“Kraven: O Caçador” é o filme em exibição, na noite desta sexta-feira, 17 de janeiro, a partir das 21h30, no Auditório São Mateus, em Elvas.
Kraven é um homem cuja complexa relação com o seu cruel pai, Nikolai Kravinoff, o transporta para um caminho de vingança com consequências brutais, motivando-o a tornar-se não só o maior caçador do mundo, mas também um dos mais temidos.
Os bilhetes para o filme de ação, para maiores de 14 anos, encontram-se à venda na Ticketline e meia hora antes da sessão, no Auditório São Mateus.
O VII Festival dos Grous teve início no dia 15 de janeiro com atividades dirigidas à comunidade escolar. Integrado no programa Eco-Escolas, em conjunto com os colaboradores do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) e com os membros do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), o Centro Ambiental do Xévora recebeu os alunos do pré-escolar do CEAN para a realização de um conjunto de atividades e de um percurso sensorial pela natureza.
À procura dos seus amigos duendes pelos caminhos de Ouguela, as crianças foram aprendendo algumas curiosidades sobre os Grous e tentaram vê-los através dos instrumentos adequados.
No mesmo dia, o Clube de Ciência do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, os alunos da Academia Sénior da CURPI e os Utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia foram até à Ermida de São Pedro assistir à colocação de 12 caixas ninho para Chapins-azuis e outros passeriformes, tendo esta atividade como objetivo a sensibilização para a conservação ambiental do concelho. Neste sentido, com estas instalações será possível no futuro estudar a ocupação das mesmas e promover encontros intergeracionais.
Já no dia 16 de janeiro, para os alunos do 5.º ano do CERN, no Centro Cultural de Campo Maior foi projetado o filme “Montado, o Bosque do Lince Ibérico”, dedicado à biodiversidade e ao que se esconde na tranquilidade do montado. Esta sessão teve ainda a participação dos utentes do Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior e do Lar do Cofre de Vila Fernando.
O VII Festival dos Grous é uma iniciativa do GEDA em parceria com o Município de Campo Maior, enquadrado no projeto Eurobird, apoiado pelo Interreg através do FEDER, em período pós-financiamento.
A Biblioteca Municipal de Monforte festejou o seu 30º Aniversário no dia 10 de janeiro, tendo convidado as crianças da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho e os alunos da Universidade Sénior de Monforte, a cantar parabéns e soprar as velas.
Como forma de festejo todos os convidados puderam, divididos em grupos, assistir ao longo do dia ,à atividade “Uma Casinha de Ratos”, dinamizada pela escritora e contadora de histórias Ana Rita Janeiro, que muito animou os presentes.
O executivo do Município de Monforte esteve presente, acompanhado pela dirigente da Unidade Orgânica Administrativa, Jesus Duarte, tendo-se juntado a Vitória Medalhas, a responsável pela Biblioteca, e aos funcionários afetos a esse serviço, assistindo ao desenrolar das diversas atividades.
A Câmara Municipal de Vila Viçosa tem abertas, até às 16h30 da próxima quinta-feira, 23 de janeiro, as inscrições para o Programa “Férias Divertidas – Fim de Semestre”.
As inscrições podem ser feitas presencialmente no Balcão Único da Câmara Municipal ou online através do Balcão Único Eletrónico, sendo obrigatória a entrega da declaração da entidade empregadora com o horário de trabalho e período de férias dos representantes legais.
Este programa que se destina a crianças dos 6 aos 12 anos, terá uma limitação máxima de 80 participantes e irá decorrer entre os dias 29 e 31 de janeiro, no horário das 8 às 18 horas, na Escola EB1 do Carrascal, em Vila Viçosa.
À semelhança do que acontece no decorrer do ano letivo em vigor, este programa contempla serviço de refeições aos alunos, sendo o preço das mesmas idêntico ao período escolar. Já o lanche da manhã e da tarde são da responsabilidade dos participantes.
A PSP deteve ontem, 15 de janeiro, um homem de 38 anos, suspeito do crime de recetação e tráfico de estupefacientes, por volta das 15 horas, na Praça da República de Elvas.
A detenção aconteceu depois os polícias da Divisão Policial de Elvas do Comando Distrital de Portalegre da PSP terem dado cumprimento a um mandado de busca e apreensão, na sequência de uma investigação por crimes contra a propriedade ocorridos na cidade de Elvas, em 2024. Dessa investigação, revela a PSP em comunicado, tinha já resultado a detenção de três cidadãos, “aos quais lhe foi aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva, no dia de ontem”.
Ao indivíduo ontem detido, a PSP apreendeu “vários objetos suspeitos de serem provenientes de ilícitos criminais (furtos) que eram entregues ao suspeito em troca de produto estupefaciente”. Foram também apreendidas 47 doses de haxixe e vários objetos utilizados na preparação e acondicionamento do mesmo.
O detido recolheu às celas de detenção e será posteriormente presente ao Tribunal Judicial de Elvas, para ser ouvido em 1º interrogatório judicial para aplicação das respetivas medidas de coação.
A Universidade Sénior de Monforte (USM), fundada e gerida pelo respetivo Município, comemorou o seu 12º aniversário, no CEFUS (Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior), num convívio que juntou professores, alunos, o respetivo coordenador, Manuel Pedras, e o executivo do Município de Monforte.
O convívio decorreu na passada segunda-feira, dia 13 de janeiro, de modo a celebrar-se também o aniversário da atividade “À conversa com…”, que se realiza regularmente, em que uma figura pública vai até Monforte falar da sua vida profissional e pessoal. O convidado neste duplo festejo foi Carlos Alberto Moniz, um dos maiores símbolos da música popular portuguesa da sua geração, com grande prestígio nacional e internacional, que proporcionou uma tarde de grandes conversas e histórias entre todos os presentes.
Inaugurada oficialmente no dia 4 de janeiro de 2013, a Universidade Sénior de Monforte conta com cerca de 60 alunos matriculados gratuitamente e com 13 disciplinas lecionadas por professores voluntários, sendo elas: Atelier de Azulejo (Sérgio Batista), Atelier de Estanho, Técnica de Guardanapo e Decupagem (Fátima Vitorino), Música e Cantares (Manuel Bagorro), Comunicação e Imagem (Manuel Garcia e Vitória Medalhas), Ginástica/Dança/Hidroginástica (Inês Pataca), História e Museologia (José Inácio Militão), Informática (António Mendes e José Rasquinho), Inglês (Rui Barradas), Italiano (Rossana Gatti), Pintura (Kátia Gomes), Saúde (Aldina Rasquinho, João Dias e Sandra Ideias), Teatro (Manuel Pedras) e Turismo e Lazer (Rui Barradas e Teresa Cunha).
A Plural e a TVI continuam em Elvas a gravar várias cenas de exteriores da nova novela “A Protegida”, protagonizada por Matilde Reymão, em que a jovem atriz dá vida a uma chef de cozinha.
A par de Matilde Reymão, esta nova aposta da ficção do canal de Queluz de Baixo conta também com as participações, entre outros, de Diogo Morgado, Fernanda Serrano, Alexandre Lencastre, Paulo Pires e Pedro Sousa. Os atores têm partilhado, nas redes sociais, algumas imagens de bastidores, sendo que, durante o fim de semana, foi no Lagar Museu do Palácio Visconde d’ Olivã, em Campo Maior, que gravaram algumas cenas da novela. O Forte da Graça, em Elvas, tem servido de pano de fundo para as filmagens.
Entretanto, já hoje, 16 de janeiro, a partir das 18 horas, informa a Câmara Municipal de Elvas, não será possível estacionar na Parada do Castelo, na zona de terra batida do Baluarte do Príncipe e no Largo de Alcáçova, sendo que amanhã, dia 17, devido às gravações, “não será possível circular na Rua das Beatas, assim como na Travessa de Alcáçova, entre o depósito de água do Largo de Alcáçova e a Rua das Beatas, e entre a Rua das Flores e o Arco da Calçadinha do Castelo, entre as 07h30 e as 13h00”, faz saber a autarquia.
“Agradecemos desde já a colaboração de todos os residentes e apelamos à compreensão para estes constrangimentos, importantes para o concretizar deste projeto e que será uma mais-valia para a divulgação e promoção da nossa cidade, a nível nacional e internacional”, diz ainda a Câmara Municipal.
O projeto “Unidos Sem Barreiras”, da Fundação UNITATE, foi selecionado como um dos dez finalistas do Prémio “Futebol Para Todos”, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol no âmbito do programa UEFA HatTrick FSR. Esta distinção “sublinha o impacto social e inclusivo do projeto, que utiliza o futebol como ferramenta para combater a discriminação e promover a inclusão social”, refere a UNITATE em comunicado.
Com uma visão “arrojada e inclusiva”, o “Unidos Sem Barreiras” propõe a criação de uma academia de futebol adaptada, abrangendo os concelhos de Vila Viçosa, Borba, Alandroal e Redondo. Através de treinos regulares, torneios inclusivos e capacitação técnica de profissionais, o projeto “visa integrar jovens com deficiência na prática desportiva, promovendo o seu desenvolvimento motor, emocional e social, enquanto reduz o isolamento e fomenta o convívio comunitário”.
Além disso, esta iniciativa “contempla campanhas de sensibilização para a inclusão social e a elaboração de relatórios que monitorizem o impacto do projeto, garantindo a sua continuidade e replicação em outras comunidades”.
A votação pública para eleger os projetos vencedores está aberta até ao próximo dia 21 de janeiro, sendo que os interessados em votar no “Unidos Sem Barreiras” podem fazê-lo aqui. A cerimónia de anúncio dos vencedores terá lugar na Cidade do Futebol, a 31 de janeiro.
A Coletivo Artístico 7350 desenvolveu uma nova coleção de selos de Elvas, que já se encontra disponível para aquisição. Os interessados podem obter os selos dirigindo-se à bilheteira do Cineclube de Elvas ou através dos meios habituais de contacto.
Esta coleção é composta por sete selos autocolantes que retratam alguns dos mais emblemáticos ícones do património elvense, nomeadamente a Ronca, o Aqueduto da Amoreira, uma Guarita, as Portas de São Vicente, a Ponte da Ajuda, o Forte da Graça e o Ladrilho da Praça da República.
Os selos podem ser colados em qualquer lugar, tornando-se uma excelente forma de iniciar ou enriquecer uma coleção pessoal ou até mesmo oferecer uma recordação especial.
Esta coleção será renovada anualmente, permitindo aos colecionadores acumular uma peça de cada vez e manter viva a memória do património local.
A coleção de 2025 foi criada pela artista Daniela Matos, numa iniciativa da Associação Coletivo Artístico 7350, com o objetivo de materializar o rico património de Elvas num objeto que reflita a identidade gráfica da Associação, o selo, perpetuando a memória de Elvas de uma forma criativa e acessível.
O Parlamento Europeu escolheu, recentemente, a portuguesa Teresa Anjinho para o cargo de provedora de justiça europeia.
Teresa Anjinho é especialista em direitos humanos e investigadora, membro do Comité de Fiscalização do Organismo Europeu de Luta Antifraude. Anteriormente, foi secretária de Estado da Justiça e provedora-adjunta de Justiça de Portugal.
Depois da aprovação pelo Parlamento, a nova provedora de justiça europeia assumirá funções após uma cerimónia de juramento, marcada para 27 de fevereiro, no Tribunal de Justiça da União Europeia, para um mandato de cinco anos.
A eleição de Teresa Anjinho para o cargo é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, onde Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, explica o papel do provedor de justiça europeia. Para ouvir no podcast abaixo:
É já no próximo sábado, dia 18 de janeiro, pelas 22 horas, que se irá realizar o tradicional Baile de São Sebastião, no Pavilhão Multiusos de Barbacena.
O baile, com entrada gratuita, contará com animação a cargo do organista Jorge Gomes, que promete uma noite repleta de música e alegria, onde as tradições serão, mais uma vez, celebradas, fortalecendo assim os laços desta freguesia do concelho de Elvas.
Este evento, que nos últimos anos tem sido revitalizado pela Comissão de Festas da Associação Barbaris BTT Team, é também uma oportunidade única para reviver memórias e criar novas recordações ao som de músicas tradicionais.
A Câmara Municipal de Estremoz tem abertas candidaturas às Bolsas de Mérito para alunos do Ensino Superior até dia 7 de fevereiro.
De acordo com a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira, “as candidaturas abriram este ano mais tarde (por norma abrem em setembro ou outubro), devido a duas alterações do regulamento para atribuição das Bolsas de Mérito”. “Sentimos que, ao longo dos dois anos que o regulamento esteve em vigor, precisava de melhorias”, adianta a autarca.
O objetivo passa por “atribuir bolsas de mérito e o reconhecimento é, precisamente, pelo mérito dos alunos”, refere Sónia Caldeira. No entanto, o Município percebeu que havia estudantes do ensino superior que “tinham mais dificuldades em alcançar o parâmetro relativo à média, devido à mesma estar muito alta”, por isso, a média, anteriormente, exigida de 16 valores baixou, no atual regulamento, para 14 valores.
Verificou-se ainda que o limite de rendimento anual, previsto como critério de seleção, se revelou impeditivo da entrega de todas as bolsas previstas para atribuição, por “não existirem candidatos suficientes a reunir esse mesmo critério, passando agora a funcionar como primeiro critério de desempate” e ficando prevista a média como critério principal de seleção. “Queremos distinguir todos os alunos que tenham mérito, independentemente da sua condição social”, realça a autarca.
Com a alteração destes dois fatores, Sónia Caldeira, acredita que “mais estudantes estremocenses efetuem a candidatura à Bolsa de Mérito”.
A candidatura às Bolsas de Mérito, até dia 7 de fevereiro, deverá ser formalizada mediante o preenchimento de um formulário de candidatura que está disponível nos Serviços On-line da Câmara Municipal de Estremoz ou no Setor de Desenvolvimento Social do Município. A lista de atribuição das bolsas será divulgada através de edital, em março, no sítio institucional do Município e nos lugares de estilo. Mais informações disponíveis no site do Município de Estremoz.
Depois de um ano em stand by, o CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social) de Campo Maior está de volta ao ativo, para mais quatro anos de atividade.
Com “muita vontade de fazer mais e melhor”, em prol dos desempregados, dos migrantes, das famílias mais vulneráveis e da comunidade de etnia cigana, o trabalho do CLDS, explica a coordenadora, Maria Manuel Valentim, nesta sua quinta geração, e com a mesma equipa de sempre, arrancou a 2 de dezembro.
Assegurando que do trabalho do CLDS, iniciado em 2013, já se alcançaram “algumas conquistas”, a responsável garante que é necessário dar-lhe continuidade, com vista “à mudança de atitudes”, afirmando que ainda se encontram “muito enraizadas e há que mudar, aos poucos”.
O CLDS-5G de Campo Maior, garante Maria Manuel Valentim, vai continuar a implementar os programas que obtiveram sucesso no passado, nomeadamente com a metodologia do programa de empregabilidade “Pro-Move-Te”, ensinando os jovens que estão prestes a entrar no mundo do trabalho, e os desempregados a integrarem-se. “Fazemos essa preparação e damos as ferramentas necessárias, para ser mais fácil a reinserção no mundo laboral”, assegura.
Ainda para os jovens que queiram ocupar os seus tempos livres, segue-se uma nova abordagem a partir do voluntariado, com o Movimento de Cidadania Jovem. Isto porque “até aos 12 anos, existem os ATL’s, mas a partir dos 13 anos já não há resposta”, sublinha. Assim sendo, os jovens a partir dos 13 anos poderão ter novos conhecimentos através do voluntariado nas IPSS’s, que considera ser “uma forma de conhecerem as instituições do concelho, verem o seu trabalho e o seus potenciais”, como forma de abrir horizontes na sua vida estudantil e, quem sabe, profissional.
Contando desde 2013 com o Coração Delta como entidade coordenadora, o CLDS-5G promete fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar o concelho de Campo Maior.
A Câmara Municipal de Elvas tem já disponível, para consulta, a lista definitiva de candidatos a Bolsas de Estudo para o Ensino Superior e Cursos Técnicos Superiores Profissionais.
A lista pode ser consultada na página de Facebook do Município de Elvas (ver aqui).
O Clube do Diabético de Elvas promete transformar, na noite deste sábado, 18 de janeiro, o Cine-Teatro Municipal numa verdadeira taberna, onde o fado se fará ouvir.
Dando conta que a entrada nesta noite de fados é feita mediante pagamento voluntário, o presidente da direção da coletividade, Carlos Pinto, explica que esta é uma das iniciativas programadas para este ano, em que o clube celebra o seu 30º aniversário. “Vamos ter várias iniciativas, ao longo do ano, e uma delas é esta noite de fados. Vamos promover esta noite de fados de uma forma graciosa, para todos os sócios e amigos do clube que assim o entendam. Pedimos a colaboração do município, porque sem ela não seria possível e a quem, desde já, agradecemos”, assegura. As pessoas, diz ainda Carlos Pinto, irão “contribuir com aquilo que tenham de disponibilidade”. “Quem puder pode, quer não puder nós agradecemos só a sua presença”, acrescenta.
Segundo Rosalina Pacheco, secretária da Assembleia Geral do Clube do Diabético, e mentora da iniciativa, a ideia é, por um lado, divulgar o trabalho do clube, mas também angariar algumas verbas para fazer face às despesas que a coletividade tem, ao longo de todo o ano. “Queremos também divulgar o fado, porque é uma música que entra no coração de qualquer pessoa”, garante.
Tendo já organizado esta “taberna” em outros locais, Rosalina Pacheco conseguiu reunir, para a noite de sábado, um vasto leque de fadistas. Irão subir a palco Ana Ramos, Cristina Almeida, Luís Lourenço, Marlene Mocisso, Nelson Cardoso, Olinda Moriano, Ramiro Santos, Raquel Guerra, Rosa Maria Abrunheiro e Toy Faria, acompanhados por Joaquim Ferreira, à viola, e Paulo Cachinho, na guitarra. A apresentação do evento estará a cargo de António Pinto.
Esta noite de fados, com início, no sábado, às 21h30, integra ainda a programação de comemoração dos 366 anos da Batalha das Linhas de Elvas. Os interessados podem já reservar os seus bilhetes através de um dos seguintes contactos: 962 025 191 e 962 501 194.
A entrevista completa a Carlos Pinto e Rosalina Pacheco para ouvir no podcast abaixo: