Inscrições para voar no Festival de Balões de Ar Quente já abriram

Já se encontram abertas as inscrições para voar no Festival Internacional Balões de Ar Quente, que regressa pelo 27º ano consecutivo ao Alto Alentejo e que reunirá participantes oriundos de diversos países europeus.

Esta 27ª edição do festival terá lugar em Alter do Chão, Fronteira, Monforte, Ponte de Sor e a Fundação Abreu Callado, em Benavila, no concelho de Avis, de 7 a 13 de de novembro. Nesta edição, o evento contará com a participação de 30 equipas de vários países (Portugal, Espanha, França, Holanda e Bélgica).  

O 27º Festival Internacional Balões de Ar Quente promete colorir os céus alentejanos, onde a população também está convidada a viver a inesquecível experiência de voar, através da aquisição de pulseiras solidárias, cujas receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários das localidades aderentes. O valor das pulseiras será entre 75 e 90 euros e já estão disponíveis para aquisição.  

A única forma de adquirir as pulseiras solidárias, limitadas à capacidade dos balões participantes, é através do site oficial do evento – www.fibaq.com 

COMO VOAR

“Este é um festival que promete levar ao céu todos aqueles que se atreverem a sonhar e a voar num balão de ar quente” – refere, Maria Inês Soares da organização – “ A nossa preocupação social e ambiental está, uma vez mais presente no FIBAQ, pelo que os voos a realizar estarão associados a campanhas solidárias que revertem na totalidade para os Bombeiros Voluntários dos concelhos aderentes.”

Para realizar um dos 11 voos livres no âmbito do festival, os interessados devem adquirir uma pulseira solidária AQUI.

Recomenda-se, ainda, uma leitura atenta das regras de segurança e inscrição disponíveis AQUI. 

Conheça aqui o programa de voos livres e horários de meeting point:
 
7/11 –  Monforte
Voo da manhã: 7h 
Voo da tarde: 14:30h 

8/11 –  Fronteira
Voo da manhã: 7h 
Voo da tarde: 14:30h 

9/11 –  Ponte de Sor
Voo da manhã: 7:30h 
Voo da tarde: 14h 
Night Glow: 19:45h

10/11 – Montargil 
Voo da manhã: 7h 
Voo da tarde: 14:30h 

12/11 – Alter do Chão 
Voo da manhã: 7h 
Voo da tarde: 14:30h 

13/11 – Fundação Abreu Callado – Benavila  
Voo da manhã: 7:30h

Nesta edição, a organização proporciona gratuitamente um Night Glow, sem ser necessária aquisição de pulseira, no dia 9 de novembro, pelas 19h45, em Ponte de Sor.

Este espetáculo noturno é muitas vezes considerado o clímax de um festival de balões de ar quente, e consiste nos pilotos prepararem os seus balões como se fossem descolar, no entanto, os mesmos ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espetáculo visual único que conjuga luz, cor e música.

A organização do festival cabe à Publibalão e é coorganizado pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em Novembro de 2012, sendo a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo.
 
Aníbal Soares, primeiro piloto profissional em Portugal, sócio-gerente da Publibalão e organizador do FIBAQ, assinala que “é uma honra regressar com este festival ao Alentejo, que já acontece há 26 anos, e levar a magia de voar a todos os que queiram ter uma experiência de voo”. Assim, os objetivos primordiais do festival passam pela “promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para todas as partes envolvidas”, conclui.

Câmara de Elvas vende lote de terreno em hasta pública

A Câmara Municipal de Elvas vai realizar a venda, em hasta pública, de um lote de terreno do loteamento “Olival do Revoltilho”, no próximo dia 4 de novembro, pelas 10 horas, no edifício dos Paços do Concelho, perante uma comissão designada para o efeito.

A base de licitação é de 37 mil euros, não podendo os lances serem inferiores a 50 euros.

As condições de alienação encontram-se disponíveis para consulta no Departamento Financeiro e Desenvolvimento da Câmara Municipal de Elvas, durante o horário de expediente.

“Bota Solidária” promete voltar a fazer crianças felizes em Estremoz

O projeto “Bota Solidária” está de regresso ao Museu Berardo, em Estremoz, com o objetivo de continuar a fazer crianças felizes por altura do Natal.

De 12 de novembro a 17 de dezembro, o público pode visitar, gratuitamente, o Museu Berardo Estremoz se levar consigo um brinquedo, decorar uma bota para enfeitar a Árvore de Natal do Museu e ainda fazer uma criança feliz, com o brinquedo doado, talvez o único que receberá neste Natal.

A atividade é simples e este ano tem uma novidade: é que passam a estar abrangidas as idades dos nove aos 16 anos, através da oferta de livros. São também solicitados bens para a constituição de kits para bebés: fraldas; toalhitas; cremes para assaduras; champô e gel de banho; creme hidratante; compressas; soro fisiológico; boiões de comida; polpa de fruta para beber; e papas.

Todas as ofertas deverão ser entregues desembrulhadas para mais facilmente as instituições identificarem quem irá sorrir, ao receber os presentes.

“Contamos consigo para alegrar o Natal de crianças do concelho com brinquedos, livros e produtos para bebés”, diz a Câmara Municipal de Estremoz.

As escolas ou instituições que queriam fazer a atividade em grupo devem fazer a sua marcação pelo email museu.berardo@cm-estremoz.pt ou pelo número 268 080 281.

Missa em memória dos municípes de Elvas falecidos no sábado

A tradicional missa de sufrágio por alma de todos os munícipes do concelho de Elvas já falecidos vai ter lugar este sábado, dia 2 de novembro, na Igreja do Convento de São Francisco, no Cemitério Municipal.

O início da eucaristia, organizada pela Câmara de Elvas, tem início ao meio-dia. “A população está convidada a participar nesta eucaristia do Dia de Finados”, diz a Câmara Municipal nas redes sociais.

CIMAA na assinatura dos protocolos do programa RecolhaBio

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada na cerimónia de assinatura dos protocolos do programa RecolhaBio 2024, que decorreu na passada segunda-feira, 28 de outubro, na emblemática sala “O Século”, do Ministério do Ambiente e Energia.

O evento contou com a presença da Ministra, Maria da Graça Carvalho, e foi marcado pela assinatura e celebração dos Protocolos de Financiamento afetos ao programa, por cada representante de cada Comunidade Intermunicipal e/ou Área Metropolitana.

O objetivo central do programa é o financiamento de projetos à escala municipal que promovam a recolha seletiva e a reciclagem de biorresíduos na origem. As ações elegíveis são diversas e podem contemplar desde a sensibilização da população à implementação de equipamentos de compostagem doméstica, entre outros, de forma a que as autarquias locais possam implementar projetos ajustados às verdadeiras necessidades dos seus territórios. O resultado desejado será o desvio de resíduos urbanos depositados em aterro, de forma a cumprir as exigentes metas comunitárias referentes a esta área.

O presente investimento representa o maior até à data dentro do programa Recolhabi e conta com um financiamento de 27 milhões de euros, para o apoio de projetos de recolha seletiva de biorresíduos.

Os interessados em saber mais sobre o projeto a ser implementado em cada área de residência, devem entrar em contacto com a respetiva Câmara Municipal ou Junta de Freguesia.

Quinzena Gastronómica das Sopas de regresso esta sexta-feira a Campo Maior

De forma a promover as tradições gastronómicas locais e a apoiar e dinamizar a economia do concelho, o Município de Campo Maior promove, a partir desta sexta-feira, 1 de novembro, e até dia 15, a sexta edição das Quinzenas Gastronómicas.

Nesta, que é uma Quinzena Gastronómica dedicada às sopas, e na qual participam seis restaurantes, vão estar em destaque iguarias como sopa de cação, sopa de tomate e açorda alentejana com bacalhau.

A lista de restaurantes e as propostas que cada um apresenta nesta Quinzena das Sopas está disponível aqui.

Município de Alandroal reforça apoio aos estudantes do Ensino Superior

O Município de Alandroal agregou os apoios de ação social escolar, prémios de mérito a bolsas de estudo para o ensino superior num novo regulamento designado municipal “Alandroal Escola +”, que introduz alterações significativas no número, valor e âmbito dos apoios com efeitos já no presente ano letivo.

Ao nível das bolsas de estudo para o ensino superior, que deixam de ter um número máximo a atribuir, o valor passou a ser igual ao do salário mínimo nacional, ficando indexado a este sempre que for atualizado em cada ano. Assim, o valor unitário das bolsas passa já de 705 para 820 euros, o que corresponde a um aumento de 14% num só ano.

Além disso, todos os alunos do concelho com aproveitamento passam a ser elegíveis para atribuição de bolsa, sem necessidade de análise da situação socioeconómica. Trata-se de uma atualização que vai de encontro à estratégia de apoio continuado a todos os alunos e abrangendo todos os níveis de ensino dos jovens do concelho de Alandroal.

As bolsas para o ensino superior, que já incluíam o primeiro e segundo ciclos de estudos, mesmo que em diferentes áreas, passam agora a abranger os alunos que os realizem no espaço da união europeia e não apenas no território nacional. No ano letivo 2023-24, o município atribuiu 62 bolsas, correspondentes a um investimento de 43.710 euros.

Ainda no âmbito do novo regulamento, passou a ser considerado que os prémios de mérito para os melhores alunos de cada ciclo possam ser mais de três deixando, assim, de existir critérios para desempate. A autarquia pretende ainda, em cada ano, criar momentos para informar os bolseiros sobre as oportunidades de carreira futuras no concelho e ouvir os estudantes em relação ao que sentem ser necessário para construírem o seu percurso de vida no concelho.

Cinema de regresso ao Cine-Teatro Florbela Espanca a 10 de novembro

O Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, prestes a abrir ao público, após obras de requalificação, vai voltar a receber sessões de cinema.

A primeira das sessões, no renovado espaço cultural, está marcada para o próximo dia 10 de novembro, com a exibição do filme “A Bruxa do Castelo de Vila Viçosa”.

O filme será exibido em duas sessões: uma às 16 horas e outra às 18 horas.A entrada é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória no Posto de Turismo de Vila Viçosa.

Cante Alentejano em destaque no Festival de Sopas de Montemor-o-Novo

O Pavilhão de Exposições de Montemor-o-Novo é entre esta sexta-feira e domingo, de 1 a 3 de novembro, palco de mais uma edição do Festival das Sopas, um evento cada vez mais enraizado no campo do turismo gastronómico alentejano.

Durante o festival, para além das iguarias gastronómicas, não faltará muita animação, sendo que, desta feita, o destaque vai para o Cante Alentejano. “Faz dez anos que o Cante foi elevado a Património Imaterial e, por isso, Montemor-o-Novo quis fazer esta singela homenagem, durante os dias do evento, ao almoço”, começa por explicar António Pinto Xavier, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

O evento, este ano “mais alargado”, por se tratar da 20ª edição, começa logo na sexta-feira à hora de almoço. Este, garante ainda o vereador, é um “festival rico em gastronomia e rico em cultura alentejana, com cante, ranchos e muita animação”.

Esta sexta-feira, a animação do evento, no que diz respeito ao Cante Alentejano, vai estar a cargo do Grupo Coral Fora D’Oras, de Montemor-o-Novo; no sábado, do Grupo Jorge São Pedro e Amigos de Beja; e no domingo, do Grupo de Cantares Tradicionais da Casa das Artes de Arraiolos.

Junta da Expectação com dez bolsas para atribuir a alunos do Ensino Superior

À semelhança dos últimos anos, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior, volta a apoiar os alunos que frequentam o Ensino Superior.

Desta vez, revela o presidente da junta, Hugo Milton, são dez as bolsas de estudo a atribuir. No caso das dez bolsas não serem suficientes, a junta, “perante aqueles que se irão candidatar”, irá “fazer um esforço, com um acerto, de forma a que ninguém de fora”.

“O Município também este ano alargou o número das suas bolsas e esperamos que toda a comunidade campomaiorense, entre câmara e juntas de freguesia, sinta este apoio, para que os seus filhos possam ir mais além nos estudos”, acrescenta Hugo Milton.

Em causa está um apoio total de 800 euros a cada um dos contemplados com estas bolsas de estudo, valor a ser pago de forma faseada, ao longo dos meses. Os interessados têm até esta quinta-feira, dia 31 de outubro, para fazer a sua candidatura, através do preenchimento do formulário que está disponível na junta de freguesia.

Os alunos que obtenham a bolsa de estudo da Câmara Municipal de Campo Maior ficam, automaticamente, excluídos da lista de contemplados pelas bolsas da junta de freguesia.

Marco Santos é o novo presidente da IALBAX

Marco Santos é o novo presidente da associação desportiva IALBAX, até então liderada por Humberto Pestana, que se mantém nos órgãos sociais enquanto suplente da Mesa da Assembleia Geral. Os novos órgãos sociais da associação desportiva de Elvas tomaram posse no passado dia 22 de outubro.  

Na nova direção, juntam-se a Marco Santos, a vice-presidente Rita Magarreiro, o secretário Rui Morais, o tesoureiro Jorge Martins, a vogal Ana Santos e a suplente Cristina Infante.

Paulo Araújo é o presidente da Mesa da Assembleia Geral, que tem Carlos Carola e Eduardo Lagareiro como primeiro e segundo secretários, respetivamente, e Humberto Pestana como suplente.

Já o conselho fiscal é formado pelo presidente Sérgio Cacheirinha, o secretário Carlos Santos, o relator António Velez e a suplente Margarida Araújo.

Mostra Gastronómica de Arraiolos inaugurada esta quarta-feira

A 23ª Mostra Gastronómica de Arraiolos, o 15º Festival da Empada de Arraiolos e a Feira do Tapete de Arraiolos são inaugurados esta quarta-feira, dia 30 de outubro, no Arraiolos Multiusos, pelas 19 horas.

A inauguração dos eventos é feita ao som dos Técnicos Oficiais de Caixa. Às 21h30 há concerto do Projeto Cid, uma banda de tributo a José Cid.

A Mostra Gastronómica do Concelho de Arraiolos, que decorre até domingo, 3 de novembro, traz à mesa a tradição e os sabores da cozinha arraiolense, integrando as características da gastronomia alentejana, tal como os vinhos de castas selecionadas ou os queijos do concelho.

Campo Maior: candidaturas às bolsas de estudo terminam esta quinta-feira

Encontram-se abertas, até esta quinta-feira, dia 31 de outubro, as candidaturas às Bolsas de Estudo do Município de Campo Maior, destinadas a alunos do ensino superior.

Com vista a atribuir mais bolsas que aquelas que têm vindo a ser disponibilizadas, em anos anteriores, a Câmara Municipal decidiu, desta vez, fazer uma alteração ao regulamento existente. O número de bolsas atribuídas pode, segundo o presidente, Luís Rosinha, vir mesmo a superar as cem que a autarquia tem inicialmente previstas. “A nossa decisão foi alargar este apoio a tudo o que sejam cursos superiores, em torno dos 750 euros anuais, que fará toda a diferença, mas também alterámos o ponto de vista de acessibilidade ao mesmo”, começa por dizer o autarca, não tendo dúvidas que, com a alteração do regulamente, serão atribuídas “muito mais bolsas que aquelas que têm vindo a ser dadas até este ano letivo”.

A autarquia definiu a atribuição de um total de cem bolsas de estudo, sendo que 50 se destinam a alunos de Licenciatura e Mestrado e as outras 50 a estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais e Cursos de Especialização Tecnológica. “É um número que tínhamos de deliberar, o que não invalida que não venham a ser atribuídas mais bolsas de estudo. A nossa ideia é chegar a mais famílias campomaiorenses”, acrescenta.

Com a perspetiva que venham a ser ultrapassadas as cem bolsas, a expectativa, diz ainda Luís Rosinha, é que o investimento feito pela autarquia neste apoio transcenda os 75 mil euros. “É um esforço financeiro para a autarquia, mas é a forma de nós podermos ajudar mais campomaiorenses a que consigam prosseguir os seus estudos, numa altura em que haverá sempre dificuldades nas questões até da mobilidade do aluno e de alojamento”, assegura. Os 750 euros serão pagos aos estudantes ao longo de dez meses (75 euros por mês).

As candidaturas às Bolsas de Estudo poderão ser feitas no Balcão Único do Município de Campo Maior.

Arkus apresenta “A Bruxa Que Não Sabia Voar” em dia de Halloween em Elvas

O Halloween vai ser celebrado com as crianças, em Elvas, esta quinta-feira, 31 de outubro, numa atividade promovida pelos serviços educativos da Câmara Municipal. Após uma caminhada, com início às 17h30, na Praça da República, para a qual os participantes poderão levar as suas máscaras mais assustadoras, as crianças terão oportunidade de assistir à peça “A Bruxa Que Não Sabia Voar”, da associação juvenil Arkus.

“No ano passado a iniciativa correu muito bem e nós participámos de outra maneira, com uma espécie de figuração, pelas ruas, pregando alguns sustos e partidas a quem se inscreveu. Este ano vamos participar na mesma, mas com uma mini-representação, ‘A Bruxa Que Não Sabia Voar’, no final da caminhada”, revela a atriz e membro da associação Raquel Pirota (na imagem).

Esta peça, que tem como principal mensagem que tudo se consegue quando se acredita, adianta a responsável, conta com três personagens: a bruxa, um fantasma e uma vampira. O espetáculo, apresentado uma única vez, no ano passado, na Terrugem, volta agora a ser dado a conhecer ao público.

Nesta iniciativa de Halloween, cada criança deve ser acompanhada por um adulto responsável.

Dois quartos prémios do Euromilhões saem em Portugal

Dois apostadores em Portugal, a par de outros 21 no estrangeiro, venceram ontem, 29 de outubro, o quarto prémio do Euromilhões, no valor de 1.855 euros. O sorteio de ontem não teve totalistas, pelo que, em jogo, na sexta-feira, vai estar um jackpot de 98 milhões de euros.

O segundo prémio, de 293 mil euros, saiu a dois jogadores no estrangeiro, e o terceiro, de 45 mil, a três apostadores também fora de Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 1, 2, 19, 30 e 45 e as estrelas 10 e 12.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.