A magia do Natal anda no ar e, aos CTT, já começaram a chegar várias cartas dirigidas ao Pai Natal. Esta é uma iniciativa que reforça a magia que se vive nesta altura do ano e que ajuda, não só a manter a tradição da escrita, como a promover o espírito desta quadra.
Esta ação nasceu com as crianças que, espontaneamente, escreviam cartas ao Pai Natal e as deixavam num marco do correio. Desde 1985 que os CTT decidiram começar a responder a todas elas e enviar também uma pequena lembrança a cada criança. Esta iniciativa, quase com 40 anos, é mantida pelos CTT, com muito orgulho, e tem uma particularidade: estas são as únicas cartas que podem circular sem selo.
Todos os anos, para o efeito, os CTT criam uma espécie de “escritório do Pai Natal” e mobilizam sempre uma equipa que se dedica a tempo inteiro para garantir que todas as crianças (e alguns graúdos) recebem uma resposta, ajudando todos a manter o sonho do Natal bem vivo.
Espera-se que este ano os CTT recebam cerca de 150 mil cartas dirigidas ao Pai Natal, que tipicamente têm como morada do destinatário o “Pólo Norte” ou a “Lapónia”, mas também destinos mais criativos como “A Terra do Frio” ou “O Caminho das Estrelas”.
Todas as cartas serão respondidas, mas é importante que tenham a morada do remetente para que os CTT saibam para onde enviar a resposta.
Para muitas crianças, esta é a primeira experiência na escrita de uma carta, o que garante que se mantém viva a tradição, apesar da crescente digitalização da comunicação.
A prova de corta mato para militares realiza-se, amanhã, em Sintra, na Academia da Força Aérea e contará com dois agentes da esquadra de Elvas, em representação da PSP, Nelinho e Eduardo Lagareiro.
Um jovem de 17 anos foi detido, na passada quinta-feira, 5 de dezembro, em Montemor-o-Novo, pela GNR, por tráfico de estupefacientes.
Na sequência de uma ação patrulhamento, faz saber o Comando Territorial de Évora da GNR, os militares do Posto Territorial de Montemor-o-Novo “abordaram o suspeito, o qual, após a abordagem, demonstrou um comportamento suspeito e algum nervosismo. Perante este comportamento, os militares realizaram uma revista pessoal de segurança ao mesmo, tendo detetado na sua posse produto estupefaciente (haxixe), motivo pelo qual foi detido”.
Na sequência das diligências, foi ainda realizada uma busca domiciliária, tendo sido detetado também produto estupefaciente e outros materiais relacionados com o tráfico de estupefacientes, como 111 doses de haxixe, uma balança de precisão, um telemóvel, diverso material relacionado com o corte e acondicionamento de estupefacientes e 135 euros em numerário.
O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.
A ação contou com o reforço dos militares da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) e do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo.
A Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, promove, no próximo dia 21 de dezembro (sábado), o seu tradicional jantar de Natal. Numa “noite mágica e cheia de alegria”, diz a Junta de Freguesia, o jantar terá lugar no Pavilhão Multiusos, a partir das 19h30.
Num convite aberto a toda a população da freguesia, a Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa apela aos interessados para que confirmem a sua presença, até dia 15 de dezembro, na secretaria da junta, para que tudo possa ser preparado com “carinho e atenção”.
“Venha celebrar esta época festiva connosco e compartilhar o espírito de Natal”, diz a Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.
Três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 17 e os 48 anos, foram detidos em flagrante, pela GNR, quando furtavam azeitona, em Ervedal, no concelho de Avis, no passado sábado, dia 7 de dezembro.
No seguimento de uma ação de policiamento direcionado para os campos agrícolas, faz saber o Comando Territorial de Portalegre da GNR em comunicado, “os militares da Guarda surpreenderam os suspeitos no momento em que estavam a apanhar a azeitona sem autorização do proprietário, motivo que levou às suas detenções em flagrante. No seguimento da ação foram apreendidos os utensílios usados para perpetrar o furto, bem como 533 quilos de azeitona furtada, os quais foram restituídos ao legítimo proprietário”.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Fronteira.
A GNR recorda que se encontra a decorrer a Operação Campo Seguro, cujo objetivo é intensificar a sensibilização, o patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais em todo o território nacional, no sentido de reprimir a prática de crimes de furto de produtos e máquinas agrícolas, crimes de Tráfico de Seres Humanos em contexto laboral e prevenir a ocorrência de acidentes com veículos ou máquinas agrícolas e florestais.
Os alunos do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, do bairro da Boa-Fé, receberam, na manhã desta segunda-feira, 9 de dezembro, no Centro de Negócios Transfronteiriço, as prendas de Natal do Município e da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova.
A anteceder a entrega das ofertas realizou-se um espetáculo de animação, pela associação Gota d’Arte com o Pai Natal e os Elfos.
No final foram entregues os presentes, pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, que desejou umas festas felizes a toda a comunidade escolar e famílias. A vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, também esteve presente.
Amanhã, terça-feira, pelas 10 horas, também no Centro de Negócios Transfronteiriço, é a vez das crianças do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, receberem as suas prendas de Natal.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que acusa, em comunicado emito esta segunda-feira, 9 de dezembro, o Ministério da Saúde de colocar a “segurança dos utentes em risco”, alerta que “o funcionamento dos serviços de urgência não pode comprometer os serviços hospitalares programados, nem os cuidados de saúde primários”.
Por outro lado, a FNAM denuncia “a tentativa de atribuição automática de médicos a utentes sem Médico de Família, que já atingiram o limite de utentes nas suas listas”, exigindo que “respeitem os limites legais e a segurança dos profissionais e utentes para as respostas do Serviço Nacional de Saúde, no Inverno e em todas as alturas do ano”.
Para o FNAM, o Ministério da Saúde “coloca doentes em risco, ao desviar ilegalmente os médicos hospitalares das consultas e cirurgias programadas, para o serviço de urgência”.
O comunicado da FNAM para ler na íntegra:
“Ministério da Saúde coloca segurança dos utentes em risco
A FNAM exige que se respeitem os limites legais e a segurança dos profissionais e utentes para as respostas do Serviço Nacional de Saúde, no Inverno e em todas as alturas do ano. O funcionamento dos serviços de urgência não pode comprometer os serviços hospitalares programados, nem os cuidados de saúde primários.
A FNAM considera que o recente despacho do Ministério da Saúde liderado por Ana Paula Martins coloca doentes em risco, ao desviar ilegalmente os médicos hospitalares das consultas e cirurgias programadas, para o serviço de urgência (SU), apesar de já terem cumprido com o limite de número de horas semanais em SU.
A FNAM denuncia ainda que nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), há uma tentativa de imposição ilegal do atendimento de utentes para além dos limites das listas dos médicos de família (MF), com prejuízo na qualidade do seu atendimento e sobrecarrega os seus profissionais.
Exigimos que a autonomia das Unidades de Saúde Familiar (USF) seja respeitada, sendo da sua responsabilidade, no Inverno e noutros períodos de maior pressão, a reorganização da atividade e a contratualização sazonal de carteiras adicionais. As USF podem atender utentes esporádicos, disponibilizar agenda para marcação de utentes através do SNS 24 ou alargar o horário de funcionamento, apenas se houver contratualização prévia.
A FNAM repudia, ainda, a tentativa de atribuição automática de médico a utentes sem MF, que já atingiram o limite de utentes nas suas listas. Qualquer aumento deve ser negociado e contratualizado com as USF, após atingido o número mínimo de unidades ponderadas (UP) nas listas dos MF (1917 UP). Em outras unidades dos CSP, os limites de utentes não podem ultrapassar 1900 utentes (ou 2358 UP), ou 1750 utentes (ou 2154 UP) para os MF em regime de dedicação plena.
Apelamos à colocação de declarações de exclusão de responsabilidade médica sempre que se verifiquem condições inadequadas ao exercício da atividade médica, podendo daí resultar um risco acrescido de erro com consequente prejuízo para o utente. No Conselho Nacional de 7 de dezembro, a FNAM deliberou ainda prolongar a greve ao trabalho suplementar nos CPS, a partir de 1 de janeiro de 2025 por um semestre.
A FNAM mantém as soluções para atrair e fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde, através de uma negociação séria e competente, de salários base justos e condições de trabalho dignas, que garantam o atendimento em segurança de todos os utentes.”
A Escola Básica de 1º Ciclo da Boa-Fé, do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, promove, na próxima quinta-feira, 12 de dezembro, o evento “Oferecendo Emoções”.
Com início às 10 horas, a iniciativa, promovida pelas professoras das turmas de 4º ano – Fátima Carvalho e Rosário Beijocas -, arranca com a atividade “A Escola do Vosso ao Nosso Tempo”, com a receção aos utentes dos lares Júlio Alcântara Botelho e Fundação António Gonçalves.
Para as 10h30 está marcada a apresentação de uma coreografia do tema “Heal the World”, com o “Natal de Elvas” a ser cantado, de seguida, pelos alunos do 4ºA e 4ºB, acompanhados de roncas.
Pelas 11 horas, será feita a distribuição de lembranças elaboradas pelos alunos e encarregados de educação, culminando a iniciativa com um lanche convívio oferecido pelos encarregados de educação.
”O Elvas” deslocou-se a Fátima onde defrontou a equipa local, tendo empatado a zero golos.
A equipa de Pedro Hipólito dominou grande parte do jogo e teve algumas jogadas de perigo, mas não foi possível trazer os três pontos. Ainda assim, com os empates das equipas perseguidoras, a distância manteve-se e “O Elvas” continua líder, com mais seis pontos que o Arronches e Benfica que empatou em Pêro Pinheiro.
O Rugby Clube de Elvas (RCE) celebra o seu 42º aniversário, com uma Gala de Natal, no próximo sábado, 14 de dezembro.
O evento terá lugar, a partir das 20 horas, no restaurante Vinha da Amada. A promessa é de “uma noite repleta de momentos inesquecíveis para toda a comunidade do rugby”, garante o RCE, em nota de imprensa.
Antes da celebração, haverá um encontro informal no bar do Rugby Clube de Elvas, para dar início às festividades. Já durante a gala, será realizada uma divertida troca de presentes, “promovendo o espírito de união e partilha entre os participantes”.
As inscrições têm um custo de 25 euros, para adultos; e de 12 euros para crianças dos cinco aos 12 anos. As crianças até aos cinco anos não pagam. As inscrições estão abertas até sexta-feira, dia 13 de dezembro, e podem ser realizadas através de um formulário online ou presencialmente, na sede ou no bar do RCE, durante a semana.
“As vagas são limitadas, por isso, reserve já o seu lugar”, alerta o RCE.
Foi através de um vídeo, publicado ontem, 8 de dezembro, nas redes sociais do Município de Fronteira, que Rogério Silva, que esta segunda-feira, dia 9, já assumiu funções enquanto vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, se despediu da autarquia.
Presidente da Câmara de Fronteira ao longo dos últimos 11 anos, Rogério Silva garante que, se a lei assim o permitisse, voltaria a candidatar-se à presidência da autarquia em 2025. Numa longa mensagem, começa por dizer, e dirigindo-se aos fronteirenses, que foi “um privilégio” poder gerir, ao longo de mais de uma década, os destinos do concelho.
“A vida é feita de ciclos e este ciclo da minha vida sempre terminaria em setembro de 2025, fruto da lei que impede a renovação sucessiva dos mandatos dos presidentes da câmara municipais. Se não ocorresse esse impedimento, certamente estaria em funções até ao último dia deste mandato, assim como, certamente, me recandidataria, como aconteceu nos mandatos anteriores”, diz o agora ex-presidente.
Agradecendo “a confiança” que lhe foi depositada e assegurando que foi sempre “concretizando todos os compromissos” que foi assumindo com o concelho de Fronteira, Rogério Silva diz ainda que assume agora um “desafio deenorme responsabilidade”. A maior honra da sua vida, diz ainda o agora ex-presidente, foi servir a população de Fronteira.
O até então vice-presidente da Câmara de Fronteira, António Gomes, é agora o novo presidente do município.
A exposição “Pelo Sonho vamos celebrar o Natal” vai ser inaugurada esta quarta-feira, dia 11 de dezembro, às 15h, no Posto de Turismo de Estremoz.
Em mostra irão estar peças elaboradas pelos artistas das turmas de Artes Decorativas, Artes e Técnicas de Jardinagem, Barrística, Cuidar com Arte e Pintura Decorativa da Academia Sénior e, também, pelos artistas das várias turmas do Agrupamento de Escolas de Estremoz. A mostra envolve várias gerações e diferentes perspetivas de representar a época.
Esta é uma exposição que vai estar patente no Posto de Turimo da cidade até dia 11 de janeiro.
A construção da Barragem do Pisão provocará a submersão da totalidade da atual aldeia do Pisão, que obriga ao realojamento da população e à construção de uma nova aldeia que irá nascer junto ao lugar do Monte da Velha.
A Barragem do Pisão tem uma dotação de 141 milhões de euros de fundos europeus, a que se somam mais 10 milhões previstos no Orçamento de Estado. A relocalização da aldeia foi aprovada “por unanimidade” pelos 15 municípios que formam a CIMAA.
A Quercus mantém as críticas que tem feito desde o início do projeto, uma vez que a barragem e o regadio intensivo que vai promover, provocará grandes impactes ambientais, nomeadamente, a estimada perda de mais de 50 mil azinheiras e sobreiros em 481 hectares.
Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
A elvense Raquel Trabuco venceu, no passado sábado, 7 de dezembro, a 4ª Corrida de São Silvestre, em Grândola.
A atleta do Beja Atlético Clube levou a melhor diante os seus adversários numa prova de oito quilómetros, promovida pelo Clube Amiciclo de Grândol e a Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida Serra.
Para além da corrida de oito quilómetros, o evento contou ainda com uma prova dedicada aos mais novos.
A programação da iniciativa “Onde Tudo Se Faz Natal 2024”, que arrancou no passado sábado, prosseguiu ontem, 8 de dezembro, com diversas atividades, tanto na Praça Multimodal, onde decorre a Feirinha de Natal, como no Jardim Municipal.
Durante a tarde, o Coro da Academia Sénior da CURPI animou todos os que por ali passaram com músicas especiais da época natalícia.
Para finalizar mais um dia desta iniciativa, foi realizado o desfile das personagens do Presépio, com o cortejo a ter início junto ao Centro Comunitário, com paragem obrigatória no Jardim Municipal. Durante o percurso, o grupo das Roncas d’Elvas animou as dezenas de campomaiorenses que se juntaram para presenciar o desfile.
O presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores São Silveirinha e Paulo Almeida e o presidente da Junta de Nossa Senhora da Expectação, Hugo Rodrigo, estiveram presentes no evento.
A Aldeia Social da Santa Casa da Misericórdia de Borba transforma-se numa “Aldeia Natal”, a partir da próxima quinta-feira, dia 12 de dezembro.
Até dia 16, nesta “Aldeia Natal”, haverá Mercadinho de Natal, com várias barraquinhas com produtos típicos; exposição de presépios; Comboio de Natal; serviço de cafetaria; Casa do Pai Natal; Árvore de Natal gigante; atelier de desenhos; e diversões variadas.
A iniciativa, entre os dias 12 e 16, decorre entre as 10 horas e o meio-dia e das 14 às 16h30.
O Município de Arronches volta a atribuir, nesta época de Natal, os subsídios anuais às instituições particulares de solidariedade social do concelho.
Este apoio visa a proporcionar condições para o desenvolvimento das atividades das IPSS em prol da comunidade, sendo contempladas a Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, o Centro de Bem-Estar Social de Arronches, o Centro Social Bom Jesus de Esperança, o Centro Social de Mosteiros e a Santa Casa da Misericórdia de Arronches.
As cinco IPSS, segundo o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, “fazem um trabalho meritório”. Nesse sentido, o Município sentiu a necessidade “de apoiar estas instituições anualmente, na altura do Natal, com 30 mil euros para cada IPSS, num investimento total de 150 mil euros”.
Com este apoio, a autarquia procura contribuir para que as instituições possam “melhorar as suas instalações, para que adquirem viaturas, assim como tudo aquilo que as direções entenderem que devem fazer”.
O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), promove um Rastreio do Cancro da Mama, em Campo Maior, entre quarta-feira, 11 de dezembro, e o próximo dia 27.
O rastreio realiza-se na Unidade Móvel da Liga Contra a Cancro, que estará situado junto ao Centro de Saúde da vila, de segunda a sexta-feira.
“Este rastreio é diferente dos restantes”, começa por explicar Cristina Bruno, coordenadora voluntária do Grupo Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, uma vez que é “de base populacional”. O objetivo do rastreio passa por “detetar o mais precocemente possível o cancro, numa fase muito inicial, permitindo um tratamento menos agressivo e uma maior taxa de sucesso”, assegura.
As mulheres entre os 50 e os 69 anos, que não tenham qualquer alteração na mama, sem sintomas, que não tenham próteses mamárias, que não tenham realizado mastectomia e que nunca tenham tido cancro da mama, estão legíveis para fazer o rastreio.
As mulheres entre as idades compreendidas, adianta Cristina Bruno, “são convidadas por carta, pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, a fazer o exame de diagnóstico”. Caso alguma mulher não receba a convocatório, “pode apresentar-se na Unidade Móvel ou contactar o Grupo Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através dos números 915 999 890 ou 245 009 299”.
O rastreio decorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h30, junto ao Centro de Saúde de Campo Maior. Cada mulher deverá realizar este rastreio de dois em dois anos.
O Município de Elvas tem abertas, até quarta-feira, dia 11 de dezembro, as candidaturas para a atribuição de 50 habitações no concelho.
Este concurso destina-se apenas a pessoas ou agregados familiares em situação de carência financeira, que vivam em condições indignas e que não estejam em condições de aceder a habitações no âmbito do regime do arrendamento apoiado, ou que não consigam aceder ao mercado, por não possuírem rendimentos suficientes para tal.
A política da habitação, começa por referir o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, “é uma das maiores preocupações dos agregados familiares”, sendo que a autarquia tem tido “como principal estratégia”, desde o início do atual mandato, “atenuar os problemas” nesta área. Os 50 fogos estão distribuídos pelo centro histórico da cidade e pelas freguesias rurais, sendo que “as casas aparecem no documento disponível no site do Município de Elvas, com o nome da rua, número da porta e a tipologia”. Toda a documentação necessária para as candidaturas está também disponível no site do município.
Os interessados, alerta o autarca, devem dirigir-se ao Balcão Único da Câmara Municipal, “mesmo que já estejam inscritos com uma pretensão de terem uma casa” e “têm que aproveitar este período de concurso, para atualizar todos os seus dados, para que o júri possa atuar mediante o problema da habitação”.
Este concurso, ao nível do 1º Direito, tem uma duração de um ano, ainda que a expectativa da autarquia é que, nesse período de tempo, mais 50 habitações possam ser colocadas também a concurso.
De momento, adianta ainda o autarca, estão a ser construídos mais 70 novos fogos, com “50% da obra já executada”: 60 fogos na Quinta dos Arcos e outros dez num prédio na Estrada de Santa Rita”. Estas imóveis, contudo, serão destinados àquelas famílias “que trabalham, mas que têm grandes dificuldades em pagar a renda”.
A “Feira do Livro Solidária” abre ao público, na manhã desta segunda-feira, 9 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, pelas 9 horas. No decorrer da iniciativa, é possível trocar bens alimentares, tanto para humanos, como para animais, por um livro.
Também no âmbito do evento “Elvas Cidade Natal”, pelas 16 horas, os alunos das turmas de desporto da Escola Secundária D .Sancho II de Elvas e o grupo de dança do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas regressam à Feira de Natal e ao centro histórico da cidade, para uma momento de dança natalícia.
O Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé celebrou ontem, 8 de dezembro, os 66 anos desde a sua fundação.
O aniversário foi comemorado ao final da tarde, no salão da coletividade, numa sessão em que foram homenageados 13 sócios com 60 ou mais anos de filiação.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, destacou na sua intervenção o apoio da autarquia nas obras de construção das novas instalações sanitárias anexas ao salão do CRP da Boa-Fé. Em resposta ao pedido feito pelo presidente da associação, João Rondão Almeida, o autarca anunciou que o Município irá apoiar a instalação de aparelhos de ar condicionado naquele mesmo espaço.
A comemoração do 66° aniversário do CRP da Boa-Fé contou com lanche e animação musical por Carlos Caracol e João Carlos Tocha.