Estremoz acolhe concurso combinado “Dragões de Olivença” do RC3

O Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3) de Estremoz organiza, nos dias 8 e 9 de novembro, o XLI Concurso Nacional Combinado (CNC) “Dragões de Olivença”, um evento integrado nos “Campeonatos Desportivos Militares – Equitação”.

O evento é constituído por provas de ensino, de cross inside e de obstáculos, divididas nas séries de iniciação e preliminar. As provas são destinadas a cavaleiros militares das diferentes unidades ou estabelecimentos do Exército e da Guarda Nacional Republicana (GNR), alunos dos Estabelecimentos Militares de Ensino, e cavaleiros civis convidados.

As provas têm lugar suas instalações do Quartel de São Francisco (RC3) e nos terrenos adjacentes ao Castelo de Estremoz.

Conheça o programa completo:

Mais de uma década depois, Cineteatro Florbela Espanca reabre ao público

Foto: Tiago Passão Salgueiro

A obra de reabilitação do Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, é inaugurada amanhã, sexta-feira, 8 de novembro, pelas 10 horas, na presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias. Até domingo, dia 10, serão várias as atividades culturais promovidas naquele renovado equipamento, que se encontra encerrado há já vários anos.

Não tendo dúvidas de que este espaço vai permitir “dar uma maior projeção” à programação cultural da autarquia, o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, garante que aquele é um “equipamento fundamental” para Vila Viçosa. “Aconteceram alguns imprevistos no decurso das intervenções que foram sendo feitas, sobretudo o trágico incêndio que ocorreu no ano passado, mas isso não nos impediu de darmos continuidade ao projeto de requalificação, com o apoio de várias instituições, e estamos em condições de poder proceder à reabertura já no próximo mês de novembro”, revela.

Entre amanhã e domingo, o objetivo da Câmara Municipal é “permitir que a população conheça toda a intervenção que teve lugar”. Por outro lado, diz Tiago Salgueiro, a autarquia pretende que, daqui por diante, a população passe a usufruir de “uma programação cultural diferente, através de uma agenda específica”. Essa programação, garante, está já a ser preparada.

Até então, e durante mais de uma década, com o cineteatro encerrado, recorda ainda o autarca, a Câmara Municipal viu-se obrigada a procurar alternativas para poder realizar vários eventos, desde colóquios, a workshops, sessões de cinema e concertos. “Foi necessário, muitas vezes, recorrer à imaginação, para poder utilizar outros espaços alternativos que, do ponto de vista logístico, tinham maiores implicações para os próprios serviços do Município”, assegura.

Com a reabertura do cineteatro, que tem uma “localização excecional”, vai ser possível “dinamizar, de forma diferente, tudo aquilo que é a oferta cultural em Vila Viçosa”, diz ainda Tiago Salgueiro, que garante que o espaço terá agora uma “nova vida, também em termos de programação cultural”.

Depois da inauguração, o Cineteatro Florbela Espanca acolhe no sábado à noite um concerto da Banda da Força Aérea, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do Estado-Maior-General das Forças Armadas e da Evocação do “Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria”. Já no domingo, será exibido, em três sessões, o filme “A Bruxa do Castelo de Vila Viçosa”.

Exposição “Santos Portugueses” patente de 9 a 30 de novembro em Campo Maior

Uma exposição dedicada aos Santos Portugueses vai ser inaugurada este sábado, na Casa-Museu St.ª Beatriz da Silva, em Campo Maior.

A exposição, que integra os 12 Santos Portugueses reconhecidos pela Igreja Católica “é importante para o turismo religioso, que acaba por dar alguma importância também à Casa-Museu St.ª Beatriz da Silva”, realça a vereadora da Câmara Municipal, São Silveirinha.

A entrada é gratuita, sendo que a mostra fica disponível para visita até 30 de novembro.

35ª Meia Maratona Elvas/Badajoz com cerca de 1200 atletas inscritos

Corre-se este domingo, 10 de novembro, entre Elvas e Badajoz, a 35ª Meia Maratona Internacional. Organizada pela Câmara Municipal de Elvas, em parceria com a Fundação Municipal de Desportos, do Município de Badajoz, a prova arranca, pelas 9h30, do Parque da Piedade.

Dando conta que são cerca 1.200 os atletas inscritos, o vereador Hermenegildo Rodrigues não tem dúvidas de que a prova vai voltar a ser “um sucesso”. “Vamos ter uma moldura humana significativa a unir estes dois concelhos transfronteiriços e amigos e será, com certeza, mais uma manhã desportiva, quer para aqueles que vão aceitar o desafio de fazer os 21 quilómetros entre Elvas e Badajoz, quer para as famílias que, no fundo, ao longo da estrada, vão ter uma manhã diferente e desafiante”, diz ainda.

Para a passagem dos atletas, o trânsito, em Elvas, na manhã de domingo, irá sofrer alguns condicionamentos, pelo que devem ser utilizadas as vias alternativas. A Câmara Municipal de Elvas pede a compreensão da população para estes cortes, imprescindíveis para a realização da prova.