No sábado há mercado em Campo Maior

No próximo sábado, 14 de dezembro, realiza-se mais um mercado municipal em Campo Maior.

O mercado realiza-se, como habitualmente, no Campo da Feira, pelo que a Câmara Municipal solicita aos utentes da Bolsa de Estacionamento para que retirem as suas viaturas desse local, até às 18 horas de sexta-feira, dia 13.

O Mercado Mensal de Campo Maior realiza-se sempre no segundo sábado de cada mês.

Município de Arronches repudia depósito de lixo em locais não adequados

No final da semana passada, a Câmara Municipal de Arronches tomou conhecimento do despejo de enormes quantidades de resíduos sólidos urbanos em locais não adequados para o efeito na freguesia de Esperança, nomeadamente na área da Perna Chã e da Rabugem.

A ação foi comprovada pela deslocação ao local do executivo autárquico, acompanhado da fiscalização municipal e de agentes do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, “sendo possível identificar os responsáveis, os quais serão devidamente notificados”.

A autarquia “não pode deixar de lamentar e repudiar tal ação, sublinhando que não é desta forma que o lixo deve ser tratado, colocando inclusivamente em risco a saúde da comunidade e relembrando que o Município de Arronches disponibiliza um serviço de recolha ao domicílio de monos de grandes dimensões para que estes não sejam despejados na via pública”.

Crianças do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas já receberam as suas prendas de Natal

A entrega de prendas às crianças do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, que inclui as escolas de Santa Luzia, Malvar, Calçadinha e Revoltilho, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, decorreu num clima de muita animação, diversão e alegria no Centro de Negócios Transfronteiriço.

Nesta celebração da quadra natalícia marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, a vice-presidente Anabela Cartas e os presidentes das Juntas de Freguesia de São Brás e São Lourenço, Joaquim Feijão, e de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Joaquim Amante.

A festa terminou com um espetáculo infantil proporcionado pela Gota d’Arte.

Bazar de Natal no domingo em São Vicente

A Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa promove, no próximo domingo, 15 de dezembro, mais uma edição do Bazar de Natal.

A ter lugar no salão da Junta de Freguesia, no evento vão estar reunidos expositores, sobretudo, de artesanato e doçaria, sendo esta uma boa oportunidade para fazer as últimas compras de Natal.

O evento abre portas às 9 horas, decorrendo até às 18 horas.

Mercadinho de Natal de Arronches com maior afluência de sempre

Desde a realização da sua primeira edição, o Mercadinho de Natal, promovido pelo Município de Arronches, tem vindo a ser um sucesso em crescendo e a grande afluência de público que se deslocou ao Mercado Municipal no passado fim de semana, dias 7 e 8 de dezembro, comprova que a iniciativa ganhou já uma outra dimensão.

Além dos espaços que já ali funcionam diariamente e, desta feita, com mais expositores a dar a conhecer e a comercializar os seus produtos, quem esteve no espaço teve igualmente a oportunidade de desfrutar de momentos musicais, com as presenças em palco da Academia Sénior de Arronches, da Academia Sénior de Estremoz, da Universidade de Marvão, todas no sábado, guardando-se o domingo para o Grupo Coral ‘Vozes à Janela’ e para os alunos da Escola de Música de Arronches.

Ao longo de todo o fim de semana, dominou a animação, sobretudo dedicada ao público infantil, com um carrossel, um insuflável, pinturas faciais e, como não deixar de ser, com a tão esperada visita do Pai Natal, figura mítica desta quadra, que ouviu todos os pedidos dos petizes.

De realçar ainda que, bem perto daquele recinto, no Jardim do Fosso, a pista de gelo foi também uma novidade que fez a delícia de miúdos e graúdos, sendo que esta irá manter-se em Arronches até ao próximo dia 6 de janeiro.

É com agrado que autarquia observa o crescimento de um projeto que já integra o calendário anual de festividades dos arronchenses, tornando-se uma tradição que tem atraído muitos visitantes oriundos de concelhos vizinhos, que aproveitam para fazer já algumas aquisições para oferecer a familiares e amigos durante o Natal.

Politécnico de Portalegre desenvolve novos projetos com parceiros europeus

O Politécnico de Portalegre participa em três novos projetos, desenvolvidos por investigadores do seu Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos (VALORIZA), em cooperação com entidades parceiras nacionais e europeias.

No campo de ação da sustentabilidade ambiental, em diferentes áreas, os novos projetos – intitulados “Distil’inno”, “XRAqua” e “AG-Power” – com o envolvimento de múltiplos parceiros de referência, evidenciam o reconhecimento do trabalho que o Politécnico de Portalegre vem desenvolvendo, no âmbito da investigação e transferência de conhecimento e de tecnologia.

O projeto “AG-Power: High-Efficiency Power and Biochar Production by High-Pressure Gasification of Agricultural Waste and Residues” foi aprovado pela Clean Energy Transition Partnership (CETP).

O objetivo do AG-Power é permitir que os sistemas de bioenergia tenham um desempenho mais elevado, uma maior quota de produção de energia e uma maior flexibilidade das matérias-primas, tudo isto com emissões de carbono negativas. Para tal, pretende-se desenvolver e validar (TRL4) uma tecnologia de gaseificação de alta pressão necessária no novo sistema BTC (Biomass-fired Top Cycle), para converter resíduos agrícolas em eletricidade, biochar e calor. 

Além do IPPortalegre, o projeto agrega um conjunto de parceiros internacionais, designadamente: KTH (Suécia), Phoenix Biopower (Suécia), RISE (Suécia) e TUF (Alemanha).

Com o financiamento total de 1.260.427,73 euros, compete ao Politécnico de Portalegre a execução de 124.772,73 euros.

Desenvolvido com a empresa Iberponics, o XRAqua − XR-powered Aquaponics Learning” visa a criação de um programa piloto inovador que combine um sistema aquapónico do mundo real com uma aplicação XR interativa. O projeto surge para colmatar a lacuna de recursos educativos com elementos imersivos e interativos, necessários para despertar a curiosidade e inspirar as futuras gerações de cidadãos ambientalmente conscientes.

Com financiamento do Horizonte2020, programa-quadro comunitário para a investigação e inovação, este projeto conta com um apoio total de 229.389,69 euros, cabendo ao Politécnico de Portalegre a execução de 108.789,70 euros.

 O objetivo do projeto “Distil’inno − du champ au verre” é incentivar a criatividade e o espírito de iniciativa dos jovens das escolas secundárias agrícolas europeias, com base na valorização dos recursos naturais locais através de técnicas de destilação (álcool ou perfume).

O projeto é coordenado pelo EPLEFPA de Saintonge (França) e, a par do Politécnico de Portalegre, envolve a Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura; o Istituto di Istruzione Superiore “Duca degli Abruzzi” (Itália); a L’Agence de l’Alimentation Nouvelle-Aquitaine (França) e a Université Européenne des Saveurs et Senteurs (França).

Com aprovação do Erasmus+ (KA220-VET), o projeto tem um financiamento total de 250.000,00 euros, sendo o Politécnico de Portalegre responsável pela execução de 50.500,00 euros.

“Famílias Conscientes, Crianças Felizes” é mote para II Encontro da CPCJ de Elvas

O 24º aniversário da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas assinala-se a 19 de dezembro, com a realização do II Encontro CPCJ de Elvas e Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude, sob o mote “Famílias Conscientes, Crianças Felizes”.

A parentalidade, dentro do sistema de promoção e proteção, é um dos maiores pilares e desafios existentes, com necessidade emergente de intervenção, que permita uma atuação mais assertiva junto das crianças e jovens. Nesse sentido, este encontro tem por objetivo dotar os profissionais, que trabalham diretamente com famílias, de competências e estratégias práticas de atuação. “Capacitando os profissionais no território, conseguiremos capacitar as nossas famílias”, garante a CPCJ.

O evento, a ter lugar no Auditório São Mateus, entre as 9 e as 17 horas, conta com painéis de diferentes temáticas, workshop e um momento cultural.

Os interessados em participar na sessão devem realizar a sua inscrição, até ao próximo dia 18, através do preenchimento de um formulário (disponível aqui), pelo email encontrocpcjelvas@gmail.com ou por um dos seguintes contactos: 268 626 375 ou 962 015 410.

Applausus leva o bailado “A História de Coppélia” ao Cine-Teatro de Elvas no domingo

A associação Applausus apresenta ao público, na tarde do próximo domingo, 15 de dezembro, o bailado “A História de Coppélia”, no Cine-Teatro Municipal de Elvas.

Em palco, às alunas da Academia de Dança de Elvas, juntam-se as da Escola de Dança Zaida Ortiz, de Badajoz, revela a professora e diretora da associação, Maria Telo de Abreu, que adianta que esta “apresentação de Natal” será uma “pequena recriação do bailado original da Coppélia, adaptado às faixas etárias em questão”.

A palco vão subir crianças e jovens, com idades compreendidas entre os quatro e os 18 anos, algumas delas pela primeira vez. “É uma oportunidade fantástica para as crianças puderem pisar um palco e sentirem-se verdadeiros artistas”, diz ainda a professora de dança. Este espetáculo “retrata o trabalho dos últimos três meses”.

Coppélia conta a história de Swanilda e Franz, dois jovens apaixonados que se preparam para casar. Na aldeia onde vivem existe o estranho e misterioso Doutor Coppelius, um inventor que enlouquece com a morte da sua filha. Acaba por construir uma boneca bailarina, a que chama Coppélia, e que todos os dias coloca na janela. Quando Franz a vê, fica completamente apaixonado e só pensa em conhecer a nova jovem da aldeia.

O espetáculo, que tem início marcado, no domingo, às 17 horas, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, conta com entrada livre. Este é mais uma das iniciativas integradas na programação do evento “Elvas Cidade Natal”.

Adega Mayor lança pela primeira vez Pai Chão Branco

De Campo Maior para o mundo, a Adega Mayor apresenta, pela primeira vez, um PAI CHÃO branco Grande Reserva 2022 e a nova colheita do Adega Mayor PAI CHÃO tinto Grande Reserva 2020, vinhos de perfil mayor para perdurar no tempo e que convidam a abrir os sentidos às palavras.

Produzido a partir das castas Arinto e Sercial, de tom amarelo citrino, o Adega Mayor PAI CHÃO branco Grande Reserva 2022 apresenta boa profundidade aromática, impactante com uma impressão mineral que se envolve com notas de casca de citrinos (lima, tangerina), flores frescas e apontamentos resinosos. Na boca é sofisticado, com equilíbrio perfeito entre frescura, acidez, mineralidade e sensação de volume, e com final persistente e arrebatador.

Após a vindima manual, com uma seleção criteriosa de cachos, a fermentação ocorreu em barricas de 500 L novas de carvalho francês e austríaco, seguindo-se um estágio de seis meses com “battonage” sobre borras finas e outro “redutivo” por mais seis meses sem qualquer tipo de intervenção. Após 12 meses de evolução foram selecionadas barricas de ambas as variedades de modo a compor o lote final, e já em garrafa, deu-se um último estágio por mais 12 meses.

Este branco alentejano desconcertante pede comida rica, intensa e exótica para o acompanhar, desde pratos condimentados de peixe ou carnes brancas no forno, e é ideal para acompanhar com o bacalhau ou o polvo no dia de Natal.

Já, o Adega Mayor PAI CHÃO tinto Grande Reserva 2020 criado a partir das castas Alicante Bouschet (80%) e Touriga Nacional (20%) visualmente é concentrado e cremoso, de cor de cereja, retinto e polido. O nariz é assertivo e sedutor, revela toque de compota de frutos vermelhos e de chocolate negro, bem como alguma fruta preta esmagada e trufa fresca. Na boca é enorme, uma estrutura de “ferro” com tanino redondo e envolta na elegância de um manto de seda. Um vinho possante, que desperta sensações, termina longo e convida a uma nova e intrigante viagem pelos sentidos.

Este vinho alentejano, robusto, indulgente e refinado, pede experiências gastronómicas intensas, como uma seleção de queijos fortes, um borrego ou cabrito no forno, ou pratos de caça bem condimentados.

Coruche: campanha “No Natal, Comércio Local” distribui 7.500 euros em prémios

Este ano, a Câmara Municipal de Coruche reforçou o apoio ao comércio local com a campanha “No Natal, Comércio Local”, oferecendo 55 prémios no valor total de 7.500 euros, ou seja, mais 25 prémios e mais 1.500 euros face à edição anterior.

A campanha, que teve início a 15 de novembro e que se estende até dia 6 de janeiro, resulta de uma parceria com a Associação de Comerciantes, contando também com a colaboração das juntas de freguesia do concelho.

Por cada 15 euros em compras realizadas nos estabelecimentos aderentes, os clientes recebem senhas de participação, carimbadas pelos comerciantes, até ao limite de 30 senhas (equivalente a 450 euros em compras). As senhas devem ser preenchidas e depositadas nas tômbolas localizadas no Posto de Turismo, no Museu Municipal de Coruche, na junta de freguesia da área de residência ou na Delegação Municipal do Couço.

Os valores dos prémios variam de 50 euros (do 31.º ao 55.º prémio) a mil euros (1.º prémio) e serão entregues aos vencedores mediante a apresentação de documento de identificação e da fatura correspondente à senha sorteada. O sorteio realiza-se no dia 10 de janeiro, pelas 14 horas, na Galeria do Mercado Municipal de Coruche.

A complementar a iniciativa de apoio ao comércio, o Município organiza ainda um programa especial de animação natalícia, que inclui um Jardim de Natal, com mercadinho de Natal, casa do Pai Natal, carrossel parisiense e rampa de gelo, o desfile dos Pais Natais a 20 de dezembro, dois concertos de Natal a 21 de dezembro (concerto “Classic Christmas”, às 16 horas, pela Sociedade Instrução Coruchense e concerto municipal “Candlelight – Especial de Natal”, às 21 horas), o Comboio de Natal nas ruas de Coruche entre 14 e 24 de dezembro, além da iluminação natalícia e animações de rua com artesanato e produtos locais.

Câmara de Vila Viçosa procura valorizar atividade comercial com campanha “Comércio Com Vida”

Com o objetivo de dinamizar a economia local nesta época de Natal, o Município de Vila Viçosa, em parceria com as juntas de freguesia do concelho e o Núcleo Empresarial da Região de Évora, está a promover mais uma edição da campanha “Comércio Com Vida”.

Até 6 de janeiro, por compras iguais ou superiores a 15 euros, é atribuído um cupão, que irá, no fim, a sorteio. Após esse sorteio, são entregues vouchers aos vencedores, para serem gastos nos estabelecimentos aderentes.

Desta vez, e estando em jogo um total de 30 prémios, resultado de um investimento de 3.800 euros, são cerca de 130 os estabelecimentos que aderiram à iniciativa, revela o vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, que adianta que esta tem sido “uma das atividades prioritárias” do atual executivo.

“A ideia aqui é apoiar o comércio local e dinamizar um pouco aquilo que é o centro histórico e os estabelecimentos, que se encontram, quer em Vila Viçosa, quer nas freguesias rurais”, adianta o autarca. Lembrando que já no ano passado, a iniciativa “correu bastante bem”, Tiago Salgueiro revela que a mesma tem tido “cada vez uma maior adesão por parte das empresas locais”. “O nosso intuito é dar continuidade a esta iniciativa que valoriza bastante aquilo que é a atividade comercial no nosso concelho”, acrescenta.

Os prémios a atribuir, depois do sorteio a realizar, terminada a campanha, mas ainda em data a anunciar, vão desde os 80 aos 250 euros. Serão distribuídos um voucher de 250 euros, sete de 200 euros, sete de 150 euros, sete de cem euros e oito de 50 euros.

Conheça todos os estabelecimentos aderentes à iniciativa, não só em Vila Viçosa, como nas freguesias de Bencatel, Pardais e São Romão.

Exposição de roncas de Luís Pedras para visitar no Castelo de Elvas até 5 de janeiro

Uma exposição dedicada às “Roncas do Castelo”, do elvense Luís Pedras, foi inaugurada ontem, 10 de dezembro, no Castelo de Elvas, onde fica disponível para visita até 5 de janeiro.

“Ai as roncas do Castelo, Ai as roncas do Castelo, São feitas com tradição, Pelas mãos deste artesão…”: é o mote para esta mostra que apresenta ao público dezenas de exemplares de roncas, de vários tamanhos e formas, podendo ser apreciadas das mais tradicionais às mais étnicas, e com diferentes sonoridades.

A exposição foi inaugurada na presença de Cláudio Monteiro, vereador na Câmara de Elvas, que deixou o convite à população para que visite a exposição e aprecie os diversos modelos deste instrumento típico do Natal de Elvas, que podem também ser apreciadas no ateliê de Luís Pedras.

“Campo Maior… Onde Tudo Se Faz Natal” com atrações para todas as idades

A programação da iniciativa “Campo Maior… Onde Tudo Se Faz Natal”, a decorrer na vila, até ao próximo dia 22 de dezembro, inclui as mais diversas atrações para miúdos e graúdos.

Para além da Feirinha de Natal, que abre ao público todos os dias, na Praça Multimodal, não falta animação, aos fins de semana, também no Jardim Municipal. “Este ano, Campo Maior conta com um programa repleto de muita animação, dinâmica, música e cor”, garante a vereadora São Silveirinha.

A par da Feirinha de Natal, são muitas as atividades que o Município de Campo Maior preparou para tentar agradar a todos. Os mais novos, para além da carta que podem escrever ao Pai Natal, têm ao seu dispor, e para se divertirem, insulfáveis, um globo de neve gigante, um carrossel e uma pista americana. Ao longo do fim de semana são também promovidas oficinas de Natal, havendo ainda hora da neve, demonstrações de ténis e passeios de comboio turístico.  

As atrações estão abertas, aos fins de semana, das 10 às 20 horas. A Feirinha de Natal, durante os dias de semana, funciona das 18 às 20 horas. A programação completa da iniciativa para conhecer aqui.

Alunos de Elvas animam Feira de Natal com muita dança

Os alunos das turmas de Desporto da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas e o Grupo de Dança do Agrupamento de Escolas Nº3 de Elvas animaram, na passada segunda-feira, 9 de dezembro, a Feira de Natal e ruas do Centro Histórico de Elvas.

Dezenas de jovens interpretaram, através da dança, temas de Natal, levando o público presente a dar também um pezinho de dança.

O vereador Cláudio Monteiro marcou presença nesta atividade.

Pesado de mercadorias preso no túnel de Santa Eulália

Foto: José Malhado/Vigilantes da Estrada

Um veículo pesado de mercadorias ficou preso, na madrugada desta quarta-feira, 11 de dezembro, no chamado túnel de Santa Eulália, no concelho de Elvas.

Até ao momento, o veículo ainda não foi retirado do local, pelo que a circulação na Estrada Nacional 246, entre Santa Eulália e São Vicente, está impedida. A GNR tem estado no local.

Os condutores, até à remoção do pesado, são assim obrigados a escolher vias alternativas para este percurso.

“Elvas Cidade Natal” volta a ser um evento solidário

Nesta sua terceira edição, “Elvas Cidade Natal” volta a ser um evento solidário. Nesse sentido, todos os que quiserem podem fazer chegar brinquedos, em bom estado, até à Fábrica dos Brinquedos, instalada na Praça da República, para que se possa fazer mais felizes, neste natal, as crianças do Centro de Acolhimento “Os Cucos”.

Segundo o vereador Cláudio Monteiro, a ideia da iniciativa partiu dos Serviços Educativos da Câmara, sendo que a autarquia acatou, “desde a primeira hora”, o repto lançado. “Achamos que esta vertente solidária também faz jus aquilo que é o ‘Elvas Cidade Natal’”, revela.

Por outro lado, e na Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo, já decorre mais uma edição da Feira do Livro Solidária. Até dia 6 de janeiro, no horário de funcionamento da biblioteca – das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas – é possível trocar bens alimentares ou de alimentação animal, por um livro. Todos os donativos recolhidos serão, posteriormente, entregues ao Banco Alimentar Contra a Fome e ao Movimento Animal de Elvas.

Workshop dedicado à história e à confeção do Bolo-rei esta quarta-feira no MAEE

Um workshop dedicado à história e à confeção do Bolo-rei dá início à programação desta quarta-feira, 11 de dezembro, do “Elvas Cidade Natal”. Este workshop realiza-se no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) “António Tomás Pires”, entre as 10 horas e o meio-dia.

Pelas 17h30, na Feira de Natal e nas ruas do centro histórico, haverá animação musical com as Roncas d’Elvas. Meia hora mais tarde, na Bibliteca Municipal Dra. Elsa Grilo, tem início uma sessão de contos, sob o mote “Aqui há Gato”.

A programação deste dia, do evento promovido pela Câmara Municipal de Elvas, termina com uma atuação do grupo Saphira Belly Dance, pelas 18h30, na Feira de Natal.

Santa Casa de Campo Maior inaugura obra de ampliação do Lar Santa Beatriz no dia 16

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior inaugura, na próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro, pelas 15 horas, a obra de ampliação da sua Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), o Lar Santa Beatriz.

Estarão presentes a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, Luís Machado, e o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha.

A ampliação do Lar Santa Beatriz foi, segundo a Santa Casa, “uma obra que veio reforçar a capacidade de resposta desta ERPI, melhorando as condições de conforto e bem-estar dos seus utentes, dando desta forma uma resposta eficaz à crescente solicitação de vagas”.

Com esta ampliação, a Santa Casa vai conseguir dar resposta a mais dez utentes, num total de 65. Este aumento do número de vagas “foi conseguido através da reorganização do espaço existente, da construção de novas áreas e da ampliação de outras”. “Simultaneamente, melhoraram-se os espaços existentes, ao nível da acessibilidade, segurança e conforto. Ainda durante esta intervenção, foram resolvidas deficiências infraestruturais que condicionavam a qualidade dos serviços oferecidos aos utentes”.

Esta foi uma obra, que implicou um investimento de mais de 1,8 milhões de euros, foi cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo (ALENTEJO 2020), através do FEDER, cabendo ao Município de Campo Maior assumir a contrapartida pública nacional no valor de mais 270 mil euros.

Mais de meio milhão de euros do segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

Um único apostador em Portugal conquistou esta terça-feira, 10 de dezembro, o segundo prémio do Euromilhões, no valor de mais de 554 mil euros.

Já o terceiro prémio, de 43 mil euros, saiu a três jogadores no estrangeiro, enquanto o quarto, de 1.300 euros, contempla um total de 30 apostadores, três deles em território nacional.

O sorteio de ontem não teve totalistas, pelo que o jackpot sobe para 64 milhões na próxima sexta-feira.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 5, 24, 25, 29 e 47 e estrelas 5 e 9.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficias no site dos Jogos Santa Casa.