Portalegre vai dar as boas-vindas a 2025 com “uma noite inesquecível”, no Largo do Mercado Municipal.
A festa preparada pela Câmara Municipal inicia-se, a 31 de dezembro, pelas 22h30, com um espetáculo de Rebeca (na imagem). Segue-se o fogo de artifício à meia-noite, na Igreja do Calvário e na Avenida Manuel Jesus Silva Mendes.
A animação musical prossegue até às 4 horas: primeiro com Bombatuke e, por fim, com o DJ Deep.
“Venha começar o Ano Novo com muita música, alegria e energia! Não perca esta noite mágica”, diz o Município de Portalegre.
O Rugby Clube de Elvas festejou este sábado, com a presença de direção, técnicos, staff, atletas e familiares o seu 42° aniversário e a sua Festa de Natal.
O Município de Elvas agraciou o clube com Diploma de Mérito Municipal Desportivo, tendo sido entregue pelo vereador Hermenegildo Rodrigues, nesta cerimónia.
“O Elvas” vence esta tarde em Pombal por 1-0, golo apontado por César Medina, de penálti, aos 31 minutos da primeira parte.
A equipa de Pedro Hipólito ficou reduzida a 10 jogadores quando aos 15 minutos Russel foi expulso, mas essa contrariedade não impediu os alentejanos de fazer golo, na sequencia de uma falta na área sobre Desmond, prontamente assinalada pelo árbitro.
O Arronches e Benfica venceu em casa o Fátima por 1-0 e continua na segunda posição atrás de “O Elvas”somando agora 23 pontos, menos seis que os azul e ouro lideres da prova com 29 pontos.
No próximo jogo, dia 21 de dezembro, “O Elvas” recebe o Mortágua e no dia 5 de janeiro, o Arronches e Benfica, antes da esperada partida da Taça de Portugal, com o Vitória de Guimarães, no dia 12 de janeiro.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro de Aguiar-Branco, acompanhado pelos deputados do Círculo Eleitoral de Évora, visita Vila Viçosa esta segunda-feira, 16 de dezembro.
Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa, indica que a visita do presidente da AR tem como propósito “conhecer o território e mostrar o seu apoio à candidatura da vila a Património da Humanidade”.
No decorrer desta visita, que se realiza no âmbito da iniciativa “Parlamento Próximo”, o presidente da Assembleia da República tem intenção de “reunir com os presidentes das Câmaras Municipais do distrito de Évora em Vila Viçosa”, adianta o autarca.
A visita inicia-se pelas 15h30, com uma passagem pelo Paço Ducal, onde se encontra patente ao público uma exposição comemorativa dos 500 anos de Camões. Segue-se, às 16 horas, a reunião com os presidentes das Câmaras Municipais do distrito de Évora, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Viçosa.
O concerto de Natal do Coro da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa vai ter lugar no próximo sábado, dia 21 de dezembro, às 17 horas, na Igreja da Misericórdia, em Vila Viçosa.
Neste espetáculo, aberto à população, o coro vai apresentar repertório clássico e popular.
Integrando-se na programação da celebração da quadra natalícia organizada pelo Município de Monforte, foi inaugurada, na passada segunda-feira, dia 9 de dezembro, na Galeria da Capela do CEFUS (Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior), em Monforte, a exposição “Presépios de Portugal”.
Com curadoria do colecionador e investigador de artesanato Alexandre Correia, responsável pela seleção criteriosa do conjunto de obras em exposição, concebidas em torno da temática e identitário das várias regiões do nosso país, a mostra assume uma expressão nacional que está a suscitar a maior atenção e interesse do público.
A mostra reúne cerca de 200 presépios de 40 conceituados artesãos de Portugal continental e das ilhas e poderá ser visitada até dia 6 de janeiro.
Estão expostas obras de cerâmica tradicional, contemporânea, figurado em barro, tecelagem, escultura em mármore e granito, escultura em ferro, pasta de papel, escultura com matérias-primas naturais, em cortiça, em cabaça, em estanho, em bordado de Castelo Branco, em bordado de Crivo e em arte pastoril.
Na inauguração, para além de vários artistas autores de obras expostas, estiveram presentes Alexandre Correia, Gonçalo Lagem, o presidente do Município, o vice-presidente Fernando Saião e os veredores, Mariana Mota e Emídio Mata, assim como Teresa Cunha, a responsável pelo Serviço Municipal de Turismo e Cultura.
Arronches tem uma novidade nesta época de Natal: uma pista de gelo. Esta atração, instalada no Jardim do Fosso, vai estar aberta ao público até ao próximo dia 6 de janeiro.
“Esta era uma ambição dos nossos munícipes, que já nos tinham pedido, e este ano optámos por trazer a pista de gelo, que está a funcionar durante um mês”, começa por dizer o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo.
O Jardim do Fosso ganhou assim, por esta quadra festiva, uma animação extra. “Os nossos jovens podem desfrutar, tivemos já ali muita gente já a patinar, mas, no nosso concelho, que sabe e gosta de receber, temos também a gastronomia, os nossos vinhos, os nossos museus e a nossa envolvente natural, pelo que fica o convite, em especial aos ouvintes da Rádio Elvas, para visitarem Arronches nesta quadra natalícia. Certamente que serão muito bem recebidos”, remata o autarca.
A pista de gelo funciona, desde o passado dia 6 de dezembro, e até 6 de janeiro, das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas. Estará apenas encerrada nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, sendo que nas vésperas destes dois feriados funcionará apenas no período da manhã.
A associação Applausus apresenta ao público, na tarde deste domingo, 15 de dezembro, o bailado “A História de Coppélia”, no Cine-Teatro Municipal de Elvas.
Em palco, às alunas da Academia de Dança de Elvas, juntam-se as da Escola de Dança Zaida Ortiz, de Badajoz, revela a professora e diretora da associação, Maria Telo de Abreu, que adianta que esta “apresentação de Natal” será uma “pequena recriação do bailado original da Coppélia, adaptado às faixas etárias em questão”.
A palco vão subir crianças e jovens, com idades compreendidas entre os quatro e os 18 anos, algumas delas pela primeira vez. “É uma oportunidade fantástica para as crianças puderem pisar um palco e sentirem-se verdadeiros artistas”, diz ainda a professora de dança. Este espetáculo “retrata o trabalho dos últimos três meses”.
Coppélia conta a história de Swanilda e Franz, dois jovens apaixonados que se preparam para casar. Na aldeia onde vivem existe o estranho e misterioso Doutor Coppelius, um inventor que enlouquece com a morte da sua filha. Acaba por construir uma boneca bailarina, a que chama Coppélia, e que todos os dias coloca na janela. Quando Franz a vê, fica completamente apaixonado e só pensa em conhecer a nova jovem da aldeia.
O espetáculo, que tem início marcado às 17 horas, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, conta com entrada livre. Este é mais uma das iniciativas integradas na programação do evento “Elvas Cidade Natal”.
A Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa está a promover, este próximo domingo, 15 de dezembro, mais uma edição do Bazar de Natal.
No salão da Junta de Freguesia, estão hoje reunidos vários expositores, sobretudo, de artesanato e doçaria, sendo esta uma boa oportunidade para fazer as últimas compras de Natal.
O evento, que abriu portas às 9 horas, decorre até às 18 horas.
O Concerto de Natal do Coral Públia Hortênsia de Castro realiza-se este domingo, dia 15 de dezembro, na Igreja da Sé, em Elvas, com início marcado para as 19 horas.
O grupo tem como maestro Vasco Almeida e vai interpretar diversos temas de Natal, desde as canções mais conhecidas às mais tradicionais, com origem em Portugal e no estrangeiro.
A Feirinha de Natal em Campo Maior está a decorrer até dia 22 de dezembro na Praça Multimodal. Neste espaço podem ser adquiridos produtos feitos à mão pelos próprios comerciantes.
Elisabete Tavares participa desde o ano passado, 2023, nesta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Campo Maior, onde tem na sua banca, “Ponte de Luz”, peças de costura.
A artesã começa por dizer que estar na Feirinha de Natal e produzir este tipo de artigos “foi uma aventura”, na qual decidiu “enveredar”.
Elisabete Tavares é professora de Educação Especial, no entanto, foi obrigada a parar de lecionar há três anos “devido a uma queda em serviço”, dedicando-se ao artesanato de modo “a manter a cabeça sã”, refere.
“Almofadas bordadas, saquinhos aromatizados e do pão e porta-chaves”, são alguns dos artigos que Elisabete Tavares tem na mesa. Para além do cubo “para as crianças a nível sensorial, no qual podem estimular a imaginação e a criatividade, sozinhas ou ao lado dos pais ou educador”, realça ainda a artesã.
O objetivo em fazer estas peças e participar na iniciativa do Município de Campo Maior, adianta ainda Elisabete Tavares, passa por “dar asas à imaginação e fazer de pequenos pontos artigos que chamem atenção do cliente”.
A Feirinha de Natal em Campo Maior vai estar a decorrer até dia 22 de dezembro, na Praça Multimodal, em dias de semana das 18h às 20h e em fins de semana das 10h às 13h e das 14h às 19h.
O evento “Elvas Cidade Natal”, até dia 5 de janeiro, contempla uma vasta programação.
Este domingo, 15 de dezembro, pelas 10 horas, há “Percurso pelo Património”, especial de Natal, com partida do Posto de Turismo, na Praça da República.
Pelas 16 horas, no Auditório São Mateus, é exibido o filme “O Gangue dos Monstros”, e, uma hora mais tarde, no Cine-Teatro Municipal, a associação Applausos apresenta ao público o bailado “A História de Coppélia”.
A partir das 17 horas, na Feira de Natal e nas ruas do centro histórico, haverá animação musical: primeiro com a Charanga Zulubande, e, depois, com as Roncas d’Elvas.
A Igreja de Nossa Senhora de Assunção, a antiga Sé de Elvas, pelas 19 horas, será palco do Concerto de Natal do Coral Públia Hortênsia de Castro.
A APPACDM de Elvas promove, na próxima quinta-feira, dia 19 de dezembro, a sua habitual festa de Natal, numa iniciativa aberta às famílias dos utentes da instituição.
Dando conta que ainda estão “a ser trabalhadas as atividades que vão apresentadas” pelos utentes, por esta ocasião, o presidente da APPACDM, Luís Mendes, explica que, embora num “formato pequeno”, esta festa serve, sobretudo, para “demonstrar aquilo que é feito durante o ano”. “Estamos a desenvolver uma tarde de união, de harmonia, de diversão, entre todos: colaboradores, utentes e famílias”, acrescenta Luís Mendes. A festa, que inclui lanche e que decorre no ginásio da instituição, tem início marcado, na quinta-feira, para as 14h30.
No dia anterior, 18 de dezembro, realiza-se, também nas instalações da APPACDM, a festa de Natal da creche “Sítio dos Pequenotes”, outra das respostas sociais da instituição.