémios agendada para 3 de março.

Entre estes seis filmes e documentários, encontra-se “Emilia Pérez”, uma colaboração de França e Bélgica, que recebeu 13 nomeações, entre elas o de Melhor Filme.

Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Realizador (Jacques Audiard), Melhor Atriz (Karla Sofia Gascón), Melhor Atriz Secundária (Zoe Saldaña), Melhor Argumento Adaptado (Jacques Audiard), Melhor Banda Sonora Original, Melhor Canção Original (“El mal”), Melhor Canção Original (“Mi camino”), Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Montagem, Melhor Maquilhagem e Cabelo são as outras categorias a concorre o filme de Jacques Audiard.

“The Girl with de Needle” e “The Seed of the Sacred Fig” estão nomeados para Melhor Filme Estrangeiro, assim como “Flow”, que está igualmente nomeado para Melhor Filme de Animação. “No Other Land” está na corrida ao prémio de Melhor Documentário, enquanto “Soundtrack to a Coup d’Etat” está nomeado na categoria de Televisão e Conteúdo Online.

Através do programa “Europa Criativa”, a União Europeia tem vindo a promover a cooperação europeia em matéria de diversidade e património culturais e linguísticos, bem como a aumentar a competitividade dos setores culturais e criativos, nomeadamente do setor audiovisual.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, para ouvir no podcast abaixo:

População de Avis volta a manifestar-se pelo direito à saúde

Realiza-se no próximo dia 12 de fevereiro, quarta-feira, pelas 17h30, junto ao Centro de Saúde de Avis, uma concentração em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Este protesto vai ao encontro das várias necessidades sentidas pela população, no que diz respeito à área da saúde neste concelho, nomeadamente a falta de médicos.

Com o objetivo de exigir soluções urgentes de defesa e acesso aos cuidados de saúde, que se encontram severamente comprometidos quer pelo deficiente funcionamento do Centro de Saúde de Avis, quer pela falta de atendimento das populações nas Extensões nas Freguesias que continuam encerradas, fruto da insuficiência dos recursos humanos.

Esta ação, promovida pelo Município e pelas Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho, pretende dar resposta a esta situação preocupante, num concelho com mais de 600 km2, sem rede de transportes públicos e com um elevado número de habitantes com mais de 65 anos e baixas reformas, sem possibilidade de recorrer a outros meios de transporte ou a serviços de saúde privados.

Os interessados em participar nesta ação devem fazer a sua inscrição até esta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, nas Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho, tendo o transporte assegurado para este protesto.

Banda elvense Rumo ao Sul tem nova vocalista

A banda elvense Rumo ao Sul anunciou, na noite desta quarta-feira, 5 de fevereiro, através das redes sociais, que tem nova vocalista: Ana Ramos (à direita na imagem).

“Chegou ao final a participação da Helena Brita (à esquerda na imagem) como vocalista dos Rumo ao Sul”, começa por dizer a banda, dando conta que “as questões de saúde que assolaram o final de 2024 tiveram algumas melhorias, mas foi esta a forma encontrada para preservar o seu estado e vida pessoal”.  

Agradecendo a Helena Brita “por tudo e tanto”, a banda recorda ainda que foram “praticamente seis anos, mais de 200 concertos, muita estrada, muitas alegrias, muitas lágrimas e sacrifícios, mas acima de tudo muita amizade e companheirismo”.

O grupo mantém a sua continuidade com a entrada da Ana Ramos, natural de Elvas, com 34 anos e “dona de uma excelente voz”, que, para além do seu gosto e talento musical, seguramente manterá os grandes níveis de animação e qualidade que os Rumo ao Sul habituaram a quem os ouve”.

A agenda para este ano da banda, agora formada por Ana Ramos, Xavier de Sousa e Tiago Pereira (Bin) está “por aí a sair, já com daltas e locais muito interessantes”. “Ainda temos datas disponíveis para levar até todos vocês aqueles eventos ou noites mágicas”, lê-se ainda na referida publicação.

Candidaturas às Bolsas de Mérito da Câmara de Estremoz encerram esta sexta-feira

Terminam esta sexta-feira, 7 de fevereiro, as candidaturas às Bolsas de Mérito para alunos do Ensino Superior da Câmara Municipal de Estremoz.

De acordo com a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira, “as candidaturas abriram este ano mais tarde (por norma abrem em setembro ou outubro), devido a duas alterações do regulamento para atribuição das Bolsas de Mérito”. “Sentimos que, ao longo dos dois anos que o regulamento esteve em vigor, precisava de melhorias”, adianta a autarca. 

O objetivo passa por “atribuir bolsas de mérito e o reconhecimento é, precisamente, pelo mérito dos alunos”, refere Sónia Caldeira. No entanto, o Município percebeu que havia estudantes do ensino superior que “tinham mais dificuldades em alcançar o parâmetro relativo à média, devido à mesma estar muito alta”, por isso, a média, anteriormente, exigida de 16 valores baixou, no atual regulamento, para 14 valores.

Verificou-se ainda que o limite de rendimento anual, previsto como critério de seleção, se revelou impeditivo da entrega de todas as bolsas previstas para atribuição, por “não existirem candidatos suficientes a reunir esse mesmo critério, passando agora a funcionar como primeiro critério de desempate” e ficando prevista a média como critério principal de seleção. “Queremos distinguir todos os alunos que tenham mérito, independentemente da sua condição social”, realça a autarca.

Com a alteração destes dois fatores, Sónia Caldeira, acredita que “mais estudantes estremocenses efetuem a candidatura à Bolsa de Mérito”.

A candidatura às Bolsas de Mérito deverá ser formalizada mediante o preenchimento de um formulário de candidatura que está disponível nos Serviços On-line da Câmara Municipal de Estremoz ou no Setor de Desenvolvimento Social do Município. A lista de atribuição das bolsas será divulgada através de edital, em março, no sítio institucional do Município e nos lugares de estilo. Mais informações disponíveis no site do Município de Estremoz.

Tradicional Matança do Porco de regresso a Degolados dia 22 de fevereiro

A XV Matança do Porco Tradicional em Degolados, no concelho de Campo Maior, vai ter lugar no próximo dia 22 de fevereiro, no Centro Polivalente da freguesia. As inscrições encontram-se abertas.

Embora esta seja uma matança improvisada, o almoço será de acordo como manda a tradição, que segundo João Cirilo, presidente da Junta de Freguesia de Degolados, vai permanecer “com a sopa de cachola e as presas no alguidar, acompanhado de animação musical” e momentos de convívio. 

Este ano a matança do porco “já conta com alguns inscritos, embora continuem a ser poucos, porque de acordo com o registo dos anos anteriores, a adesão por parte da população a esta iniciativa é mais significativa na última semana em que as inscrições estão abertas”, indica João Cirilo.

As inscrições têm o valor de 12 euros e podem ser feitas a partir do contacto 268 685 153 até dia 19 de fevereiro. No entanto, como realça o presidente da Junta de Freguesia “não quer dizer que à própria da hora não se aceite uma pessoa ou outra, o que acaba por acontecer sempre”.

A iniciativa da Junta de Freguesia de Degolados vai contar com animação musical a cargo de Bruno Pires.

Há um novo evento a chegar a Elvas que irá reunir todo o tipo de arte no Forte de Santa Luzia

Balu’Arte, assim se chama o novo evento cultural que irá chegar a Elvas, mais precisamente ao Forte de Santa Luzia, em abril.

O evento, promovido por quatro associações elvenses – Coletivo Artístico 7350, Autores de Elvas, Arkus e AIAR –, e que promete reunir todo o tipo de arte, é dado a conhecer, em primeira mão, à Rádio ELVAS, pelo diretor do Coletivo Artístico 7350, Luís Eduardo Graça. “É uma nova mostra de arte no Forte de Santa Luzia, que eu acho que vai marcar um novo caminho para a cultura em Elvas”, começa por dizer o responsável.

“Um dos nossos objetivos é criar quase uma federação de associações culturais em Elvas. Somos as quatro associações que estamos a coorganizar o evento, exatamente, para valorizar os nossos artistas”, adianta Luís Eduardo Graça, que sente que “ainda falta imensa coisa” para se dar o merecido reconhecimento à arte local.

Sem interrupções, o evento irá decorrer durante dez horas, com as apresentações dos mais variados artistas e associações de Elvas, a 18 de abril, Sexta-feira Santa e Dia dos Monumentos Nacionais e Sítios. “O Forte de Santa Luzia vai estar aberto a toda a gente,  desde as 10 às 18 horas, com uma programação seguida. É como se fosse quase uma espécie de Rock in Rio, em que existem vários palcos”, adianta o responsável.

Cada baluarte do Forte de Santa Luzia será, por esta ocasião, um espaço dedicado a um tipo de arte: “vamos ter o baluarte da dança, o baluarte da música, da escrita, das artes plásticas e uma série de associações de Elvas e de artistas individuais, que vão expor o seu artesanato e as suas artes plásticas, vamos ter leitura, música e dança”.

Dando conta que o evento é de iniciativa “totalmente privada”, Luís Eduardo Graça explica ainda que uma das maiores dificuldades enfrentadas é a de conseguir, no decorrer do evento, juntar todos os artistas que se querem apresentar ao público. “Não fiquem chateados, se não estiverem na programação, porque sem dúvida que é uma coisa que vai ser mantida”, diz ainda, dirigindo-se àqueles artistas que, nesta primeira edição, possam vir a ficar de fora.

A entrevista completa a Luís Eduardo Graça, onde para além deste novo evento se fala, entre outros assuntos, sobre a edição deste ano da Ronca – Mostra de Cinema de Elvas, bem como das sessões de cinema do Cineclube Ronca, para ouvir na íntegra, no podcast abaixo: