Plataforma ODSLocal distingue autarquias e agentes da sociedade civil

O Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal, recebeu na passada sexta- feira, 22 de novembro, a 4ª Conferência anual da Plataforma ODSLocal, com o tema “Partilhar Experiências, Transformar Futuros”. No decorrer da cerimónia foram atribuídos vários galardões às boas práticas, projetos, e personalidades com impacto na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Hugo Hilário, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA e do Município de Ponte de Sor, foi uma das personalidades distinguidas com o galardão de mérito, em resultado da entrega, iniciativa e concertação para a implementação dos ODS ao nível local, em Ponte de Sor, mas sobretudo pela mobilização a nível sub-regional, no Alto Alentejo, através da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. “Tenho orgulho em receber este galardão, mas quero sublinhar que é fruto do trabalho dos 15 Presidentes dos Municípios que integram a nossa Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. Estamos comprometidos com esta metodologia, que nos ajuda a definir estratégias que podem contribuir para o promoção e desenvolvimento dos nossos territórios, de forma mais rigorosa e robusta. Certamente, se seguirmos os indicadores que temos à nossa disposição, aquilo que quisermos implementar terá uma garantia maior de sucesso”, explicou.

O compromisso do Alto Alentejo com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é claro e, foi também distinguido pela organização com a atribuição de Selos ODS Local que evidenciam os municípios com melhor desempenho ou com melhor dinâmica de evolução na plataforma ODSLocal avançada, desde 2015, nomeadamente, Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Campo Maior, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Para além dos prémios atribuídos às autarquias, houve lugar à apresentação e distinção de projetos de agentes da sociedade civil, numa conferência pautada por vários painéis de debate sobre a importância dos ODS, com participação de autarquias e entidades de norte a sul do país.

Orçamento da CIMAA para 2025 aprovado em Assembleia Intermunicipal

A reunião ordinária da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) decorreu na passada segunda-feira, 25 de novembro, no auditório da CIMAA. A sessão ficou marcada pela apresentação do relatório de atividade intermunicipal dos últimos seis meses da CIMAA, e pela aprovação do plano de ação, do mapa de pessoal e do orçamento da CIMAA para o ano de 2025, o mais elevado de sempre desta comunidade.

O Orçamento aprovado, no valor de 85,5 milhões de euros, reflete fundamentalmente a implementação de vários projetos ligados à futura Barragem do Pisão que terá em 2025 um ano de grandes concretizações. A dimensão do Orçamento é ainda resultado da descentralização de competências nacionais que a CIMAA tem vindo a assumir em diferentes áreas de intervenção.

Face ao que se espera para o próximo ano, no que à concretização da Barragem do Pisão diz respeito, a reunião teve o seu foco principal neste tema, analisando-se pormenorizadamente o que já foi feito e perspetivando-se o que está planeado acontecer sobre este projeto estruturante e estratégico para o nosso Alto Alentejo.

Antes da ordem do dia, a Assembleia Intermunicipal da CIMAA deliberou por unanimidade a atribuição de um voto de pesar e solidariedade com a Comunidade Valenciana do país vizinho, na sequência das brutais cheias do final do passado mês de outubro que provocaram a perda de mais de duas centenas de vidas humanas e prejuízos avultados em toda a região.

Técnicos dos Municípios e Comunidades Intermunicipais da Região Alentejo participaram em ação de formação

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) foi a casa de uma ação de formação no âmbito do projeto SMARTA-NET, em coorganização com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), que contou com a participação de técnicos dos Municípios e Comunidades Intermunicipais da Região Alentejo.

Subordinada ao tema “Financiamento de Soluções de Mobilidade Rural”, a sessão decorreu de forma dinâmica, prática e interativa, iniciando-se com uma exposição detalhada das várias fontes de financiamento disponíveis para projetos de mobilidade e transportes, bem como das suas especificidades.

Existiu ainda lugar à apresentação de projetos-piloto e boas práticas na área da mobilidade e transportes que, com a participação e envolvimento de diferentes atores, se enquadrassem às especificidades dos territórios de baixa densidade e, por fim, foi ainda efetuado um exercício dinâmico e em grupos que objetivou a elaboração de uma proposta de modelo de negócio para a implementação de um sistema de transporte flexível na região Alentejo, tendo por consideração a necessidade de enquadramento deste sistema nas fontes de financiamento existentes.

O projeto SMARTA-NET é uma iniciativa da Comissão Europeia, promovida pela DG MOVE com o objetivo de promover uma mobilidade rural cada vez mais sustentável, resiliente e conectada, que procurou atuar na capacitação e formação das entidades locais em relação à mobilidade rural através da realização de 60 sessões de formação distribuídas por 14 países da União Europeia.

Exposição “O Presépio de Elvas para o Mundo” para visitar na Casa da Cultura a partir de sábado

A exposição “O Presépio de Elvas para o Mundo” é inaugurada este sábado, 30 de novembro, na Casa da Cultura de Elvas, pelas 11 horas.

A mostra, que apresenta vários presépios da grande coleção particular do Major-General Fernando Canha da Silva e sua esposa, Fernanda Canha da Silva, pode ser visitada até 5 de janeiro.

A coleção, com centenas de presépios nacionais e internacionais de inúmeros artesãos, variadas composições e diferentes materiais, quer de sabor popular, quer de evidente labor artístico, conta com cerca de três mil peças, dos cinco continentes.

Crianças da Escola do Carrascal de visita ao Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa

O Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa recebeu a visita de cerca de 50 alunos da EB1 do Carrascal, do Agrupamento de Escolas da vila.

O Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa, inaugurado em janeiro de 2015, situado na antiga Estação da CP, reúne diversos objetos agrícolas. Além de dar a conhecer a realidade rural, presta também homenagem a to​​dos aqueles que com a sua criatividade, esforço e dedicação construíram a paisagem rural e desenvolveram as potencialidades das várias regiões.

Através deste considerável espólio de instrumentos do mundo rural, pretende-se dar a conhecer antigos ofícios e modos de vida ligados ao trabalho do campo, valorizando e colocando à disposição do público uma herança cultural e etnográfica colectiva.

Exposição coletiva “Fragmentos” na galeria do Convento de Nossa Senhora da Luz

Desde a reabertura do templo ao público, no final do ano passado, a galeria do Convento de Nossa Senhora da Luz tem estado constantemente ocupada com exposições, numa promoção sobretudo de artistas locais, mas também de autores de todo o país que procuram Arronches para dar a conhecer os seus trabalhos.

Durante o último mês, as paredes estiveram decoradas com uma mostra do pintor António Balsinhas, e nas próximas semanas, o referido artista volta a ter as suas telas expostas naquela infraestrutura, desta feita acompanhado por Aurélio Bentes Bravo, Helena Nabais e José Pinheiro, numa exposição coletiva denominada “Fragmentos”.

Ao lado dos autores na inauguração que teve lugar no passado sábado, 23 de novembro, esteve a vereadora Maria João Fernandes, que após dar as boas-vindas ao público presente, mostrou-se verdadeiramente satisfeita pelo Município ter a oportunidade de divulgar obras de tanta qualidade junto da população.

Esta foi mais uma parceira entre a autarquia e a Associação Cívica e Cultural “Grémio Transtagano”, e o seu representante, José Ricardo, agradeceu à Câmara Municipal por colaborar uma vez mais com a coletividade, enaltecendo o trabalho da técnica Elisabete Pereira na preparação desta iniciativa.

Os autores levaram depois os presentes a contemplar os quadros apresentados, explicando junto de cada peça a sua inspiração e a técnica que levou à elaboração das pinturas que embelezam, até ao próximo dia 16 de dezembro, a galeria do Convento de Nossa Senhora da Luz.

Alunos do CERN plantam três oliveiras no âmbito do projeto “O Azeite Vai à Escola”

Numa iniciativa integrada no projeto “O Azeite Vai à Escola”, do CEPAAL (Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo), cofinanciado pelo COI – Conselho Oleícola Internacional, os alunos do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro (CERN) plantaram três oliveiras no pátio do espaço.

“O Azeite Vai à Escola” é uma iniciativa desenvolvida com o apoio do Município de Campo Maior, e tem como principal objetivo educar e sensibilizar os alunos do 1.º ciclo para a importância do consumo de azeite, enquanto gordura saudável e pilar da dieta mediterrânica, bem como enquanto elemento característico da identidade e cultura de Portugal, e em particular da região Alentejo.

Coral Públia Hortênsia de Castro organiza campanha solidária para ajudar a salvar vidas

A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas promove a sua primeira campanha solidária, entre os dias 2 e 6 de dezembro, sob o lema “Não deixes para amanhã, quem podes salvar hoje!”.

A iniciativa contempla, para além de uma dádiva de sangue, a recolha de alimentos para apoiar famílias carenciadas e a recolha de bens de higiene e alimentares para cães e gatos.

As dádivas de sangue decorrem entre as 9 e as 14 horas, no Hospital de Santa Luzia de Elvas, e requerem inscrição prévia via SMS, para o número 962 427 187. Na quinta-feira, dia 5 de dezembro, não haverá recolha de sangue.

Obra dedicada às eleições no Alentejo durante a I República apresentada em Arronches

O Convento de Nossa Senhora da Luz é, atualmente, um verdadeiro baluarte cultural e, fruto do empenho da autarquia em promover autores locais junto da comunidade da região, recebe com frequência a apresentação de obras literárias no espaço da infraestrutura destinado para o efeito.

Foi o que aconteceu na tarde do passado sábado, dia 23 de novembro, com António Ventura a regressar a Arronches para apresentar a obra coordenada por Manuel Baiôa, intitulada ‘As Eleições Legislativas no Alentejo Durante a I República’, estando ambos acompanhados, na mesa, pela vereadora do Município, Maria João Fernandes e pelo presidente da Associação Cívica e Cultural ‘Grémio Transtagano’, Luís Carapinha.

Iniciando a sessão, a autarca deu as boas-vindas a todos os presentes, aludindo à forma como a recuperação do Convento tem servido de alavanca para valorizar o concelho através, sobretudo, da vertente cultural e turística. Maria João Fernandes deixou ainda um agradecimento aos autores e à associação, finalizando com a disponibilização da autarquia em colaborar com quem tiver interesse em apresentar os seus trabalhos em Arronches.

Já Luís Carapinha, presidente do ‘Grémio Transtagano’, antes de elencar os objetivos da coletividade e de abordar aquilo que tem sido a atividade da mesma, manifestou a sua gratidão para com o Município por mais uma excelente receção e por todo o trabalho que tem sido desenvolvido em parceria entre as instituições.

Após saudar todos os presentes e antes de abordar o livro, António Ventura não quis deixar de dizer que o trabalho autárquico é de extrema importância para as populações e a recuperação do Convento e a forma como o mesmo tem sido utilizado é um exemplo daquilo que deve ser feito. O professor falou então sobre a obra, destacando o período sobre o qual o mesmo incide, nomeadamente entre 1910 e 1926, como fundamental para a história do país.

Finalmente, Manuel Baiôa, depois de se mostrar bastante satisfeito por voltar ao Alto Alentejo e, sobretudo, a Arronches, começou por elogiar o trabalho feito pelos seus colegas na elaboração do livro, o qual escreveu juntamente com António José Queiroz e Pedro Figueiredo Leal, explicando a metodologia utilizada em todos os processos e quais os estudos que foram analisados. O escritor fez ainda uma introdução sobre o tema tratado e nomeadamente a transição da monarquia para a república, como funcionavam na altura os processos eleitorais, falando até de Arronches como exemplo nesse período da história.

Fundação da Casa de Bragança e Universidade Nova de Lisboa assinam protocolo de colaboração

A Fundação da Casa de Bragança e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa assinaram um protocolo de colaboração visando a prossecução de iniciativas dirigidas ao desenvolvimento de investigação histórica, análise e valorização da herança cultural e do património histórico, arqueológico e arquivístico incorporado ou associado ao Museu-Biblioteca da Casa de Bragança.

O protocolo vem cimentar uma relação de estreita colaboração entre ambas as instituições através da definição de domínios concretos de atuação científica, formativa e cultural em torno do acervo e campo temático do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança.

Assinado no passado dia 30 de outubro, na Casa de Massarelos, em Caxias (sede da Fundação), este protocolo veio criar bases para o desenvolvimento de várias iniciativas aplicadas à valorização do Património Cultural.

Vila Viçosa: “Camões na iconografia de Lima de Freitas” em exposição no CECHAP

A Galeria Aqui d’el Arte, no CECHAP, em Vila Viçosa, acolhe uma exposição de litografias e gravuras dedicada a Camões, da autoria de ilustrador Lima Freitas.

A mostra, inaugurado no domingo, 1 de dezembro, pelas 16 horas, insere-se no âmbito das comemorações do 1º de Dezembro e do V Centenário de Luís de Camões.

O pintor, ilustrador e ensaísta Lima de Freitas (1927-1998) tornou-se notável, entre outras coisas, pela capacidade de explorar e reinterpretar temas clássicos da cultura portuguesa com uma abordagem moderna e simbólica. Uma das suas contribuições mais conhecidas, e que aqui nos traz, é o conjunto de ilustrações criadas entre 1956 e 1958 para Os Lusíadas, o longo e célebre poema épico de Luís de Camões publicado pela primeira vez em 1572. Estas ilustrações – como as 12 imagens que se apresentam nesta exposição – são uma parte importante do legado artístico de Lima de Freitas, demonstrando tanto sua habilidade técnica quanto a visão interpretativa da obra literária.

A sessão é aberta ao público.

Bombeiros de Arronches promovem segunda edição das Jornadas de Emergência Pré-Hospitalar

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches promove esta sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de novembro, a segunda edição das Jornadas de Emergência Pré-Hospitalar, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches.

Este evento, de acordo com a organização, “conta com o apoio do INEM da Angels e do Município de Arronches e tem como objetivo reunir profissionais, voluntários e interessados da área da emergência médica e da Proteção Civil para discutir temas fundamentais, trocar experiências e aprimorar os conhecimentos relacionados ao serviço de emergência pré-hospitalar”.

A programação inclui palestras com especialistas da área, workshops práticos sobre técnicas de trauma, mesas de trabalho para debate e um curso de sensibilização relativamente aos AVCs.

Destinadas a profissionais da saúde, bombeiros, estudantes de saúde e demais interessados na área de emergência médica, estas jornadas decorrem amanhã entre as 14 horas e as 19h30 e, no sábado, das 9 às 17h30.

Elvas presente no Congresso Mundial de Turismo Interior em Cáceres

A cidade de Elvas encontra-se a participar no Congresso Mundial de Turismo Interior, em Cáceres, numa organização da Associação de Turismo de Interior.

O evento, se teve início na terça-feira e que termina hoje, 28 de novembro, tem por objetivo fazer uma análise do turismo interior e das suas áreas de interesse: o turista e fluxos turísticos, a estrutura e funcionamento do sistema turístico, o planeamento e desenvolvimento da estratégia do turismo interior, a digitalização, os impactos culturais e sociais causados ​​pela atividade turística.

No congresso, é abordado ainda o planeamento de ações em matéria turística que visem contribuir para o desenvolvimento social e económico do território do interior e facilitar a cooperação entre os diferentes agentes envolvidos no desenvolvimento turístico destes territórios.

Neste congresso, a cidade de Elvas para além da partilha de experiências e conhecimentos e estabelecimento de contactos, divulgou o seu património.

Comissão Europeia e Conselho da Europa realizam estudo sobre situação dos jovens em meio rural

A Comissão Europeia e o Conselho da Europa estão a realizar um estudo sobre a situação dos jovens em meio rural.

Nesse sentido, está a decorrer um inquérito online, até 31 de dezembro, com vista a compreender as condições e experiências de vida destes jovens, em toda a Europa.

Este questionário (aqui) está inserido no âmbito da parceria entrea Comissão Europeia e o Conselho da Europa, no domínio da juventude (“Parceria Juvenil”) e realizado por uma equipa afiliada ao Grupo de Jovens Investigadores Europeus (PEYR).

Os interessados em responder ao inquérito têm que ter entre 18 e 30 anos e viver numa zona rural do seu país. Não existem respostas certas ou erradas, uma vez que o questionário se foca no que os jovens pensam sobre os diferentes tópicos incluídos nesta pesquisa. As respostas são anónimas, sendo que os interessados podem compartilhar o seu nome e e-mail se quiserem ser informados sobre os resultados deste trabalho.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Cantares de São Vicente abrem “Mercado de Natal” na Casa das Barcas no sábado

Foto: João Pedro Canhoto

A iniciativa “Mercado de Natal” tem início este sábado, 30 de novembro, na Casa das Barcas, em Elvas, com a animação a cargo do Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa, a partir das 9h30.

A promessa é de uma “manhã de boa disposição, onde não vão faltar as modas tradicionais e o espírito natalício”, garante a Câmara Municipal, assegurando que esta é “uma forma de trazer animação a este espaço comercial nesta quadra” festiva.

“Venha fazer as suas compras e desfrutar de um ambiente animado no Mercado Municipal da Casa das Barcas”, diz ainda a autarquia.

“Mercado de Natal” conta, até 4 de janeiro, com diversas atuações: Voz Amiga da Terrugem no dia 7 de dezembro; Banda 14 de Janeiro no dia 14; Roncas d’Elvas a 21 de dezembro; Gota d’Arte no dia 28; e dos Santos Reses de Barbacena a 4 de janeiro.

Estremoz celebra os 30 anos de história da Cozinha dos Ganhões a partir desta quinta-feira

A 30.ª edição da Cozinha dos Ganhões é inaugurada no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz esta quinta-feira, 28 de novembro, às 19 horas.

O evento, dedicado à gastronomia, aos vinhos, aos produtos regionais e ao artesanato, e promovido pela Câmara Municipal de Estremoz, decorre, em simultâneo com a Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza, até domingo.

Após a cerimónia de inauguração do certame, haverá espetáculo musical com o grupo Alentejo na Voz, pelas 20 horas, e um espetáculo comemorativo do 10º aniversário do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, com “Os da Boina” e as Cantadeiras “Ferrenhas d’Ossa”, às 21h30. O encerramento das tasquinhas está agendado para a 1 hora.

A abertura de portas amanhã, sexta-feira, está agendada para o meio-dia, com uma apresentação da Cidade do Vinho 2025 marcada para as 16 horas. Pelas 21 horas haverá animação itinerante com o grupo “Modas para todo o Gosto”, seguindo-se o espetáculo do grupo Bandidos do Cante, às 22 horas. A partir das 23h30, a animação musical estará a cargo de Zé Pedro Sousa.

No sábado, no terceiro dia desta edição da Cozinha dos Ganhões, haverá atuação da Charanga Zuluband, às 14 horas, atuação do Rancho Folclórico “As Azeitoneiras” de São Bento do Cortiço, às 15 horas, espetáculo Grupo de Cantares “Rosas de Maio” de Veiros, pelas 16 horas, e a atuação do Grupo de Cavaquinhos de Estremoz, agendada para as 17 horas. Às 21 horas, é o grupo Seara Nova quem se apresenta ao público, seguindo-se a atuação de Luís Fialho, às 22 horas. Os Rapazes da Vila sobem ao palco às 23h30.

No derradeiro dia do evento, domingo, 1 de dezembro, haverá atuação itinerante do grupo 5Castas, pelas 14 horas. Seguem-se diversas atuações dos diferentes grupos da Academia Sénior de Estremoz: Dança Country, às 15 horas, Grupo de Dança, às 15h30; Grupo de Cantares “Vozes na Idade d’Oiro”, às 16 horas; e Grupo de Revista  “Velhas Gaiteiras”, às 16h30. O evento, no domingo, chega ao fim pelas 18 horas.

Banda 1º de Dezembro de Campo Maior celebra 88º anos com dois concertos

A Associação de Cultura e Recreio Musical 1º de Dezembro de Campo Maior celebra os seus 88 anos no próximo domingo, 1 de dezembro, com um concerto no Centro Cultural da vila.

Mas estas comemorações arrancam logo no sábado, dia 30 de novembro, com uma atuação, pelas 15 horas, na Feirinha de Natal de Degolados. “Vamos apresentar um repertório variado, abrindo com ‘Viva la Vida’, dos Coldplay; depois vamos passar para música portuguesa, com Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, Carlos Paião, Quinta do Bill e Xutos e Pontapés”, revela o maestro da banda, Francisco Pinto. O espetáculo em Degolados terminará com um tributo a Santana, com as vibrações da guitarra a serem “imitadas” por um saxofone alto.

O concerto de domingo, no Centro Cultural de Campo Maior, promete “muitas surpresas”, sendo que o ensaio geral e os últimos preparativos do espetáculo serão feitos no próprio dia, durante a manhã, tendo em conta a apresentação do espetáculo “Insónia” de Fernando Mendes, naquele espaço, na noite de sábado. Ainda assim, a banda vai procurar, logo pela manhã, manter a tradição de hastear a bandeira na sua sede e interpretar o Hino da Restauração. “Mas depois temos de ir montar o material todo e preparar tudo”, adianta Francisco Pinto.

Francisco Pinto revela ainda que com o concerto, com início às 16 horas, no Centro Cultural, irá, entre outros, ser prestado um tributo a José Cid e aos grandes êxitos do rock português, com temas de Xutos & Pontapés, GNR, Táxi, Peste & Sida e Rui Veloso. “Vamos passar por essas lendas todas”, remata.

A entrevista completa ao maestro Francisco Pinto, sobre as comemorações dos 88 anos da Banda 1º de Dezembro, para ouvir no podcast abaixo: