DECO lança nova edição do Guia Consumidor Estudante

Com o arranque de mais um ano letivo, a DECO lançou uma nova edição do Guia Consumidor Estudante, com o objetivo de ajudar os aluno do Ensino Superior a fazerem melhores escolhas.

Com informação atualizada sobre os apoios ao arrendamento e nas principais áreas do consumo, através deste guia, a DECO procura acompanhar os jovens, neste momento determinante, que é a chegada ao Ensino Superior, e que acarreta mais responsabilidades, maior independência e autonomia.  

A nova versão do Guia Consumidor Estudante está disponível aqui.

“O Elvas” venceu o Torreense por 3-2 e segue na Taça de Portugal

“O Elvas” recebeu e venceu por 3-2 o Torreense, da Segunda Liga Portuguesa e segue em frente na Taça de Portugal.

Os azul-e-ouro marcaram um dos golos mais rápidos da prova aos 26 segundo por intermédio de Lewis Enoh, empatando o Torrense aos 11 minutos por Pozo. Em jogada parecida com a do golo inaugural, Desmond sofreu penalti que o defesa colombiano Cesar Medina, goleador de O Elvas converteu, no 2-1, resultado ao intervalo.

Na segunda parte, Balanta empatou para a equipa de Torres Vedras aos 59 minutos, obrigando a partida a seguir para prolongamento, onde Yombi fez o 3-2 final, aos 106 minutos.

“O Elvas” eliminou uma equipa de dois escalões acima no futebol português, numa tarde onde o Lusitano de Évora, também do Campeonato de Portugal, fez história ao vencer o Estoril, da primeira Liga, no desempate por grandes penalidades.

Campanha Solidária “É Tempo de Ajudar” de regresso no próximo fim de semana

A Campanha Solidária “É Tempo de Ajudar”, da associação Coração Delta, está de regresso e vai decorrer nas lojas Intermarché de várias localidades do país, incluindo as de Elvas e Campo Maior, nos dias 26 e 27 de outubro.

A iniciativa tem como objetivo angariar produtos de higiene pessoal para serem entregues aos idosos mais desfavorecidos dos concelhos envolvidos, sendo que o Município de Elvas apoia esta iniciativa, mediante a sinalização e entrega dos produtos angariados.

Museu Berardo Estremoz acolhe ação de sensibilização sobre o autismo

“Vamos Falar de Autismo” é o tema da ação de informação e sensibilização a ter lugar, no Museu Berardo Estremoz, no dia 17 de novembro, entre as 10 horas e as 12h30.

O autismo é um tema que desperta grande interesse e que gera muitas dúvidas e mitos na sociedade. Este é uma condição neurobiológica caracterizada por diferenças no processamento sensorial e na comunicação, que engloba muitas características, habilidades e desafios. Cada indivíduo no espectro autista é único, com as suas próprias características e maneiras de entender o mundo.

Esta é uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) de Setúbal e pelo Município de Estremoz, com o objetivo de sensibilizar e informar a sociedade, sobre um assunto delicado e importante.

Santuário de Nossa Senhora D’Aires nomeado para os Prémios Alentejo

O Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo, está nomeado para a categoria “Mais Tradição” dos Prémios Alentejo 2024, promovidos pela Revista Mais Alentejo e cuja votação decorre até 3 de novembro.

A entrega dos prémios terá lugar durante a XXII Gala Prémios Alentejo, que irá decorrer no dia 9 de novembro, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril.

Classificado como monumento nacional desde 2012, o Santuário de Nossa Senhora D’Aires é local de peregrinação que conserva no seu interior uma coleção de ex-votos que representam a religiosidade popular. Associado a este espaço estão dois dos mais emblemáticos eventos concelhios: a Romaria a Cavalo, que liga as vilas da Moita e de Viana do Alentejo, em abril, através da antiga canada real; e a centenária Feira D’Aires, que se realiza em setembro.

Os Prémios Alentejo, que contemplam 18 categorias, visam premiar um conjunto de personalidades, instituições, projetos, iniciativas e ideias, nomeadamente nos setores das artes, cultura, comunicação, lazer, gastronomia, iniciativa e inovação, património, tradição e turismo.

É obrigatório votar em todas as categorias (18), para que o voto seja considerado válido, sendo que não existe limite para o número de vezes que pode votar. Os votos são feitos no site da publicação.

Duo Kontrast em concerto na Fortaleza de Évora Monte no dia 26

A Fortaleza de Évora Monte, no concelho de Estremoz, recebe no dia 26 de outubro (sábado), pelas 16 horas, um concerto do “Duo Kontrast”, comentado por Pedro Moreira, no âmbito da iniciativa “Roteiro Musical dos Castelos”.

“Roteiro Musical dos Castelos”, que vai na sua segunda edição, um projeto da Inatel de Évora, que prevê a realização de concertos em castelos e edificado histórico do Alentejo Central, em parceria com as autarquias locais.

A iniciativa alia a música ao vasto património arquitetónico do Alentejo e contribui para a sua valorização e promoção, através de uma interação entre pessoas, cultura e lugares.

O concerto em Évora Monte tem entrada gratuita.

José Mário no Concurso Internacional de Tapas e Pinchos Medievais em Sigüenza

A Rede de Cidades e Vilas Medievais promove nos próximos dias 26 e 27 de outubro, em Sigüenza, cidade espanhola que celebra o IX Centenário da sua Reconquista (1124-2024), a 16ª edição do Concurso Internacional de Tapas e Pinchos Medievais.

Um certame gastronómico vai contar com a participação de seis chefs, em representação das localidades que integram a Rede de Cidades e Vilas Medievais, na disputa pelo título de Chef Medieval de 2024 e por suceder ao campeão do ano passado, Cristian Solana, de Laguardia.

Para além de José Mário Magalhães, do restaurante A Adega, em representação de Marvão, Íñigo Tizón (Hondarribia), Cristian Solana (Laguardia), Jorge Ruiz Luzuriaga (Estella-Lizarra), María Rello (Almazán) e Sergio Bajá (Sigüenza) vão competir neste concurso de essência histórica e cultural.

“Erizo” ou “Ouriço” de bacalhau e castanha, a tapa de Marvão

José Mário Magalhães é presença habitual neste concurso, onde surpreende sempre pela forma como utiliza os ingredientes que produz com a marca Vale da Aramenha.

A castanha (Marvão-Portalegre DOP) é o produto estrela do Alto Alentejo, e o chef d’A Adega tem uma linha de produtos derivados do fruto que este ano destaca, de uma forma muito original, com o seu “Erizo” (ou Ouriço) medieval, numa mistura de sabores agridoces. 

Na base da tapa, o chef coloca um puré de maçã, da variedade bravo, que faz com receita própria. Além disso, a essa base acrescenta, em contraste, um vinagre especial, também produzido por si próprio, em pote de barro.

O bacalhau que utiliza é conservado em sal, “a única forma de conservação que existia no passado”. José Mário deixa-o repousar em água, para dessalgar, e depois cozer. Terminado o processo, esmigalha-o para fazer a massa que dará corpo ao ouriço.

A água da cozedura do bacalhau serve para fazer o mesmo com as castanhas selecionadas do Alto Alentejo. À massa junta alho e salsa, e liga com azeite, para dar um toque especial, entre o amargo e o doce, muito caraterístico da região de Marvão.

Também os espinhos do ouriço resultam de uma massa que, pelo ponto de preparação, proporciona uma sensação crocante, num contraste de sabores que promete não deixar o público indiferente.

José Mário, fervoroso adepto do concurso e para quem “participar é vencer”, vai a Sigüenza com o espírito de conviver e de aprender com os colegas, mas também à procura do único prémio que lhe falta: o de campeão.

Evento “Raya Viva” promete fazer Terena viajar no tempo

O Castelo de Terena, no concelho de Alandroal, viaja ao passado, nos próximos dias 9 e 10 de novembro, com a realização do evento “Raya Viva – Castelos de Fronteira”.

Promovido pela Câmara Municipal de Alandroal, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Pedro (Terena e Historicalia), e com apoio da Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova, o evento contempla demonstrações de combates medievais, oficinas de ofícios antigos, danças, música e muito mais.

O programa do evento contempla, nos dois dias, recriação histórico no Castelo de Terena, entre as 13 e as 18 horas. No sábado, dia 9, às 21 horas, no Santuário da Nossa Senhora da Boa Nova, haverá ainda concerto com música da época.

Neste momento, encontram-se ainda abertas as inscrições para expositores, associações, mercadores, artífices, artesãos e outros artistas que se queiram juntar ao evento. As inscrições podem ser efetuadas através do email cinema@cm-alandroal.pt, ou pelo contacto 268440040 (Serviços Culturais do Município de Alandroal).

Alentejo com crescimento turístico “acima da média nacional”

Com um crescimento turístico “acima da média nacional”, com um aumento, não só em termos de procura, mas também de oferta, a região Alentejo tem batido recordes, “ano após ano”.

Só nos últimos tempos, lembra o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, abriram quatro novos hotéis na região. Por outro lado, e de acordo com os últimos dados divulgados, referentes ao mês de agosto, adianta o responsável, o Alentejo foi a região do país que, ao nível do mercado interno, mais cresceu. “Na procura consolidada, entre procura interna e externa, fomos o segundo destino que mais cresceu”, revela.

“Nos oito primeiros meses do ano, estamos a crescer acima da média nacional. Há um abrandamento geral de todo o país, até com algum abrandamento da procura internacional, mas de qualquer forma eu acredito que o destino (Alentejo) vai continuar neste percurso muito positivo”, adianta José Manuel Santos.

Évora continua a ser o pólo principal de atração de turistas à região, sendo que o objetivo da Entidade Regional de Turismo é conseguir equilibrar a distribuição daqueles que procuram o Alentejo, que se foca muito em cerca de dez concelhos. Para isso, garante, é preciso, por um lado, “que apareça mais alojamento turístico em zonas menos robustas”, e, por outro, “tentar levar os turistas a áreas mais interiores, onde há alojamento, mas onde não há tanto fluxo turístico”.

A par de Évora, o Alentejo Litoral, com destaque para Grândola, Sines, Santiago e Alcácer, tem registado “um crescimento muito significativo de dormidas”. No Alto Alentejo, o crescimento tem sido “mais suave”, até porque “a oferta turística não tem crescido ao nível de toda a NUT II”. No que toca ao Alqueva, José Manuel Santos diz que, apesar da “muita procura”, esta zona não tem ainda uma capacidade hoteleira significativa.

As perspetivas, até final do ano, no turismo do Alentejo, são “muito boas”, com “um incremento também da procura internacional”. “Estamos a trabalhar para 2025, um ano que vai ser muito exigente e desafiante, quer na procura doméstica, quer nos mercados internacionais”, remata.

Jovem árbitro elvense João Cordeiro “gostava de chegar à 1ª Liga”

João Cordeiro esteve presente ontem no XXIIº Torneio Jaime Vinagre, como arbitro da competição de jovens jogadores de futebol.

O jovem árbitro elvense contou-nos a sua experiencia “até agora está a correr tudo muito bem, nunca tive razão de queixa. Comecei como arbitro assistente, depois passei a apitar para futebol 7 e 9 e este ano vou começar a apitar futebol de 11 e acho que vai correr tudo bem”.

João Cordeiro, árbitro da Associação de Futebol de Portalegre referiu que tem “uma grande paixão pelo futebol em si. Comecei como jogador, depois não havia muita qualidade como jogador e como há possibilidade de nos focarmos noutras coisas e arbitragem é uma coisa que eu gosto, comecei como árbitro”.

Como não há muito árbitros, nem em Elvas, nem na nossa região, João Cordeiro assume que “é sempre bom, levar o bom nome de Elvas e porque não chegar à primeira Liga para representar a cidade”.

Boa sorte é o que a Rádio ELVAS deseja ao jovem juiz de futebol elvense.

Cineteatro vai dar “nova vida” à cultura em Vila Viçosa, diz Tiago Salgueiro

O Cineteatro Municipal Florbela Espanca, em Vila Viçosa, reabre ao público já no mês de novembro, com um conjunto de atividades culturais agendado para os dias 8, 9 e 10.

Não tendo dúvidas de que este espaço vai permitir “dar uma maior projeção” à programação cultural da autarquia, o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, garante que aquele é um “equipamento fundamental” para Vila Viçosa. “Aconteceram alguns imprevistos no decurso das intervenções que foram sendo feitas, sobretudo o trágico incêndio que ocorreu no ano passado, mas isso não nos impediu de darmos continuidade ao projeto de requalificação, com o apoio de várias instituições, e estamos em condições de poder proceder à reabertura já no próximo mês de novembro”, revela.

Entre os dias 8 e 10 de novembro, o objetivo da Câmara Municipal é “permitir que a população conheça toda a intervenção que teve lugar”. Por outro lado, diz Tiago Salgueiro, a autarquia pretende que, daqui por diante, a população passe a usufruir de “uma programação cultural diferente, através de uma agenda específica”. Essa programação, garante, está já a ser preparada.

Até então, e durante mais de uma década, com o cineteatro encerrado, recorda ainda o autarca, a Câmara Municipal viu-se obrigada a procurar alternativas para poder realizar vários eventos, desde colóquios, a workshops, sessões de cinema e concertos. “Foi necessário, muitas vezes, recorrer à imaginação, para poder utilizar outros espaços alternativos que, do ponto de vista logístico, tinham maiores implicações para os próprios serviços do Município”, assegura.

Com a reabertura do cineteatro, que tem uma “localização excecional”, vai ser possível “dinamizar, de forma diferente, tudo aquilo que é a oferta cultural em Vila Viçosa”, diz ainda Tiago Salgueiro, que garante que o espaço terá agora uma “nova vida, também em termos de programação cultural”.

Padre Moisés transferido para Lisboa

O Padre Moisés Janela Antunes foi transferido do Hospital de Évora para Lisboa, onde o seu estado de saúde está a ser acompanhado.

O atual Pároco de S. Cristóvão, Santiago do Escoural, Santa Susana, Santiago e Santa Maria (Alcácer do Sal), Palma, Vale de Guizo e Santa Catarina de Sítimos e que já exerceu no concelho de Elvas, encontra-se internado devido a um problema de saúde grave. De acordo com a Diocese de Évora ,”o Arcebispo de Évora informa que o sacerdote diocesano Moisés Janela foi, na tarde desta sexta-feira, dia 18 de outubro, helitransportado do Hospital do Espírito Santo em Évora para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

O estado de saúde do Reverendo Padre Moisés Janela Antunes continua a ser muito grave e a inspirar cuidados. Recorde-se que depois de uma primeira intervenção de urgência na noite de 10 de outubro, o seu estado de saúde agravou-se no dia 12 de outubro, tendo sido internado nos cuidados intensivos do Hospital do Espírito Santo de Évora.

O Arcebispo de Évora renova o pedido a toda a Arquidiocese, de modo especial às comunidades de vida religiosa contemplativa, de se continuar a fazer uma intensa cadeia de oração pelas melhoras do Rev. P. Moisés”.

A 10 de janeiro de 2017, o padre Moisés Janela Antunes tinha sido vítima de um atropelamento na estrada nacional, no percurso entre Barbacena e Terrugem. Na altura, o sacerdote sofreu ferimentos graves, tendo sido internado no Hospital de Santa Luzia, em Elvas. Após a sua recuperação foi colocado no concelho de Montemor, onde exercia até à data.

Junta da Expectação com dez bolsas para atribuir a alunos do Ensino Superior

À semelhança dos últimos anos, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior, volta a apoiar os alunos que frequentam o Ensino Superior.

Desta vez, revela o presidente da junta, Hugo Milton, são dez as bolsas de estudo a atribuir. No caso das dez bolsas não serem suficientes, a junta, “perante aqueles que se irão candidatar”, irá “fazer um esforço, com um acerto, de forma a que ninguém de fora”.

“O Município também este ano alargou o número das suas bolsas e esperamos que toda a comunidade campomaiorense, entre câmara e juntas de freguesia, sinta este apoio, para que os seus filhos possam ir mais além nos estudos”, acrescenta Hugo Milton.

Em causa está um apoio total de 800 euros a cada um dos contemplados com estas bolsas de estudo, valor a ser pago de forma faseada, ao longo dos meses. Os interessados têm até final do mês para fazer a sua candidatura, através do preenchimento do formulário que está disponível na junta de freguesia.

Os alunos que obtenham a bolsa de estudo da Câmara Municipal de Campo Maior ficam, automaticamente, excluídos da lista de contemplados pelas bolsas da junta de freguesia.

Com mais de 30 anos, quartel dos Bombeiros de Elvas tem vindo a sofrer melhorias

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas tem vindo a procurar, dentro das suas possibilidades, realizar algumas obras no quartel.

Considerando que o atual edifício, já com mais de 30 anos, está “completamente ultrapassado”, face às necessidades dos dias de hoje, o presidente da direção, Amadeu Martins, revela que, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, o quartel conta com uma nova sala de bombeiro, que está “praticamente pronta”, faltando apenas “algum mobiliário”.

“Aqui há dois anos, também fizemos um balneário novo e quando acabarmos estas duas obras – que praticamente estão acabadas –, queremos passar a secretaria e a central telefónica para o piso térreo, porque as pessoas que vão ao quartel, para pagar a sua fatura, para marcar os seus serviços, para irem ao hospital ou fazer tratamentos, têm de subir as escadas. A população está cada vez mais envelhecida e custa-lhes subir as escadas”, adianta Amadeu Martins.  

Recentemente, a direção apostou na instalação de painéis solares fotovoltaicos no quartel. “Permite-nos reduzir a nossa fatura de eletricidade, em cerca de 50 por cento. Começamos no princípio de junho, foi um investimento grande, mas penso que, no máximo de dois anos, conseguimos tirar o rendimento desse investimento”, refere o presidente. Por outro lado, e com “um esforço grande”, a associação conseguiu também mudar os portões “de acesso à garagem das viaturas, na parte de dentro da parada”.

“As obras naquela casa fazem sempre falta e estamos dispostos a lutar para que isto aconteça, porque se assim não for, não vale a pena estarmos naquela casa”, remata Amadeu Martins.