No âmbito do Mês da Música, a Banda da Sociedade Filarmónica Luzitana realizou um concerto, no passado sábado, dia 19 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Estremoz.
De acordo com a Câmara Municipal de Estremoz, este é “mais um momento cultural para recordar”.
O projeto “Dois Polos de Cultura e Inovação na Escola Básica de Vila Boim”, vencedor do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Elvas, em 2021, já foi implementado.
A proposta passava por instalar um polo da biblioteca escolar da Escola Básica de Vila Boim, do Agrupamento de Escolas n.º3 de Elvas, na sala de convívio, com um espaço para pré-escolar e primeiro ciclo, um fundo documental, com livros, DVDs, jogos, assim como estantes, sofás e videoprojetor. Com o projeto, a biblioteca escolar passou a contar com computadores portáteis, para todos os níveis de ensino.
Este espaço, por ser alvo de um processo de requalificação, tinha transferido provisoriamente os seus serviços para o espaço da sala de convívio, tendo-se verificado um afluxo exponencial de alunos do 1.º ciclo a este espaço, aos serviços da biblioteca escolar em geral e na pesquisa e requisição de fundo documental em particular.
O objetivo passa por promover a dinamização de atividades e projetos de índole educativa/curricular e cultural e, simultaneamente, a adaptação do espaço original da biblioteca escolar visando a sua transformação no Espaço ELAS – Espaço para Ler, Aprender e Saber, dotado de tecnologia, conforto e versatilidade, à medida da sociedade da informação e do conhecimento do século XXI.
O projeto foi desenvolvido pela professora Teresa Guerreiro.
A Associação Salgueiro Maia apresenta o livro “ O Meu 25 de Abril”, que conta com contributos de quem viveu, viu ou sentiu a Revolução do 25 de Abril de 1974, no próximo sábado, 26 de outubro, em Arronches.
A apresentação da obra, a cargo do Coronel João Andrade da Silva (na imagem), vai ter lugar no Convento de Nossa Senhora da Luz, pelas 16h30.
Encontram-se expostos no Centro Comunitário de Campo Maior os trabalhos realizados no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, celebrado a 17 de outubro, e o Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala a 24 de outubro.
Os trabalhos em exposição foram produzidos pelo Atelier das Artes de Degolados, pelo Atelier da Loja Social, Centro Comunitário de Ouguela, Centro Educativo Alice Nabeiro, Junta de Freguesia de Degolados, Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) e Serviço de Emprego de Elvas do Centro de Emprego e Formação Profissional.
A atividade foi organizada pelo setor de Ação Social da Câmara Municipal de Campo Maior, em parceria com o Núcleo Distrital de Portalegre da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), o NAVVD e a Cruz Vermelha de Portalegre.
As datas celebradas visam apelar, sensibilizar e consciencializar toda a comunidade numa escala, não só local e nacional, mas também internacional, para valores fulcrais como a Igualdade e a Não-Discriminação.
Trata-se assim de uma iniciativa cidadã, um compromisso coletivo, onde se pretende envolver toda a comunidade, promovendo o respeito pelos Direitos Humanos, pois “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.
O tema proposto para este ano foi a criação de um local repleto de “Corações”, onde o lema é “Diferente por fora, Iguais por dentro”, princípio de aceitação, inclusão e não discriminação, na conceção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Com o objetivo de alertar para a importância da erradicação da pobreza e da exclusão social, o Arco da Praça da República de Elvas, está, a partir desta terça-feira, 22 de outubro, decorado com vários corações, produzidos com recurso a todo o tipo de materiais, por todas as instituições que compõem a rede social do concelho: escolas, lares de terceira idades, forças de segurança e IPSS.
O tema escolhido, desta vez, para a celebração deste Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social, bem como do Dia Municipal para a Igualdade, explica a vice-presidente da Câmara, Anabela Cartas, foi “Iguais por Dentro, Diferentes por Fora”. “Todos temos um coração e, apesar das nossas diferentes exteriores, e das nossas diferenças, não só físicas, por dentro somos todos iguais e, por isso, e merecemos todos o mesmo carinho e atenção”, adianta.
Com a participação de “mais de mil pessoas”, esta exposição, revela a autarca, tem por objetivo transmitir, a quem por ela passa, a mensagem da necessidade se conseguir uma sociedade melhor e mais justa. “A intenção é que, quando as pessoas aqui passam, fiquem despertas para o tema. Serve para consciencializá-las para esta dificuldade que temos na nossa sociedade e para a qual devemos estar sempre despertos para tentar solucionar ou, pelo menos, minimizar”, acrescenta.
A mostra pode ser visitada durante cerca de um mês, revela ainda Anabela Cartas, que destaca ainda a alegria das crianças das escolas presentes na inauguração da exposição. Presentes também estiveram alguns idosos dos lares, bem como representantes das diversas IPSS, instituições e forças de segurança, que integram a Rede Social do concelho de Elvas e que desenvolveu esta atividade, em conjunto com o Núcleo Distrital de Portalegre da Rede Europeia Anti-Pobreza.
A grande maioria dos concelhos do distrito de Portalegre assinalou hoje, à mesma hora – às 14h30 – este Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social e o Dia Municipal para a Igualdade, decorrendo, por esta ocasião, diversas iniciativas de sensibilização, tendo por base os princípios de aceitação, inclusão e não discriminação, na conceção de uma sociedade mais justa e igualitária.
De 30 de outubro a 3 de novembro, o espaço Arraiolos Multiusos de Arraiolos acolhe a 23.ª Mostra Gastronómica, o 15.º Festival da Empada de Arraiolos e a tradicional Feira do Tapete de Arraiolos.
Este é um evento organizado pela Câmara Municipal de Arraiolos, que anualmente convida visitantes a explorar a gastronomia e a cultura da região, oferecendo uma experiência completa com pratos típicos e a possibilidade de conhecer o famoso tapete de Arraiolos, símbolo local.
A Mostra Gastronómica promete uma vasta seleção de iguarias alentejanas, promovendo a cozinha regional e incentivando a sustentabilidade e o uso de produtos locais.
Uma equipa do Município de Vila Viçosa procedeu, no passado sábado, dia 18 de outubro, à entrega de 44 trabalhos concorrentes ao Prémio Literário Florbela Espanca 2024, na Associação Portuguesa de Escritores (APE), em Lisboa.
Os trabalhos serão lidos e analisados pelos quatro elementos do júri do Prémio designados pela APE. A Assembleia Municipal de Vila Viçosa nomeou como presidente do júri o vice-presidente da Câmara Municipal, Tiago Salgueiro
Este prémio literário foi instituído pela Assembleia Municipal de Vila Viçosa, em reunião ordinária de 6 de outubro de 1981, e destina-se a galardoar obras literárias inéditas de expressão portuguesa, independentemente da nacionalidade do autor, no âmbito da ficção e da poesia.
Em novembro o teatro vai ser o mote para seis peças no Cine-Teatro Municipal de Elvas, integradas no Mês do Teatro.
A calendarização, que inclui seis produções locais e nacionais, inicia-se a 2 de novembro, sábado, pelas 21h30, com a representação “Despedida de Casados”, pela Caixa de Cena produções, que tem como atores Kapinha e Mafalda Teixeira, e termina a 30 de novembro, com “Pénis – Uma espécie de musical”, da mesma produtora, e que tem Rui Santos, DAGU e Ricardo Castro como elenco.
A 9 de novembro, sábado, às 21h30, sobe a palco “La Lengua de Salomé”, pelo Teatro Molesto, enquanto no dia 17 de novembro, domingo, pelas 17h00, Ruy de Carvalho dá vida a “Ruy – A História Devida”.
No dia 23 de novembro, sábado, pelas 21h30, a Associação Cultural Agora Quer’Arte sobe ao palco com “Agora Damos a Segunda”, e no domingo, 24 de novembro, pelas 17h00, a ARKUS – Associação Juvenil e alunos do 12º B da Escola Secundária D. Sancho II, apresentam a peça “Querida, Conta-me o Teu Segredo”.
Os bilhetes para as peças podem ser adquiridos na Ticketline.pt e no Cine-Teatro Municipal, uma hora antes do espetáculo, à exceção do dia 24, em que a entrada é gratuita.
A BioBIP, situada no Campus Politécnico do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), recebeu na passada quarta-feira, dia 16 de outubro, a sessão de apresentação do Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV – Citizens, Equality, Rights and Values), promovida pelo Europe Direct Alto Alentejo e com a presença da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), enquanto entidade parceira.
O CERV tem como principal objetivo a promoção dos valores e direitos consagrados nos Tratados, na Carta e nas Convenções internacionais dos direitos humanos, conforme consagrado no Regulamento. Com uma dotação de 1.550 milhões de euros para apoiar financeiramente projetos e ações com objetivos específicos em quatro vertentes de atuação: Valores da União; Igualdade, Direitos e Igualdade de Género; Envolvimento e participação dos cidadãos; Daphne.
Autarcas e técnicos dos Municípios do Alto Alentejo, bem como representantes de várias instituições da sociedade civil, assistiram à sessão, que contou com a apresentação das oportunidades de financiamento, bem como de testemunhos e boas práticas.
Podem candidatar-se a receber financiamento do CERV, para o período de 2021-2027, as organizações privadas, organizações não-governamentais e entidades públicas ativas a nível local, regional, nacional e transnacional, bem como outras partes interessadas.
São elegíveis as entidades jurídicas estabelecidas num Estado-membro ou território ultramarino, num país terceiro associado ao Programa e qualquer entidade jurídica criada ao abrigo do Direito da União ou qualquer organização internacional. As condições específicas de elegibilidade estão previstas em cada convite à apresentação de propostas.
O Município de Vila Viçosa procedeu ontem, segunda-feira, 21 de outubro, à entrega de apoio pecuniário às famílias de duas crianças que nasceram recentemente no concelho.
Esta é uma das medidas que integra o “Programa de Apoio à Natalidade”, da Câmara Municipal, que tem como objetivo contribuir para a fixação, permanência e atração de jovens ao concelho de Vila Viçosa, bem como para o aumento da taxa de natalidade.
Este apoio é atribuído de acordo com o regulamento em vigor: no caso de se tratar do primeiro filho, o apoio é 750 euros; no segundo filho é de mil euros; e no terceiro de 1.250 euros.
O coletivo de Autores de Elvas dá a conhecer o 1.º Concurso Escolar Literário Paula Calado, na próxima segunda-feira, 28 de outubro.
O concurso, organizado em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Elvas e Campo Maior, visa “promover a leitura e a escrita junto das camadas mais jovens do Alto Alentejo, homenageando simultaneamente a vereadora da cultura e professora que dá o nome ao concurso e que, infelizmente, faleceu tão prematuramente”.
O evento de apresentação tem lugar na segunda-feira, pelas 16 horas, no auditório da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.
O concelho de Arronches integrou a iniciativa “Alentejo Walking Festival”, dinamizada um pouco por toda a região, trabalhando a autarquia local em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo para promover uma caminhada na freguesia de Esperança, a qual teve lugar no passado sábado, dia 19 de outubro.
Junto à Igreja Matriz da freguesia, uma dúzia de caminheiros reuniu-se para percorrer alguns dos trilhos que fazem parte do “Percurso da Esperança”. Antes, porém, a comitiva liderada pela vereadora do Município, Maria João Fernandes, pela técnica de Desporto da autarquia, Carla Dias e pela técnica da Entidade Regional de Turismo, Carla Mocito, visitou o Centro Interpretativo de Identidade Local de Esperança, onde a colaboradora da Câmara Municipal, Ana Trindade, explicou em detalhe, como forma de introdução, os pontos de interesse que os presentes iriam contemplar ao longo da manhã.
O grupo partiu então para o terreno e ao longo do percurso passou por atrações como casario típico de Esperança e as suas características chaminés, pelo sobreiral, pela Adega de Vale de Junco, pelas, classificadas como Monumento Nacional, Pinturas Rupestres da Lapa dos Gaviões e pelas casas típicas de Hortas de Baixo, regressando então ao ponto de partida.
Tendo em conta que, nesta caminhada, estiveram participantes oriundos de várias zonas do país, a sua realização reveste-se de enorme importância para a divulgação do património das várias freguesias de Arronches, uma vez que o fim de semana terá sido seguramente aproveitado para uma visita a todo o concelho, criando igualmente uma interessante dinâmica para a economia local, sobretudo no que diz respeito à hotelaria e à restauração.
A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, esta quarta-feira, dia 23 de outubro, às 17 horas, no Salão da Junta de Freguesia de Vila Fernando.
A sessão, aberta ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:
1– Período Antes da Ordem do Dia
2– Aprovação da Ata de 09/10/2024
3– Expediente Geral
3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:
– Análises de águas
– Férias dos Eleitos
– Abertura de um procedimento de Hasta Pública para arrendamento de dois espaços comerciais localizados no Centro Comercial denominado 102 Fogos do Bairro da Boa-Fé
– Auto de Licitação/Adjudicação provisoria respeitante ao Procedimento Hasta Pública para a alienação de diverso material em estado de sucata aproximadamente 7 toneladas
Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências
– Direito de preferência do prédio na Rua Dr. João Camoesas, n.º 6, fração “D” – Elvas
– Direito de preferência do prédio na Urbanização das Caldelas, lote n.º 52, porta B, fração “T” – Elvas
– Direito de preferência do prédio no Adro da Igreja, s/n – Vila Boim
– Direito de preferência do prédio na Av. da Piedade, n.º 33, fração “X” – Elvas
– Direito de preferência do prédio na Aldeia do Pombal, n.ºs 29 e 20 – S. Brás e S. Lourenço
– Direito de preferência do prédio na Rua Sá da Bandeira, n.ºs 22, 22-A e 22-B, fração “D” – Elvas
– Direito de preferência do prédio no Arco dos Pregos, n.º 5, fração “A” – Elvas
– Direito de preferência do prédio na Urbanização das Caldelas, lote n.º 52, porta B, fração “L” – Elvas
– Direito de preferência do prédio na Urbanização das Caldelas, lote n.º 52, porta B, fração “U” – Elvas
– Direito de preferência do prédio na Urbanização das Caldelas, lote n.º 52, fração “F” – Elvas
– Direito de preferência do prédio na Av. António Sardinha, Rua de Portalegre e Rua Projetada, Torre II – 2º andar, fração “C” – Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua dos Currais, n.º 5 – 1º andar, fração “B” – Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua Mártires de Timor, HC-6 – 1º Dtº., fração “H” – Elvas
– Direito de preferência do prédio na Quinta do Bispo, lote n.º 25, Rua Conselheiro António Coelho Ventura – Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua Aqueduto da Amoreira, n.º 7 – 2º Esqº., fração “I” – Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua D. Manuel I, n.º 3 – S. Brás e S. Lourenço
– Processos despachados de acordo com a delegação de competências
– Processo de obras n.º 59/23, n.º 83/23, n.º 119/23, n.º 124/23, n.º 36/24, n.º 74/24, n.º 83/24
3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:
– Resumo diário de Tesouraria do dia 22 de outubro de 2024
– Alteração orçamental
– Autorização de Assunção Prévia de Compromissos
– Autorização Alteração de Compromissos – Fornecimento de Refeições Escolares
– Proposta de submissão do 1º Pedido de Alteração do Projeto : Aquisição e Reabilitação de 2 fogos – Avª Augusto Andrade nº49 e rua Dr. Mário Monteiro nº 30, em Santa Eulália
– Operação ALT20-04-2316-FEDER-000062- Requalificação do Espaço público na Zona Envolvente às Muralhas – Regularização da Divida,
– Notificação da Decisão Final de Aprovação do Projeto nº 11367 – Promoção das Acessibilidades em edifícios Públicos – Banda 14 janeiro
– Proposta de Submissão do 2º Pedido de Alteração ao projeto: Aquisição e Reabilitação de 3 fogos – Rua da Feira nº 10 e 10 A
3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:
– Atos praticados pelo presidente no período entre os dias 05 de outubro de 2024 a 18 de outubro de 2024
– Empreitada n.º 22/2024 de “Recuperação, conservação e valorização do Aqueduto da Amoreira – 2ª Fase – Tramo 1, 2 E 3”, documentos de habilitação
– Empreitada n.º 25/2024 de “Reabilitação do Cine Teatro de Elvas”, adjudicação
– Empreitada n.º 26/2024 de “Reabilitação de 132 fogos no Bairro da Boa-Fé em Elvas”, encerramento de procedimento
– Empreitada n.º 34/2024 de “Reabilitação de 132 fogos no Bairro da Boa-Fé em Elvas”, abertura de procedimento
4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:
4.1. – Programas OMTS e OMTJ – Proposta de alteração de valor de bolsa mensal,
4.2. – Alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Socias – Programas OMTS e OMTJ,
4.3. – Atribuição de subsídio aos Agrupamentos Escolares do concelho,
4.4. – Proposta de alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas,
4.5. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço (Nave1) para ao Agrupamento de Escolas N.º 2 de Elvas,
4.6. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas (Auditório e Nave1) para a realização das XVII Jornadas Transfronteiriças de Medicinas Interna de Elvas,
4.7. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço para a Festa de Natal da Obra de Santa Zita de Elvas,
4.8. – Cedência do Cineteatro Municipal à Gota d’Arte para a realização da Gala, “O Sonho do Luis”,
4.9. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço aos Punishers LE MC – Guardião 3,
4.10. – Cedência do Forte da Graça às empresas “The Tour & Travel” e “Sparrowsrouts”,
4.11. – Seminário “A Sustentabilidade do Destino”, organizado pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, no Forte da Graça,
4.12. – Cedência do Castelo de Elvas à Associação Arkus,
4.13. – Cedência de Transporte ao Coral Públia Hortênsia de Castro,
4.14. – Solicitação de abate de quatro Plátanos sito no Loteamento da Quinta do Bispo, Estrada de Santa Rita,
4.15. – Pedido de cedência do Pavilhão Desportivo Municipal para a Sociedade Recreativa de Varche,
4.16. – Pedido de cedência das instalações da Piscina Municipal de Elvas,
4.17. – Atividade Desportiva PSP de Elvas: solicitação de autorização,
4.18. – Cedência do Pavilhão Desportivo da Boa-Fé à ARPI Belhó Raposeira e Rui de Melo,
4.19. – Alteração ao Loteamento da Aldeia da Cruz,
4.20. – Abertura de Concurso para a Cafetaria do Castelo de Elvas,
4.21. – Horário do estabelecimento OPEN24 sito no Largo dos Combatentes n.º 1 – D em Elvas.
A Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) assinalou esta segunda-feira, 21 de outubro, o 28º aniversário de fundação, com uma cerimónia simbólica no Auditório Dr. Nuno Oliveira.
A cerimónia, que contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, da presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais, do presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures e da diretora da ESBE, Rute Santos, reuniu ainda direção, professores, investigadores, alunos, funcionários e entidades civis e militares.
A efeméride serviu para enaltecer o papel deste estabelecimento de ensino superior em diversas áreas, nomeadamente educação, cultura e investigação, tendo a vice-presidente do Município destacado que “vai muito além do papel educativo. Ela contribui para o dinamismo económico e cultural da nossa cidade, atraindo estudantes e investigadores, promovendo eventos científicos e culturais, e fomentando parcerias com empresas e instituições locais. Este intercâmbio constante de conhecimento e ideias faz de Elvas uma cidade mais vibrante, inovadora e conectada com o mundo. É inegável o impacto positivo que esta instituição tem gerado na nossa comunidade, tornando-nos um polo de desenvolvimento e de novas oportunidades”.
A diretora da escola, Rute Santos, agradeceu a todos, realçando que esta é “uma data muito importante” e que “apesar das dificuldades, temos continuado a crescer. Atualmente frequentam a nossa escola mais de 560 alunos e temos 40 docentes, mas queremos continuar a investir numa formação de qualidade”.
O presidente do IPP reforçou esta aposta no investimento, deixando a certeza de que é um caminho sem volta. “Com as novas instalações da ESBE, possíveis com o apoio e parceria do Município de Elvas, vamos ter, no antigo ciclo de Santa Luzia, mais 8a 9 laboratórios, 20 salas de aula, e uma clínica veterinária aberta ao público, para que possamos dar resposta também à população elvense em cuidados veterinários”. A candidatura está em fase de conclusão, prevendo-se que as obras arranquem em 2025 e com uma duração de cerca de nove meses.
A cerimónia contou com um momento musical e uma conferência e terminou com um lanche, proporcionando um ambiente festivo e acolhedor.
A 30.ª edição da Cozinha dos Ganhões irá decorrer de 28 de novembro a 1 de dezembro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.
O evento, segundo a vice-presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Sónia Caldeira, é já considerado “um dos maiores certames gastronómicos da região do Alentejo”, tendo “uma grande tradição no concelho”. A Cozinha dos Ganhões “conta com stands que as pessoas podem visitar e até comprar algumas coisas relacionadas com o artesanato contemporâneo e tradicional”.
O certame conta com oito “tasquinhas”, para as quais apenas serão aceites inscrições de empresas com sede no concelho de Estremoz. Contudo, “não havendo inscrições suficientes por parte dos restaurantes do município, haverá então abertura para integrar restaurantes de outros concelhos”, refere Sónia Caldeira.
As inscrições para stands encontram-se abertas até sexta-feira, dia 25 de outubro. Podem inscrever-se como participantes os restaurantes, doceiros, artesãos, comerciantes e produtores regionais com sede no concelho de Estremoz. No site do município de Estremoz estão disponíveis as Condições Gerais de Participação no certame e a Ficha de Inscrição, que pode ser entregue no secretariado do Sector de Gestão do Parque de Feiras e Eventos Temáticos, localizado no Pavilhão A do Parque de Feiras de Estremoz, ou remetido para o email eventos@cm-estremoz.pt.
A festa faz-se também de muita animação musical, sendo que a maior aposta recairá na música tradicional portuguesa e “em grupos que circulem pelas tasquinhas, animando cada um dos espaços ao longo da feira. Ao final do dia, haverá um ou outro concerto”, adianta a autarca. Para além da população de Estremoz, a Cozinha dos Ganhões recebe público de várias zonas do país, e até de Espanha, que ajuda a desenvolver a economia local.
Paralelamente à Cozinha dos Ganhões, no pavilhão C do Parque de Feiras e Exposições, vai decorrer também a Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza. Esta parte do evento, como explica Sónia Caldeira, é uma iniciativa organizada pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e não só “acrescenta novos públicos”, que acabam por estar “ligados à gastronomia”. “Este ano, estão a tentar que, na Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza, seja feita uma exposição relativa às questões da caça, que irá estar patente durante os dias da feira”, revela ainda a vice-presidente. Os expositores interessados em participar no evento devem inscrever-se pelo número de telefone 969 979 469.
Em duas sessões, uma para a comunidade escolar e outra para o público em geral, o espetáculo de teatro “25 de Abril de 1974”, da Mala Voadora, sobe ao palco do Centro Cultural de Campo Maior, esta sexta-feira e sábado, dias 25 e 26 de outubro.
“Este espetáculo, ainda integrado nas comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, surge a partir do projeto da Odisseia Nacional, do Teatro Nacional D. Maria II, que esteve connosco há um ano atrás, e que nos traz esta peça, com direção e texto do Jorge Andrade, da Mala Voadora”, começa por explica a vereadora São Silveirinha.
A sessão para as turmas do ensino secundário de Campo Maior está agendada para as 10h40, desta sexta-feira, dia 25. O público em geral poderá assistir ao espetáculo na noite de sábado, pelas 21h30. “É para a comunidade em geral, para quem quiser saber mais um pouco sobre daquilo que foi a nossa Revolução dos Cravos e que tem que estar sempre muito presente no nosso dia a dia”, diz ainda a vereadora.
Os bilhetes, para a sessão de sábado, com um custo de três euros, podem ser adquiridos no Centro Cultural de Campo Maior ou na Ticketline.
O Coletivo Artístico 7350 está à procura de obras de cineastas alentejanos ou de produção alentejana para a segunda edição da “Ronca”, a Mostra de Cinema de Elvas, a realizar-se, ao que tudo indica, em março de 2025, no Auditório São Mateus.
Com candidaturas abertas até 1 de janeiro, o responsável pelo evento, Luís Eduardo Graça, revela que os interessados podem apresentar as suas propostas a uma de três secções: “Ronca”, “Ronca Estudante” e “Eurocidade”, através da plataforma FilmFreeway.
A secção “Ronca” é destinada a curtas de ficção ou documentais nacionais, com duração até 30 minutos, onde a banda sonora seja um elemento relevante e fundamental.À secção “Ronca Estudante” podem ser apresentadas curtas de ficção ou documentais nacionais produzidas por estudantes das áreas criativas, com duração até 30 minutos. Os projetos de ficção ou documentais produzidas no Alentejo ou sobre uma história alentejana devem ser inscritos na secção “Eurocidade”.
Uma outra das secções de filmes desta mostra, que não tem candidaturas abertas, adianta o responsável, será dedicada à música, ou não fosse a “Ronca” um evento dedicado à relação do cinema português com as bandas sonoras. Na primeira edição do evento, esta secção foi dedicada a Vasco Santana e às comédias à portuguesa. “Em 2025, vai ser outro tema musical, que também é característico em Portugal”, adianta Luís Eduardo Graça.
As dinâmicas da edição de estreia da “Ronca”, incluindo a apresentação de curtas musicadas por artistas elvenses, vão-se manter no próximo ano, embora com uma tema central diferente. Recordando que, na primeira edição da Ronca, participaram cerca de 600 pessoas, Luís Eduardo Graça promete “uma melhor programação” do evento no próximo ano.
Se a primeira edição do evento foi organizada por “um grupo informal”, esta segunda já tem na sua base uma produtora cultural – o Coletivo Artístico 7350 – que, para além da Ronca, irá promover outras iniciativas culturais em Elvas.