GNR detém dois suspeitos de furto de azeitona em Reguengos de Monsaraz

Um homem, de 43 anos, e uma mulher, de 45, foram ontem, 2 de dezembro, detidos, no concelho de Reguengos de Monsaraz, por furto de azeitona.

No âmbito de uma denúncia a dar conta de um furto de azeitona, informa o Comando Territorial de Évora da GNR em comunicado, os militares do Posto Territorial de Reguengos de Monsaraz, “deslocaram-se rapidamente para o local onde surpreenderam os suspeitos no momento em que estavam a apanhar a azeitona sem autorização do proprietário, motivo que levou à sua detenção em flagrante delito”.

No seguimento da ação, foram apreendidas duas varas, um pano e cerca cem quilos de azeitona, que foram entregues ao seu legítimo proprietário.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Reguengos de Monsaraz.

A Guarda Nacional Republicana lembra que tem em curso a operação “Campo Seguro 2024”, de forma a reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas, através de ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes contra o património em propriedades agrícolas.

“Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” reúne cerca de 20 produtores em Portalegre

É já esta sexta-feira, 6 de dezembro, que Portalegre recebe a terceira edição do “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede”, um evento que celebra o terroir e a tradição vitivinícola da região. A inauguração está agendada para as 18h15 e conta com a presença da presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Pombo Carvalho, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos.

O evento reúne cerca de 20 produtores e vai dar a provar mais de 100 Vinhos de Altitude, produzidos com as características únicas da Serra de São Mamede. Para além das provas, o programa inclui atuações musicais e colóquios. Em simultâneo, decorre o festival transfronteiriço “Tascas e Bodegas”, que complementa a programação e promove a circulação de visitantes entre as duas iniciativas.

Na sexta-feira, o evento arranca às 18h e as portas são fechadas às 22h, já no sábado o “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” tem início às 16h e término às 21h. O bilhete dá acesso gratuito aos museus municipais durante os dias 7 e 8 de dezembro.

O “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” conta com a parceria da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, reforçando o compromisso de promover o território, valorizando a cultura e o saber fazer tradicional da região.

PROGRAMA

Sexta-feira, 6 de dezembro

18h00 | “3 Temas e 1 Brinde”
Coprodução artística protagonizada pelo Orfeão de Portalegre, sob direção do maestro Jorge Gargaté, celebrando as raízes alentejanas, na escadaria da Igreja do Convento de São Francisco

18h15 | Inauguração Oficial

19h00 | Kind of Smooth Duo de José Meireles (saxofone) e Arkadius M. (piano e ritmos), que combina jazz, soul e funk.

19h30 às 21h30 | Novos Lançamentos – Vinhos de Altitude da Serra de São Mamede

21h00 | Raio dos Cachopos
Quarteto alentejano que reinventa o cancioneiro regional e a música portuguesa.

22h00 | Encerramento

Sábado, 7 de dezembro

16h00 | Showcooking: “Enoturismo – Harmonização Vínica”
Demonstração culinária liderada pelo Chef Duarte Gueifão, organizada pela ADER-AL.

17h00 | Mesa Redonda: “Uma Visão Holística na Produção de Vinhos do Norte Alentejano”
Moderação da Professora Graça Pacheco de Carvalho, com os enólogos Bruno Pinto da Silva e Nelson Martins.

17h30 | Orquestra de Acordeões da EANA
Momento musical dirigido pelo Professor Duarte Graça, com composições que dialogam com os ritmos do tango.

18h00 às 21h00 | Novos Lançamentos – Vinhos de Altitude da Serra de São Mamede

19h30 | Euterpe Five
Quinteto da Sociedade Musical Euterpe de Portalegre, com repertório cativante e instrumentos variados.

21h00 | Encerramento

PREÇO*

1 dia: 3 euros p.p.
2 dias: 5 euros p.p.
* Entrada inclui copo e bebida e entrada gratuita nos Museus Municipais de Portalegre nos dias 7 e 8 de dezembro.

Município de Campo Maior lança projeto de “Aceleradora de Marcas”

O Município de Campo Maior apresentou o projeto “Aceleradora de Marcas” esta terça-feira, dia 3 de dezembro, no Posto de Turismo da Fonte Nova. Nesta sessão foram exibidas medidas de apoio destinadas aos empresários do concelho, através de consultoria especializada em branding, marketing e comunicação.  

Este projeto visa a fortalecer a identidade das marcas locais, aumentar a sua visibilidade e, em última instância, garantir um crescimento sólido e duradouro.

“Aceleradora de Marcas” foi o nome “que o Município de Campo Maior escolheu atribuir ao projeto que tem o intuito de oferecer o serviço de consultaria às empresas do concelho e, paralelamente, desenvolver o Gabinete de Apoio de Desenvolvimento Económico ao Empresário” realça o presidente da Câmara, Luís Rosinha.

Na apresentação, adianta o autarca “estiveram presentes muitos empresários interessados” neste processo de orientação e posicionamento no mercado.

Esta iniciativa também abrirá portas para futuros investimentos e parcerias, atraindo novas oportunidades e empresas para o concelho.

O objetivo principal do projeto passa por apoiar as marcas locais a crescerem, solidificarem-se no mercado e aumentarem a sua perceção de valor junto dos consumidores, desde a criação de marcas sólidas ao desenvolvimento e patenteamento de produtos e serviços inovadores.

TVI vai gravar novela em Elvas

Elvas vai servir de pano de fundo para uma novela da TVI.

De acordo com a Câmara Municipal de Elvas, as gravações, depois de estabelecido um protocolo com a Plural Entertainment Portugal, terão início em maio de 2025.

O Município de Elvas, que aprovou a assinatura deste protocolo na última reunião do executivo, acredita que este projeto de ficção da estação de Queluz de Baixo irá contribuir para a promoção da cidade e do seu “património, cultura, gentes, saberes e sabores”.

Projeto de requalificação do Lar de São Vicente a concurso

O executivo municipal de Elvas aprovou, na passada quinta-feira, 28 de novembro, em reunião ordinária, lançar o concurso para a requalificação do Lar de São Vicente, num investimento superior a 200 mil euros.

Foi também aprovado o Cartão “Juntos Pelos Bombeiros e Socorristas” do Município de Elvas, que entre outros benefícios, estabelece apoio psicossocial do Município; redução de taxas, tarifas e licenças em 10%; redução de taxas e tarifas de abastecimento de água, saneamento e resíduos em 15%; redução de taxas urbanísticas em 30%; Isenção ou redução do Imposto Municipal sobre Imóveis nos primeiros cinco anos; Cheque Dentista; prioridade na atribuição de habitação a custos controlados, quando em igualdade de circunstâncias com outros candidatos; prioridade na atribuição de bolsa de estudo na frequência do ensino superior, quando em igualdade de pontuação com outros candidatos; acesso gratuito a diversos serviços municipais e a eventos, de caráter desportivo e cultural, promovidos pela Câmara Municipal de Elvas; condecoração por serviços relevantes e extraordinários prestados à causa dos Bombeiros Voluntários.

Também o Regulamento Municipal de Transportes Escolares do Município de Elvas, foi aprovado nesta reunião. Este regulamento estabelece a gratuitidade para os alunos da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário, que frequentam a rede escolar pública, residentes no concelho de Elvas, quando residam a mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino que frequentam. Ambos os regulamentos seguem agora para aprovação em Assembleia Municipal.

A Câmara Municipal de Elvas vai também estabelecer um protocolo com a Plural Entertainment Portugal S.A., que permitirá a gravação de uma telenovela, na cidade, a ser exibida na TVI, a partir de maio do ano de 2025, promovendo Elvas, o seu património, cultura, gentes e saberes e sabores, foi também aprovada.

Foi ainda aprovada, por unanimidade, a atribuição de Diploma Municipal de Mérito a António Almeirindo Conceição Ferreira, antigo dirigente da Azevia, assim como a atribuição do seu nome a uma das salas do edifício da coletividade, com a denominação Sala Tony.

A proposta do Carnaval Infantil de Elvas 2025 foi aprovada, assim como a da constituição da Comissão de Acompanhamento da Concessão do Estádio de Futebol “Domingos Patalino”, por unanimidade.

Os eleitos aprovaram várias cedências de equipamentos e transporte, assim como a participação do município nos impostos do Estado – IRS, para o ano económico de 2025 por unanimidade, com a devolução de 1 por cento aos contribuintes, no que respeita às receitas a que o Município tem direito e a manutenção da Derrama – ano económico de 2024. O valor da taxa de ocupação do solo mantém-se, assim como a Taxa Municipal de Direitos de Passagem. Os documentos seguem para aprovação em Assembleia Municipal.

Tomado conhecimento das candidaturas das Campanhas de Apoio à Identificação Eletrónica e Registo de Animais de Companhia; Campanhas de Apoio à Esterilização de Cães e Gatos de Companhia; Programa de Conceção de Incentivos Financeiros para Investimento nos CRO; e Campanha de prestação de serviços veterinários de assistência a animais detidos por famílias carenciadas e alimentação de animais de companhia – 2024.

Delta Q traz inovação ao mercado com o lançamento dos blends Caramelo e Frutos Silvestres & Espumante

Para assinalar os momentos especiais que se aproximam, e depois do sucesso das edições anteriores Menta & Chocolate e Canela, a Delta Q convida a desfrutar de novas experiências com dois cafés: Delta Q Caramelo e Delta Q Frutos Silvestres & Espumante, edições limitadas e que integram a gama Sabores.

Os novos blends, com origem nos melhores grãos de café e após uma cuidadosa seleção, dão origem a um expresso equilibrado com uma textura suave, aroma suave e paladar adocicado.

Delta Q Caramelo apresenta um perfil intenso com notas marcantes de caramelo, acompanhado por uma textura suave e um toque naturalmente adocicado, revelando-se a escolha perfeita para quem procura uma bebida mais aromática, sem perder o sabor autêntico do café.

Já o Delta Q Frutos Silvestres & Espumante é ideal para brindar em qualquer festividade. Combina harmoniosamente a doçura e acidez dos frutos silvestres com as notas refrescantes do espumante, numa base café delicada e equilibrada. Apesar de incluir aroma de espumante na sua composição, este blend não contém qualquer teor alcoólico, reforçando a inovação e sofisticação que caracteriza esta nova proposta sensorial.

De acordo com Mónica Oliveira, Diretora de Marketing e Comunicação de Cafés do Grupo Nabeiro: “Com estes lançamentos, reforçamos o nosso compromisso em oferecer blends que combinam inovação e diferenciação ao mercado, enriquecendo o nosso portefólio – aqui, com a nossa gama Sabores – com propostas que asseguram a qualidade do expresso feito comperfeição e respondem a novas tendências e momentos de consumo. Estes blends são pensados para aqueles que apreciam a excelência do café Delta Q, mas que procuram novas experiências de consumo. São o reflexo do nosso trabalho contínuo de R&D mas procurando criar cafés que vão ao encontro das expetativas dos nossos consumidores”.

Disponíveis no formato de 10 cápsulas nos pontos de venda habituais e em mydeltaq.com com um PVP recomendado de cinco euros e 19 cêntimos, as mais recentes novidades prometem uma nova experiência sensorial aos apreciadores de um café expresso.

Mais informações sobre cada um dos blends em:

Delta Q Caramelo: https://pt.mydeltaq.com/pt/pt/delta-q-caramelo

Delta Q Frutos Vermelhos & Espumante: https://pt.mydeltaq.com/pt/pt/delta-q-frutos-silvestres-espumante

Exposição dedicada aos Reis Magos para visitar no Forte de Santa Luzia até 5 de janeiro

Os Reis Magos – Gaspar, Baltazar e Belchior – são as figuras principais da exposição que se encontra patente ao público, desde esta terça-feira, 3 de dezembro, no Forte de Santa Luzia, em Elvas.

A mostra, inaugurada no âmbito da iniciativa “Elvas Cidade Natal”, conta com trabalhos dos alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, feitos a partir de diversos materiais.

A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento do Forte de Santa Luzia, até dia 5 de janeiro.

Candidatura para requalificação do Cine-Teatro Municipal de Elvas com parecer positivo

A candidatura da obra de requalificação do Cine-Teatro Municipal de Elvas, num investimento superior a dois milhões de euros, obteve parecer positivo das entidades oficiais.

Assim sendo, numa altura em que o concurso da empreitada já se encontra no seu término processual, o Município de Elvas vê a decisão de aprovação da candidatura como uma mais valia para a cultura e para a cidade.

O equipamento cultural encontrava-se a necessitar de algumas intervenções, assim como de atualização no que diz respeito a equipamentos e esta empreitada irá possibilitar a requalificação das instalações, adaptando-as às necessidades atuais, assim como a modernização de equipamentos e espaços.

Esta obra tem um investimento de 2,2 milhões de euros.

Monforte: ruínas romanas de Torre de Palma com nova tutela

No passado dia 26 de novembro, no Centro Interpretativo do Sítio Arqueológico de Torre de Palma, ruínas romanas situadas na freguesia de Vaiamonte, concelho de Monforte, teve lugar uma reunião com a representante do Património Cultural, Instituto Público, entidade atualmente responsável por esse espaço, Isabel Pinto, que se fez acompanhar por cinco técnicos das áreas de conservação e restauro, arquitetura, fotografia e comunicação, que foram recebidos pelos arqueólogos do Serviço de Arqueologia do Município, Paula Morgado e Sérgio Batista.

Segundo explicou Paula Morgado, “após ter sido efetuado o ponto de situação relativamente à execução do Projeto de Investimento para beneficiação da villa romana, ao abrigo do PRR, decorreu uma visita ao sítio, com o objetivo de fazer a análise de necessidades de gestão corrente e de sinalizar situações de conservação do espaço que requerem intervenções especializadas”.

Para além do conhecimento presencial do Sítio e da constatação in loco dos problemas existentes por parte da equipa da respetiva tutela, a reunião resultou na conjugação de esforços e de recursos técnicos entre um organismo da administração Central (PCIP) e um organismo da Administração Local (o Município de Monforte), no sentido de valorizar e potenciar como recurso turístico e cultural a villa de Torre de Palma”.

Estremoz: Santa Vitória do Ameixial já tem Parque Infantil

A freguesia de Santa Vitória do Ameixial, em Estremoz, já conta com um Parque Infantil. As crianças já podem desfrutar do novo parque infantil, localizado junto à Escola Básica, espaço onde podem brincar, em segurança.

Em agosto passado já havia sido colocada uma vedação em redor dos muros, garantindo o acesso ao Parque, agora concluído, num investimento de 27.238,35€.

Contrato da primeira fase da Requalificação Paisagística do Largo do Rossio de Alagoa foi assinado esta terça-feira

O contrato relativo à primeira fase da obra de Requalificação Paisagística do Largo do Rossio, de Alagoa, foi assinado esta terça-feira, dia 3 de dezembro, entre a Câmara Municipal de Portalegre, representada por Fermelinda Pombo Carvalho e a Senpapor – Construções e Obras Públicas, Lda., representada por Paulo Sendim Gutierrez.

Com um prazo de execução de 90 dias e um investimento no valor de 136 978,28 euros, esta intervenção enquadrada na política de recuperação das freguesias do concelho, visa a valorização deste largo, que é o “cartão-de-visita” da freguesia, bem como recinto de festividades e eventos de carácter cultural e recreativo.

Já cheira a Natal em Fronteira 

O Jardim do Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, em Fronteira, transformou-se em Vila Natal. Até final deste mês os mais novos vão poder usufruir de diversas atividades neste espaço.

A Casinha do Pai Natal, Pista de Gelo, Comboio de Natal, Snowboard Mecânico, Árvore de Natal Gigante e insufláveis fazem parte do programa desta quadra festiva.

As atrações estão abertas de segunda a domingo, das 14 às 19 horas, à exceção dos dia 24, 25 e 31 de dezembro, cujo horário de funcionamento é das 15 às 17 hpras. No dia 20 de dezembro as atrações estão encerradas.

APPACDM de Elvas celebra Dia da Pessoa com Deficiência com várias atividades e um novo MICAS

A APPACDM de Elvas está a celebrar esta terça-feira, 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com as mais diversas iniciativas, incluindo o lançamento de uma nova edição da sua mascote: o MICAS.

Por mais que considere que este dia é assinalado e “trabalhado todos os dias” na APPACDM, o presidente da instituição, Luís Mendes, garante que a data nunca deixa de ser celebrada, anualmente, de uma “forma simples e tranquila”.

Neste, que acaba por ser um dia diferente, os utentes saem das suas rotinas diárias. Logo pela manhã, visitaram o quartel dos Bombeiros de Elvas, para “perceberem de perto qual a importância” dos soldados da paz na sociedade. “Eles hoje estão ali para conhecerem, para saberem para que é que servem aquelas viaturas, o que, ao fim ao cabo, não deixa de ser um trabalho de inclusão e de integração, de maneira que são muito importantes as experiências que ali estão a acontecer”, assegura Luís Mendes.

Por outro lado, a PSP, e à semelhança do que tem acontecido em outras ocasiões, voltou hoje à instituição, para que os utentes pudessem andar de carrinho, numa atividade ligada ao trânsito e às suas regras. Tanto à PSP, como aos Bombeiros, o presidente da APPACDM agradece a colaboração neste dia.

Em Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a APPACDM de Elvas apresenta uma nova edição do MICAS, desta vez na cor verde. “É já a sexta edição do MICAS, que é sempre apresentado no dia 3 de dezembro”. Com os valores da “motivação, integração, coragem, ajuda e solidariedade” implícitos, o MICAS é “uma parte do rosto da instituição”. Em formato de porta-chaves, o MICAS custa dois euros e pode ser adquirido na APPACDM, no Hotel D. Luís e no Concept Guest House de Mimoso & Reis. Ainda assim, a intenção da instituição é que, já em 2025, possa também estar à venda em outros locais da Elvas.

Sendo o MICAS totalmente produzido pelos utentes, no âmbito das atividades socialmente úteis, parte da receita angariada com a sua venda, reverte para os próprios utentes. “Há aqui essa parte da valorização pessoal, da capacitação e do empoderamento que nós damos aos utentes”, lembra ainda Luís Mendes.

O dia é ainda celebrado com um almoço-convívio, entre utentes e colaboradores, seguindo-se uma tarde de muita animação na instituição.

IPDJ celebra Dia Internacional do Voluntariado com ações de sensibilização no Alentejo

O IPDJ promove, esta quinta-feira, 5 de dezembro, em parceria com entidades públicas e privadas, uma campanha para celebrar o Dia Internacional do Voluntariado.

Esta campanha visa demonstrar a importância da participação jovem, como ferramenta de sensibilização e intervenção na área do ambiente e da sustentabilidade com o lema: “Está em ti cuidar da Natureza, juntos protegemos e preservamos o ambiente”. Integrada nesta campanha, o IPDJ Alentejo vai realizar atividades em todas as capitais de distrito da região.

Em Portalegre, tem lugar uma ação de sensibilização junto dos jovens alunos da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), com dinâmicas de grupo, apresentação de boas práticas de projetos de voluntariado sobre sustentabilidade ambiental, testemunhos de jovens voluntários e divulgação do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas. A iniciativa é desenvolvida em colaboração com o IPP, ICNF, APA e Cooperativa Operária Portalegrense.

Já em Évora, decorre ação de sensibilização junto dos jovens alunos da Escola Secundária Severim de Faria, com apresentação de projetos de boas práticas de voluntariado, aliado à sustentabilidade ambiental, terminando o evento com a plantação de espécies autóctones na escola pelos alunos. O evento conta com a colaboração com da Escola Secundária Severim de Faria, ICNF, APA e ICE.

Em Beja, a ação de sensibilização terá lugar nas instalações do IPDJ e será dedicada à gestão de resíduos urbanos, recursos hídricos, biodiversidade e proteção da floresta. No decorrer da sessão, será feita a apresentação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, terminando a iniciativa com a plantação de uma oliveira no local da ação. A atividade é realizada em colaboração com o ICNF, APA, Município de Beja e Olivum.

Município de Estremoz oferece espetáculo de Natal à comunidade escolar do concelho

O Colectivo Cultura Alentejo apresenta o espetáculo “O Tesouro”, à comunidade escolar de Estremoz, nos dias 11 e 12 de dezembro, com sessões às 10h30 e às 15 horas, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Esta iniciativa é uma oferta do Município de Estremoz aos alunos, permitindo-lhes o contacto com cultura de qualidade, como presente de Natal.

Com texto original de Amanda Cortez e encenação de Cláudio Henriques, o espetáculo conta com as interpretações de Rui Serrano e Sofia Soares Ribeiro. A cenografia e figurinos está a cargo do Colectivo Cultura Alentejo, a iluminação e sonoplastia de Pedro Soeiro, a operação de som de Luís Borralho e o backstage de Lina Prates e Mónica Ginga.

11 suspeitos de tráfico de droga ficam em prisão preventiva: dois são de Campo Maior

Dois indivíduos de Campo Maior, um deles a residir no concelho de Estremoz, ficaram em prisão preventiva, depois de terminadas ontem as diligências do Tribunal de Elvas, relativas ao processo de tráfico de droga, levado a cabo pela GNR.

Após serem determinadas a medidas de coação aos suspeitos, 11 dos detidos ficaram em prisão preventiva, sendo os restantes constituídos arguidos, com termo de identidade e residência.

No passado dia 20 de novembro, a GNR deteve 18 indivíduos que foram presentes a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Elvas, logo desde o dia 21 de novembro e até ontem. Entre os detidos estão três mulheres.

O tribunal de Elvas decretou prisão preventiva para nove homens que foram conduzidos para o Estabelecimento Prisional de Elvas e para duas mulheres que ficam no Estabelecimento Prisional de Tires.

Recordamos que a GNR realizou uma vasta operação nos distritos de Portalegre, Évora e Setúbal, com buscas domiciliárias nos concelhos de Campo Maior, Elvas, Sousel, Évora, Estremoz e Almada, realizando a detenção de 15 homens e três mulheres, entre os 20 e os 41 anos, todos suspeitos de tráfico de droga.

Durante as buscas foram encontradas e apreendidas pela GNR 10.274 doses de haxixe, 8.426 de cocaína e 319 de liamba, 70 comprimidos de ‘ecstasy’, 15 de MDMA, além de cerca de 16 mil euros em dinheiro, 36 telemóveis, 11 balanças de precisão, dois automóveis, quatro computadores, duas réplicas de armas de fogo, uma carabina de ar comprimido com mira telescópica e diverso material de corte e tratamento de droga.

Semana da Caça do Festival “Vila Viçosa à Mesa” em mais de uma dezena de restaurantes

Os pratos de caça estão em grande destaque nas ementas de 13 restaurantes de Vila Viçosa, até ao próximo domingo, 8 de dezembro, no decorrer de mais uma semana do Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”.

O número de estabelecimentos aderentes a esta iniciativa é “cada vez mais significativo”, garante o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, que adianta que o objetivo da autarquia passa por “valorizar a caça”, associando a gastronomia à “componente das visitas culturais” a Vila Viçosa. “A ideia aqui é que os visitantes, para além das visitas ao Paço e a todo património edificado, possam também degustar as receitas típicas desta região”, acrescenta.

Numa “tradição anual” do concelho, esta semana gastronómica antecede “uma grande festividade em Vila Viçosa, no dia 8 de dezembro”, lembra o autarca, referindo-se às celebrações do Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal.

Por outro lado, Tiago Salgueiro destaca o papel que o Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa” vai ter na dinamização da “Cidade do Vinho 2025”. “As semanas gastronómicas vão ter um papel fundamental nessa dinamização e na programação que está prevista”, remata.  

João Grilo nomeado membro suplente do Comité das Regiões Europeu

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal e da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), João Grilo, foi nomeado como membro suplente para integrar o Comité das Regiões Europeu, substituindo Luís Dias, ex-presidente da Câmara de Vendas Novas.

Esta nomeação tem como validade o quinquénio de 2025-2030, que se inicia a 25 de janeiro de 2025, e foi decidida pelo Conselho de Ministros após consulta da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e das Regiões Autónomas das Madeira e Açores. São nomeados para integrar a listas de membros dez representantes de municípios, e um representante por cada Região Autónoma, servindo esta regra para a lista de efetivos e igualmente para a lista de suplentes.

“Esta nomeação é um reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido pela Câmara Municipal do Alandroal, sendo o nosso município cada vez mais visto como um novo motor da região do Alentejo”, considerou o presidente João Grilo. Referiu ainda que esta será uma nomeação que levará com “grande sentido de responsabilidade”.

O Comité das Regiões Europeu é um órgão consultivo composto por 329 representantes das autoridades regionais e locais dos 27 Estados-Membros da União Europeia, com competência de emitir pareceres no âmbito das consultas obrigatórias e facultativas fincadas nos tratados, e também pela sua própria iniciativa caso o órgão considere oportuno.

Atletas da IALBAX subiram ao pódio no fim de semana

A IALBAX rumou até Marvão no passado domingo, dia 1 de dezembro, para o VIII Corta-Mato, onde os atletas Vanda Rosa, Cristina Canário, Ana Duarte e Luís Velez subiram ao pódio.

Vanda Rosa ficou em primeiro lugar da geral feminina e primeira no escalão Vet II F; Cristina Canário ficou em terceiro lugar no escalão Vet IV F; Ana Duarte ficou classificada em segundo lugar no escalão Vet III F e Luís Velez atingiu o primeiro lugar no escalão Júnior M.

Juntaram-se a esta comitiva os atletas Ialbaxianos: Maria Madalena Pereira, Sérgio Cacheirinha, Pedro Afonso, Manuel Mexia e Jorge Martins.

Também no domingo, Eduardo Lagareiro participou em mais uma corrida do Circuito Run Navideño, nos 8K Barbaño Corre, classificando-se em terceiro lugar no seu escalão.

O atleta Carlos Carola participou no trail V Desafio La Codosera, na distância de 31,5km. Já por Lisboa, João Muñoz participou na Meia Maratona dos Descobrimentos e em bicicleta, os atletas Luís Pereira e Francisco Pina representaram a IALBAX nos 50km da Rota dos Ganhões.

“É Natal em Borba” de regresso ao Pavilhão de Eventos esta sexta-feira

O Natal já começou a ser celebrado em Borba com a tradicional iluminação nas principais ruas e praças da cidade, sendo que esta sexta-feira, 6 de dezembro, o Pavilhão de Eventos volta a ser palco de uma festa dedicada, sobretudo, aos mais novos, onde não falta a neve, nem o Pai Natal.

Num cenário especial de Natal, os insufláveis, os carrinhos a pedais da Escola Segura, o Madeiro que durante os três dias arde em frente ao pavilhão, o carrossel, os jogos, os espetáculos, as animações, os ateliers, as oficinas e o passeio dos gorros de Natal prometem fazer as delícias de todos.

A iniciativa “tem lugar entre os dias 6 e 8 de dezembro”, revela a vereadora Sofia Dias, dando conta que, durante o fim de semana, apenas “estará a funcionar no período da tarde, das 14 às 20 horas”.

A edição deste ano da iniciativa “É Natal em Borba” conta, na sexta-feira, com o espetáculo “Por um Toque de Magia”, por António Espanhol. O musical infantil “Pinóquio e o Circo Gambrini” é a grande atração de sábado à tarde e “A Loja dos Brinquedos de Natal” de domingo. No domingo destaque ainda para os “Duendes à Solta”, que prometem espalhar a magia do Natal pelo comércio tradicional de Borba.

Para além destes dias de festa, o Celeiro da Cultura recebe o Presépio Animado de José Bilro e Rosa Aparício, numa homenagem ao Mestre Zé.

Passeio micológico com partida da freguesia de Mosteiros juntou cerca de quatro dezenas de participantes

Um grupo de cerca de quatro dezenas de caminheiros de toda a região formou-se junto ao açude de Mosteiros, no passado domingo, dia 1 de dezembro, munidos com as respetivas cestas de vime tradicionais, para partir rumo à Serra de São Mamede com o intuito de apanhar cogumelos.

Este passeio micológico foi organizado pela Câmara Municipal de Arronches, representado na ocasião pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, em parceria com a equipa “NacturBoscus”, cujos elementos Nuno Alegria, Nuno Baptista e Pedro Marques, lideraram a comitiva, partilhando ao longo do percurso todo o seu conhecimento sobre as diferentes espécies encontradas.

A terminar, os presentes dirigiram-se para o Convento de Nossa Senhora da Luz onde decorreu um almoço partilhado, com, entre outras iguarias, pratos elaborados tendo o cogumelo como base, ficando ainda expostas e identificadas todas as espécies recolhidas ao longo de uma manhã.

Campo Maior: 15 mil euros em prémios este Natal no comércio local

O Município de Campo Maior volta a promover a campanha “Comércio Local… Onde Tudo Se Faz Natal!”, numa iniciativa que visa fomentar a dinamização da economia do concelho, gerando o hábito de consumo local, principalmente durante esta época natalícia.

“Neste concurso, vamos voltar a puxar todos os nossos comerciantes e vamos voltar a atribuir 15 mil euros em prémios”, explica o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha.

Estes 15 mil euros serão distribuídos, através do sorteio de 110 pacotes de Vales de Compras, nos valores de 500€ (5), 300€ (5), 200€ (10) e 100€ (90). Até dia 6 de janeiro, ao fazer compras nos estabelecimentos aderentes, os consumidores receberão um cupão por cada 10€, 20€ ou 30€ gastos, que servirá para participar nos cinco sorteios a realizar.

Podem aderir a esta campanha, de forma gratuita, todos os estabelecimentos de comércio local e restauração do concelho de Campo Maior, devidamente licenciados, e que se enquadrem nas condições definidas nas normas de participação da iniciativa.

Os prémios sorteados poderão ser utilizados nos estabelecimentos aderentes à campanha até ao dia 28 de fevereiro.

Alentuna anima centro histórico de Elvas esta terça-feira

No âmbito da iniciativa “Elvas Cidade Natal”, os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas  nº3 de Elvas inauguram esta terça-feira, 3 de dezembro, a exposição “Os Reis Magos do Forte”, no Forte de Santa Luzia, pelas 10 horas.

Pelas 18 horas, a Alentuna, da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), irá atuar na Feira de Natal e nas ruas do centro histórico da cidade.

Solidário com os Bombeiros de Elvas, CUBO promove III Rota de Natal

A III Rota de Natal, promovida pelo CUBO, realiza-se na tarde do próximo sábado, 7 de dezembro, no centro histórico de Elvas.

Inserida na programação do evento “Elvas Cidade Natal”, a iniciativa volta a contar com um cariz solidário. As inscrições, que ainda podem ser feitas na plataforma Quero Ir (aqui), ou através do email cubo_geral@gmail.com, têm um custo de 7,50 euros, sendo que os tradicionais gorros de Natal custam cinco euros, com metade desse valor a reverter em prol dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

A concentração dos participantes, segundo explica a responsável pela atividade, Helena Charrua, está marcada, no sábado, na Praça da República, para as 17 horas. “Fazemos o check-in, entregamos os gorros e, por volta das 17h30, quando as luzes acenderem, damos início à caminhada”, explica.

Desta vez, a caminhada, de cinco quilómetros, conta com algumas novidades, com paragens para as atuações das Roncas d’Elvas e da Universidade Sénior e uma degustação de “alguns fritos e doces de Natal”. Para além disso, os participantes terão, uma vez mais, a oportunidade, no decorrer da caminhada de conhecer as iluminações de Natal da cidade.

Qualquer pessoa, mesmo que não queira participar na caminhada, pode comprar o gorro, para ajudar os Bombeiros. “O gorro pode ser comprado à parte, mas apelamos a que venham caminhar connosco, até porque será mais um passeio que uma caminhada, com muita animação, com muito convívio, acessível a qualquer pessoa e condição física”, remata Helena Charrua.