Gravações de “A Protegida” encerram Forte da Graça ao público no dia 15

O Forte da Graça, em Elvas, vai estar encerrado ao público, temporariamente, na próxima quarta-feira, dia 15 de janeiro.

O encerramento, segundo revela o Município de Elvas, deve-se ao início das gravações da novela que a Plural irá gravar nos próximos meses na cidade, com o nome provisório de “A Protegida”.

“Lamentamos os incómodos causados e apelamos à compreensão para este facto, sendo que esta cedência será benéfica para a promoção da nossa cidade”, diz a Câmara Municipal de Elvas nas redes sociais.

Roberto Grilo nomeado vice-presidente da CCDR Alentejo pelo Governo

Roberto Grilo foi nomeado ontem, 9 de janeiro, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, pelo Governo, em Conselho de Ministros.

Depois de ter presido esta entidade entre julho de 2015 e novembro de 2020, Roberto Grilo irá agora assumir a pasta da Agricultura.

Esta nomeação decorre de uma mudança nas regras e nos estatutos das CCDR, sendo tutelada pelos ministérios da Agricultura e das Pescas e da Coesão.

Roberto Grilo, à semelhança dos outros três novos vice-presidentes das CCDR do Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Norte, passa a respoder, diretamente, ao ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.

Multibanco em Degolados já voltou ao normal funcionamento

O Multibanco do Largo Junta de Freguesia, em Degolados, no concelho de Campo Maior, já se encontra em normal estado de funcionamento novamente.

Em comunicado na sua página de Facebook, a Junta de Freguesia de Degolados diz “entendee que o Multibanco é uma necessidade importante para todos em Degolados”, pelo que “está satisfeita pela retoma da funcionalidade habitual do ATM, tendo estado ele nas mãos das entidades competentes pela sua gestão”.

Cem anos de Colégio Luso-Britânico de Elvas em exposição na Casa da Cultura

A exposição “100 anos de história e a educar para transformar”, do Colégio Luso-Britânico, é inaugurada esta sexta-feira, 10 de janeiro, na Casa da Cultura de Elvas, pelas 17h30.

A mostra celebra o primeiro centenário da presença das Irmãs Teresianas em Elvas, sendo que, com ela, a instituição quer “recordar rostos e momentos… conectar o passado e o presente, construindo o futuro…”

A exposição poderá ser visitada até 8 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e ao sábado, entre as 10 e as 13 horas.

Garantia pública no crédito à habitação em destaque na DECO

A garantia pública no crédito habitação é uma das medidas criadas pelo Governo tendo em vista o combate à crise na habitação em Portugal. Trata-se de um apoio concedido aos jovens que precisam de pedir um empréstimo bancário para comprarem a sua primeira casa. Mas há regras e requisitos a cumprir, sendo que só podem aceder a este benefício os casais em que os dois têm entre 18 e 35 anos.

Os requisitos cumulativos são verificados pela instituição de crédito. Assim, as instituições de crédito solicitarão aos jovens a documentação comprovativa emitida por entidades oficiais ou, caso tal não seja possível, através de declarações emitidas pelos próprios. É possível beneficiar da garantia pública até 31 de dezembro de 2026.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Câmara de Elvas realiza segundo sorteio da campanha “Elvas: Comprar é Ganhar”

A Câmara Municipal de Elvas realizou, na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro, o segundo e último sorteio da edição de Natal da campanha “Elvas: Comprar é Ganhar”.

O sorteio foi realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença do notário Luís Meruje, tendo sido transmitido, em direto, através das redes sociais do município.

A tômbola, que tem estado no Posto de Turismo da Praça da República, foi aberta já depois das 11 horas, tendo de lá sido retirados 150 cupões. Estes 150 cupões representam prémios que vão desde os 60 aos 1.500 euros, atribuídos em vales de 20 euros, que totalizam um valor de 37.500 euros.

Os premiados poderão depois usar os vales nos estabelecimentos aderentes à campanha, que regressa por altura da Páscoa. Entre Natal e Páscoa, a Câmara Municipal de Elvas faz um investimento de 150 mil euros (75 mil em casa nesta iniciativa.

Este sábado há mercado em Campo Maior

Este sábado, dia 11 de janeiro, realiza-se mais um mercado municipal em Campo Maior.

O mercado realiza-se, como habitualmente, no Campo da Feira, pelo que a Câmara Municipal solicita aos utentes da Bolsa de Estacionamento para que retirem as suas viaturas desse local, até às 18 horas hoje.

De relembrar que o Mercado Municipal decorre nos segundos sábados de cada mês.

Vila Viçosa acolhe Fase Zonal do Torneio Interassociações Sub-14 de Futebol Feminino

O Campo de Jogos João Figueiredo, em Vila Viçosa, é palco, entre hoje e domingo, de 10 a 12 de janeiro, da Fase Zonal do Torneio Interassociações Sub-14 de Futebol Feminino, organizado pela Associação de Futebol de Évora.

Dando conta do crescimento do futebol feminino no distrito, o presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira, começa por lembrar que, há três anos, foram organizados, pela associação, apenas cinco jogos. “No ano passado realizámos 150 e, este ano, pensamos que vamos conseguir organizar 250 jogos de futebol feminino. Isto é um trabalho que é feito em conjunto com a associação e os clubes. Os clubes têm aceitado este crescimento, de forma que no ano passado nós crescemos 53%”, adianta.

Quanto à escolha de Vila Viçosa para realizar este torneio, o responsável explica que se deve ao facto de “O Calipolense” ter sido dos primeiros clubes a ter futebol feminino. “Daí terem direito a esse prémio de nós realizarmos o torneio em Vila Viçosa”, justifica.

Deste torneio, explica ainda António Pereira, “sairão as jogadoras que farão parte da próxima seleção nacional de sub-15”.

Participam nesta prova as seleções distritais de futebol feminino sub-14 de Évora, Portalegre e Setúbal, com os jogos a realizarem-se sempre às 11 horas. A AFE TV vai acompanhar, a par e passo, todos os jogos, transmitindo em direto os dois encontros a realizar esta sexta-feira e sábado. A entrada é livre.

Na organização do torneio, a Associação de Futebol de Évora conta com o apoio do Município de Vila Viçosa e de “O Calipolense” – Clube Desportivo de Vila Viçosa.

Campanha de apoio ao comércio local volta a ser “um sucesso” em Campo Maior

O Município de Campo Maior realizou na passada quarta-feira, 8 janeiro, o último de cinco sorteios da campanha “Comércio Local… Onde Tudo Se Faz Natal!”, na qual investiu, desta vez, 15 mil euros em prémios.

Lembrando a importância dos premiados, depois de atribuídos os vouchers, “devolverem esses prémios” aos estabelecimentos aderentes à campanha, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, garante que os campomaiorenses vão fazendo a suas compras no comércio local, pelo que voltaram a aderir a esta campanha. “Os campomaiorenses já sentem este pequeno apoio que a Câmara dá ao comércio local como uma questão natalícia e, por isso, continuam a fazer as compras no comércio local. Acho que, no final, a medida será sempre um sucesso, tendo em conta o número de cupões distribuídos”, assegura.

Este ano, aderiram à campanha “Comércio Local… Onde Tudo Se Faz Natal!” mais de 60 estabelecimentos do concelho de Campo Maior, dos mais variados setores de atividade. Os prémios sorteados, atribuídos em vales de compras, entre os cem e os 500 euros, poderão ser utilizados nos estabelecimentos aderentes à campanha até dia 28 de fevereiro.

Quanto às muitas atividades de Natal, que animaram a vila durante o mês de dezembro, o autarca considera que voltaram a ser “interessantes”, sobretudo para os mais novos. “Foi um Natal carregado de atividades, com esta tenda que se colocou no espaço da Praça Multimodal, muito central e acolhedora, sempre com muitas pessoas na mesma. Foi um Natal interessante, foi um Natal bom, com o comboio, com todas as atividades associadas”, remata.

Gil Dores: “quando os mais velhos deixarem de o frequentar, não sei qual será o futuro do Grémio”

O Centro Artístico Elvense, popularmente conhecido por “Grémio”, celebra 147 anos desde a sua fundação na próxima terça-feira, dia 14 de janeiro. No entanto, os dias são cinzentos para esta que é a coletividade mais antiga de Elvas.

Em entrevista à Rádio Elvas, Gil Dores, presidente da direção do “Grémio”, revela algum receio que a coletividade possa ter os dias contados: “quando as pessoas de mais idade deixarem de frequentar o Grémio, não sei qual será o futuro da coletividade”.   

Em 2023, a coletividade tentou atrair os jovens para a sua sede, mas “infelizmente, acabou por ser infrutífero, ou seja, não apanharam o hábito de frequentar o espaço”, realça Gil Dores. A pensar no futuro, a direção “está a tentar ver de ideias para dar uso às instalações do Centro Artístico Elvense”, nomeadamente “várias reuniões com o executivo da Câmara Municipal de Elvas”. O presidente da coletividade destaca ainda a disposição do salão Vladimiro Lascas (Pepone) “para qualquer evento que seja necessário, em termos culturais”.

Coincidindo com as comemorações do feriado municipal de Elvas, o Centro Artístico Elvense celebra 147 anos no dia 14 de janeiro. A programação para este dia especial no “Grémio” tem início às 9h45, com o içar da bandeira, ao som da Banda 14 de Janeiro. Já às 15 horas, no salão Vladimiro Lascas (Pepone), terá lugar a sessão comemorativa com as intervenções do presidente da Assembleia Geral, Camilo Santos, e de Gil Dores, enquanto presidente da direção, seguindo-se um beberete com bolo de aniversário.

A entrevista completa a Gil Dores para ouvir no podcast abaixo: