Exposição “Santos Portugueses” patente na Casa-Museu Santa Beatriz da Silva

A Casa-Museu Santa Beatriz da Silva, em Campo Maior, tem patente na sua sala de exposições temporárias uma mostra intitulada “Santos Portugueses”, onde é possível ficar a conhecer mais sobre a vida e obra dos homens e mulheres portugueses que alcançaram a santidade.

A exposição pode ser visitada durante o horário de funcionamento do espaço, de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

IPSS do concelho de Arronches recebem subsídio da Câmara Municipal

Na passada segunda-feira, dia 11 de novembro, decorreu nas instalações da Junta de Freguesia de Mosteiros a primeira reunião ordinária do corrente mês da Câmara Municipal de Arronches, presenciada pela maioria dos membros do executivo, estando na mesma o presidente João Crespo, o vice-presidente Paulo Furtado e os vereadores Maria João Fernandes e João Luís Feiteira.

Além dos pontos previamente agendados para este plenário, por urgência da aprovação camarária, houve a necessidade de incluir na reunião um outro assunto, iniciando-se então a reunião com a aprovação do novo Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS 5G.

De seguida, o presidente focou dois temas que marcam a atualidade do concelho, mencionando primeiro o início das aulas de natação na Piscina Municipal Miguel Lagarto e destacando depois a passagem memorável, com atividades de grande qualidade, do Festival “Terras Sem Sombra”, por Arronches.

A análise dos assuntos constantes na ordem de trabalhos começou com a atribuição de apoios a munícipes, concedendo-se um apoio ao abrigo do programa “Arronches Jovem”, na modalidade de apoio à habitação e outro ao abrigo do Programa de Incentivos à Recuperação de Habitações no centro histórico e atribuição de materiais de construção.

O grande destaque desta reunião foi a atribuição dos subsídios anuais às instituições particulares de solidariedade social do concelho para proporcionar às mesmas condições para o desenvolvimento das suas atividades em prol da comunidade, sendo contempladas a Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, o Centro de Bem-Estar Social de Arronches, o Centro Social Bom Jesus de Esperança, o Centro Social de Mosteiros e a Santa Casa da Misericórdia de Arronches.

Já ao abrigo do Regulamento de Apoio às associações no Município de Arronches foi deliberada a atribuição de apoio a duas coletividades desportivas do concelho, nomeadamente ao Atlético Clube de Arronches e o Futebol Clube Mosteirense.

Nesta tarde, foi também deferido o pagamento da quota anual à Associação de Municípios da Serra de São Mamede, o que pretende reforçar o compromisso de cooperação intermunicipal e o fortalecimento de atividades conjuntas de interesse municipal.

Perto do final, os presentes concordaram com aprovação do primeiro Relatório de Avaliação e Controlo da Avaliação Ambiental Estratégica – Revisão do Plano Diretor Municipal de Arronches, documento explicado pela chefe da Divisão de Obras, Ambiente e Serviços Urbanos, Dulce Bigares.

Por último, foi tratado o assunto relativo às pedras sobrantes do Cemitério Municipal de Arronches, sendo deliberada a retirada das pedras sem inscrição, a notificação dos familiares com inscrições nas pedras e a publicação de um Edital para manifestação de recolha das mesmas.

Caminhada do Cogumelo e do Medronho de regresso à Serra d’Ossa

A 6ª Caminhada do Cogumelo e do Medronho realiza-se no próximo dia 23 de novembro (sábado), na Serra d’Ossa.

A caminhada, considerada de dificuldade média, conta com um pecurso de cerca de dez quilómetros, numa das “zonas mais bonitas da serra e com as vistas mais deslumbrantes”.

A concentração dos participantes está marcada para as 8h30 e o início da atividade para as 9 horas.

Este evento, totalmente gratuito, é organizado pela Terras d’Ossa, com o apoio da Universidade de Évora, HerpEbora e o MED (Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento).

O formulário de inscrição e mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis aqui.

Estremoz encerra comemorações dos 50 anos do 25 de Abril no próximo dia 23

O Município de Estremoz assinala o encerramento das comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, no próximo dia 23 de novembro (sábado).

Pelas 15 horas, será feita a deposição da cápsula do tempo no Mural do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, seguindo-se, às 15h45, no mesmo local, o descerramento da placa em “Memória do prisioneiro político natural e residente em Estremoz (1926-1974)”.

Às 16h30, no Teatro Bernardim Ribeiro, será apresentado o projeto “Documentar Abril”. Para as 17 horas, também no Teatro Bernardim Ribeiro, está marcado o concerto de encerramento destas comemorações, com o Coro Lopes Graça e o Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide”.

Médicos Internos de todo o Alentejo reunidos em Elvas para debater Medicina Geral e Familiar

Médicos internos de todo o Alentejo estão reunidos, até amanhã, 15 de novembro, no Auditório São Mateus, em Elvas, para debater os mais diversos temas da área da saúde, no decorrer da terceira edição das Jornadas de Medicina Geral e Familiar.

Trata-se, segundo o presidente das jornadas, o médico Emanuel Noivo, de um evento que tem por objetivo final levar à evolução de cada um dos participantes e que é promovido por médicos internos, futuros médicos de família, de toda a região.

“Estas jornadas são uma ótima ocasião para nos conseguirmos reunir todos e partilhar conhecimento. Dos pontos fulcrais destas jornadas, e dos que mais nos orgulhamos, é que todos os palestrantes têm ligação ao Alentejo – ou são alentejanos ou trabalham no Alentejo – e conhecem a realidade da região”, adianta o responsável.

Este evento, que teve início logo pela manhã desta quinta-feira, dia 15, garante Emanuel Noivo, distingue-se de outras jornadas do género pelo facto dos participantes “conhecerem a realidade” local, saberem o que “os utentes necessitam” e, com isso, perceberem o que é preciso para fazer “evoluir a sua medicina”.    

Satisfeito com o número de participantes nestas jornadas, em Elvas, Emanuel Noivo revela ainda que são muitos os temas discutidos: desde a cardiologia, à diabetes e à saúde mental. Agradecendo todo o apoio prestado pela Câmara de Elvas, para a realização do evento, o médico revela ainda que a intenção é que, para o ano, estas jornadas cheguem ao Litoral Alentejano, depois de já se terem realizado em Évora e Beja, nas suas duas primeiras edições.

“The Apprentice – A História de Trump” em exibição no Auditório São Mateus

“The Apprentice – A História de Trump” é o filme em exibição, esta sexta-feira, 15 de novembro, no Auditório São Mateus, em Elvas, a partir das 21h30.

Decidido a sair da sombra do seu poderoso pai e a fazer nome no setor imobiliário de Manhattan, o aspirante a magnata Donald J. Trump está no começo da sua carreira quando conhece o homem que se tornará uma das figuras mais importantes da sua vida: o facilitador político Roy Cohn.

Vendo que o jovem Donald é promissor, o influente advogado, que garantiu as condenações por espionagem de Julius e Ethel Rosenberg e investigou alegados comunistas juntamente com o senador Joseph McCarthy, ensina ao seu novo acólito como acumular riqueza e poder através da mentira, intimidação e manipulação da comunicação social. O resto é história.

Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline ou meia hora antes do início da sessão no Auditório São Mateus.

Pesado de mercadorias embate contra árvore na estrada que liga Evoramonte a Estremoz

Um veículo pesado de mercadorias embateu contra uma árvore, ao início da tarde desta quinta-feira, 14 de novembro, ao quilómetro 231 da Estrada Nacional 18, que liga Evoramonte a Estremoz.

Do acidente, de acordo com fonte do Comando Sub-regional e Emergência e Proteção Civil, resultou, aparentemente, um ferido leve. Trata-se do condutor do veículo.

O alerta para a ocorrência foi dado às 13h19, sendo que para o local foram mobilizados 11 operacionais, entre Bombeiros de Estremoz, GNR e o Coordenador Municipal da Proteção Civil de Estremoz, apoiados por cinco viaturas.

Portalegre: remoção de carga de pesado condiciona trânsito no IP2

Foto: Joel Santos Costa/Vigilantes Da Estrada

Um veículo pesado de mercadorias está, desde ontem, 13 de novembro, imobilizado ao quilómetro 200 do IP2, em Portalegre, junto à zona comercial e industrial da cidade, depois da carga ter começado a tombar.       

Ainda que a ocorrência, da qual não se registaram quaisquer feridos, se tenha registado ontem, só hoje começaram os trabalhos de remoção das mercadorias do veículo, que se têm revelado complexas.

A circulação faz-se ainda, por esta altura, e até que os trabalhos estejam concluídos, com algumas restrições.

Município de Vila Viçosa adquire autocarro de passageiros de 22 lugares

Na sequência do concurso público para a aquisição de um autocarro de passageiros de 55 lugares, o Município de Vila Viçosa adquiriu também um autocarro de 22 lugares.

A necessidade das referidas aquisições surge de uma imposição legal em que os autocarros com antiguidade superior a 16 anos não podem efetuar o transporte coletivo de crianças.

Comissão Europeia lança curso online sobre Política de Coesão na Europa

A Comissão Europeia, em colaboração com seis universidades europeias, incluindo a Universidade do Porto, e duas associações de jornalistas, lançou recentemente um curso online aberto a todos, intitulado “Cobrir a Política de Coesão na Europa”.

O curso tem o objetivo de colmatar lacunas na educação na área dojornalismo e promover o conhecimento sobre a política de coesão e os seus benefícios para as regiões e cidades europeias. Destina-se a estudantes de jornalismo, a profissionais e a qualquer pessoa interessada em assuntos da União Europeia.

Este curso está disponível no MOOC, uma plataforma de e-learning gratuita e interativa disponível em todas as línguas da União Europeia. Abrange áreas-chave como a governação da União Europeia, a política de coesão, as ferramentas disponíveis para encontrar dados sobre a UE, a comunicação de informações transfronteiriças e o jornalismo digital. Estruturado em 14 módulos, o curso abrange um semestre completo.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Exposição de fotografia “Luz & Sombra” inaugurada na Escola Secundária de Campo Maior

A exposição de Fotografia “Luz & Sombra”, da autoria de Ricardo Lourenço, foi inaugurada ontem, 13 de novembro, na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior, onde vai estar patente até dia 6 de dezembro.

Esta exposição de autor, organizada em conjunto pelo Agrupamento de Escolas do concelho de Campo Maior e pelo Clube Ciência Viva na Escola “Ciência na Raia”, é inspirada na fotografia de natureza e nas diferentes abordagens e facetas mais curiosas que o mundo natural tem para oferecer.

Presentes na inauguração estiveram o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, e a vereadora São Silveirinha.

IMI em Elvas será reduzido para 0,35%, mas PSD queria ir mais longe

A proposta de redução do valor de IMI dos prédios urbanos para 0,35%, em cima da mesa, na reunião de ontem, 13 de novembro, na reunião do executivo da Câmara Municipal de Elvas, contou com o voto contra da vereadora do PSD, Tânia Morais Rico.

Em comunicado, a Comissão Concelhia do PSD de Elvas explica que, e “tendo em conta a apregoada saúde financeira das contas do município”, propôs que o valor de IMI fosse reduzido para 0,30%, “permitindo assim aliviar o orçamento das famílias até ao valor máximo permitido por lei”. Sendo que a proposta não foi aceite, Tânia Morais Rico votou contra.

Na reunião de ontem, realizada nas instalações da ARPI da Belhó, Raposeira e Rui de Melo, o PSD votou também contra a alteração ao regulamento das bolsas de estudo, tal como já o tinha feito antes. Tânia Morais Rico pediu ainda esclarecimentos sobre o processo do Orçamento Participativo, dadas as alegadas “falhas e dificuldades no acesso à votação eletrónica”, bem como sobre quando será aberto o concurso para a atribuição de 50 habitações, ao abrigo do programa 1.º Direito

O comunicado para ler na íntegra:

“No âmbito da reunião de câmara de dia 13 de novembro de 2024, que decorreu na ARPI-Belhó, Raposeira e Rui de Melo, no período antes da Ordem de Trabalhos, pedimos esclarecimento acerca do decorrer do processo do Orçamento Participativo de 2024, pois aparentemente houve falhas e dificuldades no acesso à votação electrónica, e existindo só um vencedor com um projeto no valor de 5.999 euros, se os restantes 19.001 euros seriam aplicados nos outros projetos.

No decurso da Ordem de Trabalho, à semelhança do já votado anteriormente, no ponto referente ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas – Bolsas de estudo, mantivemos o voto contra, pois tratando-se de um apoio social, não deverá ser exigida uma contrapartida. Deverão sim, tendo em conta uma intenção de formação e inserção dos jovens no mercado de trabalho, serem acionados os mecanismos e programas próprios para o efeito.

No ponto relativo ao Programa de concurso para atribuição de cinquenta habitações, ao abrigo do 1.º Direito, solicitámos que nos fosse esclarecido quando seria aberto o Concurso, da sua abertura até à entrega das casas quanto tempo levaria e se todas as casas estavam já concluídas e prontas para entrega. Propusemos também que fosse feita uma alteração no art.º 5, na alínea b) Residirem no concelho de Elvas há mais de dois anos, e passar a ser essa obrigatoriedade de residirem para mais de cinco anos. Com mais cinco anos de residência efetivado, o candidato já confirmou a sua fixação em Elvas e está criado um vínculo à sociedade e comunidade elvense onde se inseriu. Tendo em conta que esta atribuição de casas ao 1.º Direito foi anunciada há quase 3 anos, corre-se o risco de beneficiar agregados que vieram de fora recentemente, de modo a se aproveitarem deste programa. Esta alteração não foi aceite, deste modo o voto foi de abstenção.

Em relação ao ponto relativo ao IMI/IMI Familiar 2024, em que foi proposto que o valor do IMI dos prédios urbanos seria de 0,35%, propusemos, tendo em conta, a apregoada saúde financeira das contas do município que o valor do IMI dos prédios urbanos baixe para 0,30%, permitindo assim aliviar o orçamento das famílias até ao valor máximo permitido por Lei. Não foi aceite, votámos contra.

No ponto relativo ao Projeto de Regulamento Municipal de Concessão de Benefícios Fiscais do Município de Elvas, propusemos, uma alteração no art.º 11 relativo à Redução de Imposto Municipal sobre Imóveis aplicável às habitações próprias e permanentes dos Bombeiros Voluntários, que no ponto 3 que a isenção passe a ser concedida, em vez de só cinco anos, passe a ser concedida enquanto a titularidade de bombeiro voluntário for ativa e que este ponto, seja alargado também aos membros afetos à unidade de emergência da delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa. 

Por último, no âmbito da Celebração de Protocolo com a P.S.P. – Sistema de Videovigilância de Elvas, congratulamo-nos por finalmente se ter dado este passo, que já há muito tempo o PSD defendia, da videovigilância em Elvas. Defendemos a implementação da videovigilância no nosso programa eleitoral de 2021 e em 2023 voltámos a indicar que fosse um projeto a incluir nas GOP`S e Orçamento de 2024.

SEMPRE POR ELVAS  

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

Nova direção da IALBAX retoma organização de provas em Elvas em 2025

Marco Santos é o novo presidente da associação desportiva IALBAX, fundada em Elvas, em 2016, altura desde a qual se tem dedicado, sobretudo, às provas de corrida, como maratonas e trails.

O objetivo do novo presidente, que é também um dos fundadores da IALBAX, é “dar continuidade” ao trabalho desenvolvido pela anterior direção. A promessa, diz Marco Santos, é de fazer sempre “o melhor”. “Queremos promover uns convívios abertos à comunidade e temos a ideia de criar, a curto prazo, uma escolinha de atletas”, adianta, no que toca a projetos futuros.

Na vice-presidência da associação mantém-se Rita Magarreiro, que revela que a IALBAX, depois de um interregno, vai retomar, já no próximo ano, as duas provas que organiza em Elvas: o Cross Country e o Trail Elvas Património Mundial. Por outro lado, Rita Magarreiro lembra que os atletas do clube têm participado em muitas competições, dentro e fora de Portugal. “Já estivemos em Marrocos e nos Países Baixos”, recorda.

Atualmente, a IALBAX tem cerca de 65 atletas, “a maioria na área do atletismo como corrida”. “Não temos muito a nível de caminhada, mas o nosso foco também é sempre a corrida”, adianta a vice-presidente.

A entrevista completa a Marco Santos e Rita Magarreiro, sobre a nova direção da IALBAX, a atividade da associação desportiva e os planos para o futuro, para ouvir no podcast abaixo: