Ruben Domingos abriu esta segunda-feira, 16 de dezembro, em Campo Maior, mais uma barbearia “Lâmina Fina”.
Localizada na Travessa dos Combatentes, Nº5 D, em Campo Maior, esta é já a quinta barbearia do empresário elvense, depois do negócio já se encontrar implantado em Elvas, Portalegre, Badajoz e Évora.
Os clientes de Campo Maior podem fazer as suas marcações pelo contacto 268 686 399.
Um ferido ligeiro é o resultado de um aparatoso despiste de um veículo ligeiro de mercadorias contra uma árvore, na Avenida Gago Coutinho, em Montemor-o-Novo.
O acidente deu-se na manhã desta segunda-feira, 16 de dezembro, sendo que o condutor foi transportado para o Hospital do Espírito Santo, de Évora, com ferimentos ligeiros. Os danos na viatura, ainda assim, são consideráveis.
Para o local, foram mobilizados oito operacionais, entre Bombeiros e GNR de Montemor-o-Novo, apoiados por três viaturas.
O livro “O Kapa Negra – Os Mistérios de Lúcifer”, da autoria de João Gonçalo Coelho, foi apresentado no passado sábado, 14 de dezembro, no Centro Artístico Elvense (Grémio). A iniciativa pertenceu ao coletivo Autores de Elvas, no âmbito da edição 2024 do evento “Elvas Cidade Natal”.
A obra, que dá continuidade às aventuras do herói Kapa Negra, da obra homónima de 2021, foi apresentada pelos escritores Nuno Franco Pires e César Magarreiro.
O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal de Elvas na sessão realizada no salão do popular “Grémio”. A sessão contou também com a presença da psicóloga Liliana Pilha Carola.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, foi esta segunda-feira, 16 de dezembro, a Campo Maior, inaugurar a obra de ampliação do Lar Santa Beatriz, da Santa Casa da Misericórdia, que passa agora a dar resposta a mais dez utentes, num total de 65.
Esta obra resulta de um investimento de mais de 1,8 milhões de euros, em que o Município de Campo Maior assumiu a contrapartida pública nacional, no valor de mais de 270 mil euros.
Para o provedor da Santa Casa de Campo Maior, Luís Machado, que recorda as “vicissitudes” enfrentadas no processo, como a pandemia e a escassez de dinheiro, este é um dia “muito feliz” para a instituição e para a vila. Para além da ampliação, explica o provedor, foi levado a cabo uma intervenção que permitiu a reabilitação de um edifício que estava “decrépito”. “Esgotos, canalizações e eletricidade: nada funcionava e tudo isso foi revisto e feito de novo”.
À ministra, Luís Machado apresentou ainda algumas reivindicações, até porque o financiamento do Governo a este tipo de instituições continua a ser curto. “É a precariedade em que vivem este tipo de instituições. Entre o dinheiro que o Estado nos dá e o dinheiro das pessoas, sendo que no interior as reformas são baixíssimas, esse montante junto não chega para pagar o custo da mensalidade de um utente em lar ou centro de dia”, garante. Garantindo que a instituição não quer ganhar dinheiro, Luís Machado explia o objetivo é que a Santa Casa “viva dignamente” e sem ter de andar a “fugir de fornecedores”.
Também o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, aproveitou a oportunidade para pedir um maior apoio do Governo, lembrando que, em breve, a autarquia vai estar a candidatar o projeto da Unidade de Cuidados Continuados ao Plano de Recuperação e Resiliência. Com isto, a ministra levou da vila, diz o autarca, “um verdadeiro caderno de encargos”. “Mas acho que temos de tentar chegar aos nossos governantes e deixar a nota daquilo que é o sentimento real, daquilo que é o contacto real com as instituições que estão no terreno”,
Quanto à obra de ampliação do lar da Santa Casa, Rosinha recorda um processo “delicado”, sendo “que a operação teve de ser partida em dois, entre aquilo que foi a remodelação e a posterior eficiência energética do espaço”. “Mas hoje é um dia para festejar, para estarmos satisfeitos e pensarmos já naquilo que possa ser já o próximo objetivo, aquilo que possa vir a continuar a ser um trabalho social que temos feito junto de todas as IPSS”, acrescenta.
Já a ministra, questionada sobre o estudo levado a cabo pelo Governo sobre a componente da taxa social global, a chamada TSU, garante que o mesmo é “complexo”. “(Esta componente) há muito tempo que não é revista, julgo que há 13 anos, e deve ser revista com maior periodicidade. É o que vamos fazer, é só o que eu posso adiantar por agora”, disse ainda.
Os atletas da IALBAX participaram este fim de semana, dias 14 e 15 de dezembro, na prova do circuito Run Navideño e na corrida São Silvestre “El Corte Inglês”. O atleta Eduardo Lagareiro voltou a subir ao pódio.
No sábado, dia 14 de dezembro, os atletas Eduardo Lagareiro e António Matela participaram na XIII San Silvestre de Lácara, prova do circuito Run Navideño, onde Eduardo Lagareiro alcançou o primeiro lugar no seu escalão.
Já no domingo, dia 15 de dezembro, foi a vez de mais uma prova do circuito Run Navideño, 7K “V Cross” “Camino la Vega” La Garrovilla, onde participaram Carlos Santos e Eduardo Lagareiro que voltou a subir ao pódio em segundo lugar do seu escalão.
Ainda no domingo, estiveram presentes na corrida São Silvestre “El Corte Inglês” os atletas Bernardo Dias e João Muñoz.
Pelo segundo ano consecutivo, o Guardião 3 do motoclube Punishers LEMC, de Elvas, uniu-se ao coletivo Moteros de Hoy, de Badajoz, para a realização do passeio motard Rota das Luzes.
A iniciativa, realizada no passado sábado, 14 de dezembro, teve início em Badajoz e culminou no Centro Histórico de Elvas, onde os cerca de cem participantes no passeio se incorporaram ao evento Elvas Cidade Natal.
Com o parque das motos frente à antiga Sé, os motards elvenses e pacenses passearam pela Feira de Natal da Praça da República e muitos deles tiveram oportunidade de descer a rampa de gelo instalada na Rua da Cadeia.
Além do Guardião 3 dos Punishers e dos Moteros de Hoy, esta edição 2024 da Rota das Luzes contou com a participação de elementos ligados ao motoclube Vulcan Riders, de Elvas.
O espetáculo de ballet clássico “A História de Coppélia” foi apresentado este domingo, 15 de dezembro, no Cine-Teatro Municipal de Elvas.
Estiveram em palco cerca de quatro dezenas de bailarinas de idades compreendidas entre os quatro e os 18 anos, pertencentes à Academia de Dança de Elvas (ADE) e da Escola de Dança Zaida Ortiz, de Badajoz.
“A História de Coppélia”, iniciativa integrada na programação do evento Elvas Cidade Natal, foi promovida pela ADE em colaboração com a escola de ballet pacense e o Município de Elvas, que foi representado, no espetáculo, pelo vereador Cláudio Monteiro.
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a antiga Sé de Elvas, recebeu ontem, domingo, 15 de dezembro, o Concerto de Natal do Coral Públia Hortênsia de Castro.
Sob a direção do maestro Vasco Almeida, o coletivo polifónico elvense interpretou temas tradicionais desta época festiva. “Natal de Elvas”, “Linda Noite”, “Adeste Fidelis” e “Joy to the World” foram algumas das composições incluídas no alinhamento do recital integrado na programação de “Elvas Cidade Natal” .
A vice-presidente Anabela Cartas representou a Câmara Municipal de Elvas neste Concerto de Natal do Coral Públia Hortênsia, no qual também esteve presente o vereador Cláudio Monteiro.
Com o objetivo de chegar ao Recorde do Guinness, cerca de 1800 crianças, dos agrupamentos de escolas do concelho, vão tocar ronca, esta terça-feira, 17 de dezembro, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, no âmbito do projeto “Viver a Tradição!”, promovido pela Associação Juvenil ARKUS, em parceria com a Câmara Municipal de Elvas.
O Município de Elvas convida assim toda a população a estar presente, a partir das 8h30, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, munida das respetivas roncas para se integrarem nesta iniciativa. Depois de o bacalhau dourado ter sido inscrito no livro dos Recorde do Guinness em 2011, Elvas pode voltar a marcar presença no afamado grupo.
Este grande evento, que promete reunir crianças, encarregados de educação e profissionais da área educativa, decorrerá no período da manhã, entre as 10 horas e o meio-dia. O o momento mais marcante ocorrerá quando todas as crianças cantarem juntamente com o grupo das Roncas D’ Elvas músicas natalícias acompanhadas por este instrumento musical tão característico desta zona.
Elvas tinha a tradição ancestral de “se cantar ao Menino” na época natalícia, acompanhada pela ronca (instrumento musical) e, por isso, surgiu este projeto, criado com o objetivo de manter viva uma tradição, que quase caiu em esquecimento.
O almoço de Natal do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, realizou-se no passado sábado, dia 14 de dezembro. No momento comemorativo foi entregue pela primeira vez o Prémio de Sócio do Ano, a Américo Picado.
“Curiosidades sobre o Centro Histórico” foi o tema da edição especial dos Percursos pelo Património realizada na manhã deste domingo, 15 de dezembro, no âmbito do evento “Elvas Cidade Natal”.
O historiador elvense Rui Jesuíno guiou o grupo por locais que fazem parte da História da cidade, como a antiga Sé, o Pelourinho, as Igrejas das Dominicas e de Santa Maria de Alcáçova, o antigo Paço Episcopal e a Torre Fernandina.
Além das explicações dadas por Rui Jesuíno, os participantes neste Percurso pelo Património tiveram oportunidade de visitar espaços poucas vezes acessíveis ao público, entre os quais o Coro Alto da Igreja de Nossa Senhora da Assunção – antiga Sé – e o varandim da Igreja das Dominicas.
Um bombeiro da corporação de Castelo de Vide ficou ferido com gravidade, há algumas semanas atrás, após ter sido atacado por uma víbora-cornuda. O bombeiro foi assistido no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, mas devido à gravidade da situação foi transferido para o Hospital de Santa Maria em Lisboa. Este incidente aconteceu devido ao facto do bombeiro ter tocado na víbora, o que não foi apurado na altura.
A víbora-cornuda tem no máximo 70 cm, tem uma cor cinzento-azulada com uma banda escura em forma de ziguezague ao longo do corpo e tem a cabeça triangular e uma saliência na ponta do nariz, que faz lembrar um corno.
Esta víbora é uma espécie protegida, por ser ameaçada e tem a classificação de vulnerável.
Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
O conceito de juros compostos é frequentemente referido como o “oitavo maravilha do mundo financeiro”. Ele desempenha um papel crucial no planeamento financeiro e na acumulação de riqueza ao longo do tempo. Para investidores, entender como calcular e aplicar os juros compostos pode fazer uma diferença significativa nos resultados dos seus investimentos. Neste artigo, exploraremos como os juros compostos funcionam, como calculá-los e sua importância para investidores iniciantes e experientes.
Os juros compostos referem-se à prática de calcular juros sobre o capital inicial e também sobre os juros acumulados de períodos anteriores. Isso cria um efeito “bola de neve”, onde os retornos crescem exponencialmente ao longo do tempo. Ferramentas como uma calculadora juros compostos diário podem ajudar a visualizar os ganhos potenciais com base em diferentes taxas e períodos de capitalização.
Por exemplo, se você investir 1.000€ a uma taxa de 5% ao ano, os juros no primeiro ano seriam 50€. No segundo ano, o cálculo seria feito com base em 1.050€, resultando em 52,50€ de juros. Esse processo continua, com os juros crescendo de forma acelerada à medida que o tempo passa.
Fórmula Dos Juros Compostos
A fórmula básica para calcular os juros compostos é:
M=C×(1+i)^t
M é o montante final (capital mais juros).
C é o capital inicial investido.
i é a taxa de juros (em forma decimal).
t é o tempo (geralmente em anos).
Exemplo prático:
Imagine que você invista 5.000€ a uma taxa de juros anual de 4% durante 10 anos. Usando a fórmula: M=5000×(1+0,04)^10 O montante final seria aproximadamente 7.401,22€.
Vantagens Dos Juros Compostos Para Investidores
Os juros compostos oferecem benefícios notáveis, especialmente para aqueles que têm um horizonte de investimento de longo prazo:
Crescimento exponencial: O dinheiro cresce mais rapidamente do que com os juros simples.
Reinvestimento automático: Quanto mais cedo você começar, maior será o efeito.
Flexibilidade: Funciona para uma ampla gama de investimentos, como poupança, ações e fundos de investimento.
A Importância Do Tempo No Efeito Dos Juros Compostos
O tempo é o principal aliado dos juros compostos. Quanto mais cedo um investidor começar a aplicar essa ferramenta, maior será o impacto. Pequenos investimentos iniciais podem se transformar em somas significativas ao longo de décadas.
Exemplos de impacto do tempo
Investir 1.000€ por ano durante 30 anos a uma taxa de 6% resultaria em cerca de 79.058€.
Investir a mesma quantia durante 10 anos resultaria em apenas 13.181€.
Esses exemplos mostram como o tempo é essencial para maximizar o potencial dos juros compostos.
Juros Compostos Em Diferentes Tipos De Investimentos
Os juros compostos podem ser aplicados em diversos tipos de investimentos. Alguns exemplos incluem:
Contas de poupança e certificados de depósito
Estes instrumentos financeiros oferecem juros compostos em períodos regulares. Apesar das taxas de retorno mais baixas, são opções seguras para investidores conservadores.
Fundos de investimento e ações
Embora o retorno não seja fixo, o reinvestimento de dividendos pode criar um efeito de juros compostos, especialmente em investimentos de longo prazo.
Criptomoedas e plataformas de rendimento
Em mercados mais modernos, como as criptomoedas, plataformas de rendimento também aplicam conceitos de juros compostos para aumentar os retornos sobre investimentos digitais.
Riscos E Considerações Importantes
Embora os juros compostos sejam uma ferramenta poderosa, é importante considerar os riscos associados:
Escolha da taxa de retorno: Taxas muito altas podem ser sinal de investimentos arriscados.
Inflação: A inflação pode reduzir o poder de compra dos ganhos acumulados.
Gestão de dívidas: Juros compostos podem trabalhar contra você em dívidas de alto custo, como cartões de crédito.
Por isso, é essencial equilibrar as expectativas de retorno com a segurança e diversificação do portfólio.
Dicas Para Aproveitar Os Juros Compostos
Para aproveitar ao máximo os juros compostos, siga estas práticas:
Comece cedo: Quanto mais tempo você der para o investimento crescer, melhor.
Reinvista os ganhos: Deixe os juros trabalharem ao seu favor.
Escolha investimentos consistentes: Prefira opções que ofereçam retornos previsíveis.
Monitore regularmente: Acompanhe os resultados e ajuste sua estratégia conforme necessário.
O cálculo de juros compostos é uma ferramenta indispensável para qualquer investidor que busca aumentar seu patrimônio de forma consistente. Ele não apenas destaca a importância do tempo e da disciplina no investimento, mas também oferece um método prático para atingir metas financeiras de longo prazo.
Ao compreender e aplicar os juros compostos, os investidores podem transformar pequenos esforços financeiros em ganhos significativos. Assim, independentemente de sua experiência no mercado, adotar estratégias que maximizem o impacto dos juros compostos pode ser a chave para alcançar a independência financeira.
Cinco pessoas foram detidas ontem, 15 de dezembro, em Portalegre, na sequência de uma operação desenvolvida pela PSP, no mercado mensal, com vista ao combate a ilícitos criminais previstos no Código de Propriedade Industrial, nomeadamente “contrafação, imitação e uso ilegal de marca”.
No decorrer da operação, foram detidos três homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 21 e os 60 anos, e apreendidos 634 artigos, desde calçado, a roupa desportiva, sweatshirts e casacos, entre outros, avança o Comando Distrital de Portalegre da PSP em comunicado.
Os detidos foram notificados para comparecer esta segunda-feira, 16 de dezembro, no Tribunal de Portalegre.
Como já vem sendo tradição por esta altura do ano, as crianças da Escola de 1º Ciclo de Alcáçova encheram, na manhã desta segunda-feira, 16 de dezembro, o estúdio da Rádio ELVAS para, através dos microfones desta estação emissora, desejar um feliz Natal a todos.
A uma só voz, as crianças entoaram duas músicas para todo o auditório da rádio, sendo que algumas tiveram ainda oportunidade de falar um pouco sobre os presentes que gostariam de receber neste Natal.
Para além dos cânticos, e tal como explica a professora Bárbara, as crianças andaram esta manhã a distribuir as suas cartas, por vários pontos do centro histórico da cidade: começaram pela casa do Pai Natal, instalada na Praça da República, e passaram pela Rádio ELVAS e pela Câmara Municipal. “Depois vamos aos CTT, para enviar uma carta ao Pai Natal, para o Polo Norte”, revela ainda.
O momento, no estúdio da Rádio ELVAS, para ver, ou rever, no vídeo abaixo:
O segundo sorteio da iniciativa “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal”, promovida pela Câmara de Campo Maior, teve lugar na passada sexta-feira, dia 13 de dezembro, no Centro Comunitário da vila.
Estiveram presentes no sorteio o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, a comerciante convidada Marina Saragoça e o munícipe convidado Joaquim Folgado.
Os premiados podem levantar os seus prémios a partir desta terça-feira, dia 17 de dezembro, no Centro Cultural de Campo Maior.
Os vales agora sorteados poderão ser utilizados até 28 de fevereiro nos comércios aderentes, que podem ser consultados no site do Município de Campo Maior.
A Praça Multimodal de Campo Maior, onde decorre a Feirinha de Natal, recebeu este fim de semana, dias 14 e 15 de dezembro, dois espetáculos integrados na programação da iniciativa do Município “Onde Tudo Se Faz Natal”, que por estes dias anima o Jardim Municipal e toda a sua envolvente.
No sábado, dia 14 de dezembro, o público foi presenteado com um espetáculo de magia com “Lanidraque e Fati”, que deliciaram todos os presentes, principalmente os mais pequenos, com os seus truques.
Já ontem, dia 15, foi a vez do Curso de Dança Oriental do Projeto de Formação do Município de Campo Maior, liderado pela professora Letícia Garcia, subir a palco para apresentar um conjunto de coreografias preparadas especialmente para a quadra natalícia.
O Cine-Teatro Municipal de Elvas teve lotação esgotada, ao final da tarde da passada sexta-feira, 13 de dezembro, para a edição 2024 do Concerto de Natal do Colégio Luso-Britânico.
Com cerca de 400 espectadores na sala e mais de centena e meia de crianças a passar pelo palco, a festa contou com a interpretação de temas de música ligeira e tradicional natalícia.
O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal de Elvas neste concerto que os alunos e professores do Colégio Luso-Britânico dedicaram a esta quadra festiva.
O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes organizou no dia 14 de dezembro o Natal do Combatente, que reuniu nas Piscinas Municipais mais de 100 pessoas, entre sócios, familiares e representantes de outras associações do concelho.
O momento contou com a presença do presidente do Município, Luís Rosinha, do presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, do Deputado da Assembleia da República, Ricardo Pinheiro, dos vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, do presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Rodrigo, e de Jorge Romudas, em representação da Junta de S. João Baptista.
O almoço, que contou com o apoio do Município de Campo Maior, teve a animação de José Silva.
Cerca de um milhar de pessoas participou esta sexta-feira 13 de dezembro, no Centro de Negócios Transfonteiriço, no jantar de Natal dos trabalhadores da Câmara Municipal de Elvas e famílias.
O convívio natalício do município contou com animação musical pelas Roncas d’Elvas da associação Arkus e o duo lisboeta Rocktonight.
Durante o jantar os eleitos do concelho – executivo camarário, presidente da Assembleia Municipal e presidentes das Juntas de Freguesia – deixaram mensagens de Boas Festas aos trabalhadores da autarquia.
Já o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, dirigiu palavras de apreço aos funcionários em particular e para os elvenses em geral, afirmando que “a Comenda que aqui me foi imposta em 2012 pelo então Presidente da República, professor Cavaco Silva, não é minha, mas sim de todos os cidadãos do concelho”.
Rondão Almeida classificou ainda como “duas prendas para o concelho em tempo de Natal” a classificação de destaque no ranking das autarquias com melhor nível de execução financeira e o orçamento municipal de 45 milhões de euros para 2025, “o maior de sempre desde o 25 de Abril de 1974”.
A homenagem a Maria José Granadeiro, conhecida por todos por “Zezinha”, uma das caras mais conhecidas do ATL Arco-Íris e da Casa do Povo, falecida no passado dia 29 de novembro, decorreu na passada sexta-feira, dia 13 de dezembro, no Centro Cultural de Campo Maior, tendo sido organizada pelas suas colegas de trabalaho.
A homenagem, contou com a presença de familiares, amigos, colegas de trabalho e inúmeros antigos utentes do ATL, nos quais a “Zezinha” deixou a sua marca.
Os novos órgãos sociais da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP), liderados por Daniel Madeira, tomaram ontem, 15 de dezembro, posse, numa cerimónia realizada no Convento da Nossa Senhora da Luz, em Arronches.
Estiveram presentes, na sessão, mais de 50 pessoas, sendo que a abertura da mesma esteve a cargo do presidente da Câmara de Portalegre, João Crespo. Marcaram também presença Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ, Paulo Murta, técnico da Federação Portuguesa de Atletismo, o vereador do desporto da Câmara de Portalegre, Marco Cardoso, o vice-presidente da Câmara de Marvão, Luís Costa, o Professor Doutor Nelson Valente, em representação da Escola Superior de Biociências de Elvas e vários representantes de clubes associados e juízes.
Os novos órgãos sociais iniciaram funções, “deixando como objetivo alcançar os 500 praticantes da modalidade até ao final do mandato”, num trabalho que querem que “assente em transparência, dedicação e união”, revela a AADP em nota de imprensa.
“Vão procurar melhorar a atratividade das competições e a comunicação entre todos os intervenientes do atletismo. O regresso do investimento privado na modalidade será fundamental uma vez que a saúde financeira da associação é bastante débil”, lê-se ainda no referido comunicado.
A cerimónia de tomada de posse terminou com um agradecimento à anterior direção.
A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, em Montemor-o-Novo, volta a promover a campanha “Cada Criança Um Rei”, através da qual procura levar um sorriso, neste Natal, às crianças mais desfavorecidas.
Para isso, quem quiser contribuir, pode fazer chegar roupas, brinquedos, jogos, livros ou outro tipo de materiais, em bom estado, a uma das sedes da junta ou às escolas do concelho de Montemor-o-Novo, até dia 31 de dezembro.
Esta é uma campanha que a União de Freguesias, explica o presidente António Danado, já leva a cabo há cerca de 11 anos, aproveitando “esta época natalícia, em que se limpam os armários, a época em que se renova o guarda-roupa, a época em que os brinquedos de uma criança podem fazer a diferença”.
Aqueles brinquedos que as crianças já deixaram de parte, lembra António Danado, “podem dar alegrias a outras crianças”. “A junta de freguesia estará cá para receber, através também das associações de pais, das escolas do primeiro ciclo e dos jardins de infância, tudo aquilo que queiram entregar”, adianta.
“Aproveitem para limpar o sótão, tirar as roupas que lá têm, que já não lhes dão uso e que pode fazer falta a muita gente”, acrescenta António Danado, que explica que a campanha chama-se “Cada Criança Um Rei”, porque, normalmente, a distribuição dos bens recolhidos pelas crianças é feita em Dia de Reis, 6 de janeiro.
“Apelo a todos que possam contribuir, que façam a limpeza dos armários e deixem na junta de freguesia. Não tragam coisas rasgadas, não tragam coisas sujas, como é lógico, mas aquilo que está lá a mais e que já não precisem. Deixem na junta de freguesia. Vão, certamente, trazer um sorriso à cara de uma criança. Trazendo um sorriso à cara de uma criança, também poderão alegrar os seus pais”, apela ainda o presidente.
O Sporting Clube Campomaiorense aderiu à Feirinha de Natal de Campo Maior, com o grupo de ginástica, que vai estar a decorrer até dia 22.
Este ano professores e pais da classe dos atletas Galguini juntaram-se com o objetivo “de angariar fundos para a viagem a realizar-se no próximo ano à Grécia, em que o grupo vai representar o clube”, explica Miguel Conchinhas, pai de um dos atletas.
O Natal também é sinonimo de boas energias e limpeza espiritual, como tal, a Feirinha de Natal transmite esta vibração através da Cristais Lua Nova.
Com loja online, Cátia Cabeções, marca presença “em todas as feiras lançadas pelo Município de Campo Maior”.
Cátia é criadora de peças feitas com cristais minerais, por isso, nesta Feirinha de Natal traz não só traz boa disposição como a sua coleção “desde colares, pulseiras e anéis até decoração”, para além das famosas pedras.
A Feirinha de Natal está a decorrer em Campo Maior até dia 22 de dezembro. A atividade promovida pelo Município de Campo Maior durante a semana, abre portas das 18h às 20h e nos fins de semana, das 10h às 13h e das 14h às 19h.
O Município de Elvas vai, a partir de janeiro, reforçar o apoio económico à população do concelho, através de diferentes medidas.
Ao nível do Regulamento Municipal de Apoios Sociais, e no que toca aos programas de Ocupação Municipal Temporária de Jovens (OMTJ) e de Ocupação Municipal Temporária e Solidária (OMTS), as bolsas passam dos 300 para os 400 euros. Isto, diz o presidente da Câmara, Rondão Almeida, é fruto da “excelente gestão económica e financeira que o Município tem executado nestes últimos três anos”.
“Não faz qualquer sentido, havendo uma disponibilidade financeira da Câmara, não se compensar o trabalho (dos beneficiários do OMTJ e do OMTS) e, daí, se ter aumentado (a bolsa) de 300 para 400 euros”, adianta o autarca.
Também a Idade de Ouro passa a ter a compra dos medicamentos comparticipada a cem por cento. “A reforma dos idosos, muitas das vezes, não lhes permite ter recursos para comprar os medicamentos. Até ao momento, a Câmara comparticipava com 85% da fatura, mas a partir de 1 de janeiro passará a pagar os medicamentos a cem por cento”, garante.