Skip to content

MACE presta homenagem a Joana Leal na inaguração da exposição “O fio que nos une”

Várias obras de Joana Leal, Elisabete Fiel e da Coleção António Cachola dão vida à exposição “O fio que nos une”, que é inaugurada, no próximo sábado, 18 de janeiro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), no âmbito das comemorações dos 366 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

Segundo explica o comendador António Cachola (na imagem), esta nova exposição surge de um projeto que o MACE vai levar a efeito e que “tem que ver, concretamente, com a presença de artistas locais, artistas elvenses”. “Eu, enquanto colecionador, convidei duas artistas da nossa cidade, a Elisabete Fiel e a Joana Leal, sendo que no caso da Joana Leal este convite reveste-se de uma especial forma, neste momento, tendo em conta que a Joana já tem uma certa idade, que já trabalhou durante muitos anos no campo artístico e tem uma produção muito vasta de obras”, adianta. Por tudo isso, António Cachola considerou que esta era “o momento certo” para que o MACE e a autarquia elvense fizessem uma homenagem à artista.  

O colecionador adianta que, no MACE, a partir de sábado, a par das exposições individuais de Joana Leal e Elisabete Fiel, “vai acontecer também um projeto expositivo da coleção, em que se reúnem os mais variados artistas” que a integram. “Mas aqui, com uma particularidade, porque vamos juntar obras que, eu ao longo do tempo, vim colecionado, de artistas da cidade, nomeadamente da Joana Leal, da Elisabete Fiel, do Luís Pedras, da Ana Branca”, adianta António Cachola. Este projeto terá assim “características muito especiais”, pelo que integra o programa de comemorações do dia da cidade.

Garantindo que o momento de homenagem e de reconhecimento ao trabalho de Joana Leal será “muito bonito”, e convidando todos a juntarem-se a este momento, António Cachola diz-se ainda “muito satisfeito” pela aceitação, tanto de Joana, como de Elizabete Fiel, para exporem as suas obras no MACE.

Também por ocasião da inauguração desta exposição, que está marcada para as 16 horas, e que poderá ser apreciada pelo público até 30 de março, serão ainda dados a conhecer os novos jovens embaixadores do MACE.

Compartilhe este artigo: