Cerimónia e nova exposição marcam sétimo aniversário da classificação dos Bonecos de Estremoz

A cerimónia comemorativo do 7º aniversário da classificação dos Bonecos de Estremoz realizou-se este sábado, numa sessão onde se celebrou e também refletiu em conjunto com os artesãos, representantes institucionais e a comunidade local, sobre os impactos da atribuição do galardão de Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Houve ainda uma entrega de diplomas, a Manuel Broa e Sara Sapateira, os mais recentes barristas certificados e a inauguração de uma exposição permanente no Centro Interpretativo, tendo o presidente da Câmara de Estremoz, professor José Daniel Sádio, realçado a importância da “classificação para o concelho de Estremoz e para esta celebração que é muito mais do que um dia festivo. É importante atrair novos talentos e garantir a transmissão de conhecimento para as gerações futuras. Tem que haver um compromisso com o legado dos nossos barristas, com aqueles que deram forma a esta arte e com os que continuam a fazê-lo, pois, Os Bonecos de Estremoz pertencem à comunidade” frisou o autarca estremocense.

O Centro Interpretativo acolhe agora uma nova exposição permanente, num investimento de 100 mil euros que irá promover os Bonecos de Estremoz, no país e no mundo, seguindo o esforço da autarquia na preservação da arte e na sua continuidade futura.

Equipa luso-francesa conquista nona vitória em Fronteira

Há quem, com 80 anos de idade, troque o conforto do sofá, pelo desconforto de um carro de todo-o-terreno de competição, para – imagine-se! – andar às voltas, numa pista de terra, durante 24 horas ininterruptas. Com o mesmo objetivo, também há quem faça uma viagem de quase duas semanas e mais de 8.000 quilómetros. Estas são apenas duas das incríveis estórias da edição deste ano das 24 Horas TT de Fronteira. Mais do que um evento desportivo, uma imensa aventura que motiva e apaixona profissionais e amadores, diferentes gerações de homens e mulheres, muitos milhares de entusiastas e isto há mais de um quarto de século. A 26ª edição da bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira foi disso exemplo, tendo consagrado, pela nona vez, a equipa luso-francesa da Andrade Competition. 

Os muitos respeitosos 80 anos de idade, assim como o conhecimento e a experiência adquiridos, em participações, nos lendários Paris-Dakar, Paris-Moscovo-Pequim e Paris-Cidade do Cabo, valorizam, ainda mais, as palavras de Yves Morize. Um bem-sucedido empresário francês do sector automóvel que, pela enésima vez, não resistiu ao desafio das 24 Horas TT de Fronteira: “Para mim, este traçado é o mais bonito do mundo. É uma pista extraordinária, com uma grande variedade de curvas, subidas e descidas. Paisagens de cortar a respiração, com cambiantes de cor e luz que tornam o ambiente mágico. A organização é perfeita, faz um trabalho incrível e sem falhas. E, como se não bastasse, o público é espetacular”

Mas o apelo e o irresistível desafio de Fronteira explicam-se também em números. Há vários anos que uma equipa percorre mais de 8.000 quilómetros só para alinhar nas 24 Horas TT de Fronteira. Uma viagem de quase duas semanas, entre a Letónia e a vila do Alto Alentejo e vice-versa, só para participar “na melhor prova que fizemos até hoje”, faz questão de sublinhar um dos seus responsáveis. E no currículo desta formação letã estão várias participações no Dakar. 

Até em “apenas” 1.440 minutos seria impossível contar as muitas incríveis estórias vividas por aqueles que já tiveram o privilégio de participar nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, uma organização do Automóvel Club de Portugal. Uma prova em que não há vencidos ou derrotados. Todos, sem exceção, só por aceitarem o desafio são vencedores, embora uns sejam mais felizes do que outros a cumprir o objetivo de verem a bandeira de xadrez. 

Equipas francófonas confirmam favoritismo 



Pela nona vez na história das 24 Horas TT Vila de Fronteira, a equipa Andrade Competition subiu ao lugar mais alto do pódio, através do luso-francês Alexandre Andrade e pelos franceses Cédric Duple, Yann Morize e Florent Charvot. Um quarteto que aliou a rapidez à consistência, apesar de não ter tido uma prova isenta de percalços no M.M.C. Proto Nissan. “Mais uma vitória. É sempre o mesmo sentimento. Estou muito feliz por toda a equipa. O Cedric fez um trabalho ‘top du top’. Ao longo da corrida, tivemos vários problemas mecânicos. O motor não está a funcionar bem. O alternador também falhou e tivemos problemas com a gasolina. É uma vitória muito difícil, mas estamos aqui. Vencer em Fronteira é sempre muito especial. São as terras do meu pai” disse Alexandre Andrade, que não escondeu a emoção e terminou as declarações com a voz embargada. 

O segundo lugar foi conquistado pelos franceses: Louis Lauilhé, Pierre Lauilhé e Lucas Lambert. Este foi o quarto pódio conquistado pela formação. “Estamos muito felizes, viemos com um grande amigo em honra ao meu pai. Este resultado é lindo! Quero agradecer imenso a todos que nos ajudaram a entrar nesta aventura. Fazer tudo isto e terminar com este resultado é mágico, mas o nosso principal objetivo era mesmo divertir-nos e isso também conseguimos. Em relação ao carro, não foi perfeito, mas o único problema que sentimos esteve relacionado com a embraiagem e a direção”, explicou Louis Lauilhe, o piloto que viu a bandeira de xadrez. 

Aos comandos de um Mitsubishi Pajero, a equipa letã constituída pelos pilotos Igors Skoks, Rudolfs Skoks e Arvis Pikis assegurou a terceira posição, sendo a quarta vez que subiu ao pódio de Fronteira. “A corrida não foi nada fácil, por isso, este terceiro lugar é um excelente resultado. O carro esteve muito bem e conseguimos ser consistentes. Mas também tivemos problemas, de aderência e de motor. A pista, este ano, estava incrível. Bem melhor do que no ano passado. Foi muito divertido”, afirmou Rudolfs Skoks. 

No quarto lugar e com a vitória na categoria Challenger terminou a primeira equipa 100% portuguesa, constituída por Filipe Marques/Ricardo Martins/André Serrano/Gonçalo Oliveira, aos comandos de um Can-Am. Um resultado inesperado, uma vez que foi herdado precisamente na derradeira volta. “Em primeiro lugar, quero dar um abraço à equipa do Amândio [Alves], que lideravam à entrada da última volta. Eles foram melhores que nós e não quero deixar de lhes dar um abraço. Mas claro que estou muito orgulhoso da minha equipa e daquilo que montámos, estes anos, para reforçar a cultura da empresa Momsteel. Esta é a festa do todo-o-terreno e nós temos muito orgulho em participar nela”, afirmou Filipe Marques. 

As formações Marco Martins/Marco Marques/José Martins (Nissan Proto), Jorge Cardoso/Alexandre Cardoso/Marco Cardoso (Can-Am), Denis Olivet/Patrice Couillet/Pierre Couillet/Fernando Malatesta/Fernando Ferrand (Can-Am), Jérome Destringuez/Charles Roches/Hervé Crevecoeur/Benoit Pepe (Can-Am), Sébastien Guyette, Stephane Gilissen/Killian Gilissen/Alexandre Beaujon (Can-Am) e Gaston Hanot/Maxime Hanot/Mathéo Hanot fecharam o grupo dos dez primeiros à geral. 

Referência, ainda, para os sucessos, nas classes respetivas, das equipas João Lourenço/Américo Santos/Carina de Castro/Igor Santos (Stock), Tony Salvatore/Patrick Martin/Pascal Genty/Jerôme Naquar (SSV), Johannes Senders/Stijn Van Erp/Marcelo Paulino/Sjoerd de Bij (Promoção C), Diogo Rogério/André Luís/Luis Ferreira/Bruno Custódio/Lucas Subtil (Promoção A) e Joaquim Serrão/Luis Silva/Diogo Silva/Luis Lino/João Pinheiro (Promoção B), estes últimos ao volante da famosa Peugeot 504. 

SSV também deram espetáculo 

Recorde-se que, na véspera (sábado), a bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira abriu o programa da grande festa do todo-o-terreno nacional, com os competitivos SSV a proporcionarem um excelente espetáculo aos muitos milhares de espetadores espalhados nos 16,4 quilómetros de extensão da pista. Vitória de Luís Cidade, um regresso ao lugar mais alto do pódio, depois do triunfo na edição de 2019. “Fiz uma boa corrida. Gosto sempre de vir a Fronteira. Gosto da pista e o terreno estava espetacular”, sublinhou o jovem piloto da Can-Am Off-Road Portugal

Vila Viçosa recebeu uma enchente para a procissão da Imaculada Conceição

Vila Viçosa recebeu uma multidão de fieis na celebração da Solenidade da Imaculada Conceição, com uma procissão que percorreu as ruas da vila, partindo do Santuário, no Castelo, para regressar ao mesmo local mais de uma hora de pois, neste domingo 8 de dezembro.

Os calipolenses e demais devotos estiveram presentes, em grande número provenientes não só de Portugal, como no dia de hoje também de Cabo Verde, dando total importância e honra a Nossa Senhora da Conceição, padroeira e rainha dos portugueses.

A procissão teve a presença de Inácio Esperança, presidente da autarquia local e do seu Vice Presidente, Tiago Salgueiro, e de varias confrarias, de membros da Casa de Bragança, desde logo com Dom Duarte e Dona Isabel de Herédia, Duques de Bragança incorporados na Procissão e recebeu também os romeiros, a cavalo e em charretes, vindos de Estremoz e Borba, juntando assim um colorido adicional a uma celebração que contou com o corpo de Bombeiros e a Banda de Vila Viçosa.

Veja a foto reportagem

SIR assinalou 144 anos este domingo

A Sociedade Instrução e Recreio, uma das coletividades mais antigas do concelho de Elvas, celebra o 144° aniversário neste feriado de 8 de dezembro.

A sessão comemorativa realizou-se ao princípio da tarde na sede da Rua Martim Mendes, na presença de dirigentes, sócios e convidados.

Alandroal: Natal com Feira do Livro no Fórum Cultural

Uma feira do livro vai decorrer, desde esta segunda-feira, dia 9 de dezembro, até dia 22 de dezembro, no Fórum Cultural da vila.

Esta iniciativa está integrada nas celebrações de Natal de Alandroal.

A Feira do Livro vai estar aberta ao público de segunda a sexta-feira das 10 horas às 18h30. Aos sábados e domingos, funciona das 15 às 18 horas.

Luís Pedras apresenta “As Roncas do Castelo” em exposição

A exposição “As Roncas do Castelo”, do elvense Luís Pedras, vai ser inaugurada na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, às 17 horas, no Castelo de Elvas.

A exposição fica patente ao público até à véspera de Dia de Reis, 5 de janeiro, sendo que as roncas podem também ser apreciadas no ateliê de Luís Pedras.

Esta exposição está integrada na iniciativa “Elvas Cidade Natal”.

Museu de Arte Contemporânea de Elvas procura jovens embaixadores

O programa Jovens Embaixadores do Museu de Arte Contemporânea de Elvas_Coleção António Cachola procura jovens que se destaquem na comunidade pela atitude positiva, capacidade de liderança, espírito empreendedor e elevada exposição positiva nas redes sociais.

Os jovens, entre os 14 e os 30 anos de idade, naturais ou residentes em Elvas, podem candidatar-se a esta iniciativa, através do Balcão Virtual até dia 3 de janeiro.

Mais informações sobre o programa no site do Município de Elvas .

Circo Mágico de Natal a 26 de dezembro no Cine-Teatro Municipal de Elvas

A magia do Circo chega ao Cine-Teatro Municipal de Elvas, com o Circo Mágico de Natal, a 26 de dezembro, pelas 17 horas.

O espetáculo promete muitas acrobacias, malabarismos e personagens para fazer delirar os mais novos. A promessa é de uma experiência inesquecível, com um espetáculo que, este ano, tem “ainda mais encanto e surpresas”, sob o tema “A Magia continua…”.

Este espetáculo é uma produção da Cardinali Live Entertainment. Os bilhetes encontram-se à venda na Tickeline e nos locais habituais.

“Aqui há Gato” traz à Biblioteca Municipal de Elvas contos e histórias para os mais novos

Os Serviços Educativos vão realizar uma sessão de contos, no próximo dia 11 de dezembro, pelas 18h, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, sob o mote “Aqui há Gato”.

A iniciativa irá dar a conhecer vários contos, com histórias divertidas para as crianças.

As inscrições podem ser feitas através do email biblioteca@cm-elvas.pt, na Biblioteca Municipal de Elvas ou pelo telefone 268 009 660.

Magia do Circo vai chegar ao Coliseu de Elvas em janeiro

A magia do Circo vai chegar ao Coliseu de Elvas, de 3 a 5 de janeiro, pela Companhia Internacional de Circo do Coliseu de Lisboa.

O espetáculo promete muita magia, brilho, cores e artistas oriundos de todo o mundo.

Os bilhetes para o espetáculo, com preços entre os 20 e os 25 euros, encontram-se à venda na BOL.

Gala “Sonho do Luís” encheu Cine-Teatro de Elvas

A Associação Gota d’Arte montou um espetáculo de homenagem ao seu fundador Luís Pires, que ontem faria 53 anos, no Cine-Teatro de Elvas e que teve uma excelente adesão do público que esgotou os lugares da sala, na noite de ontem, sábado 7 de dezembro.

A Gala “O Sonho do Luís” foi um espetáculo de música e dança, onde participaram artistas e grupos locais com forte ligação ao homenageado, falecido a 30 de janeiro deste ano.

Indústria da Voz, XP Covers, Soversion, Tranquiliza, Alma, Roncas d’Elvas e o grupo de dança da Gota d’Arte foram alguns dos coletivos que atuaram no Cine-Teatro.

As fotos são de João Pedro Canhoto.

Restaurante Sal e Brasa celebra 1º aniversário este domingo

O restaurante Sal e Brasa, situado na Avenida 14 de Janeiro, junto à Escola Superior de Biociências de Elvas, comemora hoje, 8 de dezembro, um ano desde que abriu ao público.  

Como forma de celebrar este primeiro aniversário, o restaurante vai presentear os seus clientes com bolo e champanhe, mantendo-se aberto ao longo de todo o dia, sendo que o restaurante costuma encerrar ao jantar, ao domingo, e à hora de almoço, à segunda-feira.

O proprietário do Sal e Brasa, João Leão, cresceu em Campo Maior, mas mudou-se para Elvas há 24 anos. Desde pequeno que pensava em abrir um restaurante, mas “faltava a coragem” para avançar, até que, há um ano, viu esse seu sonho tornado realidade. O balanço deste primeiro ano de funcionamento do estabelecimento, garante, é “positivo”.

Leitão frito, cação com amêijoas e pratos à base de grelhados são algumas das principais apostas do restaurante, que, no próximo ano, irá apresentar uma nova carta.

Equipas luso-francesas dominam fase inicial das 24 Horas de Fronteira

Às 15h00 de ontem sábado, 73 equipas partiram para os 1.440 minutos mais duros e imprevisíveis do todo-o-terreno da Europa. E apesar da noite já ter caído, a tradição está a cumprir-se: muitos milhares de espetadores ao longo dos 16,4 quilómetros de extensão da pista (muitos deles organizados em verdadeiros acampamentos) e o domínio das equipas luso-francesas. Às 15h00 de amanhã (domingo) vai ser mostrada a bandeira de xadrez da 26ª edição da bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira. 

A adrenalina tomou conta do Terródromo de Fronteira desde que foi dada a partida para a prova do Automóvel Club de Portugal. Uma maratona de 24 horas repleta de imprevisibilidade, momentos de glória e reviravoltas inesperadas, mas também um fenómeno de popularidade que, ano após ano, continua a motivar autênticas romarias com destino à vila alentejana de Fronteira. 
No plano desportivo, as primeiras horas de prova têm sido dominadas por algumas das mais experientes equipas luso-francesas, que têm imposto a maior competitividade dos seus protótipos. 

Depois de conquistar a “pole position”, a formação constituída pelo português Rui Carneiro e pelos franceses Laurent Poletti, Ronald Basso e Claude Fournier estão a dominar as primeiras horas da edição 2024 da bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira. Apesar de ainda ter passado pelo comando, aproveitando as paragens nas boxes dos adversários, a equipa Andrade Competition (a mais bem-sucedida da prova alentejana), com o português Alexandre Andrade e os franceses Cédric Duple, Yann Morize e Florent Charvot ocupa a segunda posição. O terceiro lugar é ocupado pelos franceses Louis Lauilhé, Pierre Lauilhé e Lucas Lambert, que precedem a primeira equipa 100% portuguesa, constituída por  Amândio Alves, João Silva, Márcio Reis e Rogério Reis, também líderes da categoria Challenger. 

Ainda entre as formações nacionais, destaque para o quarteto João Lourenço, Américo Santos, Carina de Castro e Igor Santos, sétimos da geral e líderes da categoria Stock, bem como para a família Cláudio, Lino, Ruben e Fábio Carapeta, oitavos da geral e primeiros da categoria C. 

Com o período noturno pela frente, o desafio aumenta exponencialmente, colocando à prova a resistência de pilotos e máquinas, em condições exigentes. A emoção está garantida até à bandeira de xadrez, que será mostrada às 15h00 de amanhã (domingo), encerrando mais uma edição desta icónica prova de resistência.


Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo chega a Vila Viçosa no dia 13

O Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo chega a Vila Viçosa, na próxima sexta-feira, dia 13 dezembro.

Até domingo, dia 15, os interessados podem participar em roteiros de turismo literário, workshops criativos, conversas envolventes e masterclasses com mais de 40 autores e convidados.

A iniciativa arranca no dia 13 de dezembro, às 10 horas, com a sessão de abertura no Cine-Teatro Florbela Espanca, na Sala Multiusos, com o tema “A Literatura como ferramenta de Desenvolvimento Cultural e Turístico”, com José Santos, Sílvia Quinteiro, Dulcineia Catarina Moura e Pilar del Rio.

Às 11h30, no mesmo local, é apresentada a iniciativa “VIVA! Os Roteiros Literários”, com os responsáveis de cada roteiro literário e a intervenção de Idália Tiago, a responsável pelos roteiros internacionais da Fundação José Saramago. Às 15 horas vai ter lugar uma masterclass, sobre “As Rotas Literárias: Da palavra à (re)invenção do destino turístico”, com a Silvía Quinteiro.

Já no dia 14 de dezembro, no auditório do Cine-Teatro Florbela Espanca, às 21h30, vai ser exibido o filme “Florbela” de Vicente Alves do Ó, com a presença do realizador.

Clube Elvense de Natação viveu noite de Gala

O Clube Elvense de Natação (CEN) organizou a sua I Gala com atletas, sócios, dirigentes e colaboradores do clube na noite de ontem, sábado, dia 7, Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT).

O presidente do clube José Caldes, disse à Rádio ELVAS que “vale a pena este esforço da direção em fazer esta Gala, porque os atletas e a equipa merecem”.

O CEN comemorou os seus 70 anos numa festa onde homenageou associados e foi bastante animada com variedade musicais, desde as Roncas d’ Elvas até ao DJ.

Roncas d’Elvas animam as ruas do centro histórico este domingo

Na manhã deste domingo, 8 de dezembro, o grupo Roncas d’Elvas vai estar a percorrer o centro histórico de Elvas, no âmbito da iniciativa “Elvas Cidade Natal”, a partir das 11h30.

Pelas 15h30, é inaugurada a exposição “Natal 2024, cheirinho… a Natal”, no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, seguindo-se animação musical com “Contratempo Street Band”, na Feira de Natal e nas ruas do Centro Histórico, a partir das 17 horas.

Torneio de Natal de Judo no próximo sábado em Campo Maior

A Associação Distrital de Judo de Portalegre promove, no próximo sábado, 14 de dezembro, o seu tradicional Torneio de Natal, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior.

A prova é de carácter individual, “com a aproximação possível de pesos e idades”, de acordo com a organização, que adianta que o sorteio será realizado, no sábado, às 14h30, com o torneio a ter início às 15 horas.

O torneio é organizado pela Associação Distrital de Judo de Portalegre, em parceria com o Sporting Clube Campomaiorense e a Casa do Povo de Campo Maior.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até quarta-feira, dia 11 de dezembro, podendo ser feitas através do email natalinoborrega@gmail.com.

CRP da Boa-Fé festeja este domingo o seu 66º aniversário

O Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé celebra este domingo, 8 de dezembro, os 66 anos desde a sua fundação. Para além disso, são também celebrados, no mesmo dia, os 60 anos em que foram inauguradas as suas atuais instalações, na Rua José Vicente Abreu.

A coletividade, começa por lembrar o presidente da direção, João Rondão, nasceu no ano de 1958, com um outro nome e num outro local: “o CRP nasceu com o nome de Centro de Trabalhadores Popular do Bairro da Boa-Fé, na Rua das Acácias e, dois anos depois, passou-se para um barracão, que ainda hoje existe, em frente à abegoaria”. Foi a 8 de dezembro de 1964 que foi inaugurada a “casa mãe” da coletividade.

Ao longo dos anos, o CRP deixou de ser um espaço de concentração de trabalhadores, para passar, entre outros, a ser um motor de desenvolvimento de diferentes modalidades desportivas, como judo, karaté e futsal. Atualmente, o CRP da Boa-Fé colabora também com o Município de Elvas, no âmbito da Universidade Sénior, sendo também espaço para um ATL, com ocupação dos tempos livres dos mais novos.

Este domingo, o aniversário da coletividade começa a ser assinalado às 9 horas, com o hastear da bandeira. Segue-se, às 10h30, um torneio relâmpago de matraquilhos; ao meio-dia, uma missa por alma dos sócios falecidos; e a às 15 horas um jogo convívio de futsal.

Os parabéns serão cantados por volta das 18 horas. Para além do bolo, haverá beberete e baile com João Tocha e Carlos Caracol. Nesta ocasião, o CRP vai ainda distinguir, com uma pequena lembrança, aqueles que são sócios da coletividade há 60 ou mais anos.