Está-se a aproximar o Carnaval e a Junta de Freguesia de Degolados pretende reunir as inscrições dos interessados em participar nas festividades deste ano, que realizam a 1 de março, em Campo Maior.
Os interessados devem fazer a sua inscrição na Junta de Freguesia.
“O Elvas” recebeu e venceu na tarde deste domingo, 26 de janeiro, o Alcains, por 3-0, no Estádio Municipal de Atletismo, em jogo da 16ª jornada do Campeonato de Portugal.
Os golos foram marcados por César Medina, aos 9 minutos, Desmond Nketia, aos 31, ambos de penálti, e por Henrique, aos 49.
Com esta vitória, os “azul e ouro” chegam aos 39 pontos, ficando ainda mais isolados na liderança da Série C, depois do Peniche ter empatado a uma bola com o Pêro Pinheiro, tendo agora 31 pontos. A terceira posição é ocupada pelo Arronches e Benfica, com 29 pontos.
Foi no âmbito das comemorações do 127º aniversário da restauração dos concelhos de Viana do Alentejo e Alvito, que se realizou a 6ª edição da Corrida Viana-a-par-de-Alvito. Esta corrida conhecida pelo trajeto entre os Castelos de Viana do Alentejo e de Alvito, teve como vencedor o atleta Carlos Papacinza, com o tempo de 00:38:57.
O atleta do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira foi o mais rápido a percorrer os 12 quilómetros da prova principal, deixando João Baioa, da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz, na segunda posição, e Bruno Santos, do G.D.R. da Reboleira, no terceiro lugar do pódio.
No que diz respeito à prova geral feminina, Ana Lourenço, do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, alcançou o 1º lugar com 47m,05s, à frente de Carolina Escada, da AFS – Associação Fundação Salesianos, tendo o terceiro lugar pertencido a Liliana Veríssimo, da Associação Académica da Bela Vista.
De evidenciar que esta sexta edição bateu o recorde de participantes em relação aos anos anteriores, com um total de 442 inscrições confirmadas, sendo 239 referentes a atletas da corrida principal, 60 nos vários escalões de formação e 143 na caminhada.
No final da prova ainda houve o anúncio da data do próximo ano: dia 18 de janeiro de 2026.
Recorde-se que a Corrida Viana-a-par-de-Alvito é uma iniciativa organizada pelos Municípios de Alvito e de Viana do Alentejo e pelas Juntas de Freguesia de Alvito, Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia com o apoio das Associações de Atletismo de Beja e de Évora, Bombeiros Voluntários, GNR de Alvito e de Viana do Alentejo.
O Museu Municipal de Portalegre acolhe, de 31 de janeiro a 30 de abril, a exposição coletiva “Pintores e Portalegre”.
A mostra conta com obras dos seguintes artistas: António Sérgio, Arsénio da Ressurreição, Aurélio Bentes Bravo, Barbara Walraven, Branca Marques, Estevão Soares, Fernando Frias, Helena Antunes, Jaime Azedo, João Chichorro, João Sequeira, João Orvalho, José Rodrigues Neves, Júlio Tuna, Lauro Corado, Leite Rio, Leonor Mourão, Lia (Júlia Raimundo da Ressurreição), Malato Correia, Manuel Fé Santos, Manuel Trindade D’Assumpção, Maria Dâmaso, Mário Reis, Maurício Almeida, Miranda Parra, Rui Real e Sarah St. John.
O XVII Duatlo de Arronches, marcado para 15 de fevereiro, já tem inscrições abertas.
A prova, organizada pelo Município de Arronches, em parceria com a Federação Portuguesa de Triatlo, integra o Campeonato Nacional de Clubes da modalidade.
Os interessados em participar na prova devem fazer a sua inscrição através do site da Federação de Triatlo ou através do email inscricoes@federacao-triatlo.pt .
A vila do Crato vai realizar uma evocação histórica dos 500 anos dos Esponsais de D. João III, através do evento “Bodas Reais”, a ter lugar nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro.
Durante três dias, a vila transforma-se para recriar as bodas reais de D. João III e D. Catarina de Áustria, um marco na história portuguesa ocorrido em 1525.
Este evento é uma celebração da identidade e tradição, trazendo à vida momentos remetentes à época, como: Recriações históricas e teatralizações que transportarão para o século XVI; cortejos reais e cerimónias que evocam o fausto das cortes renascentistas; espetáculos de música, teatro, danças palacianas e justas medievais; o Teatro de Fogo – As Bodas Reais e exposições, ambientação cénica e animação itinerante por toda a vila.
As candidaturas para os “Prémios Colaborador” do Politécnico de Portalegre, do ano de 2024, estão abertas até dia 31 de janeiro.
Com o objetivo de valorizar a atividade dos docentes e não docentes do Politécnico de Portalegre, com relevância para o desenvolvimento e o reconhecimento social da instituição, foram instituídos os “Prémios Colaborador”.
Trata-se de prémios de reconhecimento interpares, devendo os candidatos ser propostos pelos colegas – docentes e não docentes – consoante a categoria do prémio.
O Município de Alandroal vai ter ao dispor da população, na próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro, os consultores especializados da ADRAL para o esclarecimento de dúvidas sobre apoios ao desenvolvimento de negócios.
Este apoio empresarial vai decorrer no período entre às 10 e as 17 horas, no Edifício Sede do Município, na Praça da República.
A XXI MoraPesca, Feira de Artigos de Pesca Desportiva, acontece de 28 de fevereiro a 2 de março, no Pavilhão Municipal de Exposições de Mora.
Trata-se de uma organização do Município de Mora com apoio da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva e da 1ª Associação Regional de Pesca Desportiva de Rio.
“Mais uma vez iremos fazer a nossa feira da pesca, que vai contar com entrega de prémios, com concursos de pesca e tudo o que costumamos ter, igual aos anos anteriores. Vamos ver se conseguimos, penso que está tudo encaminhado, para depois em junho podermos ter um festival internacional de veteranos na nossa pista de Cabeção. Iremos proceder a alguma remodelação da pista para podermos acolher então mais pescadores e ser um evento a nível internacional. Este ano será o pontapé de partida para este evento”, revela a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço.
A MoraPesca é o ponto de encontro das maiores marcas de pesca desportiva. É nesta feira que os praticantes desta modalidade encontram as últimas novidades em equipamentos e tecnologias. O evento conta ainda com demonstrações e área de vendas.
Na passada segunda-feira, 20 de janeiro, realizou-se, no Palácio D. Manuel, em Évora, a cerimónia de entrega de certificados aos participantes da iniciativa “Jovens Embaixadores de Évora no Mundo”, referentes a este ano letivo.
A sessão contou com a presença de Pedro Costa, em representação do vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, de Costa da Silva, da Associação Évora 2027, de Mónica Palaio, da Universidade de Évora (UE), e de Bárbara Magalhães, da Erasmus Student Network.
A iniciativa “Jovens Embaixadores de Évora no Mundo”, promovida pela Câmara Municipal de Évora, visa mobilizar jovens que, no âmbito da sua formação, se deslocam para outros países ou vêm estudar para Évora em programas de mobilidade estudantil, durante períodos que podem variar entre três a 12 meses. O objetivo principal é promover e divulgar o património histórico, natural e humano de Évora em diversas partes do Mundo.
Com esta iniciativa, que certificou como embaixadores de Évora estudantes da universidade de Évora que vão agora estudar em estabelecimentos espalhados pela Europa, e alunos de diversa proveniência que prosseguiram os seus estudos na UE, a Câmara Municipal de Évora reconhece o papel ativo dos jovens na promoção internacional da cidade, reforçando o seu sentimento de pertença e incentivando a sua participação cívica.
À semelhança do que tem vindo a ser prática, a Câmara Municipal de Arronches volta a devolver, este ano, a totalidade dos 5% das receitas de IRS pago pelos munícipes.
No Alto Alentejo, Arronches é uma das três câmaras municipais a atribuir o máximo desconto possível de IRS aos seus munícipes, a par de Fronteira e Gavião. Ao todo, são 43 autarquias do país que decidiram, em 2025, devolver a totalidade desta receita de IRS aos moradores dos seus concelhos.
O desconto no IRS, ou taxa de devolução, trata-se da diferença entre a taxa máxima de 5% e a taxa de participação no IRS escolhida por cada município e divulgada ao Fisco todos os anos.
Já o IMI, revela o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, também se mantém “nas taxas baixas que é possível cobrar”. Com isto, a autarquia procura “dar mais alguma ajuda às famílias” e, no que concerne ao IMI em específico, “fomentar não só a reabilitação urbana, mas também a construção de novas habitações, para que as pessoas se possam fixar no concelho de Arronches”, justifica o autarca.
A Câmara Municipal de Elvas encontra-se a realizar uma intervenção no edifício sede da Associação Cultural e Desportiva da Belhó-Raposeira.
A empreitada tem como objetivo reabilitar o espaço e fazer a ampliação das instalações para responder às necessidades existentes, num investimento de 128 mil euros, e consiste em ampliar a sede construindo no seguimento do edifício existente, com as devidas interligações, uma cozinha e um salão principal multiusos para fazer face aos eventos e atividades que a associação promove.
Os trabalhos a efetuar constam de trabalhos correntes de construção civil, consistindo os trabalhos essencialmente em trabalhos de estrutura e elementos de betão armado, revestimentos correntes em paredes de alvenaria a construir, tetos e pavimentos, caixilharias, carpintarias, eletricidade, canalizações, rede de gás e sistema de combate a incêndios.