”O Elvas” vence Varzim e passa aos 8/avos da Taça de Portugal

“O Elvas” venceu o Varzim SC por 2-1 e apurou-se para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Ao intervalo os poveiros venciam por 1-0, mas na segunda parte “O Elvas” realizou um excelente exibição e deu a volta ao marcador, primeiro com Desmond a chegar ao empate e depois Rúben Cardoso a fazer o segundo golo.

Com esta vitória, “O Elvas” conseguiu chegar a esta fase da prova ao fim de 35 anos e ganhou também direito a discutir a passagem aos quartos de final, com o Vitória de Guimarães.

Inscrições para a primeira edição do Prémio Tapeçaria de Portalegre estão abertas

O Museu da Tapeçaria de Portalegre, ao abrigo da “Candidatura Tapeçaria de Portalegre – Valorização, promoção, divulgação e projeção”, apresentada pelo Município de Portalegre e financiada pelo Turismo de Portugal, lança a primeira edição do Prémio Tapeçaria de Portalegre.

O concurso, promovido pelo Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, conta com o apoio da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre e tem como objetivo convidar artistas plásticos, nacionais e internacionais, que pretendam executar obras em pintura ou desenho destinadas à transposição para a técnica da Tapeçaria de Portalegre.

O concurso, intitulado Prémio Tapeçaria de Portalegre: A Tapeçaria de Portalegre como Expressão de Arte Contemporânea, pretende a execução de Cartões para Tapeçaria subordinados a um dos quatro temas seguintes: Produção e Consumo Sustentáveis, Paz ou Justiça.

É uma iniciativa que pretende celebrar a Tapeçaria Portalegre como forma de arte e demonstrar que continua a acompanhar as questões contemporâneas, ao mesmo tempo que preserva o património e as suas tradições culturais.

Os artistas selecionados participarão numa Imersão Artística, que proporcionará aos concorrentes o conhecimento da técnica da Tapeçaria de Portalegre e permitirá o convívio e o contacto com outros artistas, emergentes e consagrados, sendo uma oportunidade importante para a criação das obras a entregar no âmbito do concurso.

Este período de processo criativo culminará numa Exposição Coletiva, a decorrer em abril de 2025. A exposição contará com um catálogo físico e digital, publicado em português e inglês, com as obras que integram a exposição, em conjunto com uma memória descritiva sobre a obra no contexto da temática proposta.

Para os cinco finalistas do concurso, para além de serem atribuídos prémios monetários até 3000 euros, o primeiro lugar terá ainda o reconhecimento da obra e a sua eventual transposição para Tapeçaria de Portalegre, mediante futuro financiamento.

As inscrições do concurso estão abertas até ao dia 30 de novembro, e a primeira fase de seleção dos artistas concorrentes será feita com base no portfolio, currículo, breve biografia e um sumário da motivação e interesse na participação.

Mais informações sobre o concurso nas redes sociais do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino e Município de Portalegre ou em www.cm-portalegre.pt

Webinar: Raio X ao Orçamento de Estado para a Saúde vai ter lugar terça-feira

A FNAM está a organizar o webinar: Raio X ao Orçamento de Estado para a Saúde que tem lugar terça-feira, dia 26 de novembro, às 21h.

A FNAM analisa o Orçamento de Estado para a Saúde com a participação do economista Eugénio Rosa, que nos dará, em primeira mão, a sua avaliação e fundamentação dos números que se podem decantar para 2025. O webinar contará ainda com Joana Bordalo e Sá (presidente da FNAM/SMN), Vitória Martins (Presidente do SMZC) e João Proença (presidente do SMZS).

A inscrição é gratuita e obrigatória e pode ser feita neste link.

Estremoz: Teatro Bernardim Ribeiro vai acolher a peça de Natal “O Tesouro”

O Município de Estremoz e o Colectivo Cultura Alentejo vão apresentar a peça de Natal “O Tesouro” à comunidade escolar, no dia 12 de dezembro, com sessões às 10:30 e às 15:00 horas, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Esta iniciativa é uma oferta do Município aos alunos, permitindo-lhes o contacto com cultura de qualidade, como presente de Natal.

Sinopse: E se tudo o que desejamos se tornar realidade? Será que seremos felizes? Pedro e Rita vão viver uma aventura em busca de um tesouro, num mundo onde tudo o que desejam se pode tornar real! Embarca com eles nesta viagem onde a imaginação e a amizade não conhecem limite!
Estão prontos?

Texto original: Amanda Cortez
Encenação: Cláudio Henriques
Interpretação: Rui Serrano e Sofia Soares Ribeiro
Cenografia e figurinos: Colectivo Cultura Alentejo
Iluminação e sonoplastia: Pedro Soeiro
Operação de som: Luís Borralho
Backstage: Lina Prates e Mónica Ginga
Apoios: Câmara Municipal de Estremoz, CCDR – Alentejo, KIMBO Restaurante e Casa Lua
Media Partners: Brados do Alentejo, Rádio Despertar e Ardina do Alentejo.

V Centenário do nascimento de Luís de Camões comemorado em Vila Viçosa no dia 1 de dezembro

A inauguração da exposição “Biblio-Iconográfica” e do “Ciclo Comemorativo V Centenário do nascimento de Luís de Camões” vai ter lugar dia 1 de dezembro, às 16h, na Galeria Aqui d’El Arte, em Vila Viçosa. Em simultâneo vai decorrer palestra de apresentação
Calípole e Camões, nos 500 anos do nascimento do Poeta.

Num momento em que as Musas inspiradoras da literatura e das artes plásticas coabitavam no mesmo templo, Luís Vaz de Camões cultivou uma forma de expressão profundamente marcada pela construção de imagens, através de estratégias ecfrásticas e metáforas visuais, combinadas com o engenho da linguagem simbólica. Deste modo, o Poeta tornou célebres os conceitos clássicos da “muda poesia” (Lus. VII,76,8) e da “pintura que fala” (Lus. VIII, 41, 8), discutindo as relações entre texto e imagem, em consonância com a sensibilidade renascentista que estimulava o criativo diálogo entre as artes fraternas, Poesia e Pintura.

Para assinalar, em Vila Viçosa, o quinto centenário do nascimento do autor d’ Os Lusíadas, pretende-se focar o olhar nessa dimensão icónica dos versos camonianos, através de uma exposição que dá a conhecer um conjunto significativo de edições ilustradas da lírica e da épica, pertencentes à coleção particular de Jorge Portugal. Coloca-se, assim, ao dispor do público uma oportunidade para contemplar alguns exemplares dos volumes primorosamente publicados no âmbito das comemorações camonianas nos séculos XIX e XX.

Esta mostra biblio e iconográfica coloca em evidência o modo como Camões perseguiu o objetivo de domar as lágrimas tristes causadas pelo reconhecimento da sua condição mortal com o prazer de “fabricar na fantasia fantásticas pinturas de alegria” (Canção X).

Arronches: Inscrições para o período de Natal no “Educ’arte” abrem a 27 de novembro

O “Educ’Arte”, um programa de apoio ao estudo e ocupação de tempos livres vai se manter em funcionamento durante o período de férias natalícias, que decorrerá entre 18 de dezembro e 3 de janeiro, destinando-se, como habitualmente às crianças residentes no concelho ou que se encontram a frequentar o pré-escolar, primeiro e segundo ciclos nos estabelecimentos de ensino de Arronches.

Os encarregados de educação que não manifestaram interesse de matricular os seus educandos no supracitado período aquando da primeira inscrição de 2024/25, poderão fazê-lo a partir do próximo dia 27 de novembro no gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Arronches.

Interessados poderão fazer a matrícula na Câmara Municipal de Arronches, não sendo necessária a inscrição para quem já manifestou interesse no início do ano letivo.

De realçar que durante as férias, o Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres estará a funcionar entre as 09h e as 17h30 e os interessados poderão encontrar a ficha de inscrição e as normas de funcionamento através desta ligação

Natal leva ao MACE workshops de “Decoração e Culinária Natalícia”

O Natal é sinónimo de doces, comidas típicas, cor e luz na decoração das casas. Na edição 2024 da iniciativa “Elvas Cidade Natal”, vão decorrer entre novembro e janeiro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, workshops de “Decoração e Culinária Natalícia”.

Em termos de programação, os workshops realizam-se entre as 10h e as 12h, com a seguinte calendarização:

30 de novembro, sábado – Workshop de Culinária Natalícia;
7 de dezembro, sábado – Workshop de Culinária Natalícia;
14 de dezembro, sábado – Workshop de Decoração Natalícia;
22 de dezembro, domingo – Workshop Infantil de Culinária Natalícia;
28 de dezembro, sexta-feira – Workshop Infantil de Culinária de Entradas de Ano Novo;
4 de janeiro de 2025, sábado – Workshop Infantil de Culinária dos Reis;

A iniciativa conta com inscrições limitadas e os interessados devem fazer a sua inscrição pelo e-mail eventos@cm-elvas.pt, com a seguinte informação; nome completo, idade, contacto telefónico e qual o workshop que pretende frequentar.

Novembro Azul teve Caminhada e Passeio Motard em Elvas

O mês dedicado à prevenção do cancro da próstata é novembro, sendo por isso designado de Novembro Azul, o que motivou o Guardião 3 dos Punishers de Elvas e a associação desportiva IALBAX a promove um conjunto uma caminhada e um passeio de motos, neste domingo, dia 24 de novembro.

A saída realizou-se na Praça D. Sancho II quer das motos quer dos caminheiros que depois se vão reunir num almoço convívio no Centro de Negócios Transfronteiriço.

As verbas angariadas com as inscrições nas diferentes atividades reverte na totalidade para a Liga Portuguesa Contra a Cancro que também este na Praça D. Sancho II.

Veja as fotos e os vídeos:

Sala cheia para “Agora Damos a Segunda”

A Associação Cultural Agora Quer’Arte, de Campo Maior, repetiu ontem em Elvas o êxito que teve em casa, com sala cheia no Cine Teatro Municipal de Elvas.

Os jovens atores trouxeram à cena a revista à portuguesa “Agora Damos a Segunda”, no âmbito da edição 2024 do Mês do Teatro, num espetáculo acompanhado pela atuação ao vivo da Banda da Sociedade Musical 1° de Dezembro, também de Campo Maior.

O Mês do Teatro, promovido pelo Município de Elvas, encerra hoje domingo, com os alunos de Teatro da Escola Secundária D. Sancho II da Associação ARKUS a apresentar a peça “Querida Conta-me… o Teu Segredo”, às cinco da tarde, com entradas livres.

“Natal com sonhos” do AE de Campo Maior recolhe livros para instituições de caridade

A campanha “Natal com sonhos” do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (AE), que decorre até ao dia 29 de novembro, tem o objetivo angariar livros infantis para oferecer a instituições de caridade. Para além disso, também haverá uma árvore de natal decorada com fitas, onde cada aluno escreverá os “ seus sonhos”.

Elza Matos, diretora adjunta do AE de Campo Maior, explica que “este ano estamos a recolher livros infantis até ao final do mês de novembro, e depois vamos contactar as instituições e oferecer-lhes os livros, paralelamente a isso, vamos construir uma árvore de sonhos, em que pedimos a todos os alunos desde a pré-escola ao 12ª ano, que numa fita escrevessem o sonho que quisessem ver realizado, e depois vamos enfeitar a árvore com os sonhos dos alunos”.

Para além disso, a diretora adjunta explica ainda que “ os livros podem ser entregues na Escola Secundária, no gabinete da direção, ou no CERN, também no gabinete da direção, até ao final do mês de novembro, para depois fazermos os livros chegar a tempo às instituições, fazendo assim os sonhos de algumas crianças que ao ler os livros podem sonhar.”

Campanha “Natal com sonhos” que decorre até dia 29 de novembro nas escolas do AE de Campo Maior.

Vítor Norte vai realizar em Borba workshops de “Interpretação, Cinema e Televisão” e “Valorização Pessoal e Cultural”

Workshop de “Interpretação, Cinema e Televisão” ou “Valorização Pessoal e Cultural” com o ator Vítor Norte vai realizar-se nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro e nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, das 14h às 18h, no Auditório do Celeiro da Cultura, em Borba.

Este workshop tem custo de 250 euros (sem IVA) e são aceites turmas até 12 alunos com mais de 17 anos.

As inscrições para a iniciativa estão abertas até dia 29 de novembro, através do contacto 969 226 949.

Rádio Escola de Santa Luzia com programa na Rádio Elvas

Um programa da Rádio Escola de Santa Luzia começa a ser emitido hoje, 26 de novembro, na Rádio Elvas.

Neste programa, são apresentados conteúdos preparados pelos alunos, como anedotas, factos loucos, curiosidades e informações sobre alguns dias comemorativos importantes, numa colaboração em que os jovens estudantes do Agrupamento de Escolas nº2 de Elvas, orientados pela professora Helena Melo ganham voz. O programa é emitido às 12h30, com repetição às 17h30.

A equipa da Rádio Escola é composta pelos alunos Ruben Russo, Tomás Pintão, Martim Cachapa, Francisca Coelho, Gonçalo Santos, Leonor Monteiro, Francisca Massano, Maria Gabriel Carrilho, Matilde Trindade, Daniela Carrilho, Joana Adagas, Mathilde Metteau, Coiath Huleco e Inês Barraco.  

Exposição de pintura do médico Sameiro Correia patente no Museu Militar de Elvas

Uma exposição de pintura do médico Sameiro Correia está patente no Museu Militar de Elvas até final do mês de dezembro.

Após o convite feito pelo diretor do Museu Militar de Elvas, Coronel Nuno Duarte, Sameiro Correia inaugurou a exposição na comemoração do 15º aniversário do Museu Militar de Elvas, no passado dia 31 de outubro.

A mostra dispõe mais de “90 pinturas de uniformes militares até à implantação da República e acompanha as várias fases do exército português”, explica Sameiro Correia. Esta, diz ainda, é uma exposição “uma homenagem ao exército português, ao Museu Militar de Elvas e à cidade de Elvas”.

A exposição de pintura, revela por sua vez o Coronel Nuno Duarte, surge “de um desafio” que lançou a Sameiro Correia.