Arronches assinala Dia para a Erradicação da Pobreza com exposição

Uma exposição dedicada ao Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social e ao Dia Municipal para a Igualdade é inaugurada esta terça-feira, dia 22 de outubro, no Centro Cultural de Arronches. A inauguração está marcada para as 14h30.

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social é uma chamada de atenção para a necessidade de erradicar a pobreza e concretizar os objetivos da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Procura, também, mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a implementação de medidas que corrijam ou mitiguem as causas e as consequências da pobreza.

CIMAA participa em evento internacional dedicado à mobilidade pedonal

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) apresentou, no dia 15 de outubro, um poster na 24ª Conferência da WALK21 Portugal, um evento internacional dedicado à mobilidade pedonal que juntou mais de 500 participantes de mais de 60 países, com o objetivo de partilhar boas práticas para o desenvolvimento e implementação de políticas e programas que fomentem a mobilidade pedonal.

Foi neste sentido que a CIMAA apresentou o seu poster intitulado “Creation and Implementation of Metrominuto Maps in Low Density Areas: The case of Alto Alentejo, Portugal”, que ilustra o processo de criação dos mapas MetroMinuto para os centros urbanos de Elvas, Ponte de Sor e Portalegre. Uma iniciativa alinhada com as boas práticas internacionais e com a Estratégia Nacional da Mobilidade Ativa Pedonal, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.o 67/2023, de 7 de julho, configurando o Alto Alentejo como um caso de estudo para a aplicação e criação destes mapas em territórios de baixa densidade.

O MetroMinuto é um mapa inspirado no design de mapas de transporte público, que visa marcar as distâncias a pé dos principais pontos de uma cidade, bem como o tempo médio que uma pessoa demora a percorrê-los. Esta iniciativa foi criada em Pontevedra, Espanha, em 2011, e tem desde então merecido destaque internacional, com a atribuição do prémio Europeu INTERMODES para a mobilidade urbana em 2013 e o Prémio Internacional de Melhores Práticas para o Desenvolvimento Sustentável em 2014.

O guia de elaboração destes mapas pode ser consultado aqui.

“História de Vida” de João Rolo apresentada em Arronches

O Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, foi, no passado sábado, dia 19 de outubro, palco de mais um momento cultural, desta feita para a apresentação do livro “História de Vida”, escrito na primeira pessoa por João Rolo, coronel da Guarda Nacional Republicana e antigo comandante da Escola de Formação da Guarda Nacional Republicana em Portalegre.

As primeiras palavras da tarde pertenceram ao presidente do Município de Arronches, João Crespo, que, acompanhado pela vereadora Maria João Fernandes, esteve junto ao autor durante o evento. Depois de dar as boas-vindas e de sublinhar como é bom ver a sala cheia, o autarca endereçou uma palavra de gratidão ao autor por ter escolhido Arronches para dar a conhecer esta sua obra, passando então a palavra a João Rolo.

Por sua vez, o coronel começou por agradecer o convite efetuado pela Câmara Municipal, mostrando-se também grato pela numerosa presença de público, entre o qual alguns familiares e amigos, afirmando ser bastante gratificante para um escritor poder apresentar a sua obra perante tanta gente num espaço cuja recuperação elogiou. João Rolo fez de seguida um resumo do seu percurso pessoal e profissional, os quais estão detalhados na obra, e enumerou os passos que levaram à concretização desta compilação de histórias.

Por fim, antes de um breve momento de convívio entre todos, o Grupo das Pedrinhas de Arronches presentou o público com uma breve atuação que, uma vez mais, fez as delícias de quem ainda não conhecia a verdadeira arte que é fazer música com as pedras apanhadas nas margens do Rio Caia.

CNT de Elvas recebe oitava edição da Ibero Aves

A oitava edição da Ibero Aves, organizada pela Associação Ornitológica de Elvas, decorre entre esta sexta-feira e domingo, 25 a 27 outubro, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas.

A iniciativa conta com dezenas de expositores oriundos de várias cidades do país e de Espanha, sendo que vão estar em exposição centenas de exemplares de aves.

Esta oitava edição do evento marca o 20º aniversário da Associação Ornitológica de Elvas.

O certame vai estar de portas abertas, na sexta-feira e sábado, das 10 às 19 horas, e no domingo entre as 10 e as 13 horas. No momento da inauguração, na sexta-feira, estarão presentes os alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo da Escola de Santa Luzia, onde irão apresentar um trabalho alusivo ao evento. Os melhores quatro trabalhos serão contemplados com uma recordação.

GNR recupera material furtado em escola de Campo Maior

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior, recuperou na passada sexta-feira, 18 de outubro, diverso material que havia sido furtado num estabelecimento escolar do concelho de Campo Maior.

Na sequência do furto, ocorrido no dia 14 de outubro, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram identificar a alegada localização do material furtado. No seguimento da ação, “deslocaram-se ao local, onde efetuaram uma busca que permitiu recuperar diverso material furtado do estabelecimento de ensino”, faz saber a GNR em comunicado.

Da ação resultou a apreensão de diverso material, como três desktops, um monitor, um comando de videojogos e diverso material elétrico e informático.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

“Saber Fazer Abril Sempre” em exposição em Estremoz a partir de dia 2

O Museu Berardo, em Estremoz, vai receber, entre os dias 2 de novembro e 18 de janeiro, a exposição “Saber Fazer Abril Sempre”.

No ano em que se comemora o 50º aniversário da Revolução de abril, reúnem-se obras dos melhores artistas e artesãos de Portugal continental e ilhas, com o trabalho de curadoria de Alexandre Correia.

O curador, pelo seu conhecimento e regulares visitas a exposições, oficinas, ateliers, bienais e certames de artesanato, fez uma seleção criteriosa de obras desenvolvidas em torno desta temática, reunindo assim, um conjunto de obras de extrema qualidade criadas por 66 artesãos/artistas de todo o país. Muitas das obras foram premiadas em certames nacionais de arte.

Estarão expostas obras de cerâmica tradicional, contemporânea, figurado em barro, olaria, azulejaria, tecelagem, tapeçaria, pintura em tela, escultura em mármore, escultura em ferro, escultura em madeira, escultura em pedra, filigrana, pasta de papel, escultura com matérias-primas naturais, em cortiça, em estanho, em bordado de Castelo Branco, em bordado de Crivo e em arte pastoril.
Houve um cuidado especial em selecionar obras cujo “Saber Fazer” seja identitário das várias regiões do nosso país, uma exposição de dimensão nacional e onde é caso para se dizer: fez-se Abril em todo o país.

Os artistas e artesãos cujas obras estarão patente na exposição são Altina Martins, Ana Sousa Santos, André Semblano, António Moreira, António Ramalho, Associação Artesãos Caldas Rainha, Carlos Pereira, Carlos Ribeiro, Carlos Rosa, Celeste Vieira, Céu Pedrosa, Concha Dorey, Domingos Teixeira, Eduardo Barbosa, Eurico Ribeiro, Fátima Lopes, Feliciano Agostinho, Fernanda Viana, Fernando Miguel, Filipe Meneses, Flor Fernandes, Francisco Teixeira, Galveia Martins, Henrique Painho, Heitor Figueiredo, Idalécio Metalúrgico, Irmãs Flores, Isabel Silva Melo, Isaclino Palma, JAF, Joana Santos, João Aires, João Gomes, João Rego, Joaquim Esteves, José Carlos Rodrigues, José Henrique Prado, José Luís Pires, José Vinagre, Júlio Ferreira, Kerstin, Lina Cunha Leiveira – Azulejos de Azeitão, Lourdes Ferreira, Luís Pinheiro, Luís Rosa, Madalena Novo, Margarida Gomes, Maria Glória Ferreira, Mariano, Mário Martins, O Mal Barbado, Pinha, Renato Costa e Silva, Ricardo Fonseca, Rita Gonçalves, Sara Teixeira, Sara Ribeiro, São Simão Arte, Sérgio Amaral, Simão Monteiro, Stela Ivanova, Sylvain Bondgard, Tara Bondgard, Teresa Pizarro e Xico Tarefa.

Alunos de Borba criam livro sobre a vinha e o vinho

Já se iniciaram, em Borba, os trabalhos do projeto “Fábrica de Histórias”, com a temática “A Vinha e o Vinho”. Este é um serviço educativo implementado no Agrupamento de Escolas de Borba, no âmbito da candidatura ao Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar.

A “Fábrica de Histórias” fomenta a escrita, a leitura e as artes e consiste na elaboração de um livro da autoria dos alunos, coadjuvados por professores e mediadores de diferentes áreas técnicas e artísticas, e uma curta-metragem de animação, com “making off” em português, espanhol e inglês. Crianças e jovens vão participar nas várias fases do processo criativo e de produção alusivo à temática do vinho.

A “Fábrica de Histórias” detém o apoio institucional do Programa Nacional de Leitura 20/27 e do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Dia para a Erradicação da Pobreza assinalado esta terça-feira em Elvas

Esta terça-feira, dia 22 de outubro, a Câmara Municipal de Elvas assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social e o Dia Municipal para a Igualdade, pelas 14h30, na Praça da República.

Tal como em anos anteriores, será realizada uma atividade de rua, que este ano passa pela criação de corações, à qual se associam instituições e sociedade civil. Este ano o tema é “Diferente por fora, Iguais por dentro”, tendo subjacente o princípio de aceitação, inclusão e não discriminação, na conceção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Trata-se de uma atividade conjunta de a Rede Social do concelho de Elvas e do Núcleo Distrital de Portalegre da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN).

O objetivo passa por promover o trabalho em parceria entre organizações públicas e privadas, tendo em vista a partilha de experiências e a construção de sinergias ao nível local, contribuir para a desconstrução de estereótipos ainda existentes relativamente a alguns grupos sociais, promover o debate acerca de diferentes temáticas sociais e refletir na sociedade que se pretende construir para o futuro.

Bombeiros de Campo Maior celebram 75 anos com várias atividades até sábado

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior celebra esta terça-feira, 22 de outubro, os 75 anos desde a sua fundação. A data será celebrada com diversas atividades, que se estendem até sábado, dia 26.

Entre esta terça e quinta-feira, os dias serão de “Quartel Aberto” à comunidade. O objetivo é dar a conhecer as instalações, meios e o funcionamento da corporação.

Para esta terça-feira, ainda antes de uma missa em memória dos bombeiros, órgãos sociais e sócios falecidos, na Igreja Matriz de Campo Maior, pelas 19 horas, está prevista uma visita ao Centro de Dia e Lar de Degolados. Já na quinta-feira, dia 24, será o Centro de Dia e Lar da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior a receber a visita dos soldados da paz.

No sábado, dia 26, após a receção de entidades no quartel, às 9h30, será prestada homenagem aos bombeiros falecidos e realizada a bênção de novos veículos. Às 10h15 decorre uma sessão solene, com entrega de condecorações, e às 12h30 um desfile motorizado.

“Igualdade de Género” debatida em workshop em Estremoz

No âmbito da XIII Focus Week, a “Semana de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social”, decorreu, no passado dia 15 de outubro, o Workshop “Igualdade de Género”, em Estremoz.

A iniciativa foi dinamizada pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), direcionada para o público-alvo dos Planos Locais para a Integração das Comunidades Ciganas (PLICC) e do Rendimento Social de Inserção (RSI).

A sessão, de acordo com o Município de Estremoz, “foi bastante participativa, tendo-se discutido temas, como o papel da Mulher e do Homem na sociedade, sendo que alguns dos intervenientes falaram sobre estas temáticas pela primeira vez”.

UNITATE Campus inaugurado pela secretária de Estado da Ação Social

O UNITATE Campus, em Borba, foi inaugurado na passada sexta-feira, 18 de outubro, numa cerimónia presidida pela secretária de Estado da Ação Social e de Inclusão, Clara Marques Mendes.

Nesta cerimónia marcaram presença diversos atores do panorama social, autarcas, técnicos, representantes de inúmeras Instituições Particulares de Solidariedade Social, empresas e outras entidades ligadas à economia social.

Este espaço inovador é o primeiro campus no mundo dedicado exclusivamente à capacitação e inovação no setor social, consolidando-se como um marco para o futuro das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e da Economia Social em Portugal.

Esta inauguração oficial do UNITATE Campus marca a transformação de um antigo edifício industrial numa infraestrutura projetada para fomentar a inovação, a formação e a criação de valor social sustentável. O UNITATE Campus será uma plataforma de formação para profissionais do setor social, um espaço de partilha de boas práticas e de desenvolvimento de respostas sociais inovadoras.

Município de Vila Viçosa distingue melhores alunos do concelho

A Câmara Municipal de Vila Viçosa distinguiu, recentemente, os melhores alunos do concelho, no decorrer da cerimónia de entrega de prémios escolares, que teve lugar no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro.

Estes prémios escolares, que visam, por um lado, homenagear a vida e a obra de personalidades calipolenses, como Bento de Jesus Caraça e António de Oliveira Cadornega, assim como reconhecer o esforço e o mérito escolares no concelho, foram entregues pelo presidente da Câmara, Inácio Esperança, e pela vereadora Mónica Lobo.

Miguel Torrinha Pereira (Exame nacional 19,8 valores) foi dintiguido com o primeiro prémio na categoria Bento de Jesus Caraça; Diogo Torrinha Pereira (Exame nacional 18,5 valores) com o segundo; e Luís Filipe Pombeiro Vicente (Exame nacional 18,1 valores) com o terceiro.

Já os prémios António de Oliveira Cadornega foram atribuídos a Miguel Torrinha Pereira (média 18,6), do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias; a Eva Severino Queiroz (média 18,3), do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades; Luís Filipe Pombeiro Vicente (média 19,3), do Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas; e a Francisco Miguel Santos Lourenço (média 15,9), dos cursos profissionais.

Na cerimónia organizada pelo Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa (AEVV), foram também entregues o Prémio “Joaquim Brito”, diplomas do 12.º ano e os diplomas das Turmas TOP.

Arkus promove “Ludorrecreios” nas escolas do Agrupamento nº1 de Elvas

A Associação Juvenil Arkus, em parceira com o Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, deu início, neste mês de outubro, ao projeto “Ludorrecreios”. 

A decorrer até final do ano letivo, o projeto tem como objetivo a animação sociocultural, com profissionais da área, nos intervalos das aulas, com alunos de primeiro ciclo da EB1 da Boa-Fé, EB1 de Alcáçova e EB1 da Raposeira. Considerando esta animação “fundamental na rotina diária dos alunos”, a Arkus lembra que, nos intervalos da escola “existem momentos de descontração, socialização e até de aprendizagem não formal”.

São várias as atividades propostas e realizadas, desde jogos tradicionais, a brincadeiras dinâmicas, atividades com música, atividades lúdicas e atividades de estimulação cognitiva. Estas atividades “favorecem o desenvolvimento motor e a cooperação entre os colegas, que brincam de uma forma natural e, ao mesmo tempo, aprendem a fortalecer competências sociais, incentivando à imaginação e à criatividade”.

“Acreditamos que este projeto tem uma importância significativa, tanto para nós como para as crianças. Trabalhamos diretamente com elas, proporcionando momentos de lazer educativos, enquanto as mantemos ativas e ocupadas, ajudando-as assim a crescer num ambiente onde a criatividade, a cultura e a educação caminham lado a lado”, pode ler-se no comunicado da Arkus.

A Arkus deixa ainda um agradecimento a todos os envolvidos no seu comunicado: “agradecemos à senhora diretora do Agrupamento e a todos os docentes envolvidos, pela confiança no nosso trabalho e na nossa associação, pois para nós este projeto é uma oportunidade de cumprir a nossa missão, de preservar o aprender a brincar, de apostar no desenvolvimento dos mais pequenos e investir no futuro deles”.

Atletas mais novos do CEN em prova no circuito Mini-Estrelas de Basket

O Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas acolheu, na manhã do passado sábado, 19 de outubro, mais uma jornada do circuito Mini-Estrelas, da Associação de Basquetebol do Alentejo, com os atletas mais pequenos do Clube Elvense de Natação (CEN) a entrarem em ação.

De acordo com o clube, foram “muitos jogos, muita diversão e, sobretudo, uma excelente aprendizagem, pois só assim, com estas iniciativas, se pode dar o passo à frente para ter cada vez mais e melhores atletas”. Os pequenos, diz ainda o CEN, “fizeram a delícia dos pais que, em bom número, assistiram a este evento”.

O CEN agradece à equipa dos Salesianos de Évora, aos árbitros, à oficial de mesa, cronometrista e restante staff, que tornaram o evento “um verdadeiro sucesso”.

Sessão gratuita de Reiki no sábado em Vila Viçosa

O Núcleo de Reiki de Vila Viçosa organizam no próximo sábado, dia 26 de outubro, pelas 15 horas, uma sessão desta  terapia energética.

Aberta a toda a população e de participação gratuita, a sessão terá lugar na Associação Juvenil Doutor Jardim, situada na Rua Florbela Espanca, n.º 28, em Vila Viçosa.

As inscrições, que são limitadas, já se encontram abertas. Aos participantes é aconselhado que, no dia da sessão, compareçam com roupa confortável.

Dança contemporânea encerra programação dos “Sábados com Arte”

O último workshop da edição deste ano do programa “Sábados com Arte”, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), dedicado à dança contemporânea, teve lugar no passado sábado, 19 de outubro.

Este workshop foi ministrado pela Catarina Rodrigues, da escola de dança Os Dançarilhos.

“Sábados com Arte” é uma iniciativa do Serviço Educativo do MACE. Durante os últimos meses, o ciclo de workshops deu destaque a áreas como pintura, desenho digital, fotografia, escrita criativa e olaria.

Quercus apoia manifestação em Badajoz pelo rio Guadiana

A associação “Salvemos el Guadiana”, que tem vindo desde 2016 a lutar contra a poluição do rio Guadiana, organizou uma manifestação, em Badajoz, no passado sábado, 19 de outubro.

O rio, que tem vindo a ser poluído pelos nitratos provenientes da agricultura e produção de gado, mas também por resíduos diversos, como despejos ilegais de restos de obras, enfrenta, neste momento, um outro problema: as espécies exóticas invasoras, como os jacintos-de-água, que tapam a água, impedindo a chegada de luz às partes mais profundas, provocando a morte dos outros seres vivos.

Os responsáveis da associação dizem que Badajoz vive de costas voltadas para o rio e, para contrariar isso, apelaram a todos os habitantes da cidade e redondezas que se juntassem a esta manifestação para que as autoridades locais, regionais e nacionais atuem. A Quercus, segundo José Janela, está solidária com tudo o que puder contribuir para a qualidade deste rio que também é português.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Cãominhada em Campo Maior com cerca de 60 participantes

A tradicional Cãominhada, organizada pela associação Grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior, realizou-se no passado domingo, dia 20 de outubro, na vila. A iniciativa juntou cerca de 60 participantes.

Na organização da Cãominhada, o Grupo dos Amigos dos Animais contou com o apoio do Município de Campo Maior e de várias instituições e empresas do concelho.

Os participantes tiveram oportunidade de levar os seus fiéis companheiros de quatro patas ou os animais aos cuidados da associação a dar um passeio pela vila. Nesta iniciativa, em que em representação do Município de Campo Maior esteve o vereador Paulo Pinheiro, foi ainda promovido um convívio entre pessoas e patudos.

A edição deste ano da atividade estava marcada para o passado dia 12 de outubro, mas devido às condições meteorológicas teve que ser adiada.

Alentejo Walking Festival percorreu os caminhos de Campo Maior

O Alentejo Walking Festival, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, passou no passado domingo, dia 20 de outubro, por Campo Maior, através do PR4 – “Percurso Defesas de Campo Maior”.

A iniciativa, que se estende por vários municípios do Alentejo, pretende dinamizar e promover o Turismo de Caminhada na região através da valorização dos seus percursos pedestres, incentivando os participantes a partir à descoberta do território alentejano a nível natural e cultural.

Os participantes durante a manhã de domingo percorreram cerca de oito quilómetros do PR4, num percurso que contorna as muralhas e revelins exteriores, passando pelo campo da feira, seguido de um trilho em zona rural por entre campos agrícolas, para além de referências como o Castelo, a Fortificação Abaluartada e o Mosteiro da Imaculada Conceição, entre outros.

OMTJ e OMTS: bom desempenho passa a dar direito a bolsa extra

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, reuniu, na tarde da passada quarta-feira, dia 16 de outubro, com os beneficiários dos programas de Ocupação Municipal Temporária e Solidária (OMTS) e de Ocupação Municipal Temporária de Jovens (OMTJ).

O encontro serviu para dar a conhecer a proposta da Câmara Municipal, de alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas, para incluir a atribuição de uma bolsa, no final do período de colocação nos serviços, caso obtenham boa avaliação.

Assim sendo, todos os beneficiários, no final do programa e após o relatório de avaliação da sua prestação ser apresentado, poderá beneficiar do montante suplementar, de mais uma bolsa, para reconhecimento do bom trabalho realizado. Para além disso, a proposta passa também pelo aumento do montante a pagar, de 300 para 350 euros, sendo que a duração do programa vai ser também revista, passando para 11 meses.

As alterações entram em vigor após a aprovação das mesmas, em reunião de câmara e Assembleia Municipal.

Halloween volta a ser celebrado em Campo Maior com noite assustadora no CIFA

O Município de Campo Maior volta a celebrar o Halloween com uma noite assustadora no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA), a 31 de outubro.

Esta noite, que promete ser “de muitas emoções”, segundo a vereadora São Silveirinha, para além de assustadora, será também “muito divertida”. Sem revelar muito do que se vai passar, a autarca explica que as inscrições para a atividade, abertas até sexta-feira, dia 25, têm de ser feitas presencialmente no CIFA.

A atividade será realizada em equipa, com um mínimo de seis pessoas e um máximo de oito. As vagas para esta iniciativa, que não é aconselhável a menores de dez anos, são limitadas e aceites por ordem de inscrição.

Equipa sub-14 de basquetebol do CEN vence em Évora

A equipa Sub-14 de basquetebol, do Clube Elvense de Natação (CEN), ganhou à equipa de André de Resende, no domingo passado, dia 20 de outubro, em Évora.

A equipa contou com atletas que fizeram a sua estreia nesta modalidade no jogo contra a equipa de Évora.

Equipa sénior de basquetebol do CEN derrotada no Barreiro

A equipa sénior do Clube Elvense de Natação (CEN) defrontou a equipa do Galitos U23, em jogo da segunda jornada do campeonato da segunda divisão, no passado sábado, dia 19 de outubro, no Barreiro. 

A equipa elvense saiu derrotada deste jogo, contra a equipa do Barreiro, que conta com vários anos de experiência na modalidade. 

Município de Elvas investe em nova ponte e em semáforos no Lagar dos Lopes

Com vista a resolver um problema relacionado com as chuvas na Ribeira do Cêto, que todos os anos têm resultado em inundações e em problemas de circulação no Lagar dos Frades, a Câmara Municipal de Elvas está já a proceder à construção de uma nova ponte.

Para além da ponte, como explica o presidente da Câmara, Rondão Almeida, aquela área vai ser equipada de semáforos. “Naquela zona vamos ter dois elementos novos, que já eram necessários há alguns anos”, começa por dizer o autarca.

“Não se cruzam ali dois carros, vindos da zona onde está o Lagar dos Frades e também onde está um dos melhores alojamentos locais que a cidade de Elvas tem. Não faz qualquer sentido. Não havendo possibilidade de fazer o alargamento, porque os proprietários têm mostrado dificuldade em ceder algum terreno, então, no decorrer ainda deste mês, a Câmara Municipal de Elvas vai colocar a semaforização, que permite que, enquanto um carro passa, o outro terá que está a aguardar”, explica Rondão Almeida.

Recordando as “grandes cheias” que, todos os invernos, acabam por causar prejuízos a habitantes e à unidade de alojamento local instalada naquela zona da cidade, o autarca explica está já a ser executada a obra da nova ponte. “Esperamos que esteja concluída até final do mês e esperamos que não hajam cheias, enquanto a obra se está a executar”, remata.