RIBAA com ação de formação sobre o BiblioLED na CIMAA

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo marcou presença na passada terça-feira, 5 de novembro, com as restantes bibliotecas da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo (RIBAA), numa ação de formação realizada em Portalegre, na sede da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, no âmbito da implementação do BiblioLED – Plataforma de Empréstimo de Livros Eletrónicos.

A BiblioLED será um serviço de acesso a livros para empréstimo digital, administrada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Disponibilizado às bibliotecas dos municípios que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), a BiblioLED permitirá um serviço gratuito de empréstimo de livros eletrónicos aos utilizadores inscritos nas bibliotecas da rede nacional, sendo a maioria da coleção constituída por uma seleção de títulos, maioritariamente em língua portuguesa.

Este novo serviço pretende fomentar os hábitos de leitura, promovendo serviços digitais às bibliotecas da RNBP em complemento ao serviço presencial e facilita o acesso a documentos em suporte digital através de um empréstimo totalmente gratuito, por meio dos 25 catálogos regionais que compõem a BiblioLED.

Município de Vila Viçosa volta a promover a campanha “Comércio Com Vida”

As inscrições para a campanha “Comércio Com Vida 2024” do Município de Vila Viçosa, já abertas, decorrem até ao próximo dia 22 de novembro.

Esta iniciativa resulta da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Vila Viçosa, as Freguesias de Bencatel, Ciladas, Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu e Pardais, os comerciantes, empresas e empresários do Concelho e o NERE – Associação Empresarial, e tem o objetivo de dinamizar o Comércio Local, já na próxima época natalícia.

Neste sentido, a autarquia convida todas as empresas e empresários do Concelho de Vila Viçosa a consultarem as normas de participação e, seguidamente, procederem à respetiva inscrição. As Normas de Participação podem ser consultadas aqui e a Ficha de Inscrição pode ser consultada aqui. A Ficha de Inscrição deve ser encaminhada para o email geral@cm-vilavicosa.pt.

Em compras superiores ou iguais a 15 euros será atribuído um cupão, que será alvo de sorteio no fim da campanha. No final serão sorteados cupões e entregues vouchers financiados pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, pelas Juntas de Freguesia do concelho e pelo NERE, para serem gastos no comércio local, apenas nas lojas aderentes.

Badajoz corre, caminha e pedala pelas vítimas da DANA em Valência

A pedalar, a caminhar, a correr ou a marchar, mais de 350 pessoas participaram, no passado domingo, 3 de novembro, em Badajoz, num evento desportivo e solidário, a favor da população de Valência afetada pela tempestade DANA.

A organização do evento contribuiu com 412 euros, a que se juntaram vários donativos: 135 euros de uma menina, que esteve a vender bijutaria produzida por si; 200 euros de um participante na caminhada; 200 euros por um atleta, que reuniu esse valor entre os seus familiares; e outros 350, angariadas por outro atleta, através de “uma experiência pessoal”.

Cada participante no evento tinha de contribuir, no mínimo, com dois euros, sendo que, segundo a organização, “a maioria dos participantes contribuiu com um valor superior”.

O evento foi organizado “em poucas horas, desde que surgiu a ideia, através de um grupo de WhatsApp”, e que acabou por reunir centenas de pessoas a praticarem desporto dos dois lados do Parque do Guadiana, em Badajoz.

(Imagem: Hoy)

Servicontrol volta a figurar no TOP 5% das melhores PME de Portugal

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa elvense Servicontrol volta a figurar no “TOP 5% Melhores PME de Portugal”, em termos de Desempenho e Solidez Financeira (método ScorePME). Esta certificação destaca “a qualidade de gestão da empresa, a excelência da equipa e a confiança dos seus clientes”.

O TOP 5% é uma certificação restrita e apenas acessível a menos de 5% das PME portuguesas. Para serem elegíveis, as PME passam por um processo de avaliação e qualificação por parte da equipa da SCORING. Esta avaliação é realizada a partir da análise do IES (Informação Empresarial Simplificada), com base no método ScorePME desenvolvido pela SCORING.

A Servicontrol, sedeada em Elvas, pertence ao Grupo Medialentejo, e presta serviços na área da Segurança e Higiene no trabalho, Segurança e Higiene Alimentar, Controlo de Pragas, Formação e Consultoria. Composta por técnicos especializados, atua na zona sul do país.

Segunda edição do aLERtejo poderá acontecer já no próximo ano em Elvas

Foi no fim de semana passado que Elvas acolheu a primeira edição do seu primeiro encontro literário, o aLERtejo, sendo que o evento poderá estar de regresso à cidade já no próximo ano.

A garantia foi dada à Rádio ELVAS por Andreia Valente, uma das organizadoras do evento. “Eu penso que o objetivo será sempre continuar em Elvas, porque este é o primeiro encontro Literário de Elvas, apesar do aLERtejo remeter para todo o Alentejo”, diz a responsável.

“A ideia é trazer pessoas ou autores de outras localidades alentejanas, mas centrá-las em Elvas, com o segundo encontro literário a acontecer aqui, quem sabe, já no próximo ano”, remata.

Combatentes celebram aniversário do Armistício da Grande Guerra em Vila Boim

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes vai realizar no próximo dia 15 de novembro, sexta-feira, uma cerimónia Comemorativa do 106º Aniversário do Armistício da Grande Guerra, junto ao Monumento ao Combatente, em Vila Boim.

A cerimónia, com início às 11h30, serve também para assinalar o 101º aniversário do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes.

Fehispor volta a reunir o melhor dos dois lados da fronteira em Badajoz

O melhor de Portugal e Espanha, sobretudo do Alentejo e da Extremadura, volta a ser o mote da Fehispor, feira que, já na sua 33ª edição, abriu as suas portas, ao final da manhã desta quinta-feira, 7 de novembro, nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz.

Turismo, economia, cultura e gastronomia são os ingredientes do certame que, segundo o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, serve para “pensar o futuro” deste território fronteiriço, tendo sempre por base “o compromisso assumido” com a região. O evento, adianta, não é nada mais que um “ponto de encontro anual”, no qual se procura manter a relação comercial e profissional estabelecida entre os dois lados da fronteira.  

Presente na inauguração do certame esteve a Cônsul Geral de Portugal em Sevilha, Cláudia Boesch, que ali encontrou “um lugar que une Portugal e Espanha”. Pela primeira vez na Fehispor, e dizendo-se “surpreendida” com a adesão de participantes e com o número de edições que certame já leva, Cláudia Boesch destaca ainda o espírito de “conexão e vizinhança” que se vive na raia.     

A cidade de Elvas, representada no evento ao lado de Campo Maior e de Badajoz, integrando a stand da EuroBEC, lembra a vereadora Vitória Branco, está presente no certame desde a sua primeira edição. Embora a população de Badajoz, de forma geral, conheça Elvas, a intenção do município, garante a autarca, é que, para além da restauração, os visitantes possam conhecer também a componente monumental da cidade.

Já o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, garante ser “obrigatória” a presença da vila e do município neste evento. “Estamos sempre aqui ao lado do Ayuntamiento de Badajoz, também na perspetiva de virmos cá divulgar o nosso território. Campo Maior está sempre disponível para receber as pessoas de fora e é isso que vimos cá demonstrar, com imensos espaços museológicos”, acrescenta.   

A Delta Cafés continua a ser uma parceira do evento, que, como lembra o presidente do conselho de administração da empresa, João Manuel Nabeiro, agrega o que “de bom” se faz em Portugal e Espanha. “É um momento de comunhão, em que as pessoas traçam os seus planos, apresentam os seus produtos e satisfazem-se com a alegria desta feira”, diz aos nossos microfones.

Para o Município de Estremoz é “fundamental” estar presente no evento, garante o presidente José Daniel Sádio, tendo em conta a intenção de afirmar este como “um concelho central”. Desta vez, a autarquia apostou, sobretudo, na promoção da Cidade do Vinho 2025 no evento, de acordo com a vice-presidente Sónia Caldeira.

Também a Câmara de Vila Viçosa está representada no certame, para dar a conhecer, para além do seu património e a sua gastronomia, o seu novo roteiro-mapa turístico, explica o vice-presidente Tiago Salgueiro. “O que pretendemos fazer é divulgar o que Vila Viçosa tem, em termos patrimoniais, e que se torna bastante apetecível para o mercado espanhol”, garante.

Até domingo, para além dos muitos expositores e stands institucionais, não faltam os mais diversos atrativos para o público, como várias exposições, como a de comemoração dos 65 anos da Barbie, um concurso de cortadores de presunto, uma nova edição da Turiberia e o II Encontro de Jovens Empresários.

Exposição “500 anos de Camões” para visitar no Paço Ducal de Vila Viçosa

A exposição “500 anos de Camões”, onde se pode conhecer as mais emblemáticas edições da obra do poeta até à actualidade, incluindo a edição prínceps de Os Lusíadas de 1572, a denominada “contrafacção”, assim como uma mostra com a evolução do retrato de Camões ao longo do tempo, continua patente no Paço Ducal de Vila Viçosa até dia 31 de Dezembro. A Fundação da Casa de Bragança irá organizar visitas guiadas à exposição, assim como à Biblioteca de D. Manuel II, a 23 de Novembro e a 14 de Dezembro.
 
As visitas, sempre ao sábado, serão gratuitas, terão início às 14h30 e uma duração previsível de cerca de duas horas, e a sua realização estará sujeita a marcação e a um número mínimo de oito participantes e um máximo de 20. Pode marcar a visita através do email: biblioteca.pdvv@fcbraganca.pt

A exposição bibliográfica “500 Anos de Luís de Camões” teve o apoio de uma comissão científica, constituída por académicos das áreas da Literatura, História e História do Livro e contará com quatro núcleos temáticos: “Camões no Alentejo”, “Camões e o seu Tempo”, “A imagem de Camões” e “História das Edições”. Fazem parte da Comissão Científica Ana Isabel Buescu, Hélio J. S. Alves, Isabel Almeida, João Alves Dias, João Luís Lisboa, Mafalda Soares da Cunha, Maria do Céu Fraga e Vítor Serrão.

A Fundação da Casa de Bragança detém atualmente uma camoniana com todas as edições das obras de Luís Vaz de Camões, publicadas em Portugal e no resto do mundo até 1800.

Quatro feridos, dois em estado grave, após despiste em Elvas

Quatro feridos, incluindo dois em estado grave, são o resultado de um despiste de uma viatura ligeira ao início da tarde desta quinta-feira, 7 de novembro, junto à rotunda do Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

Os dois feridos graves, de acordo com fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, são dois homens de 60 e 68 anos. Os feridos leves são um homem de 40 anos e uma mulher de 44. Todos foram transportados para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O alerta para o acidente foi dado às 13h36, sendo que para o local foram mobilizados 20 operacionais, entre Bombeiros de Elvas, INEM e PSP, apoiados por nove viaturas.

José Milhazes participa em jantar-palestra em Portalegre no sábado

O Rotary Clube de Portalegre organiza um Jantar-Palestra com o tema “Um maravilhoso mundo novo”, a ser realizado neste sábado, dia 9 de novembro, pelas 19h30, no restaurante “O Martinho”, em Monte Paleiros, na Ribeira de Nisa.

Este evento contará com a presença de José Milhazes (comentador na SIC) como orador principal e do jornalista da SIC Hugo Alcântara como moderador, que juntos explorarão os desenvolvimentos e as implicações das rápidas mudanças na geopolítica mundial. Entre os tópicos abordados estarão as eleições presidenciais nos Estados Unidos e os conflitos no Médio Oriente e no Leste Europeu, focando-se nas formas como cada um destes temas pode influenciar o outro no atual cenário global. Esta é uma oportunidade única para compreender o impacto destas alterações e refletir sobre o futuro que estas desenham.

A iniciativa é aberta ao público em geral, sendo necessária inscrição prévia para o email rotary.portalegre@gmail.com (lotação limitada). A participação no jantar, que tem um custo de 30 euros, oferece uma ocasião para o esclarecimento e debate de alguns dos temas mais críticos do mundo atual.

Borba: Ricardo Ribeiro leva o fado à Festa da Vinha e do Vinho

Ricardo Ribeiro leva o fado, na noite desta quinta-feira, 7 de novembro, até ao palco da Festa da Vinha e do Vinho, que decorre em Borba até segunda-feira, dia 11.

Antes, pelas 17 horas, haverá showcooking com o chef João Couto, seguindo-se, às 19 horas, a atuação do grupo Sol Radiante, que protagonizará um espetáculo de música popular alentejana.

Pelas 22 horas, sobem ao palco fadistas do concelho Francisco Rijo, Gonçalo Rijo, Carlos Arvanas, Geninha e João Tiago, Paulo e Diana Velhinho, Humberto Quina, Filipe Ladeiras e Rute Sousa, acompanhados por Mário Carriço, na viola de fado, e Nuno Cirilo, na guitarra portuguesa.

O concerto de Ricardo Ribeiro está marcado para as 23h30.

Marca do Património Europeu: convocatória aberta até dia 29

Decorrem até ao próximo dia 29 de novembro as candidaturas para a fase de pré-seleção nacional da edição deste ano do concurso Marca do Património Europeu, uma das iniciativas mais valiosas da União Europeia, que visa reforçar o sentimento de pertença e de identidade à União por parte dos cidadãos europeus.

Esta é uma iniciativa que distingue sítios com elevado valor simbólico para a identidade e história da Europa, promovendo uma melhor compreensão e visibilidade de elementos significativos, quer dos valores em que assenta a União Europeia, quer da história e património cultural europeus.

Podem candidatar-se a esta Marca do Património Europeu  locais naturais, subaquáticos, arqueológicos, industriais ou urbanos, os monumentos, as paisagens de interesse cultural, os memoriais, os produtos e bens culturais e o património imaterial. Para todas estas categorias, também pode ser considerado o património contemporâneo. Os produtos e bens culturais, bem como o património imaterial, têm de estar ligados a um espaço físico claramente identificável, onde as ações de informação e atividades educativas serão desenvolvidas.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Iluminação de Natal começou a ser instalada em Elvas

Esta manhã de quinta-feira, 7 de novembro, começaram a ser montadas as estruturas na Praça da República, enquanto continuou a ser instalada a iluminação de Natal que vai decorar algumas ruas do centro histórico de Elvas.

Na noite de 30 de novembro para 1 de dezembro, a iluminação tem sido ligada para se manter assim até ao dia de Reis.

Elvas vai ter uma pista de gelo na Praça da República e um escorrega na Rua da Cadeia, para além de outras atrações no centro da cidade durante o período de Natal.

Estremoz acolhe concurso combinado “Dragões de Olivença” do RC3

O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3) de Estremoz organiza, nos dias 8 e 9 de novembro, o XLI Concurso Nacional Combinado (CNC) “Dragões de Olivença”, um evento integrado nos “Campeonatos Desportivos Militares – Equitação”.

O evento é constituído por provas de ensino, de cross inside e de obstáculos, divididas nas séries de iniciação e preliminar. As provas são destinadas a cavaleiros militares das diferentes unidades ou estabelecimentos do Exército e da Guarda Nacional Republicana (GNR), alunos dos Estabelecimentos Militares de Ensino, e cavaleiros civis convidados.

As provas têm lugar suas instalações do Quartel de São Francisco (RC3) e nos terrenos adjacentes ao Castelo de Estremoz.

Conheça o programa completo:

Mais de uma década depois, Cineteatro Florbela Espanca reabre ao público

Foto: Tiago Passão Salgueiro

A obra de reabilitação do Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, é inaugurada amanhã, sexta-feira, 8 de novembro, pelas 10 horas, na presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias. Até domingo, dia 10, serão várias as atividades culturais promovidas naquele renovado equipamento, que se encontra encerrado há já vários anos.

Não tendo dúvidas de que este espaço vai permitir “dar uma maior projeção” à programação cultural da autarquia, o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, garante que aquele é um “equipamento fundamental” para Vila Viçosa. “Aconteceram alguns imprevistos no decurso das intervenções que foram sendo feitas, sobretudo o trágico incêndio que ocorreu no ano passado, mas isso não nos impediu de darmos continuidade ao projeto de requalificação, com o apoio de várias instituições, e estamos em condições de poder proceder à reabertura já no próximo mês de novembro”, revela.

Entre amanhã e domingo, o objetivo da Câmara Municipal é “permitir que a população conheça toda a intervenção que teve lugar”. Por outro lado, diz Tiago Salgueiro, a autarquia pretende que, daqui por diante, a população passe a usufruir de “uma programação cultural diferente, através de uma agenda específica”. Essa programação, garante, está já a ser preparada.

Até então, e durante mais de uma década, com o cineteatro encerrado, recorda ainda o autarca, a Câmara Municipal viu-se obrigada a procurar alternativas para poder realizar vários eventos, desde colóquios, a workshops, sessões de cinema e concertos. “Foi necessário, muitas vezes, recorrer à imaginação, para poder utilizar outros espaços alternativos que, do ponto de vista logístico, tinham maiores implicações para os próprios serviços do Município”, assegura.

Com a reabertura do cineteatro, que tem uma “localização excecional”, vai ser possível “dinamizar, de forma diferente, tudo aquilo que é a oferta cultural em Vila Viçosa”, diz ainda Tiago Salgueiro, que garante que o espaço terá agora uma “nova vida, também em termos de programação cultural”.

Depois da inauguração, o Cineteatro Florbela Espanca acolhe no sábado à noite um concerto da Banda da Força Aérea, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do Estado-Maior-General das Forças Armadas e da Evocação do “Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria”. Já no domingo, será exibido, em três sessões, o filme “A Bruxa do Castelo de Vila Viçosa”.

Exposição “Santos Portugueses” patente de 9 a 30 de novembro em Campo Maior

Uma exposição dedicada aos Santos Portugueses vai ser inaugurada este sábado, na Casa-Museu St.ª Beatriz da Silva, em Campo Maior.

A exposição, que integra os 12 Santos Portugueses reconhecidos pela Igreja Católica “é importante para o turismo religioso, que acaba por dar alguma importância também à Casa-Museu St.ª Beatriz da Silva”, realça a vereadora da Câmara Municipal, São Silveirinha.

A entrada é gratuita, sendo que a mostra fica disponível para visita até 30 de novembro.

35ª Meia Maratona Elvas/Badajoz com cerca de 1200 atletas inscritos

Corre-se este domingo, 10 de novembro, entre Elvas e Badajoz, a 35ª Meia Maratona Internacional. Organizada pela Câmara Municipal de Elvas, em parceria com a Fundação Municipal de Desportos, do Município de Badajoz, a prova arranca, pelas 9h30, do Parque da Piedade.

Dando conta que são cerca 1.200 os atletas inscritos, o vereador Hermenegildo Rodrigues não tem dúvidas de que a prova vai voltar a ser “um sucesso”. “Vamos ter uma moldura humana significativa a unir estes dois concelhos transfronteiriços e amigos e será, com certeza, mais uma manhã desportiva, quer para aqueles que vão aceitar o desafio de fazer os 21 quilómetros entre Elvas e Badajoz, quer para as famílias que, no fundo, ao longo da estrada, vão ter uma manhã diferente e desafiante”, diz ainda.

Para a passagem dos atletas, o trânsito, em Elvas, na manhã de domingo, irá sofrer alguns condicionamentos, pelo que devem ser utilizadas as vias alternativas. A Câmara Municipal de Elvas pede a compreensão da população para estes cortes, imprescindíveis para a realização da prova.