“Amor é nAMORar sem violência!” da ARKUS vence Prémio “Boas Práticas de Voluntariado”

O projeto “Amor é nAMORar sem violência!”, da associação juvenil ARKUS, de Elvas, é o vencedor da final regional do Prémio “Boas Práticas de Voluntariado”, do IPDJ.

O projeto, que procura sensibilizar os jovens para a prevenção da violência no namoro, foi apresentado ao júri do concurso no passado sábado, dia 23 de novembro, nas instalações do IPDJ de Portalegre, acabando por sair vencedor entre as várias propostas apresentadas na sessão.

O prémio vai ser entregue à ARKUS no dia 5 de dezembro, no mesmo dia em que o projeto vai ser apresentado a nível nacional.

“Estamos muito contentes e orgulhosos por ver o nosso trabalho ser reconhecido! A ARKUS trabalha para a comunidade e para colmatar as necessidades existentes. Por este motivo, e por ser um tema tão importante e que precisa de ser debatido, a ARKUS foi em frente e criou este projeto que já é implementado há alguns anos junto dos jovens elvenses. Queremos continuar a fazer mais e melhor”, diz a Arkus em nota de imprensa.

CEN conquista 31 medalhas no Campeonato Regional de Natação em Castelo Branco

O Clube Elvense de Natação (CEN) conquistou, no passado fim de semana, dias 23 e 24 de novembro, um total de 31 medalhas – sete de ouro, 14 de prata e dez de bronze – no Campeonato Regional de Natação da ANICentro e Preparação de Infantis, que teve lugar em Castelo Branco.

O CEN fez-se representar com 17 atletas (nove femininos e oito masculinos): Rita Caldeira, Gabriela Pinto, Inês Escarduça, Stefania Chitic, Inês Trindade, Bianca Hangan, Erica Hangan, Iara Rodrigues, Filipa Gervásio, Diogo Munhão, Tiago Costa, Duarte Munhão, Gonçalo Costa, João Sanguinho, Manuel Sanguinho, Martim Piçarra e Duarte Monraia.

No feminino, e em escalão absoluto, Inês Escarduça foi campeã regional de 50m, 100m, 200m, 400m livres e vice-campeã regional em 50m e100m costas, 4×50 estilos, 4×100 estilos e 4×50 livres; Gabriela Conceição Pinto sagrou-se vice-campeã de 400 estilos, 4×50 estilos, 4×100 estilos e 4×50 livres; Stefania Chitic foi vice-campeã de 4×50 estilos, 4×100 estilos e 4×50 livres, e terceiro lugar nos 200m livres; Inês Trindade foi vice-campeã de 4×50 estilos, 4×100 estilos, 4×50 livres e terceiro lugar na prova de 200m costas; e Filipa Gervásio conquistou o terceiro lugar de 400m estilos.

Já no masculino, também em escalão absoluto, Diogo Munhão foi campeão regional de 200m mariposa e 4×50 livres, vice-campeão nos 4×50 estilos e terceiro lugar nos 100m mariposa; João Sanguinho venceu nos 4×50 livres, foi vice-campeão regional nos 400m estilos e 4×50 estilos; Manuel Sanguinho foi campeão dos 4×50 livres, vice-campeão nos 4×50 estilos e terceiro lugar nos 200m livres; e Tiago Costa foi campeão nos 4×50 livres e vice-campeão nos 4×50 estilos.

Destaque ainda para o atleta Gonçalo Costa que conseguiu tempos que o apuram para o Campeonato Zonal Sul.

Portalegre: Estádio Eduardo Sousa Lima vai passar a contar com iluminação LED

O auto de consignação da empreitada de substituição e iluminação do campo principal do Estádio Eduardo Sousa Lima, em Portalegre, foi assinado esta terça-feira, 26 de novembro, pela presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, e por Carlos Pedro Teixeira Moreira, em representação da Empresa Pedro Moreira & Cª, Lda.

Ao ter como referência a Norma Europeia “EN12193 – Sports Lighting”, “o estádio ficará com uma classificação da Classe II, cumprindo assim os requisitos para o nível de competição treino/jogos locais ou regionais, no que se refere ao Campo de Futebol. Foi igualmente prevista iluminação específica e independente para toda a pista de atletismo”, revela a Câmara Municipal de Portalegre em nota de imprensa.

O novo sistema de iluminação com recurso a tecnologia LED “permitirá obter ganhos na eficiência energética e aumentar os níveis de iluminação diminuindo a potência instalada. De salientar ainda que todo o sistema de Iluminação será escalonável e permitirá adequar o nível de iluminação à utilização do recinto, indo desde uma utilização recreativa, passado pelos diferentes níveis de treinos até à competição regional”.

A empreitada, que foi adjudicada pelo valor de 81.861 euros, tem um prazo de execução de 30 dias. Esta intervenção enquadra-se “no âmbito da política de manutenção, renovação e requalificação dos equipamentos desportivos, que há muito careciam de reparações e remodelações diversas, a fim de melhorar as suas condições de utilização e usufruto por parte dos munícipes e visitantes”.

CEN promoveu primeiro torneio interno de Xadrez

A secção de Xadrez do Clube Elvense de Natação (CEN) promoveu, no passado sábado, 23 de novembro, o seu primeiro torneio interno da modalidade.

Na competição, que teve lugar na sala das secções na sede do CEN, participaram 11 atletas do clube dos mais variados escalões.

Em nota de imprensa, o CEN “saúda todos os participantes e regozija-se com a capacidade que esta secção tem de cada vez mais cativar os jovens e juntá-los aos jogadores mais experientes neste tipo de eventos e convívio semanal nas salas do CEN”.

Classificação:

1º – Jorge Eduardo Silva

2º – Pedro Miguel Canito

3º – António Demétrio

4º – Rodrigo Raimundo

5º – Manuel Frias

6º – Henrique Correia

7º – Miguel Pereira

8º – Jorge Carrilho

9º – Tomás Canário

10º – Daniel Gaião

11º – Gabriel Gonçalves.

Portalegre acolheu final regional do “Prémio Boas Práticas de Voluntariado” do IPDJ

A final regional do Alentejo do “Prémio Boas Práticas de Voluntariado” realizou-se no passado sábado, 23 de novembro, no auditório do IPDJ, em Portalegre.

As entidades concorrentes, oriundas de toda a região alentejana, tiveram a oportunidade de apresentar ao júri, constituído por Miguel Rasquinho do IPDJ, José Calado do ICNF e Carmen Carvalheira da CCDRA, os projetos desenvolvidos ao longo do ano, no âmbito das ações de voluntariado “Agora Nós” e “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”.

O evento contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Portalegre, Laura Galão, que deu as boas-vindas a todos os participantes, bem como com o grupo Roncas D’Elvas, que animou a plateia e os participantes enquanto o júri procedia à avaliação das candidaturas.

 Os vencedores foram:

1º – ARKUS Associação Juvenil de Elvas – “Amor é namorar sem violência”
2º – Associação Recreativa e Cultural de Sousel – “Partilhando a Liberdade”
3º – Cooperativa Operária Portalegrense – “Entre natura”

Elvas: reunião de Câmara na quinta-feira na sede da Banda 14 de Janeiro

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, esta quinta-feira, dia 28 de novembro, às 17 horas, na sede da Banda 14 de Janeiro.

A sessão, aberta ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:
1– Período Antes da Ordem do Dia
2– Aprovação da Ata de 13/11/2024
3– Expediente Geral
3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:
– Análises de águas
– Devolução da caução referente á loja n.º 3 do Centro Comercial dos 102 fogos da Boa-Fé
– Auto de Adjudicação Provisória e Relatório Final para Arrematação de dois espaços comerciais localizados no Centro Comercial dos 102 Fogos da Boa-Fé – Loja n.º 3 e Loja n.º 9
– Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências
– Processo de loteamento n.º 7/21 – Alteração ao alvará
– Processo de obras n.º 59/22
– Alteração das cláusulas do lote n.º 13 do Loteamento da Herdade do Paço – Vila Fernando
– Direito de preferência do prédio situado na Rua dos Lagares, n.º 10 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua de Lisboa, n.º 12, fração “L” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua de Évora, n.º 4 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado no Parque Residencial do Aqueduto da Amoreira, n.º 5 – R/C -Esqº., fração “A” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Fonte Nova – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Cruz da Pedra – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Courela do Couto – Vila Boim
– Direito de preferência do prédio situado na Rua de Campo Maior – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua Dr.ª Teresa Monteiro Palmeiro, n.º 5 – 2º Esqº., fração “E” – Elvas

– Processos despachados de acordo com a delegação de competências
– Processo de obras n.º 62/23, n.º 43/24, n.º 50/24, n.º 52/24, n.º 53/24 – Alterações, n.º 69/24, n.º 87/24, n.º 101/24, n.º 104/24, n.º 106/24, n.º 113/24,

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:
– Resumo diário de Tesouraria do dia 27 de novembro de 2024
– Alteração orçamental
– Abate ao inventário
– Aprovação de Preços
– Abertura de Contas Bancárias PRR
– Encerramento de Contas Bancárias
– Decisão Final: Candidatura nº 2022-2012-01-0170, Encerramento da Operação: Eixo – Defesa das Florestas contra Incêndios e Agentes Abióticos – Apoio ao equipamento das equipas de sapadores Florestais 2022
– Revogação da decisão de Aprovação da Candidatura: Programa de promoção das Artes e Ofícios – IEFP
– Aprovação da Candidatura MPr-ITI_R_URB-2023-1- “Corredor de Internacionalização e de suporte às bacias de emprego do Alentejo – Pré-Qualificação”
– Candidatura: Campanhas de Apoio à Identificação Eletrónica e Registo de Animais de Companhia
– Candidatura: Campanhas de Apoio à Esterilização de Cães e Gatos de Companhia
– Candidatura: Programa de Conceção de Incentivos Financeiros para Investimento nos CRO
– Campanha de prestação de serviços veterinários de assistência a animais detidos por famílias carenciadas e alimentação de animais de companhia – 2024
– Notificação – Decisão de aprovação do Relatório Final Execução da Operação: ALT20-04-2316-FEDER-000152 _Aviso – ALT20-16-2019-21

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:
Atos praticados pelo presidente no período entre os dias 05 de novembro de 2024 e 22 de novembro de 2024
– Empreitada de “Requalificação de espaço público para Parque Autocaravanas da Terrugem”, conta final
– Empreitada de “Reabilitação de casas nas freguesias rurais – 1ª fase”, conta final
– Empreitada de “Empreitada: “Construção de 60 fogos na Quinta dos Arcos”, revisão de preços
– Empreitada de “Recuperação, conservação e valorização do Aqueduto da Amoreira – 2ª Fase – Tramo 1, 2 E 3”, documentos de habilitação e caução
– Empreitada de “Reabilitação do Cine Teatro de Elvas”, documentos de habilitação e caução
– Empreitada de “Beneficiação edifício Biblioteca Municipal”, libertação de caução
– Empreitada de “Requalificação de Parques Infantis Quinta Arcos e Morgadinho”, libertação de caução
– Empreitada de “Impermeabilização cobertura da Igreja de Santa Luzia”, libertação de caução
– Empreitada de “Requalificação vãos do Edifício Banda 14 de Janeiro”, libertação de caução
– Empreitada de “Beneficiação Estrada Municipal EM 1116”, libertação de caução
– Empreitada de “Sinalização horizontal 2021”, libertação de caução
– Empreitada de: “Requalificação Jardim Municipal de Elvas”, libertação de caução

4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores;
4.1. – Proposta de atribuição de Diploma de Mérito Municipal,
4.2. – Regulamento Municipal do Cartão “Juntos Pelos Bombeiros e Socorristas” do Município de Elvas,
4.3. – Expropriação de terrenos,
4.4. – Multiusos de Barbacena,
4.5. – Comissão de Acompanhamento da Concessão do Estádio de Futebol “Domingos Patalino”- A ratificar,
4.6. – Minuta de Contrato Trabalhos Completares Construção 60 Fogos da Quinta dos Arcos,
4.7. – Informação sobre suplemento de insalubridade e penosidade,
4.8. – Proposta de Regulamento Municipal de Transportes Escolares do Município de Elvas,
4.9. – Proposta de realização do Carnaval Infantil 2025,
4.10. – Apoio à Alimentação – Proposta de Protocolo,
4.11. – Programa OMTL – Proposta de valor de bolsa para ano 2025,
4.12. – Acordo de tratamento e proteção de dados pessoais – Radar social,
4.13. – Atribuição de Habitação Social – Situação de Emergência,
4.14. – Cedência do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço à ELVAS SAD – A ratificar,
4.15. – Proposta de cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço para a festa de Natal da creche “Os Pupilos”,
4.16. – Cedência do Coliseu Comendador Rondão Almeida para a realização do Circo do Coliseu – A ratificar,
4.17. – Proposta de Protocolo entre a Câmara Municipal de Elvas e a Plural Entertainment Portugal S.A,
4.18. – Cedência e aprovação de conteúdo e imagens para suportes de comunicação físicos e digitais para a Campanha de Comunicação e Marketing do McDonald’s de Elvas,
4.19. – Estágios curriculares no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional em Turismo e Informação Turística, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, a realizar nos equipamentos municipais,
4.20. – Estágio curricular no âmbito da Licenciatura em Turismo da Universidade de Évora a realizar nos equipamentos municipais,
4.21. – Declaração de apoio ao projeto “Mestres e Sons Lusitanos”,
4.22. – Cedência de Transporte para o Clube de Diabético de Elvas,
4.23. – Cedência de Transporte para ISEKAIS,
4.24. – Cedência de Transporte ao “O Elvas” CAD,
4.25. – Proposta de cedência de relva sintética retirada do Estádio Municipal (Campo Patalino),
4.26. – Abate ao Inventário – Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo,
4.27. – Alteração da Organização, Estrutura e Funcionamento dos Serviços da Câmara Municipal de Elvas,
4.28. – PRR – 64790 “Aquisição e Reabilitação de 42 Fogos – Centro Histórico de Elvas “- Parecer do IHRU – Capitais Próprios,
4.29. – Participação do Município nos Impostos do Estado – IRS – Ano Económico 2025,
4.30. – Derrama – Ano Económico 2024,
4.31. – Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS),
4.32. – Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP),
4.33. – Apoios:
a) ARKUS Associação Juvenil,
b) ARKUS Associação Juvenil,
c) Juventude Desportiva da Terrugem,
d) Sociedade Recreativa 1º Dezembro,
e) Sociedade Recreativa 1º Dezembro,
f) Associação Coletivo Artístico – 7350,
g) Associação Voz Amiga.

Hospital de Elvas sensibiliza comunidade para violência contra as mulheres com exposição

São 23 os pares de sapatos vermelhos que se encontram espalhados e em exposição, desde ontem, 25 de novembro e até quinta-feira, dia 28, nos corredores do Hospital de Santa Luzia, em Elvas: o mesmo número de mulheres e crianças que, no ano passado, perderam a vida, em Portugal, em contexto de violência doméstica, de acordo com dados da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

É desta forma que o Grupo Coordenador das Equipas para a Prevenção da Violência em Adultos da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo procura assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado anualmente a 25 de novembro. O grande objetivo da iniciativa, de acordo com a psicóloga Maria João Martinez, é sensibilizar, “não só a população, mas também os profissionais de saúde para este flagelo a nível mundial”. “Ao longo do percurso do hospital, temos a representação dessas 23 vítimas mortais e escolhemos o vermelho por ser simbólico e porque chama a atenção”, adianta a psicóloga.

Neste contexto, e associada à violência física, surge sempre a psicológica. Muitas destas vítimas, garante Maria João Martinez, “sofrem, ao longo de anos, em silêncio”. “Temos cada vez mais vítimas com idades mais avançadas, que sofreram, durante 20 e 30 anos, a nível dos seus relacionamentos, situações de violência, quer física, quer psicológica”, adianta. Embora não seja visível, a violência psicológica “também deixa bastantes marcas e tem várias repercussões ao nível da qualidade de vida das pessoas”.

A violência doméstica e contra as mulheres é crime público e uma responsabilidade coletiva. Nesse sentido, Maria João Martinez lembra que é altura de serem ultrapassados determinados dogmas culturais, como o famoso ditado “entre marido e mulher não se mete a colher”.

O serviço telefónico de informação gratuito, anónimo e confidencial da GIC, de apoio a vítimas de violência doméstica, funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, através do número 800 202 148, bem como a Linha SMS 3060, também ela gratuita e confidencial.

Esta exposição, associada à campanha #PortugalContraAViolência, para além dos sapatos, inclui vários cartazes, que chamam a atenção para o problema da violência doméstica e contra as mulheres.

Bola já rola no novo relvado do Estádio Municipal Francisco Palmeiro em Arronches

Terminada a empreitada, a Câmara Municipal de Arronches aproveitou, na manhã do passado sábado, dia 23 de novembro, o primeiro jogo disputado no Estádio Municipal Francisco Palmeiro para assinalar o momento de estreia do novo relvado, com os jogadores da equipa de Benjamins Sub-10 do Atlético Clube de Arronches a descerrar a placa que marca a efeméride, na presença do presidente do Município, João Crespo, do técnico da Divisão de Obras, Ambiente e Serviços Urbanos, Eduardo Picado e da Direção da referida coletividade.

De realçar que a empreitada significou o investimento total de 158.971,38€ por parte da autarquia, tendo sido levada a efeito pela empresa ‘R.E.D. – Relvados e Equipamentos Desportivos Lda,’.


Noite de Fados com “casa cheia” na sede da ARKUS

A associação juvenil ARKUS organizou mais uma noite de fados na passada sexta-feira, dia 22 de novembro.

Com a sala lotada, as vozes dos fadistas Carla Isabel, Toy Faria e o Coronel Varandas, acompanhados de Paulo Cachinho e Joaquim Ferreira, encantaram os presentes.

Esta foi mais uma noite de convívio, música, cultura e gastronomia ao som do fado.

Renovado bloco de partos da ULSAALE já em funcionamento

O renovado bloco de partos da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE), situado no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, já se encontra em funcionaciomento. Em nota de imprensa, a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo avança que a atividade do bloco iniciou-se ontem, 25 de novembro.

“A intervenção foi financiada através de um Programa Nacional de incentivos à qualificação de Blocos de partos, e orçada em cerca de 1 milhão de euros permite dotar o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia de 2 salas de partos modernas e totalmente reequipadas e ainda uma Sala com capacidade cirúrgica, possibilitando, assim, a realização de cesarianas e de intervenções cirúrgicas em geral, sem utilização do Bloco Operatório central”, lê-se ainda na referida nota de imprensa.

Inquilino que agrediu senhorio na Rua da Feira despejado por ordém do Tribunal

O homem de 45 anos que agrediu, na quinta-feira passada, o senhorio, na Rua da Feira, em Elvas, foi despejado ao final da manhã desta terça-feira, 26 de novembro, da casa onde habitava pela PSP. A polícia deu assim cumprimento à ordem de despejo do tribunal, depois de uma ação movida pelo proprietário do imóvel.

As fechaduras, quer da habitação, quer do prédio, foram mudadas, sendo que um responsável dos serviços municipais da abegoaria deslocou-se ao local para fazer a recolha de um gato, que estaria aos cuidados deste indivíduo. De acordo com fonte da Rádio ELVAS, este homem será agora encaminhado para uma instituição.

De recordar que a agressão, com recurso a uma barra de ferro, na passada quinta-feira, terá acontecido depois do proprietário ter exigido o pagamento de rendas em atraso. A vítima, de 61 anos, acabou por ser transportada ao Hospital de Santa Luzia, com ferimentos na cabeça, e posteriormente para uma outra unidade hospitalar em Lisboa, tendo já tido alta.

Depois de detido, na quinta-feira, e ouvido em tribunal, na sexta, este homem saiu em liberdade, embora a aguardar o desenvolvimento do inquérito das autoridades.

Cozinha dos Ganhões de volta ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz

A 30.ª edição da Cozinha dos Ganhões chega ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz esta quinta-feira, dia 28 de novembro, onde decorre, em simultâneo com a Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza, até domingo, dia 1 de dezembro.

José Sadio, presidente da Câmara de Estremoz, indica que está “tudo aposto para receber mais uma edição da Cozinha dos Ganhões”. Neste certame de referência, destaca ainda o autarca, “vai ser possível dar a conhecer a gastronomia alentejana e do concelho de Estremoz”.

Alinhado com a Cozinha dos Ganhões, vai estar a decorrer a Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza, no pavilhão C do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, onde “vai dar espaço a outras associações e exposições nacionais ligadas ao tema”, realça José Sadio.

Para além da população de Estremoz, a Cozinha dos Ganhões recebe público de várias zonas do país, e até de Espanha, que ajuda a desenvolver a economia local.

Incêndio consome habitação no Bairro das Pias e faz estragos em outras duas

Um incêndio que deflagrou, na madrugada desta terça-feira, 26 de novembro, no Bairro das Pias, em Elvas, afetou três habitações, sendo que uma delas foi totalmente consumida pelas chamas. Apesar dos estragos, não há qualquer registo de feridos.

Uma das habitações do centro do bairro, de acordo com o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, quando os operacionais chegaram ao local, após o alerta, por volta das 5h30, já tinha ardido por completo. “A casa já estava totalmente tomada pelas chamas e procedemos, de imediato, ao combate direto e protegemos, dentro do possível, as duas habitações contíguas. Não nos foi possível fazer uma proteção efetiva, porque ainda houve danos nas duas casas que estavam confrontadas com esta”, explica.

O fogo acabou por afetar três habitações, sendo que, “supostamente, só duas delas é que estariam habitadas”. “Neste momento ainda estamos a fazer trabalhos de rescaldo e a aguardar que as autoridades façam as investigações necessárias”, dizia Paulo Moreiras aos microfones da Rádio ELVAS, por volta das 9 horas.

Pese embora os acessos difíceis ao Bairro das Pias, o comandante fala ainda assim num “combate eficaz” a este incêndio, por parte dos bombeiros, conseguindo evitar-se que as chamas se propagassem a mais habitações. “A dada a esta altura, este incêndio teve proporções significativas, porque, dentro das próprias casas, a carga de combustível é também significativa”, esclarece, adiantando que, no local, esteve já uma retroescavadora do Município de Elvas para “um rescaldo mais eficaz nos restos que ficaram da habitação afetada”.

Embora o número ainda não estivesse identificado quando realizámos a reportagem, uma fonte da Proteção Civil avançou mais tarde que são dez as pessoas desalojadas, na sequência do incêndio de duas destas três habitações.   

Para o local, para além de 19 operacionais e nove viaturas dos Bombeiros de Elvas, foi também mobilizada a PSP.

Idosos dos Clubes dos Maiores de Campo Maior já começaram a preparar o Natal

Os idosos que frequentam diariamente o Centro Comunitário de Campo Maior já iniciaram as atividades de preparação da época natalícia.

“Neste momento estão a decorrer os Clubes dos Maiores, com oficinas do teatro, informática, costura e atelier criativo e o que estamos a fazer com os nossos idosos é tudo o que tem a ver com a preparação do Natal”, revela a coordenadora do Centro Comunitário, Ana Diabinho.

“Todos os anos no jardim temos uma zona que é decorada pelas nossas idosas, que é sempre a pérgola do lago. Este ano elas estão a fazer uns sinos e umas botinhas em trapinho”, adianta ainda.

EB1/JI de Vila Boim sem aquecimento devido a falha na instalação de contadores

A colocação ineficaz de contadores inteligentes na EB1/JI de Vila Boim levou ao corte nos ar condicionados, influenciando, deste modo, o aquecimento do estabelecimento de ensino.

Devido à situação, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, pede “desculpa à comunidade de Vila Boim”, assumindo “a responsabilidade pelos trabalhadores da Câmara que colocaram os dispositivos nesta escola há duas semanas”.

O autarca indica ainda que “os serviços do Município tiveram mais que tempo e responsabilidade de resolverem o problema (dos contadores inteligentes), o que levou a que nestes últimos dias, com o tempo mais frio, as crianças tiveram que levar mantas para a escola ”. Rondão Almeida refere que “a manutenção, conservação e o normal funcionamento da parte predial do estabelecimento de ensino pertence a autarquia”. “As escolas hoje em dia dependem do poder local no que diz respeito ao funcionamento de equipamentos”, acrescenta.

Num eventual problema que apareça, os professores podem dirigir-se “primeiro ao presidente da Junta de Freguesia e, em seguida, ao presidente da Câmara Municipal. Estas duas entidades têm a obrigação de resolver de uma forma célere o problema. Neste caso, a Câmara de Elvas falhou por ter demorado tempo de mais a resolver o problema”, explica o autarca.

Tendo sido contratada uma empresa particular para resolver o problema dos contadores inteligentes e do funcionamento dos ar condicionados estima-se “que até quarta-feira (dia 27 de novembro) esteja tudo a funcionar dentro da normalidade”, remata Rondão Almeida.