VII Trail Iberlince de Barrancos com inscrições abertas

A prova de Trail “VII Trail Iberlince de Barrancos” vai decorrer nos dias 1 e 2 de fevereiro. Esta iniciativa é promovida pelo Clube Linces de Noudar – Barrancos, uma Associação sem fins lucrativos, com sede em Barrancos. As inscrições para a prova estão abertas.

O Sítio Moura/Barrancos é uma das áreas de ocorrência histórica de lince-ibérico, onde se pode encontrar o habitat adequado à sua presença, o bosque mediterrânico. Por se encontrar relativamente próximo da área de reintrodução de Valle del Matachel, é possível ocorrer a ocupação do Sítio Moura/Barrancos por animais dispersantes dessa área, que estejam em busca de novos territórios. Assim, este evento procura sensibilizar a população para a necessidade da preservação do lince-ibérico em Portugal. Na presente edição pretendemos ainda dar a conhecer a fauna e a flora da região, tendo como parceiros o Parque de Natureza de Noudar, a Câmara Municipal de Barrancos, o Agrupamento de Escolas de Barrancos, a Junta de Freguesia de Barrancos, os Bombeiros Voluntários de Barrancos, a empresa Biogado, a empresa S4A e a Associação Estêva que nos ajudarão na logística e segurança deste evento, bem como a produzir brindes e prémios alusivos a este tema.

As inscrições terão que ser efetuadas online através da plataforma acorrer.pt. O período de inscrições termina quando se atingir o número de 200 atletas inscritos, ou caso esse número não se atinja, no dia 20 de janeiro.

A inscrição fica regularizada após liquidação do pagamento até à sua data limite. As inscrições têm os seguintes valores: o Trail 23K mais Estafeta: 15 euros; Trail 12K mais Estafeta: 10 euros; Caminhada (sábado e domingo): 7,50 euros e estafeta: 5 euros.

Esta poderá ser também uma boa prenda de Natal para um familiar ou amigo, mais informações através do site.

Bombeiros de Campo Maior esperam uma consoada feliz sem registo de acidentes

Se por estes dias, as famílias se reúnem à mesa para celebrar o Natal, vários profissionais, como os bombeiros, são obrigados a desempenhar as suas tarefas, como em qualquer outro dia do ano.

O desejo do presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Campo Maior, Luís Fava, é que todos passem “uma boa consoada” e que não haja registo de acidentes. “Trabalhamos todos os dias do ano, 24 sobre 24 horas, e o Natal vai ser uma data igual às outras”, garante.

“Quero desejar às famílias dos nossos bombeiros e à minha direção as maiores felicidades e que 2025 seja um ano cheio de alegria. Estamos a terminar os 75 anos que fizemos e acho que estamos todos de parabéns”, acrescenta Luís Fava.  

Um dos desejos do presidente da associação humanitária campomaiorense é que os seis novos bombeiros, que se encontram em formação, possam vir, futuramente, a ingressar no corpo ativo da corporação. “Que fiquem os seis, que era uma taxa de sucesso de cem por centro”, diz ainda, lembrando a falta de operacionais, não só em Campo Maior, mas “a nível distrital e não só”.

Levantamento de prémios do terceiro sorteio “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal” a partir de dia 26

O terceiro sorteio da iniciativa “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal” decorreu na passada sexta-feira, dia 20 de dezembro. Estiveram presentes no sorteio o vereador, Paulo Pinheiro, a comerciante convidada Ângela Sardinha e o munícipe convidado Luís Correia. Os premiados podem levantar os seus prémios a partir desta quinta-feira, dia 26 de dezembro, no Centro Cultural de Campo Maior.

Os vales agora sorteados poderão ser utilizados até 28 de fevereiro nos comércios aderentes podem ser consultados no site do Município de Campo Maior.

Arronches: Exposição “Presépios da Nossa Terra” patente no Convento de Nossa Senhora da Luz até dia 26

Em plena quadra natalícia e para assinalar esta mágica época, a galeria do Convento de Nossa Senhora da Luz encontra-se atualmente decorada a preceito com uma coleção de presépios, que irá fazer as delícias de quem visitar, até dia 26 de janeiro, o referido templo.

Na passada quarta-feira, dia 18 de dezembro, coube, às crianças inscritas no Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres, denominado “Educ’arte” e aos alunos da Academia Sénior de Arronches, a honra de serem os primeiros visitantes desta mostra, composta por presépios cedidos por munícipes do concelho, completada pelos trabalhos elaborados pelas instituições do concelho, entre as quais, o Agrupamento de Escolas de Arronches, a Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, o Centro de Bem Estar Social de Arronches, o Centro de Saúde de Arronches, o Centro Social Bom Jesus de Esperança, o Centro Social de Mosteiros, a Paróquia de Arronches, a Santa Casa da Misericórdia de Arronches, além das duas anteriormente mencionadas, a quem o Município aproveita para agradecer publicamente pela colaboração.

As exposições instaladas no Convento de Nossa Senhora da Luz são visitáveis durante o período de funcionamento do espaço, isto é, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30.

Sem o trabalho das associações de Elvas, Cidade Natal “era um evento sem ninguém”

Até 5 de janeiro, o centro histórico de Elvas vai continuar a ser palco das mais diversas atividades no âmbito da programação da “Cidade Natal”.

Ainda que o evento, promovido pelo município, conte com vários atrativos, desde a pista e rampa de gelo, aos carrosséis, passando pela Feira de Natal e pela Fábrica dos Brinquedos, o programa da iniciativa, garante o vereador Cláudio Monteiro, é feito pelo “trabalho árduo” das associações do concelho, sendo que a autarquia conta, desta vez, com “cerca de 80 parceiros”, num total de “sete mil pessoas envolvidas, desde os mais novos aos mais velhos”.

Agradecendo a todas essas associações, Cláudio Monteiro não tem dúvidas de que, sem a animação por elas proporcionada, “Elvas Cidade Natal” era um evento “sem ninguém”. Por outro lado, o vereador garante que, e ao contrário do que se possa pensar, este é dos eventos, na cidade, que envolve o maior número de pessoas. “Há espaço para tudo e para todos. Desde a parte desportiva à cultural, todos são bem-vindos. Se este ano, nós conseguimos mais 20 parceiros, nos próximos anos, se este evento continuar, tenho a certeza que vai crescer muito mais”, assegura.

Cláudio Monteiro diz ainda que “não chega só ter a cidade bonita”. “Temos de humanizar e humanizar não é só esperarmos os visitantes e os turistas, é termos aqui aqueles que possam contribuir”.

Apresentação do livro “Caminhos d’Alma” foi o último momento do coletivo “Autores de Elvas”

O livro “Caminhos d’Alma”, de Claudina Brito, foi apresentado no passado sábado, 21 de dezembro, nas instalações do Centro Artístico Elvense, no âmbito do evento Elvas Cidade Natal.

Depois da literatura infanto-juvenil, a escritora e docente elvense dedica esta nova obra a “short stories”, reflexões e textos inspiracionais baseados na sua experiência de vida.

A apresentação de “Caminhos d’Alma” foi o terceiro e último momento do contributo do coletivo “Autores de Elvas” para a programação do “Elvas Cidade Natal”, depois do livro “Pelo Buraco da Fechadura”, de Carmen Ezequiel, e “O Kapa Negra – Os Mistérios de Lúcifer”, da autoria de João Gonçalo Coelho.

O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal neste ato, a que se juntaram na apresentação de “Caminhos d’Alma” os também escritores elvenses Nuno Franco Pires e Luísa Currito.

A autora Ju Laranjeira e a neta de Claudina Brito, Luzinha, leram alguns trechos da obra, num ato que culminou com a interpretação de cantares de Natal acompanhados à ronca por António Carronha Brinquete.

Tradição Natalícia cumprida em grande parte das casas de elvenses e campomaiorenses 

O Bacalhau ou peru à mesa, a família junta e abrir as prendas à meia-noite ou no dia da manhã de Natal, são algumas das tradições que se mantém nestes dias festivos ano após ano.

A Rádio Elvas saiu à rua para perceber, em diversos ângulos, como são passados a véspera e o dia de Natal na casa de elvenses e campomaiorenses.

Como são comemorados estes dias natalícios por elvenses e campomaiorenses no podcast a baixo:  

Campo Maior: “Onde Tudo Se Faz Natal” chegou ao fim

A programação da iniciativa “Onde Tudo Se Faz Natal”, em Campo Maior, terminou no passado fim de semana, dias 21 e 22 de dezembro, com muitas atividades especialmente pensadas para os mais pequenos.

No sábado, dia 21 de dezembro, a Praça Multimodal, onde decorreu a feirinha de Natal, recebeu a animação do grupo que animou as ruas do centro histórico, numa Parada de Natal repleta de animação e espírito natalício. Os mais novos puderam assistir ao espetáculo “A Fábrica de Brinquedos”, e acompanhar as travessuras dos duendes Jeremias, Mimi e Clarinha.

Já domingo, dia 22 de dezembro, a programação encerrou com chave de ouro, com a atuação do grupo do Projeto de Formação de Música do Município.

Olímpio Galvão: Natal é tempo de “celebrar a riqueza da nossa família e amigos”

Em seu nome pessoal e do Município de Montemor-o-Novo, o presidente da Câmara, Olímpio Galvão, deseja um feliz Natal e um próspero ano novo, a todos os ouvintes da Rádio ELVAS, da Rádio Campo Maior e da Rádio Nova Antena.

“Que esta época festiva seja um tempo de celebrarmos a nossa riqueza da nossa família e dos nossos amigos. Se não pudermos dar presentes físicos, que demos tempo, afetos e abraços a todos os que nos rodeiam. Um feliz Natal para todos nós”, diz ainda o autarca.

Missas de Natal em Elvas: veja os horários

A terminar informamos dos horários das Missas de Natal na cidade de Elvas, terça-feira, 24 de Dezembro.

Missa da Vigília do Natal. 

17.00: IGREJA de SÃO DOMINGOS

18.00 h: SANTUÁRIO DO SENHOR JESUS DA PIEDADE.

Missa da Noite de Natal (Missa do Galo)

23.00 h: SÉ CATEDRAL DE ELVAS.

Missas do Dia de Natal, quarta-feira, 25 de dezembro:

11.00 h: IGREJA do SALVADOR 

11.30 h: IGREJA de SANTA LUZIA 

12.15 h: IGREJA do SENHOR DA BOA-FÉ 

16.30 h: IGREJA do SANTUÁRIO DO SENHOR JESUS DA PIEDADE, esta transmitida como é hábito na Rádio ELVAS

18.00 h: SÉ DE ELVAS

Atletas da IALBAX subiram ao pódio no fim de semana

Os atletas da AD IALBAX subiram ao pódio no fim de semana, dias 21 e 22 de dezembro.

No sábado, dia 21 de dezembro, deslocaram-se ao Crato para participar na Corrida São Silvestre os atletas, Maria Madalena, Luís Velez, Vanda Rosa, Ana Duarte, Cristina Canário, Pedro Afonso, José Russo, Manuel Mexia e Sérgio Cacheirinha,

Nesta prova foram alcançados vários pódios, com: Vanda Rosa a ser a primeira classificada no escalão Vet II F; Ana Duarte também foi a primeira classificada no escalão Vet III F; Cristina Canário a ser primeira classificada escalão Vet IV F e Luís Velez a ser o segundo classificado no escalão Junior M.

Já no domingo, dia 22 de dezembro, participaram na prova XIII Guadiaton os atletas António Matela, Carlos Santos, Eduardo Lagareiro, Ricardo Monraia e Rui Morais, onde uma vez mais Eduardo Lagareiro subiu ao pódio em terceiro lugar no seu escalão.

Luís Rosinha: que o Natal e 2025 sejam de “muita saúde” para todos

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, espera que este possa ser um Natal com “muita saúde e paz”.   

“Desejo um bom Natal a todos, com muita saúde e que seja uma época de paz para todos. Que tenhamos um 2025 sempre melhor que aquilo que foi 2024 e, principalmente, com um fator que é muito importante na vida de todos, que tem a ver com a saúde. Desejar um Natal e também um 2025 com muita saúde”, diz o autarca.

“Bom Natal e um Feliz Ano Novo” são os votos do diretor da Rádio ELVAS

“Neste Natal gostaria de deixar uma mensagem de agradecimento aos nossos ouvintes e anunciantes pelo apoio diário ao estarem connosco nas emissões.

Gostaria de enviar as todos, os meus votos de Bom Natal, sobretudo junto da família e um forte abraço para os que estão de serviço nestes dias, esperando que estas horas passem rápido e sem sobressaltos.

O desafio da redução de população por todo o Alentejo e interior do País em geral, devia preocupar-nos a todos, mas o tema parece estar fora da agenda e não vai ser nesta fase bonita das festas de Natal que vou estar a incomodar os ouvintes. Resta-nos ser resilientes, sem desistir dos nossos objetivos.

Digo-vos que este ano continuamos o nosso esforço diário de acompanhar os eventos da região, dando voz a uma vasta área que tem poucas formas de ser ouvida.

Este ano renovámos o nosso site que já tinha quase 10 anos, com novas facilidades, a pensar no melhor para os nossos ouvintes e seguidores na Internet e redes sociais. E a pensar precisamente nos nossos ouvintes cá estaremos a fazer vos companhia todo o ano de 2025.

A todos Bom Natal e um Feliz Ano Novo.

António Ferreira Góis

Diretor

Mensagem de Natal do presidente da Câmara de Elvas

O presidente do Município de Elvas remeteu-nos esta mensagem de Natal, destinada a todos os elvenses:

“É Natal!

As ruas enfeitam-se para o Natal e o ambiente que nos rodeia convida à partilha, à união e à alegria, dando conta da chegada desta época festiva e especial para todos!

Uma época de reencontro com a família, os amigos, e em que comemoramos o nascimento do menino Jesus, quer seja nas ações no nosso dia-a-dia ou nas palavras.

Nesta quadra, quero deixar-vos uma mensagem de paz, amor e solidariedade, em especial para os mais vulneráveis.

Que os desafios que enfrentamos atualmente se transformem em oportunidades de crescimento e realizações a todos os níveis.

A Câmara Municipal de Elvas deseja a todos os elvenses e visitantes que esta quadra festiva seja passada em família, com muita alegria, saúde e união. Um Feliz Natal para todos!

O presidente da Câmara Municipal de Elvas

Comendador José Rondão Almeida”