A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista (PS) de Elvas promove esta sexta-feira, 25 de outubro, um jantar convívio no Solar dos Chorões, sob o lema “o futuro começa aqui”.
No evento, com o qual o PS procura “promover a união e a construção do futuro”, participam diversas figuras do partido, enquanto oradores, como o secretário Nacional para Organização do PS, Pedro Vaz; o deputado do PS pelo círculo eleitoral de Portalegre, Ricardo Pinheiro; o presidente da Federação Distrital de Portalegre do PS, Luís Moreira Testa; Lito Vidigal; Marta Rodrigues; e Vicente Grenho.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve presente na passada quinta-feira, 17 de outubro, no Encontro de Utilizadores Esri, que decorreu no Centro Cultural de Belém. Considerado o maior evento de Sistemas de Informação Geográfica de Portugal, promoveu as ferramentas e soluções que a empresa tem vindo a desenvolver e também permitiu a partilha de conhecimentos entre os vários atores presentes.
O encontro contou com a participação de entidades relevantes no âmbito nacional, como o Instituto Geográfico do Exército e instituições do foro académico, que fornecem formação na respetiva área de estudos, mas também possibilitou o networking entre empresas privadas e a administração pública, que aproveitaram para apresentar as novidades que têm desenvolvido no âmbito da georreferenciação.
A CIMAA faz uso dos serviços da ESRI no que diz respeito ao Sistema de Informação Geográfica utilizado, do qual resulta o SIGAA – Serviço de Informação Geográfica do Alto Alentejo – direcionado essencialmente para os munícipes e técnicos municipais, para a consulta de informação georreferenciada e produção de mapas.
Ao longo do encontro foram apresentadas novas soluções, tecnologias e aplicações desenvolvidas pela empresa que vão ao encontro, entre outros, das necessidades da administração pública, no âmbito da promoção da digitalização, da parte do governo central.
Os temas abordados tocaram em muitos conceitos que estão em fase de implementação, como são os exemplos da “Plataforma de Gestão Urbana” e respetivos “Verticais”. Mas também foram abordados conceitos menos conhecidos como “Digital Twins”, que consiste na criação de uma cidade virtual (digital) igual a uma cidade real, com a integração de múltiplas variáveis, modelação 3D e outros mecanismos, para que se disponha de um território digital o mais semelhante ao real possível, onde seja possível aplicar diferentes cenários e perceber os resultados que deles poderá advir.
O Município de Arronches, contando com a colaboração das instituições locais, voltou a assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social e o Dia Municipal para a Igualdade, com a inauguração de uma exposição no Centro Cultural de Arronches, na tarde desta terça-feira, dia 22 de outubro.
Entre os parceiros do Município nesta iniciativa encontram-se as Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, a Academia Sénior de Arronches, o Agrupamento de Escolas de Arronches, a Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, a Associação Cultural e Desportiva “Os Amigos de Esperança”, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches, a Associação de Solidariedade Social “Coração Delta”, a Associação Freestyle Iceshow Arronches, o Atlético Clube de Arronches, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arronches, o Centro de Bem-Estar Social de Arronches, o Centro de Saúde de Arronches, o Centro Social Bom Jesus de Esperança, o Centro Social de Mosteiros, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Escola de Música de Arronches, o Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portalegre, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Portalegre e a Santa Casa da Misericórdia de Arronches.
Antes de convidar todos os presentes no auditório do espaço a contemplar a exposição patente no átrio, o presidente do Município, João Crespo, acompanhado pela vereadora Maria João Fernandes e pela técnica do gabinete de Ação Social, Sónia Pires, dirigiu algumas palavras aos presentes. O líder do executivo agradeceu a presença de todos aqueles que se encontravam na plateia, endereçando igualmente uma palavra de gratidão muito especial a todas as instituições que colaboraram com a Câmara Municipal, e que elaboraram trabalhos de grande qualidade para sensibilizar a comunidade. João Crespo terminou a sua intervenção afirmando que apesar de este dia ser de sensibilização, é realmente importante estar todos os dias disponível para ajudar quem mais precisa.
Por sua vez, a técnica Sónia Pires explicou o que é a EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, o seu funcionamento e os objetivos da instituição, tais como, entre outros, acabar com os maus tratos sociais e institucionais ou agir em conjunto em prol de sociedades mais justas pacíficas e inclusivas. Por fim e antes da visualização de um vídeo elaborado com as crianças do Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres “Educ’arte” e com os alunos da Academia Sénior de Arronches, foi lida a mensagem remetida pela Rede Europeia Anti-Pobreza.
Na passada quinta-feira, dia 17 de outubro, decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Borba uma sessão de informação e esclarecimento, sobre as certificações do Centro Qualifica do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), destinada aos trabalhadores do município.
O Município de Borba tem vindo a apostar na formação e capacitação dos seus trabalhadores, com vista a obtenção de uma maior qualificação escolar e profissional.
O Município de Estremoz investiu mais de 29 mil euros na pintura das Portas da Cidade, de forma a valorizar e embelezar as principais entradas da cidade.
A empreitada foi adjudica à empresa IOAN TUGUI – PINTURAS UNIPESSOAL, LDA. que, até ao momento, já finalizou a pintura das Portas de Santo António, Portas de Santa Catarina e Portas dos Currais.
Devido à instabilidade meteorológica. faz saber a Câmara Municipal de Estremoz, “não foi ainda possível terminar a pintura das Portas de Évora, prevendo-se retomar os trabalhos com a maior brevidade possível”.
A Rede de Bibliotecas de Elvas (RBELV) reuniu ontem, dia 22 de outubro, na Biblioteca da Escola Básica Integrada de Vila Boim, para articulação entre os seus membros das ações a desenvolver em conjunto, nomeadamente a realização de ações formativas na área da catalogação, conhecimento dos projetos de dinamização da leitura em desenvolvimento, agendamento conjunto das atividades do ano letivo 2024/2025 e alterações a concretizar no sistema eletrónico de gestão integrada de bibliotecas em 2025.
A RBELV é constituída pelas professoras bibliotecárias dos estabelecimentos públicos de educação e ensino do concelho com biblioteca, pela coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), pela Biblioteca Municipal de Elvas “Dr.ª Elsa Grilo” e o seu Serviço Educativo, pelo Colégio Luso-Britânico e pelas bibliotecas das seguintes instituições: Europe Direct Alto Alentejo, Escola Superior de Biociências de Elvas, Estabelecimento Prisional de Elvas e Museu Militar de Elvas.
O objetivo da rede é assegurar e promover um trabalho colaborativo entre estas entidades, tendo como finalidade a racionalização e otimização de recursos, a troca de experiências e boas práticas, a promoção da leitura e das literacias, a animação pedagógica e cultural, a produção em conjunto de instrumentos de gestão, de apoio e de orientação, de recolha de dados e de difusão da informação.
O Município de Monforte, através do seu Serviço de Ação Social, associou-se às comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social (dia 17 outubro), e do Dia Municipal para a Igualdade (dia 24 outubro), promovendo esta terça-feira, dia 22, em parceria com as IPSS’s e demais organismos públicos e privados do concelho, enquanto agentes dinamizadores de ação sociocultural comunitária, um programa de atividades que juntou na escola sede do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço, toda a comunidade escolar do concelho, utentes e representantes dos parceiros envolvidos.
Depois de ter sido inaugurada a exposição dos “Corações” concebidos pelos organismos aderentes, foi projetado um vídeo com declarações de alunos do Agrupamento e da Universidade Sénior de Monforte e de utentes de instituições parceiras, tendo por base questões relacionadas com inclusão/exclusão social, igualdade e pobreza.
No evento, para além de alunos, pessoal docente e não docente, representantes dos organismos parceiros, estiveram presentes o diretor do Agrupamento, António Parreira, o vice-presidente e vereadores do Município, respetivamente Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata, e a dirigente da Unidade Orgânica de Ação Social e Habitação, Sara Gomes.
O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é uma chamada de atenção para a necessidade de erradicar a pobreza e concretizar os objetivos da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Procura, também, mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a implementação de medidas que corrijam ou mitiguem as causas e as consequências da pobreza. O combate à pobreza e a correção das desigualdades sociais são duas prioridades que exigem determinação e responsabilidade coletiva.
Em 2024, o tema é “Acabar com os maus-tratos sociais e institucionais. Atuar em conjunto para sociedades justas, pacíficas e inclusivas”. Com este tema procura-se evidenciar uma das dimensões ocultas da pobreza – os maus-tratos sociais e institucionais sofridos pelas pessoas que vivem na pobreza e pretende debater formas de agir em conjunto, no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 para promover sociedades justas, pacíficas e inclusivas.
O CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, ocupa pela quarta vez consecutiva a primeira posição do ranking de líderes, sendo o líder com melhor reputação no território nacional, de acordo com os resultados do Merco Empresas e Líderes 2024. Também o Grupo Nabeiro-Delta Cafés surge no topo da lista do ranking das empresas com melhor reputação em Portugal.
Com o Grupo Nabeiro-Delta Cafés a ocupar a primeira posição do ranking das empresas e Rui Miguel Nabeiro o primeiro lugar do ranking de líderes, comprova-se a correlação direta entre a reputação do líder e da sua empresa.
No ranking de líderes, e depois de Rui Miguel Nabeiro, surgem os nomes de Cláudia Azevedo (Sonae), Paulo Macedo (Caixa Geral de Depósitos), Pedro Soares dos Santos (Jerónimo Martins), Paula Amorim (GALP) e Miguel Stilwell d’Andrade (EDP). Há 29 mulheres líderes no top 100.
Atrás do Grupo Nabeiro, no ranking das empresas com melhor reputação, surgem a Sonae, EDP, IKEA, Jerónimo Martins, GALP, Microsoft, Mercadona, LIDL e Vodafone.
Estes rankings, do Merco, são o resultado de uma análise exaustiva e detalhada que tem por base mais de 2.310 inquéritos, seis avaliações e 17 fontes de informação. Este ano, foram também divulgadas as empresas com as melhores equipas de comunicação, segundo a opinião dos jornalistas. Os profissionais dos media destacaram a Mercadona, o Santander e a Inditex como as empresas líderes neste domínio.
Esta quinta edição do ranking contou com a participação de 258 executivos de grandes empresas, 340 especialistas do mundo empresarial (37 diretores de comunicação e líderes de opinião, 35 jornalistas de negócios, 30 membros do governo, 40 professores de negócios, 47 analistas financeiros, 36 gestores de redes sociais, 37 gestores de ONG, 40 líderes sindicais e 38 dirigentes de associações de consumidores), 883 estudantes universitários (Merco Talento Universitário) e 800 cidadãos (Merco Sociedade).
OMerco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa) é um instrumento de avaliação da reputação de origem universitária, lançado em Espanha em 1999, que possui uma metodologia multi-stakeholder e que se tornou um dos monitores de referência a nível mundial. Atualmente, a Merco produz o Merco Empresas, o Merco Líderes, o Merco Responsabilidade ESG, o Merco Talento, o Merco Sociedade, o Merco Talento Universitário, o Merco Digital e o Monitor de Reputação em Saúde (MRS). Está presente em Espanha, Colômbia, Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Brasil, México, Peru, Costa Rica, Panamá, Portugal, Itália, Uruguai, Guatemala, República Dominicana, Paraguai, Honduras e El Salvador, sendo o monitor líder na América Latina.
A Comissão Europeia, em colaboração com seis universidades europeias e duas associações de jornalistas, lança o concurso online aberto a todos (MOOC) intitulado “Cobrir a Política de Coesão na Europa” (Covering Cohesion Policy in Europe).
O curso tem o objetivo de colmatar lacunas na educação na área dojornalismo e promover o conhecimento sobre a política de coesão e os seus benefícios para as regiões e cidades europeias. Destina-se a estudantes de jornalismo, a profissionais e a qualquer pessoa interessada em assuntos da União Europeia.
A comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira afirmou: “Este MOOC traz o mundo da política de coesão para uma sala de aula perto das pessoas. É um excelente exemplo de cooperação pan-europeia entre universidades e mostra o que pode ser alcançado quando trabalhamos em conjunto. Espero que muitos estudantes de jornalismo participem no curso e se sintam inspirados a falar sobre o papel da política de coesão no crescimento sustentável, equilibrado e a longo prazo em toda a UE.”
Em 2022, a Comissão lançou um convite à apresentação de propostas no valor de um milhão de euros para criar um curso focado na política de coesão. A proposta vencedora foi desenvolvida por um consórcio de instituições, incluindo a Universidade Técnica de Dortmund (Alemanha), a Universidade do Porto (Portugal), a Universidade de Wrocław (Polónia), a Universidade Babeș-Bolyai de Cluj-Napoca (Roménia), a Universidade Aristóteles de Salónica (Grécia) e a Universidade AP de Antuérpia (Bélgica), juntamente com várias organizações de jornalistas.
O MOOC é uma plataforma de e-learning gratuita e interativa disponível em todas as línguas da UE. Abrange áreas-chave como a governação da UE, a política de coesão, as ferramentas disponíveis para encontrar dados sobre a UE, a comunicação de informações transfronteiriças e o jornalismo digital. Estruturado em 14 módulos, o curso abrange um semestre completo e pode ser acedido através desta página.
O turismo, a gastronomia e a cultura de Portugal e Espanha voltam a ser os ingredientes do certame hispano-luso FEHISPOR, a ter lugar nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, de 7 a 10 de novembro.
Nesta 33ª edição do evento, o público volta a ter à sua disposição, num só espaço, aos mais diversos stands dedicados, entre outros, ao turismo, ao artesanato, às celebrações e à gastronomia dos dois países, com especial enfoque nas regiões do Alentejo e da Extremadura.
Com um objetivo claro de levar o público a descobrir o melhor de ambos os lados da raia, a programação deste ano da FEHISPOR inclui a segunda edição do encontro hispano-luso de jovens empreendedores e uma exposição única dedicada à boneca mais famosa do mundo. A 8 de novembo, no decorrer do encontro de jovens empreendedores, que conta com mesas redondas, os empresários da raia terão possibilidade de estreitar laços, gerar sinergias e fazer negócio.
A Turiberia volta a ser outras das grandes apostas do evento, onde é dado a conhecer aos visitantes os destinos mais interessantes dos dois países irmãos, bem como as suas atrações e o seu rico património cultural e natural.
O sorteio dos 16 avos da Taça de Portugal não foi muito simpático para “O Elvas”, dado que saiu em sorte o Varzim Sport Clube, em situação de visitante.
O Varzim milita na Liga 3 e é dos clubes com história de presenças na primeira divisão, embora não esteja a viver os seus melhores dias. Ainda assim, na eliminatória anterior, os poveiros eliminaram o Boavista do primeiro escalão.
O Elvas eliminou no domingo passado a equipa do Torreense da segunda liga e agora vai ter de defrontar o Varzim fora no dia 23 de novembro.
Dando continuidade aos trabalhos de identificação, estudo e valorização do património calipolense, uma equipa da Câmara Municipal de Vila Viçosa deslocou-se na segunda-feira, dia 21 de outubro, à Quinta das Velhas, com o intuito de proceder a uma avaliação mais detalhada de um complexo conjunto de galerias subterrâneas, com cerca de 2,5 quilometros, concebidas na primeira metade do século XIX, que tinha como objetivo a condução e gestão de águas, desde a nascente até diferentes hidropontos.
Esta exploração, efetuada com a devida autorização dos proprietários e cumprindo as normas de segurança, só foi possível devido à descida dos níveis freáticos, ocorrida recentemente, o que proporcionou a descida às galerias através do designado Chafariz do Santos. Em agosto de 2024, os locais estavam completamente submersos.
Esta operação constituiu uma redescoberta de um engenhoso sistema de galerias subterrâneas, com vários túneis de cerca de 1,20 metros de altura e 60 centimetros de largura, escavados na rocha e com estruturas de alvenaria e abóbadas de tijoleira, semelhantes a outras existentes em diferentes pontos de Vila Viçosa. A condução das águas era utilizada com recurso à lei da gravidade, tendo em conta o declive existente desde a nascente.
Este sistema surge no Vale das Pegas, onde se encontra a nascente (a cerca de dois quilómetros da Quinta das Velhas), passando pela nora (de onde partem várias contraminas em diferentes direções), até ao Chafariz do Santos (de onde parte outra contramina provavelmente em direção ao Chafariz da Coutada, estando outra contramina barrada, devido a um possível deslizamento de terras). A designação de Chafariz do Santos surge devido ao nome do proprietário, Francisco António dos Santos, que concebeu esta rede, conforme referido, na primeira metade do século XIX.
No âmbito do projeto CALLIPOLE SUBTERRÂNEA, foram identificados até ao momento cerca de 30 estruturas com estas características, quer no centro histórico, quer na envolvente da localidade, que preconizam a existência de uma rede de armazenamento, condução e gestão de águas subterrâneas, datadas provavelmente dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Este estudo está integrado na proposta de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO.
Neste caso concreto e de acordo com a bibliografia consultada, a construção das contraminas da Quinta das Velhas, com a nascente a oeste no Vale das Pegas, originou um litigio entre diferentes proprietários, devido à gestão partilhada das águas subterrâneas e teve como consequência o desaparecimento de documentação municipal, nomeadamente algumas atas da Câmara, no período compreendido entre 1824 e 1837.
Estamos a proceder à elaboração do relatório mais detalhado sobre esta visita exploratória, de modo a poder estudar de forma mais objetiva a configuração deste conjunto de contraminas, localizadas a cerca de três quilómetros do centro histórico de Vila Viçosa.
A descida ao local foi efetuada pelo Chafariz do Santos, onde foram percorridos cerca de 70 metros, a três metros de profundidade, por entre uma população de morcegos, até à nora, onde se encontra uma torre de respiração (por onde efetuamos a saída) e de onde partem mais três contraminas, em diferentes direções.
Estas construções foram efetuadas num período em que a tecnologia era rudimentar e utilizando poucos recursos, para além da força braçal para a escavação e consolidação dos túneis.
“Hoje Quem Manda Sou Eu” chega ao Museu de Ciência Viva, em Estremoz, neste sábado, dia 26 de outubro, numa iniciativa organizada pela Ciência Viva, que vai decorrer em todo o país, nos dias 24, 25 e 26.
Esta é uma operação de divulgação do trabalho e da importância da Rede de Centros Ciência Viva, em que todos trocam de direção ao mesmo tempo. Durante três dias, esta troca de cadeiras transporta programas diferentes que vão desafiar as equipas de cada Centro Ciência Viva e vão, certamente, proporcionar experiências inspiradoras aos visitantes.
Cada centro terá uma programação especial, construída pela diretora ou diretor convidado, que motivará atividades inovadoras de promoção da ciência em todo o país. Re-imaginar, participar, envolver, criar, renovar, partilhar é o que a Rede Ciência Viva pode oferecer à comunidade, às famílias e a todos os que gostam de viver bem de perto a ciência.
As atividades a decorrer em Estremoz são a “Oficina de Astrofotografia: O Céu Noturno no seu telemóvel”, pelas 15 horas, e a “Ciência & Cinema” no Teatro Bernardim Ribeiro, com o filme “Justiça Artificial”.
A “Oficina de Astrofotografia: O Céu Noturno no seu telemóvel” consiste em capturar a beleza do céu noturno usando tanto telemóveis como máquinas fotográficas. Este evento é ideal para quem quer iniciar-se no mundo da fotografia do céu, com dicas práticas sobre como ajustar o equipamento, aplicações e escolher os melhores momentos e locais para captar imagens deslumbrantes. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.
A sessão de exibição do filme “Justiça Artificial” conta com tertúlia sobre Inteligência Artificial e Sociedade, moderada por Pedro Russo, com participação da investigadores e de programadores culturais. A entrada é gratuita, carecendo de levantamento de bilhete na bilheteira do Teatro Bernadim Ribeiro ou na Casa de Estremoz.
A Associação de Juventude Vidense (AJV) promove a 9 de novembro, na Avenida da Libertação, em Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira, um Mercado de Outono.
A ter lugar entre as 10 as 19 horas, o evento contará com castanhas assadas, música ao vivo e muita animação.
As inscrições para os comerciantes que queiram fazer parte do evento estão abertas até esta sexta-feira, dia 25 de outubro. As inscrições podem ser feita através das redes sociais da AJV ou através do email ajvidense@sapo.pt.
O Centro Cultural de Fronteira ficou repleto de “corações”, esta terça-feira, 22 de outubro, data em que, em praticamente todo o distrito, se assinalou o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social e o Dia Municipal da Igualdade, sob o lema “Diferentes por fora, Iguais por dentro”.
As entidades participantes nesta iniciativa foram o Município de Fronteira, a Equipa de Intervenção Precoce de Fronteira, o Agrupamento de Escolas de Fronteira, os Bombeiros Voluntários de Fronteira, a GNR, o Atlético Clube Fronteirense, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Fronteira, a Misericordia Fronteira, a Freguesia De São Saturnino, o Grupo Desportivo e Comunitário de Vale de Maceiras, a Junta de Freguesia de Fronteira, e a Misericórdia Cabeço de Vide.
Os trabalhadores da Administração Pública exercem na sexta-feira, 25 de outubro, o seu direito à greve, para exigir o aumento de salários e de pensões, a valorização das carreiras e o reforço dos serviços públicos.
“Em linha com a extrema necessidade do reforço dos serviços públicos”, faz saber a delegação de Portalegre do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, os trabalhadores das escolas de Portalegre vão concentrar-se, neste dia de manifestação nacional, em frente à Escola Básica do Atalaião, “para exigir o reforço do pessoal não docente nos estabelecimentos de ensino do município”.
Em Lisboa, na sexta-feira, a manifestação nacional tem início às 15 horas. De acordo com o sindicato, “os trabalhadores da Administração Central e Regional rejeitam o ataque aos direitos e o prosseguimento das políticas de empobrecimento continuadas pelo governo PSD/CDS. As dificuldades económicas da esmagadora maioria dos trabalhadores e da população em geral, continuam a agravar-se, face ao brutal aumento do custo de vida, em especial nos bens alimentares, na energia e na habitação”.
Os trabalhadores da Administração Pública, diz ainda o sindicato, “são dos mais afectados pela perda de poder de compra e pela intensificação dos ritmos e volume de trabalho, a que se junta o desinvestimento crónico dos Serviços Públicos e das Funções Sociais do Estado garantidos, em grande medida, por estes trabalhadores, cada vez mais desvalorizados profissionalmente”.
O Vila Galé Nep Kids e o Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) estão a desenvolver uma parceria para promover a educação e a prevenção rodoviárias junto das crianças, através de iniciativas pedagógicas realizadas neste hotel.
Equipado com uma pista de condução especialmente desenhada para os mais novos, nos últimos meses decorreram 29 ações, tanto com hóspedes como com alunos de vários estabelecimentos escolares da região, abrangendo mais de 660 crianças e 260 adultos.
Estas ações começam na sala de cinema do hotel, onde os militares da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR fazem uma apresentação sobre prevenção rodoviária, continuando depois com um workshop prático no circuito de trânsito.
Para os próximos meses estão previstas várias sessões junto das escolas e dos clientes, e para participar basta contactar o Vila Galé Nep Kids, sendo estas gratuitas.
“A Guarda orgulha-se desta parceria com o Vila Galé Nep Kids, contribuindo ativamente para a sensibilização e formação das gerações mais jovens em matéria de segurança rodoviária. Estas iniciativas permitem-nos criar uma ligação próxima com as crianças e suas famílias, promovendo comportamentos seguros desde cedo, num ambiente lúdico e educativo. Este tipo de parceria reforça o nosso compromisso em servir a comunidade de forma inovadora e adaptada às necessidades das novas gerações”, refere a Tenente-Coronel Mafalda Gomes de Almeida, Porta-Voz e Chefe da Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR.
“Sendo o Vila Galé Nep Kids um hotel totalmente dedicado ao público infantil, onde os adultos só entram se acompanhados por crianças, e tendo em conta a infraestrutura existente, faz todo o sentido continuarmos a desenvolver estas iniciativas. Permitem-nos ter um papel ativo na educação e prevenção rodoviárias, reforçando também a nossa ligação às crianças e a oferta de atividades para famílias”, refere o Diretor regional de Operações, Porfírio Perdigão.
Além da pista de condução e sala de cinema, esta unidade conta com várias outras atrações como carrossel, trampolins, parede de escalada, slide, campos de padel, de beach ténis e multiusos e discoteca, além de piscina infantil, parque aquático infantil, spa para crianças e adultos e até uma Ilha do Tesouro com um lago onde é possível andar de gaivota. E ainda um carro dos bombeiros, uma ambulância, um jipe do Exército, uma viatura da GNR, um autocarro e um elétrico da Carris, todos em tamanho real, e um museu da Fundação Portuguesa das Comunicações.
Cada um dos seus 80 quartos tem uma decoração diferente e inspirada num conto infantil, que é possível ouvir através de um QR Code.
Mais informações em www.vilagale.com, ou através dos contactos 962 091 055 e 962 332 104.
O Município de Portalegre, o Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, e os restantes parceiros comemoraram o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social e o Dia Municipal sobre a Igualdade, numa sessão realizada na passada segunda-feira, dia 21 de outubro, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) juntou-se a este evento enquanto entidade parceira, tendo contribuído com um coração repleto de palavras de encorajamento, elaborado pelos seus colaboradores. O coração ficará exposto no átrio da Câmara Municipal de Portalegre.
Sob o lema “Diferentes por fora, Iguais por dentro”, a comemoração foi composta pela visita à exposição, mas sobretudo por um momento de reflexão, onde foi exibido um vídeo com depoimentos de utentes das várias instituições que integram a Rede Europeia Anti-Pobreza.
Um homem de 53 anos foi detido, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Castelo de Vide, na segunda-feira, por militares da GNR do Núcleo de Investigação Criminal de Nisa.
No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de um ano, os militares da GNR efetuaram diligências policiais que culminaram no cumprimento de três mandados de busca, duas domiciliárias e uma em veículo, resultando na apreensão de 3.878 doses de haxixe, 3.900 euros em dinheiro, um telemóvel, uma balança de precisão e diverso material relacionado com o tráfico de estupefacientes.
O detido foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Nisa.
Esta operação policial contou com o reforço do Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP), dos Destacamentos de Intervenção (DI) de Portalegre e de Castelo Branco, bem como do Posto Territorial de Castelo de Vide.
Dois homens foram detidos, no passado domingo, dia 20 de outubro, por caça ilegal, na freguesia da Urra, pelo Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Portalegre.
No decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório, para prevenção e deteção de situações ilícitas, os elementos do SEPNA detetaram que os suspeitos exerciam o ato venatório sem autorização, motivo que levou às suas detenções em flagrante.
No seguimento das diligências policiais, “foi possível apreender duas armas de fogo, e os seus livretes de manifesto, 32 munições, e duas cartas de caçador”, revela a GNR em comunicado.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Ministério Público de Portalegre.
Outubro é o mês do idoso em Borba e, até dia 31, os munícipes com 65 ou mais anos têm a possibilidade de frequentar a piscina municipal coberta da cidade de forma gratuita.
A par destas entradas gratuitas, revela a vereadora Sofia Dias, a piscina de Borba conta agora com “uma nova dinâmica”, com “aulas onde está incluída também a hidroginástica sénior”.
“Tem corrido muito bem, a afluência tem sido muito boa e superou todas as nossas as expectativas, porque temos mais de cem inscritos a beneficiar de todas as nossas aulas, quer hidroginástica sénior, quer hidroginástica para adultos, quer também as aulas de bebés e as adaptações ao meio aquático, a partir dos três anos e até aos 15”, adianta a vereadora.
Os interessados em participar nas aulas devem dirigir-se presencialmente à Piscina Municipal Coberta de Borba ou contactar telefonicamente, através do número 268 891 630.
A Comissão Concelhia de Elvas do Partido Socialista, depois da Câmara Municipal de Elvas anunciar que o valor mensal pago aos beneficiários dos programas OMTS e OMTJ vai passar de 300 para 350 euros, vem, em comunicado, dizer que a autarquia voltou a aproveitar uma proposta do PS, esta apresentada em setembro de 2023.
Ainda assim, o PS diz que este aumento fica “aquém”, até porque a sua proposta, no ano passado, foi de “manter a carga horária de cinco horas diárias nos programas do OMTJ e OMTS e aumentar o seu valor para 400 euros”.
No referido comunicado, o PS diz ainda que, e com vista a aumentar o rendimento das famílias e das empresas em 2024 e 2025, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, “pode ir mais longe” e aplicar desde já o resto das propostas do PS, como “reforçar o apoio na compra de medicamentos para 100%” e “reforçar as Bolsas de Estudo, não aplicando limite ao número de bolsas anuais e aumentando o valor para 250€”.
O comunicado para ler na íntegra:
“Estamos a favor do aumento do valor do OMTS e do OMTJ, para 400€ mensais.
A concelhia de Elvas do PS, tomou conhecimento que a Câmara Municipal de Elvas se prepara para aprovar mais umas alterações ao regulamento municipal de apoios sociais.
Mais uma vez a Câmara aproveitou uma proposta do Partido Socialista, embora tenha ficado aquém. A nossa proposta, devidamente justificada, foi feita em Setembro de 2023 quando apresentámos o nosso contributo para o Mapa de pessoal, Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2024.
Na altura, por forma a combater a perda de rendimento das famílias propusemos que a Câmara Municipal deveria “manter a carga horária de 5 horas diárias nos programas do OMTJ e OMTS e aumentar o seu valor para 400€, atualmente é 300€”.
Na altura a Câmara fez orelhas moucas e vem agora, propor que o valor aumente para 350 euros. Propõe, igualmente, a possibilidade de renovação automática da colocação das pessoas no respetivo programa, eternizando assim, a dependência dos subsídios, para que supostamente as pessoas que os recebem, estejam à merce da vontade do Presidente e respetivos vereadores.
Sr. Presidente, as pessoas querem ser independentes, o que precisam é trabalhar ao invés de receber um subsídio que ainda agrava mais a sua situação de dependência. O que as pessoas esperam da sua Câmara é que esta crie emprego, que ajude as empresas a criar riqueza e não ter uma Camara rica com um povo pobre.
Para que fique claro para todos: Estamos a favor do aumento do valor do OMTS e do OMTJ, para 400€ mensais.
Recordamos ainda o Senhor Presidente que pode ir mais longe e aplicar desde já o resto das nossas propostas, feitas em Setembro de 2023, para aumentar o rendimento das famílias e das empresas em 2024 e 2025. A saber:
Reforçar o apoio na compra de medicamentos para 100%;
Reforçar as Bolsas de Estudo, não aplicando limite ao número de Bolsa anuais e aumentando o valor para 250€;
Devolver 1 p.p. dos 5 pontos a que a câmara tem direito no IRS aos contribuintesElvenses, ou seja, devolver 20% da receita em IRS da Câmara Municipal;
Passar de 1 para 2 horas o período de isenção de pagamento do estacionamentodo parque Comendador Rondão Almeida na praça da república;
Aplicar uma isenção total no pagamento referente à ocupação de via pública para esplanadas,devidamente licenciadas, pertencentes a hotéis, restaurantes, bares e similares,em todo o Concelho;
Aplicar uma isenção total no pagamento referente à ocupação de via publica para obras dereabilitação do edificado, devidamente licenciadas;
Aplicar uma isenção total no pagamento referente a publicidade, devidamente licenciada,pertencente a empresas ou empresários em nome individual, independentementedo código de atividade;
Aplicar uma isenção total no pagamento de taxas administrativas ou urbanísticas relacionadascom a instalação ou ampliação de novos estabelecimentos comerciais, industriais,agrícolas ou de serviços.
Por fim, dizemos ao Sr. Presidente que pode e deve usar as nossas propostas a bem de Elvas e dos Elvenses. Mas, por uma questão de honestidade e humildade, quando usar uma proposta nossa, diga que são propostas do Partido Socialista e não as apresente como suas.
Os recursos hídricos são o tema central da agenda da XXXV Cimeira Luso-Espanhola, que decorre esta quarta-feira, 23 de outubro, em Faro, com a presença dos chefes de governo português e espanhol, Luís Montenegro e Pedro Sánchez, para além vários ministros dos dois países.
Estando previstas 13 reuniões bilaterais, durante a cimeira serão assinados acordos históricos entre os dois países, um deles relativo aos rios partilhados por Portugal e Espanha, com a definição regras para a sua gestão.
Já esta manhã, Montenegro e Sánchez foram recebidos com honras militares no Palácio Fialho, e estiveram na Câmara Municipal de Faro, ainda antes de iniciarem um encontro a dois, no Museu Municipal.
A sessão plenária da cimeira está prevista para as 11h15 e a assinatura de acordos para as 13 horas. De seguida, Luís Montenegro e Pedro Sánchez falam à comunicação social, numa conferência de imprensa conjunta.
Após o almoço, os dois chefes de governo participam ainda na sessão de encerramento de um fórum empresarial, na Universidade do Algarve.
Num investimento a rondar os 90 mil euros, a Câmara Municipal de Portalegre iniciou, recentemente, uma intervenção no Estádio Municipal da cidade.
Já com novos assentos nas bancadas, “porque os bancos anteriores estavam num estado de degradação muito grande”, o estádio vai ter também os seus balneários renovados, começa por revelar a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, que lembra que aquela infraestrutura, “infelizmente, apresentava alguma degradação”.
Ainda que as obras a serem feitas, que incluem a pintura de estruturas, “não sejam intervenções muito avultadas”, a intenção é que, já em 2025, o relvado do estádio venha a ser substituído: ou para um relvado sintético ou para num novo relvado natural. “Iremos discutir isso com os nossos clubes e com o todo o executivo, para optar pela solução mais adequada para Portalegre”, adianta.
Esta é mais uma intervenção surge no âmbito de um trabalho iniciado no começo do atual mandato, diz ainda a autarca, que revela que, de “uma forma gradual”, a Câmara de Portalegre tem procurado vir a recuperar diversos equipamentos desportivos, que se encontram num estado de degradação “muito grande”. Exemplo disso é a intervenção já feita no Estádio Sousa Lima e aquela que virá a ser feita na piscina municipal, encerrada há muitos anos, e cujo concurso para a obra já foi lançado.
“O desporto em Portalegre está em alta, temos cada vez mais praticantes de inúmeras modalidades e temos de dar condições às nossas associações, aos nossos atletas e a todas as pessoas que praticam desporto, seja ele qual for, nos equipamentos que são propriedade da Câmara”, remata Fermelinda Carvalho.
O acesso ao edifício das duas juntas de freguesia de Campo Maior, isto é, de Nossa Senhora da Expectação e de São João Batista, está agora, através de uma rampa, mais facilitado para quem tem problemas de mobilidade.
A obra desta rampa, terminada recentemente, explica o presidente da Junta da Expectação, Hugo Milton, e que contou, desde logo, com o apoio do presidente da junta de São João Batista, foi um projeto idealizado desde o início do atual mandato.
“Isto foi um dos propósitos da junta, logo desde o início do mandato, aliás, até era uma coisa que me fazia alguma confusão”, começa por dizer Hugo Milton.
Considerando que a obra “não tinha dificuldade nenhuma” em realizar-se, com dois pedreiros foi possível “andar com a situação para a frente”. “Agora temos um acesso para todos e acho que foi ótimo para a população campomaiorense”, remata.
No âmbito do Mês da Música, em Elvas, na noite desta sexta-feira, 25 de outubro, o cineteatro municipal será palco de um recital de violino e piano, pela mão dos músicos espanhóis Eduardo Moreno (na imagem) e Manuel Camacho.
Com início às 21h30, neste espetáculo, explica o diretor artístico do evento, Luís Zagalo, os dois músicos em palco apresentam um repertório “abrangente”, que vai desde o período clássico até aos dias de hoje, e “muito eclético”.
“(O repertório) vai passando por diferentes estilos e influências, em que, naturalmente, a música espanhola marca também presença, com toda a sua força e pujança singular. Ao mesmo tempo, associa-se a grandes nomes da música ocidental, como Brahms e Beethoven”, revela ainda Luís Zagalo.
Os bilhetes para este concerto podem ser adquiridos na Ticketline ou uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteira do cineteatro.
Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira, dia 22 de outubro, do Euromilhões, pelo que na sexta-feira, dia 25, estará em jogo um “jackpot” de 75 milhões de euros.
Um segundo prémio de mais de 269 mil euros saiu a dois apostadores no estrangeiro. Já o terceiro prémio, no valor de 13 mil euros, contemplou nove jogadores, sendo um, com aposta registada em Portugal.
A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 3 13 27 30 e 46e as estrelas 1 e 2.