Conferência “Frei Agostinho de Santa Maria” no sábado em Estremoz

O Auditório da Biblioteca Municipal de Estremoz irá receber no próximo sábado, dia 16 de novembro, pelas 15 horas, a conferência “Frei Agostinho de Santa Maria – Santuário Mariano”, no 3.º centenário da sua publicação.

O programa inicia-se com a “Mesa de Abertura Institucional”, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Estremoz, o presidente do Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos de Mariologia (IPPEM), o inventário artístico da Diocese de Évora e o diretor do Departamento Diocesano da Pastoral da Cultura e Bens Culturais.

Pelas 15h30, realiza-se a sessão de comunicação “O papel da Materialidade Mariana no Império Português a partir da obra de Frei Agostinho de Santa Maria”, com Diana Pereira do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória DA Universidade do Porto (CITCEM/UP). Segue-se às 15h50, mais uma sessão com Filipa Medeiros do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra (CIEC/UC), com o tema “Simbolos, milagres e mistérios: o convento de São João da Penitência no Santuário Mariano”.

Às 16 horas está marcada uma “discussão”, seguindo-se um Coffee Break às 16h15. Pelas 16h30 está agendada a sessão “As devoções Marianas na paisagem de Santuário de Frei Agostinho de Santa Maria (1642-1728), com António Camões Gouveia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FSCH). Às 16h50, está agendada a última sessão do dia com Artur Goulart e Susana Nogueira do Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora, e que tem o tema “O Santuário Mariano, três séculos depois, em algumas imagens da arquidiocese de Évora”.

A sessão de encerramento está agendada para as 17h10.

Luís de Matos deu a conhecer “Estórias Reais de Vida da Minha Gente” em Arronches

A apresentação da obra literária o livro “Estórias Reais de Vida da Minha Gente”, do escritor Luís de Matos, decorreu no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, no passado sábado, dia 9 de novembro.

Perante uma sala cheia, o presidente do Município de Arronches, João Crespo mostrou contentamento com a realização de mais este evento naquele espaço, não sem antes dar as boas vindas a todos os que não quiseram perder esta oportunidade e de agradecer todo o trabalho de José Ricardo, sócio da Associação Cívica e Cultural “Grémio Transtagano” e a seu lado na mesa, na colaboração com a autarquia.

O “Grémio Transtagano” fez-se igualmente representar pelo seu presidente, Luís Carapinha que sublinhou as palavras do edil e acrescentou a sua gratidão pela disponibilidade uma vez mais demonstrada pela Câmara Municipal de Arronches, fazendo depois um agradecimento pela presença do público. O líder da Direção da associação afirmou, por último, que se tratava de uma enorme honra e privilégio poder estar junto ao autor para apresentar esta compilação de estórias reais e tão características da região.

Antes de ter palavra o escritor, José Ricardo não quis deixar de ler uma mensagem de um amigo pessoal de ambos, Rui Arimateia, intervindo finalmente o escritor da região de Arronches, Luís de Matos.

Agradecendo a todos os presentes, o autor da obra disse estar muito satisfeito por ter esta oportunidade e que este livro, elaborado ao longo de anos, não é mais que um contar de histórias do quotidiano, o qual representa um autêntico testemunho do tempo. 

Grupo Roncas D’Elvas atuou na Adega Mayor

O grupo Roncas D’Elvas, da ARKUS, Associação Juvenil, atuou na Adega Mayor na passada tarde de sábado, dia 9 de novembro.

No passado sábado, Campo Maior recebeu ainda o “Campo Maior Trail Runners” para uma tarde de caminhada e magusto com a animação do grupo Roncas D’Elvas.

Já no domingo, dia 10 de novembro, as roncas partiram rumo a Badajoz, em direção à FEHISPOR, Feira Hispano Portuguesa, onde atuou no Stand da EUROBEC.

Forte da Graça acolhe workshop sobre Turismo Noturno

O Workshop “Turismo Noturno- Perspetivas de Desenvolvimento na Raia” está a decorrer esta terça-feira, dia 12 de novembro, no Forte da Graça, em Elvas, numa iniciativa inserida no projeto “ILUMINA” e promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Este projeto tem como objetivo valorizar o património histórico-artístico e cultural, através da iluminação do seu exterior, para reforçar o papel da cultura e do turismo sustentável no desenvolvimento económico.   

O workshop integra o projeto de aculturação transfronteiriça liderado pela fundação Iberdrola. Segundo José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, este projeto “tem a ver com o desenvolvimento de soluções de iluminação cénica para monumentos. O papel da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo passa por ajudar a criar, junto dos empresários, uma oferta turística”.

O seminário abrange temáticas que “desenvolvem soluções de iluminação que podem ser criadas para os monumentos e, ao mesmo tempo, de que forma podem ser construídos novos produtos e serviços turísticos”, realça ainda José Manuel Santos.

Para Vitória Branco, vereadora da Câmara de Elvas, este workshop direcionado para o Turismo Noturno “tem grande importância para a cidade, trazendo a Elvas outras pessoas e entidades que podem ter grande impacto no turismo”.

Jornadas Médicas de Medicina Geral e Familiar durante dois dias em Elvas

O Auditório São Mateus, em Elvas, acolhe, esta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de novembro, as Jornadas Médicas de Medicina Geral e Familiar.

A iniciativa, que pretende ser um encontro de trabalho, partilha de experiências e apresentação de diversos temas, tem lugar a partir das 8h30, de quinta-feira, com um programa diverso.

Diabetes, prescrição social, fibromialgia, escoliose, prevenção do suicídio e princípios básicos no tratamento de feridas complexas são apenas alguns dos temas abordados no decorrer das jornadas.

Inscrições abertas para o almoço do “Natal + Solidário” em Estremoz

O Natal aproxima-se e com ele regressa o “Estremoz, Natal + Solidário”.

O Almoço de Natal, promovido pela Câmara Municipal de Estremoz terá lugar, a 13 de dezembro, no Pavilhão B, do Parque de Feiras e Exposições da cidade, destinado a todos os interessados, com idade igual ou superior a 65 anos, e a reformados, residentes no concelho de Estremoz.

Para além desta iniciativa será ainda distribuída a Lembrança de Natal, aos agregados familiares com munícipes, com idade igual ou superior a 65 anos (oferta de uma lembrança por agregado).

As inscrições deverão ser realizadas, até dia 1 de dezembro, no gabinete de apoio à vice-presidente, através do e-mail vice-presidente@cm-estremoz.pt, pelo telefone 268 339 207, ou na Casa de Estremoz ou nas Juntas de Freguesia do local de residência.

EDP Energia Solidária: dois projetos vencedores apoiados pelas incubadoras do IPP

Dois projetos apoiados pelas incubadoras de empresas do Politécnico de Portalegre (IPP) venceram o Programa EDP Energia Solidária, destinado a entidades com e sem fins lucrativos, especialmente nas áreas de apoio social, inclusão e eficiência energética, e energias renováveis.

O projeto “ENERGIA 100 ID@DE” desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor, e o projeto “ECAS – Economia, Compostagem, Água e Sustentabilidade” da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, contaram com o apoio de dois técnicos do Gabinete de Empreendedorismo e Emprego, e dois técnicos da BioBIP Energia, no desenvolvimento das candidaturas.

Das 94 candidaturas apresentadas, 13 venceram a edição deste ano e irão gerar respostas sociais através de soluções de eficiência energética, energias renováveis, inclusão energética, economia circular, proteção do património natural e da biodiversidade e mobilidade sustentável.

Estes projetos representam um investimento de cerca de um milhão de euros, por parte da Fundação EDP, e pretendem melhorar a qualidade de vida de pessoas em contexto de vulnerabilidade ou em risco de exclusão social, como famílias em situação de insegurança alimentar, seniores em situação de isolamento social, desempregados, vítimas de violência doméstica, pessoas portadoras de deficiência.

Para além do distrito de Portalegre, prevê-se que este apoio possa vir a ter um impacto positivo direto na vida de mais de seis mil pessoas em 12 distritos do país: Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Vila Real e Viseu.

A BioBIP e C.BIP, são duas das 15 incubadoras parceiras da Fundação EDP, e estiveram representadas na cerimónia de entrega dos prémios aos projetos vencedores, que decorreu no MAAT Central, em Lisboa.

Em 20 anos de EDP Energia Solidária, foram apoiados 430 projetos, que chegaram a mais de um um milhão e 500 mil beneficiários, num investimento de cerca de 19 milhões de euros.

O projeto “ENERGIA 100 ID@DE” desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor, propõe a instalação de um ginásio fisiátrico gerontológico, privilegiando o uso de equipamentos geradores de energia, com baterias carregáveis e utilizando a realidade virtual e aumentada como fator motivacional e disseminador da importância da transição energética justa. O projeto prevê ainda atividades intergeracionais como workshops sobre o tema e prática do exercício para famílias, idosos e crianças, challenge intergeracional, e um programa de educação ambiental para o pré-escolar.

O projeto “ECAS – Economia, Compostagem, Água e Sustentabilidade” da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, tem em vista um uso eficiente da água e valorização de subprodutos orgânicos numa escola profissional de desenvolvimento rural. Está ainda prevista a implementação de um sistema para gestão sustentável da água, com reaproveitamento da água dos duches dos cavalos (cerca de 65 cavalos=3250 litros/dia) para rega da horta e lavagens das instalações pecuárias, a instalação de um sistema de captação de água pluvial, com a instalação de algerozes nos edifícios, e a transformação do estrume dos cavalos em matéria orgânica enriquecida com a água armazenada dos duches dos cavalos.

Conheça todos os projetos em https://www.fundacaoedp.pt/pt/noticias/fundacao-edp-investe-em-13-novos-projetos-sociais-que-vao-apoiar-mais-de-6000-pessoas

Empalhamento com bunho é mote para workshop no MAEE

O Município de Elvas promove um novo ciclo de workshops sobre diversas temáticas no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires (MAEE), sendo que, no próximo dia 23 de novembro (sábado), a população é convidada a participar numa sessão dedicada à técnica de empalhamento com bunho.

O worlshop, que decorre entre as 10 e as 13 horas, terá como orador convidado Francisco Matela.

O evento tem entrada livre e é aberto ao público em geral, a partir dos dez anos, tendo inscrição prévia, já que conta com entrada limitada. A inscrição pode ser feita através do email mae@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 624 601.

Do analógico ao digital: como a tecnologia revolucionou o entretenimento online

Nos últimos anos, a forma como consumimos entretenimento sofreu uma transformação radical. Antes, o acesso ao entretenimento era limitado a televisão, rádios, livros e, ocasionalmente, idas ao cinema ou a concertos.

Com o avanço da tecnologia, especialmente com o aparecimento da internet, assistimos a uma verdadeira revolução no setor, abrindo novas possibilidades e criando experiências completamente diferentes.

Sabe quais foram as principais mudanças no entretenimento online e como isso impactou o nosso dia a dia? Descubra algumas das áreas que mudaram que talvez não tenha notado.

1.  O streaming: um novo mundo de opções

O streaming tornou-se uma das maiores mudanças no mundo do entretenimento. Serviços como Netflix, Amazon Prime, Disney+ e HBO Max substituíram, em grande parte, as tradicionais idas ao cinema ou até a compra de filmes e séries em Blu-Ray/DVD.

A tecnologia permitiu que, com apenas uma ligação à internet, tivéssemos acesso a uma vasta biblioteca de filmes, séries e documentários, disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar.

Este formato não só nos dá liberdade para escolher o que ver, como também introduziu novas formas de consumir conteúdo, como as famosas “maratonas” de séries. Ao invés de termos de esperar uma semana pelo próximo episódio, podemos ver uma temporada inteira de uma só vez.

Além disso, o streaming não se limita ao vídeo. Plataformas como Spotify e Apple Music mudaram a forma de ouvir música. Já não precisamos de comprar álbuns físicos ou digitais, pois podemos simplesmente subscrever a um serviço e ter acesso a milhões de músicas.

2.  Videojogos: o crescimento dos jogos online e dos eSports

Outro setor que sofreu uma transformação foi o dos videojogos. Antigamente, os jogos eram algo que jogávamos sozinhos ou com amigos em casa, usando consolas ou computadores.

Hoje em dia, plataformas como a Steam, PlayStation Network e Xbox Live permitem-nos jogar com pessoas de todo o mundo.

Os eSports também cresceram exponencialmente, tornando-se uma forma de entretenimento tão popular quanto o desporto tradicional. As competições de eSports chegaram a um ponto em que equipas profissionais e atletas dedicam as suas vidas a treinar e competir em torneios internacionais.

Por outro lado, no campo gaming também surgiram novos setores de jogo como no caso do iGaming. Aqui, o grande exemplo desta área vai para o segmento dos casinos online que desenvolveram novas formas de jogo, graças a plataformas próprias. Atualmente, qualquer casino online tem um catálogo de jogos que pode ser explorado, onde slots e jogos de mesa são os atores principais.

3.  Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)

A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) abriram portas para novas experiências imersivas.

Se antes nos limitávamos a ver filmes ou jogar em ecrãs 2D, agora podemos estar no centro da ação. A tecnologia VR permite-nos entrar num mundo digital onde podemos interagir com o ambiente, seja para jogar, aprender ou simplesmente explorar.

Já a realidade aumentada mistura o mundo real com elementos digitais. Exemplos disso incluem jogos como Pokémon GO ou funcionalidades em redes sociais como filtros de Instagram.

4.  Redes sociais: entretenimento na palma da mão

As redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e TikTok tornaram-se fontes de entretenimento por si só.

Com a capacidade de criar e partilhar vídeos, fotografias e até transmissões em direto, qualquer pessoa pode tornar-se criadora de conteúdo.

Por exemplo, o TikTok, em particular, revolucionou o formato de vídeos curtos, criando tendências virais que capturam a atenção de milhões.

Além disso, as redes sociais tornaram-se também plataformas para transmissão de eventos ao vivo, desde concertos a estreias de filmes e lançamentos de videojogos.

5.  A personalização do entretenimento

A tecnologia também permitiu uma personalização sem precedentes do entretenimento. Algoritmos inteligentes, como os que encontramos em plataformas de streaming ou nas redes sociais, analisam o nosso comportamento para nos recomendar conteúdo baseado nos nossos gostos.

Assim, cada utilizador tem uma experiência única, com recomendações a variar conforme os seus interesses.

Isto não só melhora a nossa experiência como consumidores, mas também aumenta a quantidade de tempo que passamos nas plataformas, visto que somos constantemente apresentados a conteúdo que realmente nos interessa.

A tecnologia transformou então o entretenimento online de uma forma que nunca poderíamos ter imaginado há apenas algumas décadas.

Para os curiosos sobre o impacto da tecnologia nas nossas vidas, basta olhar para o tempo que passamos online a consumir entretenimento.

A evolução tecnológica trouxe-nos mais liberdade e opções, e as mudanças no entretenimento online são apenas o início do que o futuro nos reserva.

A Rádio Elvas também deu esse passo e a sua emissão e programação diária pode ser consultada e “consumida” via online.

Coro Beato Aleixo Delgado celebra 10º aniversário com concerto solidário

O Coro Beato Aleixo Delgado celebra o seu 10º aniversário no próximo domingo, 17 de novembro, com um concerto na Igreja de São Domingos, em Elvas.

O concerto, que junta o Scala Coeli Ensemble ao Coro Beato Aleixo Delgado, está marcado para as 16h30.

A entrada no concerto é feita através da doação de bens alimentares. “Cada um é convidado a trazer um género alimentar para depois partilhar com os mais necessitados”, revela o diretor do coro, o padre Tiago Carlos, em nota de imprensa, dando conta que “irá estar um cesto na entrada da igreja para serem colocados os alimentos”.

Executivo da Câmara de Elvas reúne esta quarta-feira na ARPI da Belhó

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, esta quarta-feira, dia 13 de novembro, às 17 horas, na sede da ARPI da Belhó, Raposeira e Rui de Melo.

A sessão, aberta ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:
1– Período Antes da Ordem do Dia
2– Aprovação das Atas de 23/10/2024 e 31/10/2024
3– Expediente Geral
3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:
– Análises de águas
– Plano Individual de Transição (PIT) – Alunos da Escola D. Sancho II
– Auto de Adjudicação Provisória respeitante ao Procedimento para Cessão de Exploração de Estabelecimento de Bar e Restauração sito nas Piscinas Municipais
– Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências
– Processo de propriedade horizontal n.º 6/24
– Pedido de parecer para negócio de compropriedade do prédio rústico denominado “Palmeira”, freguesia de S. Brás e S. Lourenço
– Propriedade horizontal referente ao processo de obras n.º 12/24
– Propriedade horizontal referente ao processo de obras n.º 25/22
– Processo de obras n.º 129/23 – Pedido de isenção de taxas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua da Alagoa, n.ºs 2 e 2-A – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado no Ramal da Terrugem, n.º 30 – Terrugem
– Direito de preferência do prédio situado na Rua de Portalegre, n.º 25 – 3º Dto., fração “H” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua Saúl Horácio, Ventura, n.º 5 – 1º Dto., fração “D” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua das Olaias, n.º 25 – R/C, fração “B” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua José Vicente Abreu, n.º 32 – R/C, fração “A” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua de Elvas, n.ºs 2 e 2-A, fração “B” – Terrugem
– Direito de preferência do prédio situado no Largo de S. Vicente, n.º 12 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Av. da Piedade, n.º 7 – 3º, fração “J” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Av. da Piedade, n.º 7, sótão, fração “L” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado no Vedor, n.ºs 16 e 18 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua Alfredo Mirante, n.º 15 – 2º Esq., fração “R” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua do Forno, n.º 5-A – Barbacena
– Direito de preferência do prédio situado no Rossio do Meio, n.ºs 15 e 16, Rua Principal, n.ºs 49 e 51 – 1º Esq., fração “D” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado no Bairro de S. Pedro, n.º 24 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Av. da Piedade, n.º 33, fração “X” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua Aqueduto da Amoreira, n.º 17, Quinta dos Arcos – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua Teresa Monteiro, n.º 11, fração “D” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua de Três, n.º 12 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua João de Casqueiro, n.º 9, fração “C” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Horta Pomar do Macedo – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Av. Colégio Luso Britânico, nº 6 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado no Beco Porta da Vila, n.ºs 8, 8-A, 10, 12 e 14 – Vila Boim
– Direito de preferência do prédio situado na Rua das Laranjeiras, n.º 30 – Terrugem
– Direito de preferência do prédio situado no Largo do Castelo – Barbacena
– Direito de preferência do prédio situado na Rua do Passo, n.ºs 6 e 6-A e Rua das Alcoutinas, n.ºs 8 e 8-A, fração “E” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Urbanização das Caldelas, lote n.º 51, Porta B – 1º andar, fração “H” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado no Telhal do Quico ou Estrada das Magras, n.º 19 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Horta dos Pepinais – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado no Sítio da Badana – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Praceta José Picão Tello, n.º 23 – 3º Dto., fração “O” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua Saúl Horácio, n.º 5 – 2º Dto., fração “F” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Av. da Piedade, n.º 7 – 3º, fração “J” – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua dos Chilões, n.º 12 – Elvas
– Direito de preferência do prédio situado na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, n.º 8 – Stª. Eulália
– Direito de preferência do prédio situado na Rua Dr. João Camoesas, Torre Stª. Luzia, n.º 5, fração “AL” – Elvas

Processos despachados de acordo com a delegação de competências

Processo de obras n.º 65/23, n.º 9/24, n.º 46/24, n.º 67/24; n.º 70/24, n.º 75/24, n.º 96/24, n.º 97/24, n.º 98/24

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:
– Resumo diário de Tesouraria do dia 12 de novembro de 2024
– Alteração orçamental
– Delegação e Subdelegação de Competências
– Termo de Aceitação do Projeto n.º 11367 – Promoção das Acessibilidades em Edifícios Públicos – Banda 14 Janeiro
– Submissão do Apoio ao Funcionamento dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais 2024
– Proposta de Submissão do 2º pedido de alteração temporal do projeto SIGA nº 62581 – “Reabilitação de 5 fogos – Rua dos Lagares 2, 2-A e 2-B, Rua de São francisco nº 7 e Terreiro Vasco Martins (Rua dos Oleiros) nº 5 e 5-A”
– Auto de Licitação respeitante ao Procedimento para venda do Lote de Terreno n.º 1 no Olival do Revoltilho

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:
Atos praticados pelo presidente no período entre os dias 19 de outubro de 2024 e 4 de novembro de 2024
– Projeto de “Requalificação da Escola Básica n.º 2,3 da Boa-Fé”, aprovação dos projetos de execução (especialidades)
– Projeto de “Reabilitação de Edifício na Estrada de Santa Rita, Antigo Lote 6, n.º 20”, aprovação da revisão dos projetos de execução (arquitetura e especialidades)
– Empreitada de “Requalificação de espaço público para Parque Autocaravanas da Terrugem”, receção provisória
– Empreitada de “Requalificação de Interiores do Quartel dos Bombeiros – Sala do Bombeiro”, conta final,
– Empreitada de “Remodelação do r/c do edifício do Centro da Juventude”, libertação de caução
– Empreitada de “Conservação e restauro do pórtico e muralha Rua Nova S. Vicente”, libertação de caução
– Empreitada de “Estabilização corpo enterrado latrina da muralha e Rua Nova S. Vicente”, libertação de caução
– Empreitada de “Remodelação Bar CME e posto turismo Praça da República”, libertação de caução
– Empreitada de “(Re)Arborização e Beneficiação espaços verdes na cidade de Elvas – Jardim Municipal”, libertação de caução
– Empreitada de “Promoção de acessibilidades em edifícios públicos EB1 Barbacena e EB 1 Santa Eulália – Elvas”, libertação de caução
– Empreitada de “Reparações Estrada Municipal 514 e Rua Escudeiros, Barbacena”, libertação de caução

4 – Assuntos propostos pelo presidente, pela vice-presidente e vereadores:
4.1. – Protocolo do Curso de Educação Social – A ratificar,
4.2. – CLDS – 5G – Alteração de Plano de Ação,
4.3. – Comemoração da Quadra Natalícia dos funcionários da Câmara Municipal de Elvas e Juntas de Freguesia,
4.4. – Atividades de Enriquecimento Curricular – Reforço de verba,
4.5. – Programa Eco-Escolas,
4.6. – Regulamento Municipal de Apoios Sociais – Bolsas de Estudo,
4.7. – Protocolo para a Igualdade e a Não Discriminação (Nova Geração) celebrado com a CIG,
4.8. – Programas OMTS e OMTJ – Proposta de alteração de valor de bolsa mensal,
4.9. – Proposta de alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas,
4.10. – Programa de concurso para atribuição de cinquenta habitações, ao abrigo do 1º Direito,
4.11. – Proposta de Regulamento de Organização, Utilização e Funcionamento do Mercado Municipal de Elvas,
4.12. – Proposta de cedência de Banca do Mercado Municipal à Associação dos Amigos de Vila Fernando – A ratificar,
4.13. – Relocalização Temporária para a realização semanal da Feira das Antiguidades na Praça D. Sancho II,
4.14. – Relocalização temporária dos Táxis para a zona frente aos CTT, aquando da realização do evento Elvas Cidade Natal 2024,
4.15. – Proposta de parceria com a Associação Empresarial de Elvas – Elvas Cidade Natal 2024,
4.16. – Acordo de parceria para registos fotográficos – Elvas Cidade Natal 2024,
4.17. – Cedência do Cineteatro Municipal para a realização do “Circo Mágico de Natal”,
4.18. – Cedência do Cineteatro Municipal para Concerto de Natal do Colégio Luso-Britânico de Elvas,
4.19. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço para a realização da II Reunião Ibérica de Cirurgia,
4.20. – Declaração de Apoio Logístico e Cedência de Espaços – Orquestra Sinfónica Juvenil – A ratificar,
4.21. – Cedência do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço para o Agrupamento 158 de Elvas – Corpo Nacional de Escutas – A ratificar,
4.22. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço para o Agrupamento 158 de Elvas – Corpo Nacional de Escutas para a realização das Promessas 2025,
4.23. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas ao Clube Elvense de Natação,
4.24. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas à Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla para a realização da Feira da Saúde,
4.25. – Proposta de cedência de imagens e conteúdo informativo acerca de Elvas para os canais de comunicação da ELVAS SAD,
4.26. – Proposta de Programação Anual para 2025 das Exposições na Sala temporária da Casa da Cultura,
4.27. – Proposta de Minuta de Contrato de Cedência Temporária de Bens Culturais Móveis para a exposição “O PRESÉPIO: de Elvas para o Mundo, na Casa da Cultura”,
4.28. – Cedência da Casa das Barcas à Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses em Elvas para a realização do Bazar das Velharias,
4.29. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço ao Agrupamento de Escolas N.º 1 de Elvas para a realização do Mercadinho de Natal,
4.30. – Proposta de Programação de Animação Sociocultural para as Comemorações dos 366 anos da Batalha das Linhas de Elvas,
4.31. – Proposta de realização da segunda edição do RONCA – Mostra de Cinema de Elvas,
4.32. – Cedência de cafetaria/Bar do Cineteatro Municipal de Elvas e do Auditório São Mateus à ARKUS – Associação Juvenil,
4.33. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço para a realização do 5º Open Cidade de Elvas,
4.34. – Cedência da Torre Fernandina à ARKUS – Associação Juvenil, no âmbito do Elvas Cidade Natal 2024,
4.35. – Proposta de realização do XXVII Carnaval Internacional de Elvas,
4.36. – Protocolo de estágio curricular (opção livre) entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Município de Elvas,
4.37. – Comemoração do 9º aniversário da requalificação do Forte da Graça,
4.38. – Estágios curriculares no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Profissional de Técnico de Operações Turísticas, do 12º Ano, da Escola Secundária D. Sancho II, a realizar nos equipamentos municipais,
4.39. – Cedência de transporte ao Rugby Clube de Elvas – A ratificar,
4.40. – Trânsito (7),
4.41. – Proposta de atribuição de Hortas Comunitárias,
4.42. – Celebração de Protocolo com a P.S.P. – Sistema de Videovigilância de Elvas,
4.43. – IMI / IMI Familiar 2024,
4.44. – Projeto de Regulamento Municipal de Concessão de Benefícios Fiscais do Município de Elvas,
4.45. – Afixação de pendões publicitários referente à abertura do McDonald´s em postes de iluminação,
4.46. – Apoios:
a) Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Juventude de S. Vicente.
b) SIR.
c) CRP da Boa-Fé.
d) Barbaris BTT.
e) Liga Regional “Os Unidos de Vila Boim”.
f) Associação de Caçadores de Santa Eulalia, Maria Ribeira e Outras.
g) Associação de Caçadores e Pescadores de Vila Boim.
h) Clube de Tiro e Caça de Elvas – 2 apoios (Investimento e regular).
i) APPACDM de Elvas.

Medicamentos gratuitos e aumento de bolsas em Elvas: “mais vale tarde do que nunca”, diz PS

Tendo tomado conhecimento que a Câmara Municipal de Elvas se prepara para aumentar o valor das bolsas dos programas OMTJ e OMTS para 400 euros e para tornar o acesso aos medicamentos totalmente gratuito para a Idade de Ouro, a Comissão Concelhia do Partido Socialista lembra que estas medidas foram propostas, há mais de um ano, pelo PS.

Em comunicado enviado à redação da Rádio ELVAS, o PS, ainda assim, diz que “mais vale tarde que nunca” e que o importante, mais que o mérito da proposta, é “o seu resultado e os efeitos que produz”.

O comunicado para ler na íntegra:

“400€ mensais para OMTJ e OMTS e a Idade de Ouro passa a ter os medicamentos gratuitos

A concelhia de Elvas do PS tomou conhecimento que a Câmara Municipal de Elvas se prepara para aprovar mais alterações ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais.

Duas propostas do Partido Socialista, com mais de 1 ano, foram aproveitadas pela Câmara Municipal de Elvas. Mais vale tarde que nunca. Mais importante do que o mérito da proposta, é o seu resultado e os efeitos que produz.

O que interessa aos elvenses é que o valor das bolsas do OMTJ e OMTS passa para 400€ mensais e a Idade de Ouro pode finalmente ter os seus medicamentos de forma gratuita.Valeu apena lutar!

Recordamos ainda ao Senhor Presidente que pode e deve ir mais longe e aplicar,desde já,as nossas restantes propostas, efetuadas em setembro de 2023. Afinal, como já temos vindo a verificar, têm sido várias as propostas, vários os projetos, várias as conquistas, devidas ao Partido Socialista.

Para nós, todas as propostas que beneficiem os elvenses devem ser sempre aprovadas, independentemente de quem as propõe. Elvas precisa de estar mais aberta a todos os agentes da sociedade, só assim podemos ser mais, mas sobretudo melhores.

Para o Partido Socialista, o que verdadeiramente importa é Avançar Elvas!

Elvas, 11/11/2024

A Concelhia de Elvas do Partido Socialista”

Freguesias vão poder aceder diretamente aos fundos do Portugal 2030

O Governo está a preparar uma norma que vai permitir que as juntas de freguesia se candidatem diretamente aos fundos comunitários do programa Portugal 2030. 

A intenção é contribuir para a “valorização do poder local” e para a “autonomização das juntas”, sendo que o “teto máximo”, em termos de valor de candidatura, será estabelecido na ordem dos “120 ou dos 125 milhões de euros para todo o quadro comunitário”.

Ainda que sem adiantar mais pormenores sobre o assunto, a informação foi avançada pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, na sexta-feira passada, 9 de novembro, no decorrer da cerimónia de inauguração da obra do cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa.

Para o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, esta medida será “uma mais-valia”, lembrando que algumas juntas de freguesia têm orçamentos maiores que muitas autarquias mais pequenas. “Algumas freguesias terão dificuldade em ir, porque não têm corpo técnico, nem possibilidade económica. Mas as que têm acho muito bem”, disse ainda.

Escola Superior de Saúde do Politécnico de Portalegre comemora 52 anos

A Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico de Portalegre assinala esta tarde, dia 12 de novembro, o seu 52º aniversário.

As comemorações têm início às 14h45, no Auditório Dr. Francisco Tomatas, no Campus Politécnico. São intervenientes na abertura da Sessão Solene, a diretora da ESS, Helena Arco, o representante da Associação Académica do Politécnico de Portalegre, Bruno Pinto, a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho e o presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures.

Às 15h30, realiza-se uma mesa-redonda, subordinada ao tema “O Ensino e Multidisciplinaridade em Territórios de Baixa Densidade – A aposta estratégica”, que pretende ilustrar a apologia do ensino e da multidisciplinaridade enquanto pilar de desenvolvimento dos territórios de baixa densidade e, ao mesmo tempo, motores potenciais da melhoria da qualidade de vida das populações e comunidades. António Lopes, Bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas, Sérgio Branco, presidente do Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros e Graça Moura, representante da Associação Portuguesa de Higienistas Orais são os participantes desta mesa-redonda, que será moderada por Joana Nobre.

A anteceder o encerramento da sessão solene, há um momento musical com a Tuna Académica da Escola Superior de Saúde de Portalegre (EnfTuna), e a tradicional canção de “Parabéns”, ao lado do bolo comemorativo.

Bota Solidária promete voltar a fazer crianças felizes este Natal em Estremoz

O projeto “Bota Solidária” está de regresso ao Museu Berardo, em Estremoz, com o objetivo de continuar a fazer crianças felizes por altura do Natal.

A partir de hoje, 12 de novembro, e até 17 de dezembro, o público pode visitar, gratuitamente, o museu, se levar consigo um brinquedo e decorar uma bota para enfeitar a Árvore de Natal daquele espaço museológico.

Em cima da mesa, lembra o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, está uma “causa muito nobre”. “É um excelente projeto, levado a efeito pela equipa do nosso Museu Berardo e pela divisão de cultura, em que ofertamos a entrada no museu em troca de um brinquedo”, revela.

Esses brinquedos, lembra o autarca, serão posteriormente distribuídos “por todas aquelas crianças que, no concelho, têm mais carências e dificuldades”. “A ideia é fazer felizes os meninos, sobretudo aqueles cujas famílias não têm tanta disponibilidade (financeira)”, adianta.

Garantindo que, nas últimas edições, esta campanha tem sido “um sucesso”, José Daniel Sádio diz ainda que todos aqueles que vão ao museu se sentem satisfeito por, por um lado, frequentarem um “espaço de excelência”, enquanto contribuem para a “felicidade de alguém, o que é muito importante na altura do Natal”.

Este ano, nesta campanha da “Bota Solidária” passam a estar também abrangidas as idades dos nove aos 16 anos, através da oferta de livros. Para além dos brinquedos, são também solicitados bens para a constituição de kits para bebés: fraldas; toalhitas; cremes para assaduras; champô e gel de banho; creme hidratante; compressas; soro fisiológico; boiões de comida; polpa de fruta para beber e papas.

Todas as ofertas deverão ser entregues desembrulhadas para mais facilmente as instituições identificarem quem irá sorrir, ao receber os presentes.

Portugal envia centena de operacionais da Proteção Civil e Forças Armadas para Valência

Portugal vai enviar esta terça-feira, 12 de novembro, uma Força Conjunta de Proteção Civil e das Forças Armadas (FOCON), para apoiar Valência, ao abrigo do pedido de ajuda internacional ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, informa o Governo, através de comunicado conjunto do Ministério da Defesa e da Administração Interna.

A FOCON será constituída por 101 operacionais oriundos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), bombeiros, INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) e 28 militares dos três ramos das Forças Armadas.

“A Força Conjunta estará equipada com 40 veículos, dos quais 28 são operados por elementos da Proteção Civil, entre os quais, três retroescavadoras, uma motobomba de lama alto débito, seis eletrobombas de esgoto, uma motobomba esgoto de alto débito, um modulo de bombagem de lamas, cinco eletrobombas para lama. Por sua vez, Marinha, Exército e Força Aérea enviam 12 veículos, designadamente, duas retroescavadoras, uma bomba de esgoto alto débito, duas motobombas esgoto, duas bombas esgoto pequeno débito, uma escavadora giratória, uma pá carregadora de rodas, dois camiões de transporte de terras e um Bobcat”, lê-se no referido comunicado

A partida da coluna terrestre para o país vizinho está prevista para esta terça-feira de manhã, em Vendas Novas. A FOCON “tem uma capacidade de sustentação mínima de sete dias”.

Campomaiorense José Caldeira integra nova equipa técnica do Sporting

O campomaiorense José Caldeira integra a nova equipa técnica do Sporting Clube de Portugal, liderada por João Pereira.

José Caldeira, que está no Sporting há oito anos (desde 2016), chega à equipa principal de Alvalade, transitando da equipa B, na qual era responsável pelo treino de bolas paradas.

Antes de chegar ao Sporting, onde trabalha com João Pereira desde 2022/2023, o treinador de 30 anos passou pelo Sporting Clube Campomaiorense, Juventude de Évora e Elétrico de Ponte de Sor.

Município dá “passo importante” na promoção de Elvas a partir do Coliseu

Durante os próximos dez anos, a sala de espetáculos do Coliseu de Elvas será gerida pela empresa Ricardo Covões, a mesma que explora o Coliseu dos Recreios, em Lisboa. O primeiro evento a ser apresentado é o tradicional Circo de Natal do Coliseu, entre os dias 3 e 5 de janeiro, para o qual os bilhetes já se encontram à venda (aqui).

O contrato de exploração entre a empresa e a Câmara Municipal foi celebrado no passado sábado, 9 de novembro (ver aqui), sendo que o presidente do município, Rondão Almeida, garante que com este acordo foi dado um “passo extremamente importante naquilo que é a promoção” de Elvas.

Por outro lado, o autarca explica que a empresa trará a Elvas vários espetáculos por ano, que também são apresentados em Lisboa. “Vamos dar (à empresa) 26 dias por ano, para trazerem a Elvas os eventos que acharem convenientes. O nosso objetivo é que aquilo que venha ao Coliseu de Lisboa possa vir também ao Coliseu de Elvas”, acrescenta. “Tudo aquilo que se vai passar no Coliseu de Lisboa e no Coliseu de Elvas terá uma divulgação de colagem do nosso coliseu ao Coliseu de Lisboa”, diz ainda.

Não adiantando que espetáculos poderão vir a era apresentados em Elvas, ao longo do próximo ano, estando ainda a ser preparada essa programação, Maria do Carmo Covões, da administração da empresa Ricardo Covões, explica o que levou a empresa a querer iniciar esta exploração do Coliseu Comendador Rondão Almeida com circo: “começamos com o circo porque é uma tradição do Coliseu de Lisboa”. “Todos os anos fazemos circo e achámos que podíamos trazer um pouquinho dessa tradição aqui para Elvas”, acrescenta.