Governo inicia campanha de prevenção da Língua Azul

A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) foi a escolhida para acolher uma armadilha destinada à captura de culicóides, uma iniciativa que surge no âmbito do Plano de Vigilância Entomológica implementado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). Esta ação visa a monitorização e deteção precoce do vírus da língua azul e outras doenças propagadas por vetores uma preocupação crescente devido ao aumento de doenças associadas a insetos em Portugal.

A língua azul, uma doença viral infeciosa que tem afetado os ruminantes, tem causado grandes prejuízos aos produtores de ovinos no país. Com a circulação de três serotipos da doença em território nacional, a necessidade de uma abordagem preventiva torna-se evidente e é um objetivo claro. O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, esteve presente na assinatura do protocolo de colaboração entre a DGAV e a ESAS, destacando a importância desta parceria na proteção da saúde animal e na mitigação de riscos económicos.

Esta iniciativa é um exemplo claro de como a cooperação entre o Ministério da Agricultura, suas entidades tuteladas e as instituições de ensino pode resultar em soluções eficazes para os desafios do setor agrícola nas suas diversas vertentes. João Moura enfatizou a relevância de estabelecer um espírito de colaboração nesta área, que pode ser fundamental para enfrentar adversidades e encontrar soluções inovadoras.

“Todos concordamos que a luta contra a língua azul requer não apenas respostas reativas, mas também uma preparação e antecipação de ações que reduzam o impacto futuro”, afirmou o Secretário de Estado, sublinhando o compromisso do governo em proteger a saúde dos animais e garantir a segurança alimentar.

A instalação da armadilha na ESAS representa um passo significativo na monitorização de zoonoses emergentes e reemergentes, bem como de outras patologias transmitidas por insetos. Este sistema de monitorização será amplificado a nível nacional, com armadilhas a serem implementadas em diversos locais do país. O objetivo é verificar se os insetos capturados são portadores de vírus e compreender o comportamento dos vetores. Perante essa recolha, agir-se-á junto do INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), que, pela via científica, analisará a dimensão e o risco transmissível, o que permitirá acionar respostas mais incisivas no terreno e com intervenções segmentadas territorialmente.

Com esta iniciativa, desenvolve-se um novo modelo de prevenção, a monitorização ativa da população de insetos para o próximo ano, aproveitando o conhecimento científico da DGAV e do INIAV para implementar planos de intervenção imediatos e mais eficazes. Ao identificar os locais e as circunstâncias em que os vetores estão presentes, poderemos agir de forma assertiva para prevenir a propagação de doenças.

“Gladiador II” em exibição esta sexta-feira no Auditório São Mateus

“Gladiador II” é o filme em exibição esta sexta-feira, 20 de dezembro, no Auditório São Mateus, em Elvas, pelas 21h30.

Anos depois de testemunhar a morte do venerado herói Maximus às mãos do seu tio, Lucius é forçado a entrar no Coliseu depois da sua casa ter sido conquistada por tirânicos imperadores que agora lideram Roma com mão de ferro. Com um sentimento de revolta e o futuro do Império em jogo, Lucius terá de olhar para o seu passado como forma de encontrar força e devolver a honra e glória de Roma ao seu povo.

Os bilhetes para a sessão, com um custo de cinco euros, podem ser adquiridos na Ticketline, ou meia hora antes, no Auditório São Mateus.

APPACDM de Elvas celebra Natal com a sua tradicional festa

A APPACDM de Elvas realizou esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, a sua tradicional festa de Natal com a participação especial dos utentes da instituição em diversos momentos de animação.

Para além dos utentes, familiares e amigos juntaram-se a este momento de festejo para celebrar a época natalícia, assim como para comemorar o trabalho que os utentes desenvolveram ao longo de todo o ano.

A festa de Natal da APPACDM, “à imagem do que acontece todos os anos, vai ter a apresentação de uma peça de teatro, encenações de inclusão social, dança e ainda surpresas por parte dos funcionários”, explica Luís Mendes, presidente da instituição. Familiares e amigos vão também assistir “a alguns vídeos do quotidiano dos utentes”, cujo objetivo passa por “mostrar um pequeno resumo do que é feito na instituição durante o ano”. 

A marcar presença no evento, Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior, realça que tem “uma ligação afetiva à instituição”. Relativamente à festa de Natal, o autarca adianta que “representa muito o que é a APPACDM quer seja para Elvas como para Campo Maior”.   

Questionado sobre a continuidade da parceria entre o Município de Campo Maior e a APPACDM, Luís Rosinha refere que esse tem sido “sempre o objetivo deste executivo, renovar o protoloco com a instituição”. “Destas pequenas medidas fazem-se grandes momentos, sobretudo quando está em causa o apoio a crianças e à parte da deficiência. O nosso executivo em Campo Maior é muito sensível no que toca a esta parte e agradecemos muito a APPACDM”, conclui o autarca.

  

Xmas Party solidária este sábado no Motoclube de Elvas

O Motoclube Alentejano de Elvas promove este sábado, 21 de dezembro, uma Xmas Party solidária, a partir das 23 horas.

A entrada tem um custo de 3,50 euros, que revertem para a compra de bens alimentares essenciais.

A noite será animada pelos Djs Ziul e Diazz.

PS de Elvas congratula eleitos do partido pela desagregação das freguesias de Terrugem e Vila Boim

Em comunicado enviado à redação da Rádio Elvas, a Comissão Concelhia de Elvas do PS congratula os eleitos do partido, na União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, pela desagregação de freguesias.

O PS diz que, com a desagregação, alcança-se “este objetivo tão ambicionado e tão importante para a população da Terrugem e de Vila Boim”. “Para o PS Elvas, a vontade e as necessidades dos elvenses estarão sempre acima de qualquer interesse”, lê-se ainda no referido comunicado.

O comunicado para ler na íntegra:

“Lutar pela vontade dos Elvenses – Desagregação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim!

O XIX Governo Constitucional (2011-2015), liderado pelo PSD e CDS/PP, conduziu um processo de agregação de freguesias que, no concelho de Elvas, levou à agregação de 8 freguesias, tanto no perímetro urbano, como no meio rural.

Posteriormente, durante a legislatura do Partido Socialista e de António Costa, foi aprovada a Lei n.º 39/2021, de 24 de junho, que revogou a Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro.

Esta lei entrou em vigor a 21 de dezembro de 2021 e permitiu que a agregação de freguesias, ocorrida em 2013, pudesse “ser transitoriamente corrigida, se fundamentada em erro manifesto e excecional que cause prejuízo às populações”, e desde que cumpridos determinados critérios, como: a prestação de serviços à população; a eficácia e a eficiência de gestão pública; a história e a identidade cultural; e a vontade política da população, manifestada pelos respetivos órgãos representativos.

Ainda em junho de 2021, em reunião de Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, foi apresentado um documento por parte do então executivo do Partido Socialista, com vista à instrução do processo de desagregação dessa União de Freguesias, tendo sido votado favoravelmente.

Após a mudança do executivo camarário e de freguesia, em outubro de 2021, os eleitos pelo Partido Socialista, na União das Freguesias de Terrugem e Vila Boim, solicitaram uma reunião de Assembleia de Freguesia. Nesta reunião, solicitaram à Câmara Municipal de Elvas que continuasse a ser dada a devida importância a este processo de desagregação, ecoando a vontade da população, e que toda a tramitação burocrática fosse o mais célere possível.

Finalmente, a 17 de dezembro de 2024, a Comissão do Poder Local e Coesão Territorial ratificou a desagregação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim.

A Comissão Política Concelhia do PS Elvas congratula os eleitos do PS Elvas nesta União de Freguesias por se ter alcançado este objetivo tão ambicionado e tão importante para a população da Terrugem e de Vila Boim.

Para o PS Elvas, a vontade e as necessidades dos elvenses estarão sempre acima de qualquer interesse. Só assim poderemos verdadeiramente Avançar Elvas!

Elvas, 19/12/2024

Partido Socialista

Concelhia de Elvas

A Concelhia de Elvas do Partido Socialista”

Claudina Brito apresenta “Caminhos D’Alma” este sábado no Grémio

O Centro Artístico Elvense (Grémio) recebe este sábado, dia 21 de dezembro, a apresentação do livro “Caminhos D’Alma”, de Claudina Brito, pelas 16h30, numa iniciativa dos Autores de Elvas.

Claudina Maria Soeiro de Brito Conceição nasceu em Elvas, em dezembro de 1964, e gosta de escrever sobre problemas e dilemas existenciais que surgem no caminho da vida, acreditando que cada um deve descobrir qual o momento ideal para soltar amarras e vislumbrar novos horizontes, na busca incessante da felicidade.

A iniciativa está inserida na programação do “Elvas Cidade Natal”.

Município e União de Freguesias celebram desagregação de Terrugem e Vila Boim

São 124 as uniões de freguesia, incluindo a da Terrugem e Vila Boim, no concelho de Elvas, cujo processo de desagregação foi aprovado pelo Parlamento, que, numa primeira votação, recusou 66 processos por não cumprirem os critérios legais.

A Câmara Municipal de Elvas e a União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim “celebram a aprovação da desagregação das freguesias, um marco que reforça a identidade, autonomia e o futuro das nossas comunidades”.

Este feito, diz o município em comunicado, “só foi possível graças ao trabalho dedicado da Câmara Municipal de Elvas e da União de Freguesias. Já este ano, em reunião de câmara, foi aprovada uma proposta para “exigir” a desagregação das freguesias”.

O Município “esteve sempre ao lado da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim e apoiou na elaboração de todo o processo necessário para que esta desagregação seja agora possível, garantindo que a vontade das nossas populações fosse respeitada”.

Este é “um momento para celebrar e olhar para o futuro com confiança. A separação administrativa das freguesias é um passo em direção ao desenvolvimento local sustentável e à melhoria da qualidade de vida de todos os habitantes”.

“A nossa força está na união e no compromisso com as nossas populações”, lê-se ainda no referido comunicado, assinado pelo presidente da Câmara, Rondão Almeida, e pelo presidente da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, Manuel Bandarra.

Workshop de Decorações de Natal este sábado em Alandroal

Um Workshop de Decorações de Natal, no âmbito da iniciativa “Natal Criativo” vai ter lugar este sábado, dia 21 de dezembro, às 14h30, no Mercado de Natal, que se instalado na Praça da República de Alandroal.

Para participação na atividade é necessária inscrição prévia.

Bota Solidária: mais de mil presentes doados em Estremoz

Através do projeto “Bota Solidária”, foram recolhidos, em Estremoz, 1023 presentes. Os presentes recolhidos serão agora entregues pela Fundação Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Veiros, pela CPCJ de Estremoz, Jovens Vicentinos de Estremoz, Serviço de Atendimento/Acompanhamento Social do Centro Social Paroquial Santo André e pelo Município de Estremoz às famílias carenciadas do concelho de Estremoz, garantindo um Natal Feliz a muitos jovens e crianças.

No decorrer da iniciativa, diz a Câmara Municipal, “a magia foi acontecendo através da doação de livros, produtos de higiene, alimentos para bebés e brinquedos que irão contribuir para que algumas famílias deste concelho possam viver um Natal mais Feliz”.

Este projeto, recorda ainda a autarquia, “consiste na doação de presentes sendo que, por cada produto doado, foi oferecida uma entrada para visita ao Museu Berardo Estremoz à pessoa que efetuou a oferta. Para além da entrada gratuita, foi possível decorar uma bota solidária para enfeitar a Árvore de Natal presente no referido Museu, como símbolo de solidariedade”.

Crianças do concelho de Arronches brindadas com presentes natalícios

Numa época mágica para toda a sociedade, mas em especial para as crianças, o Município de Arronches não deixou de assinalar a quadra natalícia sem oferecer um mimo aos mais jovens munícipes do concelho, desde os bebés aos alunos que se encontram a completar o ensino básico em Arronches, aproveitando para isso o último dia de aulas antes do período de férias.

Como tal, na manhã desta terça-feira, dia 17 de dezembro, começou o executivo camarário, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, por acompanhar a figura mítica do Pai Natal na visita às instalações da creche do Centro de Bem Estar Social, dividindo reações de espanto e encanto entre os bebés dos quatro meses aos dois anos de idade.

A tarde foi dedicada aos mais crescidos, com o auditório do Centro Cultural a ser totalmente preenchido pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Arronches a presenciar o musical infantil “O Melhor Lugar do Mundo”, encenado pela companhia de teatro “Camarote Produções”.

No final e acompanhado pela vereadora Maria João Fernandes, o presidente do Município, João Crespo, dirigiu umas breves palavras aos presentes, começando por agradecer à companhia pelo espetáculo proporcionado e desejando umas boas férias a toda a comunidade escolar. A tarde encerrou com chave de ouro, com os autarcas a entregar, a cada um dos diretores de turma, uma lembrança posteriormente distribuída pelos educandos.

Mercadinho de Natal de Vila Viçosa aberto ao público até sábado

O Mercadinho de Natal de Vila Viçosa está aberto ao público no Largo D. João IV, até ao próximo sábado, dia 21 de dezembro, num espaço em que se encontram diversos expositores e onde têm lugar vários espetáculos de animação.

Este Mercadinho de Natal, “à imagem do que se faz por toda a Europa”, segundo o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, como objetivo “a dinamização cultural”, com vários espetáculos e atrativos para os mais novos. “É um local onde os artesãos e o pequeno comércio podem fazer as suas vendas, e as pessoas podem fazer as suas compras de Natal de última hora”, adianta o autarca.

“Depois temos uma panóplia de comestíveis à volta, como o pão com chouriço e as farturas. Estão presentes, fora do certame, mas as pessoas podem aceder”, diz ainda Inácio Esperança.

Hoje e amanhã, dias 19 de 20 de dezembro, o Mercadinho funciona das 14 às 20 horas e, no sábado, no último dia, entre as 10 e as 20 horas.

CPCJ de Elvas celebra 24º aniversário a debater as questões da parentalidade

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a CPCJ de Elvas, a celebrar o seu 24º aniversário, promove esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, no Auditório São Mateus, o seu segundo Encontro com as Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude, sob o mote “Famílias Conscientes, Crianças Felizes”.

A parentalidade foi o tema escolhido para este segundo encontro, explica a presidente da CPCJ, Raquel Guerra, por ser ela “a base do futuro dos mais novos”. Ao longo destes 24 anos, diz ainda, a CPCJ de Elvas “tem trabalhado sempre em prol do superior interesse das crianças”.

Embora considere a parentalidade “um tema complexo”, Raquel Guerra diz ser necessário “começar-se a olhar para modelos educativos positivos e assertivos para que as crianças e jovens sejam outro tipo de adultos e possam enfrentar os problemas e dificuldades com outra estrutura”. 

O acolhimento familiar é outro dos assuntos a ser abordado neste encontro. Segundo a presidente da CPCJ, “esta medida pode ser aplicada quer pelos tribunais, quer pelas comissões. Infelizmente a medida é muito pouco aplicada porque existem poucas famílias de acolhimento”.   

Considerando este encontro “muito produtivo”, Anabela Cartas, a vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, lembra que a CPCJ de Elvas, à semelhança de todas as comissões do país, tem “um papel fundamental na comunidade”.

Detidos 62 indíviduos e apreendidas 30 toneladas de moluscos em Portugal, Espanha e França

A Guarda Nacional Republicana (GNR), em colaboração com a Europol e com diversas autoridades de França, Espanha e Portugal, entre 2021 e 2024, desenvolveu diversas investigações no âmbito da Operação “Valvia”, que resultou na detenção de 62 membros de grupos criminosos organizados envolvidos na pesca ilegal e contrabando de moluscos contaminados, nos três países.

Esta operação “teve como objetivo combater a pesca ilegal e o contrabando de moluscos, nomeadamente as amêijoas japonesas, que estavam contaminadas e a ser falsificadas e apresentadas como seguras para consumo humano, representando, desta forma, um risco elevado de doenças graves. Foi ainda possível concluir que os grupos criminosos operavam em Portugal, Espanha e França, e permitiu também identificar e estabelecer uma ligação entre o tráfico de seres humanos para exploração laboral e este tipo de crimes ambientais”, revela a GNR em comunicado.

No decorrer da operação, as autoridades apreenderam 30 toneladas de moluscos e seis toneladas de meixão, com um valor estimado de dez milhões de euros.

Esta operação, coordenada pela Europol, através da Unidade de Crimes Ambientais, contou com a participação das seguintes autoridades: Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), em Portugal; Commandement pour l’environnement et la santé (CESAN) da Gendarmerie Nationale e Office central de lutte contre les atteintes à l’environnement et à la santé publique (OCLAESP), em França; e Servicio de Protección de la Naturaleza (SEPRONA) da Guardia Civil, em Espanha.

GNR já tem na estrada a Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia ontem, 18 de dezembro, a Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025”, que se prolongará até ao dia 2 de janeiro. Esta operação tem como objetivo reforçar o sentimento de segurança dos cidadãos, através de ações de prevenção e de patrulhamento, nos locais de maior afluência de pessoas, com foco na Operação “Comércio Seguro”.

Paralelamente, serão realizadas ações de fiscalização e de segurança rodoviária, nos períodos de esforço do Natal e Ano Novo, nas vias com maior fluxo de trânsito, de forma a garantir que as festividades e as deslocações decorram em segurança, em todo o território nacional.

No âmbito da operação, a Guarda vai orientar o patrulhamento para os locais de festividades e de concentração de pessoas, zonas residenciais, de diversão, comerciais e industriais, com o objetivo de garantir a segurança e tranquilidade públicas, prevenir as infrações, dissuadir e combater a criminalidade, incluindo o patrulhamento rodoviário nas vias mais críticas, para garantir elevados níveis de segurança pública.

O combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária constitui-se como uma prioridade estratégica para a Guarda, sendo que para isso nesta Operação serão empenhadas várias valências da Guarda, numa ótica de complementaridade e de sinergia de várias ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, de forma flexível, orientando o esforço de forma a contribuir para a diminuição da criminalidade em geral e da sinistralidade rodoviária, para garantir a fluidez do tráfego e para o promover o apoio dos utentes nas vias.

Sobretudo nos períodos de Natal e Ano Novo, e à semelhança de anos anteriores, é expetável um aumento do movimento de pessoas em todo o Território Nacional, o que se reflete num grande aumento do tráfego rodoviário, e consequentemente, no incremento de práticas associadas a comportamentos de risco e excessos por parte de alguns condutores.

Assim, na Operação Natal e Ano Novo 2024/2025, a Guarda Nacional Republicana pretende cumprir dois grandes objetivos: a diminuição da criminalidade geral, com ênfase na prevenção de ilícitos criminais, através de ações de sensibilização e patrulhamento e o reforço do policiamento de proximidade junto das pessoas mais vulneráveis; e a diminuição da sinistralidade rodoviária, através de ações de fiscalização orientadas para os locais de maior fluxo rodoviário, especialmente nos períodos do Natal e do Ano Novo.

 Numa primeira fase, de prevenção e sensibilização, antes das festividades do Natal e do Ano Novo, a Guarda aconselha: “quando se ausentarem das suas casas, por vários dias, informar a autoridade policial da sua zona de residência, para que se consiga orientar o patrulhamento para estes locais; “se tiver instalado um sistema de alarme em casa ou no estabelecimento, verificar se está devidamente ligado antes de sair; evite o crime de oportunidade, não deixando portas e janelas abertas; não deixar indícios ou sinais na porta, nas janelas ou na caixa de correio que indiquem a sua ausência.”

Numa segunda fase, nomeadamente no período do Natal (entre o dia 20 de dezembro e o dia 26 de dezembro de 2024), que corresponde ao período de maior afluência e concentração de cidadãos, o patrulhamento será dirigido para a prevenção, fiscalização, apoio, aconselhamento e segurança de todos os cidadãos.

Numa terceira fase, durante o período de Ano Novo (entre o 27 de dezembro e 2 de janeiro de 2025), intensifica-se a necessidade de patrulhamento em locais de festividades e concentração de pessoas, zonas residenciais, de diversão, comerciais e industriais, com o objetivo de garantir a segurança e tranquilidade pública.

A Guarda estará ainda, particularmente, atenta aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente  o excesso de velocidade, a condução sob o efeito do álcool, as manobras perigosas, a correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, a utilização indevida do telemóvel, à circulação correta na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, bem como à incorreta ou à não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças.

Para que os condutores possam usufruir de uma época festiva em segurança, a Guarda aconselha que: “efetue um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do dia onde se prevê maior intensidade de tráfego; descanse convenientemente antes de efetuar a viagem e, pelo menos de 2 em 2 horas, ou sempre que exista necessidade, efetuar curtas paragens; adeque a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário; evite manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou que, de alguma forma, possam originar acidentes; e adote uma condução atenta, cautelosa e defensiva, contribuindo para a redução dos índices de sinistralidade rodoviária”.

 O objetivo da Guarda é que esta quadra natalícia e a entrada no novo ano sejam períodos caracterizados pela união de familiares e amigos, em segurança.

Anselmina Caldeirão prepara-se para liderar CURPI de Campo Maior

Ainda que tenha assumido que dificilmente se iria candidatar a presidente da CURPI de Campo Maior (ver aqui), Anselmina Caldeirão acaba por se submeter a sufrágio, já esta sexta-feira, 20 de dezembro, dado que não se formou mais qualquer outra lista candidata aos órgãos sociais da instituição.  

Funcionária da CURPI há quase 20 anos, e não pretendendo que o trabalho feito pelo seu pai, José Pedro Caldeirão, caísse agora por terra, Anselmina começa por dizer que a sua intenção era que outros sócios pudessem também, e percebendo o dia a dia daquela casa, assumir os destinos da instituição.

“Mas foi mesmo a pedido de todas as pessoas que frequentam aquela casa que eu assumi esta lista. Tenho um grupo de trabalho e penso que vamos conseguir fazer muito. Temos muito pela frente. As queixas são sempre as mesmas, em todas as instituições: há muito trabalho e pouco dinheiro”, assegura.

Considerando que a sua equipa vai precisar de se empenhar, Anselmina garante não ter “medo nenhum” dos problemas que terá pela frente, até porque, enquanto chefe de serviço da instituição, em 2020, conseguiu ultrapassar todos os desafios que surgiram com a pandemia. “Estamos aqui para a trabalhar ao serviço da população”, acrescenta.

Recordando, por outro lado, o trabalho que tem vindo a ser realizado na CURPI e o apoio importante do comendador Rui Nabeiro e do Grupo Nabeiro ao longo dos anos, Anselmina diz ainda que o seu pai, durante mais de duas décadas, deixou “para trás, muitas vezes, a família”, em prol da instituição. “Aquela casa cresceu muito com o trabalho do meu pai, sempre com o bom relacionamento com toda a gente”, garante.

Quanto a desafios futuros, e lembrando que a instituição tem contado sempre também com o apoio do Município de Campo Maior e das juntas de freguesia, Anselmina gostava de ver as instalações da CURPI renovadas. “Já têm muitos anos e precisamos, de facto, de remodelar”, diz ainda.

Associação Fratelli Tutti de Elvas aquece Natal dos mais desfavorecidos

Como já vem sendo tradição, os voluntários do Movimento Teresiano de Apostolado (MTA) de Elvas, agora em representação da associação Fratteli Tutti, promovem um conjunto de iniciativas solidárias, por ocasião desta quadra festiva.

Na próxima segunda-feira, dia 23, os voluntários estarão no Centro de Alojamento Temporário para Sem-Abrigo de Elvas. “Vamos estar com eles. Vão estar jovens, cantamos umas canções e entregamos uma prenda”, revela a irmã Maria de Fátima Magalhães, que já esteve com os utentes do centro para uma “reflexão sobre o Natal”.

Aos reclusos de Elvas, já na terça-feira, dia 24, em véspera de Natal, serão entregues prendas de Natal. “São cerca de 60 e vamos deixar-lhe uma prendinha de Natal, com roupa interior, chocolates, o Evangelho e um terço. Tivemos ainda a preocupação de saber quem tem filhos e, aos filhos até à idade de 12 anos, vamos entregar também prendas”, adianta a irmã. Os presentes foram recolhidos pela Paróquia de Santa Luzia e pela catequese, cabendo depois aos voluntários do MTA fazer a seleção dos brinquedos. “Se a criança quer um carrinho, nós damos três ou quatro, porque, graças a Deus, temos muito que sobra. Do que sobra, ainda antes do Natal, ou logo a seguir, vamos entregar nos bairros da Boa-Fé, das Pias ou de São Pedro”, acrescenta. Maria de Fátima Magalhães explica ainda que a primeira Missa do Galo, na cidade, acontecerá, precisamente, no Estabelecimento Prisional de Elvas, antes da distribuição dos presentes.

Também na véspera de Natal, serão entregues, não à noite como era habitual, mas à hora de almoço, 20 refeições quentes às famílias mais desfavorecidas da cidade. “O restaurante vai abrir por nossa causa e as refeições vão ser entregues às 13 horas, junto à padaria Lalinha, às 13 horas. Estão 20 pessoas inscritas e depois levam para o seu cantinho, para se aquecerem”, explica ainda a irmã.

Já esta semana, os voluntários da associação fizeram chegar os habituais presentes às crianças do Centro de Acolhimento “Os Cucos”.

A entrevista completa à irmã Maria de Fátima Magalhães, onde são dados a conhecer todos os projetos da associação Fratteli Tutti, para ouvir no podcast abaixo: