A Campanha “É Natal no Comércio Local” está de volta a Estremoz. O projeto, lançado em 2022, foi criado face à difícil conjuntura económica mundial e nacional, transversal a todos os setores mas que, a nível concelhio, tem um forte impacto nas compras e vendas realizadas no comércio local.
O Município de Estremoz, como forma de incentivo às compras no comércio local tradicional, sediado no concelho, entende ser prioritário dar o seu contributo para a revitalização do comércio no concelho, pela importância socioeconómica que assume, procurando em simultâneo atrair novos clientes nesta época festiva que é o Natal.
No decorrer da campanha, por cada 15 euros em compras no comércio local, será entregue uma senha de participação, que irá a sorteio em janeiro de 2025, num total de 5.200 euros a atribuir, divididos em 40 prémios.
Os comerciantes poderão aderir a esta iniciativa até dia 28 de outubro (as Normas de Participação estão disponíveis aqui), preenchendo a ficha de adesão, que se encontra disponível no site da autarquia, que deverá ser entregue no Gabinete da vice-presidente ou enviada para o e-mail vice-presidente@cm-estremoz.pt.
O Município de Vila Viçosa conta, desde a passada terça-feira, 22 de outubro, com mais uma sala de atendimento no espaço de Ação Social e Saúde.
Com este gabinete, o setor de Ação Social e Saúde do concelho, de acordo com a autarquia, “consegue dar mais conforto e privacidade às famílias que atende, bem como às crianças que possa acompanhar”.
Esta nova sala, diz ainda a Câmara Municipal de Vila Viçosa, “é um espaço criado com o intuito de se tornar mais próximo dos munícipes, a razão da existência desta equipa”.
O espaço de Ação Social e Saúde está localizado na Rua Gomes Jardim, nª13 em Vila Viçosa, e funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9 horas e o 12h30 e das 14 e às 17h30.
Os Prémios Almofariz, uma iniciativa anual da revista Farmácia Distribuição, são a celebração da Farmácia e dos Farmacêuticos. Um espaço privilegiado para a relação dos diversos players do setor, enquanto agentes fundamentais de Saúde Pública. Este ano, os Serviços Farmacêuticos da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central são o grande vencedor do Prémio Almofariz Farmácia Hospitalar do Ano 2024 da 30ª edição dos Prémios Almofariz.
A cerimónia teve lugar no Casino Estoril, na noite de 24 de outubro. O galardão foi entregue por António de Melo Gouveia e Catarina da Luz Oliveira, membros fundadores do Conselho Consultivo, a Luísa Pereira, diretora dos Serviços Farmacêuticos da ULSAC. Luísa Pereira referiu na cerimónia que “o Almofariz que os Serviços Farmacêuticos da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central aqui recebem hoje é reflexo de todo o empenho, dedicação e mesmo superação por parte de toda a equipa, sem exceção. Por isso quero aqui agradecer a todos e a cada um em particular. Só com o compromisso de todos é possível. Com este prémio, são distinguidos a Excelência nos projetos e superação no desempenho profissional, e é isso mesmo que acontece diariamente na nossa Farmácia Hospitalar. A qualidade, o rigor, o fazer bem feito sem falha, são uma característica intrínseca do farmacêutico Hospitalar e da sua equipa. O doente é o nosso foco e a sua segurança é a nossa premissa máxima.” E concluiu “bem hajam pois por esta iniciativa e por este prémio, que ele continue a distinguir quem está no terreno a fazer o seu melhor e a bem do doente.”
O Serviço Farmacêutico da ULS do Alentejo Central tem como missão assegurar a prestação de assistência medicamentosa eficaz, segura e de qualidade aos doentes/utentes da área de referência do HESE, garantido a melhor relação custo-benefício para o doente e para o hospital. De forma a prestar apoio clínico e a garantir o cumprimento das Boas Práticas de Farmácia, o Serviço é composto por uma equipa multidisciplinar composta por farmacêuticos, técnicos de diagnósticos e terapêutica – Ramo Farmácia, Assistentes técnicos e Assistentes operacionais.
A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública da CGTP-IN convocou, para esta sexta-feira, 25 de outubro, uma manifestação nacional em Lisboa, para que os trabalhadores protestassem contra o empobrecimento, a perda de poder de compra e a ausência de respostas aos problemas das carreiras que têm sido colocados.
A este propósito, os sindicatos da Frente Comum emitiram um pré-aviso de greve que, em resultado do descontentamento dos trabalhadores, contou com elevada adesão particularmente no setor da educação.
Os trabalhadores não docentes, que ainda no dia 4 de outubro demonstraram a sua disponibilidade para prosseguir a luta pela recuperação das suas carreiras, dinamizando uma greve que levou ao encerramento de dezenas de escolas só no distrito de Portalegre, estiveram mais uma vez hoje em protesto.
Em Portalegre, frente à escola do Atalaião, dezenas estiveram concentrados. Noutras escolas, como as sedes de Agrupamento de Avis, Nisa, Crato, Arronches, Bonfim, em Portalegre (à excepção da escola da Corredoura) e ainda a EB/JI da Boa-Fé em Elvas, EB/JI de Avis e a ES Mouzinho da Silveira em Portalegre estiveram fechadas ou sem atividade letiva.
Outros serviços públicos como as Finanças em Campo Maior e o Centro de Saúde em Arronches não estiveram a funcionar em consequência da greve dos trabalhadores da Administração Pública.
Também o setor dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Portalegre esteve condicionado, assim como outros de outras autarquias, devido ao protesto dos trabalhadores da Administração Local.
Fonte: nota de imprensa da União Sindicatos do Norte Alentejano
O Estádio Municipal de Estremoz recebe este sábado, dia 26 de outubro, a final da Super Taça INATEL.
O jogo, com início às 16 horas, opõe a equipa da Associação Cultural de Cano (campeão distrital da época passada) e o CCDR Foros da Fonte Seca (vencedor da Taça Fundação INATEL da temporada transata).
O Programa Regional Alentejo 2030 lançou um aviso destinado ao apoio a “ações de reabilitação, remediação, recuperação e descontaminação ambiental de áreas mineiras abandonadas e degradadas”, revela a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo em nota de imprensa.
O período para apresentação de candidaturas, por convite, à linha “Passivos ambientais – Remediação Ambiental das antigas áreas mineiras abandonadas”, decorre até ao dia 31 de janeiro de 2025.
Os apoios previstos “visam contribuir para a eliminação de passivos ambientais e de dissonâncias paisagísticas, como áreas mineiras abandonadas, essenciais para a resolução de problemas ambientais como a contaminação dos solos e dos recursos hídricos que comportam riscos para a saúde pública, para o ambiente e/ou para a segurança de pessoas e bens, e que exigem uma resolução urgente, nos quais não seja viável a aplicação do princípio do poluidor pagador e o princípio da responsabilidade”.
A Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) é a entidade que se pode candidatar a este apoio. A dotação fundo indicativa disponível neste aviso é de sete milhões de de euros, com uma taxa máxima de financiamento FEDER de 85%.
O Coro Polifónico Eborae Mvsica, liderado pelo maestro Emanuel Vieira, apresenta-se em concerto, na noite desta sexta-feira, 25 de outubro, na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa.
O espetáculo, com início às 21 horas, é o sétimo concerto da temporada organizada pelo Museu-Biblioteca da Casa de Bragança.
O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, recebe esta sexta-feira, dia 25 de outubro, pelas 21h30, a apresentação da série documental “Mestres e Sons Lusitanos”.
Esta série retrata a vida e obra de seis compositores portugueses dos séculos XVIII e XIX, sendo que será exibido um episódio da série documental, dedicado ao compositor João de Sousa Carvalho, um dos mais notáveis músicos portugueses do século XVIII, que iniciou a sua formação no Colégio dos Reis Magos, situado no Paço Ducal, em Vila Viçosa.
A série será apresentada pela autora, Mafalda Nejmeddine. A entrada para a sessão é gratuita, carecendo de levantamento de bilhete na bilheteira do Teatro Bernardim Ribeiro.
A Biblioteca Municipal de Fronteira vai organizar na próxima quinta-feira, dia 31 de outubro, pelas 20h30, uma “Hora do Conto” dedicada à “Noite das Bruxas”.
As inscrições, que são limitadas a 25 crianças, com idades compreendidas entre os três e os dez anos, podem ser feitas até amanhã, sábado, dia 26 de outubro, na Biblioteca Municipal.
Gonçalo Santos é o vencedor do 2º Festival “Vozes da Nossa Escola – Delta Cafés”, cuja final se realizou na passada quarta-feira, dia 23 de outubro, no auditório da Escola Básica Nº1 de Elvas.
A iniciativa, promovida pelo grupo de Educação Musical, contou com a adesão de 16 alunos do 2º e 3º ciclo, que prestaram provas numa fase de pré-eliminatória. Para a fase final foram apurados oito finalistas, que foram avaliados com a interpretação de uma obra vocal.
O júri do concurso foi composto pela docente Maria José Trindade, representante da Direção do Agrupamento, Rosário Caicheirinha, representante do Departamento de Expressões, Mónica Mourraia, em representação da Flexibilidade Curricular, e pela aluna Érica Ferreira.
Foram atribuídos prémios aos oito finalistas, um prémio especial para o primeiro classificado, Gonçalo Santos, e certificados de presença a todos os alunos participantes.
O final da iniciativa foi assinalado com um momento musical de um Quarteto de Flautas que interpretou a melodia “Fantasy for Alice”.
António Raimundo, professor de Educação Musical, realçou “a elevada competência ao nível da interpretação vocal, ficando bem patente que os pequenos músicos demonstraram uma grande responsabilidade, dedicação e gosto pela música”.
O primeiro episódio do novo programa de Fátima Lopes, “Aqui há Mão”, dedicado ao tapete de Arraiolos, é apresentado, em antestreia, na segunda-feira, 28 de outubro, no Cine-Teatro Municipal daquela vila do distrito de Évora.
A sessão, com entrada livre, tem início marcado para as 21 horas. Os bilhetes podem ser levantados no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, até domingo, dia 27 de outubro, às 18 horas.
“Aqui Há Mão” é uma série documental 100% nacional, dedicada a artistas e artesãos portugueses, conduzida por Fátima Lopes naquele que é o seu primeiro programa para Pay TV e numa altura em que celebra 30 anos de carreira. O programa estreia no canal Casa e Cozinha no dia 4 novembro, às 21h30, com a exibição do episódio “Ponto de Arraiolos”.
A Câmara Municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, na última reunião do executivo, realizada em Vila Fernando, na passada quarta-feira, 23 de outubro, a adjudicação da empreitada de adaptação da Casa da Quinta do Bispo a Centro Interpretativo da Memória de António Sardinha. A obra, num investimento superior a 500 mil euros, para além do Centro Interpretativo, irá albergar a sede do Agrupamento de Escuteiros 158 de Elvas e um espaço para o cidadão.
A empreitada de Reabilitação do Cine-Teatro Municipal de Elvas, que ascende a cerca de dois milhões de euros, foi adjudicada nesta sessão, sendo que este permitirá a requalificação deste equipamento municipal, dotando-o de todas as condições e adaptado às novas exigências deste tipo de espaços culturais.
Os eleitos deliberaram aprovar a alteração ao loteamento da Aldeia da Cruz para aí poder ser construído o Centro de Dia. Foi também aprovada a abertura de concurso para a exploração da cafetaria do Castelo de Elvas.
Nesta reunião do executivo, foi ainda dado a saber que a cidade vai acolher o seminário “A Sustentabilidade do Destino”, organizado pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, no Forte da Graça.
Foram ainda aprovadas as propostas de alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Socias, nos programas OMTS e OMTJ.
A oitava edição da Ibero Aves, organizada pela Associação Ornitológica de Elvas, que abriu portas na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, decorre até início da tarde de domingo, dia 27, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas.
O evento, que volta a reunir centenas de aves, de todas as cores, tamanhos e feitios, de criadores e expositores de vários pontos do país – desde Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira, Lisboa, Azambuja, Montemor-o-Novo a Vendas Novas –, e da vizinha Extremadura, acontece numa altura em que a associação, como explica o presidente, João Pepê, está a celebrar o seu 20º aniversário. “Nunca, ao princípio, pensei que conseguíssemos chegar tão longe e virmos a melhor, todos os anos. Este ano temos um leque muito grande, com muita diversidade e qualidade, com aves de todos os tipos”, começa por dizer o responsável.
Nesta, que João Pepê dizer ser “a maior exposição de aves do Alentejo”, todas espécies, agora disponíveis para serem apreciadas pelo público, foram alvo de uma criteriosa avaliação, com base em aspetos como a plumagem e o porte. As melhores são premiadas.
Estava prevista a presença no CNT, na manhã desta sexta-feira, no momento da inauguração do evento, dos alunos do 4.º ano da Escola de 1º Ciclo de Santa Luzia, para apresentarem os seus trabalhos alusivos ao evento, o que acabou por não acontecer, devido à greve dos trabalhadores não docentes. Ainda assim, os trabalhos dos alunos encontram-se em exposição, sendo que os autores dos três melhores receberão, como prémio, uma ave.
Com entradas gratuitas, o evento está de portas abertas esta sexta-feira e sábado até às 19 horas, abrindo amanhã às 10 horas. No domingo, a Ibero Aves pode ser visitada das 10 às 13 horas.
A Comissão de Finalistas e a Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, realizam na noite da próxima quinta-feira, 31 de outubro, uma Festa de Halloween, no castelo da cidade, a partir das 23 horas.
A animação musical do evento vai estar a cargo do DJ Diazz e do DJ Ziul.
O objetivo da iniciativa é a angariação de verbas para as atividades dos estudantes. A entrada tem um custo de três euros.
O sobre-endividamento está associado à rutura financeira das famílias, à sua falta de liquidez, ao desfasamento entre receitas e despesas. As consequências, de acordo com a DECO, são graves e com fortes repercussões na qualidade e sustentabilidade da vida familiar e no seu desenvolvimento económico e social.
O sobre-endividamento ocorre quando os rendimentos mensais do consumidor ou da família são insuficientes para fazer face às despesas regulares, como a alimentação, água, eletricidade, gás e as prestações de crédito.
Considera-se que existe um elevado nível de endividamento quando os rendimentos possibilitam apenas o pagamento das despesas mensais. Nesta situação, considera-se que existe uma taxa de esforço muito elevada.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:
Um homem de 56 anos foi identificado pela GNR, a quem os militares apreenderam diversas armas, na passada quarta-feira, 23 de outubro, no concelho de Campo Maior.
No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares do Posto Territorial de Campo Maior, de acordo com o Comando Territorial de Portalegre, “apuraram que o agressor, o homem de 56 anos, ameaçava a vítima, sua companheira de 51 anos”.
No âmbito das diligências policiais, e como medida cautelar, foram apreendidas três caçadeiras, 214 munições de diversos calibres e um machado.
O suspeito foi identificado e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.
Um homem de 71 anos morreu esta sexta-feira, 25 de outubro, em Montemor-o-Novo, depois de ter sido atropelado, enquanto atravessava uma passadeira, por um camião que se pôs em fuga.
Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, o alerta foi dado às 8h02, sendo que o condutor do pesado de mercadorias colocou-se em fuga. O atropelamento mortal deu-se numa passadeira da Avenida Gago Coutinho, no centro da cidade.
O óbito foi declarado no local pelo médico da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), sendo que o Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação do Destacamento de Trânsito de Évora da GNR está já a averiguar as circunstâncias em que ocorreu o atropelamento e serão visionadas as câmara de video vigilância, visto que o condutor fugiu do local.
Para o local foram mobilizados 11 operacionais, entre Bombeiros de Montemor-o-Novo, INEM e GNR, apoiados por cinco viaturas, incluindo a VMER.
O Halloween assinala-se na próxima quinta-feira, 31 de outubro, e em Elvas os serviços educativos da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Arkus, vão promover “Um Susto de Caminhada”.
A atividade vai ter início na Praça da República, pelas 17h30, e os pequenos participantes podem trazer as suas máscaras assustadoras para se divertirem, tendo ainda oportunidade de assistir à peça “A Bruxa que Não Sabia Voar”.
Os interessados devem fazer a sua inscrição pelo telefone 268 623 287 ou pelo email forte.santaluzia@cm-elvas.pt, sendo que os menores devem fazer-se acompanhar por um adulto responsável.
A Escola Básica de 1º Ciclo e o Jardim de Infância da Boa-Fé estão esta sexta-feira, 25 de outubro, encerrados, devido à greve dos trabalhadores não docentes. No Agrupamento nº1 de Elvas, de acordo com a diretora Paula Rondão, todos os outros estabelecimentos de ensino estão a funcionar, embora haja registo da falta de três assistentes operacionais no Ciclo da Boa-Fé.
Também hoje na Escola de 1º Ciclo, assim como no Ciclo de Santa Luzia, embora abertos, segundo a diretora Brígida Gonçalves, não há aulas, devido à greve.
Já no Agrupamento nº 3 de Elvas, bem como no Agrupamento de Escolas de Campo Maior, de acordo com os seus diretores, Fátima Pinto e Jaime Carmona, respetivamente, esta greve não afetou o normal funcionamento da atividade letiva.
De recordar que, com a greve de hoje, convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, os trabalhadores não docentes estão a exigir melhores condições de trabalho, aumentos salariais e a criação de carreiras especiais.
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) está de regresso ao Alto Alentejo, entre os dias 7 e 13 de novembro, para aquela que é já a sua 27ª edição.
O propósito deste festival, que teve a sua primeira edição em 1997, segundo Maria Inês Soares, uma das responsáveis pela organização do FIBAQ, passa pela “divulgação da prática da modalidade em Portugal, nomeadamente no Alentejo, e também para a comunicação desta região interior principalmente em época baixa, mais concretamente, no verão de São Martinho”.
O evento é anualmente organizado pela Publibalão e o Clube de Balonismo “Alentejo sem Fronteiras” e, após 26 edições, está de volta, com os balões de ar quente a percorrerem os céus de Monforte, Fronteira, Ponte de Sor, Montargil, Alter do Chão e da Fundação Abreu Callado, em Benavila, no concelho de Avis. “Iremos contar, maioritariamente, com dois voos por dia: às 7 horas e às 14h30. No dia 9 de novembro, em Ponte de Sor, às 19h45, teremos o habitual espetáculo Night Glow em que os balões estão insuflados e ao ritmo da música eles iluminam-se. Este é um espetáculo aberto ao público”, explica Maria Inês Soares.
Este ano, quem quiser voar de balão de ar quente, vai estar a ajudar os Bombeiros Voluntários das localidades aderentes ao evento, com a aquisição da pulseira solidária. “Através da plataforma de reservas da página do evento, em fibaq.com, poderão fazer a inscrição, mediante um valor de um donativo”, explica a responsável.
“Cada voo é diferente, é único e existe sempre uma história por detrás de um voo, quer o seu percurso quer a forma como começou”, diz ainda Maria Inês Soares.
A Campanha Solidária “É Tempo de Ajudar” está de regresso este fim de semana, dias 26 e 27 se outubro, às lojas Intermarché de várias localidades do país, incluindo Campo Maior e Elvas.
A iniciativa da associação Coração Delta tem como objetivo “angariar produtos de higiene pessoal para serem entregues aos idosos mais desfavorecidos dos concelhos envolvidos”, começa por explicar Cláudia Gama, coordenadora da campanha. A campanha vai decorrer em seis distritos – Portalegre, Évora, Beja, Setúbal, Faro e Castelo Branco -, num total de 70 lojas.
Um dos parceiros desta iniciativa solidária é o Corpo Nacional de Escutas (CNE). “Os escuteiros vão estar presentes em 55 lojas Intermaché, sendo eles a grande massa de voluntariado”, explica a responsável. “Nas restantes 15 lojas iremos ter voluntários locais, em parceria com os municípios. Prevemos ter 1.200 voluntários no total, com o objetivo de conseguir ajudar 4.500 idosos”, acrescenta Cláudia Gama.
Sendo esta a 11ª edição da campanha, Cláudia Gama garante que a iniciativa solidária “tem estado a correr muito bem. A população adere e acarinha esta campanha”. Depois dos produtos serem angariados “são entregues, na maioria, aos municípios. Através da atividade de ação social, sinalizam e entregam estes produtos de higiene, em forma de kits, aos idosos”.
O romance “Barbacena, Meu Amor!”, de Higino Maroto, serve de mote, este sábado, 26 de outubro, para um passeio literário pelas ruas daquela vila do concelho de Elvas, conduzido pelo autor da obra.
Na base do romance, começa por explicar o escritor natural de Barbacena, está a história da própria vila: “’Barbacena, Meu Amor!’ é um romance histórico que conta grande parte da história da vila de Barbacena, desde o foral de 1272 até meados do século XX”.
O romance “situa-se nos finais do século XIX e princípio do século XX, em que se evoca a história de Barbacena, como uma terra que foi tendo sempre uma ligação aos acontecimentos das famílias nobres, que foram sendo donas da vila, e uma luta secular pelo uso da terra, que o foral de 1272 dá à população para ser cultivada”. Na obra é também recordada a tentativa, por parte de vários “arrendatários de algumas terras à volta de Barbacena”, já em meados do século XIX, para “acabar com esse direito secular”, que levou a uma “grande agitação social”.
No passeio deste sábado, que tem início às 10 horas, junto à Casa do Povo de Barbacena, a primeira do país, os participantes terão oportunidade de passar por espaços como o castelo, as fontes e a Igreja Matriz. Para além de dar a conhecer a sua obra, no decorrer deste passeio literário, Higino Maroto irá também transmitir todos os conhecimentos que tem sobre a “longínqua” história de Barbacena.
A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal, está inserida no âmbito da promoção de atividades do Turismo Literário de Elvas.