“Os Elvenses” organizaram mais um torneio Jaime Vinagre

O Clube de Futebol “Os Elvenses” prestou este sábado uma justa homenagem ao seu fundador Jaime Vinagre, com a organização do torneio com o seu nome, que já vai na sua 22ª edição.

O torneio destinado aos escalões mais jovens escalões, como foi o caso dos traquinas, petizes, benjamins (sub-10 e sub-12), iniciados e juvenis, teve lugar no campo dos Elvenses no Estádio Municipal, no Campo António Semedo.

“Os Elvenses” convidaram para esta edição as equipas de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, Juventude Desportiva de Santa Eulália e Atlético Clube de Arronches.

Manuel Martins, presidente dos Elvenses disse aos nossos microfones que “este torneio corre sempre bem, é uma festa para as crianças, para os pais e avós. É uma homenagem ao fundador, é o 22ª torneio e desde que cá estamos nesta direção, fazemos sempre o torneio”.

O árbitro elvense João Cordeiro contou-nos a sua experiência: “até agora está a correr tudo muito bem, nunca tive razão de queixa. Comecei como árbitro assistente, depois passei a apitar para futebol 7 e 9 e este ano vou começar a apitar futebol de 11 e acho que vai correr tudo bem”. Este jovem árbitro da Associação de Futebol de Portalegre referiu que tem “uma grande paixão pelo futebol em si. Comecei como jogador, depois não havia muita qualidade como jogador e como há possibilidade de nos focarmos noutras coisas e arbitragem é uma coisa que eu gosto, comecei como árbitro”.

Como não há muito árbitros, nem em Elvas, nem na nossa região, João Cordeiro assume que “é sempre bom, levar o bom nome de Elvas e porque não chegar à primeira Liga para representar a cidade”. Boa sorte é o que a Rádio ELVAS deseja ao jovem juiz de futebol elvense.

“Transformers: O Início” em exibição este domingo no Auditório São Mateus

O filme “Transformers: O Início”, para maiores de seis anos, vai estar em exibição na tarde deste domingo, dia 20 de outubro, pelas 16 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Esta é a história não contada da origem de Optimus Prime e Megatron, conhecidos como inimigos declarados, mas que em tempos foram amigos ligados como irmãos e que mudaram o destino de Cybertron para sempre.

Os bilhetes, com um custo de cinco euros, estão à venda na Ticketline, podendo também ser adquiridos no Auditório São Mateus, meia hora antes do início da sessão.

2.000 manifestantes em Badajoz lutam por um rio Guadiana limpo

Em Badajoz, a Associação Salvemos o Guadiana liderada por sete reformados conseguiu mobilizar quase duas mil pessoas para uma manifestação com o lema “Queremos o Guadiana livre do nenúfar”.

Associações de moradores de alguns bairros de Badajoz, Amigos de Badajoz, Adenex, Greenpeace, os escuteiros, a Plataforma de Pensionistas que também reclamou melhores reformas para os idosos, o Clube de Canoísmo e Associação de Pescadores Amigos do Guadiana foram algumas das associações presentes na chamada popular.

A partida foi na avenida de Huelva, na sede da Delegação do Governo de Espanha, na Estremadura, em direção à sede da Confederação Hidrográfica do Guadiana, na avenida Sinforiano Madroñero. Onde, com as portas fechadas, já se tratava de um sábado, foram feitos cânticos e lido um manifesto.

Mas, o que fez sair da sua vida normal, estes quase dois milhares de vizinhos espanhóis de Badajoz? O nenúfar mexicano, uma planta invasora que só na zona ribeira do Guadiana, em Badajoz, tem já ocupados cerca de 90 hectares, em algumas zonas de margem a margem do rio.

O jacinto de água doce, outra planta invasora, foi retirado do rio pela Unidade Militar de Emergências, em 2020, e o espaço foi agora ocupado pelo Nenúfar Mexicano que terá sido detectado no Guadiana, há pelo menos 44 anos, embora sem o impacto atual, já que se limitava à zona das margens e apenas em alguns locais.

O nenúfar mexicano é uma erva aquática perene, com grandes folhas, até 25 cm, de cor verde, com padrão roxo ou castanho, flutuantes, com nervuras que irradiam do centro e grandes flores solitárias amarelas, com 12 a 30 pétalas e que parece ter tomado conta do rio Guadiana, pois a profundidade à passagem por Badajoz, esta situada maioritariamente, abaixo do três metros e favorece proliferação das raízes no leito do rio.

Portalegre acolhe reunião de coordenação do projeto “Streets for Citizens”

A Sala do Capítulo do Mosteiro de São Bernardo, em Portalegre, vai receber nos dias 23 e 24 de outubro, a segunda reunião de coordenação do projeto europeu “Streets for Citizens” / Urbanismo Tático – soluções inovadoras para a mobilidade sustentável nas cidades, desenvolvido no âmbito do Programa INTERREG EURO-MED, envolvendo e mobilizando sete regiões europeias (Bósnia, Chipre, Eslovénia, Espanha, Grécia, Itália e Portugal) em busca de boas práticas e soluções inovadoras para a mobilidade sustentável capazes de atenuar os impactos ambientais negativos da vida urbana e tornar as cidades mais habitáveis.

As atividades para estes dias decorrem em torno do debate das atividades em curso no âmbito do projeto, do qual se salienta a metodologia comum para recolha de informações que constitui a base de conhecimento sobre os vários Municípios piloto, e que servirá de suporte ao desenvolvimento de planos de ação territoriais.

Em Portalegre, a ação piloto vai ligar as principais escolas da cidade através de um corredor multicolorido, que irá convergir com diversos espaços públicos e equipamentos de uso coletivo, com destaque para o terminal rodoviário, incentivando o uso de meios de mobilidade suave e de transportes coletivos em detrimento do uso de transporte individual.

A participação da Câmara Municipal de Portalegre, enquanto recetora do piloto, e da AREANATejo, enquanto parceira do projeto, vem reforçar o compromisso com a implementação de projetos de cooperação no âmbito da mobilidade sustentável, da sensibilização ambiental e de um estilo de vida mais verde. 

Noite das Sopas de Arronches de regresso ao Celeiro no final do mês

A “8ª Noite das Sopas de Arronches”, organizada pela Associação Freestyle Iceshow Arronches, realiza-se a 31 de outubro, quinta-feira, no edifício “O Celeiro”, a partir das 19 horas.

A entrada no evento tem um custo de seis euros, valor que inclui a aquisição da taça, ecocopo e a prova de todas as sopas, entre as 19 e as 22 horas. A entrada é gratuita a menores de 12 anos. A animação musical estará a cargo do Duo Lunar.

À semelhança da edição anterior, a organização optou por tornar este evento um pouco mais ecológico, pelo que coloca à disposição do público copos reutilizáveis. “Esta é uma medida que permitirá reduzir 80% dos resíduos produzidos pelos habituais copos de plástico”. Os ecocopo têm a particularidade de ser produzidos em polipropileno, uns dos materiais mais recicláveis. Será ainda, à semelhança da taça, que todos os participantes levam para casa, mais uma recordação que irão ter deste evento. O copo será entregue à entrada, juntamente com a taça e servirá para todas as bebidas adquiridas ao longo do evento.

As pulseiras de acesso à noite das sopas podem ser adquiridas junto dos responsáveis da associação ou através de um dos seguintes contactados: 926 399 009 e 960 260 587.

Emanuel Mendes apresenta livro “Nunca Pares” em Estremoz

“Nunca Pares” é o título do livro, da autoria de Emanuel Mendes, que será apresentado a 16 de novembro, pelas 15h30, no Posto de Turismo de Estremoz.

Na obra, o autor descreve “um caminho para o nosso interior”, retratado pela partilha de experiências vividas ao longo dos caminhos de Santiago e Fátima.

Ao longo dos diversos capítulos da obra, o autor revela como surgiu a ideia de percorrer estes Caminhos. O livro conta com uma breve abordagem histórica, a simbologia associada ao Caminho de Santiago, o planeamento e os ensinamentos aprendidos.

Emanuel Mendes nasceu no bairro de Alfama e teve um vasto percurso militar na Marinha. Atualmente, é piloto de linha aérea com especialização em Boing 767.

Caminhada do “Walking Festival” em Elvas

Um percurso de cerca de seis quilómetros, com início e final no Forte da Graça, foi percorrido pelos participantes da caminhada incluída na programação do Alentejo Walking Festival – Festival de Caminhadas do Alentejo, tendo passadp pelo Aqueduto da Amoreira, Forte de Santa Luzia, Portas da Esquina, Casa das Barcas e Castelo.Elvas, neste sábado, 19 de outubro.

Alentejo Walking Festival é uma organização da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com o apoio do Município de Elvas.

Agrupamento de Escolas de Monforte assinala Dia para a Erradicação da Pobreza

Monforte assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social e o Dia Municipal para a Igualdade na próxima terça-feira, dia 22 de outubro, no Agrupamento de Escolas João Maria Carriço, pelas 10 horas.

A data é assinalada um pouco por todo o distrito, com atividades promovidas pelas Redes Sociais dos vários concelhos e o Núcleo Distrital de Portalegre da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN).  

O objetivo passa por promover o trabalho em parceria entre organizações públicas e privadas, tendo em vista a partilha de experiências e a construção de sinergias a nível local, contribuir para a desconstrução de estereótipos ainda existentes relativamente a alguns grupos sociais, promover o debate acerca de diferentes temáticas sociais e refletir na sociedade que se pretende construir para o futuro.

Caminhada pelas Defesas de Campo Maior na manhã deste domingo

Uma caminhada pelo “Percurso Defesas de Campo Maior” é uma das propostas do Alentejo Walking Festival, para a manhã deste domingo, 20 de outubro.

A caminhada, considerada de dificuldade média e com uma distância de cerca de 7,5 quilómetros, tem início às 9h30, no Largo do Barata.

Alentejo Walking Festival é um evento da responsabilidade da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Arkus está a ensinar os mais novos a tocar ronca

A associação juvenil Arkus lançou, recentemente, o projeto “Ronquinhas d’Elvas”, com o objetivo de ensinar as crianças, entre os seis e os dez anos, a tocar ronca, assim como a entoar as tradicionais canções de Natal.

As sessões deste projeto, que nasce do sucesso do programa “Viver a Tradição”, desenvolvido nas escolas do concelho de Elvas, decorrem às segundas-feiras, entre as 18 e as 19 horas, na sede da Arkus (na Avenida 14 de Janeiro, nº15, em Elvas).

“As crianças têm agora a oportunidade de aprender a tocar ronca e explorar as canções tradicionais natalícias, numa introdução divertida e educativa ao mundo da música e da cultura local”, refere a Arkus em nota de imprensa.

Eucaristia na Obra de Santa Zita aberta à comunidade às segundas-feiras

A Obra de Santa Zita, em Elvas, está agora de portas abertas à comunidade para que, quem assim quiser, poder participar na eucaristia da instituição.

Como revela o padre Ricardo Lameira, a missa acontece às segundas-feiras: “nós começámos, desde há duas semanas, a celebrar missa, à segunda-feira, ao meio-dia, na Obra de Santa Zita”.

“As cooperadoras da família, aquelas a quem nós, por tradição e afeto, chamamos de irmãs Zitas, convidam todos aqueles que queiram ir à eucaristia, à segunda-feira, pois a capela delas está aberta para todos”, acrescenta o padre.

A capela, lembra ainda o pároco, localiza-se no rés-do-chão do colégio, na Avenida da Piedade.

Santa Casa de Campo Maior promove participação ativa de idosos na sociedade

Através do projeto Cidadania Ativa, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior tem vindo a promover os laços dos idosos do Lar Santa Beatriz com a comunidade da vila, para que possam ter uma participação mais ativa na sociedade.

A base do projeto, segundo a coordenadora Rosália Guerra, está no voluntariado e na ligação à própria comunidade. “Nós acreditamos que os nossos idosos precisam de manter as suas ligações à sua vida, na terra onde estão inseridos, no local onde desenvolveram a sua história de vida. Se perguntarmos aos nossos idosos qual o melhor sítio para envelhecer, eles respondem que é o local que conhecem”, começa por dizer Rosália Guerra.

Na prática, o propósito do programa passa por levar os idosos a visitar locais que são “considerados de cidadania”, como “a Câmara Municipal, o posto de turismo, o centro de saúde, museus, o centro comunitário e as juntas de freguesia”. “O que pretendemos é que os idosos possam continuar conhecedores dos seus direitos enquanto cidadãos, para serem mais participativos e para que, quando estão a tomar as suas decisões, o possam fazer de forma mais consciente, mais informada e mais ponderada”, realça ainda a coordenadora do projeto Cidadania Ativa.

Cidadania Ativa tem como objetivo fundamental proporcionar ao grupo de idosos do Lar Santa Beatriz, “até as suas capacidades cognitivas o permitirem”, uma participação ativa na comunidade através “do poder de decisão, de consciência e informação”.

Elvas integra projeto transfronteiriço Feenert

Elvas faz parte do projeto Feenert, que lançou uma plataforma inovadora para a conservação do património arquitetónico, num esforço conjunto para avançar na transição ecológica e adaptação às alterações climáticas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do meio rural e fomentando a economía circular.

Esta nova ferramenta digital incentiva a colaboração e facilita o acesso a recursos para a reabilitação sustentável de edifícios públicos com arquitetura tradicional em Espanha e Portugal.

O projeto Feenert destina-se à promoção da eficiência energética em edifícios públicos de arquitetura tradicional no ambiente transfronteiriço EUROACE, tendo sido lançado o seu novo site (aqui). Esta plataforma pretende tornar-se numa referência para a reabilitação sustentável, oferecendo recursos, ferramentas e uma rede de colaboração para profissionais e entidades com a adaptação de construções tradicionais aos desafios das alterações climáticas.

O novo site da Feenert permitirá aos profissionais e entidades interessadas o acesso a documentação técnica, estudos e guias desenvolvidos no âmbito do projeto, bem como a ligação a outros agentes do setor.

O projeto, coordenado pelo Instituto Tecnológico de Rochas Ornamentais e Materiais de Construção (INTROMAC) e com a participação de nove entidades de Espanha e Portugal, procura facilitar a intervenção em edifícios históricos, combinando técnicas locais e soluções inovadoras para melhorar a sua eficiência energética.