Após um processo que decorre desde o início do ano letivo, com oficinas de teoria do cinema, guionismo e pré-produção, e terminado o período de produção, gravações e edição, o Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre (CAEP) recebeu esta terça-feira, 17 de dezembro, a estreia das curtas-metragens elaboradas pelos jovens atores e atrizes dos Agrupamentos de Escolas de Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato e José Régio (Portalegre), elaboradas no âmbito do 6º Alto Cinema. Criado e operacionalizado pela Cabeçudos, esta festa do cinema em contexto escolar contou com a participação de 84 alunos, que criaram cinco curtas-metragens que abordaram temas como a inclusão, liberdade, respeito e tolerância pelo outro.
Após a estreia, chegou um dos momentos mais aguardados por todos os presentes: a entrega dos óscares. “Somos Todos Casa” venceu nas categorias de Melhor Equipa de Som e Melhor Realização; “Segredo” venceu nas categorias de Melhor Making-Of e Melhor Produção; “Além da Cor” venceu nas categorias Melhor Câmara, Melhor Realização, Melhor Argumento, Melhor Ator e Melhor Atriz; “Perfume 2” venceu nas categorias de Melhor Produção, Melhor Trabalho de Equipa e Prémio do Público; “Medo” venceu o Melhor Filme.
O Alto Cinema conta com o financiamento do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual e ainda com o apoio institucional da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, do CN da UNESCO, do PNC – Plano Nacional de Cinema, do PNA – Plano Nacional das Artes e do Festival Internacional de Cinema PERIFERIAS.
No mês de janeiro, as curtas-metragens realizadas por alunos de cada município, podem ser assistidas nos seguintes locais: Crato (Auditório Municipal) dia 7 de janeiro, às 18h; Castelo de Vide (Cineteatro Mouzinho da Silveira) dia 8 de janeiro, às 18h; Avis (Auditório Ary dos Santos) dia 10 de janeiro, às 18h; Campo Maior (Centro Cultural) dia 11 de janeiro, às 18h, e em Portalegre (Museu da Tapeçaria – Guy Fino) dia 15 de janeiro, às 18h.
Assista às curtas-metragens no Youtube, através do canal Alto Cinema.