A Associação Juvenil Arkus, em parceira com o Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, deu início, neste mês de outubro, ao projeto “Ludorrecreios”.
A decorrer até final do ano letivo, o projeto tem como objetivo a animação sociocultural, com profissionais da área, nos intervalos das aulas, com alunos de primeiro ciclo da EB1 da Boa-Fé, EB1 de Alcáçova e EB1 da Raposeira. Considerando esta animação “fundamental na rotina diária dos alunos”, a Arkus lembra que, nos intervalos da escola “existem momentos de descontração, socialização e até de aprendizagem não formal”.
São várias as atividades propostas e realizadas, desde jogos tradicionais, a brincadeiras dinâmicas, atividades com música, atividades lúdicas e atividades de estimulação cognitiva. Estas atividades “favorecem o desenvolvimento motor e a cooperação entre os colegas, que brincam de uma forma natural e, ao mesmo tempo, aprendem a fortalecer competências sociais, incentivando à imaginação e à criatividade”.
“Acreditamos que este projeto tem uma importância significativa, tanto para nós como para as crianças. Trabalhamos diretamente com elas, proporcionando momentos de lazer educativos, enquanto as mantemos ativas e ocupadas, ajudando-as assim a crescer num ambiente onde a criatividade, a cultura e a educação caminham lado a lado”, pode ler-se no comunicado da Arkus.
A Arkus deixa ainda um agradecimento a todos os envolvidos no seu comunicado: “agradecemos à senhora diretora do Agrupamento e a todos os docentes envolvidos, pela confiança no nosso trabalho e na nossa associação, pois para nós este projeto é uma oportunidade de cumprir a nossa missão, de preservar o aprender a brincar, de apostar no desenvolvimento dos mais pequenos e investir no futuro deles”.