Detido por Tráfico de Estupefacientes

A PSP de Elvas no decurso de um policiamento proativo, detive na noite de ontem, um homem de 42 anos de idade por suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes, tendo-lhe sido apreendidas 95 doses de haxixe e vários objetos utilizados para a preparação e venda de produto estupefaciente.


Foi ainda identificado um outro indivíduo, de 29 anos de idade, por consumo de estupefaciente, tendo-lhe sido apreendidas seis doses de haxixe.

CCDRA: Aberta hasta pública para a venda de azeitona na árvore

Foi publicada em Diário da República a abertura da hasta pública para a venda de azeitona na árvore nos Centros de Experimentação dos Lameirões e do Baixo Alentejo, sob a responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, IP (CCDRA, IP). Esta iniciativa oferece uma oportunidade para a aquisição de azeitona diretamente das plantações, em estado natural, promovendo o uso sustentável dos recursos locais e apoiando a economia regional.

O prazo para apresentação das propostas termina no próximo dia 15 de novembro.

Todos os detalhes do procedimento e condições de participação encontram-se disponíveis para consulta no site oficial da CCDRA, IP, onde estão especificados os requisitos de submissão e participação na hasta pública.

A CCDR reitera o compromisso com uma gestão transparente e eficiente dos recursos agrícolas regionais, incentivando a participação de todas as entidades e particulares interessados neste processo.

A venda da azeitona na árvore nos centros de experimentação é mais um passo para o fortalecimento do setor agrícola local, permitindo aos produtores o acesso a matéria-prima de alta qualidade diretamente das árvores.

Para mais informações e acesso ao edital completo, visite o site da CCDR Alentejo, I.P. ( https://www.ccdr-a.gov.pt/hasta-publica-venda-de-azeitona-na-arvore-nos-centros-de-experimentacao-dos-lameiroes-e-do-baixo-alentejo/ ), ou consulte o Diário da República.

Bibliotecas Escolares do Agrupamento nº3 de Elvas com muitas novidades

As bibliotecas do Agrupamento de Escolas (AE) nª3 de Elvas lançaram uma newsletter referente ao mês de novembro, onde dão conhecer todas as atividades a desenvolver pelos alunos nas bibliotecas do AE.

A biblioteca de Vila Boim vai receber um debate, com guiões escritos pelas BEs, com alunos do ensino básico e secundário, enquanto os alunos do sexto ano vão aprticipar no projeto “Lungo Drom”, que começou em Vila Boim e já corre o mundo. Entretanto, a escritora Isabel Ricardo voltará a Vila Boim para apresentar o seu mais recente livro “Os Aventureiros – O enigma do Forte”, com duas sessões, com as turmas de 5º e 6º ano, na manhã de dia 29 de novembro.

Este mês, começa também o Primeiro Concurso Literário Escolar Paula Calado, dirigido a todos os alunos do Alentejo, do 3º ao 12º ano, na modalidade de Conto. O regulamento para este concurso pode ser consultado aqui.

O projeto alentejano “Con.Raizes” chega ao concelho de Elvas e este ano desafia os alunos dos Agrupamentos de Escolas a defender o concelho como se fossem um “influencer digital”, estando a final marcada para Alter do Chão.

Devido ao sucesso da primeira edição, o Agrupamento de Escolas dinamiza o “2º Cabaz de Leituras das BEs”, com o sorteio a ser feito no final do primeiro período letivo, onde o vencedor irá ganhar um cabaz com filmes, livros, músicas e alguns jogos para jogar em família.

Estas são algumas das novidades que surgem na newsletter do mês de novembro das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas.

Prisão preventiva para homem de 21 anos por violência doméstica

Um homem de 21 anos foi detido, por violência doméstica, no concelho de Ponte de Sor, na passada segunda-feira, 4 de novembro, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Especificas (NIAVE).

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, “os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram apurar que o agressor exercia agressões físicas e ameaças contra a vítima, sua companheira de 18 anos. No decorrer da ação, foi dado cumprimento a um mandado de detenção”.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Ponte de Sor, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de prisão preventiva e de afastamento e proibição de contacto com a vítima.

A ação contou com o apoio do Posto Territorial de Ponte de Sor. A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva

GNR: 12 autos e apreensão de botijas de gás e combustível no Caia

A GNR de Elvas executou esta sexta-feira, 8 de novembro, uma operação especial de prevenção criminal no âmbito da Campanha “Portugal Sempre Seguro”, a fim de dissuadir, prevenir e detetar situações passíveis de configurar ilícitos criminais ou contraordenacionais, promovendo deste modo o reforço do sentimento de segurança, no concelho da cidade Património Mundial.

A operação decorreu na área de serviço de Caia, localizada na Autoestrada n.º 6 (A6), junto à fronteira terrestre com Espanha, e envolveu as várias valências da Guarda, nomeadamente Territorial, Proteção da Natureza e Ambiente, Investigação Criminal, Fronteiras, Intervenção, Trânsito, Fiscal e Aduaneira.

Nesta operação foram fiscalizados 88 veículos e 206 pessoas, controlados 104 cidadãos estrangeiros, apreendidos 54 litros de botijas de gás e combustível, e realizados 12 autos, sendo sete de contraordenação de âmbito Fiscal e Aduaneiro, e cinco no âmbito da Legislação Rodoviária.

Com objetivo de aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos, as Forças e Serviços de Segurança e Agências do Estado, através de um trabalho conjunto e de coordenação entre si, e envolvendo a capacidade de todas em diversas e múltiplas áreas de atuação policial, sob a coordenação do Sistema de Segurança Interna (SSI), encontram-se a desenvolver a Campanha “Portugal Sempre Seguro”.

Das Forças e Serviços de Segurança e Agências do Estado, destacam-se a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Judiciária (PJ), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Autoridade Tributária (AT), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

SEL Salsicharia Estremocense assinalou 40 anos

Francisco Arvana

A SEL Salsicharia Estremocense assinalou os 40 anos da empresa nesta sexta-feira, 8 de Novembro em Estremoz, com o lançamento do livro SEL- 40 anos.

A cerimónia contou com a apresentação do livro com a história do fundador Francisco Arvana e dos 40 anos desta prestigiada empresa estremocense, onde a segunda geração da família tem agora um papel importante na Gestão e Administração dos destinos da empresa alimentar.

Daniel Sádio

O presidente da Câmara de Estremoz José Daniel Sádio esteve no evento e realça a importância da empresa para o concelho e para o País “a SEL é uma referencia do concelho, começou com quatro trabalhadores para ter agora mais de 130 que hoje exporta para o mundo. Com respeito pelas origens, pelo território e pelos trabalhadores, pela qualidade do produto. O livro permite que para além da familia fique tambem um testemunho para o futuro, de uma empresa de referencia para Estremoz”.

O fundador da SEL Francisco Arvana disse aos nossos microfones estava muito orgulhoso deste dia, porque “um orgulho muito grande e ainda mais orgulhoso por ter os meus filhos a fazerem o trabalho que eu fiz”. Confessa que não esperava que a empresa chegasse ao patamar que chegou “nunca pensei chegar a esta dimensão, nem à quantidade de quilos de carne vendida”.

Mário Arvana

Mário Arvana, filho do fundador, reconhece que é muita responsabilidade continuar o trabalho que os seus pais fizeram até aqui “é um legado pesado, com muita responsabilidade, mas que eu acredito que com esforço e dedicação se conseguia manter e melhorar e fazer crescer a empresa. O maior desafio é o segmento do presunto do Porco Alentejano que levará a SEL para o próximo nível”.

A SEL Salsicharia Estremocense é uma empresa com mais de 130 trabalhadores que tem 40 anos de história. Foi fundada por Francisco Arvana e comercializa produtos de qualidade, frescos e congelados de Porco Preto e Porco Branco, enchidos de Porco Preto criado no Alentejo e Porco de Raça Alentejana. A ultima grande aposta da SEL são os presuntos, marca Varanegra, uma seleção de pernas de Porco Preto do campo 100% alentejano

Obras selecionadas para Prémio Sophia Estudante em exibição em Elvas

As obras selecionadas para os Prémios Sophia Estudante 2024, da Academia Portuguesa de Cinema, vão estar em exibição este sábado, dia 9 de novembro, pelas 18 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

As obras, a que o público pode assistir de forma gratuita, são “Praia da Aguda”, 52 Hz”, “Défilement”, “O incidente da Galinha”, “Uma mãe vai à praia” e “Kintsugi”.

Autarcas do Alto Alentejo reúnem-se para balanço do Alentejo2020

Os municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) vão reunir-se na próxima terça-feira, dia 12 de novembro, a partir das 10 horas, no Auditório da sede da CIMAA, para uma sessão de balanço dos projetos do Alentejo2020, através da iniciativa “10 Anos, 10 Projetos”, seguida de apresentações acerca das oportunidades de financiamento em aberto no âmbito do Alentejo2030.

Esta cerimónia terá a abertura do presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA, Albano Silva, seguindo-se a intervenção do presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário, que dará o mote para a exibição dos vídeos sobre os projetos. A sessão contará também com a presença de Luís Loures, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, e terminará com a intervenção de António Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo.

A iniciativa “10 Anos, 10 Projetos” decorreu ao longo dos últimos meses, preparando 16 vídeos (15 Municípios e um da CIMAA), com o objetivo de não deixar cair no esquecimento os investimentos fulcrais que se realizaram no âmbito do Alentejo2020, nomeadamente em Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, tal como na própria CIMAA.

Este sucesso é o resultado do compromisso e da colaboração entre os diversos parceiros envolvidos no processo de implementação de projetos estratégicos na região, com especial enfoque para as abordagens territoriais no âmbito das Câmaras Municipais e das Comunidades Intermunicipais.

Worskshop de Turismo Noturno na terça-feira no Forte da Graça

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT) é promotora do Workshop “Turismo Noturno – Perspetivas de Desenvolvimento na Raia”, a realizar na próxima terça-feira, dia 12 de novembro, no Forte da Graça, em Elvas, pelas 14 horas.

Esta iniciativa faz parte do projeto ILUMINA, uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Interreg POCTEP 2021-2027, para a cooperação transfronteiriça da União Europeia, de projetos de desenvolvimento e cooperação entre Portugal e Espanha, com dotação financeira de fundos FEDER. O projeto teve início em julho do corrente ano e terminará em junho de 2026, e apresenta uma dotação financeira total de 1,74 milhões de euros, tendo sido atribuída à ERT uma verba de mais de 190 mil euros.

A “Fundación Iberdrola España” é a líder da parceria, que conta com os seguintes sócios portugueses: a ERT (Turismo do Alentejo), ARPTA (Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do Alentejo e Câmara Municipal de Campo Maior. Os sócios espanhóis são: Dirección General de Turismo de Extremadura, Cluster del Turismo de Extremadura, Hermandad Nuestra Sra de Carrión (Alburquerque) e o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara.

ILUMINA, tem como principais objetivos a promoção do desenvolvimento turístico, económico e social do espaço transfronteiriço, através da iluminação de elementos do património histórico-cultural e da criação de roteiros que aliam o turismo de natureza, histórico, cultural e gastronómico.

A sua concretização irá permitir materializar três projetos de iluminação, aplicados a um conjunto de elementos patrimoniais artísticos-culturais da EUROACE, nomeadamente a Ermita de Nossa Senhora de Carrión, o Castelo de Valencia de Alcântara e o Castelo de Ouguela, a articulação e a valorização destes três elementos patrimoniais, com a componente natural, histórica, cultural e enogastronómica da Eurorregião EUROACE, e a criação e a adaptação da marca “Destino de Turismo Cultural Noturno” da Euroregião EUROACE.

O evento a realizar será pioneiro na abordagem desta temática e determinante para a prossecução do diagnóstico turístico da Eurorregião Euroace, assim como, para o desenho dasrotas e demais suportes informativos, aliados à estruturação deste produto turístico e da marca “Destino Cultural Noturno”.

Para mais informações: https://iluminaraia.eu/

Inscrições em: https://www.visitalentejo.pt/pt/trade/workshop-ilumina-elvas/

Hospital de Évora com constrangimentos no Serviço de Urgência Polivalente

As urgências do Hospital do Espírito Santo, em Évora, estão com limitações na admissão de utentes, na especialidade de Medicina Interna, até ao meio-dia da próxima segunda-feira, dia 11 de novembro.

Estes constrangimentos, revela o Gabinete de Comunicação e Marketing do hospital em nota de imprensa, devem-se à “elevada procura por parte dos doentes”.

“Apelamos à população para recorrer à linha de apoio SNS 24, antes de se dirigir ao Hospital, para que seja orientada de acordo com o grau de gravidade da sua situação. Realçamos também que há atendimento 24 horas disponível em Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Estremoz”, lê-se ainda no referido comunicado.

Cineteatro Florbela Espanca em Vila Viçosa reaberto esta sexta-feira

A reabertura do Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, decorreu esta manhã, que contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.

Em homenagem à poetisa que nasceu e cresceu em Vila Viçosa, Florbela Espanca, o renovado equipamento, que se encontra encerrado há já vários anos, abriu portas e recebeu a população do município que se sentou pela primeira vez nas cadeiras azuis do anfiteatro.

“Este é o primeiro grande momento. Estou orgulhoso”, indica Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa. Depois do incêndio que deflagrou no cineteatro em 2023, todo o processo de recuperação do estabelecimento num investimento de um milhão de euros. “Quando vi o cineteatro a arder, queria arder com ele. Pensei que nunca mais o conseguia levantar” relembra o autarca.

Inácio Esperança realça que o município quis continuar com o nome da poetisa Florbela Espanca no cineteatro “por ser uma justa homenagem que merece”.  O cineteatro pode ter no total 300 pessoas, este espaço “teve três projetos e um incêndio” em cima da mesa.

A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, que revelou a norma que o governo português está a preparar para as juntas de freguesia se candidatarem aos fundos comunitários do programa Portugal 2030, sendo esta “uma forma de valorizar o poder local e criar autonomização das próprias juntas de freguesia, uma vez que o valor que está em causa andará na ordem dos 120 e os 125 milhões de euros”.

A inauguração do novo espaço, contou também com a atuação do fadista José Geadas, que cantou o poema “Amar” de Florbela Espanca. O fadista foi convidado pelo município para cantar na reabertura do cineteatro que diz ser “parte da infância”.

Após a inauguração, o Cineteatro Florbela Espanca acolhe este sábado à noite um concerto da Banda da Força Aérea, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do Estado-Maior-General das Forças Armadas e da Evocação do “Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria”. O renovado equipamento este domingo vai exibir em três sessões, o filme “A Bruxa do Castelo de Vila Viçosa”. Neste que é um filme feito pelo Grupo de Teatro Amador de Vila Viçosa.

Casa Museu Interativa de Borba recebe concerto dos “Rapazes da Vila”

No âmbito das comemorações do 10º aniversário da passagem do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, realiza-se, no próximo dia 16 de novembro (sábado), um concerto dos “Rapazes da Vila”, pelas 20 horas, na Casa Museu Interativa de Borba.

O duo é composto por António José Falé, dos grupos corais “Cantadores de Redondo” e “Trovadores de Redondo”, e pelo pianista e maestro José Rui do Monte.

Os bilhetes para o espetáculo, de lugares limitados, têm um valor de 22 euros. Para além do concerto, está incluido jantar petisqueiro e vinhos. As reservas podem ser feitas através do contacto 925 076 864 ou do email geral@emrezio.pt.

Arronches recebe Festival “Terras Sem Sombra” este fim de semana

Arronches recebe este fim de semana, dias 9 e 10 de novembro, o Festival “Terras Sem Sombra”, num programa que se reparte em três momentos, dedicados ao património local, à música e à salvaguarda da biodiversidade.

A programação arranca este sábado, às 15 horas, com uma ação em torno do património, dedicada ao tema “Ao Encontro das Raízes: O Convento e a Igreja de Nossa Senhora da Luz”. Tido como “a menina dos olhos” dos arronchenses, o convento habita, literal e emocionalmente, o coração da vila alentejana. Antiga casa do século XVI, pertencente à Ordem dos Agostinhos Descalços, o imóvel apresenta uma arquitetura despojada, marcada pela sobriedade das linhas e pela utilização de materiais locais.

Segue-se, às 21h30, um concerto do grupo coral filipino Sing Philippines Youth Choir, sob a direcção musical de Mark Anthony Carpio. “No Regresso de Magalhães: Diálogos Inéditos entre as Filipinas e a Europa” leva ao palco na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção um elenco com mais de 40 intérpretes numa viagem musical de cinco séculos. Uma noite de música que se completa com a colaboração de um grupo de tocadores locais, Pedrinhas de Arronches, que fazem dos seixos encontrados nas margens da ribeira local o instrumento para um repertório.

A culminar a agenda do fim de semana do “Terras Sem Sombra”, no domingo, às 9h30, a atividade de Salvaguarda da Biodiversidade propõe a visita às “Fontes Vitæ: A Ribeira de Arronches e o Rio Caia”. A ribeira de Arronches é, há séculos, fonte de água para a população, irrigação agrícola e um suporte à fauna e flora locais. Um curso de água que abriga um importante ecossistema.

Todas as atividades são de entrada livre e gratuita.

DECO: a banca está cada vez mais digital

Com a transformação digital do setor bancário, a relação dos clientes bancários que migram das tradicionais agências para os canais digitais é notória. Hoje em dia, abrir uma simples conta à ordem é um processo realizado em poucos minutos através do smartphone. Em Portugal, o número de clientes digitais continua a crescer, representando quase dois terços do total de clientes dos maiores bancos nacionais. 

Nos últimos anos a forma como os consumidores se relacionam com a Banca alterou-se profundamente. O serviço bancário, até há pouco tempo,  era prestado aos consumidores numa agência, promovendo relações de grande proximidade entre o consumidor e o gestor da sucursal. Porém, a comodidade, a rapidez e até a simplificação de processos que a banca digital trouxe ao quotidiano do consumidor conquistou a sua preferência. 

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Com rolhas de cortiça, Diogo Germano produz verdadeiras obras de arte

Borba continua em festa, até à próxima segunda-feira, 11 de novembro, com mais uma edição da Festa da Vinha e do Vinho. Mas para além do vinho, são muitos outros os atrativos do certame, que conta com uma vasta participação de expositores, que apresentam ao público os seus produtos: os queijos, os enchidos, mas também as mais diferentes peças de artesanato. Diogo Germano é um desses artesãos.

No evento, este artesão, que até começou por produzir esculturas em pedra, dá a conhecer as suas obras de arte produzidas a partir de rolhas de cortiça, com recurso, apenas, a cola e um x-ato.

A fonte da Praça do Giraldo, em Évora, o Santuário da Boa Nova, em Terena, a Igreja dos Congregados, em Estremoz, e a Porta dos Nós, em Vila Viçosa são apenas alguns dos espaços que Diogo Germano já reproduziu com cortiça. Por outro lado, e para além destes trabalhos, o artesão tem produzido também utensílios, como chapéus, malas e candeeiros.

Mais recentemente, começou também a aproveitar pedaços de madeira para os seus trabalhos.

Conferências Internacionais de Elvas arrancam este sábado na ESBE

A edição deste ano das Conferências Internacionais de Elvas, promovida pela Associação de Desenvolvimento pela Cultura (AIAR) e a Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz (ADIM), realiza-se este fim de semana, dias 9 e 10 de novembro, no Auditório da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), e no Castelo de Juromenha, respetivamente.

O programa conta com diversos painéis, debates e exposições, estendendo-se, no próximo fim de semana, 16 e 17 de novembro, a Reguengos de Monsaraz.

Conheça aqui o programa completo do evento:

9 de novembro de 2024 / ELVAS

Auditório da Escola Superior de Biociências de Elvas (IPP) / ELVAS

9:00 Recepção ao participantes e entrega dos materiais

(Registo das presenças no almoço)

9:30  Mesa de Abertura

(Apresentação do evento)

PAINEL 1 – Moderador: Vicente Costa / Professor de História

10:00  Maria Fernandes / Arquitecta CEAACP, Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e

Ciências do Património, Unid I&D 281 FCT

“Construção tradicional de terra em Portugal”

10:30 Orlando Sousa / Arqueólogo, Presidente do Conselho de Administração do ICOMOS

Portugal

“Palestra a designar”

11:00 Maria da Conceição Lopes / Doutora em Arqueologia, coordenadora do CEAACP,

Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património – Universidade de

Coimbra

“A lógica das coisas simples e a longa vida das técnicas de construir”

11:30  DEBATE

13:00  Almoço de confraternização

(Intervenientes, convidados, inscritos público e organização)

PAINEL 2 – Moderador: Carlos Correia Dias / Arquiteto Paisagista

15:00  Patrícia Cutileiro / Restauradora

“A cor em Elvas”

15:30 Luís Rosário / Designer, Promotor do projeto “Quinta dos Nabais”

“Quinta dos Nabais, uma experiência de bioconstrução”

16:00 Fábio Sitzia / Phd, Geólogo, Investigador do Laboratório Hércules da Universidade de Évora

“A pedra como património”

16.30 Neuza Valadas / Arquiteta, Ph.D. candidate: “Climate-Sustainable Cities: the role of carbon negative materials in advancing sustainable construction”, grupo de pesquisa da Universidade da Islândia e Aalto.  University, Professora Assistente e Bolseira pelo Centro de Pesquisa de Engenharia Civil da Islândia (HMS    Askur) e Centro de Pesquisa de Construção das Estradas Nórdicas (Vegagerðin) 

“Entre o tradicional e a inovação – Criando Pontes”

17:00 DEBATE

17:30  Encerramento dos trabalhos

Actividades paralelas / EXPOSIÇÃO

“Tijolo de burro, baldosas e outros blocos cerâmicos de S. Pedro do Curval”

10 de novembro de 2024 / JUROMENHA

Castelo de Juromenha / JUROMENHA

10:00  José Aguiar e Pedro Pacheco / Arquitectos

CASE STUDY: “Visita guiada ao Castelo de Juromenha”

12.00 Aperitivo com degustação de sabores do rio / Juromenha

PROGRAMA 2

XXV ENCONTROS DE MONSARAZ

16 de novembro de 2024 / MONSARAZ

Igreja de Santiago / MONSARAZ

9:00 Recepção ao participantes e entrega dos materiais

(Registo das presenças no almoço)

9:30  Mesa de Abertura

(Apresentação do evento)

PAINEL 1 – Moderador: Walter Rossa / Arquiteto

10:00  José Alberto Alegria / Arquiteto Honorário da O.A., CEO das empresas Darquiterra, Lda e Darquitur Lda, Investigador do CITAD (Universidade Lusíada), Professor Convidado da Université M6P de Benguerir

“Materiais Locais e Escala Humana: antigos e novos desafios arquitectónicos na bacia do Mediterrâneo”

10:30 José Aguiar / Arquiteto, Professor do Curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura de Lisboa

“Cor e luz no Alentejo, as artes da cal”

11:00  Carlos Filipe / Historiador, CECHAP, Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e

Património

“Estruturas e cantarias de pedra”

11:30  Miguel Reimão Costa / Arquiteto, CEAACP/Universidade do Algarve e Campo Arqueológico de Mértola

“Construção tradicional e cultura tectónica”

12:00  Patrícia Moita / Geóloga, Professora Auxiliar do Departamento de Geociências da

Universidade de Évora, investigadora do Laboratório HERCULES

“Por dentro das argamassas: da pedreira à receita”

12:30  DEBATE

13:00  Almoço de confraternização

(Intervenientes, convidados, inscritos público e organização)

15:00  José Aguiar e Pedro Pacheco / Arquitetos

CASE STUDY: “Visita guiada à Barbacã de Monsaraz”

16:30  Angel Maria Martin / Técnico Superior en Artes Plásticas y Diseño

WORKSHOP: “Las Cupulas de Lazo en la Carpinteria Historica”

18:30  Mesa de Encerramento 

20:00  Jantar de encerramento

(Intervenientes, convidados, inscritos público e organização)

17 de novembro de 2024

Herdade do Esporão / REGUÊNGOS DE MONSARAZ

10:30  Herdade do Esporão / Arquitectos

“CASE STUDY: “Adega dos Lagares, (edifício em taipa) Herdade do Esporão”

12.00 Visita guiada às Caves e Adega com prova de Esporão Colheita.

Capitão Fausto na Festa da Vinha e do Vinho esta sexta-feira

Os Capitão Fausto sobem ao palco da Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, na noite desta sexta-feira, 8 de novembro. O concerto do grupo liderado por Tomás Wallenstein está marcado para as 22 horas.

Mas a programação deste terceiro dia do certame, promovido pela Câmara Municipal de Borba, arranca logo pela manhã com uma visita às Vinhas e Adegas”, pelas escolas do concelho e a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA).

Pelas 14h30 terá lugar um “Colóquio Técnico” com a ATEVA e às 17 horas um shocooking com o chef João Couto. A tarde promete ainda ser de dança, a partir das 19 horas, com as atuações dos grupos Flash Dance, Just Move, Naadirahs, Ohana e Roma Dance.

Após o concerto dos Capitão Fausto, a animação prossegue noite dentro com DJ Brat e DJ Fifty.

“Sorri 2” em exibição no Auditório São Mateus esta sexta-feira

O filme “Sorri 2” vai estar em exibição no Auditório São Mateus, em Elvas, esta sexta-feira, 8 de novembro, pelas 21h30.

Prestes a embarcar numa nova digressão mundial, a sensação pop mundial Skye Riley começa a experienciar acontecimentos cada vez mais aterradores e inexplicáveis. Subjugada pela escalada de horrores e pelas pressões da fama, Skye é forçada a enfrentar o seu passado sombrio para recuperar o controlo da sua vida antes que esta se descontrole.

A é recomendada a maiores de 16 anos. Os bilhetes estão à venda na Ticketline ou meia hora antes do início da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus.

Câmara de Elvas assina contrato para exploração do Coliseu este sábado

A Câmara Municipal de Elvas assina este sábado, 9 de novembro, o contrato de cedência da exploração da sala de espetáculos do coliseu Comendador Rondão Almeida com a empresa Ricardo Covões, S.A.

O contrato será assinado pelo presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, e pelos administradores da empresa de Lisboa, que gere o Coliseu dos Recreios, Maria Ricardo Covões e Ricardo Covões.

A assinatura está agendada para as 11h30 no salão VIP do Coliseu.

Quinzena das Sopas “dá movimento à vila” de Campo Maior até dia 15

A Quinzena Gastronómicas das Sopas, a decorrer até ao próximo dia 15 de novembro, em Campo Maior, conta, desta vez, com sete restaurantes aderentes.

Com estas quinzenas gastronómicas, garante a vereadora São Silveirinha, o Município de Campo Maior, para além de promover as tradições locais, procura “ajudar a restauração do concelho”. Esta, recorda ainda, é uma iniciativa do atual executivo, iniciada há três anos.

Entre os restaurantes participantes nesta Quinzena Gastronómica encontra-se o Raízes do Alentejo, que, segundo o proprietário, David Borrega, dá destaque, por esta ocasião, na sua ementa, às sopas de cação, à sopa de tomate, às sopas sem pão e à canja à moda do Raízes, que se diferencia da tradicional canja por ser “mais temperada”.

Considerando que esta iniciativa acaba por dar “movimento à vila”, David Borrega revela ainda que esta é a segunda vez que o Raízes do Alentejo participa na Quinzena das Sopas.

A lista de restaurantes e as propostas que cada um apresenta nesta Quinzena das Sopas está disponível aqui.     

Pintão Antunes homenageado no 29º aniversário do Clube do Diabético de Elvas

O Clube do Diabético de Elvas celebra, este mês, o seu 29º aniversário, com diversas iniciativas, todas elas de homenagem ao seu antigo responsável técnico e fundador, falecido em outubro do ano passado: o médico Pintão Antunes.

Ao longo destes 29 anos, o clube, revela o presidente Carlos Pinto, procurou desenvolver as mais diversas ações de sensibilização no combate à diabetes. No entanto, a atividade do clube, nesta área em específico, tem sofrido algumas oscilações, sendo que, desde a pandemia, tem estado “em suspenso”, com a coletividade a dedicar-se apenas a iniciativas de lazer.

Para celebrar este 29º aniversário, o clube vai realizar diversas atividades, nos próximos dias 18, 23 e 24. No dia 18, é hasteada a bandeira na sede do clube às 10 horas, seguindo-se uma missa por alma dos sócios e dirigentes falecidos, às 11 horas, na Igreja do Salvador. Após a celebração eucarística será servido um porto de honra na sede. Já no dia 23, pelas 10 horas, a coletividade promove uma caminhada de homenagem ao Dr. Pintão Antunes, com saída da Praça da República. Para dia 24, está marcado, às 13 horas, o almoço de confraternização para todos os sócios e amigos do clube, no restaurante “Solar dos Chorões”.

No dia 22, avança o secretário da direção do Clube do Diabético, Henrique Belacorça, será prestada uma homenagem ao Dr. Pintão Antunes, na sala de reuniões da Fundação Mariana Martins.

As inscrições para a caminhada e o almoço de aniversário podem ser feitas na sede do clube, até domingo, dia 10 de novembro. Para sócios, a caminhada e o almoço têm o custo de 17 euros, enquanto para amigos o valor a pagar é de 22 euros.

A entrevista completa aos membros do Clube do Diabético de Elvas, onde recordam a história da associação e abordam a importância de combater a diabetes e as atividades que têm previstas realizar, para ouvir no podcast abaixo: