Orçamento para 2025 do Município de Arronches aprovado em Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal de Arronches, órgão deliberativo liderado pelo presidente José Bigares, que, como habitualmente, foi secretariado por Luís Ramalho e por Maria João Valentim, reuniu pela última vez no ano de 2024, numa sessão realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Arronches no dia 26 de dezembro.

Dos assuntos em discussão que exigiam a votação dos membros presentes, o maior destaque foi a aprovação, por maioria, com onze votos a favor e seis abstenções, do orçamento para o ano de 2025 e o Plano Orçamental Plurianual para 2026 a 2029, um documento apresentado pelo chefe da Subunidade Orgânica Flexível de Contabilidade, Património, Compras e Aprovisionamento, João Catarro e que mereceu, após a referida apresentação, algumas considerações explicadas pelo presidente da Câmara Municipal, João Crespo. De realçar que, para 2025, o orçamento prevê uma despesa de 11 250 mil euros e igual valor no que toca a receita.

Igualmente relacionado com a contabilidade da autarquia estava o ponto seguinte, no qual foi dado a conhecer, por Nuno Tavares, revisor oficial de contas da “Galvão, Nunes, Tavares & Associados, SROC, Lda.”, o relatório do auditor externo sobre a situação económica e financeira do Município no primeiro semestre de 2024, o qual atesta  que a posição financeira da autarquia continua sólida, mantendo recursos financeiros suficientes para cumprir com todas as obrigações atualmente assumidas, que os limites de endividamento e a que existência de fundos disponíveis estão de acordo com a legislação vigente e existe cumprimento da regra do Equilíbrio Orçamental.

Deste plenário, é também de destacar a concessão de apoios financeiros às freguesias do concelho, no âmbito da transferência de competências dos Municípios para as autarquias locais, atribuindo-se os valores de cinco mil euros e 6500 euros e mil euros às Juntas de Assunção, Esperança e Mosteiros, respetivamente.

Os eleitos que participaram na sessão deferiram depois o pagamento da quota anual à Associação de Municípios da Serra de São Mamede, uma entidade cujos objetivos passam, entre outros, por reforçar o compromisso de cooperação intermunicipal e o fortalecimento de atividades conjuntas de interesse municipal.

Os dois pontos subsequentes abordaram o abastecimento de água, com a Assembleia a tomar conhecimento, primeiro, do tarifário de abastecimento de água e saneamento, em baixa, para o ano de 2025, com uma atualização de 3,55% no primeiro serviço e de 3,41% no segundo, para, em seguida, votar favoravelmente a adesão à tarifa social dos beneficiários do Cartão Municipal do Idoso, que assim se juntam aos beneficiários do complemento solidário para idosos, do rendimento social de inserção, do subsídio social de desemprego, do abono de família, da pensão social de invalidez, da pensão social de velhice, bem como aos clientes finais, cujo agregado familiar tenha um rendimento anual igual ou inferior a 5 808 mil euros acrescido de 50 % por cada elemento do agregado familiar que não aufira qualquer rendimento, até ao máximo de 10.

Ainda em relação a tarifários, o órgão deliberativo concordou com a proposta do executivo que visa a da manutenção, do corrente para o próximo ano, da tarifa aplicada aos serviços de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos para 2025.

A terminar e antes do coletivo na sala ser colocado a par do primeiro Relatório de Avaliação e Controlo da Avaliação Ambiental Estratégica – Revisão do Plano Diretor Municipal de Arronches e da atividade municipal, situação financeira do Município e processos judiciais pendentes, foi aprovado o Plano Municipal de Ação Climática, o qual se encontra alinhado com os objetivos nacionais e regionais de ação climática e que conta com a colaboração das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Comunidades Intermunicipais e outras entidades locais e regionais e que aborda de forma integrada as vulnerabilidades climáticas do concelho e propõe soluções para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, para contribuir para a neutralidade carbónica e para promover a adaptação às alterações climáticas.

IALBAX conquista vários pódios nas corridas de São Silvestre em Avis e Talavera

Os atletas da IALBAX participaram entre sexta-feira e domingo (de 27 a 29 de dezembro), em diversas provas, com destaque para as corridas de São Silvestre.

Na passada sexta-feira, dia 27 de dezembro, os atletas Eduardo Lagareiro e António Matela correram na VII San Silvestre Talaverana, em Talavera La Real, em Espanha. Na prova, Eduardo Lagareiro conquistou o sejundo lugar no respetivo escalão.

Já no sábado, dia 28 de dezembro, a comitiva Ialbaxiana deslocou-se à localidade de Avis, para participar na São Silvestre local, com os seguintes atletas: Ana Duarte, Luís Velez, Sérgio Cacheirinha, Cristina Canário, Vanda Rosa Nanques, Maria Madalena Pereira, Manuel Mexia, José Russo e Pedro Afonso. Na prova, a IALBAX conquistou o sexto lugar por equipas e vários pódios individuais. Nos respetivos escalões, Luís Velez e Vanda Rosa Nanques ficaram em primeiro lugar; Ana Duarte em segundo; José Russo e Cristina Canário em terceiro.

No domingo, dia 29 de dezembro, na São Silvestre Pacense, em Badajoz, estiveram presentes os atletas Manuel Mexia, Cláudio Dimas, Francisco Oliveira, António Fé, José Russo, Ricardo Monraia, Paulo Araújo, Cristina Canário, Ana Santos, Carlos Santos e Marco Santos. Ainda no domingo esteve também presente o atleta Eduardo Lagareiro na prova Navideño Valdelacalzada, onde mais uma vez subiu ao pódio, ficando no primeiro lugar do escalão.

Rondão Almeida deseja um 2025 “repleto de conquistas, saúde e prosperidade para todos”

Através das redes sociais do Município de Elvas, o presidente Rondão Almeida dirige-se, neste último dia do ano, a todos os elvenses, para lhes desejar um feliz 2025.

A esperança do autarca é que o novo ano seja “repleto de conquistas, saúde e prosperidade para todos”.

A mensagem para ler na íntegra:

“Caros elvenses,

Ao encerrarmos mais um capítulo das nossas vidas e ao darmos as boas-vindas ao Ano Novo, dediquemos um momento para refletir sobre a resiliência que tanto caracteriza a nossa comunidade. Em cada desafio que enfrentámos, reafirmámos a nossa força e união, demonstrando que juntos somos capazes de superar as adversidades.

O próximo ano traz consigo a esperança de novos começos, novas oportunidades e a renovação dos nossos sonhos coletivos e individuais. Que 2025 seja um ano repleto de conquistas, saúde e prosperidade para todos.

O Município de Elvas continuará a trabalhar incansavelmente para promover o bem-estar e o desenvolvimento da nossa terra, reforçando o compromisso de estar sempre ao lado dos elvenses, construindo um futuro mais promissor e solidário.

Desejo a cada um de vós um Ano Novo cheio de alegria e realizações. Que o espírito de união e esperança seja a força motriz de todos os nossos dias.

Feliz Ano Novo!

O presidente da Câmara Municipal de Elvas

Comendador José Rondão Almeida”

Coronel Peralta Pimenta é o novo comandante do Regimento de Cavalaria N.º 3

A Cerimónia de Tomada de Posse do novo Comandante do Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3), em Estremoz, Coronel de Cavalaria Luís António Andrade Seabra Peralta Pimenta, que substituiu no cargo o Coronel de Cavalaria Lourenço Manuel Simões de Azevedo, decorreu na passada sexta feira, dia 27 de dezembro, no RC3.

A Cerimónia Militar foi presidida pelo Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Rui Manuel da Silva Ferreira.

A assinatura do Termo de Posse de Comando, bem como a entrega do Estandarte Nacional à guarda do Regimento ao novo Comandante, foram os momentos mais marcantes que assinalaram o início do Comando.​

Município de Monforte apoia Bombeiros com cem mil euros

O Município de Monforte apoiou a Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte através de uma verba própria de 100 mil euros.

Considerando as especificidades e a natureza das ações desenvolvidas pelos bombeiros, particularmente relevantes para a população que serve, a Câmara Municipal de Monforte entendeu apoiar a Associação à margem do Regulamento para Atribuição de Auxílios Financeiros às Coletividades através da celebração de Protocolo específico – oficializado anualmente – destinado a enquadrar a forma de cooperação entre ambas as entidades de maneira a estabelecer os termos e condições para atribuição de apoio financeiro imprescindível à concretização das atividades anuais no âmbito da segurança, do socorro às populações, ao transporte de sinistrados e doentes, ao combate a incêndios e outras na área da Proteção Civil.

O ato de assinatura do documento decorreu no dia 21 de dezembro e, como em anos anteriores, antecedeu a realização da Festa de Natal da referida Associação. A Associação dos Bombeiros foi representada pelo presidente da Direção, Gonçalo Lagem, e, porque também é presidente do Município, a Câmara Municipal fez-se representar pelo vice-presidente, Fernando Saião.

Seleção Nacional Júnior de Tiro com Armas de Caça estagiou em Estremoz

O Estágio da Seleção Nacional Júnior de Tiro com Armas de Caça, decorreu nos dias 21 e 22 de dezembro, em Estremoz, com o apoio do Clube de Caçadores de Estremoz e do Município de Estremoz.

A Comitiva Nacional escolheu a cidade branca do Alentejo para realização da iniciativa no seguimento do apoio que o Município de Estremoz prestou, em março de 2023, ao Clube de Caçadores de Estremoz, através da aquisição de 15 novas máquinas, melhorando as instalações e possibilitando que a Elite do Tiro Português possa realizar ações desta natureza.

O presidente da Câmara Municipal, José Daniel Sádio e o coordenador do Setor de Desenvolvimento Desportivo e Juventude do Município, Hugo Painho, receberam o grupo no edifício dos Paços do Concelho, dando as boas-vindas a 15 atletas juniores, oriundos de todo o país, destacando a atleta olímpica Inês Barros.

Liderada pelo selecionador nacional, Custódio Ezequiel, a Comitiva desfrutou de uma passeio pela cidade, no sábado, após uma intensa sessão de treinos matinal, para preparação de uma segunda sessão no período da tarde e continuação do estágio no domingo.

O referido selecionador agradeceu a receção frisando que “o apoio e disponibilidade do Município e o empenho do Clube de Caçadores local têm permitido colocar Estremoz no mapa do tiro nacional, assim como as condições criadas e a realização deste estágio ajudarão a desenvolver os atletas selecionados e a prepará-los para eventos de nível mundial, em representação de Portugal”.

Emissão especial da Rádio ELVAS em véspera de Ano Novo

A Rádio ELVAS, à semelhança do que já tinha feito na véspera de Natal, voltou, na manhã deste último dia do ano de 2024, a realizar uma emissão especial, a partir da Praça da República, onde se centra o evento “Elvas Cidade Natal”.

Nesta emissão, conduzida por Hugo Meira e Duarte Silvério, e a par de outras entrevistas realizadas no “coração” da cidade, passaram pelo estúdio móvel da Rádio ELVAS Eva Oliveira, que voltou a representar Elvas no concurso Miss Alentejo; as cantoras Raquel Guerra, Olinda Moriano e Soraia Branco; assim como os irmãos Nuno e Cláudio Aparício.

A emissão terminou com uma entrevista ao vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, sobre aquilo que, em termos culturais, na cidade, foi o ano de 2024 e aquilo que se pode esperar em 2025.

Alguns dos momentos musicais desta manhã para ver, ou rever, nos vídeos abaixo:

Levantamento de prémios do quarto sorteio “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal” a partir desta quinta-feira

O quarto sorteio da iniciativa “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal” decorreu na passada sexta-feira, dia 27 de dezembro. Estiveram presentes a vereadora, São Silveirinha, a comerciante convidada Ivone Carralo e a munícipe convidada Sandra Peguinho. Os premiados podem levantar os seus prémios a partir de quinta-feira, dia 2 de janeiro, no Centro Cultural de Campo Maior.

Os vales agora sorteados poderão ser utilizados até 28 de fevereiro nos comércios aderentes que pode consultar no site do Município de Campo Maior.

Passagem de ano em Montemor-o-Novo com Los Romeros e Kiss Kiss Bang Bang

A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras volta a organizar, este ano, a festa de passagem de ano, no Rossio de Montemor-o-Novo.

“Este executivo, ao longo dos anos, tem apostado na Passagem de Ano. Temos apostado naquilo que é esta tradição que nunca houve em Montemor, mas que agora começa a ser tradição. E temos feito por isso, porque costumamos trabalhar logo desde o início do ano, portanto, em janeiro, na contratação dos artistas”, começa por referir André Banha, vogal da União de freguesias.

“Este ano, como artistas principais da Passagem de Ano, vamos ter os Los Romeros, que são um grupo já bastante conhecido aqui em Montemor e, em seguida, teremos para a festa os DJs Kiss Kiss Bang Bang, que estiveram também no Rock in Rio e têm mostrado algum trabalho de sucesso”, acrescenta.

“Estamos a apostar numa passagem de ano forte porque a população assim o merece”, remata André Banha.

Vila Viçosa celebra chegada de 2025 com festa na Praça da República

Vila Viçosa brinda ao ano novo com festa, na Praça da República, a partir das 22 horas desta terça-feira, 31 de dezembro.

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, para além do tradicional fogo de artifício, à meia-noite, haverá concerto da Orquestra Costa Rica.

“É mais uma celebração de passagem de ano na nossa Praça da República, que está devidamente enfeitada com as iluminações de Natal. A nossa ideia é congregar aqui a comunidade calipolense e os visitantes para celebrar a passagem do ano”, começa por dizer o vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro.

“Queremos comemorar esta data com esta iniciativa, que para nós é bastante importante. Temos tido, desde que entrámos em funções, um número crescente de pessoas a participar, há várias festas particulares que acabam na Praça da República, um pouco antes da meia-noite, e o nosso intuito é de promover esta oportunidade de partilha e de celebração”, diz ainda o autarca.

A iniciativa conta com entrada gratuita, sendo que não faltará também o tradicional madeiro, a arder, junto à Fonte das Bicas.

Fonteira celebra Festa de Passagem de Ano no Largo da Igreja

A passagem de ano em Fronteira é celebrada, na noite desta terça-feira, 31 de dezembro, com animação musical, junto ao Largo da Igreja.

A animar os presentes, nesta iniciativa da Junta de Freguesia de Fronteira, vão estar Fábio e Bernardo. Para além da música, haverá serviço de bar e não faltará o convívio habitual deste tipo de festa.

Habituais rituais e tradições mantêm-se na chegada de 2025

A chegada do novo ano está cada vez mais próxima e são muitas as tradições e superstições associadas a este momento, sobretudo por parte daqueles que acreditam na sorte: seja usar roupa interior de cor azul, saltar de uma cadeira com o pé direito ou comer 12 passas de uva à meia-noite.

Por outro lado, há quem goste de passar a noite entre amigos, enquanto outros preferem fazê-lo com familiares, na rua, em casa ou numa festa. Independentemente das tradições e costumes de cada um, nesta noite, o objetivo é comum a todos: dizer adeus ao velho e receber o novo ano com desejos de sorte, saúde, paz, amor e prosperidade.

Para conhecer as tradições dos ouvintes e perceber de que forma preveem entrar em 2025, a Rádio ELVAS saiu à rua. Conheça essas tradições no podcast abaixo:

Campo Maior: música clássica e ballet no Concerto de Ano Novo da Banda 1º de Dezembro

Em Campo Maior, a chegada do novo ano é festejada no sábado à tarde, dia 4 de janeiro, com um concerto da Banda 1º de Dezembro, no Centro Cultural.

Neste espetáculo, à música clássica junta-se a dança, explica o maestro da banda, Francisco Pinto, que adianta que o concerto serve, sobretudo, dar as boas-vindas a 2025 e prestar cumprimentos ao município. “Vamos ter novamente ballet e trazer Viena de Áustria a Campo Maior. Já fizemos isso várias vezes e vamos voltar a trazer as valsas de Strauss para uma filarmónica”, diz o maestro.

Ao palco, com os músicos da banda, vão subir os alunos da professora Maria José Cid do Projeto de Formação de Ballet Clássico do Município de Campo Maior. Entre outros momentos do espetáculo, estes alunos irão dançar “Danúbio Azul”, à semelhança do que acontece em Viena de Áustria. “Só não temos aqueles salões, mas vão-se mostrar no Centro Cultural e acho que vai ser fo agrado de toda a gente”, assegura Francisco Pinto.

Destacando a dedicação dos músicos que compõem a filarmónica de Campo Maior, Francisco Pinto lembra ainda que é para o público e para a comunidade que a banda trabalha. “É só por gosto, porque eles não ganham nada. É de coração que estes músicos, ditos amadores, o fazem”, remata.

O início do espetáculo, no sábado, está marcado para as 16 horas. A entrada é gratuita.

Elvas marca entrada em 2025 com espetáculo “único” de fogo de artifício

Em Elvas, a entrada em 2025 é celebrada, à semelhança daquilo que tem acontecido em outros anos, com um espetáculo de fogo de artifício.

A promessa, garante o vereador Cláudio Monteiro, é de um “grande e único” espetáculo, criado “propositadamente para a passagem de ano de Elvas”, que será possível ver nos céus da cidade, a partir da meia-noite.

“O espetáculo poderá ser visto, não só do centro histórico, mas em grande parte da cidade”, adianta o vereador, que lembra que, com esta iniciativa, a autarquia procura brindar ao ano novo, não só com os elvenses, mas com todos os visitantes e turistas. “Há muitas festas privadas e as unidades hoteleiras estão completamente cheias, o que é de salutar e, portanto, vai ser uma passagem de ano com muita cor, muita luz e muito brilho”, garante.

“O importante é que as pessoas passem com a família, com os amigos, com saúde”, acrescenta Cláudio Monteiro, lembrando que, quem quiser pode fazer a festa em casa ou sair à rua para ver o fogo de artifício.

Questionado sobre os motivos que levam a Câmara de Elvas a não apostar numa festa de passagem de ano, o autarca diz que ter esse evento “só por ter” não faz sentido. “Acho que não é por aí que devemos começar uma tradição em Elvas”, assegura, lembrando que o atual executivo tem defendido sempre que “cada território deve ter a sua própria identidade”: “nós temos o ‘Elvas Cidade Natal’ e há outros concelhos que não têm nada relacionado com o Natal; no entanto, há outros que apostam mais na passagem de ano”.

Ainda assim, Cláudio Monteiro confessa que chegou a estar em cima da mesa a organização de um evento de réveillon: “ainda analisámos alguns espaços, mas o coliseu já sabíamos que não podíamos usar, porque vamos ter o Circo do Coliseu; na Praça da República não tem estrutura, porque está lá a pista de gelo e outros adereços”.

Essa festa de passagem de ano na cidade, reclamada e desejada por muitos, ainda assim, acredita o vereador, poderá vir a ser uma realidade “num futuro próximo”.

Assembleia Municipal de Elvas aprova Orçamento e Grandes Opções do Plano

A Assembleia Municipal de Elvas aprovou esta segunda-feira, 30 de dezembro, em sessão ordinária, as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para o Ano Económico 2025, com dois votos contra e seis abstenções.

Os documentos, que já tinham sido aprovados em reunião de câmara, depois de prestados esclarecimentos aos membros da Assembleia, foram também aprovados, com o orçamento a ascender a 44 milhões de euros, o mais elevado de sempre.

A proposta de alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais – Programa Universidade Sénior, foi aprovada por unanimidade, a das Bolsas de Estudo, por maioria com oito votos contra e uma abstenção.

Por unanimidade foram aprovadas as propostas de trânsito, o Regulamento Municipal do Cartão “Juntos pelos Bombeiros e Socorristas” do Município de Elvas e o Regulamento Municipal de Transportes Escolares do Município de Elvas, que entram agora em vigor.

A proposta de IMI / IMI Familiar – 2024 foi aprovada, com dois votos contra; a da participação do Município nos Impostos do Estado – IRS – 2025, por unanimidade; a da Derrama – Ano Económico 2024, por maioria com dois votos contra; a Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS), por maioria com três votos contra e Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP) por unanimidade.

A autorização de assunção prévia de compromissos foi aprovada com quatro abstenções, enquanto que a Revisão Orçamental n.º 5 foi aprovada com dois votos contra.

A nomeação de auditor externo para a certificação legal de contas do Município de Elvas – Exercício 2024-2025, foi aprovada por unanimidade.

A proposta de contrato de comodato entre o Município de Elvas e a Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso foi incluída na ordem de trabalhos e aprovada por unanimidade.