União de Montemor assinalou 110 anos de vida

O Grupo União Sport assinalou esta tarde os seus 110 anos de vida, após a partida da Taça Dinis Vital que se disputou no Estádio 1º de maio, numa cerimónia com ex: dirigentes e presidentes, sócios, simpatizantes e atletas.

Foi feita uma homenagem ao recentemente falecido Joca e ao atleta Duarte Chiola que sofreu um grave acidente. Chiola recebeu a atual camisola do clube, com o numero 11 e o seu nome gravado nas costas, num momento emotivo.

Foram ainda recordados alguns nome importantes da vida clube que agora tem melhores condições para enfrentar o futuro, com as obras realizadas no estádio.

O presidente da Associação de Futebol de Évora recordou o papel do União, como um dos três clubes que fundou a associação e que já esteve em primeiro lugar no número de jogadores inscritos “hoje está em quinto lugar, mas com as novas condições pode voltar a estar nos primeiros clube do distrito de Évora, em número de atletas inscritos”

António Danado, presidente da União de freguesias da Vila Bispo e Silveiras, enalteceu a história do clube. O União não foi só futebol durante estes 110 anos de vida “o clube já teve ginastica e outras modalidades e foi vencedor da taça de Portugal de tiro aos pratos”.

António Pinto Xavier, vereador no Município de Montemor-o-Novo aproveitou este aniversário para destacar a importância do clube com muitas pessoas que se sacrificaram pelo clube, para que chegasse até aos nossos dias, “muitas pessoas deram muito tempo das suas vidas para ue o União chegasse aos 110 anos e agora os jovens podem sonhar em passar do campo amis pequeno par o relvado principal, continuar a sonhar com a primeir equipa”.

O presidente da Direção Nuno Malagueira mostrou-se muito satisfeito pela participante dos sócios no aniversário que se juntaram num final de tarde muito agradável “num clube como este tinha mesmo que ser assim, todas as pessoas que por aqui passarm contriburam, bem sei que agora estamos numa boa fase, e o união está em terceiro no campeonato e a ganhar, mas todas estas pessoas que estiveram são a amostra de que o clube. Sinto o clube mais unido”

GUS fundado a 17 de novembro de 1914 chegou ontem aos 110 anos, tendo sido realizada uma cerimónia evocativa do aniversário do clube com sala cheia.

Escrita criativa tem workshop em Campo Maior

“Pensar Fora da Caixa. Como ser Mais Criativo(a) na Escrita – E Não Só!” é o título e tema de um workshop temático em formato interativo agendado para a próxima quarta-feira, 20 de novembro, numa iniciativa do Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro em parceria com a empresa Escrever Escrever.

Desenvolver competências e fomentar bons hábitos para uma escrita correta e eficaz é o objetivo deste workshop com início às 17h30 nas instalações do CICRN, em Campo Maior, duração de três horas e estará aberto à participação não só dos colaboradores do Grupo Nabeiro-Delta Cafés como à comunidade em geral. O custo é de 5€ para os primeiros e de 10€ para os demais interessados.

Entre outros conteúdos, a ação irá envolver a aprendizagem de técnicas para desformatar a escrita e encontrar novas ideias, acompanhada pela realização de exercícios de criatividade.

A frequência deste workshop de escrita criativa confere o acesso à apresentação digital dos conteúdos e certificado de participações. Para mais informações os interessados devem dirigir-se ao Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro, na Rua António Sérgio ou enviar e-mail para cicrn@gruponabeiro.com.

Roteiros do Investimento do Alentejo e Ribatejo vai ser apresentado na quarta-feira em Lisboa

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, vai apresentar na próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, pelas 10h, no Sana Hotel Marquês em Lisboa, os resultados da iniciativa Roteiros do Investimento do Alentejo e Ribatejo” que reúne as conclusões da iniciativa que identificou e avaliou económica e financeiramente, oportunidades de investimento turístico, em imóveis públicos, nos municípios do Alentejo de Campo Maior, Portalegre, Avis, e do Ribatejo de Alpiarça, Santarém e Coruche.

A ação destinada a grupos de investimento nacionais, contará com a presença dos presidentes dos Municípios envolvidos.

O programa da ação é o seguinte:
 10h- Receção aos participantes
10h20- Abertura da Sessão – José Manuel dos Santos – Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo
10h40 – Apresentação de Resultados- Gonçalo Rebelo d’Almeida – RA Consulting
11h – Networking

Ciclo de Workshops sábados com arte vai ter lugar no MACE

O Ciclo de Workshops sábados com arte no MACE prossegue no próximo dia 30 de novembro, no museu.

Este workshop terá como convidada a professora e artista elvense Elisabete Fiel, tendo como tema “Desenho Digital”, e decorre das 14h às 17h para maiores de 10 anos.

O Ciclo de Workshops, da autoria de artistas locais, ocorre um sábado por mês no MACE, ao longo do ano de 2024. O público-alvo e o número de inscrições varia em função da especificidade de cada workshop.

As participações no workshop necessitam de inscrição prévia para o telefone 268 626 218 ou email servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt

AURORAL Summit e exposição “ConnectingRegional Innovation” promovem inovação e coesão territorial na CCDR Alentejo

A AURORAL Summit | Knowledge chains in regional development for Europe, e a exposição “Connecting Regional Innovation” vão ter lugar na próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. Esta é  uma iniciativa dedicada a promover o papel da inovação e da digitalização no desenvolvimento das zonas rurais e na coesão territorial. Este evento, que contará com a presença de representantes de entidades públicas e privadas, investigadores e especialistas, inclui a apresentação de diversos projetos financiados pelo programa Horizon Europe, que têm vindo a implementar soluções inovadoras em várias regiões da Europa.

O projeto AURORAL, financiado pelo programa Horizon 2020, é uma iniciativa pioneira na promoção da digitalização das zonas rurais europeias. O seu objetivo é criar ecossistemas digitais integrados que permitam transformar estas áreas, melhorando a qualidade de vida das comunidades locais e criando oportunidades económicas.

Este evento destaca-se como uma plataforma de diálogo e partilha de conhecimentos, evidenciando o impacto das políticas e dos programas de inovação europeus no fortalecimento da coesão territorial.

Natal em Vila Viçosa tem iniciativas que “dinamizam o comércio e o turismo”

O Natal em Vila Viçosa está de regresso no mês de dezembro com a promoção de iniciativas que desenvolvem o turismo e a economia do comércio local na região.

“Natal Com Vida”, “Mercadinho de Natal”, as tradicionais iluminações alusivas à época, um concerto de Natal, a passagem de ano e entrega de presentes ao funcionários, são algumas das atividades planeadas pelo Município de Vila Viçosa que como revela Inácio Esperança, presidente da Câmara “dinamizam o comércio e o turismo” sendo este “um mês de dezembro em cheio”.

Ruy de Carvalho este domingo à tarde no Mês do Teatro de Elvas

Ruy de Carvalho leva ao Cine-Teatro Municipal de Elvas, na tarde deste domingo, 17 de novembro, o espetáculo “Ruy, A História Devida”.

Figura máxima do teatro em Portugal, o ator sobe ao palco pelas 17 horas, para abrir o coração e contar histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira. Ao longo de cerca de uma hora, ninguém ficará indiferente à sua faceta menos conhecida de contador de histórias. Neste espetáculo, o público é convidado a fazer perguntas ao ator.

Os bilhetes para o espetáculo, inserido na programação do Mês do Teatro, podem ser adquiridos na Ticketline ou uma hora antes do espetáculo, no Cine-Teatro Municipal. Os bilhetes têm um preço de 20 euros.

Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro comemorou 21 anos

O Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro assinalou neste sábado, 16 de novembro, o seu 21º aniversário.

Foi a 15 de novembro de 2003 que abriu portas aquele espaço museológico elvense, com base no espólio do colecionador e antigo presidente da Câmara Municipal João Carpinteiro, falecido a 1 de Novembro do ano passado.

O momento comemorativo contou com o tributo ao homem que esteve na génese do museu, várias intervenções e entrega de diplomas a instituições e pessoas que têm colaborado regularmente com o Museu de Fotografia.

Foram também entregues diplomas aos participantes na 11ª Maratona Fotográfica organizada pelo museu, cujos trabalhos podem ser apreciados desde hoje na sala de exposições temporárias do espaço do Largo Luís de Camões.

Município de Campo Maior prepara Plano de Ação Climática

O Município de Campo Maior está, em colaboração com a empresa Get2C, a elaborar o Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), um guia estratégico para a política municipal no âmbito das alterações climáticas.

Para a participação ativa dos residentes do concelho neste plano, é necessário o preenchimento de um questionário online, disponível no Facebook do Município de Campo Maior, que irá contribuir para a elaboração de um eficiente Plano Municipal de Ação Climática e adaptado às necessidades da comunidade.

Este questionário, segundo Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior “vai de encontro à primeira fase do Plano Municipal de Ação Climática”. “Este plano vai ditar, primeiro que tudo, um plano estratégico e de políticas que podem ser traçadas para o futuro. Vamos também tocar em questões ambientais mais particulares, ficando com um padrão traçado do concelho e com uma perspetiva de oportunidades e de decisões politicas que possam ser tomadas a partir deste plano”.

O autarca apela ainda a todos os campomaiorenses que respondam ao inquérito online.

Feira de Antiguidades trouxe ao CNT de Elvas 200 expositores

As “antiguidades” estão a dar palco até este domingo, ao Centro de Negócio Transfronteiriço de Elvas, em uma Feira de Antiguidades promovida pela Associação dos Promotores de Eventos. Neste evento a população têm a oportunidade de adquirir velharias, artigos vintage e de colecionismo num leque de 200 expositores.

No meio dos expositores na Feira de Antiguidades estava a comercial Sandra Raposo que vem diretamente de Cascais até Elvas com o negócio “Novo e Velho”. Sandra Raposo está neste ramo há 35 anos, onde vende “latões, porcelanas, madeiras e móveis”.

Já José Cerqueira está no comércio de feiras há 20 anos, agora, traz “às costas” das Caldas da Rainha até à cidade transfronteiriça peças que “vão de um euro aos sete mil euros”.

No caso de Romi, vem de Corroios até ao Alentejo com peças de antiguidades, e, por Romi nomeadas “peças de luxo” que pode ir do valor de “cinco euros até 1 300 euros”.

A Feira de antiguidade vai estar até este domingo, das 10h às 13h, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas. O evento trouxe vários expositores de toda a parte do país com peças de antiguidades, colecionismo e vintage.