GNR recolhe raposa debilitada em Reguengos de Monsaraz

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), recolheu ontem, dia 21 de janeiro, uma raposa (Vulpes vulpes), no concelho de Reguengos de Monsaraz.

“Na sequência de um alerta a dar conta que uma raposa se encontrava debilitada, os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local, onde recolheram o espécime. De seguida foi efetuado o seu transporte para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), em Évora, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural”, revela Comando Territorial de Évora da GNR em comunicado.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Vila Viçosa foi palco de conferência sobre a Restauração da Independência

A Restauração da Independência foi esta quarta-feira, 22 de janeiro, mote para uma conferência, conduzida pelo Tenente General Lemos Pires e destinada, sobretudo a jovens estudantes, no Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa.

Tendo por base a História de Portugal, esta foi uma sessão que, acima de tudo, serviu para dar a conhecer a História de Portugal, numa fase muito importante para o país, na altura da aclamação da independência e restauração do reino, onde Vila Viçosa teve um papel fulcral através da Batalha de Montes Claros, em 1665. Elegendo como “uma das batalhas mais magnificas”, o orador admite que Portugal afirmou nesta altura a sua nacionalidade, ao derrotar o exército espanhol, considerado “o melhor exército do mundo”, sublinha o Tenente General Lemos Pires.

No decorrer da conferência, o orador procurou ainda fazer uma comparação entre as realidades do período entre 1640 e 1668 e os dias de hoje, no que diz respeito aos “valores, princípios, direitos, liberdades e garantias”, dando a conhecer aos mais jovens a noção de país e da sua defesa, evidenciando também o percurso que Portugal fez naquele período como “um exemplo para o mundo, um exemplo para nós e é um exemplo para hoje acreditarmos no futuro”.

Já o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, frisa a importância de “dar-se a conhecer de forma detalhada, a história do concelho aos mais jovens, como forma de memória e identidade, tal como também de preservação e compreensão do território”, admitindo também a “importância que esta e outras iniciativas de natureza histórica têm na estratégia da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO”.

Conferência sobre a Restauração de Independência que decorreu no Cinetreatro Florbela Espanca, com a presença do Tenente General Lemos Pires, em parceria com o Município e o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa .

MACE vai receber sessão de formação dedicada a profissionais da região EUROACE

A cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) vai receber, no próximo dia 30 e janeiro, uma sessão de formação, subordinada ao tema “Soluções Inovadoras com Técnicas Tradicionais para a Eficiência Térmica na Construção e Reabilitação de Edifícios: Técnicas, Materiais e Boas Práticas”.

A iniciativa, inserida no Projeto FEEnERT – Fomento à Eficiência Energética na Reabilitação de Edifícios Tradicionais, é direcionada a profissionais da região EUROACE, incluindo engenheiros, arquitetos, técnicos de reabilitação e representantes das autoridades locais e regionais, com o objetivo de capacitar e sensibilizar para a implementação de soluções inovadoras e sustentáveis na área da construção e reabilitação de edifícios.

Mais informação e programa completo no site da Areanatejo.

“Quintas de Encantar” de regresso à Biblioteca de Estremoz em fevereiro

O projeto “Quintas de Encantar” vai continuar, em 2025, em Estremoz, com as primeiras sessões a 13 e 20 de fevereiro.

A Biblioteca Municipal de Estremoz continua a promover a iniciativa “Quintas de Encantar”, oferecendo sessões de leitura animada e encenada, com livros, objetos e fantoches, dinamizadas pela animadora Dora Amaro.

Conquistar “pequenos” leitores passa por lhes transmitir a magia dos livros de uma forma lúdica, divertida e que os transporte para outros mundos, onde só as histórias os podem levar.

As marcações podem ser realizadas através do telefone 268 339 225 ou, presencialmente, na Biblioteca Municipal. As sessões realizam-se às 10h15 e 11h15, sendo destinadas a creches, pré-escolar e 1.º ciclo das escolas do concelho de Estremoz.

Noite de fados com vinho e petiscos em Borba no próximo sábado

No próximo sábado, dia 25 de janeiro, pelas 20h30, o fado volta à Casa Museu Interativa E.M. Rézio, em Borba.

Esta Casa Museu do Vinho de Talha vai receber os fadistas José Leal, Filipe Ladeiras, entre outros artistas da terra, acompanhados por António Barros na guitarra portuguesa e José Geadas na viola.

Para todos aqueles que queiram estar presentes, será servido jantar petisqueiro buffet e vinho no decorrer do concerto.
Sendo as vagas limitadas, o bilhete para assistir tem o valor unitário de 35 euros.

Todas as informações sobre o evento e reservas disponíveis aqui.

Concerto inaugural da “Cidade do Vinho 2025” em Estremoz com José Geadas

No âmbito da “Cidade do Vinho 2025”, os Município de Estremoz, Borba, Redondo, Vila Viçosa e Alandroal, com o lema “Vinhos da Serra D’Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!”, vão contribuir com uma série de eventos de forma a valorizarem a riqueza, a diversidade e as  características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, na paisagem, na economia, na gastronomia e no património.

Para tal, a cidade de Estremoz recebe o concerto de abertura, que estará a cargo do fadista José Geadas, no dia 15 de fevereiro, pelas 21h30 no Teatro Bernardim Ribeiro, para a apresentação do seu recente álbum “Outros Amores”.

Este concerto para além de integrar a agenda cultural da “Cidade do Vinho 2025”, também está inserido nas comemorações do Dia dos Namorados (através da iniciativa “Namorar em Estremoz”), em que o Município oferece um bilhete a um dos membros do casal, e os participantes terão ainda a oportunidade de realizar uma prova de vinhos.

Os bilhetes, com um custo unitário de 10 euros, estão disponíveis no Posto de Turismo de Estremoz e no Teatro Bernardim Ribeiro.

Trânsito cortado na estrada que liga Campo Maior a Degolados para remoção de camião

A Estrada Nacional 371, entre Campo Maior e Degolados, tem estado cortada ao trânsito, depois de ontem, 21 de janeiro, ao final da tarde, um pesado de mercadorias ter tombado na berma da via.

A estrada está cortada ao trânsito desde esse momento, sendo que os Bombeiros de Campo Maior informam que a circulação deverá ser possível, já a partir das 15 horas, após terminados os trabalhos de remoção da viatura da estrada.

Campo Maior: automóvel roubado à porta de casa do proprietário

Um automóvel ligeiro de passageiros foi roubado, esta quarta-feira, dia 22 de janeiro, em Campo Maior.

Trata-se de uma viatura de marca Audi (Allroad 3.0), com a matrícula 93-EM-19, de cor preta, que estava estacionada à porta de casa do proprietário.

A quem vir o automóvel ou que tenha alguma informação, o proprietário pede para que entre em contacto pelo 967 342 353.

Cine-Teatro de Borba alvo de obras de reabilitação

O Cine-Teatro de Borba, situado no interior do Castelo da cidade, está a ser palco de diversas reabilitações no seu interior, devido às exigências de renovação da licença por parte da IGAC – Inspeção Geral das Atividades Culturais, como também pelo facto de terem passado quase duas décadas desde da sua reinauguração, em junho de 2007.

Para tal, as intervenções no edifício foram desde da renovação das soleiras de portas e janelas, à implementação de uma nova central de incêndios, passando pela colocação de uma nova sinalética, a colocação de lugares na plateia para cadeiras de rodas, remoção de infiltrações no teto, o tratamento contra a formiga branca e a substituição do piso do palco e dos seus rodapés, sendo que algumas destas intervenções já estão concluídas. No final de janeiro serão substituídas as caixilharias das janelas e portas deste espaço.

Querendo manter os elementos construtivos mais relevantes, correspondendo às exigências atuais de conforto e comodidade, a Autarquia afirma que esta intervenção encontra-se numa fase avançada de obras, esperando que estejam concluídas em breve.

Avis associa-se às comemorações dos 80 anos da Estrada Nacional 2

O Município de Avis, que integra a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, associa-se às comemorações das oito décadas desta mítica estrada que atravessa 35 concelhos de Portugal.

Para tal, os viajantes da Rota da EN2 que visitem até ao dia 31 de maio o Centro Interpretativo da Ordem de Avis, têm a entrada gratuita, mediante a apresentação do respetivo Passaporte da Estrada Nacional 2. Para além do mais, os visitantes que carimbarem o Passaporte no Posto de Turismo irão receber uma lembrança para assinalar a sua passagem por Avis.

Esta iniciativa partiu do próprio Município com o objetivo de reforçar o convite à descoberta do património, das paisagens naturais, dos produtos locais e da gastronomia do Concelho de Avis.

Orçamento municipal de Arronches ultrapassa os dez milhões de euros pela primeira vez

Arronches tem, em 2025, um orçamento municipal de 11 milhões e 250 mil euros.

Tendo em conta os investimentos a serem feitos, trata-se de um orçamento que, pela primeira vez, ultrapassa os dez milhões de euros, revela o presidente da Câmara, João Crespo. O valor deste orçamento resulta “da perspetiva de se aproveitar, ao máximo, os fundos que estão disponíveis neste quadro comunitário, quer no Plano de Recuperação e Resiliência, quer no Portugal 2030”.

“Considerando que temos uma série de investimentos – alguns já em curso e outros que pretendemos lançar muito em breve – teríamos de ter um orçamento robusto, com este montante, de forma a acomodar a execução dos projetos que temos em carteira”, explica o autarca.

No que toca às grandes opções do plano, o autarca destaca a Estratégia Local de Habitação – já com contratos assinados num valor superior a um milhão de euros -, várias obras de reabilitação urbana, não só em Arronches, mas também nas freguesias rurais, a par dos projetos já em desenvolvimento, como é o caso do Parque Urbano de Esperança. A reabilitação do sistema de açudes e a criação de uma zona de lazer em Mosteiros, bem como algumas obras projetadas para Esperança são outras das intervenções que “justificam este orçamento”.

João Crespo explica ainda que, com este orçamento, a autarquia procura também manter e, em alguns casos, reforçar os seus apoios sociais. É o caso do Cartão do Idoso e do apoio à fixação de famílias jovens no concelho.

Mau tempo causa inundações nos concelhos de Elvas e Montemor-o-Novo

Devido ao agravamento do estado do tempo vivido nas últimas horas, causado pela depressão “Garoe”, a chuva e o vento acabaram por fazer alguns estragos, na região.

No concelho de Elvas, segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, foram registadas duas inundações, no Terreiro de João Domingues e na Rua Capela e Silva, na freguesia de Assunção. O alerta para as ocorrências foi dado entre as 6h30 e as 7 horas. As inundações não provocaram danos.

Já nos concelhos de Fronteira e Sousel foram registadas quatro quedas de árvores.

No que diz respeito ao distrito de Évora, de acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, em Montemor-o-Novo foi registada uma inundação, na sequência de um cano entupido na Quinta da Cruz. O alerta para a ocorrência foi dado às 00h10.

Todas as ocorrências estão resolvidas.

Portalegre: colisão em São Tiago provoca um ferido leve

Um ferido leve foi o resultado de um acidente, na tarde desta terça-feira, dia 21 de janeiro, em São Tiago, freguesia de Urra (Estrada Nacional 246 ao quilómetro 35), concelho de Portalegre.

O acidente resultou da colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um pesado de mercadorias. O alerta para a ocorrência foi dado às 16h25, sendo que a vítima, um homem de 22 anos, foi levado para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

Para o local foram mobilizados dez operacionais, entre Bombeiros Voluntários de Portalegre, GNR e Infraestruturas de Portugal, apoiados por quatro veículos.

CURPI de Campo Maior mantém viva tradição da matança do porco com almoço-convívio

A CURPI de Campo Maior mantém viva a tradição da matança do porco, este sábado, 25 de janeiro, com a realização de um almoço para todos os sócios, nas instalações da instituição.

Este já o 26º encontro deste convívio da matança do porco. “Antigamente fazia-se a matança do porco, agora já não, mas não queremos nunca deixar acabar esta tradição”, começa por dizer a presidente da instituição, Anselmina Caldeirão.

Já com cerca de cem pessoas inscritas para participar neste almoço, Anselmina Caldeirão adianta que serão servidas as habituais sopas de cachola, para além do entrecosto, as entremeadas e bifanas.

Depois de almoço, servido no salão da CURPI, haverá baile, com o Duo Musical C&R, na zona do bar. “Vai ser um dia bastante animado e esperamos que todos fiquem satisfeitos, porque, de facto, a CURPI está ativa. Queremos chamar o número de pessoas de Campo Maior a visitar a nossa instituição, temos algumas aulas novas na Academia Sénior e o nosso grande foco é, realmente, combater a solidão das pessoas mais idosas”, acrescenta.

As inscrições para este almoço vão manter-se abertas até sexta-feira. “Conseguimos sempre arranjar mais um lugar ou outro, mas pedimos que, quem estiver interessado, que faça a sua inscrição o mais depressa possível”, remata a responsável.

Com concerto este sábado em Estremoz, Jorge Goes dedica-se em exclusivo à música em 2025

O elvense Jorge Goes vai dedicar-se, a tempo inteiro, em 2025, à música, promovendo o seu último álbum de fado canção, “Essências”, para além de duas novidades.

“Vou apresentar um espetáculo novo, que é um tributo ao Júlio Iglésicas, que é um cantor que eu admiro bastante. Estamos a preparar a banda, estamos a preparar tudo”, começa por dizer o artista. Também em 2025, Jorge Goes vai estar a trabalhar num projeto com os Manouchka. “É um projeto de fado manouche, que é um gispy jazz, que foi inventado por Django Reinhardt, um músico extraordinário francês cigano, que, ao não ter dois dedos numa mão, inventou ele uma própria maneira de tocar”, revela.

Quanto ao álbum “Essências”, vai ser apresentado já no próximo sábado, dia 25 de janeiro, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, pelas 21h30. Neste espetáculo, em que faz uma viagem entre Lisboa e o Alentejo, Jorge Goes vai apresentar os 13 temas do álbum, entre outros temas do disco anterior, “Fado Novo Fado Velho”, num concerto de 90 minutos.

Em palco, o artista estará acompanhado pela sua banda: Nuno Cirilo, na guitarra portuguesa; Jorge Clérigo, na viola de fado; Filipe Larsen, no baixo; Mário Lopes, na bateria; e José Liaça, no acordeão e piano. Terá ainda como convidados de honra neste espetáculos os Amigos Cantadores de Cante Alentejano do Redondo, que vão interpretar em dueto com Jorge Goes o tema “Compasso Alentejano”, para além de algumas modas alentejanas.

“Essências” conta com produção de Filipe Larsen, coprodução de José Cid e Jorge Goes, sendo um disco Antena1, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores, GCI Media, Grande Hotel do Luso, Golita e Município de Elvas. Neste disco, que conta com as participações especiais de José Cid, Vitorino e os Amigos Cantadores de Cante Alentejano do Redondo, Jorge Goes tem oito composições e uma letra. O disco tem também letras e composições de Tozé Brito, Mário Rainho, José Cid, Mário Mata, Manuel Alegre, Daniel Gouveia, José Fernandes Castro, Alberto Franco, Carlos Baleia e Francisco Rasquilha. O disco foi gravado entre 2022 e 2023 e apresentado na Casa do Alentejo, em Lisboa, em outubro de 2023.

Ao todo, Jorge Goes conta com quatro discos gravados: dois de Jazz e dois de Fado. É também, desde 2013, diretor artístico do festival “ArtJazz Festival”, com nove edições realizadas em Elvas e uma em Ponte de Sor.

Os bilhetes para o concerto de sábado encontram-se à venda na Bilheteira Online, no Posto de Turismo de Estremoz e no Teatro Bernardim Ribeiro, onde também será possível adquirir o álbum “Essências”.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 98 milhões de euros

O sorteio do Euromilhões desta terça-feira, dia 21 de janeiro, não teve totalistas, sendo que na próxima sexta-feira vai estar em jogo um jackpot no valor de 98 milhões de euros.

Um segundo prémio de mais de 121 mil euros saiu a cinco apostadores no estrangeiro. Outros seis jogadores, um com aposta registada em Portugal, foram contemplados com o terceiro prémio, no valor de 23 mil euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 6, 8, 14, 27 e 41 e as estrelas 4 e 5.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.