Exposição “Desassossegos” inaugurada no IPP na quinta-feira

O artista plástico Luís Félix inaugura na próxima quinta-feira, 31 de outubro, a exposição “Desassossegos”, no Espaço de Exposições dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

A mostra, inaugurada pelas 18 horas, fica patente ao público até ao dia 13 de dezembro.

”O Elvas” perdeu pela primeira vez no campeonato

“O Elvas” perdeu em Coimbra com o União local, por 2-0, naquela que foi a primeira derrota da equipa esta época.

O jogo ficou marcado por duas expulsões, João do Carmo na primeira parte e Almara, no segundo tempo.

O União de Coimbra marcou logo aos 5 minutos, por Traquina e depois foi dominado pelos elvenses que procuraram o empate, em vários lances perto da baliza local. Na segunda parte, já depois da segunda expulsão, a equipa da casa fechou o marcador aos 66 minutos por intermédio de Nuno André num remate frontal.

EnfTuna organiza XVI Portus Alacer em Portalegre a 29 e 30 de novembro

A EnfTuna, a Tuna Académica da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Portalegre, promove a 16ª edição do Festival de Tunas Portus Alacer, a 29 e 30 de novembro.

No primeiro dia do evento será dedicado às tradicionais serenatas, a terem lugar, a partir das 22 horas, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre.

Já no dia 30 de novembro, o festival terá início às 15 horas, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP).

Boccia une diferentes gerações na comemoração do Mês do Idoso em Borba

No âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escola de Borba, e em comemoração do Mês do Idoso, nos passados dias 23 e 24 de outubro, o Serviço de Ação Social do Município, com o apoio dos utentes do Projeto Tempo de Cuidar, realizou uma atividade de “Boccia” com os alunos de pré-escolar .

Esta atividade desportiva teve como objetivo o combate à discriminação da pessoa idosa e à sensibilização de encontros intergeracionais.

Estremoz: Rua 1ºde Maio com rede de abastecimento requalificada

O Municipio de Estremoz. comprometido com a melhoria das condições de vida dos habitantes deste concelho, e sensível ao combate ao desperdício de água, avançou com a empreitada de requalificação da rede de abastecimento da Rua 1.º de Maio, em Estremoz.

Esta intervenção consistiu na substituição da conduta de abastecimento nessa rua, tendo em consideração as diversas roturas que a mesma apresentava. Estas roturas apresentavam perdas consideráveis de água que, consequentemente, levavam ao corte de abastecimento de água.

Para além disto foi reposto o pavimento da rua, bastante danificado pelas sucessivas intervenções realizadas ao longo dos tempos e foram colocadas lombas redutoras de velocidade, por forma a garantir a segurança de peões.

O encargo total da empreitada é de mais de 128 mil euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

Banda da Força Aérea atua no Cineteatro Florbela Espanca a 9 de novembro

A Banda da Força Aérea apresenta-se em concerto, no próximo dia 9 de novembro, no Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa. Este espetáculo conta com a participação especial de um grupo de cantares alentejanos.

Este espetáculo acontece no âmbito das comemorações do 50º aniversário do Estado-Maior-General das Forças Armadas e da Evocação do “Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria”.

A entrada é gratuita, mas limitada ao número de lugares disponíveis. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Posto de Turismo de Vila Viçosa.

Local histórico de Borba acolhe gravação de filme internacional

A Quinta do Convento do Bosque, local histórico de Borba, foi um dos espaços escolhidos pelo realizador filipino Lav Diaz, para a rodagem do seu novo filme: “Beatriz, a mulher”.

Esta longa-metragem é centrada na figura de Fernão Magalhães, o navegador português que fez a primeira viagem de Circunavegação.

A produção, a cargo da “Rosa Filmess”, conta com o apoio do Município de Borba.

Velharias “invadem” CNT de Elvas de 15 a 17 de novembro

O Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas recebe, de 15 a 17 de novembro, uma feira de antiguidades.

O certame, dedicado às velharias, vintage e colecionismo, proporcionará oportunidades para descobrir tesouros únicos, na fronteira entre Espanha e Portugal, com entrada livre. Este promete ser um “fim de semana cheio de história, cultura e peças exclusivas”.

O evento nos dias 15 e 16, sexta-feira e sábado, decorre entre as 10 e as 20 horas, e no dia 17, das 10 às 18 horas.

A organização da iniciativa é da responsabilidade da Associação dos Promotores de Eventos.

Avaria impediu transmissão da Missa

Esta manhã de domingo não foi possível transmitir a missa diretamente do Santuário da Piedade devido a uma avaria.

O equipamento danificado foi entretanto substituido e esperamos poder já no próximo domingo realizar a transmissão da eucaristia dominical, a prtir do Santuário do Senhor Jesus da Piedade, através dos emissores da Rádio ELVAS, Rádio Nova Antena em Montemor-o-Novo e Rádio Campo Maior.

A todos enviamos as nossas desculpas e desejamos um bom domingo.

Cante Alentejano anima Circuito de Tascas em Borba a 9 de novembro

No dia 9 de novembro, e no decorrer da Festa da Vinha e do Vinho, o Cante Alentejano vai animar o tradicional Circuito das Tascas.

Desta forma, e à “boa maneira borbense”, volta-se a “Fazer as 11”, com a animação de dois grupos de Cante Alentejano. Para além disso, não vão faltar os afamados vinhos de Borba e os mais típicos petiscos da região.

Esta é mais uma das iniciativas que serve para assinalar o décimo aniversário do Cante Alentejo como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Desfile Literário de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz

O Desfile Literário está de volta ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, esta segunda-feira, dia 28 de outubro, às 18 horas, com o tema “Por mares nunca dantes navegados”.

Este projeto é o resultado de uma parceria entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares do concelho de Estremoz. O objetivo da iniciativa é “juntar as atividades promovidas pela animadora sociocultural da Câmara Municipal com atividades que são desenvolvidas pelos professores. Por norma, essas atividades vão sendo apresentadas de turma a turma”, explica a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira.

O tema deste ano “Por mares nunca dantes navegados” é alusivo ao escritor e poeta Luís Vaz de Camões. O desafio, segundo Sónia Caldeira, é que “sejam escolhidos livros, poemas ou textos que tenham a ver com o tema e que depois, de forma animada, possa ser feita uma apresentação, uma leitura ou representação do tema em questão”.

Esta iniciativa “tem um envolvimento muito grande da comunidade escolar” e por isso, de ano para ano, o Desfile Literário tem vindo a ganhar uma maior dimensão. O evento, que acaba sempre “por juntar a comunidade escolar e o município de Estremoz”, era inicialmente realizado nos Claustros da Câmara Municipal de Estremoz, mas com o aumento de público, teve de passar a ter lugar no Parque de Feiras e Exposições. O desfile, como realça ainda Sónia Caldeira, “incentiva à leitura e traz diferentes públicos à leitura”.   

Projetos de formação do Município de Campo Maior com inscrições abertas

O Município de Campo Maior continua empenhado na formação artística da população do concelho, pelo que volta a apostar, uma vez mais, nos seus diversos projetos de formação: Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Dança Oriental, Sevilhanas, Música e Teatro.

Dando conta que a formação ao nível da Dança Contemporânea é agora apenas destinada aos alunos do 1º ciclo do concelho, a restante oferta, garante a vereadora São Silverinha, é destinada a “todas as idades e a todos os gostos”. “Este ano, decidimos manter a Dança Contemporânea com o projeto no Centro Escolar, ou seja, não existem aulas no Centro Cultural, mas a professor Maria Lama vai, durante toda a semana, dar formação aos nossos alunos do 1º Ciclo”, esclarece a autarca.

Lembrando que a participação nas aulas é totalmente gratuita, São Silverinha explica que os interessados podem fazer a sua inscrição nestes projetos de formação através de um formulário próprio (disponível aqui) ou diretamente no Centro Cultural da vila. “Os interessados que façam chegar a sua inscrição, para que comecem a frequentar os projetos de formação”, acrescenta.

Para além de se procurar “formar público a nível cultural”, com estes projetos, diz ainda a vereadora, consegue-se “mostrar o talento” que existe em Campo Maior.

Vitorino d’Almeida encerra Mês da Música em Elvas com “Ecos de Abril”

As comemorações do Mês da Música em Elvas chegam ao fim este domingo, 27 de outubro, com o espetáculo “Ecos de Abril”, que junta em palco o maestro Vitorino d’Almeida e o poeta Aurelino Costa.

“O concerto que encerra o Mês da Música traz, pela 33ª vez, a Elvas, o maestro António Vitorino d’Almeida, num formato que, de certa forma, se associa também, com uma natureza renovada, às comemorações do 25 de Abril”, começa por explicar o diretor artístico deste Mês da Música, Luís Zagalo.

Para além de autor da banda sonora e ator no filme “Capitães de Abril”, Vitorino d’Almeida, lembra Luís Zagalo, assume-se como protagonista neste contexto da Revolução dos Cravos porque, à época, encontrava-se em Viena, onde escreve a obra canónica, no contexto da música portuguesa, “Inquietações sobre uma Manhã de Abril”. “Estas múltiplas visões são convocadas neste contexto de um concerto a que chamámos ‘Ecos de Abril’”, revela o diretor artístico.

A Vitorino d’Almeida, em palco, junta-se o poeta Aurelino Costa. “É um dos grandes declamadores que conheço e que nos trará também uma outra visão complementar, que é como é que a poesia abordou e encarou o 25 de Abril”, revela Luís Zagalo, que não tem dúvidas de que, com este espetáculo, o Mês da Música em Elvas encerra com “chave de ouro”.

Os bilhetes para este espetáculo, com início este domingo às 18 horas, podem ser adquiridos na Ticketline ou no no cineteatro municipal de Elvas, a partir das 17 horas.