Morreu após esfaqueamento

O homem de 36 anos que se despistou na Boa-Fé, ao final desta tarde (ver aqui), morreu depois de ter fugido de uma briga que manteve com outro indivíduo.

A vítima apresentava várias perfurações na zona abdominal, com perda de sangue, o que provocou o seu desfalecimento, enquanto conduzia o veículo em direção à cidade.

O veículo entrou em despiste e embateu contra um poste de iluminação, no sentido contrário. À chegada dos Bombeiros para prestar socorro, o homem já se encontrava em paragem cardiorrespiratória.

O outro indivíduo envolvido na briga abandonou o local num veículo de alta cilindrada e está neste momento a ser procurado pela PSP.

O homicídio será agora investigado pela Polícia Judiciária.

Ferido grave em despiste automóvel (em atualização)

Um veículo ligeiro de mercadorias despistou-se, embatendo num poste no sentido contrário, na Avenida da Europa, antes da rotunda da Escola Básica 2,3 Nº 2 de Elvas, na Boa-Fé, tendo o seu condutor sido socorrido pelos Bombeiros Voluntários de Elvas.

O alerta foi dado às 18.46 horas, de acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo e depois do veículo se ter imobilizado junto ao poste de iluminação, o condutor, um homem de 36 anos, foi considerado ferido grave, sendo transportado para o Hospital de Santa Luzia de Elvas.

No local estiveram os Bombeiros de Elvas, a SIV de Elvas, a PSP de Elvas e um piquete da E-Redes, dado que o poste ficou muito danificado com risco de curto-circuito, num total de 12 operacionais e cinco veículos.

Banda Filarmónica Luzitana em concerto no Mês da Música de Estremoz

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Estremoz recebe este sábado, dia 19 de outubro, pelas 21h30, um Concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Luzitana, no âmbito do Mês da Música.

Atualmente, a banda é dirigida pelo maestro Luís Manuel Carvalho Ferreira de Matos, e destaca-se pela divulgação e ensino da música, através de aulas, de atuações e da colaboração na realização de eventos culturais e recreativos, contribuindo para a valorização da cultura local.

Politécnico de Portalegre é parceiro da BIALE 2025

O Instituto Politécnico de Portalegre é parceiro da segunda edição da Bienal Internacional do Alentejo em Estremoz (BIALE), o certame que procura trazer ao Alentejo as mais relevantes expressões da arte contemporânea, tanto nacionais quanto internacionais.

A iniciativa decorre entre 14 e 29 de março de 2025, com exposições e diversas atividades, como workshops, conferências, residências artísticas e participação das escolas, com vista a apresentar uma diversidade de modelos e técnicas de expressão.

A colaboração do Politécnico de Portalegre passa pelo envolvimento da maioria dos seus cursos com componente de arte e comunicação (Design de Comunicação, Design de Animação, Jornalismo e Comunicação, Administração de Publicidade e Marketing e Design de Som e Produção Musical), através da exposição de trabalhos e de workshops com professores do Departamento de Artes, Design e Animação, entre outras parcerias.   

O tema central do evento será a Arte, Ambiente e Ruralidade, procurando explorar áreas como a sustentabilidade, a cultural local e a educação ambiental.

As obras poderão ser visitadas no Parque de Feiras e Exposições, bem como no Centro Ciência Viva e no Museu Berardo. Este espaço acolheu a apresentação do evento, no passado dia 4 de outubro, a cargo da associação cultural ARTMOZ, promotora da Bienal. Estiveram presentes representantes de entidades parceiras e apoiantes institucionais, tais como a Câmara Municipal de Estremoz, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a Universidade de Évora e o Politécnico de Portalegre, que esteve representado pelo seu vice-presidente, Professor Fernando Rebola.

“Joker: Loucura a Dois” em exibição este sábado em Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior recebe este sábado, dia 19 de outubro, mais uma sessão de cinema, desta vez com o filme “Joker: Loucura a Dois”, pelas 21h30.

Após ter assassinado Murray Franklin em direto na televisão, Arthur Fleck é aprisionado no Hospício de Arkham. O palhaço empobrecido que sonhava ser comediante de stand-up transformou-se num criminoso que deseja destruir a sociedade. Em Arkham conhece Harleen Quinzel, uma terapeuta musical. Os dois apaixonam-se perdidamente e vivem os seus delírios comuns através da música, enquanto os seguidores de Fleck iniciam um movimento para o libertar de Arkham, dando origem ao império criminoso do Príncipe Palhaço do Crime.

Os bilhetes para o filme, para maiores de 14 anos, estão à venda no Centro Cultural e na Ticketline.

Com várias iniciativas, Estremoz luta contra a pobreza e a exclusão social

O Município e a Rede Social de Estremoz associaram-se à “XIII Edição da Focus Week Distrital, Semana de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social”.

Para além das faixas de sensibilização nos edifícios públicos, já aconteceu o workshop “Pobreza e Igualdade de Género”, no Auditório da Casa de Estremoz e ontem, dia 17 de outubro, foi assinalado o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o Dia Branco.

Até dia 21 de outubro está a decorrer uma campanha de doação de bens alimentares não perecíveis, em diversos locais identificados.

Detido em Ponte de Sor por suspeitas de furto de 1.500 quilos de lenha

Um homem de 31 anos foi detido na passada quarta-feira, 16 de outubro, pela GNR, por suspeitas de furto de lenha, no concelho de Ponte de Sor.

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda Nacional Republicana, faz saber o Comando Territorial de Portalegre da GNR em comunicado, “receberam uma denúncia relativa à presença de um homem com um comportamento suspeito, num terreno privado. Os militares deslocaram-se de imediato para o local, tendo detetado que o indivíduo já se encontrava em fuga”.

No decurso da ação policial, “o suspeito foi intercetado e foi-lhe realizada uma revista pessoal de segurança e uma busca sumária ao veículo, através das quais foi possível encontrar uma grande quantidade de material lenhoso, designadamente, 1500 quilos de lenha de sobreiro”.

O suspeito foi detido, constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor.

“Porta Nova” promove Torneio de Bilhar Prof. António Telmo em Estremoz

A Sociedade Recreativa Popular Estremocense, “Porta Nova”, promove este fim de semana, dias 19 e 20 de outubro, o Torneio de Bilhar Livre Professor António Telmo.

A inscrição no torneio é gratuita e haverá prémios para os três primeiros classificados. No momento da entrega de prémios, haverá também beberete para todos os participantes.

Na organização da iniciativa, a “Porta Nova” conta com o apoio do Município e da União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André).

Posto de Turismo de Campo Maior recebeu reunião da CIMAA

O Posto de Turismo da Fonte Nova, em Campo Maior, recebeu esta quinta-feira, dia 17 de outubro, uma reunião do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Na reunião estiveram presentes o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, bem como diversos autarcas dos vários concelhos do distrito de Portalegre. Nesta sessão foram abordados diversos temas que dizem respeito aos vários municípios, enquanto integrantes da CIMAA.

Conferência e concerto este sábado no Santuário de Nossa Senhora da Conceição

A Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa organiza esta sábado, 19 de outubro, ao meio-dia, uma conferência, subordinada ao tema “E Maria de Nazaré, na raiz e na história dessa imensa vida?”, no Santuário.

Na sessão, participa, enquanto convidada principal, Isabel de Bragança, a Duquesa de Bragança.

Nesse mesmo dia, pelas 16 horas, no Santuário, celebrar-se-á a fé pela música, através de um concerto pelo grupo Etos Vocal Ensemble. O acesso do público ao espetáculo é gratuito.

Filme “BAAN” em exibição no Auditório São Mateus este sábado

O filme “BAAN”, da realizadora portuguesa Leonor Teles, vai ser exibido este sábado, dia 19, no Auditório São Mateus, em Elvas, pelas 21h30, com entrada gratuita.

A iniciativa apresenta ao público a história de “quando uma cidade deixa de ser casa, tudo o que fica são memórias. Entre Lisboa e Banguecoque, duas mulheres encontram-se num carrossel de passado, presente – e talvez futuro. A vida adulta, a carreira e os afectos tornam-se avassaladores, numa história que começa quando L conhece K.”

Este é a primeira longa-metragem de ficção realizada por Leonor Teles, depois da curta “Balada de Um Batráquio” (2016), vencedora do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, e do documentário “Terra Franca” (2018), produzida por Uma Pedra no Sapato e que teve a sua estreia no Festival de Locarno.

Soluções para escassez de água debatidas em conferência na ESBE

A Conferência Internacional “Água, Agricultura e Sustentabilidade” decorre esta sexta-feira, dia 18 de outubro, no auditório da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), numa organização da Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte do Alentejo (ADER-AL), em parceria com os Grupos de Ação Local (GAL) APRODER e TAGUS.

A escassez de recursos hídricos a nível internacional e nacional, em particular na agricultura, foi o tema principal da iniciativa, que segundo Rute Santos, diretora da ESBE “é um tema crítico para o mundo nos próximos anos. Neste sentido, Portugal vai ter que gerir a sua água de qualidade no abastecimento às próprias populações e a agricultura é um grande consumidor de água”.

Relativamente às possíveis soluções para a escassez de água, Rute Santos assegura que, em primeiro lugar, tem de se conseguir, com um consumo adequado e responsável “um aproveitamento máximo dos recursos hídricos, ou seja, quer a capacidade de armazenamento quer a monitorização da água que é gasta ser feita de forma eficiente”. A água, diz ainda Rute Santos “é tão importante e necessária quanto o oxigénio”.

O principal objetivo desta conferência, revela o presidente da Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejo, Pedro Espadinha, passa por “transmitir informações importantes à comunidade sobre o uso adequado da água, e, ao mesmo tempo, falar tecnicamente e politicamente da escassez de água e como se pode combater essa escassez”.

Para se conseguir fazer face à escassez de água, Pedro Espadinha aponta soluções a três níveis: “o uso eficiente da água a nível agrícola, o uso da mesma no abastecimento público e na construção de mais conservatórios, e aproveitar a água que cai”.

A conferência reúne especialistas nacionais e internacionais para debater em “mesas redondas” os desafios urgentes relacionados com a gestão da água no setor agrícola, num contexto de alterações climáticas.

Concelho de Vila Viçosa alertado para situações de burla e fraude

Nos passados dias 15, 16 e 17 de outubro decorreram, em todas as freguesias do concelho de Vila Viçosa, sessões de esclarecimento sobre burlas.

Estas sessões tiveram como objetivo ajudar os munícipes a identificar situações de fraude ou burla, assim como transmitir quais os meios disponíveis para lidar com as mesmas. Foram igualmente distribuídos panfletos com informação sintetizada sobre o tema, tal como os contactos de emergência para onde a população deve ligar em caso de auxílio.

Esta atividade, num total de quatro sessões promovidas, foi desenvolvida pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, em parceria com a Guarda Nacional Republicana e as instituições particulares de solidariedade social do concelho.

Piscinas municipais de Elvas encerradas ao público este sábado

As piscinas municipais de Elvas vão estar encerradas ao público este sábado, dia 19 de outubro, para a realização do torneio de abertura da Associação de Natação do Interior Centro.

Este equipamento desportivo e de lazer reabre normalmente no domingo, no seu horário normal, das 9 às 14 horas.

A Câmara Municipal de Elvas apela à compreensão dos utentes para esta situação.

PSP alerta para burlas “CEO Fraud”

A PSP, atenta aos fenómenos criminais, tem-se preocupado com os crimes de burla que vão surgindo, como é o caso da mais recente, a “CEO Fraud”. Esta burla, ainda que, estatisticamente, “não se tenha traduzido em muitas ocorrências registadas até ao momento, tem um grande impacto nas empresas e nos cidadãos”.

A burla “CEO Fraud”, explica a PSP em comunicado enviado às redações, “consiste no envio de e-mails ou mensagens nas quais o burlão se faz passar por um responsável de uma empresa ou organização, solicitando a um funcionário dessa mesma empresa ou organização que proceda a um pagamento, ao envio de algum tipo de informação sensível, ou a uma alteração de dados bancários”.

Este tipo de burla “inicia-se com um estudo prévio dos alvos, sendo muito relevante nesta fase a engenharia social, que visa, através de manipulação psicológica, levar as pessoas a divulgar informações confidenciais ou fornecer acessos a sistemas”. De entre as formas mais comuns destacam-se o Phishing, com campanhas massivas de e-mails para um grande número de utilizadores de empresas e organizações fazendo-se passar por fontes confiáveis; o Spear Phishing, uma campanha de phishing mais seletiva, que exige um estudo sobre o utilizador ou grupo de utilizadores pretendidos e, inclusivamente, a recolha de dados pessoais dos visados por forma a dar mais credibilidade à abordagem; e o Whale Phishing, campanha onde os suspeitos têm como alvo os principais executivos e administradores, normalmente para desviar dinheiro de contas ou furtar dados confidenciais.

Após o estudo e a obtenção de informação pessoal e, eventualmente, de credenciais, os suspeitos procedem à tentativa de burla, que pode revestir-se de várias formas: desde logo, pela personificação de um diretor da empresa/organização vítima, que é a modalidade de ataque que dá nome à burla, e consiste em os suspeitos fazerem-se passar por um superior hierárquico, normalmente o diretor da empresa, solicitando a um funcionário que proceda a um pagamento ou a uma transferência urgente. Há também a possibilidade de personificação de um cliente ou fornecedor da empresa/organização vítima, sendo que nesta modalidade de ataque os suspeitos fazem-se passar por responsáveis de uma empresa que mantém negócios com a empresa vítima, solicitando a esta que os pagamentos em falta sejam feitos para uma nova conta bancária. Por outro lado, e na personificação de um funcionário da empresa/organização vítima, os suspeitos fazem-se passar por funcionários da própria empresa e solicitam aos serviços administrativos que seja alterada a conta bancária destinatária do seu vencimento.

O sucesso desta burla depende, em grande medida, não só do estudo prévio dos suspeitos e da sua capacidade em personificarem de forma convincente os diferentes atores empresariais, mas também pelas características da própria mensagem que exploram as seguintes ideias-chave: Sensação de urgência ou ameaça para que seja feito rapidamente o que é pedido; Necessidade de contacto direto por indisponibilidade do responsável pela área; Necessidade de sigilo por se tratar de matéria sensível.

O combate a estes fenómenos passa, sobretudo, pelo reforço das medidas de segurança a adotar pelas pessoas e pelas instituições, reduzindo desta forma o risco de serem alvo deste tipo de ataques. Para o efeito, a PSP aconselha a definir procedimentos internos para a alteração de IBAN que exijam uma dupla confirmação por parte do interessado; definir procedimentos internos para os pagamentos exigindo uma dupla confirmação da legitimidade do pagamento; nunca partilhar códigos ou credenciais de acesso por mensagem ou telefone, mesmo que do outro lado pareça estar uma entidade séria; verificar o endereço do remetente de emails recebidos ou o número de telemóvel de mensagens de texto, se for solicitada informação sensível ou forem feitos pedidos críticos, como transferências bancárias; e promover uma política de segurança, realizando ações de sensibilização internas junto dos funcionários, alertando para os riscos deste e de outros tipos de fraude.

Peça de teatro sobre o 25 de Abril apresentada em Borba em duas sessões

Um espetáculo da companhia “Mala Voadora”, comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril, é apresentado esta sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de outubro, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Borba (Aldeia Social).

O espetáculo chega ao concelho de Borba através do Teatro Nacional D. Maria II, estando programadas duas sessões.

A primeira sessão, que se realiza esta sexta-feira, é destinada aos alunos de oitavo e nono anos. Já amanhã, a peça é apresentada ao público em geral, em sessão de entrada livre e com início às 21h30.

DECO: os direitos à qualidade e à garantia no comércio online

Os direitos à qualidade e à garantia no comércio online devem ser assegurados, à semelhança do que acontece com o comércio tradicional.

O vendedor tem a obrigação de comunicar ao consumidor a existência de uma garantia legal de conformidade dos bens, os direitos que lhe são conferidos, os prazos e as condições para o seu exercício. Todos os bens móveis possuem um prazo de garantia de três anos a contar desde a data de entrega do produto.

A garantia legal é obrigatória e protege os interesses do consumidor se o produto apresentar um defeito, quando não corresponde à descrição fornecida pelo vendedor ou quando não apresenta a qualidade e o desempenho normais para os produtos do mesmo tipo.

Esta garantia é gratuita, pelo que não pode ser cobrado ao consumidor qualquer valor pelo material, mão-de-obra ou transporte do bem.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Mais de 400 mulheres portuguesas abortaram em Badajoz

No ano passado, a Clínica Guadiana Los Arcos, de Badajoz, realizou 439 Interrupções Voluntárias de Gravidez (IVG) a mulheres portuguesas. A noticia faz parte da edição desta sexta-feira do jornal Expresso que apresenta a informação e um gráfico (imagem ao lado) onde se vê a evolução das IVG´s, nessa clínica, números que regressaram quase aos registados na pré-pandemia e que se situavam nas 500 por ano.

O jornal conta o caso de mulheres portuguesas que são encaminhadas de Lisboa para Espanha, onde a IVG pode ser realizada até às 20 semanas, apesar de em Espanha o procedimento sem justificação médica só ser possível até às 14. A Associação de Planeamento Familiar de Lisboa é uma das entidades referidas no Expresso, como tendo encaminhado um caso relatado.

A clínica de Badajoz tem segundo a informação recolhida pelo Expresso um universo de 27% de clientes portuguesas, no total de intervenções ali realizadas. A maioria (64%) tinha um tempo gestacional entre as 10 e as 14 semanas. É precisamente pelo facto de Portugal ser mais restritivo nos prazos na IVG que Espanha é uma alternativa. No nosso País, a interrupção da gravidez por opção da mulher pode ser realizada nas primeiras 10 (dez) semanas de gestação, a informação é facilmente consultável no SNS www.sns24.gov.pt ou no site da Entidade Reguladora www.ers.pt e está regulada pela Lei  16/2007, criada após o referendo nacional que permitiu a IVG. Apenas a própria mulher pode pedir para interromper uma gravidez. No caso de ser menor de 16 anos, o consentimento para a realização da IVG é prestado pelo seu representante legal, a quem devem ser facultadas todas as informações necessárias.

Em Badajoz, a clínica fica situada na Calle Rey Mudaffar e no Google com as palavras de pesquisa “aborto Badajoz” é a primeira resposta, mas no País vizinho há muitas clínicas a realizar IVG, o Expresso indica o exemplo de Vigo, mas Madrid surge com a maior oferta com diversas clínicas especializadas, até porque acolhem mulheres vindas das mais diversas proveniências .

Centro Educativo Alice Nabeiro conquista Galardão Eco-Escolas

O Centro Educativo Alice Nabeiro, de Campo Maior, participou, no passado dia 10 de outubro, na cerimónia de atribuição do Galardão Eco-Escolas, na qual os alunos representantes receberam o diploma e a bandeira conquistada.

O trabalho desenvolvido ao longo de 2023/2024, com um vasto plano de ação, decorreu em estreita colaboração com um conjunto alargado de parceiros locais, regionais e nacionais.

O Dia das Bandeiras Verdes teve lugar no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas, iniciando-se com a Eco-Mostra na qual foram proporcionadas diversas atividades para os participantes durante a manhã.

No Dia das Bandeiras Verdes é reconhecido o trabalho de todos os que participaram no Programa Eco-Escolas, e contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade, pelo que durante o dia foram entregues os prémios dos desafios 2023/24 e, por último, a Bandeira Eco-Escolas 2024.

Já na passada sexta-feira, dia 11 de outubro, o Centro Educativo Alice Nabeiro recebeu a visita da representante do Ministério da Educação e da ABAEE, com o objetivo de auditar a aplicação da metodologia Eco-Escolas no CEAN e avaliar o respetivo desempenho. Esta auditoria aplica critérios de exigência elevados, o que valoriza quer o percurso do Centro, quer as possibilidades de melhoria das ações pelo planeta e pela sustentabilidade. A aposta na educação ambiental tem sido sistemática no CEAN desde a sua fundação, cumprindo um dos pilares mais relevantes da formação para a cidadania, ciência e ambiente.

“Os Elvenses” organizam XXII Torneio Jaime Vinagre este sábado

O Clube de Futebol “Os Elvenses” organiza este sábado, 19 de outubro, o XXII Torneio Jaime Vinagre, no Campo António Semedo do Estádio Municipal de Elvas.

A competição inicia-se com um jogo entre “Os Elvenses” e a Associação Desportiva Juventude (ADJ) de Santa Eulália, às 10 horas, seguindo-se, às 12h30, uma entrega de prémios.

Na parte da tarde, realizam-se dois jogos às 14 horas: no escalão de Benjamins Sub-10, entre “Os Elvenses” e “O Elvas”, no campo principal, com as mesmas equipas, no escalão de Petizes, a enfrentarem-se no campo anexo.

Pelas 15 horas, no campo anexo, “Os Elvenses” enfrentam a ADJ Santa Eulália, no escalão de “Traquinas”, enquanto no campo principal decorre um jogo entre “Os Elvenses” e o Atlético Clube de Arronches, às 15h30, no escalão de Benjamins Sub-11.

Às 17h30 haverá entrega de prémios aos participantes.

Num jogo que marca o fim deste torneio, as equipas dos escalões de Iniciados e e Sub-12 de “Os Elvenses” enfrentam-se às 18 horas, no campo principal do Campo António Semedo.

Enfermeiros de reabilitação do Alentejo reunidos no CNT de Elvas

O Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas é esta sexta-feira, 18 de outubro, o ponto de encontro dos enfermeiros de reabilitação de toda a região Alentejo, num evento em que estes profissionais têm oportunidade de partilhar experiências e aprofundar conhecimentos, no decorrer de diversos colóquios científicos.

Este encontro, que serve para assinalar o início da atividade do núcleo de enfermagem de reabilitação que acaba de ser constituído na Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE), explica o enfermeiro gestor do Serviço de Ortopedia do Hospital de Santa Luzia, Rui Cambóias, tem “várias vertentes”. Por um lado, contempla “uma vertente científica de auditório”, com sessões viradas para a enfermagem de reabilitação, com “um encontro dos núcleos de enfermeiros de reabilitação de todo o Alentejo, que já estão formados no Baixo Alentejo, no Alentejo Central e Litoral Alentejo”. “Faltava, de facto, o Alto Alentejo, e nós estamos na fase de arranque e é este acontecimento que vai marcar o nosso arranque”, revela.

Por outro lado, participam neste encontro vários convidados, “conferencistas com algum peso”, que irão abordar diferentes temas relacionados com a enfermagem de reabilitação, e será ainda instituído o prémio “Comendador Rui Nabeiro”, para trabalhos livres a concurso. “Tivemos vários, de diferentes pontos do país”, revela Rui Cambóias.

No âmbito deste evento, promovido pelos enfermeiros de reabilitação da ULSAALE, realiza-se, em simultâneo, a mostra Expo Reabilitar, em que está reunida a indústria do setor, no sentido de a dar a conhecer à comunidade e às instituições locais. “A Expo Reabilitar está aberto à visita do público em geral e congrega as vertentes empresarial e institucional”, esclarece o enfermeiro.  

A partir de agora, a ULSAALE passa a contar com seis núcleos de enfermagem. “A recomendação da Ordem dos Enfermeiros é dividir as especialidades da enfermagem por seis capítulos diferentes, que vão desde a obstetrícia, à reabilitação e à pediatria, e nós estamos a arrancar com eles todos. Vai ser hoje a tomada de posse dos seis núcleos”, revela ainda o enfermeiro.

Município de Arronches associa-se ao movimento “Outubro Rosa”

Durante este mês de outubro, alguns dos edifícios de Arronches encontram-se iluminados em tons de rosa, juntando-se assim a autarquia à campanha promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, denominada “Outubro Rosa”.

“Outubro Rosa” é um movimento global que visa informar as mulheres sobre a importância de um estilo de vida saudável na prevenção e sobre a deteção precoce do cancro da mama, que é essencial para aumentar as hipóteses de cura.

Assim, durante outubro, mês em que se assinala o Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático, a 13 de outubro, o Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day), no dia 15, e o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, a 30 de outubro, encontram-se iluminados a rosa o edifício dos Paços do Concelho, o Convento de Nossa Senhora da Luz e ainda as instalações do Centro de Saúde de Arronches.

Porque a divulgação das formas de apoio à mulher e à família assume igualmente um importante papel, este ano, este evento nacional envolve ainda o “Movimento Vencer e Viver”, um grupo de apoio a mulheres com cancro da mama da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Alentejo Walking Festival dá a conhecer percurso das “Linhas de Elvas”

No âmbito do Alentejo Walking Festival, o Festival Caminhadas do Alentejo, realiza-se em Elvas, na manhã deste sábado, 19 de outubro, uma caminhada pelo percurso “PR2 ELV Linhas de Elvas”.

A partida é feita às 9h30, da porta exterior do Forte da Graça. O Forte da Graça, o Aqueduto da Amoreira, o Centro Histórico de Elvas e Forte de Santa Luzia são alguns dos principais pontos de interesse desta caminhada, com um grau de dificuldade fácil, numa extensão de cerca de seis quilómetros.

A Câmara Municipal disponibiliza transporte gratuito para o regresso do Forte de Santa Luzia ao Forte da Graça.

A iniciativa é da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com o apoio do Município de Elvas.

Campos de ténis da Expectação acolhem torneio após obras de requalificação

Os campos de ténis da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior, prontos a serem usados, depois de uma obra de requalificação, vão ser este fim de semana, dias 19 e 20 de outubro, palco de um torneio promovido pela Academia de Ténis do Coração Delta.

Com este torneio procura-se “dar a conhecer as melhorias” feitas naquele espaço desportivo, diz o presidente da junta, Hugo Milton, que não tem dúvidas de que a atividade, em torno do ténis, em Campo Maior, muito se deve a duas pessoas em particular: aos professores Sancho e Luís. “São dois professores que têm mantido esta atividade, ao longo dos anos. Aliás, se não fossem eles, acho que esta atividade já tinha acabado por morrer, e conseguem ter ali a sua academia de ténis”, adianta.

A obra de requalificação, adianta Hugo Milton, resulta de um investimento de 20 mil euros, totalmente suportado pela Câmara Municipal de Campo Maior. “Inicialmente, tivemos conversações para fazer um 50/50, e não é que a junta não tivesse capacidade para o fazer, mas o município mostrou-se pronto, na reta final, para financiar os cem por cento. Para mim, foi uma surpresa e, de bom agrado, aceitei, obviamente”, acrescenta.

Por fazer, revela ainda o presidente, ficam as intervenções nas casas de banho dos campos de ténis. “Mas tudo a seu tempo. A parte principal está feita”, remata Hugo Milton.

O torneio da Academia de Ténis do Coração Delta decorre ao longo do fim de semana, sendo que, no domingo, haverá almoço convívio para todos os participantes.

São Vicente: 130 mil euros para requalificar envolvente à Praça de Touros

A Câmara Municipal de Elvas vai requalificar o espaço da envolvente à Praça de Touros de São Vicente, com vista a torná-lo mais atrativo e “arrumado”.

O projeto de requalificação prevê a criação de um arruamento com duas faixas em pavimento betuminoso, que irá contornar a Praça de Touros. Para além disso, e com o objetivo de dar apoio ao equipamento, o projeto contempla a criação de uma bolsa de estacionamento, com lugar a um estacionamento para mobilidade reduzida.

Trata-se de um investimento de mais de 130 mil euros, que irá permitir aos residentes usufruir deste espaço para momentos de lazer.

Monte da Graça inspira obras de arte de António Balsinhas

“Visão Periférica do Forte da Graça”: assim se chama a exposição de pintura que o elvense António Balsinhas apresenta no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, até 14 de novembro.

Inaugurada no passado dia 12 de outubro, esta exposição, explica o pintor, contempla trabalhos que transmitem a sua visão, a partir de diversos pontos de Elvas, em que capta o monte, que tanto admira e onde que se encontra, no topo, o Forte da Graça. “O Forte é a parte cimeira do monte e é precisamente no monte que procuro captar as tonalidades que se refletem, de acordo com a hora do dia. Foi exatamente a mudança pictórica, que se vê ao longo do dia, que me levou a elaborar vários trabalhos sobre essa paisagem”, começa por explicar o artista.

Nestes trabalhos de António Balsinhas, o Forte da Graça acaba mesmo por ser o elemento “menos importante”. “Eu valorizo o contorno do forte e observo o monte, desde a aurora ao crepúsculo, para tentar captar as flutuações luminosas desse monte. Além da cor, observo e registo alguns elementos no primeiro plano, porque na posição onde eu estou, olhando para o monte, sempre se vê uma árvore, um riacho, um poste e esse primeiro elemento, muitas vezes, eu represento-o”, revela ainda.

Antes de chegar a Arronches, esta exposição, que reúne meia centena de obras, pintadas a aguarela e tinta acrílica, passou, em tempos, pelo Forte da Graça e a Casa da Cultura de Elvas, tendo estado patente ao público também em Portalegre.

A entrevista completa a António Balsinhas para ouvir no podcast abaixo:

Novo comandante da GNR de Portalegre recebido na Câmara de Campo Maior

O coronel Luís Candeias, o novo comandante do Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), esteve, na passada quarta-feira, 16 de outubro, nos Paços do Concelho de Campo Maior para apresentar cumprimentos ao município.

O novo comandante, natural de Campo Maior, foi recebido pelo presidente Luís Rosinha e pelo vereador Paulo Pinheiro, tendo havido oportunidade para trocar ideias em questões relacionadas com a segurança do concelho. No momento esteve também presente o coronel José Grisante, a convite de Luís Rosinha.

Ao coronel Luís Candeias, o Município de Campo Maior, “em nome de todos os campomaiorenses, deseja as maiores felicidades no desempenho das suas funções”.

Multidão na abertura da Baja Portalegre 500

A cerimónia de partida da Baja Portalegre 500 atraiu ontem, 17 de outubro, milhares de pessoas ao Jardim do Tarro, em Portalegre. Esta sexta-feira, as 383 equipas iniciam as lutas contra o cronómetro nas pistas do Alto Alentejo. Um fim de semana de muita emoção e adrenalina em perspetiva, naquela que é a clássica das clássicas do todo-o-terreno.

Esta 38ª edição, organizada pelo Automóvel Club de Portugal, integra a Taça do Mundo FIA de Bajas, os calendários dos campeonatos nacionais de todo-o-terreno (auto e motos) e a European Cup SuperFinale da Yamaha, tendo como desafio um percurso total superior aos 660 quilómetros, a grande maioria disputados em terrenos que prometem dificuldades acrescidas, devido às recentes chuvas.

Entre as novidades do percurso deste ano, destacam-se uma zona espetáculo no Campo Militar de Santa Margarida, com uma exposição de meios da Brigada Mecanizada, e um inédito percurso na freguesia de Bemposta, em Abrantes.

Líderes dos campeonatos respetivos, Martim Ventura (motos), João Vale (quads) e Pedro Santinho Mendes (SSV) têm como objetivo reforçar as lideranças; enquanto nomes como os de Filipe Campos, Santos Godinho e Luís Costa estão de regresso à competição (todos aos comandos de SSV), eles que marcaram a história da modalidade.

A Mini Baja é outra das competições que integra a Baja Portalegre 500, mas esta reservada a jovens pilotos de motos, com idades compreendidas entre os oito e os 16 anos, que se assume como embrião das futuras estrelas do todo-o-terreno.  A prova termina este sábado, com a cerimónia de entrega de prémios, em Portalegre, onde vão ser coroados os vencedores das diferentes categorias.

Fonte: ACP

Delta The Coffee House Experience chega ao centro comercial Amoreiras

No âmbito do seu plano de expansão, a Delta The Coffee House Experience abre as portas de mais uma loja. Desta vez, e pela primeira vez, fica num centro comercial em Lisboa, no Amoreiras Shopping Center. O novo espaço é um local multissensorial dedicado à cultura e valorização do café.

A nova Delta The Coffee House Experience convida a passar tempo de qualidade, a viver novos momentos, onde se privilegia o ritual do café sem pressa, e mantém a promessa “Feel your coffee”.

Para todos os que valorizam uma experiência sensorial inesquecível, esta loja oferece  uma vasta gama de cafés de extração lenta, slow coffees, que realçam todas as notas e aromas desta bebida. Com diferentes sugestões para cada experiência e método de preparação, seja através de uma V60, Balão, Chemex , French Press ou  Aeropress, a Delta The Coffee House Experience proporciona um café na perfeição.

Neste espaço, para além de se apreciar um expresso, novos blends ou cafés de origens exclusivas, como é o caso do lote dos Açores ou de São Tomé e Príncipe, são também servidas diferentes propostas gastronómicas, desde pequenos almoços, brunches ou refeições ligeiras, pensadas para todos os momentos do dia.

Delta The Coffee House Experience é um espaço de aromas e sensações onde podem saborear o melhor café, de acordo com a preferência e paladar, conhecer mais sobre a cultura do café, processos de preparação e sistemas de extração, realizar workshops entre outras curiosidades.

Com 68 m2 e localizada no piso 1 do Amoreiras Shopping Center, a nova Delta The Coffee House Experience está aberta de seg. a domingo. das 07h30 às 23h00, e junta-se agora às três lojas localizadas em Lisboa, na Avenida da Liberdade, em Marvila (Prata Riverside Village), e no Porto, junto ao Mercado do Bolhão.

Para Clara Melícias, Diretora de lojas Delta The Coffee House Experience “É com grande orgulho que hoje celebramos mais um marco na estratégia de expansão de lojas Delta The Coffee House Experience. O conceito foi pensado para enriquecer a cultura do café e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência inigualável que vai para além do ritual habitual de beber café. Queremos que cada visita seja uma viagem sensorial, onde os nossos clientes possam explorar novos sabores e aromas, enquanto desfrutam de momentos únicos.”