“Red Right Hand: A Vingança” em exibição esta sexta-feira em Elvas

“Red Right Hand: A Vingança” é o filme em exibição, esta sexta-feira, 10 de janeiro, a partir das 21h30, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Depois de anos a trabalhar para Big Cat, uma mulher impiedosa que controla não só o crime mas também as autoridades da cidade de Odim County, Cash tenta levar uma vida digna.

Responsável por cuidar de Savannah, a sobrinha que perdeu ambos os pais, ele evita qualquer confronto com os gangues locais ou a polícia da zona. Mas Big Cat não está disposta a perder um dos seus maiores trunfos e, depois de uma dívida inventada e de ameaçar destruir-lhe a família, obriga Cash a participar numa série de novos assaltos.

Os bilhetes, com um custo de cinco euros, podem ser adquiridos na Ticketline ou meia hora antes da sessão, no Auditório São Mateus.

Festival do Peixe do Rio de Alandroal com data marcada

A autarquia de Alandroal, entidade organizadora, anunciou a data da edição de 2025 do Festival do Peixe do Rio, que se vai realizar entre os dias 7 e 16 de março, na Praça da República e no interior do castelo da vila.

Sem adiantar mais detalhes sobre o certame, a organização afirmou dar mais informações para breve, no que diz respeito aos artistas musicais e aos restaurantes aderentes.

De recordar que no ano passado, este festival teve 15 estabelecimentos associados, tal como eventos paralelos de showcooking de chefs conceituados, atraindo pessoas de vários pontos do país à região.

Este festival que tende a crescer de ano para ano, tem como objetivo explorar este recurso endógeno do concelho e dar a conhecer as mais diversas formas de elaboração dos variados tipos de peixe do rio.

Município e Juntas de Arronches receberam visita do Grupo das Pedrinhas

O Grupo das Pedrinhas de Arronches voltou a sair à rua esta terça-feira, dia 7 de janeiro, para cumprir a tradição de desejar um feliz ano novo à comunidade, visitando todos os órgãos autárquicos do concelho, que desta forma representaram toda a população arronchense.

Assim, em breves atuações, o conjunto etnográfico esteve nas Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros e ainda nos Paços do Concelho de Arronches, sendo, neste caso, recebido pelo presidente da Câmara Municipal, João Crespo, acompanhado pelo vice-presidente Paulo Furtado, pela vereadora Maria João Fernandes e por todos os colaboradores dos serviços administrativos.

Agradecendo o simpático gesto, o líder do executivo, antes de convidar todos os presentes para um porto de honra, desejou as maiores felicidades ao Grupo das Pedrinhas e que este possa continuar a dignificar o nome de Arronches não só por todo o país, como além-fronteiras.

Campo Maior: já são conhecidos os vencedores do último sorteio da campanha de Natal

O quinto e último sorteio da iniciativa “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal”, em Campo Maior, decorreu esta quarta-feira, dia 8 de janeiro. Estiveram presentes o vereador Paulo Pinheiro, a comerciante convidada Manuela Garcia e a munícipe convidada Isabel Cordeiro.

Os premiados podem levantar os seus prémios a partir desta quinta-feira, dia 9 de janeiro, no Centro Cultural de Campo Maior.

Os vales agora sorteados poderão ser utilizados até 28 de fevereiro nos estabelecimentos aderentes à campanha. A lista está disponível para consulta no site do Município de Campo Maior.

Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa recebem novos equipamentos já este ano

No passado sábado, decorreu a festa de Natal dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, que contou com a presença do presidente do Município, Inácio Esperança.

Durante o seu discurso, o presidente anunciou que a Câmara Municipal irá oferecer, já este ano, vários apoios aos seus Bombeiros Voluntários, perfazendo um total de cerca de 240 mil euros.

Estes apoios à Corporação de Vila Viçosa vão ser feitos através de uma candidatura com recurso a Fundos Comunitários, onde vai ser adquirido um VTTF (veículo tanque tático florestal), cujo o seu valor ronda os 300 mil euros, sendo a contrapartida que 25% ficará sob a responsabilidade da autarquia, tal como a aquisição de uma tenda de posto de comando, orçamentada em 63 mil euros, também com a contrapartida da mesma ser assumida pelo município.

No discurso, ainda foi destacado o apoio que é dado às Equipas de Intervenção Permanente, que representam um investimento anual de cerca de 80 mil euros para o município.

Para concluir a sua intervenção, o presidente da Câmara também anunciou que, ainda este ano, a autarquia vai entregar aos Bombeiros de Vila Viçosa uma nova ambulância, para que a corporação consiga prestar um melhor serviço à população.

Prémio “Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade” com candidaturas abertas

As candidaturas à edição deste ano do prémio “Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade”, lançado pela Comissão Europeia, em 2021, encontram-se abertas até dia 7 de fevereiro.

Este é um prémio que procura reconhecer as melhores práticas que promovem a diversidade, em termos de sexo, idade, deficiência, identidade de género, religião e origem étnica como fonte de riqueza e inovação; que contribuem para políticas e sistemas inclusivos; e que promovem um sentimento de pertença para todos os seus cidadãos.  

O prémio conta com duas categorias principais: uma destinada a autoridades locais com menos de 50 mil habitantes e outra para aquelas que têm mais de 50 mil habitantes. Desta vez, há também um prémio especial a atribuir às autoridades locais que alcancem uma “habitação inclusiva”.

Os candidatos podem apresentar as suas candidaturas em linha (aqui), em todas as línguas oficiais da União Europeia, até às 11 horas de dia 7 de fevereiro. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 29 de abril.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Mora já dispõe de um Skate Park

Mora já dispõe de um Skate Park, localizado no Parque Urbano Urbano da vila, onde a Câmara Municipal pretende vir a concentrar tudo o que são equipamentos desportivos.

Este projeto do Skate Park foi idealizado e executado pelo município, a pensar nos amantes, sobretudo, do skate, BMX e patins. A sua execução é a resposta a uma necessidade identificada, nomeadamente, por jovens do concelho que queriam praticar a modalidade e não tinham um equipamento ideal e seguro para tal.

“Os jovens já nos tinham pedido há algum tempo este espaço e como nós também temos de trabalhar para os nossos jovens, e eu já tinha visto eles a fazerem alguns exercícios e tive um pouco de receio no sítio onde estava, então nada melhor do que aqui, neste espaço, no Parque Urbano, e darmos aqui também uma dinâmica diferente a este espaço que temos”, começa por dizer a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço.

“Vamos concentrar tudo o que é desporto neste espaço, para que os nossos jovens tenham um espaço adequado e que possam fazer desporto e estar num sítio em segurança, que é isso também que nos move. Vamos dar aqui uma nova dinâmica a esta área, que é uma área interessante, mas que no fundo não tinha aqui grande envolvimento e é isso que nós queremos, é trazer as pessoas para aqui e dar uma vida nova a este espaço”, acrescenta.

No que toca ao investimento feito no Skate Park, a autarca revela que para além dos 60 mil euros iniciais, foram ainda investidos mais dez mil em pavimento.

Encontro de Oração com Jovens no sábado à noite na Sé de Elvas

“Vivendo a Santidade” será mote para um encontro de oração com jovens, a ter lugar, na noite deste sábado, 11 de janeiro, na Igreja da antiga Sé de Elvas.

Esta, segundo revela o padre Ricardo Lameira, é uma iniciativa aberta a maiores de 15 anos, promovida pelo Departamento Diocesano da Juventude.

“Esta atividade convida a vivermos este tempo de oração, vivendo a santidade. Quem quiser, e conhecer miúdos a partir dos 15 anos até jovens aos 99 anos, então que nos sintamos todos acolhidos e desejosos no coração de Deus para podermos participar”, diz ainda o pároco.

Este encontro de oração tem início marcado para as 21h30.

Campo Maior recebe este mês o VII Festival dos Grous e a exposição “Nem Tudo São Flores”

A natureza e a arte vão estar em destaque, neste mês de janeiro, em Campo Maior, através do VII Festival dos Grous e da exposição “Nem Tudo São Flores”.

A sétima edição do Festival dos Grous vai trazer “atividades destinadas à comunidade escolar, de 15 a 17 de janeiro, e ao público em geral, nos dias 18 e 19 de janeiro”, refere São Silveirinha, vereadora da Câmara de Campo Maior. “Este festival vai ter um conjunto de dinâmicas integradas, como observação de aves e jornadas técnicas”, realça a autarca.  Este evento conta com organização do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), com o apoio do Município de Campo Maior e do projeto Eurobird. 

Para terminar o mês, como revela ainda a autarca, o espaço.arte vai receber “a exposição de pintura ‘Nem Tudo São Flores’, com trabalhos da artista Catarina Pinto Leite”. A mostra, realça São Silveirinha, “será inaugurada no dia 25 de janeiro, às 16 horas, e estará patente ao público até 20 de abril”.

Estas são algumas das iniciativas que integram a Agenda Cultural do Município de Campo Maior neste primeiro mês do ano.

Segundo sorteio da campanha “Elvas: Comprar é Ganhar” realiza-se esta sexta-feira

O segundo e último sorteio da iniciativa “Elvas: Comprar é Ganhar” terá lugar esta sexta-feira, 10 de janeiro, às 11 horas, no Salão Nobre, nos Paços do Concelho.

Quem tiver cupões por colocar na tômbola, instalada no Posto de Turismo da Praça da República, pode fazê-lo até às 10h45 desta sexta-feira, informa a Câmara Municipal de Elvas. Às 11 horas, a tômbola será aberta na presença do notário e serão retirados 150 cupões, totalizando um valor de 37.500 euros, em vales de 20 euros.

A Câmara Municipal de Elvas convida toda a população e os comerciantes aderentes a assistirem ao sorteio.