Jerónimo de Sousa em Estremoz no aniversário dos 50 anos do 25 de abril

Jerónimo de Sousa, antigo secretário geral do PCP, participou esta quinta-feira na iniciativa dos “50 anos em Liberdade: Comemorações do 50 ° aniversário da Revolução de Abril de 1974”, no auditório da Escola Secundária Rainha Santa Isabel.

Estas comemorações tem o objetivo de dar a conhecer aos jovens de Estremoz, o período histórico entre o período pós revolucionário e as primeiras eleições democráticas.

No auditório da Secundária de Estremoz estiveram também presentes José Daniel Sádio, presidente da Câmara de Estremoz e Luís Miguel Rato, diretor da Escola Secundária Rainha Santa Isabel.

Revista “Vira o Disco e Toca o Mesmo” no Cineteatro Florbela Espanca

A Academia Sénior de Estremoz e as Velhas Gaiteiras apresentam a revista “Vira o Disco e Toca o Mesmo”, no Cineteatro Florbela Espanca, em, Vila Viçosa, esta sexta-feira, 22 de novembro, pelas 14h30, no âmbito das celebrações do mês do idoso.

A entrada para este espetáculo é gratuita, no entanto carece de inscrição obrigatória na Junta de Freguesia onde cada pessoa reside. A sessão é limitada ao número de lugares disponíveis no Cineteatro Florbela Espanca.

CEAN festejou São Martinho com magusto tradicional

O tradicional magusto do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, realizou-se na passada sexta-feira, 15 de novembro. A jornada de convívio contou com a colaboração dos pais dos finalistas do sexto ano com uma feira de outono, bem como a oferta das castanhas pela Junta de Freguesia de São João Baptista, que o CEAN teve oportunidade de agradecer.

Foi num ambiente descontraído e animado ao som da música tradicional que se juntaram as famílias, os técnicos e as crianças que frequentam o Centro Educativo Alice Nabeiro.

Primeira edição do Trail RFM Montemor-o-Novo com mais de 600 atletas

No passado domingo, 17 de novembro, realizou-se o primeiro Trail RFM Montemor-o-Novo, organizado de forma conjunta pela RFM e a GanharDestak com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, com partidas e chegadas no Largo 25 de Abril, em São Cristóvão.

Foram mais de 600 os atletas inscritos que se juntaram em São Cristóvão para participar em qualquer uma das quatro provas: Trail Longo (18km), Trail Curto (10km), Caminhada (10km) e Cãominhada, sendo que esta última permitiu a que os participantes caminhassem acompanhados pelos seus fiéis companheiros.

Entre os participantes, registou-se a presença do vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, António Pinto Xavier, e do presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão, Vasco Picaró. Na entrega de prémios, marcou também presença a vereadora Sílvia Santos.

No que toca às classificações, Ricardo André (Clube Desportivo de Espite) foi o grande vencedor do Trail Longo masculino, com o tempo de 1:22:54. A ele, no pódio, seguiram-se Pedro Sousa (Chamusca Trail) no segundo lugar, e Tiago Dez-Reis (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz) no terceiro lugar.

No Trail Longo feminino, triunfou Fátima Buchas (EDV Viana Trail), que terminou a prova em 1:39:46. Fecharam o pódio as atletas Carolina Serra (ADN Mértola) e Esmeralda Pereira (Juventude Atlético Clube).

No Trail Curto masculino, vitória de Hugo Garrote (HG Training System), que fez os 10km em 45:55. João Soeiro foi segundo e João Parreira foi terceiro, tendo ambos participado por iniciativa individual.

Na prova feminina de Trail Curto, a vitória foi para Júlia Matos, que registou o tempo de 59:06, Marisa André ocupou a segunda posição, e Ana Pinela ficou com a última colocação do pódio. Todas participaram no Trail por iniciativa individual.

Nas classificações por equipas, damos destaque ao segundo lugar alcançado pelo Atlético Clube Montemor-o-Novo na prova de Trail Curto. 

Pode consultar as classificações completas em: https://lap2go.com/pt/event/trail-rfm-montemor-o-novo-2024/live-results.html

Sexta-feira há recolha de sangue no Centro Comunitário de Campo Maior

O serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Luzia de Elvas promove esta sexta-feira, 22 de novembro, no Centro Comunitário de Campo Maior, uma recolha de sangue.

A recolha, segundo explica o médico responsável pelo serviço, Diego Cruz, que adianta que pode doar sangue quem tenha mais de 18 anos e menos de 60, no caso de ser a primeira vez que o faça, decorre entre as 10 e as 13 horas. Para quem não é a primeira vez que doa sangue, o limite de idade é de 65 anos.

“Agradecemos que se possa apresentar o maior número de pessoas possível”, diz o médico, que assegura que, para doar sangue, são “poucas” as restrições, bastando, à partida, ter “um estado de saúde bom”. “Mas nós avaliamos quem pode ser dador de sangue na triagem”, remata.

Estremoz: Encerramento das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 vai realizar-se este sábado

O Encerramento das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 vai decorrer este sábado, dia 23 de novembro, em Estremoz, a partir das 15h, junto ao Mural alusivo ao tema.

“Durante a tarde de sábado vão decorrer pequenos momentos dedicados ao 25 de abril” indica Sónia Caldeira, vereadora do Município.

O Mural do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, inaugurado em 1 de junho deste ano “vai receber a colocação de uma cápsula do tempo com trabalhos feitos pelos alunos das escolas de Estremoz, onde têm escrito as suas expectativas, como é o mundo até à data e como vai ser o mundo daqui a 25 anos. Passados esses anos (25 anos), as crianças de agora vão abrir novamente a cápsula do tempo e verem o que escreveram”, explica ainda a autarca.    

A celebração da data continua junto ao Mural com o descerramento da placa em “Memória do prisioneiro político natural e residente em Estremoz” e para culminar as comemorações, realça ainda Sónia Caldeira, às 16h30 “vai decorrer a apresentação do projeto Documentar Abril, no Teatro Bernardim Ribeiro, seguida de um concerto com o Coro Lopes Graça e o Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide””.

O Encerramento das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 vai decorrer este sábado à tarde em Estremoz. A entrada para a apresentação e para o concerto no Teatro Bernardim Ribeiro é livre.

Contrato da nova ponte sobre a ribeira grande celebrado esta sexta-feira em Fronteira

Na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, realiza-se a cerimónia de assinatura do contrato da nova ponte sobre a ribeira grande, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Fronteira, pelas 10h50.

No programa desta cerimónia consta as intervenções de Rogério David Sadio da Silva, presidente da Câmara Municipal de Fronteira, Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal, e de Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação.

No fim das intervenções, irá realizar-se uma visita ao local da construção da nova ponte sobre a Ribeira Grande.

Filme “Venom – A última dança” em exibição esta sexta-feira no Auditório São Mateus

O filme “Venom – A última dança” vai estar em exibição esta sexta-feira, dia 22 de novembro, às 21h30, no Auditório São Mateus em Elvas.

Enredo: Eddie e Venom estão em fuga. Perseguidos pelos seus dois mundos e com o cerco a apertar, a dupla é forçada a tomar uma decisão devastadora que resultará na última dança de ambos.

Os bilhetes para a sessão podem ser adquiridos meia hora antes da sessão no auditório ou na ticketline.

Espaço Europa: UE está a recrutar administradores especializados em diversas áreas

A União Europeia pretende recrutar administradores especializados na investigação científicaOs funcionários recrutados trabalharão sobretudo no Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, nas diversas instalações deste organismo, mais concretamente, na Bélgica, Alemanha, Espanha, Itália e Países Baixos.

Este é um concurso geral documental e mediante prestação de provas para a constituição de listas a partir das quais as instituições, órgãos e organismos da União Europeia em especial o Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, poderão recrutar novos funcionários como administradores.

Vão ser oferecidas oportunidades profissionais aos candidatos que sejam especializados num dos dez domínios diferentes, sendo eles: Ciências do ambiente e do clima, engenharia e economia; Ciências da energia e sustentabilidade; TIC e (ciber) segurança; Análise de dados, investigação e aplicações para a tomada de decisões com base em dados concretos; Investigação e aplicações nos domínios da inteligência artificial, da aprendizagem automática e dos sistemas complexos; Aplicações espaciais e tecnologias de geoinformação; Saúde e proteção dos consumidores, Ciências dos transportes e mobilidade sustentável; Ciências sociais, económicas e políticas e Ciências do comportamento, economia e educação. Os candidatos só podem concorrer a umdomínio.

O prazo para a apresentação de candidaturas termina a 10 de dezembro, às 11 horas, hora de Lisboa.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Inquilino agride senhorio que reclamava pagamento de um ano de rendas

Um inquilino agrediu o senhorio de uma habitação na Rua da Feira, em Elvas, provocando-lhe graves ferimentos. A vítima de 61 anos, foi transportada para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O alerta foi dado às 10.27 horas, desta quinta-feira, e segundo fonte policial, o senhorio vinha reclamando há algum tempo o pagamento de rendas, sem sucesso. O inquilino tinha em sua posse um objeto em ferro, alegadamente já preparado para receber o senhorio que estaria a reclamar o pagamento de rendas em atraso de um ano.

A habitação está neste momento a ser alvo de verificação por parte da PSP e o agressor foi detido por posso de arma proibida (o ferro adaptado) utilizada para atingir a vítima.

Alguns ouvintes questionaram a Rádio ELVAS sobre o facto de se encontrar um helicóptero do INEM no Estádio de Atletismo (ver aqui), notícia que não está relacionada, dado que o doente transportado pelo helicóptero para Lisboa é um homem de 70 anos que sofreu um problema cardíaco.

Elvas:Homem transportado de helicóptero do INEM para Lisboa

Um homem na casa dos 70 anos que teve uma paragem cardiorrespiratória na sua residência , foi transportado para o Hospital de Santa Luzia de Elvas.

Devido ao seu estado foi transportado, esta manhã, num helicóptero do INEM que aterrou no Estádio Municipal de Atletismo, para o Hospital de São José, em Lisboa.


No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas, INEM e PSP.

Rondão Almeida recebeu nova Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Sancho II

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 20 de novembro, os membros da nova Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Sancho II.

A comitiva, composta por alunos do 10 ao 12º ano de escolaridade, apresentou o seu plano de atividades, que surpreendeu o presidente da autarquia por apresentar um conjunto de eventos a realizar, sobretudo de cariz social.

Destaque para o facto de todos se terem disponibilizado para ajudar, de forma voluntária, os eventos que o Município de Elvas irá organizar, assim como apoiar na realização de eventos e atividades por parte das associações do concelho, de forma a ocupar as férias letivas, e, simultaneamente, realizar trabalho socialmente útil em prol da sociedade.

A primeira grande vitória desta equipa foi instalar, fora do recinto da escola, cinzeiros com o objetivo de ajudar na preservação do meio ambiente.

Para além disso, têm ainda programado iniciar um ciclo de debates, sobre temáticas da atualidade, na área da cidadania, empreendedorismo, educação sexual, emprego e formação, de forma a promover a partilha de conhecimento e ideias, assim como esclarecimento de dúvidas nestas áreas.

Peça “Revista à Alentejana” da Universidade Sénior de Monforte foi exibida em Arronches

O Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Monforte apresentou a peça “Revista à Alentejana” no auditório do Centro Cultural de Arronches, esta segunda-feira, dia 18 de novembro. A peça contou com a encenação do coordenador e dinamizador Manuel Pedras.

Ao longo de cerca de uma hora, reinou a boa disposição na plateia que assistiu ao espetáculo, entre a qual se encontravam os utentes do Centro de Bem-Estar Social de Arronches, do Centro Social Bom Jesus de Esperança, do Centro Social de Mosteiros e da Santa Casa da Misericórdia de Arronches.

No final, a vereadora do Município de Arronches e simultaneamente coordenadora da Academia Sénior, Maria João Fernandes dirigiu uma palavra de agradecimento a todo o elenco, manifestando a disponibilidade da autarquia em receber estes espetáculos sempre que a instituição o entenda.

“Luz & Sombra” patente até final do mês na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior

A exposição “Luz & Sombra” do fotógrafo Ricardo Lourenço está patente na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior até ao final do mês de novembro. A mostra está aberta a toda a população e pode ser visitada durante o horário da escola, das 9h até às 17h.

“ Luz&Sombra é uma exposição de fotografias do fotógrafo naturalista Ricardo Lourenço e decidimos fazer aqui (na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior) a exposição para chamar a atenção aos alunos da importância da conservação das espécies que existem nesta região”, explica Elza Matos, diretora adjunta do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Elza Matos realça ainda que “a exposição vai estar patente na Biblioteca da Escola Secundária até ao final do mês de novembro, para que os alunos a possam visitar, assim como, a comunidade de Campo Maior durante o horário escolar, das 9 às 17 horas”.