Comunicado da GNR confirma detenções por tráfico de estupefacientes

A GNR confirmou as detenções realizadas (ver aqui) pelos seus militares nos ultimo dias através de comunicado enviado para as redações.

“O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas, no dia 20 de novembro, deteve 15 homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 41 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Campo Maior, Elvas, Sousel, Évora, Estremoz e Almada.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de dois anos, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que levaram ao cumprimento de 16 mandados de detenção e 17 mandados de busca, 15 domiciliárias e duas em veículo, que culminaram na detenção dos suspeitos e na apreensão do seguinte material:

  • 10 274 doses de haxixe;
  • 8 426 doses de cocaína;
  • 319 doses de liamba;
  • 70 comprimidos de ecstasy;
  • 15 comprimidos de MDMA;
  • 16 197 euros em numerário;
  • 36 telemóveis;
  • 11 balanças de precisão;
  • Quatro computadores;
  • Dois veículos ligeiros;
  • Duas réplicas de armas de fogo;
  • Uma carabina de ar comprimido com mira telescópica;
  • Diverso material de corte acondicionamento de estupefacientes.

No seguimento da ação foram ainda constituídos arguidos três pessoas, um homem e duas mulheres, por tráfico de estupefacientes.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

A ação contou com o reforço de várias valências e subunidades do Comando Territorial de Portalegre, do Comando Territorial de Évora e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Almada, e com o apoio do Comando Distrital de Évora e da Divisão Policial de Elvas da Polícia de Segurança Pública (PSP)”.

A Rádio ELVAS já tinha noticiado anteriormente que os detidos começaram a sr ouvidos no Tribunal de Elvas, em diligencias que deverão prolongar-se durante esta semana.

PS Elvas aprova a indicação de Nuno Mocinha como candidato à Câmara de Elvas

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas, nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, votou e aprovou, por unanimidade, a indicação de Nuno Mocinha como candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Elvas, nas eleições autárquicas de 2025.

Esta decisão espelha o compromisso do Partido Socialista para com Elvas e com
todos os elvenses, bem como o seu objetivo de proporcionar um futuro próspero e
renovado para o nosso concelho.

Novembro Azul assinalado em Elvas com iniciativa em prol da Liga Contra o Cancro

De modo a assinalar este Novembro Azul, o mês dedicado à prevenção do cancro da próstata, o Guardião 3 dos Punishers, em Elvas, com a colaboração da associação desportiva IALBAX, promove um conjunto de iniciativas solidárias, já este domingo, dia 24 de novembro, na cidade.

Para além de um passeio de moto, aberto a todas as cilindradas, com saída da Praça D. Sancho II, às 9 horas, e de uma caminhada, que arranca do mesmo local meia hora mais tarde, realiza-se ainda um almoço convívio no Centro de Negócios Transfronteiriço.

O dinheiro angariado com as inscrições nas diferentes atividades, explica o presidente do núcleo de Elvas dos Punishers, Carlos Vaz (na imagem), reverte na totalidade para a Liga Portuguesa Contra a Cancro. “Neste mês da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da próstata, nunca é demais angariar algumas verbas e ajudar quem ajuda realmente”, assegura.

Violenta choque frontal faz um ferido grave e um leve

Um rapaz de 19 anos ficou gravemente ferido e um homem de 62 anos foi considerado ferido leve, numa violenta colisão frontal verificada,esta manhã, entre Elvas e São Vicente entre duas viaturas ligeiras de passageiros.

O alerta foi dado às 8.36 horas deste sábado, segundo o Comando Sub Regional de Proteção Civil do Alto Alentejo, em Portalegre, a colisão foi perto do Monte de Alcobaça e os feridos tiveram que ser desencarcerados das viaturas pelos Bombeiros de Elvas que estiveram no local com um veiculo de Desencarceramento e três ambulâncias, para além da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Hospital de Santa Luzia de Elvas, da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre e a da Brigada de Trânsito da GNR. Os feridos foram transportados para o Hospital de Elvas.

No total estiveram a prestar assistência 19 operacionais, oito veículos e dois reboques. O acidente está em investigação por parte do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação da GNR.

Entretanto, a Rádio ELVAS sabe que o ferido grave irá ser transportado para o Hospital de Badajoz.

Arkus apresenta “Querida, Conta-me o Teu Segredo” no Mês do Teatro de Elvas este domingo

A associação juvenil Arkus e a Escola Secundária D. Sancho II levam ao palco do Cine-Teatro de Elvas, na tarde deste domingo, 24 de novembro, a peça “Querida, Conta-me o Teu Segredo”.

Trata-se de mais um espetáculo a ser apresentado ao público no Mês do Teatro, sendo que, garante Raquel Pirota, da Arkus, a associação juvenil não podia deixar de aceitar o convite da Câmara Municipal para participar no evento, até porque ela nasceu, em Elvas, precisamente com o teatro.

“Desta vez, em vez de ser mesmo o grupo do teatro, porque nós iniciamos a época do teatro em outubro e o grupo anterior já está na universidade, vamos apresentar o espetáculo com um grupo de alunos de uma turma de Português da escola secundária, em que o encenador é o professor Carlos Beirão”, explica a responsável.

“Querida, Conta-me o Teu Segredo” é uma comédia, de sátira aos reality shows, que foi já apresentada, no ano passado, no Festival Internacional de Teatro, o improvis’ARTE, promovido pela Arkus. “É a peça pronta possível, visto que a Arkus está agora a preparar as novas peças com os sete grupos de teatro que tem”, revela Raquel Pirota. “É uma peça muito engraçada e temos aqui atores amadores, mas com muito talento”, diz ainda a responsável sobre “Querida, Conta-me o Teu Segredo”.  

Esta é a única peça que, neste Mês do Teatro, conta com entrada gratuita, no Cine-Teatro de Elvas. O início do espetáculo, neste domingo, está marcado para as 17 horas.

Estremoz: Encerramento das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 vai realizar-se este sábado

O Encerramento das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 vai decorrer este sábado, dia 23 de novembro, em Estremoz, a partir das 15h, junto ao Mural alusivo ao tema.

“Durante a tarde de sábado vão decorrer pequenos momentos dedicados ao 25 de abril” indica Sónia Caldeira, vereadora do Município.

O Mural do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, inaugurado em 1 de junho deste ano “vai receber a colocação de uma cápsula do tempo com trabalhos feitos pelos alunos das escolas de Estremoz, onde têm escrito as suas expectativas, como é o mundo até à data e como vai ser o mundo daqui a 25 anos. Passados esses anos (25 anos), as crianças de agora vão abrir novamente a cápsula do tempo e verem o que escreveram”, explica ainda a autarca.    

A celebração da data continua junto ao Mural com o descerramento da placa em “Memória do prisioneiro político natural e residente em Estremoz” e para culminar as comemorações, realça ainda Sónia Caldeira, às 16h30 “vai decorrer a apresentação do projeto Documentar Abril, no Teatro Bernardim Ribeiro, seguida de um concerto com o Coro Lopes Graça e o Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide””.

O Encerramento das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 vai decorrer este sábado à tarde em Estremoz. A entrada para a apresentação e para o concerto no Teatro Bernardim Ribeiro é livre.

Estádio Municipal em Arronches tem novo relvado

O Estádio Municipal Francisco Palmeiro, em Arronches, tem novo relvado sintético que irá servir as equipas das várias coletividades, bem como receber competições jogadas por clubes de todo o país.

Inaugurado em 2009, “o estádio atualmente apresentava sinais de desgaste o que interferia com a performance dos jogos de futebol”, conforme realça o presidente da Câmara, João Crespo.

Com um investimento de cerca de 150 mil euros, o autarca destaca ainda que “o novo relvado sintético é de última geração e de qualificação FIFA”.

O campo vai ser pisado pela primeira vez com o novo relvado este sábado, dia 22 de novembro, com o jogo da equipa de futebol dos Benjamins Sub-10 do Atlético Clube de Arronches, às 10h30.

“Monólogos do Pénis” sobe ao palco do Centro Cultural de Campo Maior

O espetáculo Monólogos do Pénis, interpretado por Gonçalo Diniz e Ricardo Carriço, vai decorrer este sábado, dia 23 de novembro, às 21h30, no Centro Cultural de Campo Maior.

Monólogos do Pénis é uma comédia satírica sobre o universo masculino que revela “o que, realmente, os homens falam sobre as mulheres.”
Luís Filipe Borges adapta os textos do autor brasileiro Carlos Eduardo Novaes à realidade portuguesa, interpretados por Gonçalo Diniz e Ricardo Carriço.

São Silveirinha, vereadora do Município de Campo Maior, indica que “esta comédia é idêntica à peça “Monólogos da Vagina”, que subiu ao palco do Centro Cultural há uns meses (dia 11 de março deste ano)”.

Para além do espetáculo “Monólogos do Pénis”, com Gonçalo Diniz e Ricardo Carriço, que vai decorrer este sábado, às 21h30, o programa de comemoração destes 21 anos do Centro Cultural inclui ainda a apresentação do espetáculo “Insónia”, de Fernando Mendes, no dia 30.

Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos na ticketline.

Agora Quer’Arte traz a revista “Agora Damos a Segunda” ao Mês do Teatro de Elvas este sábado

Depois de cinco salas cheias em Campo Maior, a associação campomaiorense “Agora Quer’Arte” traz a revista “Agora Damos a Segunda” ao Mês do Teatro de Elvas, na noite deste sábado, 23 de novembro, às 21h30.

Neste espetáculo, em que a música se une ao teatro e à dança, aos 16 artistas da associação, entre atores, cantores e bailarinos, juntam-se 25 músicos da Banda 1º de Dezembro.

“Estamos em palco durante duas horas e 15 minutos, que são sempre de boas gargalhadas, mas também de lágrimas. O tema principal que retratamos é a liberdade e as diferentes formas de vivermos essa liberdade e é por isso, muitas vezes, que aconselhamos a não irem menores de 12 anos, porque acabam por ser retratadas cenas que podem não perceber”, começa por explica a atriz e cantora Leonor Alegria.

Garantindo que não são representadas cenas “indecentes”, o ator e encenador do espetáculo, Duarte Silvério, explica que “Agora Damos a Segunda” tem a sua base nos problemas de três casais. “Mas é uma peça muito divertida, com momentos muito leves, com piadas fáceis, em que vamos brincar com os elvenses, com políticos de Elvas”, adianta o responsável, dando conta que o texto do espetáculo foi adaptado da realidade de Campo Maior para a de Elvas.  

Apesar dos muitos momentos de alegria, e através de dois monólogos, interpretados por Carolina Dias e Tânia Palmeiro e escritos com base em casos reais, são também abordados temas “importantes”, como o papel da mulher na sociedade.

Os bilhetes, que estão praticamente esgotados, ainda podem ser adquiridos na Ticketline ou no cineteatro de Elvas, uma hora antes do início do espetáculo, marcado para as 21h30 deste sábado.