Marcelo presidiu às comemorações dos 50 anos do EMGFA em Vila Viçosa

O Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) comemorou em Vila Viçosa o seu 50.º Aniversário e recordou o seu Patrono, o Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria.

Na manhã deste domingo, realizou-se uma Celebração Eucarística, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, e uma Cerimónia Militar, no Terreiro do Paço, que contou com a presença do presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e ainda com a presença de várias dezenas de Antigos Combatentes da região, que se associam a estas comemorações, a partir do meio-dia.

“O Elvas” venceu fora o Alverca B por 3-1

“O Elvas” foi a Alverca derrotar a equipa B da casa por 3-1, assegurando um passo muito importante na caminhada desta temporada, mercê de um penálti convertido mais uma vez por César Medina, o lateral goleador dos azuis e ouro e com o primeiro golo de David Freire e outro de Lucão.

A equipa da casa ainda reduziu, mas os alentejanos somaram uma importantíssima vitoria que faz abrir ainda mais a distancia para o segundo classificado, a dupla Arronches e Benfica e Peniche que ficou agora a seis pontos, à nona jornada.

No próximo jogo para o Campeonato, a equipa de Pedro Hipólito recebe o Pêro Pinheiro.

Campo Maior: São Martinho celebrado no CERN com “Castanhas com Afeto”

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior volta a promover, esta segunda-feira, 11 de novembro, em dia de São Martinho, a atividade “Castanhas com Afetos – Eternizar Abraços”. A iniciativa lugar no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro (CERN), a partir das 14 horas.

“Todos os anos no Centro Escolar, o Magusto do dia 11 de novembro faz-se com afetos entre os alunos e as famílias. Neste ano letivo, para além das castanhas, iremos eternizar abraços com a estampagem dos braços das famílias nas t-shirts usadas pelas crianças”, revela o Agrupamento de Escolas de Campo Maior em nota de imprensa.

Os alunos dos cursos profissionais do agrupamento integrarão a atividade, “desempenhando um papel importante no seu desenrolar.”

Teatro Bernardim Ribeiro recebe concerto “Memórias” de Rui Moura no dia 16

O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, recebe no próximo sábado, dia 16 de novembro, pelas 21 horas, o concerto “Memórias” do cantor Rui Moura.

O concerto surge no contexto do livro “Memórias”, do autor Francisco António Cunha Pedras, natural de São Lourenço de Mamporcão, que foi publicado a 10 de junho deste ano, e cujos poemas serviram de inspiração ao cantor e compositor Rui Moura, que se apaixonou pelos mesmos e quis musicá-los.

Rui Moura vai ser acompanhado neste concerto por Rui Gonçalves na percussão, por Paulo Parreira no contrabaixo e por Paulo Silva nos teclados e acordeão.

Os bilhetes estarão à venda no dia do espetáculo, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Abertas candidaturas para modernização e digitalização de serviços públicos

No âmbito do Programa Regional Alentejo 2030, foram abertos dois avisos de concurso para Apresentação de Candidaturas que visam acelerar a digitalização e modernização dos serviços públicos nas regiões do Alentejo e Lezíria do Tejo.

Estes avisos, enquadrados nos Instrumentos Territoriais Integrados das Comunidades Intermunicipais (ITI CIM), oferecem uma oportunidade estratégica para os municípios, comunidades intermunicipais e freguesias melhorarem a acessibilidade, eficiência e segurança dos serviços que prestam a cidadãos e empresas.

O primeiro aviso disponibiliza financiamento para projetos de infraestruturas digitais, desmaterialização de processos, serviços online e reforço da cibersegurança, com o objetivo de melhorar a capacidade de resposta da Administração Pública Local. As entidades elegíveis para candidatura incluem os municípios e comunidades intermunicipais das regiões NUTS III Alto Alentejo, Alentejo Litoral, Baixo Alentejo, Alentejo Central e Lezíria do Tejo.

Este aviso disponibiliza uma dotação de 3 milhões de euros através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com uma taxa de cofinanciamento de 85%. O período de candidaturas inicia-se no dia útil seguinte à publicação do aviso, sendo dividido em três fases: até 31 de janeiro de 2025, até 30 de abril de 2025, e até 30 de junho de 2025.

O segundo aviso, focado na modernização digital das freguesias da Região NUTS III Alto Alentejo, apoia a criação e gestão de Espaços Cidadão. Estes espaços reúnem serviços de diversas entidades públicas num único balcão, facilitando o acesso dos cidadãos a múltiplos serviços administrativos.

Este aviso conta com uma dotação de mais de 196 mil euros cofinanciada pelo FEDER, com uma taxa de cofinanciamento de 85%. As candidaturas estarão abertas a partir do dia útil seguinte à publicação do aviso e podem ser submetidas até 31 de dezembro de 2024.

Estes avisos são uma oportunidade importante para transformar a Administração Pública Local, tornando-a mais acessível, eficiente e digital, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas regiões abrangidas.

Para mais informações consulte o site oficial do Programa Regional Alentejo 2030 (https://alentejo.portugal2030.pt/)

“Vamos Falar de Autismo” no próximo domingo no Museu Berardo Estremoz

No próximo domingo, dia 17 de novembro, o Museu Berardo Estremoz recebe uma ação de Informação/Sensibilização com o tema “Vamos Falar de Autismo”, que decorre entre as 10 horas e as 12h30.

O autismo é um tema que desperta grande interesse e que gera muitas dúvidas e mitos na sociedade. Este é uma condição neurobiológica caracterizada por diferenças no processamento sensorial e na comunicação, que engloba muitas características, habilidades e desafios. Cada indivíduo no espectro autista é único, com as suas próprias características e maneiras de entender o mundo.

Vinhos, mantas e mel de Reguengos presentes na Fehispor

A edição deste ano da Feshispor, a Feira de Espanha e Portugal, que decorre desde quinta-feira na IFEBA, em Badajoz, chega este domingo, 10 de novembro, ao fim. Ainda assim, e até ao início da noite, é possível visitar o certame, onde não faltam atividades para toda a família.

Quem aproveita sempre o certame para se promover é o concelho de Reguengos de Monsaraz que, tal como explica Maria Gamado, continua a ser conhecido como a capital do vinho, depois de dois momentos importantes e “extraordinários”: em 2015, quando foi Cidade Europeia do Vinho e, em 2017, quando alcançou o título de Capital Nacional dos Vinhos. “É à conta da vinha e daquela paisagem milenar que Reguengos é conhecido em todo o mundo”, assegura.

A par dos vinhos, com a representação das 11 adegas do concelho, Reguengos de Monsaraz está também presente no certame com as tradicionais mantas alentejanas, o mel, a louça, as famosas padinhas e as suas duas destilarias.

“A Fehispor é das maiores feiras onde estamos presentes”, diz ainda Maria Gamado, não tendo dúvidas de que o número de visitantes espanhóis cresce em Reguengos de Monsaraz sempre após uma nova edição do evento de Badajoz.

“Vira o Disco e Toca o Mesmo” apresentado no Cineteatro Florbela Espanca

O Cineteatro Florbela Espanca recebe no dia 22 de novembro, sábado, pelas 14h30, a Revista “Vira o Disco e Toca o Mesmo”, apresentada pela Academia Sénior de Estremoz e as Velhas Gaiteiras, no âmbito das celebrações do mês do idoso.

A entrada para este espetáculo é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória nas Juntas de Freguesia de Vila Viçosa. A sessão é limitada ao número de lugares disponíveis no Cineteatro Florbela Espanca.

Município de Fronteira organiza dois magustos esta segunda-feira

No âmbito da Feira dos Sabores, o Município de Fronteira vai realizar dois magustos no concelho, esta segunda-feira, 11 de novembro, em dia de São Martinho.

O primeiro magusto inicia-se às 10 horas, em frente à Igreja Matriz de Fronteira, e às 14 horas realiza-se em Cabeço de Vide, junto ao Mercado Municipal.

Nesta iniciativa estarão à venda vários produtos e haverá oferta de castanhas assadas e água-pé.

Estremoz celebra São Martinho com “Castanhas e Cantigas”

O São Martinho vai ser celebrado, em Estremoz, esta segunda-feira, 11 de novembro, com mais uma edição da iniciativa “Castanhas e Cantigas”

A ter lugar no Rossio Marquês de Pombal, a partir das 14h30, a iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Estremoz.

O programa inicia-se com a interpretação de cantigas e poemas pelas crianças do 1.º ciclo e pré-escolar do ensino público e privado.

Às 15 horas, haverá atuação da Tuna da Universidade Sénior de Marvão, e, a partir das 15h30, atuam três grupos de Estremoz: as “Velhas Gaiteiras”, “Happy Life” e “Vozes na Idade d’ Ouro” da Academia Sénior de Estremoz.

O evento é gratuito e aberto a toda a população.

35ª Meia Maratona ligou Elvas a Badajoz

A 35ª Meia Maratona Internacional ligou este domingo, 10 de novembro, Elvas a Badajoz, num total de 21 quilómetros, com a participação de 1.500 atletas, sendo a partida do Parque da Piedade, em Elvas e a meta na Avenida de Huelva, em Badajoz.

A organização é da Fundación Municipal de Deportes do Ayuntamiento de Badajoz, com o apoio do Município de Elvas e a partida foi apadrinhada por Miriam Casillas, atleta olímpica que nos disse que “tinha muita vontade participar, estou na época de descanso, vou acompanhar a prova e vou animá-los, pois temos um dia espetacular e temos desfrutar deste domingo”.

Antes da saída dos atletas foi prestado um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia de Valência e o vereador da Câmara Municipal de Elvas Hermenegildo Rodrigues disse aos nosso microfones que “é impressionante o ambiente com 1.500 atletas neste excelente convívio de desportista e está tudo pronto para mais uma manhã de desporto”.

Juan Parejo, vereador no Município de Badajoz, participou na corrida “hoje temos desfrutar da festa do desporto em Elvas e Badajoz, já com 35 edições nesta meia maratona. Com mil e quinhentos atletas de ambos lados da fronteira todos a competir e a participar. Ainda bem que conseguimos recuperar a Meia Maratona Badajoz-Elvas que vai acontecer em 16 de fevereiro do ano que vem”.

Com o pelouro de “sanidad e proteção animal” no Ayuntamiento de Badajoz, Elena Salgado, “sou muito desportista, corro sempre todas a corridas e não podia faltar”. A colega no Ayuntamiento de Badajoz Sol Giralt, também esteve na partida em Elvas

Prémios até 1500€ para quem fizer compras no comércio de Elvas este Natal

O Município de Elvas vai apoiar, já este Natal, as compras no comércio local, com a campanha “Elvas, Comprar é Ganhar”. Quem fizer compras nos estabelecimentos aderentes à campanha em todo o concelho, entre 15 de novembro a 7 de janeiro, fica habilitado a ganhar vouchers para gastar no comércio local.

Lembrando que todo o dinheiro atribuído aos munícipes, ao nível dos diferentes programas sociais da Câmara Municipal, num valor total de “cerca de um milhão de euros” tem vindo “a ficar todo na economia local”, o presidente Rondão Almeida assegura que a ajuda a este setor tem sido “uma das principais preocupações” do executivo. “Mas chegámos a uma conclusão: é pouco”, garante, dando conta que é nesse sentido que surge esta campanha.

Na campanha “Elvas, Comprar é Ganhar”, a ter lugar, não só na época de Natal, como também na da Páscoa, a Câmara Municipal faz um investimento total de 150 mil euros, “que irão para o bolso dos elvenses”. “Os elvenses têm de se começar a habituar a fazer as suas compras, sempre que possível, no comércio local, se é que não querem, de uma vez por todas, ver a cidade completamente deserta”, remata o autarca.

Nesta campanha, explica por sua vez o vereador Cláudio Monteiro, podem participar todos os estabelecimentos de comércio a retalho e serviços do concelho de Elvas, com área inferior a 750m2 e inseridos em superfícies comerciais. Contudo, há produtos e serviços que ficam de fora, na altura da atribuição dos vouchers, como o álcool, o tabaco, os combustíveis (com exceção do gás) e “as comunicações e o pré-pago”. “Tudo o resto está englobado”, assegura.

A cada estabelecimento comercial aderente a autarquia irá atribuir gratuitamente um total de 200 cupões, sendo que cada cliente que faça uma compra igual ou superior a dez euros tem direito a um cupão, até um máximo de dez cupões por fatura. Estes cupões, depois de preenchidos, devem ser depositados na tômbola que irá estar instalada no Posto de Turismo da Praça da República, sendo, posteriormente, sorteados 150 prémios por cada sorteio (realizados a 13 de dezembro e 10 de janeiro), no valor total de 37.500 euros cada.

Os prémios atribuídos vão desde os 60 aos 1.500 euros, convertidos em vales de 20 euros. Com isto, a Câmara Municipal permite que “qualquer vencedor possa gastar dinheiro em diferentes empresas e não apenas em uma”, explica Cláudio Monteiro.

O prémio será entregue em vales de compras, sendo estes válidos apenas nos estabelecimentos comerciais aderentes à iniciativa, e os resultados dos sorteios divulgados nas várias plataformas digitais do Município de Elvas, no prazo máximo de cinco dias úteis seguintes ao da realização do sorteio.

Todas as informações sobre as normas do programa “Elvas, Comprar é Ganhar” estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Elvas.

Sessão “Camões nas Palavras de Sophia” na terça-feira em Campo Maior

A sessão “Camões nas Palavras de Sophia” vai ter lugar na terça-feira, dia 12 de novembro, às 11 horas, no Centro Cultural de Campo Maior. Esta atividade está inserida nas comemorações dos 21 anos do Centro Cultural.

A sessão, a cargo da Alma Azul, segundo São Silveirinha, vereadora do Município de Campo Maior, “é dedicada a Luís de Camões para assinalar os 500 Anos do seu nascimento”. “Camões nas Palavras de Sophia” tem textos de Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena e outros autores.

A sessão será de leituras e de conversa aberta e informal sobre um texto de Sophia de Mello Breyner Andresen, que escreveu e leu na Universidade de Coimbra em abril de 1980, para assinalar os 400 anos da morte de Luís de Camões.

Relativamente à comemoração do 21º aniversário do Centro Cultural de Campo Maior, a autarca revela que “estes anos são muito importantes para a vila, representado um trabalho em prol da cultura e da formação”.

Para além da sessão literária “Camões nas Palavras de Sophia”, inseridos nas comemorações dos 21 anos do Centro Cultural estão também os espetáculos Excesso de Bagagem, de Jel, no dia 16; Monólogos do Pénis, com Gonçalo Diniz e Ricardo Carriço, no dia 23, e, Insónia, de Fernando Mendes, no dia 30.

Os bilhetes para os espetáculos estão à venda na Ticketline.

Festa da Vinha e do Vinho com concerto de Micaela este domingo à noite

A aproximar-se do fim, a edição deste ano da Festa da Vinha e do Vinho, que decorre em Borba desde a passada quarta-feira, conta, na noite deste domingo, 10 de novembro, com um concerto de Micaela.

Mas a programação deste penúltimo dia de festa começa logo pela manhã, com um torneio da malha, no Largo da Fonte das Bicas, às 9 horas, e um passeio de motos clássicas pelo concelho, com início às 9h30.

Às 11 horas disputa-se um Torneio de Rugby de Veteranos, no campo municipal de Borba. À mesma hora, haverá animação de rua com os Bombos de Alpedrinha. Segue-se o Cortejo Alegórico “A Vinha e o Vinho”, às 14 horas, com a participação dos Bomb’Alen e dos Bombos de Alpedrinha.

Pelas 18 horas dá-se início a uma tarde de folclore, subindo a palco o Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo (Orada) e o Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas. O concerto de Micaela, que conta com banda, tem início marcado para as 22h30. Uma hora mais tarde haverá espetáculo de fogo-de-artifício.