Seguindo os passos do seu pai, Anselmina Caldeirão promete fazer “sempre o melhor” pela CURPI

Os novos órgãos sociais da CURPI de Campo Maior, liderados por Anselmina Caldeirão, tomaram posse esta segunda-feira, 6 de janeiro, numa tarde de grande festa na instituição.

Fazer “o melhor por esta casa” é a promessa da nova presidente. À semelhança daquilo que fez o seu pai, José Pedro Caldeirão, enquanto liderou os destinos da CURPI, Anselmina pretende “sempre olhar pelo próximo”. “Irei sempre seguir os passos do meu pai. Quero desejar-lhe as melhoras, porque ele não se encontra aqui, mas eu quero muito dar continuidade a este seu trabalho, porque ele teve uma relação sempre muito boa com toda a gente”, começa por dizer.

Feliz por ver a instituição cheia de gente neste dia, Anselmina aponta, desde logo, duas necessidades da instituição, para as quais espera a colaboração da Câmara Municipal: “temos uma piscina que precisa de uma remodelação e, ao nível de eletricidade, também precisamos de uma ajuda, porque pagamos muita luz, mensalmente”. “Acredito que vão olhar para a nossa casa, porque ela representa a pré-primária dos idosos, porque é aqui que eles se vão habituar a ter algumas regras”, adianta.

Quanto ao plano de atividades da CURPI para 2025, Anselmina garante que está traçado, sendo que, entretanto, irão surgir novas iniciativas. “Outras (atividades) são repetidas dos outros anos, mas também temos a nossa Academia Sénior, com cerca de 30 senhoras inscritas. Elas são muito dinâmicas”, remata.

Já para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, ao longo dos últimos anos, Anselmina Caldeirão tem vindo a ser a “força motriz” da CURPI: “tem dado muito dela para que este projeto se mantivesse como está hoje e é óbvio que esta sala cheia de gente mostra bem a satisfação que todos os utentes têm na condição da Anselmina como presidente, bem como todos os outros órgãos sociais”.

Desejando o maior sucesso a Anselmina nesta nova etapa, o autarca garante que o Município de Campo Maior continuará a ser um “parceiro de excelência” da instituição. Quantos aos pedidos já feitos, Luís Rosinha garante que o município tudo fará para apoiar a CURPI, seja ao nível da cobertura da piscina, seja no que toca à questão da eficiência energética.

Luís Rosinha deixa ainda uma mensagem ao antigo presidente da CURPI, José Pedro Caldeirão: “em nome de todos os campomaiorenses, quero agradecer estes mais de 20 anos dedicados a esta grande instituição que é a CURPI. José Pedro, obrigado, amigo”, remata.

A animar a festa, a par do Coro da Academia Sénior da CURPI, estiveram as Roncas d’Elvas, que, como recorda o professor Carlos Beirão, não pararam um único dia, durante esta época de Natal. “Foram mais de 50 atuações. Só hoje, já estivemos na Terrugem, estamos agora aqui em Campo Maior e ainda vamos a Arronches”, revela.

Valnor adquire novo camião dumper para melhorar operações nos aterros

Procurando contribuir continuamente para a melhoria do serviço prestado à população, a Valnor adquiriu um novo camião dumper 8×8, especialmente adaptado para enfrentar as condições desafiadoras dos aterros e terrenos difíceis.

Com um investimento de 185 mil euros, esta nova viatura, equipada com tração às oito rodas e uma caixa tipo dumper, “foi projetada para assegurar maior eficiência, durabilidade e segurança nas operações diárias”, revela a Valnor em comunicado. O novo camião será utilizado “principalmente para o transporte de terras de cobertura e, eventualmente, refugos, proporcionando um apoio sustentável e essencial às operações no aterro”.

Com esta aquisição, a Valnor “reafirma o seu compromisso com a melhoria contínua dos seus processos, mas sobretudo a garantia de um ambiente de trabalho seguro e eficiente para os seus colaboradores”.

A Valnor é responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos Sólidos Urbanos produzidos nos municípios de Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sor, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

Arronches inicia novo ano com concerto à luz das velas

Foram cerca de duas centenas e meia aqueles que não perderam a oportunidade de participar num fim de tarde em que se fez magia no auditório do Centro Cultural de Arronches, com o ‘Concerto de Ano Novo à Luz das Velas’, que teve lugar neste domingo, dia 5 de janeiro..

Em palco, rodeados de velas que alumiavam a sala, os músicos da Orquestra Ibérica, liderados por Luís Zagalo, interpretaram temas de música clássica, intercalados com versões de músicas bem conhecidas do grande público, acompanhadas, neste caso, pela voz do tenor João Mendonza.

Entre as explicações fornecidas sobre o repertório escolhido, Luís Zagalo dirigiu algumas palavras ao público, com as quais desejou um feliz ano a todos os presentes, bem como à população em geral, não deixando de elogiar a forma como a autarquia trabalha com os artistas, bem como a hospitalidade da mesma na hora de receber os seus visitantes.

Por sua vez, a entusiasmada plateia que praticamente ocupava todo o anfiteatro, aplaudiu com vivacidade os músicos em palco no final de cada tema, prestando, no final, uma calorosa ovação de pé, demonstrativa do agrado perante tão belo espetáculo musical.

A Câmara Municipal de Arronches “não pode estar mais satisfeita por ter a oportunidade de promover espetáculos desta qualidade em Arronches e junto dos seus munícipes, a quem aproveita para desejar publicamente um próspero ano novo, repleto de realizações pessoais e profissionais”.

Churrasqueira “O Martinho” tem nova localização

A Churrasqueira “O Martinho” começou esta segunda-feira, dia 6 de janeiro, um novo capítulo na sua história, com a mudança de localização da Estrada da Calçadinha para as Piscinas Municipais de Elvas. 

Nesta nova aventura, Miguel Galego, proprietário do estabelecimento, ambiciona “mais”. “Queremos ganhar, queremos conquistar mais pessoas, queremos mais espaço, e, para além disso, temos mais inovações e projetos”, refere.

Com a marca “Martinho” à frente do negócio “há aproximadamente um ano”, Miguel recua um pouco no tempo, indicando que o nome Churrasqueira “O Martinho” existe “há seis anos”. A partir desse momento decidiu criar “uma marca registada”. 

“O Martinho” para além de restaurante, no verão, vai funcionar também “como bar e quiosque”. Na área das piscinas, no quiosque, os clientes “vão ter à disposição refeições ligeiras, como snacks, baguetes e hambúrgueres”. Já na zona do restaurante, segundo o proprietário, podem ser degustados “pratos do dia, todos os dias, sendo que ao sábado é servido cozido à portuguesa. Depois existem os pratos de carne e peixe grelhados no carvão”.

Quando questionado sobre projetos futuros, Miguel diz “ser segredo por enquanto”, revelando apenas o horário de funcionamento do estabelecimento: “de segundo a sábado das 9 às 23 horas”.

A Churrasqueira “O Martinho” possui ainda serviço de Take Away. O contacto do estabelecimento é o 919 025 205.

Mosteiro de Campo Maior recebe Concerto de Reis esta segunda-feira

O Mosteiro da Imaculada Conceição, em Campo Maior, vai receber um Concerto de Reis esta segunda-feira, dia 6 de janeiro, às 21 horas.

Os músicos Cristel de Meudlder e Mathias Muller selecionaram para este concerto músicas de Natal de vários países do mundo. Neste concerto, juntam-se a Cristel de Meudlder e Mathias Muller as irmãs concepcionistas.

Dois indivíduos detidos em Elvas por crime de ameaças com recurso a arma de fogo

A PSP deteve dois homens, em Elvas, no passado sábado, 4 de janeiro, na sequência de uma investigação por um crime de ameaças com recurso a arma de fogo.

Em comunicado, o Comando Distrital de Portalegre da PSP informa que as duas detenções foram efetuadas depois de cumprido um mandado de busca domiciliária, numa artéria da cidade.

Após as diligências, foi apreendida uma espingarda da classe D, de calibre 12, assim como quatro cartuchos, do mesmo calibre. “Diligências posteriores permitiram apurar que a referida arma tinha sido furtada em 2015”, revela ainda a PSP em comunicado.

Consulta pública da proposta dos Orçamentos de Carbono decorre até 12 de janeiro

O Ministério do Ambiente e Energia submeteu a consulta pública a proposta de Orçamentos de Carbono para os períodos de 2023-2025 e 2026-2030.

Os Orçamentos de Carbono estabelecem limites máximos para as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) num determinado período, a par dos restantes instrumentos de política climática e as orientações internacionais, fazendo uma análise prospetiva da política climática para assegurar o cumprimento destes limites.

A proposta agora apresentada está em linha com o Plano Nacional de Energia e Clima 2030. O documento esclarece o racional e a metodologia utilizada, prevendo ainda a forma de monitorização e revisão dos orçamentos de carbono.

A proposta de Orçamentos de Carbono estará em consulta pública, até dia 12 de janeiro, na plataforma participa.pt, permitindo a receção e integração de contributos por parte de todos os interessados.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Indivíduos em telhados e quintais causam alarme em Elvas

Cerca da meia noite vários indivíduos deambularam por telhados e quintais entre as ruas dos Chilões e das Parreiras ao Colégio, no centro histórico de Elvas.


A PSP foi chamada ao local, uma vez que pelo menos dois indivíduos ficaram retidos nos quintais e varandas pelos moradores, até serem entregues à Polícia.

Os indivíduos fazem parte do Circo que esteve este fim de semana em Elvas, deixaram a chave dentro de um dos alojamentos locais que alugaram, procuraram entrar pelo telhado e ter-se-ão desorientado em relação ao edifício onde queriam entrar . Segundo a Rádio Elvas apurou não foram contatados os proprietários do alojamento local para abrir a porta durante a noite e a PSP identificou os indivíduos em causa.

Sociedade Recreativa da Terrugem celebra 112º aniversário

A Sociedade Recreativa da Terrugem (SRT) assinalou neste domingo, 5 de janeiro, a passagem do 112° aniversário da sua fundação.

A comemoração fez-se com um lanche-convívio na sede da coletividade terrugense, com a participação dos dirigentes, sócios e convidados.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, desejou felicidades à direção da SRT e agradeceu a disponibilidade para trabalhar em prol de uma das coletividades mais antigas do concelho.

Acompanhado do presidente da Junta de Freguesia da Terrugem, Manuel Bandarra, Rondão Almeida fez a entrega de uma placa com que o Município quis assinalar os 112 anos de existência da SRT.

Centro Cultural de Campo Maior foi palco de concerto de Ano Novo

O Centro Cultural de Campo Maior foi palco do tradicional concerto de Ano Novo pela Associação de Cultura e Recreio Musical 1.º de Dezembro.

Num espetáculo que contou com a participação do Curso de Ballet Clássico do Projeto de Formação do Município, os músicos campomaiorenses apresentaram um concerto especialmente preparado para a ocasião, com músicas festivas enquadradas no espírito da época.

TVI procura figurantes para projeto de ficção a gravar em Elvas

A Plural, produtora responsável pela ficção da TVI, vai começar a gravar, muito em breve, cenas de uma nova novela em Elvas, pelo que está, neste momento, à procura de figurantes. Em causa está “A Protegida”, novela que contará, no elenco, com atores como Matilde Reymão, Fernanda Serrano, Paulo Pires, Diogo Morgado, Alexandra Lencastre e Pedro Sousa.

As gravações da novela terão já arrancado em estúdio, sendo que tem estreia apontada para março. As filmagens devem terminar em maio.

Para figuração, podem candidatar-se “homens e mulheres, de todas as idades, para gravar em Elvas e arredores”. Os interessados só precisam de enviar email com idade, fotografia e contacto telefónico para pluralcasting@pluralportugal.pt.

Encontro de Capotes e Samarras de Elvas promete vir a tornar-se “uma referência no calendário local”

O II Encontro de Capotes e Samarras de Elvas decorreu no passado sábado, 4 de janeiro, numa organização da associação juvenil Arkus, em colaboração com o Município.

A iniciativa, inserida na programação do evento “Elvas Cidade Natal”, arrancou no tabuleiro da Praça da República, com a atuação das Roncas d’Elvas da Arkus. Depois, na escadaria da Sé, foi registada a foto de família dos participantes no encontro, que rumaram de seguida ao salão do Centro Artístico Elvense para um lanche-convívio.

O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal de Elvas neste II Encontro de Capotes e Samarras e mostrou-se convicto que “daqui a 10 ou 15 anos este evento pode tornar-se mais uma referência no calendário local”.

MACE encerrado até dia 18 para montagem de nova exposição

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) está encerrado ao público até dia 18 de janeiro.

O encerramento, segundo revela a Câmara Municipal de Elvas, deve-se “à realização de trabalhos de montagem da nova exposição, que será inaugurada a 18 de janeiro, abrindo novamente ao público, no normal horário de funcionamento, no dia 19 de janeiro”.

A nova exposição “O fio que nos une” – Obras de Joana Leal, Elisabete Fiel e Coleção António Cachola, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, é inaugurada a 18 e pretende reforçar a ligação entre o MACE e a comunidade local, assim como, apresentar novas obras da Coleção António Cachola.

Neste âmbito será realizado uma homenagem à artesã elvense, Joana Leal, reconhecendo o seu talento e todo o seu percurso profissional e serão apresentados os jovens embaixadores do MACE para 2025.

Workshops da Arkus no MACE terminam com sessão dedicada ao bolo-rei

A confeção de um bolo-rei com cobertura de chocolate foi a proposta apresentada às duas dezenas de crianças que, na manhã do passado sábado, 4 de janeiro, participaram em mais um workshop realizado nas instalações do Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

Esta foi a última atividade promovida pela associação Arkus no MACE, no âmbito do evento “Elvas Cidade Natal”. As monitoras foram Catarina Dias e Raquel Real, tendo o vereador Cláudio Monteiro passado pelo local.

Ao longo de seis fins de semana consecutivos, dezenas de adultos e crianças intervieram nos workshops dedicados à gastronomia e doçaria de Natal e Ano Novo, também com uma incursão pelas decorações natalícias.

Estes seis workshops resultaram da colaboração entre a Arkus, o Museu de Arte Contemporânea e o Município de Elvas.

Rondão Almeida reúne com nova administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, esteve reunido, na passada sexta-feira, 3 de janeiro, com o novo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, liderado por Miguel Lopes.

O encontro de trabalho decorreu no Hospital de Santa Luzia de Elvas, tendo sido abordados vários temas, entre os quais a situação desta e suas valências.

Posteriormente, na sala de espera das consultas externas, o presidente da Câmara Municipal de Elvas teve oportunidade de se dirigir aos presentes, assim como o novo presidente do Conselho de Administração, Miguel Lopes.

O Conselho de Administração é composto por Miguel Lopes (presidente), Vera Escoto (diretora clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares), Mafalda Barrigas (diretora clínica para os Cuidados de Saúde Primários), Adriano Pedro (enfermeiro diretor), Maria Luiza Lopes e Ana Amélia Silva (vogais executivas).

Arronches: Intervenção nos ringues das freguesias de Esperança e Mosteiros concluída

Foi no último mês do ano transato que ficaram concluídas as duas intervenções que o Município de Arronches se propôs a fazer nos ringues das freguesias rurais de Esperança e Mosteiros.

Se, em ambos os casos, os terrenos de jogo já se encontravam, há alguns meses, preenchidos com um pavimento modular de polipropileno, que se caracteriza por ser mais versátil e duradouro, e, no caso do ringue de Esperança, com novas balizas, a requalificação ficou terminada com a substituição do gradeamento e redes envolventes, que se encontravam algo desgastadas.

No total, as duas intervenções tiveram o investimento de 49 mil euros por parte da Câmara Municipal de Arronches.

Degolados: depois da casa mortuária, segue-se a obra de requalificação do jardim

A Junta de Freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, tem em curso a obra de construção da nova casa mortuária, junto ao cemitério da aldeia, e previsto, para breve, o arranque da requalificação do jardim público.

João Cirilo, presidente da Junta de Freguesia de Degolados, espera conseguir concluir a obra da casa mortuária antes do mandato terminar. Esta obra, garante, é “uma necessidade tremenda da população, uma vez que a anterior (casa mortuária) não reunia qualquer tipo de requisitos”.  

Relativamente à requalificação do jardim público, João Cirilo refere que “o projeto já esta feito”, esperando que a empreitada “arranque muito brevemente”, apontando ainda para este mês de janeiro.

O investimento feito pela Câmara Municipal de Campo Maior na construção da nova casa mortuária de Degolados é de 414 mil euros.

Elvas triplica número de visitantes com “Cidade Natal” face ao ano anterior

Chegou ontem, 5 de janeiro, ao fim mais uma edição do evento “Elvas Cidade Natal”. Foram 38 dias de muitas atividades, desde a música, à dança, passando pela gastronomia e pelo desporto, para todas as idades, onde a diversão, sobretudo, foi uma constante.

Agradecendo aos cerca de 80 parceiros da Câmara Municipal de Elvas, e apesar de se dizer “muito exigente”, o vereador Cláudio Monteiro garante estar “verdadeiramente feliz” com esta edição do evento. “Ver as crianças felizes, as ruas da cidade completamente cheias, as famílias a divertirem-se e a sentirem-se bem no centro histórico: é esse o objetivo”, começa por dizer.

Cláudio Monteiro garante que a autarquia conseguiu “engrandecer o evento” ao encerrar ao trânsito a Rua da Cadeia, agradecendo a compreensão, quer aos empresários que têm ali os seus negócios, quer aos taxistas, que foram obrigados a mudar a sua praça para outro local.

Embora diga que não existem eventos perfeitos e que há espaço para crescimento, Cláudio Monteiro avança que, face ao ano passado, o número de visitantes de Elvas, por esta altura, e devido à “Cidade Natal” e ao seu sucesso, triplicou. “Abrir a Torre Fernandina e chamar-lhe ‘Torres dos Sonhos’ era uma coisa que eu queria há dois anos. Encerrar a Rua da Cadeia também. Mas só é possível ir fazendo a pouco e pouco”, acrescenta.

Depois de uma primeira edição mais simples, que cresceu em 2023, com a instalação da pista de gelo na Praça da República, Cláudio Monteiro lembra que, desta vez, a rampa de gelo, o concerto “Candlelight”, os diversos workshops, os espetáculos no coliseu, entre muitos outros atrativos, contribuíram para que se conseguisse “bater recordes”.

“É uma Câmara inteira a trabalhar para este evento. São 38 dias seguidos, é muito cansativo, em que temos cento e tal pessoas a trabalhar para que tudo corra da melhor maneira possível”, adianta.

Relativamente à rampa de gelo, e dando conta que teve várias discussões com a empresa responsável, devido à estética da mesma, Cláudio Monteiro revela que ainda serão tomadas as devidas diligências, até porque “estamos a falar de concursos públicos”.