Celebra-se esta quarta-feira, 20 de novembro, o 35º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança. No âmbito destas comemorações, a Rádio ELVAS volta-se a associar à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas, promovendo a segunda edição do programa “Deixa Que Eu Conto…”, onde é dada voz às crianças do ensino pré-escolar. Desta vez, são as crianças da Obra de Santa Zita as protagonistas deste programa.
Seguindo as recomendações do Conselho Europeu e Nacional, a CPCJ de Elvas, com esta atividade, e à semelhança daquilo que faz com as crianças e jovens do 1º ao 3º ciclos, na Assembleia Municipal Infanto-Juvenil, tem vindo a procurar “dar visibilidade à convenção”, através das próprias crianças, explica a presidente Raquel Guerra. A data, este ano marcante, diz ainda a responsável, deve ser recordada todos os anos. “O nosso principal objetivo é dar, neste dia, protagonismo às crianças de todo o nosso concelho, para que se façam ouvir”, remata Raquel Guerra.
A Convenção dos Direitos da Criança não é apenas uma declaração de princípios gerais, mas um documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.
“Deixa Que Eu Conto…” vai para o ar, na Rádio ELVAS, a partir de hoje, e até final do mês, às 9h30 e às 16h30.