O Cine-Teatro Municipal de Elvas acolhe um concerto pelos Tranquiliza, a 24 de janeiro, pelas 21h30.
A iniciativa, que tem entrada livre, conta com “reserva” antecipada de bilhetes, que podem ser levantados no Posto de Turismo da Praça da República, com a limitação de dois por pessoa.
Os Tranquiliza, banda originária de Elvas, estão juntos desde setembro de 2019 e adoram explorar coisas novas dentro de vários estilos musicais, procurando sempre uma nova abordagem sobre o mundo musical que os rodeia.
Os Municípios inerentes à Serra d’Ossa e o Regimento de Cavalaria N.º 3 informam que, no período entre 13 e 23 de janeiro, decorrerão formações a jovens dos Quadros da Arma de Cavalaria, da Escola das Armas do Exército, no âmbito da Tática de Reconhecimento e Tática de Patrulhas, na serra em questão.
A formação dos futuros Oficiais e Sargentos “é uma missão de vital importância para o Exército Português e para a Arma de Cavalaria em particular”, lê-se em comunicado.
Desta forma, as autarquias alertam toda a população “para a presença, movimentação e atividade militar no referido período”.
O ciclo de concertos “A Música Encanta o Património” está de regresso à programação de eventos anuais do Município de Elvas.
O primeiro espetáculo acontece já no próximo dia 19 de janeiro (domingo), pelas 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Em concerto, dedicado à banda sonora de “O Senhor dos Anéis & O Hobbit”, apresenta-se o Busker String Quartet, com Silvia Chávez.
A iniciativa, que alia a música à promoção do rico património arquitetónico da cidade, conta com entrada livre.
Como decorrido em anos anteriores, o executivo do Município de Arronches procedeu ao sorteio no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa sessão transmitida em direto nas redes sociais do Município de Arronches.
Tendo terminado no passado dia 6 de janeiro a terceira edição da campanha promovida pelo Câmara Municipal de Arronches denominada “Neste Natal apoie o Comércio Tradicional”. Este sorteio que habilitava, desde o primeiro dia de dezembro, os fregueses do comércio local de Arronches a receberem um dos dez cabazes de Natal, no valor de 300€, através da compra de produtos ou serviços com um valor mínimo de 20€.
O sorteio decorreu na tarde desta quinta-feira, dia 9 de janeiro, onde o apuramento dos resultados, foi levado a cabo pelo executivo autárquico, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes.
Entre os mais de 15 000 cupões inseridos da tômbola, foram então apurados os seguintes contemplados e respetivos estabelecimentos:
1. Maria Antónia Bicho (Bazar Chinês);
2. Maria Jacinta Tavares (Supermercado ‘Meu Super’);
3. Maria Felino (Supermercado ‘Amanhecer’);
4. Maria Conceição Trabuco (Supermercado ‘MiniPreço’);
5. Adorinda Santos (Supermercado ‘Meu Super’);
6. Cátia Ventura (Centro de Estética ‘Tutti Belli’);
7. Mariana Cardoso (Loja ‘Detalhes e Pormenores’);
8. Elisa Carralo (Supermercado ‘MiniPreço’);
9. Rogério Tavares (Supermercado ‘Amanhecer’);
10. Fátima Marques (Mercearia ‘Miminhos da Esperança’).
De sublinhar que, caso um ou mais premiados não reclame o cabaz, o mesmo será atribuído ao melhor classificado dos dez suplentes que foram sorteados após a emissão.
A entrega destes cabazes terá lugar igualmente no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na tarde desta sexta-feira, dia 10 de janeiro, pelas 15H00.
O Município de Vila Viçosa informa que o sorteio dos premiados da Campanha “Comércio Com Vida 2024” irá decorrer na próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 19 horas.
Esta campanha é uma iniciativa Município de Vila Viçosa, das Juntas de Freguesia do Concelho e do NERE (Núcleo Empresarial da região de Évora). De sublinhar que o sorteio é aberto ao público e contará transmissão, em direto, na página de Facebook do Município.
É já este sábado, dia 11 de janeiro, que o Grupo de Cantares de Portalegre atua no CAEP – Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre, sobre o mote do Dia de Reis.
Este grupo de música tradicional, vai pisar o palco para o seu “Concerto de Reis”, agendado para as 16h30. Conhecidos pelo “O Semeador – Grupo de Cantares de Portalegre”, este coletivo cumpre a tradição e virá, de novo, partilhar a sua música com o público alentejano.
Os bilhetes, com um custo de 2 euros, podem ser adquiridos diretamente na bilheteira do Centro de Artes e Espetáculo de Portalegre.
O jogo da dos oitavos de final da Taça de Portugal entre “O Elvas” e o Vitória de Guimarães continua a atrair milhares de adeptos ao campo Patalino, onde haverá bilhetes à venda este sábado à tarde.
A venda de bilhetes (Sócio e Não Sócio), informa a SAD de “O Elvas”, continua hoje no Estádio Patalino, a partir das 14h30, com as bancadas casa cada vez mais completas!!
A compra de bilhetes online (não sócios), pode ser feita através da 2TICKET, para central descoberta.
Entretanto, a Rádio ELVAS irá realizar o relato da partida amanhã a partir das 14 horas, para todos os que por motivos pessoais, de saúde ou profissionais não puderem estar no campo.
“Vivendo a Santidade” será mote para um encontro de oração com jovens, a ter lugar, na noite deste sábado, 11 de janeiro, na Igreja da antiga Sé de Elvas. Esta, segundo revela o padre Ricardo Lameira, é uma iniciativa aberta a maiores de 15 anos, promovida pelo Departamento Diocesano da Juventude.
“Esta atividade convida a vivermos este tempo de oração, vivendo a santidade. Quem quiser, e conhecer miúdos a partir dos 15 anos até jovens aos 99 anos, então que nos sintamos todos acolhidos e desejosos no coração de Deus para podermos participar”, diz ainda o pároco.
Este encontro de oração tem início marcado para as 21h30.
João Só apresenta-se, em concerto, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, na noite deste sábado, 11 de janeiro.
A celebrar 15 anos de carreira e com um novo álbum – “Nos Tempos Livres” – lançado no final do ano passado, João Só sobe ao palco do Cine-Teatro para um concerto que será certamente inesquecível e recheado de êxitos.
O espetáculo, também integrado nas comemorações dos 366 anos da Batalha das Linhas de Elvas, tem início marcado para as 21h30. Os bilhetes, com um custo que varia entre os cinco e os oito euros, encontram-se à venda na Ticketline.
João Só nasceu em Coimbra em 1988 e mudou-se aos nove anos para Lisboa. Ouve de tudo, mas faz questão de cantar e de compor em português. As suas influências vão dos Beatles aos GNR, passando pelos Clã, U2, Sérgio Godinho, Tom Petty, Rui Veloso, Los Hermanos e Jorge Palma.
Começou a compor aos 15 anos e, desde então, nunca mais parou. Apesar da sua juventude, João Só é um dos cantautores nacionais de maior reconhecimento e êxito – “Sorte Grande”, “Até Ao Fim” ou “É P’ra Ficar” são apenas alguns dos exemplos.
O Município de Viana do Alentejo assinala no próximo dia 13 de janeiro, o 127º aniversário da Restauração do Concelho, numa cerimónia que terá lugar no Cineteatro Vianense, a partir das 14h30.
Este evento que vai ser assinalado com a entrega de medalhas de honra e de mérito do Município ao médico especialista em saúde pública e delegado de saúde do ACES, Dr. Augusto Santana de Brito, bem como aos/às atletas do concelho que, desde 2021, se sagraram campeões/ãs, nas mais diversas modalidades no concelho e noutras localidades do país.
As comemorações vão ter início no dia 12, com uma caminhada em Aguiar,organizada pelo Alcáçovas Outdoor Trails, e o 10º Raid de BTT, com uma extensão de 27e 55 Kms, promovido pelo Galopar & Pedalar – Clube de BTT de Aguiar.
Ainda neste dia, irá decorrer na Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo a partir das 15h00, a apresentação do livro “Memórias das Alcunhas de Viana do Alentejo” do professor Francisco Fadista, natural de Viana do Alentejo. Este livro editado com apoio do próprio Município e da Junta de Freguesia, pretende “trazer de volta as alcunhas pelos quais muitos conterrâneos eram e ainda são conhecidos em Viana do Alentejo”.
Já no dia 13, entre as 9h00 e as 12h00, vão decorrer arruadas com a Banda Filarmónica da Sociedade União Alcaçovense, nas três freguesias do concelho (Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo). Ainda neste dia, após a sessão solene, pelas 17h30, o Cineteatro Vianense recebe o concerto de Fernando Ferreira, que irá apresentar o seu novo disco “Tempo”, encerrando assim o programa de festas.
Este novo ano de 2025 começa em Campo Maior com diversas atividades em diferentes áreas, no que diz respeito à programação cultural do município.
Depois do concerto de Ano Novo da Banda 1º de Dezembro, no passado sábado, dia 4, este fim de semana, dias 11 e 12 de janeiro, a autarquia vai estar a celebrar o primeiro aniversário do Posto de Turismo da Fonte Nova, como explica a vereadora São Silveirinha, com “uma mostra de gastronomia e degustação de produtos regionais”.
A associação cultural UmColetivo regressa a Elvas, na tarde deste domingo, 12 de janeiro, para, no cineteatro municipal, apresentar o recital “A vida pelo mundo em pedaços”, inspirado em Luís Vaz de Camões.
O espetáculo, explica a diretora artística da associação, Cátia Terrinca, tendo por base um conjunto de instrumentos de cordas, como uma harpa chinesa e um bandolim, leva o público numa “viagem sonora”, através da lírica camoniana, “passando pelos lugares do Mundo, a partir dos quais Camões escreveu”.
Embora atualmente sediada em Portalegre, depois de ter saído de Elvas, a associação, garante Cátia Terrinca, está muito satisfeita por regressar à cidade para este espetáculo: “é um motivo de grande alegria e estaremos estão sempre disponíveis para colaborar com o Município de Elvas nos mais diversos projetos”.
Considerando a aproximação ao público elvense “um ponto muito positivo”, Cátia Terrinca adianta que a associação vai apresentar outros dois espetáculos, em 2025, em Elvas. Ambos os espetáculos fazem parte de um projeto de valorização do património literário feminino no século XX, sendo um deles – “Olha a bruxa, Nicolau” – destinado ao público infantil. Trata-se de um espetáculo que tem como objetivo “fazer a desconstrução daquilo que é a chamada bruxa”. O UmColetivo dará ainda a conhecer, na cidade, um outro projeto inspirado na escritora portalegrense Luísa Grande, que assinava com o pseudónimo de “Luzia”. Esta escritora era conhecida pelos seus textos que retratavam a paisagem alentejana, e para tal, vão ser feitos roteiros no Alto Alentejo inspirados nas suas obras literárias.
O espetáculo “A vida pelo mundo em pedaços”, inserido no programa de comemorações dos 366 anos da Batalha das Linhas de Elvas, tem início, este domingo, no Cineteatro Municipal, às 17h30. Os bilhetes, com preços entre os cinco e os oito euros, podem ser adquiridos na Ticketline ou meia hora antes do início da sessão.