A banda 14 de janeiro de Elvas realizou, esta tarde de domingo, o seu habitual concerto de Natal, este ano na Sé de Catedral, com a filarmónica elvense a apresentar vários temas pela primeira vez.
A apoteose do concerto teve a participação do Grupo das Roncas d’Elvas que interpretaram em conjunto músicas do cancioneiro do Natal de Elvas, diante de uma plateia que voltou a encher a Sé Catedral.
A cidade de Estremoz foi escolhida por um grupo de 50 jovens de Lisboa, que pertencem ao Movimento de Schoenstatt para a realização de uma jornada solidária, que decorreu de 17 a 20 de Dezembro.
O grupo foi acolhido com o apoio da Câmara Municipal e do Regimento de Cavalaria 3. Desenvolveu ações de voluntariado solidário em instituições da nossa cidade, nomeadamente em trabalho de apoio ao Recolhimento Nossa Senhora dos Mártires, Lar de Santa Cruz, Residência de S. Nuno e Santa Maria e Centro Social e Paroquial de Santo André.
O Município de Borba adquiriu recentemente um veículo ligeiro, de 3,5 ton, misto, de passageiros e mercadorias para o desempenho de funções na Unidade de Obras e Serviços Urbanos.
Deste modo, é possível exercer atividades de higiene e limpeza em todo o concelho, bem como laboração em obras municipais.
O primeiro prémio da lotaria de Natal espanhola, El Gordo, foi sorteado este domingo ao número 72.480, com os 193 bilhetes premiados que recebem quatro milhões de euros cada.
O número da sorte foi cantado às 11 e meia da manhã e tinha sido vendido no mesmo local em Logroño, na Rioja, onde vivem cerca de 150 mil pessoas.
O segundo prémio, no valor de 1,250 milhões de euros, foi para o número 40.014, pode comprovar os números sorteados aqui.
O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, António Tomás Pires, acolhe desde este domingo a exposição de parte do espólio de vários membro da família Guerra, em particular de Carlos Guerra, descendentes da família que fundou aquela que viria a ser a empresa José da Conceição Guerra & Irmão.
A exposição inclui o período de vida da empresa, de 1834 a 1964, presente em vários Países e premiada internacionalmente. A seguir mostramos algumas fotografias da mostra que merece ser visitada até ao verão de 2025.
O Município de Arronches avançou para uma intervenção que visa a impermeabilização à base de poliureia, de alguns espaços públicos que apresentavam algumas imperfeições. Os primeiros passos desta empreitada foram dados durante este mês de dezembro, começando por ser intervencionados o Centro Cultural de Esperança e o edifício do antigo Jardim de Infância, que futuramente irá funcionar como Centro Comunitário.
De realçar que, além dos supracitados espaços, irão ser ainda abrangidos pela referida intervenção, a Piscina Municipal de Esperança, o Multiuso de Mosteiros e o tanque do Jardim do Fosso, em Arronches.
Esta é uma empreitada que se encontra adjudicada à empresa “H3R – Arquitectura, Consultoria e Engenharia, Lda.” pelo valor de mais de 73 mil euros, estando prevista a sua conclusão para meados de janeiro.
A Igreja de São Francisco, em Estremoz, vai receber, este domingo, dia 22 de dezembro, pelas 16 horas, um Concerto de Natal, pela Sociedade Filarmónica Luzitana.
Para desejar a todos os estremocenses umas Boas Festas, a “Luzitana” preparou um espetáculo com reportório dedicado à quadra natalícia.
A iniciativa é uma organização da Sociedade Filarmónica Luzitana, com o apoio do Município, incluída na programação da animação de Natal, para envolver a cidade no espírito natalício.
O Município de Monforte iniciou, no passado dia 11 de dezembro, a 5ª Geração dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, denominado por “Integração: Unidos Promovemos a Inclusão 5G Monforte” com o acrónimo “IUPI 5G Monforte”
A operação aposta na colaboração entre parceiros para enfrentar o desemprego, criando soluções que promovam o emprego, a formação e a qualificação. Foca-se em apoiar agregados familiares de baixos rendimentos, especialmente com crianças e jovens, através de ações de capacitação familiar e parental, garantindo igualdade no acesso a serviços essenciais e na proteção dos direitos. Promove ainda o envolvimento da comunidade e instituições, fomentando a responsabilidade, solidariedade e cidadania plena, ao mesmo tempo que sensibiliza para contextos de emergência social.
“IUPI 5G Monforte” terá uma duração de quatro anos e irá intervir no âmbito do Emprego, Formação e Qualificação (Eixo 1), Combate à Pobreza e à Exclusão Social das Crianças e dos Jovens (Eixo 2) e Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Contextos de Emergência Social e de Cenários de Exceção (Eixo 4).
O CLDS-5G Monforte conta com uma equipa multidisciplinar, capacitada para identificar as necessidades da comunidade e atuar de forma eficaz no concelho. A sua abordagem baseia-se na proximidade e numa presença contínua junto da população, garantindo um acompanhamento próximo e personalizado.
A candidatura CLDS 5G é financiada no âmbito do Portugal 2030 – programa PESSOAS 2030, pelo Fundo Social Europeu + (FSE +).
O Regimento de Cavalaria Nº 3 (RC3) de Elvas realiza, no próximo dia 27 de dezembro, a Cerimónia Militar de Tomada de Posse de Comando do Coronel de Cavalaria Luís António Andrade Seabra Peralta Pimenta.
A cerimónia decorre na Parada Macontene, no interior do RC3, e é presidida pelo comandante das Forças Terrestes, Tenente-General Rui Manuel da Silva Ferreira.
Em comunicado, o RC3 de Estremoz dá a conhecer o programa completo da cerimónia:
Programa:
10h00 – Início da Cerimónia de Tomada de Posse do Comandante do RC3;
− Honras Regulamentares ao Exmo. Tenente-General Comandante das Forças Terrestes;
− Integração do Estandarte Nacional do RC3 na formatura;
− Imposição de condecoração ao Comandante do RC3 cessante;
− Leitura do Despacho de Nomeação do Comandante do RC3;
− Leitura da Síntese Curricular do Comandante do RC3;
− Assinatura e leitura do Termo de Posse pelo Comandante do RC3 e Exmo. Brigadeiro-General Comandante da Brigada de Reação Rápida (BrigRR);
− Entrega do Estandarte Nacional ao Comandante do RC3 empossado pelo Exmo. Brigadeiro-General Comandante da BrigRR
− Imposição do Escudo de Armas do RC3 pelo Comandante cessante
− Alocução do Exmo. Brigadeiro-General Comandante da BrigRR
− Palavras do Exmo. Tenente-General Comandante das Forças Terrestes
− Desfile das Forças em Parada perante o Exmo. Tenente-General Comandante das Forças Terrestes
10h45 – Final da Cerimónia de Tomada de Posse
11h10 – Alentejo de Honra na Sala do Capítulo onde se inclui o corte do Bolo, Grito da Cavalaria e Grito do Exército
Estão abertas as candidaturas para 2025 do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa (CPLRE). Podem candidatar-se a este programa jovens entre os 18 e os 30 anos (que não sejam eleitos locais), dinâmicos e ativos ao nível da participação na vida pública, motivados para fortalecer o diálogo com eleitos locais e regionais e disponíveis para fazerem parte desta iniciativa do CPLRE (Rejuvenating Politics) durante o próximo ano.
O Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa (CPLRE), órgão consultivo do Conselho da Europa com a missão de fortalecer a democracia local e regional, convida, anualmente, jovens a candidatarem-se para integrar a sua delegação da juventude, que durante um ano participa nas sessões deste órgão, nomeadamente nas duas sessões marcadas para março e outubro. A delegação da juventude no CPLRE é composta por um jovem de cada um dos 46 países que integram o Conselho da Europa.
As candidaturas estão abertas até dia 31 de dezembro de 2024 através do formulário disponível, podendo obter outras informações através do endereço eletrónico congress.youth@coe.int ou do website.
A Feirinha de Natal está a decorrer na Praça Multimodal, em Campo Maior, até este domingo, dia 22 de dezembro. Nesta iniciativa promovida pelo Município de Campo Maior, artesãos divulgam o seu trabalho, como é o caso de Marlene Moreira e Maria João Mulano e representam causas, como Tânia Calhau.
Marlene Moreira traz a esta iniciativa produtos plastificados e de algodão feitos à mão. À Ràdio Elvas, a artesã indicou que no período da pandemia não deixou o negócio desvanecer e adaptou o seu trabalho ao estado que o país se encontrava na altura, fazendo máscaras de algodão.
Agora com a Traquinartes, Marlene, gere o negócio “desde a produção e montagem até à divulgação nas redes sociais”, refere. Na Feirinha de Natal, realça a artesã, tem na mesa “peças de costura criativa para o dia-a-dia para bebes, crianças e senhoras” e ainda “produtos artesanais para esta época natalícia, como presépios”.
Em nome do Coração Delta, com o projeto Tempo para Dar, está Tânia Calhau, sendo esta a primeira vez que a associação participa na Feirinha de Natal. Com vista a angariar fundos “para reverter em prol de famílias carenciadas”, o Tempo para Dar tem na iniciativa “loiças e peças feitas pelas idosas do espaço” menciona Tânia Calhau.
Já na Aromas da Terra encontra-se Maria João Mulano com produtos de artesanato personalizados, como velas, caixas para acessórios e panos. Este ano, Maria João diz que as vendas e a própria iniciativa estão a correr “bem”, sendo que marca presença na mesma “há muito tempo”.
A Feirinha de Natal de Campo Maior está a decorrer até este domingo na Praça Multimodal da vila. A iniciativa está aberta ao público das 10h às 13h e das 14h às 19h.
A Câmara de Elvas vai entrar em 2025 com a implementação de uma redução dos impostos cobrados aos munícipes.
No que toca ao IRS, e depois de o município ter, ao longo dos últimos anos, retido o valor máximo de 5%, vai agora “devolver parte” desse imposto aos contribuintes, revela o presidente Rondão Almeida. “Nos mandatos anteriores, tinham retirado os dois pontos percentuais que eu dava sempre, enquanto presidente de Câmara, mas nós vamos voltar a essa estratégia de devolver parte desse IRS”, adianta o autarca.
Rondão Almeida garante que, numa primeira fase, a autarquia procurou “arrumar a casa em relação ao passado”, e resolver “os oito milhões de encargos assumidos”. Agora, já com uma “boa alguma almofada financeira”, o município tem a possibilidade de reduzir impostos.
No que diz respeito ao IMI, a taxa cobrada será reduzida para 0,35%, quando o município podia “estar a trabalhar até aos 0,45%”. Ao nível deste imposto, avança ainda Rondão Almeida, os casais até 35 anos terão um desconto de 25%, enquanto reformados com pensões baixas, bombeiros voluntários e socorristas da Cruz Vermelha terão um desconto de 35%.
A exposição com o mote “Ameixas de Elvas – A Fábrica José da Conceição Guerra & Irmão (1834 – 1964)” vai estar patente ao público, a partir deste domingo, dia 22 de dezembro. A mostra vai ser inaugurada pelas 15h30, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires.
Antes desta inauguração, vai ter lugar no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) o Workshop de Culinária Natalícia Infantil, promovido pela Associação Juvenil, ARKUS, entre às 10h e às 12h.
Este domingo, a antiga Sé vai ser palco do Concerto de Natal da Banda 14 de Janeiro, às 16h30. Já a Feira de Natal da cidade e as ruas do centro histórico vão receber animação musical com o grupo Alentejo na Voz, às 18h.
Todas estas atividades estão inseridas na iniciativa do Município “Elvas Cidade Natal”.