Concelho de Arronches representado em mais uma edição da Baja Portalegre

Ano após ano, a Baja Portalegre 500 traz à região do Alto Alentejo os melhores pilotos de todo-o-terreno a nível mundial, sendo o mais carismático evento da modalidade em Portugal, o que leva todos os entusiastas da modalidade a centrarem atenções nesta importante prova do campeonato nacional.

Os arronchenses não são exceção e, tradicionalmente, não só a população se mobiliza em peso para acompanhar as várias etapas da competição, como os pilotos locais e das associações de Arronches fazem questão de participar na mesma, com resultados que só podem deixar a população do concelho orgulhosa dos seus conterrâneos.

Assim, entre a lista de participantes na edição do corrente ano, nas motos, encontravam-se, a representar a Associação Cultural e Recreativa “Os Romeiros de Esperança”, Miguel Picado, pela Associação Desportiva e Cultural de Esperança, os atletas Daniel Semedo e Manuel Marques, e em representação da Associação “Esperança Sobre Rodas”, Ricardo Silva. Em prova, apresentou-se ainda, como co-piloto de SSV, Ricardo Porto Nunes.

A “cereja no topo do bolo” desta forte presença do concelho na 38.ª Baja Portalegre 500 foi a vitória do jovem Ricardo Silva na categoria “Promo & Hobby”, onde também esteve Miguel Picado, que terminou na 21.ª posição. Nas motos, Daniel Semedo foi 166.º. Os atletas Manuel Marques e Ricardo Porto Nunes não concluíram as suas provas.

O Município de Arronches congratula todos os participantes do concelho pela coragem com que enfrentaram este duro desafio, felicitando especialmente Ricardo Silva pela brilhante vitória conseguida.

Município de Marvão promove a castanha na Casa do Alentejo

O Município de Marvão promove as tradições e sabores ligados à castanha na Casa do Alentejo, em Lisboa, esta sexta-feira, 25 de outubro, entre as 11 e as 16 horas.

 A realização de um magusto tradicional, com a distribuição gratuita de “cartuchos de castanhas”, a degustação de crepes com farinha de castanha, a presença da artesã de bordados com casca de castanha, Jacinta de Oliveira, e uma exposição de produtos derivados da empresa Vale d`Aramenha, como a farinheira de castanha e o doce de castanha, entre outros, são as atividades que o Município de Marvão leva à Casa do Alentejo.

Esta iniciativa enquadra-se na promoção da 40.ª Festa do Castanheiro – Feira da Castanha de Marvão, que se realiza a 9 e 10 de novembro, em Marvão, e marca o início de uma Quinzena Gastronómica, que decorre de 9 a 24 de novembro, em 15 restaurantes aderentes do concelho, com a apresentação de dezenas de pratos à base deste fruto que é a referência de Marvão, como um destino gastronómico de eleição.

Estabelecida no território há cerca de 40 anos, a Festa do Castanheiro – Feira da Castanha é uma celebração do património cultural de Marvão, que todos os anos atrai dezenas de visitantes, e um importante encontro entre os produtores, comerciantes e compradores. O concelho de Marvão insere-se na área geográfica da serra de São Mamede e por isso tem um microclima propício à cultura e a castanha produzida está classificada de DOP (Denominação de Origem Protegida).

CIMAA aprova maior orçamento de sempre no valor de 85,5 milhões de euros

O Conselho Intermunicipal da CIMAA deliberou a aprovação, por unanimidade, do orçamento para 2025 – o maior de sempre na sua história. Este orçamento resulta, em grande parte, da adjudicação da obra para a construção da rede de infraestruturas primárias do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, no valor de 64,9 milhões de euros. O orçamento, aprovado no Conselho Intermunicipal de 17 de outubro, em Campo Maior, tem o valor total de 85,5 milhões de euros.

Hugo Hilário, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, sublinhou que “apesar de a grande fatia do orçamento ser referente à adjudicação das infraestruturas primárias do Pisão, a verdade é que, independentemente disto, o orçamento para 2025 continua a ser o mais avultado de sempre, refletindo a multiplicidade de áreas de intervenção da CIMAA e as competências que têm vindo a ser transferidas, cada vez mais transversais e que vão desde a melhoria dos transportes, ao reforço de equipamento das Brigadas de Sapadores Florestais, à organização do Jogos do Alto Alentejo, ao combate ao insucesso escolar, entre tantos outros projetos que definimos estrategicamente e desenvolvemos com o objetivo de melhorar o bem-estar da população residente e de atrair e fixar mais pessoas.”

O valor do orçamento para o próximo ano vai permitir dar continuidade ao trabalho realizado em torno do planeamento regional, do combate às alterações climáticas, da modernização digital e administrativa dos serviços da CIMAA e dos 15 municípios associados, bem como desenhar e implementar um conjunto de planos de ação na área do combate à violência doméstica, do transporte flexível, da promoção do sucesso escolar, rede de bibliotecas e estabelecer parcerias e protocolos na área do turismo e cultura.

Este orçamento e a sua aprovação por unanimidade, demonstra o compromisso dos 15 municípios que compõem a CIMAA no desenvolvimento do território do Alto Alentejo, colocando sempre em primeiro lugar o bem-estar dos seus munícipes e o futuro das próximas gerações.

Elvas recebe pela primeira vez a 1ª Jornada do CN1 Feminino de Rugby

Imagem: Rugby Clube de Elvas (Facebook)

Pela primeira vez na história, a cidade de Elvas será palco da primeira Jornada do Campeonato Nacional 1 (CN1) de Rugby Feminino, a jogar-se no próximo domingo, 27 de outubro.

O evento, que promete ser marcante, começa ao meio-dia, no Campo Sintético Pedro Barrena, e irá decorrer até às 16 horas, culminando com a tradicional “terceira parte” no Bar do Rugby Clube de Elvas.

Seis equipas de rugby feminino estarão em campo para “um dia repleto de ação e emoção”: Rugby Clube de Elvas, Ubuntu, RC Montemor, Agrária de Coimbra, SL Benfica e RC Lousã.

Os jogos serão disputados em formato de torneio, garantindo momentos intensos de competição e um forte espírito de camaradagem entre as atletas.

“Convidamos toda a comunidade de Elvas, assim como amigos, familiares e todos os simpatizantes da modalidade, a estarem presentes para apoiar as jogadoras e celebrar connosco este evento único na cidade. A vossa presença será fundamental para tornar este dia ainda mais especial, num ambiente de festa e desportivismo”, diz o Rugby Clube de Elvas em nota de imprensa.

“Mais do que um torneio, este evento é uma oportunidade para a cidade de Elvas vivenciar o espírito de união, fair play e entusiasmo que o rugby proporciona. Contamos com todos para fazer parte desta jornada inesquecível”, lê-se ainda na referida nota.

Catarina Munhá atua esta sexta-feira em Évora

Catarina Munhá sobe ao palco do Armazém 8, em Évora, esta sexta-feira, dia 25 de outubro, às 21h30.

Catarina Munhá, cantautora em português, expressa-se através de música e letra, numa espécie de indie-pop de intervenção. Estudou piano e violino no Conservatório de Música da Metropolitana de Lisboa, aprendeu como autodidata a guitarra, o sintetizador, o ukulele e pandeireta. Lançou o seu álbum de estreia, “Animal de Domesticação”, pela Sony Music Portugal em 2019. Regressou em 2022 com um novo single, “Cópia Pirata”.

“Joker – Loucura a Dois” em exibição esta sexta-feira em Elvas

O filme “Joker – Loucura a Dois” é exibido na noite desta sexta-feira, 25 de outubro, no auditório São Mateus, em Elvas, pelas 21h30.

No filme, Arthur Fleck está institucionalizado em Arkham e à espera de ser julgado pelos seus crimes como Joker. Enquanto luta contra a sua dupla personalidade, Arthur não só encontra o amor verdadeiro, mas também a música que sempre esteve dentro dele.

Os bilhetes para a sessão estão à venda meia hora antes da sessão ou na Ticketline.

Comendador Ribeirinho Leal dá a “Conhecer Cabeço de Vide” em caminhada

Através de uma caminhada, será possível “Conhecer Cabeço de Vide”, no próximo domingo, dia 27 de outubro, na companhia do comendador Ribeirinho Leal, autor do livro “Achegas para a Monografia de Cabeço de Vide”.

A caminhada tem início às 14h30, junto Igreja do Espírito Santo, em Cabeço de Vide.

As inscrições, limitadas a 20 pessoas, são gratuitas e podem ser feitas até sábado, 26 de outubro, através do email posto.turismo@cm-fronteira.pt, ou dos contactos 245 604 023 e 916 409 427.

Fortaleza de Juromenha ilumina-se ao final da tarde de sábado

A Câmara Municipal de Alandroal vai proceder, na tarde deste sábado, 26 de outubro, à ligação oficial da iluminação da Fortaleza de Juromenha, pelas 18h30.

Ainda antes, às 17 horas, a população é convidada a visitar as obras no interior da fortaleza: aquelas já realizadas e as que ainda se encontram em fase de conclusão.

No final será oferecido um pequeno lanche-convívio.

Empresas de café unem-se em sociedade para reciclagem de cápsulas

A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e seis empresas suas associadas, movidas por uma forte consciência ambiental, uniram-se de forma proativa e pioneira, para criar a RECAPS – Sociedade para a Recolha e Reciclagem de Cápsulas de Café.

Fruto de um extenso trabalho, que une pela primeira vez marcas concorrentes como BELLISSIMO, DELTA Q e GINGA da Delta Cafés, TORRIÉ da José Maria Vieira, CHAVE D’OURO, NICOLA e SEGAFREDO da Massimo Zanetti, BUONDI, NESCAFÉ DOLCE GUSTO, NESPRESSO, SICAL e STARBUCKS da Nestlé Portugal, BOGANI da NewCoffee, e UCC da UCC Coffee, a RECAPS tem como missão transformar o ritual diário de tomar café num ato consciente, onde a responsabilidade ambiental e o compromisso social se cruzam.

Desenvolvida ao longo de cinco anos e apresentada hoje, a RECAPS – Sociedade de Recolha e Reciclagem de Cápsulas de Café marca o início de um outro ritual: levar a reciclagem até à porta (ao município) de todos os consumidores de cápsulas de café em Portugal.

Com o objetivo de contribuir para que Portugal se aproxime das metas de reciclagem nacionais, a RECAPS conta atualmente com cerca de 200 “Capsulões” distribuídos por 15 municípios – Almada, Aveiro, Braga, Cascais, Cantanhede, Condeixa, Famalicão, Guimarães, Lisboa, Mafra, Moita, Montemor-o-Novo, Oeiras, Proença-a-Nova e Seixal. Até ao final de 2025 o objetivo é ter “Capsulões” em mais 20 municípios.

A separação dos materiais das cápsulas recolhidas no âmbito do projeto RECAPS será realizada por entidades recicladoras especializadas, como a Bio4plás e a Saica. Um processo que começa pela remoção da borra de café, que pode ser utilizada para compostagem ou como aditivo agrícola. Segue-se o alumínio e o plástico, que uma vez separados são encaminhados para reciclagem, onde são transformados em novos produtos. O plástico pode ser reutilizado, por exemplo, na produção de mobiliário urbano, como cadeiras e mesas de esplanada, enquanto o alumínio pode ser reciclado, por exemplo, para criar estruturas metálicas.

Assente num modelo em tudo semelhante aos tradicionais ecopontos, o sucesso da RECAPS depende da colaboração conjunta entre consumidores, que são agora desafiados a depositar as cápsulas de café usadas em pontos de recolha designados como ecocentros ou “Capsulões” instalados pelas autarquias, e que pode localizar aqui Recaps: Onde reciclar, municípios, que asseguram a disponibilização e colocação dos pontos de recolha das cápsulas para posterior envio para tratamento, empresas recicladorasque asseguram a recolha das cápsulas e o seu encaminhamento para instalações de reciclagem especializadas, onde os materiais plásticos, alumínio e borras de café são separados e reciclados.

“Com o compromisso inabalável de contribuir para os objetivos do desenvolvimento sustentável, a RECAPS, formada pela Delta Cafés, José Maria Vieira, Massimo Zanetti, Nestlé Portugal, NewCoffee e UCC, representa o culminar de anos de esforço e colaboração entre as principais empresas de café no país. Estamos comprometidos, e não abrimos mão, em levar a reciclagem de cápsulas a todos os consumidores e, com isso, contribuir para a redução de resíduos e para a melhoria das metas de reciclagem a nível nacional” afirma Cláudia Pimentel, Secretária-Geral da AICC.

PSD de Elvas contra abate de plátanos e redução de horário do Open24

No decorrer da reunião do executivo da Câmara Municipal de Elvas, que teve lugar esta quarta-feira, 23 de outubro, no salão da Junta de Freguesia de Vila Fernando, a vereadora do PSD, Tânia Morais Rico, votou contra dois dos pontos da ordem de trabalhos: o abate de quatro plátanos no loteamento da Quinta do Bispo e a redução de horário de funcionamento do estabelecimento Open24.

“A preservação do meio ambiente tem sido uma das grandes preocupações nacionais e mundiais e o intuito é preservar o máximo de florestação e evitar consequências para a biodiversidade e para o equilíbrio climático”, justifica o PSD, em comunicado, o voto contra o abate de árvores.

Relativamente à proposta de redução do horário de funcionamento do Open24, no Largo dos Combatentes, após alegadas reclamações de que utilizadores daquele espaço estejam “a provocar insegurança naquela zona”, o PSD diz que “o problema da insegurança e desordem pública é que deve ser resolvido e não ser penalizado o empresário que investiu no seu negócio e disponibilizou um serviço inovador à população local, ao visitante e ao turista”.

O comunicado para ler na íntegra:

“No âmbito da reunião de câmara de dia 23 de outubro de 2024, que decorreu em Vila Fernando, dois pontos da Ordem de Trabalhos foram votados contra.

Votámos contra o ponto 4.14. – Solicitação de abate de quatro Plátanos, sito no Loteamento da Quinta do Bispo, Estrada de Santa Rita, pois a preservação do meio ambiente tem sido uma das grandes preocupações nacionais e mundiais, e o intuito é preservar o máximo de florestação e evitar consequências para a biodiversidade e para o equilíbrio climático. Não se devem abater árvores de grande porte, sem a apresentação de soluções alternativas que promovam a sua existência e coabitação com os constrangimentos envolventes. Não vimos nenhum esforço feito para apresentar soluções alternativas. Sendo o arvoredo anterior ao loteamento, quando foi feito o projeto este deveria obrigatoriamente ter sido feito, respeitando as árvores de alto fuste que já ali existiam. Na documentação deste ponto também não constava o parecer escrito do ICNF sobre esta questão.

No ponto 4.21. – Horário do estabelecimento OPEN24, sito no Largo dos Combatentes n.º 1 – D em Elvas, no qual se propõe que este comércio reduza o seu horário e passe a ser das 09h00 às 21h00, devido a reclamações que surgiram devido a, alegadamente, os utentes deste espaço estarem a provocar insegurança naquela zona. Votámos contra, pois o problema da insegurança e desordem pública é que deve ser resolvido e não penalização do empresário que investiu no seu negócio e disponibilizou um serviço inovador à população local, ao visitante e ao turista. E tendo em atenção a sua localização, de ressalvar que é um ponto que serve também a Residência de Estudantes da ESBE – Escola Superior de Biociências de Elvas. 

Todos os restantes pontos da ordem de trabalhos da reunião de câmara foram aprovados pela Vereadora Tânia Rico, e no ponto 4.2. Alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais – Programas OMTS e OMTJ, propusemos a inclusão de critérios de avaliação que sustentem a atribuição de um relatório satisfatório por parte do orientador, sendo esses critérios os seguintes: assiduidade, pontualidade, resultados alcançados, serviço adicional, desempenho, e atribuição de uma valoração a cada critério, de modo a que, de forma justa, transparente e honesta, seja atribuído o prémio. 

SEMPRE POR ELVAS 

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

Arkus promove e preserva património cultural e musical de Elvas

Durante este mês de outubro, mês da música, a associação juvenil Arkus, dedicada à preservação e promoção da cultura elvense, convida a comunidade a conhecer e a participar numa variedade de atividades que unem tradição e modernidade à arte musical.

Um dos grandes projetos musicais da Arkus é o Grupo Roncas D’Elvas, fundado em 2016. Este grupo tem desempenhado um papel vital no renascimento da ronca, um instrumento tradicional ligado ao Cantar ao Menino e a uma das mais antigas tradições natalícias da região do Alentejo. Há muito que não se via um grupo de Roncas e, sendo assim, a associação pôs mãos à obra procurando renascer e dar a conhecer esta tradição. Desde a sua fundação que o grupo tem vindo a realizar um enorme trabalho, contando já com um diverso leque de presenças, não só no concelho de Elvas, mas a nível nacional e internacional, procurando dar a conhecer a todos o Cantar ao Menino e a sua vertente de música alentejana. Este grupo é composto por cerca de 20 elementos com idades compreendidas entre os 15 e os 80 anos, com uma forte ligação entre os vários elementos. Este é um projeto que permite a intergeracionalidade e a partilha de cultura e experiências.

Para os mais novos, a Arkus lançou o projeto Ronquinhas D’Elvas, um grupo que nasceu do sucesso do projeto “Viver a Tradição!” nas escolas do concelho. As crianças têm agora a oportunidade de aprender a tocar ronca e explorar as canções tradicionais natalícias, numa introdução divertida e educativa ao mundo da música e da cultura local.

A Associação tem também disponíveis aulas de piano, abertas a todas as idades, proporcionando uma formação musical personalizada e de qualidade, com a professora Melanie Carona (formada no Curso Suplementar de Formação Musical), na sede da Aarkus.

Outro projeto ligado à associação é a animação musical, ao vivo, que decorre todos os sábados, no Hotel Vila Galé. Esta é uma parceria entre a Arkus e o hotel, que conta com a colaboração fundamental do professor Vladlen Grigorovschi (Licenciado em Ciências Musicais). Este projeto, que já existe há três anos, tem servido como porta de entrada para o mundo artístico, pois permite que jovens artísticas deem a conhecer o seu trabalho e possam ter o primeiro contacto com o palco e o público. Ainda assim, vários artistas elvenses já puderam participar neste projeto, deixando o seu contributo em brilhantes atuações no bar do hotel.

Já o projeto das Noites de Fados é um evento pontual que celebra a tradição do fado. Durante estas noites mágicas, os participantes têm a oportunidade de assistir a atuações ao vivo de talentosos fadistas, enquanto se deliciam com um jantar tipicamente português. Este evento não é apenas uma celebração do que é português, mas também uma noite de convívio, onde a partilha de culturas é incentivada. Este é um projeto com muita adesão do país vizinho, o que enriquece ainda mais esta experiência, criando uma atmosfera de união e alegria entre diferentes nacionalidades.

A Arkus é ainda parceira de “O Cante Vai à Escola”, uma iniciativa liderada pelo jovem Miguel Rondão, que foi vencedora do Orçamento Participativo de 2023. Este projeto tem como objetivo levar o cante alentejano às escolas do 1º Ciclo do concelho, resgatando uma tradição cultural. A Arkus é parceira deste projeto dado que as aulas de guitarra e de iniciação ao Cante, dadas pelo Miguel, são lecionadas na sede da associação. Com este projeto, espera-se não só preservar uma importante herança cultural, mas também cultivar o amor pela música e pela tradição, promovendo uma intergeracionalidade.

Apesar de ser uma associação kuvenil, a Arkus orgulha-se de atuar para todas as idades, incentivando a participação de toda a comunidade nas suas atividades dinâmicas, sempre com o objetivo de promover e preservar o património cultural e musical de Elvas.

Gravação de filme de época leva a condicionamento de trânsito em Estremoz

O trânsito automóvel vai estar condicionado esta sexta-feira, 25 de outubro, em várias artérias da cidade de Estremoz, entre o meio-dia e as 3 horas da madrugada.

Os condicionamentos, que afetam o Largo Dom Dinis, a Rua da Rainha Santa Isabel, a Rua da Ladeira, a Calçada da Frandina e a Travessa de São José, devem-se à realização de filmagens da produção internacional “Beatriz, A Mulher”.

O acesso automóvel está garantido, faz saber a Câmara Municipal de Estremoz, em comunicado, “com controlo policial de acesso ao Arco de Santarém, a residentes, hóspedes das unidades hoteleiras, comércio, serviços e viaturas de emergência”.

A Produtora Rosa Filmes está a realizar filmagens em várias localidades da região, tendo igualmente escolhido a cidade de Estremoz para algumas cenas do filme de época “Beatriz, A Mulher”, uma produção com direção do conceituado realizador Lav Diaz.

“Lamentamos todos os inconvenientes que estes condicionamentos possam vir a causar aos residentes e visitantes do nosso centro histórico, agradecendo antecipadamente a compreensão e colaboração de todos”, lê-se ainda no comunicado do Município de Estremoz.

Município de Estremoz conclui requalificação do acesso à Escola do Caldeiro

Numa intervenção com vista a melhorar a segurança rodoviária e a facilitar o acesso à Escola Básica do Caldeiro, o Município de Estremoz concluiu, recentemente, a obra de requalificação do acesso àquele estabelecimento de ensino.

A obra, de acordo com a autarquia, foi realizada durante o período de férias de verão “para evitar maiores constrangimentos”. A intervenção permitiu também “garantir o escoamento de águas pluviais, reformular o estacionamento no bairro para moradores, para a comunidade escolar e ainda como resposta ao equipamento social existente nas imediações”.

A receção e entrega de crianças pode ser agora realizada pelos encarregados de educação, nas traseiras do estabelecimento de ensino, de forma a evitar a conflitualidade rodoviária junto ao IP2.

A empreitada de requalificação teve um custo de 192.959,73 euros, já com IVA incluído à taxa legal em vigor.

Futsal: equipas da ACDBR disputam três jogos este fim de semana

As equipas de futsal da Associação Cultural e Desportiva de Belhó e Raposeira (ACDBR) disputam este fim de semana, dias 26 e 27 de outubro, três jogos.

No sábado, a equipa de Infantis descloca-se a Sousel, em jogo do Campeonato Distrital. O início da partida está marcado para as 10h30.

Já na manhã de domingo, em Elvas, os Iniciados da ACDBR recebem a ADC Esperança, às 9h30, em partida a contar para o Campeonato Distrital do escalão. Às 11 horas, os Benjamins (sub-10) defrontam a equipa da Casa do Benfica de Portalegre, em jogo de uma competição informal.

Jovens escritores e ilustradores desafiados a imaginar o futuro de Portugal

Encontram-se abertas, até 15 de novembro, as candidaturas aos Prémios Jovens Criadores – Megatendências 2050.

O concurso, promovido pelo Centro de Competências de Planeamento de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP) e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), visa incentivar a participação de jovens criadores portugueses ou residentes em Portugal, oferecendo duas modalidades de prémio: Prémio de Conto e Prémio de Ilustração.

Com prémios monetários atribuídos aos três primeiros lugares de cada categoria (3.000 euros para o primeiro lugar, 2.000 euros para o segundo e 1.000 euros para o terceiro), ambas as categorias se destinam a autores entre os 18 e os 30 anos e têm como ponto de partida o relatório preliminar “Megatendências 2050 – Um Mundo em Mudança: Impactos em Portugal”, que aborda grandes tendências globais como as alterações climáticas, a digitalização ou a evolução demográfica.

Na categoria de Prémio de Conto, os participantes devem submeter textos inéditos em português, abordando as temáticas discutidas no relatório. Já no Prémio de Ilustração, as obras podem inspirar-se na temática geral do relatório, ou numa das nove megatendências destacadas, como o agravamento das alterações climáticas, a aceleração do desenvolvimento tecnológico ou os novos desafios à democracia.

Para além da recompensa financeira, os trabalhos vencedores poderão ser publicados no relatório “Megatendências 2050 – O Mundo em Mudança: Impactos em Portugal”, a ser lançado no primeiro trimestre de 2025, ou integrar a exposição no Encontro de Prospetiva da Administração Pública, agendado para o próximo ano.

A avaliação das obras será realizada por um júri composto por figuras de renome, como o professor Carlos Fiolhais, no júri do Prémio de Conto, e o artista plástico e professor Manuel San Payo, no júri do Prémio de Ilustração, juntamente com representantes das entidades organizadoras. Este concurso representa um desafio estimulante para os jovens talentos nacionais, oferecendo-lhes uma plataforma para expressar a sua visão sobre o futuro de Portugal e do mundo.

Todos os detalhes, convocatórias e regulamentos de participação encontram-se disponíveis na página do projeto.

É este o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Feira de Natal em Elvas com inscrições abertas até 30 de outubro

As inscrições para a Feira de Natal, inserida na iniciativa Elvas Cidade Natal, promovida pela Câmara Municipal, encontram-se a decorrer até dia 30 de outubro.

O evento vai decorrer de 29 de novembro a 5 de janeiro e promete animar esta quadra festiva. A programação de Elvas Cidade Natal contempla várias iniciativas, aliando a tradição da quadra com a diversão para todas as idades.

As normas de participação e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do Município de Elvas (aqui).

Arronches viaja ao tempo da Restauração este fim de semana

Arronches viaja no tempo, até ao período da Restauração, este fim de semana, dias 26 e 27 de outubro, através de uma recriação histórica, promovida pelo projeto Raia Viva, desenvolvido pela Historicalia, com o apoio do Turismo de Portugal e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A par da recriação histórica, tal como explica o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, não vão faltar concertos de música da época, malabaristas e cuspidores de fogo, num evento a ter lugar no Largo Serpa Pinto, junto ao Convento de Nossa Senhora da Luz. Esperando “muitas visitas”, este, diz ainda o autarca, será um fim de semana de “muita animação” na vila.

“É um evento que vem decorrendo em todas as fortalezas da raia, de norte a sul do país, e chegou a vez de Arronches”, diz ainda João Crespo, que adianta que, no decorrer da recriação histórica, irá realizar-se um mercardinho com produtos locais, “desde a alimentação, à doçaria e aos enchidos”.

No sábado, o evento decorre entre 13 e as 22h30. Deste primeiro dia, destaque para um concerto de música da época, às 21h30, no Convento da Nossa Senhora da Luz, e espetáculos de artes de malabarismo e cuspidores de fogo, pelas 22h30. Já no domingo, a recriação histórica terá lugar entre as 13h30 e as 18 horas.

Projeto My SAD dá apoio domiciliário a idosos em Campo Maior

Através do projeto My SAD, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior tem vindo a prestar apoio domiciliário aos idosos da vila.

My SAD, que teve início no princípio do ano, “atua em três linhas centrais de apoio”, através da cuidadora São, do podcast elaborado pela instituição e da psicomotricidade, e é um projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, conforme explica a animadora sociocultural do Lar Santa Beatriz, Alexandra Mamede.

A Cuidadora São é uma linha de apoio que atua 24 horas por dia e está diretamente ligada à ERPI. “Qualquer utente de apoio domiciliário pode ligar para a instituição com alguma dúvida, alguma questão ou alguma urgência”, revela Alexandra Mamede. “Temos utentes que, realmente, aquilo que sentimos é que o apoio domiciliário precisava de ir mais além, para lá da alimentação e das higienes. Tentámos criar algo que conseguíssemos manter ao longo do tempo e que conseguisse colmatar esta linha do isolamento social”, adianta.

Uma enfermeira, que está ligada ao projeto, “dá também apoio através da linha e pode fazer visitas ao domicílio”. Por outro lado, sete voluntários, que estão diretamente ligados aos utentes de domicílio, “fazem contactos periódicos, alguns diários e outros semanais, em que alertam as pessoas para as temperaturas, para a necessidade de beber água e estabelecem amizades”.

De modo a que os idosos que estejam no domicílio não fiquem sedentários, é trabalhada também a psicomotricidade. “Reparamos que os nossos utentes no domicílio estavam muito parados, então, temos uma psicomotricista que vai ao domicílio. Cria um plano, trabalha esse plano com os utentes e, semanalmente, vai aos domicílios verificar se os exercícios estão a ser praticados e como estão a ser feitos”, explica ainda Alexandra Mamede. 

Outra vertente do projeto diz respeito ao podcast elaborado pela instituição, que serve como forma de “alerta”, apresentando informações e estratégias para fazer face aos problemas enfrentados por estes idosos. Este podcast pode ser consultado na página do Facebook do Lar Santa Beatriz.

Morreu Marco Paulo

Marco Paulo morreu esta quinta-feira, aos 79 anos, vítima de doença prolongada. A informação está a ser avançada pela SIC Notícias. 

Alentejano de Mourão, nasceu a 21 de janeiro de 1945, João Simão da Silva lutou vários anos com doenças oncológicas, tendo sido diagnosticado pela primeira vez com cancro do abdómen em 1996. Em 2020 descobriu que tinha cancro da mama e dois anos depois recebeu o diagnóstico de cancro do pulmão. No ano passado, foi diagnosticado com cancro do fígado.

Tornou-se num dos artistas portugueses mais conhecidos e acarinhados pelo público. Marco Paulo teve ao longo de mais de 50 anos de carreira, sucessos como “Taras e Manias”, “Nossa Senhora”, “Maravilhoso Coração” e “Eu Tenho Dois Amores”.

Sempre que se deslocava à nossa região, Marco Paulo fazia questão de contactar a Rádio ELVAS, a quem concedeu várias entrevistas. Também nos enviava sempre os seus discos com dedicatórias. No programa Discos Pedidos, os seus temas continuam a ser escutados, a pedido dos seus fãs.

ALerTejo: primeiro encontro literário de Elvas de 1 a 3 de novembro

Elvas recebe, entre os dias 1 e 3 de novembro, o ALerTejo, o seu primeiro encontro literário. De toda a programação, que inclui, entre muitas outras atividades, tertúlias, apresentação de livros, sprints de leitura e serões de poesia, o maior destaque vai para uma conversa com o escritor João Tordo, a 2 de novembro (sábado), dois dias antes do lançamento da sua mais recente obra, “Os Dias Contados”.

No decorrer do evento, o público será também convidado a participar na Rota Literária “O Hissope”, de António Dinis da Cruz e Silva, onde poderá percorrer a vida do poeta cuja obra de maior vulto é o poema “O Hissope”, uma sátira social que tem como ponto de partida uma quezília entre o bispo de Elvas, D. Lourenço de Lencastre e o Deão da Sé de Elvas.

Segundo explica um dos responsáveis pela organização do evento, o escritor elvense Nuno Franco Pires (na imagem), os principais objetivos do ALerTejo passam por contribuir para a descentralização deste tipo de iniciativas e para a promoção da literatura, com atividades para todas as idades. “Vamos ter três tertúlias diferentes, que vão levar vários agentes desta área a refletir e a dar os seus contributos”, adianta. Por outro lado, procura-se também “dar voz a novos autores”, bem como estreitar laços com os “vizinhos e irmãos espanhóis”, para que se continuem a promover eventos em torno da literatura entre os dois lados da raia. Ouvir e aprender com autores mais experientes e refletir sobre a importância das redes sociais na promoção da literatura são outras das finalidades do ALerTejo.

João Tordo, que já foi distinguido com o Prémio Saramago, acaba por apadrinhar esta primeira edição do encontro literário de Elvas. “É um dos maiores nomes da contemporaneidade da literatura portuguesa, tem uma obra vastíssima e tem em pré-venda o seu próximo livro, ‘Os Dias Contados’, que vai ser apresentado dois dias depois da sua vinda a Elvas, o que quer dizer que vamos ter ainda, e a acrescer interesse ao evento, um pré-lançamento do próximo livro do João Tordo”, adianta Nuno Franco Pires.  

Na organização do evento, a Nuno Franco Pires juntam-se Maria João Covas, Andreia Valente, Rosária Casquinha da Silva, Lúcia Fonseca e Elizabete Agostinho. Trata-se de um grupo de amigos, autores, leitores e críticos, unidos pelo amor à literatura e pela vontade de fazer chegar essa paixão a mais pessoas.

A grande maioria das atividades desta primeira edição do ALerTejo terá lugar no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, sendo que o evento contará também com iniciativas na Sala dos Espelhos de “O Elvas” e no Stand’Arte.

A entrevista completa a Nuno Franco Pires para ouvir no podcast abaixo:

Conheça a programação completa do evento: