A Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, esteve esta segunda-feira, dia 18 de novembro, em Vila Viçosa, onde se reuniu com o presidente da Câmara, Inácio Esparança.
Neste encontro foram debatidos alguns temas, com destaque para a candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO.
A ministra da Cultura referiu aos nossos microfones que “o Ministério está disponível e empenhado em acompanhar esta candidatura (a Património Mundial da UNESCO), e que não será difícil que Vila Viçosa consiga esse desígnio dada a sua enorme qualidade histórica, artística e urbanística”.
Dalila Rodrigues revelou ainda que “ a Secretária de Estado da Cultura (Maria de Lurdes Craveiro) está profundamente empenhada, e por ironia é uma das autoras de um dos textos, da candidatura, porque como se sabe, é uma grande historiadora da arquitetura e investigadora, e portanto está até envolvida enquanto elemento da equipa, antes de ter iniciado estas funções de Secretária de Estado”.
Já Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa, afirma que “a classificação está em andamento. Esta classificação depende do Ministério da Cultura, a senhora ministra está sensibilizada para esta candidatura, assim como, a senhora Secretária de Estado, até porque ela é uma das autoras de texto da nossa candidatura”. O autarca revelou ainda que “a senhora Ministra acha que Vila Viçosa e a sua qualidade em termos monumentais, materiais e históricas merece ser classificada, e que no que depender do Governo português teremos todo o apoio”.
O presidente da Câmara de Vila Viçosa disse ainda que “a título de exemplo, que há vários gabinetes e vários grupos técnicos pagos, em parte pelo Estado, outros pelas autarquias, e que poderia haver também um programa nacional que lançasse no território, principalmente naqueles que têm património classificado ou em vias de classificação, alguma verba para a criação de gabinetes que pudessem auxiliar a conservar este património”.