Candidaturas ao Programa de Apoio às Associações e Coletividades de Borba até 15 de fevereiro

Estão abertas as candidaturas ao Programa de Apoio ao Associativismo Cultural, Recreativo e Juvenil do Município de Borba (PAAC), até ao dia 15 de fevereiro de 2025.

As associações que se pretendem candidatar devem ter por base o Regulamento de Apoio ao Associativismo Cultural, Recreativo e Juvenil do Município de Borba que define os tipos de apoio, o procedimento para a sua concessão e os seus critérios de atribuição por parte do Município de Borba às Associações, Coletividades e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou outras pessoas coletivas sem fins lucrativos do concelho.

Pode consultar o regulamento e o formulário de candidatura aqui.

Corte no abastecimento de água no Bairro de Santo Onofre esta segunda-feira

O bairro de Santo Onofre, em Elvas, irá sofrer um corte no abastecimento de água, esta segunda-feira, dia 20 de janeiro, previsivelmente entre as 8 e as 13 horas, informa a Aquaelvas.

Esta interrupção, faz saber ainda a empresa, deve-se “à necessidade de reparação de uma avaria em um dos prédios que constituem o aglomerado. A reparação da respetiva avaria é da responsabilidade dos condóminos, da qual a Aquaelvas se encontra alheia”.

“O Elvas” venceu em Cantanhede 3-2 diante d’ “Os Marialvas”

Deslocação vitoriosa de “O Elvas” ao distrito de Coimbra, onde venceu “Os Marialvas”, por 3-2 e soma agora 36 pontos, mais seis que o Peniche que venceu e mais 10 que o Arronches e Benfica que empatou.

”Os Marialvas” marcaram logo aos 9 minutos por Zé Gato, mas aos 26 minutos, o Capitão Luís Carlos fez o empate e aos 33, Djalo deu a volta para 2-1 para “O Elvas”. De penálti, aos 44 minutos, Gabriel fez o empate.

Na segunda parte, foi o novo jogador dos azul e ouro Gonçalo Cabral (ex:Lusitânia do Açores) que acabado de entrar fez um golão desde o meio campo, estabelencendo o resultado final, 3-2 favorável à equipa de Pedro Hipólito.

Redondo: Caminheiros da Casa do Povo de Freixo celebram 13º aniversário dia 1 de fevereiro

Os Caminheiros da Casa do Povo de Freixo, no Redondo, celebram o seu 13º aniversário no dia 1 de fevereiro. As comemorações vão ter lugar no Salão de Festas do Redondense Futebol Clube (junto ao campo de futebol do Calvário).

Neste dia os participantes vão usufruir de uma caminhada (Grande Rota do Montado), às 8h30, seguida, de um almoço comemorativo às 13h.

A confirmação da participação na caminhada e almoço deverá ser feita até dia 28 de janeiro, para o email: ccpfreixo@gmail.com, ou do contacto: 965 235 564.

Raquel Trabuco e Bruno Paixão venceram 31ª Corrida das Linhas de Elvas

A atleta elvense Raquel Trabuco, em representação do Beja Atlético Clube e Bruno Paixão, do Grupo Desportivo Três Santos Populares, foram os vencedores absolutos da 31ª Corrida das Linhas de Elvas, realizada na manhã deste domingo, 19 de janeiro.

Por equipas trunfou o Barbaris Team de Barbacena, com a Associação Desportiva Ialbax de Elvas na segunda posição e o Atletismo Clube de Portalegre a subir ao terceiro lugar do pódio.

A prova principal, na extensão de 7,5 quilómetros, ligou o Padrão do sítio dos Murtais ao Estádio de Atletismo, numa iniciativa do Município em parceria com o Clube Elvense de Natação, no âmbito das comemorações do 366° aniversário da Batalha das Linhas de Elvas.

Além da corrida realizou-se a 19ª Caminhada das Linhas de Elvas, no mesmo percurso, enquanto a pista do Estádio Municipal de Atletismo acolheu as provas destinadas aos escalões mais jovens, de benjamins a juvenis, num total de duas centenas e meia de participantes, portugueses e espanhóis.

Atletas do Karate Moto Clube Alentejano de Elvas com agenda preenchida para os próximos meses

O Karate Moto Clube Alentejano de Elvas já tem disponível o calendário de eventos em que os karatecas vão participar nos próximos meses.

O primeiro evento está marcado para dia 8 de Fevereiro, no Torneio de Karate Ourique; no 15 de Fevereiro, os karatecas vão participar no Open Kids Valongo; já no 22 de Fevereiro, no Open  Karate Juvenil Alcabideche; dia 23 de Fevereiro, no Karaté Total –Porto (Associação de Karate do Porto e CKSGaia); dia 8 de Março, no Open de Karate de Odivelas; dia 15 de Março, no Estágio Nacional de Karate Shotokan (A.K.PORTO), em Fátima; dia 22 de Março, fase regional da zona centro norte do campeonato nacional de Karate (FNKP) Iniciados e Juvenis, (a cargo de Mariana Baltazar, quinta classificada no Nacional 2024 na sua categoria); dias 3 e 4 de Maio, no Campeonato Nacional (FNKP), dia 17 de Maio, no Torneio Nacional AKPorto, e, por fim, dias 24 e 25 de Maio, na Liga Karate.

Apesar destas provas estarem confirmadas, podem, eventualmente, surgir ainda outras iniciativas ao longo dos próximos meses.

Para além destes eventos, os karatekas do Karate Moto Clube Alentejano de Elvas, já participaram nesta época de 2024 /2025 no estágio de Natal da AKP. Neste treino de sensibilização, participaram as mães dos atletas, sob a temática “Outubro Rosa”, e a karateka Mariana Baltazar, em trabalho da seleção regional centro norte da FNKP.

Apresentação do Centro de Inovação Social do Alto Alentejo em Portalegre

No próximo dia 22 de janeiro, pelas 14h30, terá lugar a apresentação do CISAA – Centro de Inovação Social do Alto Alentejo, em Portalegre, no auditório da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Tendo como objetivo dinamizar a inovação social e empreendedorismo de impacto feito no Alto Alentejo, este projeto resulta da cooperação estabelecida no âmbito do Laboratório de Inovação Social do Alentejo (LISA).

Este projeto conta com o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Padre António Vieira como entidades implementadoras, tendo parcerias com a Cooperativa Operária Portalegrense e a Cáritas Diocesana de Portalegre e Castelo Branco, para além das entidades financiadoras como a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e o Portugal Inovação Social.

Mora: Cabeção prova o Vinho Novo de Talha no próximo fim de semana

A 28ª edição da Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção, no concelho de Mora, vai ter lugar de 24 a 26 de janeiro.

O programa do evento, promovido pela Câmara Municipal de Mora, contempla, entre outras atividades, a Rota das Adegas e a Prova do Vinho, no Pavilhão Gimnodesportivo da freguesia, com a presença dos produtores locais.

“Nós vamos ter, como já é habitual, a prova do vinho na sexta-feira, com pessoas especializadas na área, que depois irão fazer a classificação de qual é o melhor vinho de talha de Cabeção. E este ano temos uma novidade, na sexta-feira, que é o lançamento de um livro por um escritor, onde vai documentar todo o processo do vinho da talha, desde a vindima até aquele néctar estar pronto para nós podermos provar. É uma novidade, é um livro muito enriquecedor, que vai estudar todo este processo e que vai enriquecer, portanto, também o nosso património do vinho e das talhas que têm anos e anos”, começa por revelar a presidente da Câmara, Paula Chuço.

No evento, estarão a participar “cerca de oito a nove adegas”.  “Temos algumas que estão a fazer alguma requalificação, mas que neste momento ainda não estão preparadas para acolher este evento. Talvez para o próximo ano possamos contar com mais algumas e esperamos bem que sim”, acrescenta a autarca.

“No sábado, temos o ponto mais importante, que será a partir das 10 horas, a rota das adegas, em que são criados alguns grupos, e os grupos irão às adegas, vão visitar três adegas, vão ouvir a história de cada uma, como se processa o vinho, vão comer alguns dos petiscos também aqui da zona, acompanhado pela prova do vinho novo de talha. A acompanhar temos sempre alguma animação e depois da parte da tarde, a partir das 16 horas, abrimos o pavilhão também para degustar e para provar o vinho da talha. Nesse pavilhão costumamos também ter sempre produtos regionais. O que nós pretendemos é dar a conhecer o nosso vinho da talha e neste caso associamos também à gastronomia”, remata Paula Chuço.

Candidaturas abertas ao Prémio Carreira Alumni do Politécnico de Portalegre

As candidaturas ao Prémio Carreira Alumni – edição de 2024 estão abertas até dia 31 de janeiro.

Este prémio foi instituído pela presidência do Politécnico de Portalegre, com o objetivo de destacar o trajeto profissional dos diplomados do Politécnico de Portalegre e o seu contributo para a sociedade.

Os candidatos podem ser autopropostos, assim como sugeridos por qualquer pessoa. Este reconhecimento público abrange os graduados no Politécnico de Portalegre, há dez ou mais anos.

As candidaturas podem ser feitas a partir do formulário disponível.

O nome do/a vencedor/a do Prémio Carreira Alumni será conhecido no próximo dia 28 de fevereiro, por ocasião do evento “Politécnico de Excelência”.

“O Elvas” joga esta tarde em Cantanhede com “Os Marialvas” com ligação à história

O atual sexto classificado do Campeonato de Portugal, Serie C, “Os Marialvas”, com 19 pontos, recebe esta tarde, no seu campo em Cantanhede, “O Elvas”, líder isolado com 33 pontos.

Para além da ligação desportiva, entre Elvas e Cantanhede há a ligação de 1659, da Batalha das Linhas de Elvas, onde o comandnate das tropas portuguesas foi D. António Luís de Menezes, Conde de Cantanhede e Marquês de Marialva.

O nome do clube que esta tarde defronta os azul e ouro vem da denominação “mariálvica”, derivada do título brasonado de D. António Luís de Menezes, Conde de Cantanhede e Marquês de Marialva, General que comandou as tropa portuguesas na Batalhas de Linhas de Elvas, comemorada esta semana, e Montes Claros (Borba), nascido em Cantanhede e que o clube assinala esta sua figura histórica, uma nobre personagem das guerras da Restauração de Portugal. 

Fronteira: Resistência 6H TT com inscrições abertas para classe de Quads até terça-feira

A Resistência 6H TT vai ter lugar nos dias 25 e 26 de janeiro, em Fronteira. Este evento de Todo o Terreno conta com a organização do Circuito Cego MX Vila de Fronteira. As inscrições para a categoria de Quads estão abertas até terça-feira, dia 21 de janeiro.

Esta prova para motos em circuito fechado com uma distância de aproximadamente 7,5km, será composta por equipas de dois elementos cada um com o seu veículo.  

​Nestas seis horas de resistência, os integrantes “podem participar a solo ou em equipas”, segundo explica Flávio Neto, presidente do Circuito Cego TT, sendo que “cada uma das classes vai ter valores monetários em disputa”.

A prova com aproximadamente 7,5km, nos dias 25 e 26 de janeiro, com começo em ambos os dias às 7h, vai ter lugar na zona industrial de Fronteira, “onde também é realizada a mítica prova de todo o terreno das 24H de Fronteira”, refere Flávio Neto.

As inscrições para a prova de sábado, dia 25 de janeiro, já se encontram encerradas, sendo que apenas permanecem abertas as inscrições para a prova de domingo, dia 26 de janeiro. Com apenas três dias de abertura ao público, as inscrições para as classes Moto Equipas e Moto Solo esgotaram. Para Flávio Neto, esta é “uma sensação muito boa, porque estão 150 pessoas inscritas”, mas ao mesmo tempo “ingrata”. “Infelizmente tivemos que dizer a algumas pessoas que já era possível aceitarmos mais inscrições, porque não queremos nunca descurar da segurança da prova”, realça.

No entanto, as inscrições para a prova de domingo, na classe dos Quads, continuam abertas até dia 21 deste mês. As inscrições online podem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível no site do Circuito Cego MX.

Câmara de Campo Maior vai tornar mais cómodo o auditório do Centro Cultural

O auditório do Centro Cultural de Campo Maior vai ser alvo de uma remodelação, com a substituição de todas as cadeiras do espaço.

Com vista a tornar aquele espaço mais cómodo e confortável para todos aqueles que ali assistem aos mais diversos espetáculos, o investimento feito nesta intervenção, revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha, situa-se “entre os 70 e os 75 mil euros”.

“Vamos substituir as cerca de 210 cadeiras do espaço, que já apresentavam algumas lacunas, também no sentido de dar mais condições àqueles que visitam o Centro Cultural. Eram cadeiras muito boas à data em que o Centro Cultural foi feito, mas o Centro Cultural já fez 21 anos e elas já precisavam de alguma manutenção, porque estavam constantemente a partir-se”, explica o autarca. A garantia, no final, é de um “um espaço quase de sofá”.

Sem datas ainda previstas para o início da intervenção, Luís Rosinha explica que a intenção é que esta venha a realizar-se numa “altura em que não haja muitos eventos culturais”. “Tentaremos faze-lo no menor espaço de tempo possível e numa altura em que possamos estar fechados, sem condicionar muito a agenda cultural municipal”, remata.

Elvas: nova temporada de “A Música Encanta o Património” arranca este domingo em local “inédito”

Tem início, este domingo, 19 de janeiro, uma nova temporada do ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”, uma iniciativa da Câmara Municipal e da Academia de Música de Elvas.

Este primeiro espetáculo, com o Busker String Quartet, tal como revela o diretor da Academia de Música, Luís Zagalo, realiza-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um local inédito no contexto desta iniciativa. “É um espaço absolutamente fabuloso, muito bonito e icónico, quer do ponto de vista da sua beleza intrínseca, quer, obviamente, pela circunstância de ser o local onde decisões fulcrais, para a vida da nossa comunidade, são tomadas”, assegura. Acreditando que muitos elvenses ainda não tenham tido a oportunidade de conhecer o Salão Nobre “in loco”, Luís Zagalo revela que essa foi uma das razões da escolha daquele espaço para este espetáculo.

Quanto ao espetáculo, o diretor da Academia de Música revela que o quarteto de cordas Busker String irá apresentar ao público temas de bandas sonoras de filmes icónicos como o “Senhor dos Anéis” e “The Hobbit”. “É um programa que tem sido bastante apreciado na digressão que têm realizado”, garante o responsável, dando conta que o repertório “combina e consagra vários momentos, quer da música, quer da própria vida e obra que estão reportadas nos filmes e nos autores”.  

Neste concerto, ao quarteto, junta-se Sílvia Chávez, uma cantora que se tem dedicado à música celta e irlandesa, que “acrescenta a sua voz a alguns momentos que foram escolhidos para o efeito, no decurso do concerto que será apresentado”.

A iniciativa, que alia a música à promoção do rico património arquitetónico da cidade, conta com entrada livre. O início do espetáculo, este domingo, está marcado para as 18 horas.