Três homens detidos em flagrante por tráfico de estupefacientes em Borba

Três homens, com idades compreendidas entre os 51 e os 57 anos, foram detidos em flagrante, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Borba, pelo Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Estremoz, no passado dia 24 de janeiro.

No âmbito de uma investigação de tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram identificar e localizar uma viatura, onde seguiam os três suspeitos, no seu interior, na posse de produto estupefaciente. Na sequência da ação, foi realizada uma revista de segurança aos suspeitos e à viatura, culminando na sua detenção e na apreensão do seguinte material: 59 doses de haxixe; 100 euros em numerário; três telefones e uma viatura.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.

A operação contou com o reforço do binómio cinotécnico do Destacamento de Intervenção (DI) e da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Évora.

Cidade do Vinho e Festival do Peixe do Rio promovidos na Feira de Turismo de Madrid

Foi em Madrid, no decorrer da FITUR –  Feira Internacional de Turismo, que os cinco concelhos (Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa) que integram a “Cidade do Vinho 2025” deram a conhecer a sua cultura vínica e gastronómica, apresentando o que melhor se faz na região, tendo sempre em vista a sua divulgação e a preservação das suas tradições.

Para além da degustação dos diversos vinhos das cinco regiões, também houve espaço para uma prova gastronómica, que contou com as empadas de Alandroal; pão, queijos, toucinho com alho e laranjas com azeite e mel de Borba; enchidos de Borba, Estremoz e Redondo; Gadanhas de Estremoz; Escarapiada de Redondo; e Tibornas de Vila Viçosa.

Também houve espaço para a divulgação Festival do Peixe do Rio, que se realizará entre os dias 7 e 16 de março. Este certame, promovido pela Câmara Municipal de Alandroal, pretende dinamizar a economia local nas áreas da restauração, hotelaria e comércio, através deste recurso endógeno

Com isto, o Alentejo marcou presença através da sua excelência e diversidade, dando a conhecer os seus vinhos e produtos que marcam a diferença.

Bloco de partos da ULS do Alentejo Central recebe financiamento para novos equipamentos

O bloco de partos da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alentejo Central foi contemplado com um financiamento de 163.221 euros da Administração Central dos Sistemas de Saúde, destinado à aquisição de novos equipamentos. O montante resulta de uma candidatura ao Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Partos do Serviço Nacional de Saúde.

Com este financiamento, “foi possível adquirir diversos equipamentos importantes, incluindo um desfibrilhador e dois carros de emergência, uma cama hospitalar de pré-parto, parto e pós-parto, uma marquesa ginecológica, seis cardiotocógrafos – um deles com capacidade para monitorização de trigémeos –, uma incubadora de transporte de última geração para recém-nascidos e um mini ecógrafo com software especializado para ecografia intra-parto, proporcionando informações cruciais sobre a progressão do trabalho de parto”, revela a ULS do Alentejo Central em nota de imprensa.

Elisa Rosin, médica obstetra, “explica que os novos equipamentos de cardiotocografia, modernos e sem fios, permitem a monitorização constante do bem-estar fetal sem ser necessário que a grávida fique deitada durante todo o trabalho de parto. Deste modo, garantem a segurança do bebé enquanto a grávida caminha ou faz exercícios com a bola de pilates, melhorando a experiência do trabalho de parto”.

Pedro Pacheco, administrador hospitalar com a área da ginecologia obstetrícia, realça que “a aquisição destes equipamentos reforça as condições de segurança, e qualidade dos cuidados prestados às grávidas e recém-nascidos.” Fernando Fernandes, diretor do serviço, reforça que “esta modernização do Bloco de Partos consolida a sua diferenciação, garantindo um atendimento mais qualificado à população de todo o Alentejo que recorre ao nosso Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, que funcionar 24 horas por dia ao longo de todo o ano, sendo um dos Serviços do SNS que nunca fechou.”

Miguel Rondão está a levar o Cante às escolas de Elvas desde outubro

A iniciativa vencedora do Orçamento Participativo de 2023, “O Cante vai à escola”, tem vindo a ser desenvolvida nas escolas do concelho, desde outubro passado.

O autor do projeto, Miguel Rondão, tem vindo a manter viva esta herança do Alentejo, que há dez anos foi classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Para além de interpretar algumas músicas tradicionais, Miguel Rondão conta também aos mais novos a história desta sonoridade, que tem sido transmitida de geração em geração.

O vereador Cláudio Monteiro acompanhou uma destas sessões que se têm vindo a realizar junto dos alunos do primeiro ciclo.

São Vicente e Santa Eulália reclamam regresso de médica de família

Circula em Elvas, e sobretudo em São Vicente e Santa Eulália, um abaixo-assinado, através do qual populares reclamam o regresso da médica de família Maria Reina Martinez às extensões de saúde destas duas freguesias do concelho. A petição, dirigida à Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE), foi lançada após o alegado afastamento da médica.

A Rádio ELVAS sabe que esta profissional de saúde foi já alvo de algumas queixas, por parte de diferentes utentes, mas neste abaixo-assinado os signatários dizem-se “preocupados” e “insatisfeitos” com a sua ausência, assegurando que “sempre prestou um serviço exemplar à população”. “Tem sido uma profissional dedicada e atenciosa”, pode ler-se na referida petição.

Segundo fonte da Rádio ELVAS, a médica encontra-se ausente, de atestado médico, sendo que a sua ausência deve-se, somente, ao facto de ter sido “afastada” das extensões de saúde de São Vicente e Santa Eulália, onde, de acordo com a mesma, “gostava muito de trabalhar”.

A ausência da médica tem causado “sérios transtornos e dificuldades” no acesso aos cuidados de saúde, sendo que estas duas extensões do Centro de Saúde de Elvas deixaram de ter consultas duas vezes por semana, para passarem a ter apenas uma. A médica em questão está a ser substituída por diversos outros profissionais, consoante a disponibilidade. “Solicitamos, portanto, o retorno da Dra. Maria Reina Martinez à nossa freguesia o mais breve possível”, pedem os signatários.

Entretanto, a Rádio ELVAS contactou a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, no sentido de apurar os motivos do alegado afastamento da médica e de perceber que solução poderá estar em cima da mesa, mas até ao momento ainda não obteve qualquer resposta.

Torneio Nadador Completo reuniu mais de 150 atletas em Campo Maior

Campo Maior recebeu cerca de 150 atletas de dez clubes, incluindo o Sporting Clube Campomaiorense, no passado sábado, dia 25 de janeiro, no Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, para mais uma edição do Torneio Nadador Completo.

A cerimónia de entrega de medalhas contou com a participação do presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, dos vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, de Vanda Portela, em representação da Junta de Freguesia de São João Baptista, e do presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo.

A prova foi organizada pela Associação de Natação do Interior Centro (ANICENTRO), com o apoio do Município de Campo Maior.

Raquel Trabuco e IALBAX em destaque no Corta-Mato de Figueira e Barros

A 38ª edição do Corta-Mato de Figueira e Barros foi disputada no passado sábado, 25 de janeiro, naquela freguesia do concelho de Avis. Trata-se de uma prova que conta para a atribuição do título de campeão distrital de 2025 de Corta-Mato da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

O evento desportivo iniciou-se com a cerimónia de atribuição do nome do professor Feliz Valério à zona desportiva da freguesia, de onde era natural. Feliz Valério, por ter sido um enorme promotor do desporto, era uma figura muito conhecida em todo o concelho de Avis.

A competição iniciou-se com um evento lúdico, dirigido a crianças com menos de seis anos, que visou a promoção desportiva, e do atletismo em particular, junto dos mais jovens que ainda não atingiram o escalão de benjamins, possibilitando-lhes uma introdução ao atletismo. Trata-se de uma medida da nova direção da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, através da qual pretende fazer crescer a modalidade em todo o distrito.

No que diz respeito à competição, a vitória sorriu ao Sport Arronches e Benfica, que alcançou 194 pontos. Em segundo lugar ficou a Associação Desportiva Ialbax, de Elvas, com 74 pontos, e a fechar o pódio ficou o Centro Vicentino da Serra de Portalegre, com 63 pontos.

Relativamente à classificação individual, Bruno Paixão subiu ao lugar mais alto do pódio da prova absoluta masculina e a elvense Raquel Trabuco foi a vencedora em femininos.

De frisar que participaram na competição 81 atletas, refletindo a quebra registada na modalidade nos últimos anos.

Museu Municipal de Fotografia de Elvas acolhe exposição dedicada ao 14 de janeiro de 1659

No mês em que passaram 366 anos sobre a Batalha das Linhas de Elvas, o Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro inaugurou no passado sábado, 25 de janeiro, uma exposição temporária dedicada às comemorações do 14 de janeiro de 1659.

As fotografias que compõem o espólio da mostra e a vídeo-reportagem que a complementa foram registadas no feriado municipal de 2023 por Filipe Calado e João Manuel Carpinteiro, recolhendo os momentos mais importantes das cerimónias militares realizadas nessa data.

Foi a última vez que o colecionador e fundador do Museu de Fotografia esteve presente nas comemorações do 14 de janeiro, menos de um ano antes do seu falecimento a 1 de novembro de 2023.

A vice-presidente Anabela Cartas representou a Câmara Municipal na inauguração desta exposição comemorativa da Batalha das Linhas de Elvas, que conta com o apoio da autarquia.

Exposição “Não São Só Flores” abre programação de 2025 do espaço.arte em Campo Maior

A artista plástica Catarina Pinto Leite inaugurou, no passado sábado, 25 de janeiro, a exposição “Não São Só Flores”, no espaço.arte, em Campo Maior, sendo esta a primeira mostra do ano naquele espaço municipal .

Sob o mote “sintomas de um sentir infinito”, a autora tem em exposição cerca de duas dezenas de obras, produzidas com recurso a diversas técnicas, como cera de abelha e óleo sobre papel japonês ou acrílico sobre linho.

Para Helena Mendes Pereira, autora do texto de abertura do catálogo da exposição, os trabalhos de Catarina Pinto Leite possuem “uma evidente sugestão formal” que levam o espectador “para o universo conhecido da natureza, das plantas, (…) e assim uma extraordinária oportunidade de, no silêncio que as obras impõem, pensarmos o mundo”, evidenciou.

Esta exposição, de entrada gratuita, fica patente ao público até dia 20 de abril. Na inauguração estiveram presentes o vice-presidente do Município de Campo Maior, Paulo Pinheiro, as vereadoras São Silveirinha e Fátima Vitorino, Vanda Portela, em representação da Junta de Freguesia de São João Baptista, e Manuel Costa Cabral, curador da exposição.

Centro de Inovação Social do Alto Alentejo apresentado no auditório da CIMAA

O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), recebeu no passado dia 22 de janeiro, a apresentação do projeto “Centro de Inovação Social do Alto Alentejo (CISAA)” e respetivo Plano de Ação. A candidatura, já aprovada durante o mês de dezembro de 2024, pelo programa Portugal Inovação Social 2030, conta com a participação 15 municípios associados e está integrada no Laboratório de Inovação Social do Alto Alentejo.

O CISAA, que nasce fruto de uma parceria entre a CIMAA, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e o Instituto Padre António Vieira, tem como objetivo geral favorecer a inclusão ativa, com vista a promover a igualdade de oportunidades, a não discriminação e a participação ativa, e melhorar a empregabilidade, em particular dos grupos mais desfavorecidos.

O projeto decorre ao longo dos próximos dois anos, tendo o seu término em outubro de 2026. Está previsto um valor total de investimento de 250 mil euros sendo 80% repartido entre os municípios do Alto Alentejo. Após um período prévio de análise às carências e necessidades dos territórios, o passo seguinte será a implementação das ações inovadoras que advém deste trabalho de compreensão das necessidades específicas da comunidade e os principais desafios sociais enfrentados.

Projeto SAL revela que produtores locais estão interessados em abastecer cantinas escolares

O projeto Semear e Alimentar Local (SAL), integrado no Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável e coordenado pela Terras Dentro, revelou que os produtores locais estão interessados em abastecer cantinas escolares.

Os resultados do projeto SAL, cujo objetivo é contribuir para uma alimentação e consumo saudáveis e sustentáveis com base nos princípios da dieta mediterrânica, mostram que, em 14 concelhos, foram identificados 87 produtores locais, dos quais 55% demonstraram interesse em abastecer cantinas escolares.

Nas escolas, foi identificado que 21% realizam atualmente compras no comércio local e 53 delas demonstraram interesse em serem abastecidas por produtores da região. 87% tem uma gestão direta das cantinas, pelo que o abastecimento local tem potencial para crescer.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Rogério Silva reeleito presidente da Distrital de Portalegre do PSD

Rogério Silva foi reeleito, no passado sábado, 25 de janeiro, presidente da Comissão Política Distrital de Portalegre do PSD.

A lista do antigo presidente da Câmara Municipal de Fronteira e atual vice-presidente da Associação Portuguesa do Ambiente obteve 130 votos. A outra lista que se apresentou a sufrágio, liderada por Gonçalo Feiteira, conquistou 60 votos.

Pela frente, Rogério Silva terá agora um novo mandato de dois anos.

Cine-Teatro de Elvas encerra para obras após espetáculo “Cama para 4”

A programação de espetáculos inseridos nas comemorações do 366° aniversário da Batalha das Linhas de Elvas chegou ao fim no passado sábado, 25 de janeiro, com a comédia teatral “Cama para 4”.

Com autoria de Roberto Pereira e encenação de Erika Mota, a peça que levou muito público ao Cine-Teatro Municipal conta no elenco com Carlos Cunha, Erika Mota, David Carronha e Carla Janeiro.

O Cine-Teatro Municipal de Elvas vai agora entrar em obras de requalificação, no valor de dois milhões de euros, e que se estenderão até ao final de 2026.

Divulgada lista de vencedores do segundo sorteio da campanha “Elvas: Comprar é Ganhar”

Os premiados do segundo sorteio do programa de apoio ao comércio local “Elvas: Comprar é Ganhar”, poderão levantar os vales a partir desta terça-feira, dia 28 de janeiro, pelas 14 horas, na Câmara Municipal de Elva.

A lista dos vencedores, elaborada pelo notário Luís Meruje, que acompanhou o sorteio, está disponível no site do Município de Elvas (aqui).

“A entrega dos vales será feita, nos dias úteis, entre as 14 e as 15h30, devendo para o efeito dirigir-se à receção e indicar que foi um dos premiados. Os vencedores têm um prazo de 30 dias, seguidos, para o levantamento dos vales, que podem ser descontados até 1 de março, nas lojas aderentes. Caso não o façam neste período, de 30 dias, os prémios serão anulados”, informa o Município.

“Agradecemos a compreensão e endereçamos os nossos parabéns a todos os premiados”, diz ainda a Câmara Municipal.

Concerto dos Tranquiliza animou a noite no Cine-Teatro Municipal de Elvas

Inserido no programa comemorativo do 366° aniversário da Batalha das Linhas de Elvas, a banda Tranquiliza apresentou-se em concerto na noite da passada sexta-feira, dia 24 de janeiro, no Cine-Teatro Municipal.

Este quarteto elvense formado por Márcio Gago (voz e guitarra), Vladlen Grigorovschi (teclados), João Brinquete (baixo) e João Carriço (bateria), animou o público com canções do seu primeiro álbum de originais e apresentou alguns temas em estreia.

O concerto também teve um momento especial, com a presença de Madalena Lisboa, convidada dos Tranquiliza na canção “Quando a Saudade Bate”, cujo vídeo foi estreado na plataforma YouTube na véspera do concerto.

Os Tranquiliza, banda originária de Elvas, estão juntos desde setembro de 2019 e adoram explorar coisas novas dentro de vários estilos musicais, procurando sempre uma nova abordagem sobre o mundo musical que os rodeia.

Marcelo Rebelo de Sousa nas celebrações do 20º aniversário do Coração Delta

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, preside, na sexta-feira, 31 de janeiro, à cerimónia de celebração do 20º aniversário do Coração Delta, a Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro.

A cerimónia, que contará com a presença do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, terá lugar, a partir das 15 horas, no Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior.

Neste dia, diz o Coração Delta em comunicado, “comemoram-se duas décadas de dedicação ao bem-estar e ao desenvolvimento da comunidade, orientadas pelo desejo do Fundador Rui Nabeiro, e a Associação Coração Delta reafirma o compromisso social do Grupo Nabeiro-Delta Cafés com um futuro mais justo, próspero e inclusivo”.

Eduardo Lagareiro vence Run Navideño

O elvense Eduardo Lagareiro, atleta da equipa Associação Desportiva Ialbax, venceu no seu escalão o Run Navideño, um circuito de atletismo composto por 11 provas em dois meses, tendo o atleta atingindo o 1° lugar com um total 825 pontos.

A última prova desta competição terminou domingo, dia 26 de janeiro, com a corrida de Pueblonuevo del Guadiana, sendo esta a última a ser pontuada para o circuito Run Navideño.

.

Elvas: apresentação do livro “A Maternidade – Um Parto com Amor” contou com casa cheia

O livro “A Maternidade – Um Parto com Amor”, de Rosamaria Abrunheiro, foi apresentado na passada sexta-feira, 24 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

Esta obra narra a vida profissional da autora enquanto enfermeira-parteira na antiga Maternidade Mariana Martins, em Elvas, e posteriormente em missão solidária na Guiné-Bissau.

Editado através da BooksFactory, este livro, que tem como subtítulo “Aos filhos que não pari, mas ajudei a nascer”, conta com testemunhos de diversas pessoas que se cruzaram com Rosamaria Abrunheiro ao longo da sua vida pessoal e profissional.

A sessão contou com as intervenções da autora da obra, do editor Paulo Lavadinho, da docente Odete Alves (autora da revisão da obra), de João Fernando Vinagre (autor de um dos depoimentos incluídos no livro) e da vereadora Vitória Branco.

A apresentação de “A Maternidade – Um Parto com Amor” integrou o programa de comemorações do 366° aniversário da Batalha das Linhas de Elvas.

Campo Maior com saldo turístico “muito positivo” em 2024

Campo Maior recebeu, em 2024, cerca de 25 mil visitantes, de 27 nacionalidades, dos cinco continentes.

Com um saldo turístico “muito positivo”, São Silveirinha, vereadora na Câmara de Campo Maior, revela que os espaços museológicos da vila mais visitados, no ano passado, foram, por ordem, a Capela dos Ossos, a Casa das Flores (Centro Interpretativo das Festas do Povo) e o Lagar-Museu do Palácio Visconde d’Olivã

Entre aqueles que visitaram Campo Maior, ao longo de 2024, houve turistas de quatro países que pisaram solo campomaiorense pela primeira vez: de Cabo Verde, Índia, Filipinas e África do Sul.

“O nosso turismo está cada vez com mais força, também a nível nacional. A nossa aposta é continuar a fazer continuar a crescer (estes números), cada vez com mais qualidade”, diz ainda a autarca.

Elvas será ponto de partida da Volta à Extremadura em bicicleta a 14 de março

A prova masculina da Volta à Extremadura em bicicleta inicia-se, este ano, a 14 de março, com uma etapa que liga Elvas a Badajoz.

A revelação foi feita na apresentação da prova, no decorrer da FITUR, a Feira Internacional de Turismo de Madrid, pela Junta da Extremadura. “Vamos ter uma partida da Volta à Extremadura em Elvas no dia 14 de março. Estivemos em Madrid e Elvas foi falada por esse motivo. Vamos continuar a trabalhar por Elvas e pela nossa região do espaço EuroBEC”, diz Hermegildo Rodrigues, vereador na Câmara Municipal de Elvas.

Mas antes, a 16 de fevereiro, as cidades de Badajoz e Elvas serão novamente ligadas no âmbito da 33ª edição da Meia Maratona, que será apresentada, já amanhã, 28 de janeiro, em conferência de imprensa, na Câmara Municipal. “No dia 31 vamos também fazer a apresentação a Badajoz, porque se queremos promover, incentivar e incrementar esta dinâmica tem de ser assim: apresentação de um lado e apresentação do outro. Temos de ser o mais abrangente possível”, assegura o vereador.

Dizendo-se otimista para esta edição da Meia Maratona, Hermenegildo Rodrigues garante ainda que Elvas irá, ao longo de todo o ano, acolher grandes eventos desportivos, todos a serem anunciados “na altura certa”.

O percurso da Meia Maratona tem a extensão de 21 quilómetros, sendo a partida da Avenida de Huelva, em Badajoz, e a chegada ao Estádio Municipal de Atletismo, em Elvas. A prova é organizada pela Câmara Municipal de Elvas, a Fundação Municipal de Desporto da Câmara Municipal de Badajoz e o Clube Elvense de Natação. As inscrições, que se encontram abertas até 12 de fevereiro, podem ser feitas aqui.

A apresentação da 33ª Meia Maratona Internacional Badajoz – Elvas está marcada, amanhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Elvas, para as 11 horas.

Elvas: Trevos do Forte comemoram 3º aniversário com caminhada em prol do Movimento Animal

O grupo “Trevos do Forte”, formado por elvenses amantes dos trilhos e das caminhadas, comemora o seu 3º aniversário a 9 de fevereiro. A data será celebrada, nesse dia, com uma caminhada de cariz solidário, em prol do Movimento Animal de Elvas.

Esta iniciativa, aberta a toda a população, pretende juntar o máximo de participantes em prol desta causa nobre, sendo que o único requisito para participar é levar qualquer tipo de comida para cão ou gato. O objetivo é consiguir reunir o número máximo de alimentos, para ajudar os animais desta associação elvense.

O percurso, com cerca de dez quilómetros, pretende explorar espaços de grande beleza natural, apresentando “algum grau de dificuldade”, garante Manuela Batista, desafiando todos a participarem e a “ultrapassarem as suas dificuldades em conjunto com os restantes participantes”.

Com partida agendada para as 9 horas, e aproveitando este dia para conviver com todas as pessoas que queiram estar presentes, Manuela Batista informa que “haverá um momento de convívio entre todos, no final da caminhada, acompanhado com o respetivo bolo de aniversário, na Igreja da Piedade”, que será o ponto de partida e de chegada do percurso.

No que toca às inscrições, basta entrar em contacto com o Grupo através do Facebook, porque apesar da plataforma de inscrições já estar encerrada, Manuela Batista sublinha que “qualquer pessoa que queira participar na caminhada, pode fazê-lo. A plataforma apenas foi criada para calcular o número aproximado de participantes”.

De salientar que este evento é aberto a toda a população, sendo que a organização informa que este percurso não é acessível a carrinhos de bebé e a cadeiras de rodas.