Luís Cidade regressa às vitórias no 4 horas TT Fronteira

Este sábado, a bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira abriu o programa da grande festa do todo-o-terreno nacional, com os competitivos SSV a proporcionarem um excelente espetáculo aos muitos milhares de espetadores espalhados nos 16,4 quilómetros de extensão da pista. 

O sol tinha começado a espreitar o horizonte, há pouco mais de uma hora, quando quase três dezenas de equipas partiram para a 12ª edição da bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira. 

A fase inicial foi marcada pela desistência do autor da “pole position”, Wilson Galo, devido à quebra do veio do seu Can-Am, mas também pelo duelo que Pedro Santinho Mendes (campeão nacional em título) e Luís Cidade protagonizaram pela liderança. 

Mas cumpridos 240 minutos de prova, foi Luís Cidade que conquistou a vitória. Um regresso ao lugar mais alto do pódio, depois do triunfo na edição de 2019. “Fizemos uma boa corrida. Não arranquei da melhor forma, perdi uma posição no início, mas consegui recuperar logo na segunda volta. Depois, apanhei o Pedro [Santinho Mendes]. Ele deixou-me, entre aspas, passar, senão íamos ficar os dois, provavelmente. Mas correu tudo bem. Gosto sempre de vir a Fronteira. Gosto da pista e o terreno estava espetacular”, sublinhou o jovem piloto da Can-Am Off-Road Portugal.

Na sequência de uma inesperada paragem na box, na última volta, Pedro Santinho Mendes foi relegado da classificação e quem herdou o segundo lugar foi Marco Pereira, com o piloto a sublinhar: “Foram boas surpresas: subir a terceiro na última volta e terminar em segundo já depois da bandeira de xadrez. Eu estava nas boxes a fazer a paragem obrigatória quando vi passar o [Beto] Borrego. Vi que ele ia devagar, que devia ir com algum problema. Quando voltei à pista, tentei ir buscá-lo e fui bem-sucedido. Fronteira é muito particular. Nós sabíamos que não éramos os mais rápidos, mas tínhamos de ter um ritmo constante e que faríamos as contas no fim. Assim aconteceu.”

Depois de uma carreira notável nos quads (só na Baja Portalegre 500 somou oito vitórias), Roberto Borrego tem apostado na categoria SSV e, em Fronteira, o alentejano conquistou um atribulado terceiro lugar. “Foi um dia bastante durinho”, começou por sublinhar. “Nas primeiras voltas andámos todos muito juntos e, numa passagem de água, ou numa poça de lama, dei um toque com a roda traseira e furei. Vim com o furo, durante muito tempo, até às boxes, tendo chegado já só na jante. Depois, consegui recuperar até quando faltava, mais ou menos, uma hora e meia. Infelizmente, tivemos mais um problema. Tive de reduzir a velocidade, gerir o carro até ao final, mas consegui terminar no pódio. Estamos todos de parabéns, a equipa, os meus patrocinadores, os meus amigos, a minha família, todo o pessoal que está na pista a puxar por nós. Foi um fim-de-semana agridoce, mas não deixa de ser um bom resultado.”

A dupla João Dias/Nelson Saramago terminou na quarta posição, enquanto Ricardo Domingues foi o quinto classificado. Fecharam o grupo dos dez primeiros as equipas Hélder Santos/Flávio Belo, João Paulo Gomes/Nuno Teles, Gil Sales/Martim Caldeira, Jorge Silva/Pedro Silva e António Coimbra.

E duas horas depois do término da corrida reservada aos SSV foi dada a largada para a 26ª edição da bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, com a participação de 73 equipas, constituídas por quase três centenas de pilotos, de nove nacionalidades.

CLASSIFICAÇÃO FINAL bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira

1º Luís CIDADE (CAN-AM MAVERICK R), em 4h07m33,334s

2º Marco PEREIRA (CAN-AM MAVERICK X3), a 2v

3º Roberto BORREGO (CAN-AM MAVERICK R), a 2v

4º João DIAS/Nelson SARAMAGO (BOMBARDIER CAN-AM XRS), a 2v

5º Ricardo DOMINGUES (CAN-AM MAVERICK R), a 2v 

Município de Arronches volta a promover campanha de apoio à economia local

Há cerca de dois anos, a Câmara Municipal de Arronches lançou pela primeira vez a campanha ‘Neste Natal apoie o Comércio Tradicional’, uma iniciativa que, aproveitando o espírito natalício, pretende alavancar a economia local, através do incentivo à aquisição de produtos nas lojas aderentes das três freguesias do concelho.

Esta ação de promoção do comércio de Assunção, Esperança e Mosteiros tem vindo a ser um sucesso em crescendo, como comprova o preenchimento de mais de 19 100 cupões na última edição, que se traduziram em mais de 280 mil euros de compras efetuadas nos estabelecimentos que colaboraram com a autarquia, o que significa um aumento de 40 mil euros em relação à edição transato.

Levando em consideração este impacto positivo, o Município de Arronches desafiou os comerciantes do concelho a repetir esta parceria e, perante as respostas afirmativas ao convite, avançou com a terceira edição da campanha ‘Neste Natal apoie o Comércio Tradicional’, que decorre até 6 de janeiro de 2025.

Assim, por cada 20€ de compras efetuadas em qualquer loja aderente, o cliente terá a oportunidade de preencher um cupão que o habilita a um dos dez cabazes, compostos com produtos adquiridos nos espaços colaborantes, que serão sorteados numa sessão pública a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 9 de janeiro, pelas 15H30.

Vila Viçosa celebra Nossa Senhora da Conceição com missa e procissão

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa acolhe este domingo, 8 de dezembro, no dia da sua padroeira, a celebração de uma eucaristia presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

Esta missa, com início às 10h30, contará com transmissão em direto na RTP1. Já pelas 15 horas, as ruas de Vila Viçosa acolherão a tradicional e majestosa procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição.

Campo Maior já vive “Onde Tudo Se Faz Natal”

Campo Maior começou a viver o Natal de 2024, este sábado, 7 de dezembro, com muitas iniciativas e atividades, da Câmara Municipal, entre o Jardim da vila e a Praça Multimodal, nesta quadra natalícia no “Onde Tudo Se Faz Natal”.

A vereadora São Silveirinha explica que “começámos hoje com as comemorações do Natal, com uma programação muito completa e repleta de uma série de atividades diversificadas, tanto para os mais jovens, como para os mais adultos. Esta programação irá decorrer até ao próximo dia 22 de dezembro, onde temos dois grandes locais de diversão, o Jardim Municipal que está totalmente decorado de elementos alusivos ao Natal e que está muito bonito, onde temos atividades para as nossas crianças”.

“Ao lado do nosso jardim”, acrescentou a vereadora, “temos aqui esta zona da praça multimodal, com uma carpa, com o nosso artesanato, juntando assim uma programação muito completa, para quem nos quiser visitar e para todos os campomaiorenses, pois Campo Maior nesta altura está muito bonito, com toda esta dinâmica de “Onde tudo se faz Natal”.

Pela manhã, houve animação de rua pelo “Circo de Natal”, num desfile pelas ruas da vila, da parte histórica e à tarde, com uma atuação da Banda 1º de Dezembro, marcada para as 15 horas.

A tradicional Feirinha de Natal, os insufláveis, a hora da neve, uma pista americana e passeios de comboio turístico, a par de outras atividades, que integram a programação de “Campo Maior… Onde Tudo se Faz Natal”, fazerem as delícias de miúdos e graúdos.

As atividades decorrem entre as 10 e as 20 horas, ao fim de semana, e a Feirinha de Natal, na Praça Multimodal, vai estar aberta ao público, também durante a semana, das 18 às 20 horas. Todas as iniciativas contam com entrada gratuita.

A programação completa desta edição de “Campo Maior… Onde Tudo se Faz Natal” para conhecer aqui.

Biblioteca de Estremoz promove sessões de leitura animadas para os mais novos

A iniciativa “Quintas de Encantar” dinamizada pela animadora Dora Amaro vai ter lugar na Biblioteca Municipal de Estremoz, dia 12 de dezembro, com sessões às 10h15 e 11h15.

Esta atividade promove sessões de leitura animada/encenada, que visam motivar os mais jovens para a leitura de forma lúdica e dialógica possibilitando-lhes viagens pelo mundo da imaginação, alargando e enriquecendo os seus horizontes.

As marcações podem ser realizadas através do telefone 268 339 225 ou, presencialmente, na Biblioteca Municipal. Esta iniciativa destina-se às Creches, crianças do pré-escolar e 1.º ciclo das escolas do concelho de Estremoz.

Mercadinho de Natal este fim de semana em Arronches

O Mercadinho de Natal de Arronches abriu ao público, este sábado, e vai receber os visitantes durante todo o fim de semana, com venda de peças de artesanato, vestuário, enchidos, doces, cerveja artesanal de Arronches e vinhos, entre os mais diversos produtos que podem ser também prendas para oferecer na noite da consoada.

O Natal começou a ser celebrado na vila, ontem sexta-feira, com a abertura, ao público, de uma pista de gelo, no Jardim do Fosso. Esta atração é mesmo a grande novidade deste ano de 2024, estando aberta até ao dia 6 de janeiro de 2025.

A presença do Pai Natal, um encontro de tunas de universidades seniores e um espetáculo dedicado às crianças são alguns dos atrativos do Mercadinho de Natal que, desde há três anos, tem sido uma aposta, como nos referiu o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, ” este é o terceiro Mercadinho de Natal que fazemos, as edições anteriores foram sempre um grande sucesso e com grande adesão, não só, dos comerciantes do Mercado Municipal onde nos encontramos, mas também de todos aqueles que em Arronches desenvolvem alguma atividade, seja no artesanato, nos enchidos, todos os produtos de Arronches estão aqui representados. As associações naturalmente também encontram aqui espaço para poder angariar alguns fundos e para se mostrarem. É sempre bom termos este Mercado Municipal cheio”.

“O Mercadinho de Natal vai estar a funcionar nestes dois dias, neste fim de semana, entre as 10 da manhã e as 19 horas” referiu ainda o autarca de Arronches, acrescentando que “vamos ter animação cultural na parte da tarde, para que haja aqui mais atração para que as pessoas possam vir. Há também uma programação infantil, temos a vinda do Pai Natal, um Carrossel à entrada, temos pista de gelo neste ano que é novidade, no Jardim do Fosso, aqui mesmo ao lado e portanto estão reunidas as condições para termos aqui um fim de semana em cheio”.

A pista de gelo já foi estreada pelos jovens arronchenses e irá fazer a delícia de miúdos e graúdos, nos seguintes horários: das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas. Estará apenas encerrada nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, sendo que nas vésperas destes dois feriados funcionará apenas no período da manhã.

SIR de Elvas festeja este domingo os seus 144 anos

A Sociedade Instrução e Recreio (SIR) de Elvas comemora este domingo, 8 de dezembro, o seu 144º aniversário.

Esta, que é uma as mais antigas coletividades do concelho, com as suas instalações na Rua de Martim Mendes, no centro histórico da cidade, irá festejar este aniversário com o tradicional beberete, marcado para as 12h30.

De recordar que a sede da SIR sofreu, este ano, algumas obras de beneficiação e conservação, dado que as instalações, que quer no exterior quer no interior, apresentavam alguns estragos causados pelos anos de utilização. Em causa esteve um investimento em torno do 22.500 euros, apoiado pela Câmara Municipal de Elvas.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição celebrada este domingo em Elvas com missa no paiol

A Capela de Nossa Senhora da Conceição, junto à Porta da Esquina, em Elvas, vai estar aberta este domingo, feriado de 8 de dezembro, entre as 9 e as 19 horas.

Este dia de festa em honra da Nossa Senhora Imaculada Conceição conta ainda com missa, às 12h15, no paiol, promovida pela Confraria de Nossa Senhora da Conceição. A missa, de acordo com o juiz da confraria, João Paulo Carneiro, realiza-se no paiol, tendo em conta que a capela não tem capacidade para receber todas as pessoas que, neste dia, se associam às celebrações.

A imagem de Nossa Senhora, por esta ocasião, revela ainda o juiz, contará com alguns “alguns ornamentos antigos e bonitos, que há muitos anos que não se usam”.

Roncas em formato de íman à venda em vários espaços municipais de Elvas

O Posto de Turismo de Elvas, o Forte da Graça, o Forte Santa Luzia, o Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas e o Castelo têm disponível Roncas em formato de íman para venda.

Os ímanes podem ser adquiridos nestes equipamentos municipais, pelo valor de três euros, podendo esta ser, segundo a Câmara Municipal, “uma prenda única e cheia de simbolismo nesta época natalícia”.

A Ronca é o instrumento musical que acompanha os cantos de Natal em Elvas, sendo este um membranofone de fricção constituído por uma estrutura cilíndrica com uma pele esticada numa das aberturas. É percutido por uma cana fixada no centro da membrana, onde o executante, com a mão molhada, fricciona a cana fazendo vibrar a pele e produzir um ronco.

“Pasteleiras” passearam pela cidade de Elvas

O Ciclo Clube BTT de Elvas realizou um passeio de bicicletas antigas, as denominadas “pasteleiras”, num percurso que teve início junto às instalações do Ciclo Clube, na zona desportiva da cidade, percorreu as ruas do Centro Histórico e terminou na Feira de Natal, na Praça da República, na manhã deste sábado, 7 de dezembro.

O passeio foi inserido na programação da edição 2024 do Elvas Cidade Natal.

Novos Vinhos de Altitude lançados este sábado em Portalegre

A terceira edição do evento “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede”, a decorrer desde ontem, 6 de dezembro, na emblemática Igreja de São Francisco, em Portalegre, prossegue este sábado, dia 7, com diversas atividades, a partir das 16 horas: um showcooking, duas atuações musicais, uma mesa redonda e o lançamento de novos vinhos.

Este evento, que celebra o terroir e a tradição vitivinícola da região, reúne cerca de 20 produtores. Para o público, encontram-se disponíveis mais de cem Vinhos de Altitude, produzidos com as características únicas da Serra de São Mamede.

PROGRAMA

Sábado, 7 de dezembro

16h00 | Showcooking: “Enoturismo – Harmonização Vínica”
Demonstração culinária liderada pelo Chef Duarte Gueifão, organizada pela ADER-AL.

17h00 | Mesa Redonda: “Uma Visão Holística na Produção de Vinhos do Norte Alentejano”
Moderação da Professora Graça Pacheco de Carvalho, com os enólogos Bruno Pinto da Silva e Nelson Martins.

17h30 | Orquestra de Acordeões da EANA
Momento musical dirigido pelo Professor Duarte Graça, com composições que dialogam com os ritmos do tango.

18h00 às 21h00 | Novos Lançamentos – Vinhos de Altitude da Serra de São Mamede

19h30 | Euterpe Five
Quinteto da Sociedade Musical Euterpe de Portalegre, com repertório cativante e instrumentos variados.

21h00 | Encerramento.

CEN celebra 70º anos este sábado com 1ª Gala no CNT de Elvas

O Clube Elvense de Natação (CEN) celebra o seu 70º aniversário, este sábado, dia 7 de dezembro, com a realização da sua primeira gala, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas.

Nos anos anteriores, “o clube fazia um jantar de Natal”, começa por explicar o presidente do CEN, José Caldes, no entanto, e “com o passar do tempo, a direção sentiu a necessidade de agraciar mais as pessoas que lutam pelo clube”.

“Um espetáculo musical foi o foco” para marcar a diferença nesta primeira gala do clube, face aos tradicionais jantares de Natal. O objetivo principal “é dar algo mais aos atletas, sócios, treinadores e amigos, daí a importância das suas presenças no evento”.

A gala terá início às 19 horas. “Vamos ter uma receção, seguida do jantar e depois o espetáculo musical, com entrega de prémios pelo meio, agraciamento aos nossos sócios, e a gala seguirá pela noite dentro até às 2 horas”, realça o presidente do clube.

A animação musical da festa vai estar a cargo das Roncas d´Elvas, Os Caya, Onda Flamengo e DJ Dinga.

Inscrições abertas para Almoço de Natal em Fronteira

As inscrições para o Almoço de Natal, em Fronteira, estão abertas até dia 13 de dezembro. O almoço tem lugar no dia 18 de dezembro, às 12h30, no Centro Polivalente.

Este almoço destina-se a idosos a partir de 65 anos que residam no concelho de Fronteira. Os interessados podem fazer as inscrições nas juntas de Freguesia de Cabeço de vide e São Saturnino ou na Câmara Municipal de Fronteira.    

CURPI de Campo Maior celebra Natal com mercadinho

A CURPI de Campo Maior volta a promover o seu tradicional Mercadinho de Natal.  

Abrindo as portas à comunidade, a instituição, tal como explica a chefe de serviço da CURPI, Anselmina Caldeirão, procura, por estes dias, vender, a “um preço simbólico”, algumas peças, sejam elas de artesanato, de decoração ou vestuário. Estão também disponíveis produtos típicos regionais.

Para além desta iniciativa, no decorrer deste mês de dezembro, a CURPI promove ainda o habitual almoço de convívio de Natal, que acontecerá antes de dia 20, para quando estão marcadas as eleições na instituição. Neste almoço de Natal, a instituição reúne sócios, colaboradores e amigos, para momentos de confraternização.

Sábado de muita atividade e animação no “Elvas Cidade Natal”

A programação do “Elvas Cidade Natal”, este sábado, 7 de dezembro, começa logo pela manhã, com o Mercado de Natal, na Casa das Barcas, onde o grupo Voz Amiga da Terrugem irá atuar, pelas 9h30.

Ainda durante a manhã haverá “Workshop de Culinária Natalícia” com a Arkus, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), entre as 10 horas e o meio-dia. Pelas 11h30, numa organização do Ciclo Clube BTT de Elvas, terá lugar um passeio de Natal de pasteleiras.

Para as 16h30 está marcada a apresentação do livro “Pelo Buraco da Fechadura”, de Carmen Martins, no Centro Artístico Elvense (Grémio), seguindo-se animação musical com a Charanga Zuluband e a “III Rota de Natal”, às 17h30, na Feira de Natal e pelas ruas do centro histórico. Já no Auditório São Mateus, às 18 horas, o Cineclube Ronca apresenta um conjunto de curtas-metragens da Escola de Tecnologias Inovação e Criação.

Pelas 21h30, a associação Gota d’Arte vai realizar a 1ª gala “O Sonho do Luís”, no Cineteatro Municipal de Elvas.

1ª Gala “O Sonho do Luís” este sábado à noite no Cine-Teatro Municipal de Elvas

A Gota d’Arte vai homenagear Luís Pires, com a realização da 1ª Gala “O Sonho do Luís”, este sábado, 7 de dezembro, dia do seu aniversário, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, a partir das 21h30.

É com a intenção de eternizar aquilo que sempre foi o objetivo de Luís Pires, isto é, o “de dar palco aos talentos” que vão surgindo, em diferentes áreas, desde a música à dança, que a Gota d’Arte promove esta gala, depois de já lhe terem sido prestadas outras homenagens. “A Câmara Municipal colocou uma placa (com o nome do Luís) no estúdio principal da nossa associação e, em setembro, tivemos também a inauguração de um mural, porque nós estamos todos os dias com o Luís, mas há esta necessidade de eternizar as pessoas de quem gostamos muito”, começa por dizer o presidente da direção da Gota d’Arte, Luís Rosário (na imagem).

Nesta primeira gala, o objetivo é recordar o início do projeto da Gota d’Arte, que teve origem na Indústria da Voz, a par dos Urban Dance. “Será um ano em que vamos mostrar como começou e ao que deu origem esse grupo de miúdos, que cada um deles, entretanto, seguiu o seu caminho. Houve projetos que depois daí saíram com algumas bandas, que surgiram na altura”, recorda o responsável. O alinhamento deste espetáculo, “carregado de simbolismo”, terá na sua base a participação destes antigos elementos da Gota d’Arte, ainda que “com um apontamento ou outro” com as crianças que frequentam, atualmente, a associação.  

O evento terá ainda um cariz solidário, com as entradas, com um custo simbólico de um euro, a reverterem em prol, nesta primeira edição, para a Liga dos Amigos do Hospital de Elvas. “A nossa intenção é que, todos os anos, tenhamos uma instituição a quem doar este valor. Porque o Luís trabalhava no hospital, nós entendemos, também por sugestão também da Carla (esposa de Luís), que este donativo fosse para a Liga dos Amigos do Hospital de Elvas”, explica ainda Luís Rosário.

Os bilhetes para a gala podem ser adquiridos no Coffee Time Aqueduto, na papelaria Cidade Nova e na tabacaria Príncipe da Sorte.

Dois assaltantes da ourivesaria em fuga foram detidos em Espanha

A Procuradoria-Geral Regional de Évora divulgou em comunicado que os dois suspeitos que se encontravam em fuga, depois da tentativa de assalto a uma ourivesaria em Elvas, no passado dia 31 de julho, foram detidos em Espanha, tendo um deles já sido entregue às autoridades portuguesas.

Os dois indivíduos são espanhóis e já tinham sido detidos, em Badajoz, no dia 8 de novembro, após serem alvo de mandados de detenção europeu. Um dos suspeitos tem 56 anos, e foi entregue nesta quarta-feira, na fronteira do Caía, à Policia Judiciária e de seguida sujeito a Interrogatório judicial, onde conheceu a decisão de prisão preventiva.

A tentativa de assalto à Ourivesaria foi realizada por três homens, um dos quais português, residente em Campo Maior que foi detido pela PSP, estando desde agosto, em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Elvas

O segundo detido agora pelas autoridades espanholas deverá também ser entregue à justiça de Portugal.

O assalto não se consumou graças à reação do proprietário e de um familiar que evitaram a faca que o indivíduo tinha consigo, tendo-o neutralizado primeiro e obrigado a fugir do local, juntamente com outro suspeito. Fora da Ourivesaria estava um terceiro assaltante que se colocou em fuga pela Rua dos Chilões.

A PSP conseguiu identificar os suspeitos que prepararam os detalhes do assalto uns instantes antes numa esplanada, a cerca de 100 metros do local do crime.

Não há memória de assaltos à luz do dia em Elvas, nos últimos anos, situação que criou bastante alarme entre a população da cidade, o que levou a Câmara Municipal a reunir com os comerciantes e outros interessados, havendo a promessa de instalação de vídeo vigilância na principais artérias do centro histórico.