Espaço Europa: UE está a recrutar administradores especializados em diversas áreas

A União Europeia pretende recrutar administradores especializados na investigação científicaOs funcionários recrutados trabalharão sobretudo no Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, nas diversas instalações deste organismo, mais concretamente, na Bélgica, Alemanha, Espanha, Itália e Países Baixos.

Este é um concurso geral documental e mediante prestação de provas para a constituição de listas a partir das quais as instituições, órgãos e organismos da União Europeia em especial o Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, poderão recrutar novos funcionários como administradores.

Vão ser oferecidas oportunidades profissionais aos candidatos que sejam especializados num dos dez domínios diferentes, sendo eles: Ciências do ambiente e do clima, engenharia e economia; Ciências da energia e sustentabilidade; TIC e (ciber) segurança; Análise de dados, investigação e aplicações para a tomada de decisões com base em dados concretos; Investigação e aplicações nos domínios da inteligência artificial, da aprendizagem automática e dos sistemas complexos; Aplicações espaciais e tecnologias de geoinformação; Saúde e proteção dos consumidores, Ciências dos transportes e mobilidade sustentável; Ciências sociais, económicas e políticas e Ciências do comportamento, economia e educação. Os candidatos só podem concorrer a umdomínio.

O prazo para a apresentação de candidaturas termina a 10 de dezembro, às 11 horas, hora de Lisboa.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Inquilino agride senhorio que reclamava pagamento de um ano de rendas

Um inquilino agrediu o senhorio de uma habitação na Rua da Feira, em Elvas, provocando-lhe graves ferimentos. A vítima de 61 anos, foi transportada para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O alerta foi dado às 10.27 horas, desta quinta-feira, e segundo fonte policial, o senhorio vinha reclamando há algum tempo o pagamento de rendas, sem sucesso. O inquilino tinha em sua posse um objeto em ferro, alegadamente já preparado para receber o senhorio que estaria a reclamar o pagamento de rendas em atraso de um ano.

A habitação está neste momento a ser alvo de verificação por parte da PSP.

Alguns ouvintes questionaram a Rádio ELVAS sobre o facto de se encontrar um helicóptero do INEM no Estádio de Atletismo (ver aqui), notícia que não está relacionada, dado que o doente transportado pelo helicóptero para Lisboa é um homem de 70 anos que sofreu um problema cardíaco.

Elvas:Homem transportado de helicóptero do INEM para Lisboa

Um homem na casa dos 70 anos que teve uma paragem cardiorrespiratória na sua residência , foi transportado para o Hospital de Santa Luzia de Elvas.

Devido ao seu estado foi transportado, esta manhã, num helicóptero do INEM que aterrou no Estádio Municipal de Atletismo, para o Hospital de São José, em Lisboa.


No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas, INEM e PSP.

Rondão Almeida recebeu nova Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Sancho II

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 20 de novembro, os membros da nova Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Sancho II.

A comitiva, composta por alunos do 10 ao 12º ano de escolaridade, apresentou o seu plano de atividades, que surpreendeu o presidente da autarquia por apresentar um conjunto de eventos a realizar, sobretudo de cariz social.

Destaque para o facto de todos se terem disponibilizado para ajudar, de forma voluntária, os eventos que o Município de Elvas irá organizar, assim como apoiar na realização de eventos e atividades por parte das associações do concelho, de forma a ocupar as férias letivas, e, simultaneamente, realizar trabalho socialmente útil em prol da sociedade.

A primeira grande vitória desta equipa foi instalar, fora do recinto da escola, cinzeiros com o objetivo de ajudar na preservação do meio ambiente.

Para além disso, têm ainda programado iniciar um ciclo de debates, sobre temáticas da atualidade, na área da cidadania, empreendedorismo, educação sexual, emprego e formação, de forma a promover a partilha de conhecimento e ideias, assim como esclarecimento de dúvidas nestas áreas.

Peça “Revista à Alentejana” da Universidade Sénior de Monforte foi exibida em Arronches

O Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Monforte apresentou a peça “Revista à Alentejana” no auditório do Centro Cultural de Arronches, esta segunda-feira, dia 18 de novembro. A peça contou com a encenação do coordenador e dinamizador Manuel Pedras.

Ao longo de cerca de uma hora, reinou a boa disposição na plateia que assistiu ao espetáculo, entre a qual se encontravam os utentes do Centro de Bem-Estar Social de Arronches, do Centro Social Bom Jesus de Esperança, do Centro Social de Mosteiros e da Santa Casa da Misericórdia de Arronches.

No final, a vereadora do Município de Arronches e simultaneamente coordenadora da Academia Sénior, Maria João Fernandes dirigiu uma palavra de agradecimento a todo o elenco, manifestando a disponibilidade da autarquia em receber estes espetáculos sempre que a instituição o entenda.

“Luz & Sombra” patente até final do mês na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior

A exposição “Luz & Sombra” do fotógrafo Ricardo Lourenço está patente na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior até ao final do mês de novembro. A mostra está aberta a toda a população e pode ser visitada durante o horário da escola, das 9h até às 17h.

“ Luz&Sombra é uma exposição de fotografias do fotógrafo naturalista Ricardo Lourenço e decidimos fazer aqui (na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior) a exposição para chamar a atenção aos alunos da importância da conservação das espécies que existem nesta região”, explica Elza Matos, diretora adjunta do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Elza Matos realça ainda que “a exposição vai estar patente na Biblioteca da Escola Secundária até ao final do mês de novembro, para que os alunos a possam visitar, assim como, a comunidade de Campo Maior durante o horário escolar, das 9 às 17 horas”.