António Saraiva é o novo diretor executivo do InnovPlantProtect 

O InnovPlantProtect (InPP) informa que António Saraiva, engenheiro agrónomo, de 62 anos, assume hoje, o cargo de diretor executivo do laboratório colaborativo (CoLAB) sediado em Elvas, sucedendo a Pedro Fevereiro, que ocupou o cargo durante cinco anos. António Saraiva toma posse num momento caracterizado pelo crescimento das atividades do CoLAB elvense e marca uma nova fase no desenvolvimento e consolidação do InPP.

António Saraiva tem uma sólida experiência como gestor de conhecidas empresas do negócio agrícola dos setores privado e público, tendo sido diretor-geral da Syngenta em Portugal e em Espanha, assumiu responsabilidades para a Ibéria, com uma liderança assinalada em diversas áreas como sustentabilidade, logística, coordenação de recursos humanos, planeamento estratégico e desenvolvimento de projetos em vários setores. O novo CEO do CoLAB vai liderar uma equipa de 44 colaboradores e está focado em consolidar e desenvolver o percurso de liderança do InPP no setor agrícola nacional.

Com experiência nacional e internacional, António Saraiva, licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, exerceu funções na Syngenta Crop Protection em Portugal e Espanha, tendo ocupado a função de diretor de Sustentabilidade para África, Médio Oriente e Turquia, durante 3 anos. António somou a responsabilidade da presidência da Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas– ANIPLA (atual Crop Life Portugal) durante oito anos, de 2001 a 2009. Entre 2012 e 2018 foi presidente do Conselho de Administração da Companhia das Lezírias. Neste período foi também presidente da direção da Associação dos Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira.

Mais recentemente, António Saraiva foi Diretor Executivo da Portugal Nuts – Associação para a Promoção de Frutos Secos. “É com um enorme sentido de responsabilidade e grande motivação que entro nesta fase deste ambicioso projeto. Acompanhei a sua evolução com bastante interesse e é com imenso agrado que vejo o progresso alcançado com a sua implementação e com o trabalho desenvolvido pelo Pedro Fevereiro e pelos demais profissionais deste CoLAB”, refere António Saraiva.

Para Pedro Fevereiro, “este é um momento apropriado para entregar a liderança do InPP ao António. O InPP fecha um ciclo estratégico de inovação, sustentabilidade, parcerias de sucesso, foco na proximidade com os clientes e parceiros e numa cultura organizacional interna forte que permanecem a essência do CoLAB. Estou certo que a experiência do António enquanto líder de sucesso e o forte alinhamento com a cultura e valores do InPP serão impulsionadores de um novo ciclo de crescimento do CoLAB. Ainda ficarei algum tempo ligado ao InPP, mas sinto que este é o momento certo para iniciar um novo capítulo na organização e também na minha vida.”

Durante o mês de dezembro, Pedro Fevereiro e António Saraiva vão levar a cabo uma fase de transição, conjunta, que se considera importante e saudável para a organização.

Legionella obriga a encerrar Piscina Municipal Coberta de Borba

A Piscina Municipal Coberta de Borba estará encerrada temporariamente, a partir desta terça-feira, dia 3 de dezembro, depois de ter sido detetada Legionella num dos lavatórios de um dos balneários, informa a Câmara Municipal.

“Apesar de não condicionar a utilização da piscina entendemos privilegiar a segurança de todos”, diz a autarquia em comunicado divulgado nas redes sociais. Todas as diligências necessárias estão agora a ser providenciadas, para que a situação se possa resolver com a “maior brevidade possível”.

“Agradecemos a compreensão de todos os que habitualmente escolhem a nossa piscina, para realizar as suas atividades de natação”, lê-se ainda na nota da Câmara Municipal de Borba.

Inscrições abertas para almoço de Natal dos Combatentes de Elvas

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes promove, no próximo dia 14 de dezembro (sábado), o seu tradicional almoço de Natal.

No decorrer deste almoço convívio, a ter lugar no Solar dos Chorões, a partir das 13 horas, será feita a entrega do prémio de Sócio do Ano e será sorteado um cabaz de Natal.

As inscrições para os interessados em participar encontram-se abertas até ao próximo sábado, 7 de dezembro, através dos contactos 966 795 962 e 963 318 007.

Elvense Mariano Dores é triplo campeão de Boxe na Bélgica

O jovem elvense Mariano Manuel das Dores sagrou-se, no passado sábado, 30 de novembro, campeão nacional da Bélgica na modalidade de Boxe.

Emigrado com a família na Bélgica, desde 2009, Mariano alcançou o ouro, na competição, na categoria de -65kg.

Grande adepto dos desportos de combate desde muito novo, Mariano chegou a praticar capoeira. Em 2019, foi campeão da Bélgica de Jiu-Jitsu.

APPACDM de Elvas celebra Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com diversas atividades

A APPACDM de Elvas celebra esta terça-feira, 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com diversas iniciativas.

No período da manhã, os utentes da instituição deslocam-se ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Elvas, para participarem em atividades organizadas e orientadas pelos soldados da paz. Paralelamente, nas instalações da APPACDM, a PSP de Elvas irá estar a desenvolver, com os utentes, atividades ligadas às regras de trânsito.

Após um almoço convívio entre utentes e colaboradores, segue-se, às 15 horas, a apresentação do MICAS 2025, na biblioteca da Instituição. O dia termina com um pequeno lanche, com o habitual bolo alusivo à data. 

Três jovens detidos em Portalegre por posse de arma proibida

Um jovem de 19 foi detido, pela PSP, na passada sexta-feira, 29 de novembro, junto a um estabelecimento de ensino da cidade de Portalegre, por ter na sua posse duas armas proibidas: uma soqueira tipo “boxer” e uma faca com 12 centímetros.

Já na noite deste domingo, 1 de dezembro, junto ao terminal rodoviário de Portalegre, “foram intercetados e detidos dois jovens com 17 e 18 anos, que tinham na sua posse duas facas, uma com 18 centímetros de lâmina e outra com 13 centímetros de lâmina”, informa a Divisão Policial de Portalegre em comunicado. Para além das armas proibidas, foram-lhes ainda apreendidas duas botijas de óxido nitroso, o chamado “gás do riso”, e duas balaclavas, vulgo “passa montanha”.

Os detidos foram notificados para comparecer esta segunda-feira, 2 de dezembro, perante a autoridade judiciária, para aplicação de eventuais medidas de coação.

Elvas é o melhor município de média dimensão no Alto Alentejo

O Município de Elvas é, de acordo com a informação do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2023, o melhor classificado no Alto Alentejo, na categoria de média dimensão, informa a Câmara Municipal em nota de imprensa.

Neste ranking global dos municípios portugueses, que divide os concelhos por grande, média e pequena dimensão, “Elvas é o melhor município de média dimensão no Alto Alentejo, com uma pontuação de 1264”, lê-se no referido comunicado.

“A nível nacional, no ranking dos 100 municípios de média dimensão, Elvas surge no 12º lugar, tendo subido 26 lugares, uma vez que em 2021 ocupava o 38º lugar do ranking global”.

“Estes resultados vêm demonstrar a boa gestão financeira que está a ser realizada pelo Município de Elvas, sendo este documento a avaliação da evolução económico-financeira das autarquias, e é realizado pela CICF/IPCA e conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas”.

Exposição “Viver a Tradição!” para visitar no Forte da Graça até 5 de janeiro

Pelo segundo ano consecutivo, o grupo Roncas d’Elvas da associação juvenil Arkus promove uma exposição no Forte de Nossa Senhora da Graça, no âmbito do evento Elvas Cidade Natal.

“Viver a Tradição!” é o título da mostra inaugurada este domingo, 1 de dezembro, para ficar patente até 5 de janeiro.

Na exposição os visitantes do Forte da Graça podem apreciar um conjunto de roncas de vários modelos e tamanhos, complementado por um presépio tradicional alentejano.

O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal no ato inaugural da mostra “Viver a Tradição!”.

“Creactivity” chega esta terça-feira à Zona Desportiva de Monforte

A iniciativa “Creactivity” tem lugar esta terça-feira, dia 3 de dezembro, na Zona Desportiva (junto à Sala Polivalente), em Monforte. A atividade em grupo, com entrada livre, tem o horário das 9h às 16h30 e das 16h30 até às 18h30.

O “Creactivity” é um espaço concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade das crianças. Este novo projeto itinerante tem por objetivo fomentar a conceção de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em workshops com materiais do quotidiano e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

O “Creactivity” ganha vida dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada, para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida. O veículo está equipado por dentro com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os alunos realizarem.

O espaço dispõe de várias áreas para implementar diferentes habilidades: a zona da Mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da Eletricidade, e a zona da Luz, com o sistema stopmotion.

Caracterizado pela sua componente lúdica e colaborativo, o espaço permite a pesquisa com materiais, o planeamento, criação de novos desenhos, o uso de materiais comuns de novas funçõe, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática. Outras competências mais transversais também estão a ser trabalhadas, como hábitos de aprendizagem cooperativa, o autoconhecimento para a aprendizagem e criação e realização de projetos.

Os workshops destinam-se a grupos de alunos do ensino básico e secundário, entre os 6 e os 16 anos principalmente, bem como a grupos familiares. Um animador orienta as crianças através de um processo de criação para o qual adultos acompanhantes, sejam professores ou familiares, também são convidados. As sessões têm uma duração estimada de 75 minutos.

Movimento Tinkering: a capacidade de improvisar com criatividade

O sistema de aprendizagem “Creactivity” é inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de San Francisco, que nasce do movimento Maker (ou Making), que mistura tecnologias digitais e físicas para o design criativo, a construção e a personalização de objetos e artefactos com finalidade lúdica ou utilitária.

Trata-se de um novo paradigma que coloca a criatividade e o desenho num plano central. Os jogos, que sugerem a resolução de problemas de forma improvisada preparam as crianças para enfrentarem novos desafios de forma criativa e para sentirem confortáveis numa sociedade que está em constante mudança.

Pesado de transporte de vinho despista-se na A6 entre Montemor e Évora

O despiste de um pesado de mercadorias, na A6, no sentido Évora – Montemor-o-Novo, fez um ferido, ao início da tarde desta segunda-feira, 2 de dezembro.

Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, trata-se de um pesado que transportava vinho, sendo que a vítima – o condutor da viatura – foi considerado um ferido leve.

Embora a circulação não esteja impedida, enquanto a viatura não for removida da via, o trânsito, naquela área, é feito com alguns constrangimentos.

O alerta para a ocorrência foi dado às 13h27 e para o local foram mobilizados 15 operacionais, entre Bombeiros de Évora, GNR e a concessionária da autoestrada, apoiados por sete veículos.

Câmara de Monforte promove atividades nas férias de Natal para os mais novos

O Município de Monforte durante o período de interrupção letiva de Natal, de 18 de dezembro a 3 de janeiro, vai promover Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Componente de Apoio à Família (CAF), dirigidas ao Pré-Escolar e 1º Ciclo. Os interessados podem inscrever os seus educandos até esta sexta-feira, dia 6 de janeiro.

O horário de funcionamento será das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. Na inscrição deve ser mencionado em interesse em usufruir ou não do serviço de refeições que vai ser assegurado pelo refeitório escolar.

As inscrições são feitas a partir do formulário no site do Município de Monforte e enviado por email educacao@cm-monforte.pt

Pode consultar o programa a baixo:

Impacto das alterações climáticas na doença da língua azul em destaque no “Ambiente em FM”

Um surto sem precedente da doença da língua azul tem afetado milhares de ovelhas em Portugal e Espanha. Só em Portugal já morreram mais de 50 mil ovinos.

Esta é uma doença viral, de notificação obrigatória, que afeta os ruminantes. Ainda assim, não é transmissível a humanos, sendo a sua transmissão feita através de um inseto, não afetando a qualidade da carne, do leite ou dos seus derivados que possam vir de animais infetados.

As alterações climáticas, e em especifico o aumento da temperatura, estão a beneficiar o desenvolvimento dos insetos vetores da doença da língua azul. Por isso, é necessário monitorizar a propagação da doença através da vacinação e combater a perda da biodiversidade.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Banda 1º de Dezembro de Campo Maior celebrou 88 anos este domingo

A Associação Cultura e Recreio Musical 1.º de Dezembro celebrou o seu 88.º aniversário com um concerto comemorativo, no Centro Cultural, no dia 1 de dezembro.

Com um reportório escolhido especialmente para a ocasião, os músicos e o Maestro Francisco Pinto prepararam uma tarde cheia de surpresas para todos aqueles que se juntaram à celebração.

Durante a manhã, foram içadas as bandeiras junto à sede da Banda, no Largo do Barata, ao som do Hino Nacional e do Hino da Restauração, assinalando desta forma o feriado nacional que celebra a Restauração da Independência em 1640.

Estiveram presentes o presidente do Município, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, e o presidente da Junta de Freguesia de São João Batista, Miguel Tavares.

III Feirinha de Natal em Degolados contou com animação e atividades para as crianças

Degolados celebrou o Natal, no dia 30 de novembro, com a III Feirinha de Natal organizada pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Degolados, com o apoio do Município de Campo Maior.

O Salão Polivalente contou com a presença de várias bancas de venda de artesanato, doces, entre outros, onde as crianças puderam entregar a sua carta ao Pai Natal junto do mesmo e também passarem um dia divertido com pipocas, insufláveis e pinturas faciais.

Durante o dia houve espaço para animação, a Banda 1.º de Dezembro deu um concerto que contou com um reportório conhecido do público, os meninos da catequese declamaram uns poemas relacionados com a época natalícia e o Mágico Palhaço mais divertido entrou em cena para realizar o espetáculo Click to Click.

No fim, o Pai Natal entregou prendas e lembranças às crianças neste dia especial.

O presidente do Município, Luís Rosinha, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, Vanda Portela, em representação da Junta de Freguesia de São João Batista e o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Hugo Rodrigo, marcaram presença no evento tendo sido recebidos pelo executivo da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, Olga Madeira e Bruno Marques.

São Vicente e Ventosa disputa campeonato de malha até fevereiro

A sexta jornada do campeonato de malha da freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, disputou-se este domingo, 1 de dezembro. A atividade, iniciada em setembro, termina no final de fevereiro, contando com duas jornadas por mês, num total de 12.

Nesta sexta jornada, que contou com 14 participantes, o vencedor foi João Estaca, que bateu Jorge Martins na final. Até ao momento, a prova é liderada por João Estaca, com 98 pontos, seguido de Hugo, com 75 pontos, Jorge Martins, com 65, Januário Rangem com 63, e Pedro Rangem com 62, entre 25 jogadores.

De acordo com a organização, a cargo da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa e do Tour da Malha da freguesia, a prova “é disputada ao ponto, num total de 30 e à melhor de três partidas, individualmente”. Esta, dizem ainda, é uma “prova inédita no distrito”.

A próxima jornada está prevista para dia 15 de dezembro, a partir das 10 horas.

Fronteira: estudos prévios de reabilitação da Ponte sobre a Ribeira Grande apresentados esta segunda-feira

O Município de Fronteira realiza esta segunda-feira, 2 de dezembro, uma sessão técnica de apresentação dos estudos prévios dos projetos de reabilitação e adaptação para tráfego pedonal da Ponte sobre a Ribeira Grande e de requalificação do Centro Ecoturístico da Ribeira Grande.

Nesta sessão, a par do presidente da Câmara de Fronteira, Rogério Silva, participam o presidente e a vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Ceia da Silva e Ana Paula Amendoeira, e o primeiro secretário da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Carlos Nogueiro.

A sessão decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Fronteira, pelas 15 horas.

Espetáculo de dança natalícia anima “Elvas Cidade Natal” esta segunda-feira

Os alunos das turmas de desporto da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas e o grupo de dança do Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas realizam esta segunda-feira, 2 de dezembro, um espetáculo de dança natalícia, no âmbito da Feira de Natal, que decorre na Praça da República.

A atividade, inserida na programação do evento “Elvas Cidade Natal”, tem início marcado para as 16 horas.

Banco Alimentar recolhe 7.383 quilos de alimentos em Elvas e Campo Maior

O Banco Alimentar Contra Fome recolheu, este fim de semana, dias 30 de novembro e 1 de dezembro, nos supermercados de Elvas e Campo Maior, 7.383 quilos de alimentos, que irão ser distribuídos por 900 pessoas dos dois concelhos. Os dados são avançados pela responsável pela delegação de Elvas do Banco Alimentar, Graça Mocinha, que fala num “saldo positivo” e num “valor muito parecido” à da campanha do ano passado.

Azeite e cereais, por serem produtos mais caros, continuam a ser aqueles que menos são doados. “Nota-se perfeitamente que há uma quebra nas doações desse tipo de produtos, em que o preço disparou. Mas é normal, porque muitas pessoas passam por algumas dificuldades e quem antes dava mais agora também dá menos”, explica a responsável.

Embora nem sempre seja fácil reunir pessoas, que disponham do seu tempo, para colaborar com estas campanhas, Graça Mocinha garante que, no que toca à campanha deste fim de semana, houve “voluntariado suficiente”. “Sempre que há campanhas, às vezes é mais difícil arranjar pessoas para os supermercados, porque é o voluntário que está a dar a cara, do que propriamente para o armazém. Isto envolve muito trabalho, as pessoas têm de dispor do seu tempo e nem sempre é fácil, mas a verdade é que conseguimos, ainda que com algumas dificuldades, garantir pessoas em todos os supermercados e no armazém”, adianta.

De recordar que até domingo, dia 8 de dezembro, nos supermercados aderentes, é possível continuar a contribuir para o Banco Alimentar, através da campanha Ajuda Vale ou através do site “Alimente Esta Ideia”.

Em todo o país, o Banco Alimentar contra a Fome recolheu, este fim de semana, mais de 2.213 toneladas de alimentos em mais de duas mil superfícies comerciais.

Cidade Educadora: “Estremoz compromete-se a ser um verdadeiro laboratório urbano de aprendizagens”

O Dia Internacional Da Cidade Educadora celebrou-se no passado sábado, dia 30 de dezembro.

Como forma de assinalar esta data, o presidente do Município de Estremoz, José Daniel Sádio, deixou uma carta direcionada a todos os munícipes.

A carta para ler na íntegra a baixo:

“Hoje, no Dia Internacional da Cidade Educadora, dirijo-me a todos vocês como município membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras. Somos cerca de 500 governos locais de 28 países, comprometidos com a educação como motor de transformação social.

Sob o lema “A Cidade Educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social”, hoje destacamos o papel essencial do nosso município como aula viva de aprendizagens e laboratório de experimentação. Em cada canto dos nossos bairros, a cultura, a história e o conhecimento, as experiências e as relações humanas se entrelaçam, criando um tecido rico em oportunidades de aprendizagem.

Como sublinha o preâmbulo da Carta das Cidades Educadoras, com a qual estamos firmemente comprometidos: «Na Cidade Educadora, a educação transcende as paredes da escola para impregnar toda a cidade. Uma educação para a cidadania, na qual todas as administrações assumem a sua responsabilidade na educação e na transformação da cidade num espaço de respeito pela vida e pela diversidade».

Estremoz compromete-se a ser um verdadeiro laboratório urbano de aprendizagens. Por isso, aspiramos a que cada intervenção urbana, cada equipamento, cada programa e serviço municipal se tornem ferramentas educativas que nos ensinem sobre a nossa história, a nossa cultura, os nossos valores e a importância de cuidar da vida e cuidar do nosso planeta.

Além disso, num ambiente tão mutável como o atual, estamos empenhados em promover uma cidadania reflexiva movida pelo desejo de saber mais e de continuar aprendendo, uma cidadania que questiona o que a cerca, faz perguntas e busca respostas. Num clima onde cada pessoa se sinta respeitada e tenha a oportunidade de participar para, além dos interesses individuais, contribuir para a construção e manutenção do bem comum.

Este Dia Internacional da Cidade Educadora 2024 é uma ocasião para celebrar juntos os nossos progressos, bem como uma oportunidade para refletir sobre os desafios que ainda temos de enfrentar. As nossas ruas, praças, parques e equipamentos educacionais, culturais e desportivos não são meros espaços físicos; são lugares de encontro onde se tecem as relações humanas. O encontro e a convivência entre pessoas de diferentes culturas e gerações enriquecem a vida comunitária. Portanto, é necessário promovê-lo. Neste mosaico de diferenças, encontramos a oportunidade de nos conhecermos, aprendermos uns com os outros, de nos respeitarmos, crescermos e construirmos uma cidade inclusiva, solidária e responsável que não deixe ninguém para trás.

Ao unir as nossas vozes nesta celebração global, as Cidades Educadoras reivindicam o papel crucial que os governos locais desempenham na educação de uma cidadania capaz de gerar as mudanças de que a humanidade necessita. Porque, quando nos educamos, não nos formamos apenas como pessoas; mas sim construímos comunidades mais resilientes, transformando novas situações em oportunidades de aprendizado e melhoria.

Estremoz quer falar alto e claro sobre Educação e, por isso, associa-se a esta celebração, reafirmando o seu compromisso como Cidade Educadora. Assumimos o compromisso em continuar a criar sinergias entre as diferentes áreas municipais e com os diferentes agentes educativos do município para que a nossa cidade seja um verdadeiro laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social.

Feliz Dia das Cidades Educadoras!

“É Natal no Comércio Local” de Estremoz até 6 de janeiro

O Município de Estremoz volta a promover a campanha “É Natal no Comércio Local”, até 6 de janeiro, com o principal objetivo incentivar as compras nos estabelecimentos do concelho.

“Por cada 15 euros em compras no comércio local, até dia 6 de janeiro, será entregue uma senha de participação”, começa por explicar a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira, que adianta que, em jogo, está um total de 40 prémios.

O sorteio, “onde as senhas contempladas recebem prémios de vários valores, sendo o valor mais alto de mil euros e o valor mais baixo de 25 euros”, está agendada para 12 de janeiro. Os premiados poderão depois gastar estes vouchers nos estabelecimentos aderentes.

Em causa está um investimento de 5.400 euros, por parte da autarquia, que considera esta campanha, já na sua terceira edição, muito importante para se conseguir ajudar a manter o comércio local de Estremoz vivo.

As lojas aderentes à campanha podem ser consultadas no site do Município de Estremoz.

Natal “recheado” de atividades em Campo Maior já a partir de sábado

Campo Maior começa a celebrar o Natal no próximo sábado, 7 de novembro, com as mais diversas atividades, para miúdos e graúdos, no Jardim Municipal e na Praça Multimodal.

Uma feirinha de natal, passeios de comboio turístico e atrações como insufláveis e um globo de neve gigante, para os mais novos, são apenas alguns dos ingredientes destas comemorações.

Por outro lado, a Câmara Municipal volta a fazer uma forte aposta, com vista fomentar a dinamização da economia do concelho, gerando o hábito de consumo local, através da campanha “Comércio Local… Onde Tudo Se Faz Natal!”. “Neste concurso, vamos voltar a puxar todos os nossos comerciantes e vamos voltar a atribuir 15 mil euros em prémios”, explica o presidente Luís Rosinha.

“É um Natal recheado, muito à semelhança daquilo que fizemos nos dois últimos anos”, diz ainda o autarca, que lembra que esta é uma época que “diz muito a todas as pessoas”.

O programa completo de atividades para conhecer aqui.

Coral Públia Hortênsia de Castro promove a sua primeira campanha solidária em Elvas

“Não deixes para amanhã, quem podes salvar hoje!”: é sob este lema que a Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas promove a sua primeira campanha solidária, ao longo desta semana, de 2 a 6 de dezembro.

Com a principal atividadade centrada no Hospital de Santa Luzia, a iniciativa desdobra-se em três ações: uma dádiva de sangue, uma recolha de alimentos, para apoiar famílias carenciadas do concelho, e outra recolha de bens para os animais aos cuidados de uma associação de Elvas.

A ideia desta iniciativa, segundo explica o maestro do Coral Públia Hortênsia de Castro e presidente da associação, Vasco Almeida, surgiu depois da realização de uma campanha de recolha de sangue realizada no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, no final de setembro, no decorrer da Feira de São Mateus. “Adorei essa iniciativa e pensei que seria interessante criar a nossa própria campanha. Já que me disseram que com o meu sangue podia salvar uma vida, por que não salvar mais, reunindo mais pessoas”, começa por dizer. Como nem todas as pessoas podem doar sangue, e porque “não custa nada dar um alimento, e quem diz a um humano, diz a uma mascote”, surgiram “as três campanhas numa só”.

A recolha de sangue será feita ao longo de toda a semana, com exceção de quinta-feira, entre as 9 e as 14 horas, no Hospital de Santa Luzia, sendo que os interessados em participar devem fazer a sua inscrição via SMS, através do contacto 962 427 187.

Também no hospital, junto à capela, será possível fazer a entrega de bens alimentares para as famílias e de alimentos e bens de higiene para animais. Os bens doados poderão também ser entregues na sede do coral, situada no edifício municipal, na Rua de Olivença, onde se localiza também a Academia de Música. Tudo aquilo que for recolhido será posteriormente entregue ao pólo de Elvas do Banco Alimentar Contra a Fome e à associação Amigos da Bicharada.

A Escola Secundária D. Sancho II terá também uma participação nesta campanha de solidariedade. “Na quinta-feira, em que não há recolha de sangue no hospital, e em Dia Internacional do Voluntariado, aproveitamos para fazer uma palestra de consciencialização, na Escola Secundária de Elvas”, explica ainda o maestro.